apostila cantando e_aprendendo

27
Chico Mineiro Fizemu a úrtima viagi Foi lá pru sertão de Goiais Fui eu e o Chicu Mineru Tamém foi u capatais Viagemu u dia interu Pra chegá im Oru Finu Aondi nóis passeamu a noiti Numa festa du Divinu A festa tava tão boa Mais antis num tivesse idu O Chico foi baliadu Pr’um homi discunhicidu Larguei di comprá boiada Mataru u meu companheiru Acabô-si u som da viola Acabô-si u Chico Mineru Dispois daquela tragédia Fiquei mais aburrecidu Num sabia da nossa amizade Pois nóis dois éramu unido Quando vi seus documentu Mi cortô meu coração Vim sabê qui u Chico Mineru Era meu legitimu irmão. Atividades: Leia e cante com a turma a música caipira. Discuta com os alunos o enredo, sua semelhança com histórias contadas pela família. Discuta a posição do narrador (1ª pessoa do plural e 1ª pessoa do singular), as marcas da oralidade presentes no texto, as marcas de regionalismos e a variedade lingüística. Enfatizar diferenças entre como se fala e como se escreve. Leve textos de jornais ( notícias), que tratam de crimes, para a sala, peça para que os alunos leiam e ressaltem as características da notícia e sua estrutura. Produção de texto: “Considere-se um repórter. Construa um texto para o seu suposto jornal, relatando a história contada na música, nos moldes da Língua Culta. Caçador de mim Milton Nascimento Por tanto amor, por tanta emoção A vida me fez assim Doce ou atroz, manso ou feroz Eu caçador de mim. 1

Upload: dialogoeducacao

Post on 07-Jun-2015

1.258 views

Category:

Education


45 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila cantando e_aprendendo

Chico Mineiro

Fizemu a úrtima viagiFoi lá pru sertão deGoiaisFui eu e o Chicu MineruTamém foi u capataisViagemu u dia interuPra chegá im Oru FinuAondi nóis passeamu anoitiNuma festa du Divinu A festa tava tão boaMais antis num tivesseiduO Chico foi baliaduPr’um homi discunhiciduLarguei di compráboiada

Mataru u meucompanheiruAcabô-si u som da violaAcabô-si u Chico MineruDispois daquela tragédiaFiquei mais aburreciduNum sabia da nossaamizadePois nóis dois éramuunidoQuando vi seusdocumentuMi cortô meu coraçãoVim sabê qui u ChicoMineruEra meu legitimu irmão.

Atividades:• Leia e cante com a turma a música caipira.• Discuta com os alunos o enredo, sua semelhança

com histórias contadas pela família.• Discuta a posição do narrador (1ª pessoa do plural e

1ª pessoa do singular), as marcas da oralidadepresentes no texto, as marcas de regionalismos e avariedade lingüística.

• Enfatizar diferenças entre como se fala e como seescreve.

• Leve textos de jornais ( notícias), que tratam decrimes, para a sala, peça para que os alunos leiam eressaltem as características da notícia e suaestrutura.

• Produção de texto: “Considere-se um repórter.Construa um texto para o seu suposto jornal,relatando a história contada na música, nos moldesda Língua Culta.

Caçador de mimMilton Nascimento

Por tanto amor, por tanta emoçãoA vida me fez assimDoce ou atroz, manso ou ferozEu caçador de mim.

1

Page 2: Apostila cantando e_aprendendo

Preso a cançõesE entregue a paixõesQue nunca tiveram fimVou me encontrarLonge do meu lugarEu caçador de mim

Nada a temer se não o correr da lutaNada a fazer se não esquecer o medoAbrir o peito à força numa procuraFugir às armadilhas da mata escura Longe se vai sonhando demais, mas onde se chegaassim Vou descobrir o que me faz sentirEu caçador de mim.

Abrir o peito à força numa procuraFugir às armadilhas da noite escura.Longe se vai sonhando demaisMas onde se chega assimVou descobrir o que me faz sentirEu caçador de mim.

Atividades:• Cantar, refletir sobre o significado da letra.• Usar o dicionário para esclarecer significado das

palavras.• Destacar os sinônimos e antônimos presentes no

texto e solicitar que os alunos sugiram e relacionemoutros antônimos.

• Promover comentários sobre o tema “identidade” eo significado da expressão “eu caçador de mim”-Como sou? Quem sou?

• Produzir texto que envolva argumentos e respostaspara estas perguntas.

• Gramática do texto: Identificar e relacionar os verbose seus respectivos tempos – Se passado/presente/futuro. Responder qual o tempopredominante no texto e qual a intenção do autor aoressaltá-lo no texto.

CorrenteChico Buarque

Eu hoje fiz um samba bem pra frenteDizendo realmente o que é que eu achoEu acho que o meu samba é uma correnteE coerentemente assino embaixoHoje é preciso refletir um pouco

2

Page 3: Apostila cantando e_aprendendo

Pra ver que o samba tá tomando jeito

Pra ver que o samba tá tomando jeitoHoje é preciso refletir um poucoE coerentemente assino embaixoEu acho que o meu samba é uma correnteDizendo realmente o que é que eu acho Eu hoje fiz uma samba bem pra frente

Atividades:• Ler o texto na ordem direta e, depois, na ordem

inversa, isto é, debaixo para cima. Questionar porque o autor deu o nome de corrente a esta música.

• Levar para sala de aula manchetes, notícias oureportagens de revistas a respeito de assuntos deinteresse e discutidos na comunidade. Lê-las com osalunos e solicitar que emitam opinião a respeito.

• Solicitar que escrevam um texto, opinando sobre oque foi discutido, começando com: “Eu acho que...”

O cadernoToquinho e Murtinho

Sou eu que vou seguir vocêDo primeiro rabisco até o bê-á-báEm todos os desenhos coloridos vou estar.A casa a montanha, duas nuvens no céuE um sol a sorrir no papel.

Sou eu que vou ser seu colega,Seus problemas ajudar a resolver,Sofrer também nas provas bimestrais junto a você.Serei sempre seu confidente fielSe seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigoVou lhe dar abrigo se você quiser,Quando surgirem seus primeiros raios de mulher.A vida se abrirá num feroz carrosselE você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim,Comigo ficará guardado se lhe dá prazer.A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.Só peço a você um favor, se puder,Não me esqueça num canto qualquer.

Atividades:

• Ler e cantar com as crianças, refletindo sobre osignificado da letra e promovendo atividades orais deinterpretação.

3

Page 4: Apostila cantando e_aprendendo

• Fazer levantamento de rimas, grifar as palavras querimam e verificar outras possibilidades desubstituição ( outras palavras que rimam diferentesdas rimas do texto e que mudam o sentido dasfrases).

• Ressaltar o foco narrativo ( o eu poético),substituindo –o para a primeira pessoa do plural(nós)e fazendo as devidas concordâncias.

• professor poderá estender as atividades para adisciplina de Ciências, promovendo a pesquisa sobrede onde vem o papel, do que se faz papel, quaisregiões produzem papel, o papel reciclado, técnicasde reciclagem (vide receita de reciclagem do papel).

• Produzir textos narrativos, poesias...em livrinhos depapel reciclado (trabalho em equipe) e expor naescola.

• Trabalhar o tem transversal Ética, estabelecendorelações entre o sentido do texto, sua mensagem,com a postura disciplinar da criança diante domaterial escolar( livros, cadernos, lápis, canetas eoutros) para que haja respeito, conservação ,limpeza e capricho ao seu próprio material bemcomo ao material alheio.

Asa BrancaLuiz Gonzaga/Humberto Teixeira

Quando olhei a terra ardendo,Qual fogueira de São João,Eu perguntei a Deus do céuPorque tamanha judiação.

Que braseiro, que fornalha,Nem um pé de plantaçãoPor falta d’água perdi meu gadoMorreu de sede meu alazão.Até mesmo a Asa BrancaBateu asas no serãoEntão eu disse adeus, Rosinha,Guarda contigo meu coração.

Hoje longe muitas léguas,Numa triste solidão,Espero a chuva cair de novoPra eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhosSe espalhar na plantação,Eu te asseguro não chore não, viu,

4

Page 5: Apostila cantando e_aprendendo

Eu voltarei, meu coração.

Atividades:• Leia e cante com a turma.• Discuta a letra da música, esclarecendo o

vocabulário, caso haja dúvida.• Discuta com os alunos sobre a vida difícil de muitos

brasileiros, especialmente os nordestinos vítimas daseca.

• As causas da migração de muitos para as grandescidades.

• Escolha algumas palavras do texto que contenhamletras que são pronunciadas de uma forma e escritade outra(s,c).

• Escreva frases, deixando uma lacuna no lugardestas palavras.

• Troque o caderno com um colega e peça para elecompletar as lacunas com palavras do texto.

• Depois, verifique se ele completou com as palavrasque você pensou no momento em que estavaescrevendo e fazer as devidas correções.

• Promover um trabalho de pesquisa sobre a vida eobra do compositor e elaborar para elaboração deentrevista. Simular entrevista com o compositor LuizGonzaga para que os alunos conheçam um poucosobre esse brasileiro importante.

• Dividir a turma em equipes e solicitar quetransformem o texto num roteiro para serrepresentado.

• Solicitar que os grupos dramatizem o texto, após umperíodo de ensaios.

Como uma onda

Lulu Santos

Nada do que foi seráDe novo do jeito que já foi um diaTudo passa, tudo sempre passará.A vida vem em ondas como um marNum indo e vindo infinito.Tudo que se vê não éIgual ao que a gente viu há um segundoTudo muda o tempo todo no mundo.Não adianta fugir nem mentirPra si mesmo.Agora, há tanta gente lá fora(aqui dentro) sempreComo uma onda no marComo uma onda no mar

5

Page 6: Apostila cantando e_aprendendo

Como uma onda no mar

Atividade:• Cantar com as crianças, refletindo sobre sua

mensagem. Se houver palavras estranhas aovocabulário das crianças, trabalhar sinônimos, pormeio de consultas ao dicionário e discussão do seusignificado no texto.

• Promover a elaboração de paródias a partir damúsica e letra . O professor poderá implementarapresentações para a escolas e concursos deparódias.

O Elefantinho

Onde vais elefantinhoCorrendo pelo caminhoAssim tão desoladoAndas perdido, bichinhoElefante o pé no espinhoQue sentes, pobre coitado?-Estou com um medo danado-Encontrei um passarinho!

Atividades:• Identificar e explicar a ironia presente no texto.• Trabalhar flexão de grau dos substantivos –

diminutivo e aumentativo.• Trabalhar o dígrafo nh.• Trabalhar a pontuação – ponto de interrogação e

travessão.

A casaVinícius de Moraes

Era uma casa muito engraçadaNão tinha teto, não tinha nadaNinguém podia entrar nela nãoPorque na casa não tinha chão.Ninguém podia dormir na redePorque na casa não tinha paredeNinguém podia fazer pipiPorque pinico não tinha aliMas era feita com muito esmero

6

Page 7: Apostila cantando e_aprendendo

Na rua dos bobosNúmero zero

Atividades:• Ler e cantar com as crianças, refletindo sobre a

mensagem da letra. Caso haja palavrasdesconhecidas, pesquisar no dicionário.

• Imaginar a casa da música e desenhá-la , conformeo que entendeu da música.

• Levar anúncios de jornais, classificados sobrevendas e aluguel de casas, verificar a estrutura elinguagem do texto desses anúncios.

• Transformar o texto acima em um anúncioengraçado para o jornal, baseando-se na letra damúsica.

O coelhinho

Eu sou o coelhinho bossa-novaVou contar para vocêsPra cenoura eu não dou bolaEu só tomo coca-colaCoelhinho bossa-novaÉ uma brasa-moraChorar por uma cenouraFoi no tempo da vovóPra cenoura eu não dou bolaEu só tomo coca-colaCoelhinho bossa-novaÉ uma brasa-moraCoelhinho bossa-novaÉ uma brasa-mora

Atividades:• Cantar com as crianças.• Fazer levantamento das gírias ( outra variedade

lingüística) presentes no texto.• Discutir com as crianças o conceito de gíria ( o que é

e como aparecem).• Discutir se estas que estão no texto são atuais ou

não e em que época essas gírias poderiam estar namoda.

• Listar algumas gírias atuais e o que elas significam.• Reescrever o texto substituindo as gírias por

palavras ou expressões da língua culta.

Dona baratinha

Era uma vez uma baratinha

7

Page 8: Apostila cantando e_aprendendo

Que queria se casarSaiu voando, procurando um baratoMas um barato está difícil de achar.

Quem quer casar com a dona baratinhaQue é bonitinha e está doidinha pra casar.Também tem dinheiro na caixinhaE gosta muito de dançar o xá,xá,xá.

Quem quer casar com a dona baratinhaQue é bonitinha e está doidinha pra casarTambém tem dinheiro na caixinhaE gosta muito de dançar o xá,xá,xá.

Atividades:• Cantar com as crianças, intercalando com a história

da dona baratinha.• Destacar as palavras no diminutivo presentes no

texto e inventariar outras palavras no diminutivo.• Desenvolver atividades com o grau dos substantivos ( diminutivos/aumentativos).• Baseando-se no texto, reescrever a história da dona

baratinha, dando-lhe um final infeliz.

Domingo no parqueGilberto Gil

O rei da brincadeira – ê JoséO rei da confusão – ê JoãoUm trabalhava na feira – ê JoséOutro na construção – ê João

A semana passada no fim de semanaJoão resolveu não brigarNo Domingo de tarde saiu apressadoE não foi pra ribeira jogar

CapoeiraNão foi pra lá pra ribeiraFoi namorar

O José como sempre no fim de semanaGuardou a barraca e sumiuFoi fazer no Domingo um passeio no parqueLá perto da boca do rioFoi no parque que ele avistouJuliana

Foi que ele viu

8

Page 9: Apostila cantando e_aprendendo

Juliana na roda com JoãoUma rosa e um sorvete na mãoJuliana seu sonho, uma ilusãoJuliana e o amigo JoãoO espinho da rosa feriu ZéE o sorvete gelou seu coração

O sorvete e a rosa – ê JoséA rosa e o sorvete – ê JoséOi dançando no peito – ê JoséDo José brincalhão – ê JoséO sorvete e a rosa – ê JoséA rosa e o sorvete – ê José

Oi girando na mente – ê JoséDo José brincalhão – ê JoséJuliana girando – oi girandoOi na roda-gigante – oi girandoO amigo João – ê João

O sorvete é morango – ê vermelhoOi girando e a rosa – ê vermelhaOi girando, girando – olha a facaOlha o sangue na mão – ê JoséJuliana no chão – ê joséOutro corpo caído – ê JoséSeu amigo João – ê José

Amanhã não tem feira – ê JoséNão tem mais construção – ê JoãoNão tem mais brincadeira – ê JoséNão tem mais confusão – ê João

Atividades: • Ouvir a música, cantá-la.• Identificar personagens e enredo.• Adaptar o texto para ser representado ensaiar,

caracterizar personagens por meio de figurinos,montar cenários utilizando-se de jornais, desenhosem papel pardo e dramatizá-lo para a turma.

• Montar júri simulado – compor o grupo em juízes,testemunhas, advogados, promotores – redigirveredicto para finalizar o júri.

• tema transversal Ética poderá ser discutido com ascrianças, a questão da violência , o comportamentoaceitável pela sociedade e outros.

PassaredoFrancis Hime/Chico Buarque

Ei, pintassilgo Oi, pintarroxo

9

Page 10: Apostila cantando e_aprendendo

Melro, uirapuruAi, chega-e-viraEngole ventoSaíra, inhambuFoge, asa-brancaVai, patativaTordo, tuju, tuimXô, tié-sangueXô , tié-fogoXô, rouxinol sem fimSome, coleiroAnda, trigueiroTe esconde, colibriVoa, macucoVoa, viúvaUtiaritiBico caladoToma cuidadoQue o homem vem aí

O homem vem aíO homem vem aíEi, quero-queroOi, tico-ticoAnum, pardal, chopimXô, cotoviaXô, ave-friaXô, pescador-martimSome, rolinhaAnda, andorinhaTe esconde, bem-te-viVoa, sanhaçoVai, juritiBico caladoMuito cuidadoQue o homem vem aíO homem vem aíO homem vem aí

Atividades:• Questionar: Quem está conversando com os

pássaros? Justifique. Onde a criança pensa que sepassa esse fato?

• Relacionar as palavras utilizadas para transmitirmensagens aos pássaros.

• Observar as palavras do texto e separá-las emgrupos: Nomes de pássaros/ordens dadas aospássaros/ palavras que expressam emoção ( apelo,chamamento, admiração, saudação).

• Pesquisar nas gramáticas ou livro didático e escreveros nomes das classes de palavras a que pertencemas palavras relacionadas dos três grupos.

• Reler as palavras do segundo grupo e identificar omodo verbal a que pertencem.

• Na disciplina de ciências, pesquisar sobre ospássaros referidos, em que regiões vivem, comovivem, de que se alimentam...

• Criar uma história em que o personagem principal éo seu pássaro preferido, não esquecendo que ahistória deverá contemplar personagens, ambiente,marcação de tempo(quando), narrador, conflito eresolução desse conflito.

10

Page 11: Apostila cantando e_aprendendo

Pombinha brancaFolclore

Pombinha branca que está fazendoLavando roupa pro casamentoVou me lavar, vou me trocarVou na janela pra namorar.

Passou um homem de terno brancoChapéu de lado, meu namoradoMandei entrar, mandei sentar ( repetir2ª estrofe)Guspiu no chãoLimpa aí seu porcalhão.

Atividade:• Cantar e dançar com as crianças.• Solicitar que reescrevam a história com um final feliz

para a pombinha.

Morango do nordesteKarametade

Estava tão distante quando ela apareceuOs olhos que fascinam logo estremeceu (repete3 vezes)Meus amigos falam que eu sonho demaisÉ somente ela que me satisfaz.

Você colheu o que você plantouPor isso é que eles falam que eu sou um sonhadorSe ela é o morango aqui no nordesteStatus não existe, sou cabra-da-pesteApesar de colher batatas da terraCom essa mulher eu vou até pra guerraAi, é amor, aí, aí, aí é amor.

Atividades:• Cantar e discutir com as crianças se alguém

entendeu a letra da música e compreender que nemtudo que cantamos e lemos faz sentido.

• Levar a criança a pensar que a letra não faz sentidoe que é preciso reformular o texto, tirando,acrescentando, modificando e mudando de lugaralgumas palavras e expressões.

• Trabalhar coesão e coerência por meio da refacçãocoletiva do texto.

11

Page 12: Apostila cantando e_aprendendo

AquarelaToquinho

Numa folha qualquer eu desenho um sol amareloCom cinco ou seis retas é fácil fazer um casteloCorro o lápis em torno da mão e meu dou uma luvaE se faço chover com dois riscos faço um guarda-chuvaSe um pinguinho de tinta cai no pedacinho azul depapelNum instante imagino uma linda gaivota voar no céu.

Vai voando, contornando a imensa curva norte-sulVou com ela viajando Havaí, Pequim ou IstambulIndo um barco a vela navegandoÉ tanto céu e mar num beijo azul.

Entre as nuvens vem surgindo um lindo aviãoMas em grenáTudo em volta colorindo com suas luzes a piscarBasta imaginar que ele está partindo sereno indoE se a gente quiser vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partidaCom alguns bons amigos bebendo de bem com a vidaDe uma América a outra eu consigo passar numsegundoGiro o simples compasso e num círculo eu faço omundoUm menino caminha e caminhando chega no muroE ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está

E o futuro é uma astronave que tentamos pilotarNão tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegarSem pedir licença muda a nossa vidaDepois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que viráO fim dela ninguém sabe ao certo onde vai darVamos todos numa linda passarela de uma aquarelaQue um dia, enfim, descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amareloQue descoloriráE com cinco ou seis retas é fácil fazer um casteloQue descoloriráGiro um simples compasso e num círculo eu faço omundoQue descolorirá...

12

Page 13: Apostila cantando e_aprendendo

* Análise lingüística: trabalhar a ocorrência de rimas; oléxico por meio de consultas ao dicionário; relacionarpalavras que se referem a ações ; separar as ações queestão no presente e ações que estão no passado;sistematizar o conceito de verbos e o que pode serpassado/presente/futuro; trabalhar dificuldadesortográficas a partir de exemplos do texto (s com somde z – quiser/pousar), grafia do j/g – viajando/beijo( viajem-verbo e viagem-nome)

Atividades:• Levar tintas para pintar tecidos de diversas cores,

lápis de cor, tecidos de sacos p/ pano de pratocortados em retângulos de 6cm por 12cm , pincéis,pedaços de cartolina americana...

• Cante e pense na letra da música com as crianças.• Solicitar que as crianças imaginem os desenhos

descritos na música e façam um esboço no papelrascunho.

• Após isso, solicitar que usem o esboço para pintar apequena tela no retângulo de pano, assinem eesperem secar.

• Enquanto secam-se as telas, solicitar que escrevamum texto narrativo, com seqüência lógica, usandocomo ambiente o desenho da sua pintura.

• Usar as cartolinas para fazer as molduras da formadesejada e expor os trabalhos( pinturas e textos)para a escola.

• professor poderá se valer das aulas de educaçãoartística para as atividades de pintura.

Desenhos no jornalSá & Guarabyra

Eu vou te encontrar nos muros cobertos de folhasLugares adormecidos pelo tempoEu vou te encontrar em outras passagens desta vidaQuando tiver mais coisas pra dizerEu vou te encontrar nas torres de 130 andaresPor trás das malhas de vidroCair no esquecimentoNum futuro que eu não sei se haveráVou te escutar nas finas antenas de metalVou ver teus desenhos no jornalUm rosto distante se apagando no meio da multidãoVou te escutar nas finas antenas de metalUm rosto distante se apagando no meio da multidãoNo meio da multidão

13

Page 14: Apostila cantando e_aprendendo

No meio da multidãoNo meio da multidão

Atividades:• Ler, cantar e interpretar oralmente com os alunos

como sensibilização para a atividades com o jornal.• Trabalhar a linguagem figurada do texto,

ressaltando a presença da metáfora. lugares adormecidos – lugares dormem?

( personificação) torres de 130 andares – edifícios ( metáfora) malhas de vidro – janelas ( metáfora) finas antenas de metal – rádio/televisão –

(metáfora) desenhos no jornal – fotografias – ( metáfora)

• Levar jornais, explorar as imagens, conformesugestão do caderno de atividades com o jornal.

• Quanto à gramática do texto, o professor poderáexplorar a palavra multidão para trabalhar coletivos.

Sobradinho Sá & Guarabyra

O homem chega e já desfaz a naturezaTira gente e põe represaE diz que tudo vai mudarO São Francisco, lá pra cima da BahiaDiz que dia menos dia vai subir bem devagarE passo a passo vai cumprindo a profeciaDe um beato que dizia que o sertão ia alagar.

O sertão vai virar mar, tá coraçãoO medo de algum dia o mar também vire sertão ( 2vezes)

Adeus irmão casa nova, centro, SéAdeus que não há tempo vem o rio te engulirDebaixo d’água lá se vai a vida inteiraPor cima da cachoeira o gaiola vai subirVai Ter barragem no salto do sobradinhoO povo vai se embora com medo de se afogar

O sertão vai virar mar, tá no coraçãoO medo que algum dia o mar vire sertão (2vezes)

Ah! Ah! Ah! Ah!Eh! Eh! Eh! Eh!Adeus, adeus, adeus, adeus...

14

Page 15: Apostila cantando e_aprendendo

Atividades:• Ler, cantar e dançar com os alunos.• Destacar as rimas e introduzir o jogo das rimas• Proporcionar momentos para reflexão e discussão

sobre o tema “construção de hidrelétricas”.• Consultar mapas, localizar o Rio São Francisco e

Sobradinho na Bahia. Se possível localizar outrasgrandes hidrelétricas no mapa como Itaipu.

• Desenvolver pesquisas sobre algumas delas ouuma delas, contendo dados sobre : por que sãoconstruídas em grandes saltos, qual sua função,quais impactos sociais provocam.

• tema transversal presente é Meio Ambiente, o quepoderá ser trabalhado sob o enfoque ashidrelétricas e as conseqüências no meio ambiente.

Cidade MaravilhosaAndré Filho

Cidade Maravilhosa, cheia de encantos milCidade maravilhosa, coração do meu BrasilCidade Maravilhosa, cheia de encantos milCidade Maravilhosa, coração do meu Brasil.Berço do samba e das lindas cançõesQue viveu n’alma da genteÉs o altar dos nossos corações Que cantamalegremente.

Atividades:• Cantar com as crianças.• Pesquisar outras músicas representativas de outras

cidades e cantá-las.• Discutir as origens das cidades e as diferenças

culturais de algumas cidades importantes do Brasil.• Conhecer outros estados brasileiros, localizando

essas cidades nos mapas e em seus respectivosestados.

Mulher rendeira( motivo popular do Nordeste)

Olê! Mulher rendeiraOlê! Mulher rendá

Tu me ensina a fazerrenda que eu te ensino anamorar

Tu me ensina a fazerrendaQue eu te ensino anamorar

Olê! Mulher rendeiraOlê! Mulher rendá

15

Page 16: Apostila cantando e_aprendendo

Lampião desceu a serraDeu Um baile emcajazeiraBotou as moçasdonzelasPra cantar mulherrendeira

Olê! Mulher rendeiraOlê! Mulher rendá

As moças da vila BelaNão têm mais ocupaçãoE só vivem na janelaNamorando Lampião

Olê! Mulher rendeiraOlê! Mulher rendáTu me ensina a fazerrendaQue eu te ensino anamorar

Atividades:• Abrir debate em torno da existência da tradição

artesanal na sociedade brasileira.• Procurar destacar o fato de o artesanato Ter sido

uma das fases da história da indústria.• Destacar o Tema Transversal Pluralidade Cultural

por meio da identificação de outros tipos deartesanato típicos de determinadas regiões.Destacar o artesanato do Paraná.

Canção da AméricaMilton Nascimento

Amigo é coisa pra se guardarDebaixo de sete chavesDentro do coração Assim falava a canção que na América ouviMas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir Mas quem ficou no pensamento voou com seu canto que o outro lembrouE quem voou o pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito,Mesmo que o tempo e a distância digam nãoMesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir a voz que vem do coraçãoPois seja o que vierVenha o que vierQualquer dia amigo eu volto pra te encontrarQualquer dia amigo a gente vai se encontrar.

Seja o que vier Venha o que vier Qualquer dia amigo eu volto e te encontrar

16

Page 17: Apostila cantando e_aprendendo

Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar.

Atividades:• Ler e cantar e interpretar a canção.• Estimular os alunos a escreverem um texto sobre o

tema “O meu melhor amigo”.• Trabalho com o tema transversal ética por meio de

discussões sobre a importância de fazermos amigona sala de aula e respeitá-los para que haja umambiente fraterno e tranqüilo na turma.

• Quanto à gramática do texto poderá, enfatizar o usodos pronomes pessoais oblíquos te/se e qual a suafunção no texto, partindo para o estudo dos outrospronomes oblíquos.

Coração de estudanteMilton Nascimento

Quero falar de uma coisaAdivinha onde ela andaDeve estar dentro do peitoOu caminha pelo arPode estar aqui do ladoBem mais perto que pensamosA folha da juventude É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentosDesviaram seus destinosSei sorriso de meninoTantas vezes se escondeuMas renova-se a esperançaNova aurora a cada diaE há que se cuidar do broto, ô,ô,ôPara que vida nos dê folha, flor e fruto

Coração de estudanteHá que se cuidar da vidaHá que se cuidar do mundo Tomar conta da amizadeAlegria e muito sonho Espalhado no caminho Verdes plantas, sentimentos,Folhas, coração Juventude e fé.

17

Page 18: Apostila cantando e_aprendendo

Atividade:• Ler e cantar estimulando a reflexão d sobre o

significado da letra.• Trabalhar a linguagem figurado do texto,

especialmente as metáforas.• Proporcionar momentos de interpretação oral,

quando os alunos falarão o que entenderam damúsica.

Parte 2

LETRAS DE MÚSICA

TATUAGEMChico Buarque de Holanda

Quero ficar no teu corpo feito tatuagemQue é pra te dar coragemPra seguir viagemQuando a noite vem.E também pra me perpetuarEm tua escravaQue você pega, esfrega, negaMas não lava.

Quero brincar no teu corpo feito bailarinaQue logo se alucina,Salta e te iluminaQuando a noite vem.E nos músculos exaustosDo teu braçoRepousar frouxa, murcha, farta,Morta de cansaço.

Quero pesar feito cruz nas tuas costasQue te retalha em postasMas no fundo gostasQuando a noite vem.Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva,Marcada a frioA ferro e fogoEm carne viva.

Corações de mãe, arpões,Sereias e serpentesQue te rabiscam o corpo todo mas não sentes.

Atividades:• Ler e cantar a música, levar os alunos a pensarem

sobre o tema “tatuagem” e discutir o porquê das

18

Page 19: Apostila cantando e_aprendendo

pessoas se sentirem atraídas pela tatuagem , comoé feita e quais os desenhos preferidos da moçada.

• Destacar os verbos presentes no texto, listá-los eidentificar o tempo e modo.

• Flexioná-los em outro tempo e pessoa (Ex. 3ªpessoa do pretérito perfeito).

• Produção de texto opinativo: Você acha bonito setatuar ou não? Por quê?

JURA SECRETASueli Costa/ Simone

Só uma coisa me entristeceO beijo de amor que não roubeiA jura secreta que não fizA briga de amor que não causeiNada do que posso me alucinaTanto quanto o que não fizNada que eu quero me suprimeDe que por não saber inda não quisSó uma palavra me devoraAquela que meu coração não dizSó o que me cega, o que me faz infelizÉ o brilho do olhar que não sofri.

Atividade: Produção de texto: “O que gostaria de Ter feito e nãofiz.”

ESSE CARACaetano Veloso

Ah! Que esse cara temMe consumidoA mim e a tudo que eu quisCom seus olhinhos infantisComo os olhos de um bandidoEle está na minha vidaPorque querEu estou pra o que der e vierEle chega ao anoitecerQuando vem a madrugada ele someEle é quem querEle é o homemEu sou apenas uma mulher.

Atividades:

19

Page 20: Apostila cantando e_aprendendo

• Desenvolver as atividades de sintaxe, ressaltando osverbos ser e estar como elementos que compõe opredicado nominal.

• Destacar as orações e analisá-las, ressaltando osujeito, verbo e os elementos que caracterizam essesujeito.

COTIDIANOChico Buarque de Holanda

Todo dia ela faz tudo sempre igualMe sacode às seis da manhãMe sorri um sorriso pontualE me beija com a boca de hortelãTodo dia ela diz que é pra eu me cuidarE essas coisas que diz toda mulherDiz que está me esperando pro jantarE me beija com a boca de caféTodo dia eu só penso em poder pararMeio-dia eu só penso em dizer nãoDepois penso na vida pra levarE me calo com a boca de feijãoSeis da tarde como era de esperarEle pega e me espera no portãoDiz que está muito louca pra beijarE me beija com a boca de paixãoToda noite ela diz pra eu não me afastarMeia-noite ela jura eterno amorE me aperta pra eu quase sufocarE me morde com a boca de pavorTodo dia ela faz sempre igualMe sacode às seis da manhãMe sorri um sorriso pontualE me beija com a boca de hortelã.

• Atividades:• Ler e cantar a música, pensando no seu significado.• Relacioná-la com o cotidiano das pessoas em geral

e ao cotidiano de cada um.• Destacar os verbos de cada verso, identificar o

tempo e o modo.• Discutir a importância no texto ( finalidade de

destacar as inúmeras atividades da pessoa nodecorrer de sua rotina) dos verbos destacados.

• Produção de texto: Cada alunos poderá descrever oseu cotidiano, utilizando-se do mesmo tema.

DONASá & Guarabyra

20

Page 21: Apostila cantando e_aprendendo

Dona, desse traiçoeiros sonhosSempre verdadeirosDona desse animaisDona dos teus ideais

Pelas ruas onde andas, onde mandas todos nósSomos sempre mensageiros esperando a tua vozTeus desejos uma ordem, nada é nunca, nunca é nãoPorque tens essa certeza dentro do teu coraçãoTan, tan, tan batem na porta, não precisa ver quem éPra sentir a impaciência do teu pulso de mulher.Um olhar me atira à cama, um beijo me faz amarNão levanto, não me escondo, porque sei que és minhadona

Não há pedra no caminho, não há ondas no teu marNão há vento ou tempestade que te impeçam de voarEntre cobra e passarinho, entre a pomba e o gaviãoOu teu ódio ou teu carinho nos carregam pela mãoÉ a moça da cantiga, a mulher da criaçãoUmas vezes nossa amiga, outras nossa perdiçãoO poder que nos levanta, a força que nos faz cairQual de nós inda não sabe que isso tudo te faz dona.

**Há um sutil diferença entre o primeiro verso e oterceiro (também poderia ser entre o primeiro e oquarto): o uso da vírgula após a palavra dona . O quesignifica dona no primeiro verso? E no terceiro?**Destaque as antíteses( idéias ou palavras de sentidosopostos) presentes no texto. **Produção de texto: “a mulher da criação... nossaperdição” você acha que a mulher da criação foirealmente nossa perdição? Por quê?

CHEGA DE SAUDADEVinicius de Moraes

Vai, minha tristezaE diz a elaQue sem ela não pode serDiz-lhe numa preceQue ela regressePorque eu não posso mais sofrer

Chega de saudadeA realidade é que sem elaNão há paz, não há belezaÉ só tristeza, e a melancoliaQue não sai de mim, não sai de mim

21

Page 22: Apostila cantando e_aprendendo

Não sai.

Mas se ela voltarSe ela voltar, que coisa lindaQue coisa loucaPois há menos peixinhos a nadar no marDo que os beijinhos que eu te dareiNa sua boca...

Dentro dos meus braçosOs abraços hão de ser milhões de abraços apertadosassimColado assim, calado assimAbraços e beijinhos e carinhosSem ter fimQue é pra acabar com esse negócioDe viver longe de mim.

Atividades:• Ler e cantar a música.• Destacar o poeta e solicitar que os alunos façam

uma pesquisa sobre vida e obra do autor.• Destacar as rimas presentes no texto e solicitar que

os alunos procurem outras palavras que rime esubstituam no texto para atribuir novo sentido aomesmo.

• A partir daí peçam que elaborem novo poema, apartir deste, fazendo o jogo de substituições depalavras.

• Ler outros poemas de Vinícius de Moraes.

DEPENDE DE NÓSIvan Lins

Depende de nósQuem já foi ou ainda é criançaQue acredita e tem esperançaQue faz tudo p’ro mundo melhor!

Depende de nósQue o circo esteja armadoQue o palhaço esteja engraçadoQue o riso esteja no arSem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhosQue as folhas bebam o orvalhoQue o sol descortine mais as manhãs.

22

Page 23: Apostila cantando e_aprendendo

Depende de nósSe esse mundo ainda tem jeitoApesar do que o homem tem feito (bis)Se a vida sobreviverá!!

Depende de nós

** Para promover a sensibilização, levando os alunos erefletirem sobre o tema e a letra da música, destacandoque , para as coisas acontecerem como sonhamos edesejamos, depende do esforço de cada um de nós.

ÁGUIA PEQUENAPe. Zezinho

Tu me fizeste uma das criaturasCom ânsia de amarÁguia pequena que nasceu para as alturasCom ânsia de voarE eu percebi que as minhas penas já cresceramE que eu preciso abrir as asas e tentarSe eu não tentar não saberei como se voaNão foi à toa que eu nasci para voar

Pequenas águias correm risco quando voamMas devem arriscarSó que é preciso olhar os pais como eles voamE aperfeiçoarHaja mau tempo, haja correntes traiçoeirasSe já tem asas, seu destino é voarTem que sair e regressar ao mesmo ninhoE outro dia, outra vez recomeçar

Tu me fizeste amar o risco das alturasCom ânsia de chegarE embora eu seja como as outras criaturasNão sei me rebaixarNão vou brincar de não ter sonhos se eu os tenhoSou da montanha e na montanha eu vou ficarIgual meus pais vou construir também meu ninhoMas não sou águia se lá em cima eu não morar

Tenho uma prece que eu repito suplicantePor mim, por meu irmão,Dá-me esta graça de viver a todo instanteA minha vocaçãoEu quero amar um outro alguém do jeito certoNão vou trair meus ideais para ser felizNão vou descer nem jogar fora meu projetoVou ser quem sou e sendo assim serei feliz.

23

Page 24: Apostila cantando e_aprendendo

Atividades:• Ler e cantar com os alunos.• Desenvolver dinâmica de grupo que possa

sensibilizá-los para o Tema Transversal Ética.• Produção de texto: “Meus sonhos” , baseando-se na

letra da música.

COPO VAZIOGilberto Gil/Chico Buarque de Holanda

É sempre bom lembrarQue um copo vazio está cheio de ar.É sempre bom lembrarQue o ar sombrio de um rostoEstá cheio de um ar vazioVazio daquilo que o ar do copoOcupa um lugar.

É sempre bom lembrar, guardar de corQue o ar vazio de um rosto sombrioEstá cheio de dor.

É sempre bom lembrarQue um copo vazio está cheio de ar.

Que o ar do copo ocupa o lugar do vinhoQue o vinho busca ocupar o lugar da dorQue a dor ocupa metade da verdadeA verdadeira natureza interior

Uma metade cheia, uma metade vaziaUma metade tristeza, uma metade alegriaA magia da verdade inteira,Todo-poderoso Amor!

É sempre bom lembrarQue um copo vazio está cheio de ar.

Atividades:• Ler e cantar com a turma.• Discutir com os alunos a ocorrência da palavra

sempre, sua classe gramatical, sua função no texto.• Por ser um texto de linguagem figurada, solicitar que

cada aluno faça a sua interpretação.• Destaque as metáforas e seus significados.• Peça aos alunos que criem outras.

24

Page 25: Apostila cantando e_aprendendo

Notícias do BrasilMilton Nascimento/Fernando Brant

Uma notícia tá chegando lá no Maranhão, Não deu no rádio, no jornal ou na televisão,Veio no vento que soprava lá no LitoralDe Fortaleza, de Recife e Natal.

A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,João Pessoa, Teresina e AracajuE lá do norte foi descendo pro Brasil Central,Chegou em Minas, já bateu bem lá no Sul.

Aqui vive um povo que merece mais respeito, sabe?E belo é o povo como é belo todo amor.Aqui vive um povo que é mar que é rioE seu destino é um dia se juntar.

O canto mais belo será sempre mais sincero, sabe?E tudo quanto é belo será sempre de espantar.Aqui vive um povo que cultiva a qualidadeSer mais sábio que quem o quer governar.

A novidade é que o Brasil não é só litoral,É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul.Tem gente boa espalhada por esse Brasil,Que vais fazer desse lugar um bom país.

Uma notícia, tá chegando lá do interior,Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.Ficar de frente para o mar, de costas pro BrasilNão vai fazer desse lugar um bom país.

Atividades:• Ler e cantar com a turma.• Levar jornais do dia para a sala de aula e distribuir

aos alunos( em grupos ou não).• Solicitar que identifiquem os estados e capitais

presentes no texto.• Solicitar que pesquisem nos jornais notícias, notas,

cartas... referentes aos lugares citados na letra damúsica.

• Discutir essas notícias.• Levar o mapa do Brasil e incentivá-los a localizar

esses lugares no mapa.• Destacar a expressão “de costas para o Brasil”,

esclarecê-la, visualizando no mapa o litoral e ointerior.

• professor também poderá utilizar os mapas contidosno próprio jornal.

25

Page 26: Apostila cantando e_aprendendo

• Produção de textos: Os alunos poderão resumir asnotícias lidas e simular um telejornal para apresentarà turma.

• Destacar o Tema Transversal contido no texto,Pluralidade Cultural, por meio de pesquisa sobre avariedade cultural de cada região( musica,linguagem, culinária... ) quando cada grupo poderáse encarregar da pesquisa sobre um lugar eposteriormente montar a feirinha dos estados , nasala de aula.

Olinda Rosa RibasAssessoria de Língua Portuguesa

Maio/2000.

O cravo brigou com arosa Embaixo de uma sacadaO cravo saiu feridoE a rosa despedaçada.

O cravo ficou doenteA rosa foi visitarO cravo deu umdesmaioE a rosa pôs-se achorar.

A canoa virou Vou deixar ela virarFoi por causa da Maria

Que não soube remarTiriri pra láTiriri pra cáA Maria é velhaE não quer casar

O sapo não lava o péNão lava porque nãoquerele mora lá na lagoanão lava o péporque não quermas que chulé!

26

Page 27: Apostila cantando e_aprendendo

Troce, retorceProcuro mas não vejoNão sei se era pulga Ou se era o percevejoFizeram umacombinaçãoFizeram serenataBem debaixo do meucolchão

Como pode o peixe vivoViver fora da água fria?Como pode um peixevivoViver fora da água fria?Como poderei viver?Como poderei viver?Sem a tua , sem a tua,Sem a tua companhia.

A barata diz que temSete saias de filóÉ mentira da barataEla tem é uma sóAh! há, háAh! há, háEla tem é uma só

Meu limão, meu limoeiroMeu pé de jacarandáUm vez esquindô lê,lêOutra vez esquindô lá láOutra vez esquindô lá,lá

Samba lê lêTá doenteTá com a cabeçaquebradaSamba lê lêPrecisavaÉ de umas boaspalmadasSamba, samba, sambaô lê lêPisa na barra da saia ô lá lá

27