aplicação da redenção

9

Upload: ladislau-rodrigues-de-jesus

Post on 04-Jun-2015

499 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aplicação da redenção
Page 2: Aplicação da redenção

Capítulo 1: Graça Comum Quais são as bênçãos imerecidas que Deus dá a todas as pessoas, crentes e descrentes? Capítulo 2: Eleição e reprovação Quando e por que Deus escolheu? Não são alguns escolhidos? Capítulo 3: O chamado do evangelho e da chamada eficaz Qual é a mensagem do evangelho? Como se tornar eficaz? Capítulo 4: Regeneração O que significa nascer de novo?

APLICAÇÃO DA REDENÇÃO

Page 3: Aplicação da redenção

Capítulo 5: Conversão (Fé e arrependimento) Qual é o verdadeiro arrependimento? O que é fé salvadora? As pessoas podem aceitar Jesus como Salvador e não como Senhor? Capítulo 6: Justificação (A posição jurídica correta diante de Deus)

Como e quando temos um estatuto jurídico adequado diante de Deus? Capítulo 7: Adoção (membro da família de Deus) Quais são os benefícios de ser um membro da família de Deus? Capítulo 8: A santificação (crescimento na semelhança de Cristo)

Como você crescer em maturidade cristã? Quais são as bênçãos do crescimento cristão?

Page 4: Aplicação da redenção

Capítulo 9: O Batismo e a plenitude do Espírito Devemos buscar o "batismo no Espírito Santo" depois da conversão? O que significa ser selado com o Espírito Santo? Capítulo 10: A perseverança dos santos (I continuam a ser um crente) Pode verdadeiros cristãos perder a salvação? Como podemos saber se realmente nasceu de novo? Capítulo 11: A morte e o estado intermediário Qual é o propósito da morte na vida cristã? O que acontece com nossos corpos e almas quando morremos? Capítulo 12: Glorificação (Receber um corpo de ressurreição) Quando é que vamos receber corpos ressuscitados? Qual será? Capítulo 13: A união com Cristo O que significa estar "em Cristo" ou "unido a Cristo"?

Page 5: Aplicação da redenção

1: A graça especial de Deus é aquela graça de Deus cuja intenção é salvar ao homem.A graça comum de Deus é aquela graça dirigida ao homem como pecador.2: Eleição pode ser definida como o decreto eterno e soberano de Deus de conduzir a igreja como o corpo de Cristo, com todos os seus membros individuais, cada um em sua própria posição, à salvação e glória.Reprovação é o decreto eterno e soberano de Deus de determinar alguns homens para serem vasos de ira preparados para a destruição no caminho do pecado, como manifestação de sua justiça e para servir ao propósito da concretização da sua igreja eleita.3:Ela garante a glorificação futura. Romanos 8:30 diz: "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou". O trabalho do pai e do filho, eleição e redenção, não completa a obra de salvação. A obra de Cristo tem sido aplicada aos eleitos. A obra de aplicar salvação é uma obra do Espírito Santo. Isso é chamado ”Chamada eficaz ou graça eficaz”.4: Em relação à natureza da regeneração, assim se pronunciou Wayne Grudem em sua Teologia Sistemática: “O que ocorre na regeneração de forma exata é um mistério para nós” (Vida Nova, 1999, p. 585). “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não se sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Page 6: Aplicação da redenção

5: uma mudança sincera e real, tremenda, operada por Deus (não por desejo, iniciativa ou pressão humana) CONVERSÃO (= arrependimento + fé)6: Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo, baseado na justiça de Cristo sendo debitada às contas daqueles que O recebem.7: Para se tornarem filhos de Deus, eles precisam ter uma relação muito mais estreita com o Senhor. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; João 1:12. Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção" (Rom. 8:14-15).8: Em relação ao Cristão, santificação ou santidade significa estar separado do pecado e para Deus. Existem três aspectos distintamente diferentes desta santificação: passado, presente e futuro. Todo Cristão está autorizado a falar, "fui santificado; estou sendo santificado; ainda serei santificado.“ SANTIFICAÇÃO PASSADA SANTIFICAÇÃO PRESENTE (ATUAL) SANTIFICAÇÃO FUTURA9: John Stott começa este livro mostrando a importância do Espírito Santo na vida de um cristão autêntico trazendo a ele maturidade, unidade e verdade. E hoje não se vê mais cristão como os dos tempos da igreja primitiva. Fala que a igreja de nossos dias precisa de um avivamento verdadeiro. Galatas 5.22

Page 7: Aplicação da redenção

10: A perseverança dos santos é a doutrina que afirma que os eleitos continuarão no caminho da salvação (por serem eles o objeto do eterno decreto da eleição e por serem eles o objeto da expiação realizada por Cristo), visto que o mesmo poder de Deus que os salvou os preservará e os santificará até o final.11: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 1 Tessalonicenses 4:13-1412: E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:30)o futuro recebimento de absoluta e definitiva perfeição (física + mental + espiritual) por todos os crentes Rom 8:22-23; 1Co 15:41-44,51-55; 2Co 5:1-4; ler depois: 4:14-18; Judas 1:24-25; Os usos de "glória" ("kabod" e "doxa"), e a Bíblia como um todo, indicam que o corpo glorificado do crente será perfeito, sobrenatural e supremamente enriquecido e capacitado a servir a Deus em uma posição designada para radiar o brilho da graça, das riquezas, do poder, da bondade e do amor, enfim de todos os atributos de Deus, para que, pelos séculos dos séculos, Ele (totalmente e exclusivamente) seja admirado, magnificado, adorado e louvado por todos os anjos, homens, e criação.

Page 8: Aplicação da redenção

13: A união com Cristo tem sua base na obra redentora de Cristo. Como observamos, não depende da vontade do homem e nem de seus méritos. A união com Cristo foi estabelecida antes da fundação do mundo, desde os tempos eternos. Deus o Filho morreu na esfera do tempo para cumprir o propósito eterno, e Deus o Espírito Santo Aplica na vida dos eleitos individualmente conforme o tempo da regeneração de cada uma, os benefícios da obra redentora de Cristo produzindo assim a união mística ou espiritual.A união objetiva é a nossa união com Cristo na Eternidade (Ef 1.3-4)

Page 9: Aplicação da redenção

01. conversão (= arrependimento + fé)02. substituição (a morte vicária de Cristo)03. reconciliação04. propiciação (e expiação) (a morte expiatória e propiciatória de Cristo)

05. remissão (perdão)06. redenção (resgate, libertação)07. regeneração (novo nascimento, nova criatura)08. imputação (da justiça de Cristo) 09. união10. adoção (como filho de Deus)11. oração12. justificação13. santificação14. glorificação15. preservação