apm ews .edio 189 . apm news · neles e no me filho renan, de três anos, para ser um médico mais...

12
APM NEWS AGOSTO | 2014 | ANO XVII | NUMERO 189 PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO MÉDICO Pág. 3 Depressão pode indicar demência em idosos Pág. 5 Utilidade Pública Novo Simples Nacional Pág. 6 Informativo Contábil Bem-vindo a Punta Cana! Págs. 8 e 9 Turismo

Upload: others

Post on 12-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 . 1

APMNEWSAGOSTO | 2014 | ANO XVI I | NUMERO 189

PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO MÉDICOPág. 3

Depressão pode indicar demência em idosos

Pág. 5

Utilidade Pública

Novo Simples Nacional

Pág. 6

InformativoContábil

Bem-vindo a Punta Cana!

Págs. 8 e 9

Turismo

Page 2: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 1892

EDITORIAL

APMNEWS

é uma publicação mensal da

Av. Engº Fábio Roberto Barnabé

709 - Vila Teller - Indaiatuba/SP

Fone/fax: 3875.7200 / 3875.0092

Site: apmindaiatuba.com.br

E-mail: [email protected]

Jornalista Responsável

Marlene Naves Chiepe

MTB 39961-SP

Editoração

MaPa

Comunicação Integrada

Impressão

Gráfica Artoni

Fotos

Fotos: Nova Opção Turismo e Marlene Naves Chiepe

Há sete anos o Brasil assumia o compromisso de organizar a Copa e todas as atenções do mundo se voltaram a ele. Além de prometer estádios, o País anunciava várias obras, como as de mobilidade urbana, que ficariam como legados ao povo, após o mundial.

Porém, passado o período de euforia das novidades anunciadas, passamos a assistir, de fato, a uma correria desenfreada para que algumas das promessas pudessem ser cumpridas. Com a pressa, improvisos deram espaço a estádios inacabados e à conclusão de apenas 7% das obras de mobilidade urbana previstas para o evento. Surgiram suspeitas de superfaturamento; também surgiram dúvidas e inquietações por parte de outras nações. O Brasil passou a ser criticado e desacreditado.

Mesmo assim, demos início ao mundial... e a Copa foi se desenrolando, e os times merecedores foram permanecendo na competição, enquanto a nossa Seleção, sem mostrar um verdadeiro futebol, conseguiu seguir até esbarrar em uma equipe que há anos vinha se planejando, com investimento e aplicação.

Com o olhar mais atento, observamos que a Seleção em questão é de um País que outrora protagonizou duas Guerras Mundiais e que hoje se esmera por ser uma nação que prima pelo resgate de sua autoestima e do seu orgulho. Qualquer que seja o campo observado, da

Engenharia à Economia, passando pela Educação e Saúde, a Alemanha tem o que ensinar. Para ganhar este título trilharam o caminho diverso do feito por promessas, não somente para o futebol, elaborando políticas claras que visam a promover o cidadão.

Hoje, a Alemanha é um sinônimo de planejamento, evolução e talento. É a primeira economia da Europa, também é a primeira em tecnologia e, claro, em futebol. Enquanto isso, no Brasil, permanecemos no caminho das promessas e na maioria dos campos observados, não temos o que comemorar. Na Educação, temos vergonha da nossa posição no ranking do PISA (Programme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), na saúde, pagamos caro pelos planos de saúde - sem garantias de qualidade - e vivemos em meio a graves desequilíbrios entre prestadores de serviços, planos e usuários, tanto na saúde suplementar como na pública, e não há políticas comprometidas com o cidadão. Este cenário precisa mudar se não quisermos comprometer as gerações futuras. Porém, a mudança só virá com nosso engajamento. Que tenhamos aprendido com os campeões.

Dr. Gabriel Carvalho de Alvarenga - Presidente

A COPA E SEUS ENSINAMENTOS

Rua 5 de Julho, 484 - Jd. Pau PretoFone: 3017-3211

Page 3: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 . 3

DEFESA PROFISSIONAL

PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO MÉDICO

A situação econômica enfrentada pelo país merece uma avaliação cuidadosa de toda a classe médica, sobretudo no campo da saúde pública e da saúde suplementar. As dificuldades decorrentes de incertezas e o baixo financiamento da saúde pública envolvem preocupações para todos.

Qualquer que seja a corrente política que venha a vencer as próximas eleições, sabe-se que um cenário de dificuldades se desenha. Problemas antigos, como recursos alocados na atenção à saúde pública tendem a ser agravados. Nada de concreto tem sido feito no sentido de se promover avanços na assistência prestada à população. Hospitais superlotados e com dificuldades financeiras são a regra, gerando uma situação de caos, sobretudo no setor de urgência e emergência. Ações midiáticas como o “Programa Mais Médicos” não resultam em soluções e, muitas vezes, fazem surgir novas dificuldades. Recentemente ocorreu a suspensão temporária dos atendimentos de urgência e emergência da Santa Casa de São Paulo.

Na saúde suplementar, a ausência de regras claras de reajustes no valor de honorários para os médicos e o aumento expressivo do custo de planos de saúde para os usuários fazem permanecer uma relação

de conflitos e tensões. Apesar de toda a luta das entidades médicas, a remuneração de médicos permanece muito inferior às suas necessidades.

Diante deste quadro, precisamos manter uma postura vigilante e participativa. Precisamos estar atentos a todos os acontecimentos políticos, tanto no sentido da política partidária, com eleições de outubro, como no desenvolvimento de ações das entidades médicas.

A classe médica não pode se omitir e deixar de denunciar a falta de investimentos em saúde pública. Não é possível que o Brasil continue a investir menos que países com economias muito menos expressivas que a nossa. Da mesma forma, precisamos continuar lutando por melhores condições de remuneração pelos planos de saúde, bem como defender ações que não penalizem o médico e os usuários.

Por: Dr. Francisco Carlos Ruiz

Page 4: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 1894

PERFIL

Dr. Rafael e esposa, Dra. Heloíse R. M. Prado Martins

DR. RAFAEL PRADO MARTINS

Geriatra, Cardiologista e especialista em Ecocardiograma – este é o currículo do Dr. Rafael Prado Martins, o entrevistado da coluna Perfil deste mês. “A escolha pela Medicina foi um sonho de criança e um ideal da adolescência, pois percebi que além de uma ciência maravilhosa, tanto pelo conhecimento quanto pelas técnicas, ela representa a possibilidade de cuidar das pessoas, de ajudar o próximo em seus momentos de dificuldades.”

Natural de Campinas, Dr. Rafael concluiu Medicina na PUC de sua cidade, em 2003. Os cursos de Geriatria e Cardiologia foram concluídos na Unicamp, em 2008 e 2010, respectivamente. Logo em seguida, especializou-se em Ecocardiografia na Associação Médica Brasileira (AMB), cujo título foi obtido em 2012.

A mudança para Indaiatuba ocorreu em 2009, um ano antes de seu casamento com a advogada Heloíse Rafaela Montagnani Prado Martins. A escolha pela cidade deu-se em virtude da infraestrutura e da qualidade de vida do município “Indaiatuba está crescendo em ritmo acelerado e, de alguns anos pra cá, passou a oferecer infraestrutura de grandes cidades, sem perder a característica de interior.”

Dr. Rafael passa, em média, 12 horas diárias em atendimento – entre o consultório, o Hospital Haoc e uma clínica para idosos da cidade. “É uma profissão que envolve amor e precisa ter vocação!”, Informa o médico, referindo-se à necessidade de muito comprometimento para seguir a jornada e a dedicação exigidas pela Medicina.

Amor e vocação também são demonstrados quando o assunto é família, cujo núcleo considera de suma importância para a motivação pessoal e profissional de todos. “Tenho muita admiração pela minha família, tanto por meus pais, como por minha esposa. Eles sempre me apoiaram e estiveram presentes nos momentos mais importantes da minha vida; busco inspiração neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.”

Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos de folga para assistir a filmes, ouvir música, ou ler um livro. Reuniões familiares e viagens também se destacam em seus projetos de lazer. “Viajar é algo que adoro: buscar a sensação de paz e liberdade que alguns lugares me trazem, bem como pensar nas histórias e nas paisagens que só conhecia em livros, nas comidas diferentes, em um tempero novo, enfim, viver!”

Unicred e você, aquecidos neste Inverno

Curta a estação mais fria do ano com tranquilidade, que a Unicred acompanha você onde estiver.Além dos mais de 270 pontos de atendimento em todo país e uma equipe de profissionais para lhe assessorar, a Unicred disponibiliza um pacote de produtos e serviços especiais para este período do ano.Linhas de Crédito • Câmbio • Cartões de Crédito • Débito Automático • Agendamento de Contas • Seguros e muito mais.

Tudo isso para que nenhuma frente fria atrapalhe seus plano.

Esse é o jeito Unicred de estar ao seu lado, sempre.

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

www.unicred.com.br/campinas

Page 5: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 . 5

UTILIDADE PÚBLICA

O isolamento do idoso do convívio social o conduz naturalmente ao desenvolvimento da depressão, a doença psiquiátrica mais comum nessa faixa etária, que acarreta ainda outros problemas, como desnutrição, processos infecciosos, deterioração muscular, sentimento de inutilidade, podendo até ser um indicativo da Doença de Alzheimer, após os 60 anos.

Como a pessoa tende a se retrair, deixando de lado as atividades sociais, é importante que haja a atenção da família a sinais, como: alterações na personalidade, humor e afeto, além de distúrbios alimentares e do sono, a autodesvalorização e o sentimento de inutilidade; e incentivo para que o idoso se envolva mais nos assuntos familiares e volte a estabelecer uma rotina saudável, orgânica e social.

O distanciamento e a apatia gerados pela depressão podem sinalizar o início do Alzheimer, dificultar o tratamento e até contribuir para seu desenvolvimento, pois a inatividade, a perda do gosto pelos hábitos cotidianos e a diminuição dos neurônios serotoninérgicos são fatores que contribuem para o declínio cognitivo.

Para evitar esse quadro, é fundamental que a autonomia do idoso seja incentivada, pois ao decidir tudo por ele, sem deixar que faça escolhas, pode-se oprimir seus pensamentos e sentimentos. O idoso tem a necessidade de falar e ser ouvido, assim como todos nós, além de ter de praticar atividades físicas e mentais, para manter o cérebro e o corpo ativos, fatores fundamentais para prevenir o desenvolvimento de outras complicações.

A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) - presente na cidade de Indaiatuba desde 2004, trabalha na divulgação e na orientação sobre a doença de Alzheimer e luta por uma melhor qualidade de vida para o paciente, seus cuidadores e familiares. Para isso, são promovidos encontros mensais, que abordam o tema, dando informações e orientações sobre o diagnóstico e aspectos cotidianos, além de oferecer apoio emocional e psicológico às pessoas que cuidam desses pacientes.

Os encontros são abertos ao público e realizados na primeira segunda-feira de cada mês, a partir das 19h, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), Av. Eng° Fábio Roberto Barnabé, n°709 (marginal esquerda do Parque Ecológico).

DEPRESSÃO PODE INDICAR DEMÊNCIA EM IDOSOS

Por: Dra. Celene Queiroz P. Oliveira

Page 6: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 1896

A Presidente Dilma Rousseff aprovou, no último dia 07, a Lei Complementar nº 147 que, entre outras medidas, permite a inclusão de novas categorias ao Simples Nacional. A medida permite que, aproximadamente, 140 novas atividades entrem no sistema. Entre elas estão setores como Medicina, Engenharia e Arquitetura, que faturam até 3,6 milhões de reais por ano.

Mas a grande expectativa que havia por parte destes setores foi frustrada em função das altas alíquotas de tributação que foram aprovadas, pois variam entre 16,92% a 22,45% do faturamento bruto das empresas. Alíquotas estas tão elevadas, que apenas empresas com uma folha de pagamento alta em relação ao seu faturamento devem se beneficiar com a inclusão das novas categorias.

A maior vantagem que surgiu com a nova legislação é que haverá diminuição da burocracia, considerando que as empresas optantes pelo Simples Nacional deixam de recolher em vários dias no mês, seis impostos federais, um estadual e outro municipal, em substituição a um único recolhimento mensal.

INFORMATIVO CONTÁBIL

Para diminuir um pouco o descontentamento dos empresários e profissionais dos setores beneficiados pela nova Lei, o governo prometeu que em noventa dias deverá enviar proposta de modificação nas tabelas de tributação e no teto máximo de faturamento, buscando criar alguma vantagem que estimule a entrada destas atividades no Simples Nacional.

As novas medidas aprovadas pela presidente entrarão em vigor no próximo ano, a partir de janeiro de 2015. Até lá, fica a expectativa de que neste final de exercício o governo se sensibilize e, motivado pelo descontentamento geral, abra mão de tanta receita tributária e torne minimamente atrativa a nova forma de tributação.

O que se conclui é que será mínimo o número de empresas que optará pelo novo regime, haja vista que quase nenhuma vantagem ele trará. As entidades de classe continuarão lutando para que estas vantagens aconteçam e, como estamos em ano de eleições, ainda podemos receber notícias melhores. Por hora ficam a frustração e o descontentamento com um governo ávido por receita e pouco preocupado em buscar soluções que possam gerar novos empregos e melhoria da economia de um modo geral.

NOVO SIMPLES NACIONAL Por: José Roberto Effore – Atenas Assessoria Contábil

Page 7: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 . 7

EVENTOS

APM SEDIOU PALESTRA SOBRE DORES NAS COSTAS

Em continuidade à agenda de eventos de utilidade pública da APM Indaiatuba, no dia 23 de julho, a Casa do Médico sediou a palestra de Ortopedia “Dor nas Costas – O que é – e Prevenção”. A apresentação foi feita pelo Ortopedista, Traumatologista e Especialista em Coluna Vertebral, Dr. Fábio Mastromauro Oliveira, no auditório da regional. Cerca de 50 pessoas prestigiaram o evento.

Na abordagem, o especialista destacou os fatores de risco para as dores nas costas - se são genéticos, consequências de alguma enfermidade, ou mecânicos: postura indevida, esforços repetitivos e outros. O médico também orientou o público sobre prevenção e apresentou informações sobre os tratamentos disponíveis. Durante a apresentação, os participantes puderam esclarecer dúvidas através de perguntas direcionadas ao palestrante. Dr. Fábio Mastromauro é Membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e atende em Indaiatuba, Atibaia e na capital paulista.

Para a participação, a APM Indaiatuba sugeriu aos participantes, a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações foram repassadas para a Casa da Mulher Anália Franco de Indaiatuba, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e risco sociais.

DESCONTOS INCRÍVEIS EM MEDICAMENTOS

E ainda parcelamento de até 3x nas compras acima de R$90,00 no Cartão

Preferencial Drogal ou cartões de crédito.3xwww.drogal.com.br

%* Exceto medicamentos não tarjados - Promoção válida por tempo indeterminado, e somente para pagamentos à vista.

Palestrante Dr. Fábio Mastromauro Oliveira

Page 8: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 1898

TURISMO

BEM-VINDO A PUNTA CANA!

Localizado no extremo leste da República Dominicana, o balneário de Punta Cana tem quilômetros de praias de areia branca, mar azul-turquesa, um extenso coqueiral e barreiras de corais. Além de poderem desfrutar destas belas paisagens, os cerca de dois milhões de turistas que passam pela região, todos os anos, ainda podem contar com os serviços de um dos mais de 40 resorts – todos all inclusive - que oferecem conforto, tranquilidade e bom atendimento aos seus visitantes.

Com tantos atrativos, seja bem-vindo a Punta Cana!

Quando ir?

Apesar de sol o ano inteiro, a alta temporada vai de dezembro a abril, período em que o tempo é mais seco. Entre maio e dezembro o calor e a umidade são mais intensos, ocasionando pancadas de chuva.

Dica da Nova Opção Turismo

Page 9: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 . 9

TURISMO

Onde ficar?

Quanto mais para o Leste, mais calmo é o mar, sendo o trecho da praia Bávaro, abaixo do vilarejo de El Cortecito, até Cabeza de Toro, o mais tranquilo. Os empreendimentos oferecem infraestrutura completa e uma série de atividades, como campos de golfe, spas, boates, cassinos e atividades aquáticas. Vale pesquisar os serviços e vantagens oferecidos em cada pacote.

O que fazer?

Para começar, aproveite tudo o que o resort oferece. Depois, explore as praias, visite as várias lojas de artesanato ao longo da orla e agende outras incríveis opções de passeios, como: mergulhar próximo à costa, nadar com golfinhos e leões marinhos, pilotar lanchas e outros.

Da praia de Bayahibe, saem passeios de barco às ilhas Saona e Catalina – lugares imperdíveis pela beleza das praias. Também é possível visitar Altos de Chavón, uma réplica de vilarejo medieval europeu. Entre janeiro e março, é possível ver baleias em Samaná.

Além da beleza natural e dos atrativos da rede hoteleira, Punta Cana tem rica gastronomia, vários cassinos e vida noturna agitada. Um ótimo destino de férias!

Riu Palace Punta Cana

The Reserve at Paradisus Punta Cana

Page 10: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 18910

ELEIÇÕES

ELEIÇÕES APM E AMB 2014

ELEIÇÕES APM E AMB 2014

Em agosto, a Associação Paulista de Medicina (APM) de São Paulo e as regionais realizarão eleições para preenchimento dos cargos da Diretoria, do Conselho Fiscal e de Delegados - gestão 2014-2017. O pleito também ocorrerá na Associação Médica Brasileira (AMB), para Diretores e Delegados.

Na APM de Indaiatuba, as eleições serão presenciais, por meio de cédula de votação, no dia 28 de agosto de 2014, das 8h às 17h, na sede da Associação: Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 709, Vila Teller, Indaiatuba. Informações pelos telefones (19) 3875-7200 e 3875-0092.

Na APM Estadual e na AMB, as eleições serão exclusivamente por meio eletrônico, para todos os associados, durante o período de 22 a 28 e agosto, das 9h às 18h. Para votação eletrônica, será necessário que o associado esteja com seu cadastro associativo atualizado - para o recebimento de login e senha de acesso à página disponível no site www.apm.org.br. Em seguida, basta clicar em “Eleições 2014” e seguir os passos apresentados na tela.

ELEIÇÕES APM E AMB

APM INDAIATUBA: presencial28 de agosto de 2014 (quinta-feira), das 8h às 17h.

APM Estadual e AMB: eletrônicaDe 22 a 28 de agosto de 2014, das 09h às 18h.

Page 11: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

APM NEWS . Edição 189 .11

DICAS CULTURAIS

TEATRO

LIVRO

Autobiografia de Nelson Mandela, que começou a ser escrita, às escondidas, enquanto estava preso. O livro narra da infância em uma comunidade tribal no interior da África do Sul, pas-sando pelos estudos, a atuação como advogado, como ativista político contra o Apartheid, prisioneiro por quase três décadas e presidente de seu país. A obra repassa todo o pensamento de Mandela.

MISTERO BUFFO A diretora Neyde Veneziano e os integrantes da Cia. La Mínima assinam a adaptação da comédia de Dario Fo. Na peça, Domingos Montagner e Fernando Sampaio interpretam vinte personagens nas quatro histórias inspiradas em passagens da Bíblia. A monta-gem satiriza a “espetacularização” da fé. Estreou em 22/3/2012 e segue até 31/8/2014, no Renaissance.

A NOITE EM QUE BLANCHE DUBOIS CHOROU SOBRE MINHA POBRE ALMA

Com muita sintonia em palco, os atores Inês Aranha e Daniel Morozetti interpretam, respectivamente, Estela, uma atriz decadente que tem o sonho frustrado de interpretar a personagem Blanche Dubois de “Um Bonde Chamado Desejo” (Tennessee Williams, 1911-1983), e um garoto de programa.

Estela tem crises emocionais, carência afetiva e problemas com o alcoolismo. para tentar fugir de suas angústias, ela contrata um garoto de programa. Neste encontro, eles acabam por compartilhar vivências, decepções e o sentimento de solidão, em um bom jogo de palavras.

De autoria de Jarbas Capusso, o drama é dirigido por Renato Andrade e segue até 31 de agosto no Teatro Augusta.

Teatro Augusta Endereço: Rua Augusta, 943

Consolação - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3151-4141

Horários: sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 19h. Bilheteria: 14h/21h30 (quarta a sábado), 15h/19h (domingo).

Ingresso: R$ 40,00 Duração: 70 minutos

Recomendação: 14 anos

Teatro Renaissance Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César São Paulo - SP - Tel.: (11) 3069-2286.

Horários: sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 18h. Bilheteria: 14h/20h (terça a quinta); a partir das 14h (sexta a domingo).

Estacionamento (R$ 25,00).Ingresso: R$ 40,00 Duração: 75 minutos Recomendação: 14 anos

A LONGA CAMINHADA ATÉ A LIBERDADEDE NELSON MANDELA (NOSSA CULTURA)

Page 12: APM EWS .Edio 189 . APM NEWS · neles e no me filho Renan, de três anos, para ser um médico mais humano.” Dr. Rafael ainda pratica caminhada e gosta de aproveitar os momentos

. APM NEWS . Edição 18912

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE Setembro

JAIR FRANCISCO PÓ

HEDNALDO JOSÉ MARQUES BASTOS

TIAGO DOS SANTOS ANDRADE

DANIELLE DE CASTRO MARTINS

ANDRÉA DO CARMO FARIA SOARES

CRISTINA FRIAS SARTORELLI PIZA

JOÃO CARLOS DO AMARAL MASCHIETTO

RUI TSUTOMU NAKAMURA

EMERSON DE OLIVEIRA MASCHIETTO

MARCO ANTÔNIO BARROCA

VERA MARIA CURI SPADELLA

CARLOS ALBERTO MACHADO

FABRÍCIO COLLI BADINO

LARRIANY MARIA FALSIN GIGLIO

LUIZ PAULO DE CAMARGO ANDRADE

VLADEMIR TADEU PAGGIARO

ALEXANDRE ANTONIO VAZ ROSSANI

CASSIANO RICARDO PONTES DE TOLEDO

FÁBIO MASTROMAURO DE OLIVEIRA

RICARDO FLÁVIO GUIMARÃES FEITOSA

MARA LÚCIA MURASCA

DANILO RIBEIRO D’ÁVILA

YONG BAI CHO

VANESSA M. C. ANDRADE RIBEIRO GUBEL

JOSÉ NUNCIO MAMMANA

KARINE SCHLÜTER

OSMAR HIDETOSHI TANAKA

03

03

03

03

04

06

07

10

12

13

13

14

14

15

15

15

20

20

21

24

25

26

26

27

28

29

30

MURAL - ALUGUEL DE SALAS

Informa que possui sala para locação para profissionais da saúde.Mais informações pelos fones: 3834-2632 ou 3392-5364 (com Dr. Vicente)

ECOCLÍNICA

Informa que possui sala para locação para profissionais da saúde. Mais informações pelos telefones: (19) 3875-0668 / 9 9777-4885 (Raquel)Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 1436 - Cidade Nova.

L’UNICA

CFMCONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CIRCULAR CFM N° 126/2014-SEJUR

Brasília - DF, Z~ de julho de 2014.

Senhor (a) Presidente (a),

Assunto: Atestado emitido por profissional do Programa MaisMédicos

Senhor Presidente,

Conforme Despacho SEJUR no. 174/2014, Os médicosintercambistas não possuem registro nos Conselhos de Medicina, somenteregistro no Ministério da Saúde, e não podem praticar a medicina demaneira irrestrita, fazer atestação seja, de condições de saúde, doenças epossíveis sequelas e ou do óbito, exceto em casos de morte natural emlocalidade em que não haja médico. Além disso, são estudantes sobsupervisão e os atestados apenas são válidos com a assinatura dosupervisor.

Assim, solicitamos que tendo clencia de atestados emitidosnesse sentido, que V.Sa. encaminhe denúncia ao Ministério PúblicoFederal do seu Estado para as devidas providências, e que cópia do ofícioseja encaminhado a este Conselho Federal para fins de registro eacompanhamento.

Atenciosamente,

, \d'AVILA

te

Oficio Circular. Atestato médico programa mais médicos. Denuncia ao Ministerio Publico.gclg.24.07.2014.

SGAS 915 Lote 721 CEP: 70390-150 1Brasília-DF 1FONE: (61) 3445 59001 FAX: (61) 3346 02311 htlp://www.portalmedico.org.br

Circular CFM nº 126/2014