ano iii - nº 38 - d de ascom astoral da natal dezembro.pdf · o novenário 2015, da comunidade...

8
ANO III - Nº 38 - DEZEMBRO DE 2015 - P ASCOM - P ASTORAL DA COMUNICAÇÃO acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br NATAL FESTA DA MISERICÓRDIA

Upload: ngongoc

Post on 17-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1Ressoar -Dezembro de 2015

Ano III - nº 38 - Dezembro De 2015 - PAscom - PAstorAl DA comunIcAção

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

NATAL

FESTA DA MISERICÓRDIA

2 - Ressoar Dezembro de 2015

EDITORIALQ u e r i d o s

paroquianos e paroquianas! Chegamos ao final de mais uma caminha-da pastoral, movida por muito amor, carinho e dedi-

cação. É tempo de render ação de graças! Nossa paróquia vive, intensa-mente, a dinâmica da evangelização empenhada em 35 movimentos, pas-torais, serviços e grupos. Bem como nas 12 comunidades que forma a imensa Paróquia Santo Antônio – Capuchinhos.

Mais uma vez somos convidados a nos aproximar do Menino do Pre-sépio. Mais uma vez, vamos celebrar O Natal: Festa da proximidade de Deus. Sim! Em Jesus, Deus se torna próximo de nós. Mais que isso, se faz um de nós. É Ele o “Deus conosco”, o “Emanuel”. Santo Agostinho enfatiza: “O verbo se fez carne. Deus se fez criança, e uma criança que não con-segue, nem sequer falar! A palavra Eterna assume nossa fragilidade, as-sume nossa pobreza”... É estranho pensar que o Senhor da vida, o cria-dor, tenha-se feito criatura... Aquele que tudo pode, torna-se, extrema-mente, dependente, a ponto de como tantos em nosso mundo, não ser acolhido pelos seus semelhantes.

O Natal não tem nada de magia, não! Tem o cheiro da nossa humani-dade, tem frio da noite, tem o brilho das estrelas, o calor dos animais, tem a simplicidade dos pastores e tam-bém o amor-serviço de Maria e José. Ah! E para os corações sensíveis, tem o cantar dos anjos desejando paz na Terra, aos homens de boa vontade!

Desejo, em nome dos Frades Capuchinhos, a todas os coordena-dores dos diversos grupos e pasto-rais, lideranças, dizimistas, romeiros e romeiras de Santo Antônio, enfim, a todo o povo de Deus, votos de Feliz e Santo Natal e um ano novo aben-çoado!

Tenha uma excelente leitura! Frei Mário Sérgio, ofmcap

NATAL DO SENHORHá mais de dois mil anos, Deus Pai enviou seu único Filho

para comunicar o seu Amor pela humanidade. É Natal! Festa do nascimento de Jesus nosso Salvador. Festa da Família Cris-tã. Festa da alegria. Nós recebemos o maior e melhor presen-te: o Filho de Deus. Ele merece toda a honra e toda a glória. A alegre expectativa é marca característica do Advento e do Natal do Senhor. “Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor nosso Deus virá e terá compaixão dos pequeninos”. (Missal Romano).

O Papa Francisco recorda que “no mundo há muitas vezes um déficit de alegria. Não somos chamados a realizar gestos épicos, nem a proclamar palavras altissonantes, mas a teste-munhar a alegria que provém da certeza de nos sentirmos amados, da confiança de sermos salvos”. Jesus vem ao mundo e se revela como realizador do plano do Pai; mas o mundo não O reconhece e não quer vê-lo. O mundo esqueceu e desvalo-rizou os símbolos natalinos que nos alegram, buscam tantas outras coisas materiais: o dinheiro, o poder, o ouro, o primeiro lugar. As pessoas querem ser servidas. Jesus, porém, veio fazer a vontade do Pai do céu, dando a sua vida e passando por este mundo fazendo o bem. Jesus veio para os seus e os seus não O acolheram (cf.Jo 1,12).

Jesus é a Luz do mundo, mas os homens preferem as trevas. Qual Jesus queremos seguir? O Jesus da cruz ou um Jesus que não perturba? Depois de Jesus tudo passa. Só Ele permanece. Ele veio trazer o amor e a paz. No Natal precisamos receber Jesus com alegria e revelá-lo ao mundo. FELIZ NATAL!

A RIQUEZA DOS SÍMBOLOS NATALINOSO clima de festa e reflexão que cerca o nascimento de Jesus é reforçado pela rica simbologia natalina criada ao longo do tempo e

que adquiriu um caráter universal. Vamos conhecer a origem e o significado de símbolos que a cada Natal estão presentes nos lares das famílias pelo mundo inteiro.

O 25 DE DEZEMBRO: O nascimento de Jesus é um fato historicamente concreto. É impossível precisar, porém, o dia em que isso ocorreu. Essa celebração pagã, realizada em 25 de dezembro e conhecida como natalis solis invicti (nascimento do Sol Invencível), foi apropriada pelo cristianismo, no século 4º, para marcar o nascimento de Jesus. O papa Júlio I, que esteve à frente da Igreja, entre os anos 337 e 352, determinou a fixação no calendário cristão.

O PRESÉPIO: a arte da montagem do presépio nasceu em 1224, na pequena cidade italiana de Greccio, onde São Francisco de Assis teve a feliz iniciativa de encenar com os moradores locais o nascimento de Jesus, tal como estava descrito nos Evangelhos. “Essa riqueza cultural do presépio mostra a religiosidade viva, que penetra no cotidiano” (Frei Pedro, SP).

“Fazer presépios é unir mundos”. O mundo animal, os homens e o mundo O redondo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus. Os reis Magos em uma interpretação mais recente são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.

Qual a representatividade dos presépios para a Igreja no mundo? Significa a encarnação de Cristo. “O presépio tem como per-sonagem central o Menino Jesus. Ali, na manjedoura, está representado o evento que mudou a história da humanidade. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” (Jo 1,14)”.

“Todos que contemplam um presépio na Fé, ou mesmo somente por apreciação estética, se deparam com esta Boa Nova: Deus se fez um de nós!”

Quando preparamos um presépio, principalmente em ambiente familiar, podemos valorizar o seu significado ritualizando a sua montagem, incluindo um momento de oração, de histórias, de canto e de memórias. Sobretudo, para as crianças, é um dom para a educação da Fé

A ÁRVORE DE NATAL: desde tempos remotos, a árvore foi considerada uma expressão de fertilidade da mãe natureza. Daí, muitos povos indo-europeus, 2 mil anos antes do nascimento de Jesus, já lhe renderam culto. A árvore como símbolo natalino, porém, tem origem no costume pagão, para anunciar a proximidade da primavera. Na simbologia natalina, o pinheiro verdejante indica a manutenção da vida, mesmo nas condições mais adversas, enquanto as bolas representam frutos oferecidos por Jesus à humanidade.

A MISSA DO GALO: realizada na passagem de 24 para 25 de dezembro, a Missa do Galo é tradição presente na Igreja pelo menos desde o século VI. Na verdade, o próprio canto do galo é também um sinal de que as trevas da noite estão dando lugar a um novo dia, tal qual a vinda de Jesus representa uma luz na história da humanidade.

GUIRLANDA: esta é outra contribuição germânica incorporada aos lares cristãos de todo mundo. Nela são colocadas quatro velas, que são acesas durante as quatro semanas do Advento, antes do Natal. A sua forma circular, sem começo nem fim, está ligada à perfeição. Ela cria harmonia, une, junta. Também é colocada na porta para lembrar que naquela casa impera o espírito de Natal.

NOITE FELIZ: De todas as canções natalinas já compostas, nenhuma alcançou a popularidade de Noite Feliz. Essa composição foi escrita, em 1818, pelo padre austríaco Joseph Mohr e musicada pelo organista Franz Gruber, já foi traduzida para mais de 80 idiomas.

PRESENTES E CARTÕES DE NATAL: Conforme conta a tradição, os três Reis Magos, guiados pela estrela de Belém, acorreram ao local do nascimento de Jesus levando como presente ao recém-nascido, ouro, incenso e mirra. Para os cristãos simboliza a alegria pela vinda de Jesus ao mundo. Trocar cartões de Natal pelo correio ou internet é uma forma de afeição difundida nessa época do ano.

PAPAI NOEL: segundo a tradição, essa figura bonachona, teria sido inspirada em São Nicolau, santo patrono das crianças e dos marinheiros, que nasceu em 271, na Ásia Menor, e foi ordenado bispo de Myra (atual Turquia). São Nicolau costumava se disfarçar para, durante a noite deixar presentes, comida, dinheiro e roupas nas janelas das casas mais humildes. Infelizmente, a partir do século passado, passou a ter um caráter bastante comercial.

Ana Moreira

3Ressoar -Dezembro de 2015

Segundo o papa Francisco, nenhuma família deve se sentir sozinha ou excluída do amor nem do abraço da Igreja: o verdadeiro escândalo é o medo de amar e de manifestar concretamente esse amor.

Partindo desta catequese, é possível compreender e enxergar alguns sinais dos bons frutos que colheremos com o Sínodo da família. Com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo” este Sínodo, palavra gre-ga que significa caminhar juntos, busca entrar na realidade das famílias de hoje, suas dificuldades, suas angustias, suas dores etc. Esta realidade nos convida a uma reflexão mais madura quanto ao papel da Igreja como instituição guardiã da fé e dos sacramentos, assim como de tantos outros valores necessários à formação do cidadão em sua integralidade e da Igreja viva e em movimento, formada por um laicato livre e consciente.

A Igreja, em sua essência, tem como papel fundamental a defesa da vida e da dignidade humana e esse papel passa prioritariamente pelo cuidado com o eixo transversal da sociedade que é a família.

O papa pediu aos nossos representantes, padres e madres sinadais, três coisas:

O Novenário 2015, da Comunidade Imaculada Conceição da Mãe de Deus, foi um momento inesquecível e único na vida de cada membro da comunidade e daqueles que prestigiaram esse grande momento de fé e evangelização.

Como não registrar o nosso agradecimento da participação expressiva das comunidades irmãs e da co-munidade local e a liturgia muito bem trabalhada? Noites recheadas de muita graça e beleza sob a luz do que propunha o tema deste ano: “Maria, Mãe da Misericórdia e da Evangelização”; em sintonia com a abertura do Ano da misericórdia, escolhido pelo nosso Papa Francisco, celebrado no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição! Que alegria e que honra para a comunidade poder celebrar duas grandes solenidades.

Todos os celebrantes apresentaram pregações belíssimas a cerca do momento comemorativo e de evan-gelização.. Não poderíamos deixar de mencionar e agradecer a presença de todos, em especial a presença de nosso bispo arquidiocesano, D. Zanoni Demettino, do nosso bispo emérito D. Itamar Vian, do nosso pároco Frei Mário Sérgio, que abrilhantaram ainda mais este novenário; e do nosso amigo e vigário Frei Adezí Amarante que esteve ao nosso lado do momento de preparação à conclusão da Festa. Enfim, os nossos agra-decimentos ao Senhor por todas as graças derramadas em nossas vidas, à Virgem Maria pela sua poderosa intercessão e a todos pelo empenho, dedicação, participação e zelo na realização deste novenário.

Charlene (Coordenadora do Conselho Comunitário) eRosevan (membro do Conselho Comunitário)

• Coragem apostólica para abordar tais desafios;

• Humildade evangéli-ca para ouvir os demais;

• Oração confiante para escutar a voz de Deus.

Neste sínodo, a Igreja afirma a sua misericórdia diante das situações complexas como: o homossexualidade, os casais em segunda união etc e reconhece que a “misericórdia é o centro da revelação de Jesus Cristo.

No relatório final, reafirma-se que a família é a primeira e fundamental escola da humanidade e a Igreja, “perita em humanidade e fiel a sua missão”, anuncia com convicção profunda o Evangelho da Família.

Paulo Amâncio Pereira08.12 – Dia Nacional da Família

SÍNODO DA FAMÍLIA

Comunidade Imaculada Conceição da Mãe de Deus - 08.12.2015

Assembléia Paroquial de Pastoral 2015Aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, a nossa Assembleia Paroquial de

Pastoral, com o tema “A Igreja da Misericórdia”.Participaram da Assembleia, líderes e representantes das pastorais e comuni-

dades da Paróquia Santo Antonio.Também se fizeram presentes, além do nosso Pároco, Frei Mário Sérgio, os

frades franciscanos Adezi Amarante, Elenilson Pereira e Monteiro, vigários que além de atuarem na sede da Paróquia atendem as nossas diversas comunidades.

No primeiro dia, após a acolhida e abertura oficial, o nosso pároco Frei Mário Sérgio conduziu o momento de formação, oportunidade em que trouxe para os presentes os pontos mais marcantes da Bula Papal MISERICORDIAE VULTUS – o Rosto da Misericórdia, por meio da qual o Papa Francisco proclama o Jubileu Ex-traordinário da Misericórdia. O Ano Santo, aberto em 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, estender-se-á até o dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade Litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo.

Na sequência foi realizada a avaliação da caminhada paroquial deste ano, quando os integrantes dos diversos grupos que foram formados, analisaram e se manifestaram sobre tudo que foi realizado na Paróquia em 2015, considerando as seguintes perguntas: o que foi bom? O que poderia ter sido melhor?

No segundo dia, o resultado da avaliação realizada pelos grupos foi trazido à

plenária, oportunidade em que foram feitas as ponderações das con-clusões apresentadas e, em seguida, foram apresentadas as pro-posições para o ano de 2016 e o calendário pa-roquial.

Ao final, por deci-são da Assembleia, fo-ram definidas as priori-dades para a Paróquia Santo Antônio, biênio 2016 - 2017:

- eventos permanentes de formação para todas as comunidades e pastorais; - fortalecimento das ações missionárias conduzidas pela COMIPA; e- a implementação de ações mais amplas e dinâmicas para consolidar a atua-

ção da juventude de toda a Paróquia nas diversas atividades paroquiais.Roberto Gonçalves

4 - Ressoar Dezembro de 2015

Buffet a Kilo no almoçoRua São Domingos, 86 Santa Mônica - Antigo "LA CAPANNA"

Tel.: (75) 3616-1441 / 3616 - 0306HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEGUNDA A SÁBADO: 11h30 às 14h30

DOMINGO: 12h00 às 15h00

MATRÍCULAS ABERTAS

O Jubileu da Misericórdia

Como é bom ter a minha família!

Irene

Ao término do Ano da Paz, o Papa Francisco oferece este maravilhoso presente à humanidade: o Jubileu da Misericórdia. Um ano para se experimentar a graça divina que se derrama em profusão sobre a Igreja e sobre as pessoas de boa vonta-de. Ele faz o convite a todos os homens e mulheres para fixarem o olhar em Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai. Através de Cristo cada um desfrutará as graças do Pai e aprenderá de novo o que significa a misericórdia.

Neste mundo sem compaixão, a vivência deste ano jubilar proporcionará um novo aprendizado do sentido da misericórdia e isso trará nova luz sobre a humani-dade, fazendo-a mais compassiva e amorosa. A redescoberta de que Deus é miseri-córdia, tornará cada pessoa mais sensível para com seu semelhante.

O encontro com a misericórdia libertará o ser humano, fazendo-o mais feliz e pacífico. Isso fará a diferença: homens e mulheres livres, sentindo-se amados pelo Pai e capazes de testemunhar a sua misericórdia. O Papa está certo de que o Evangelho da Misericórdia pode transformar o mundo. Basta que todos o aco-lham e o pratiquem, priorizando as relações a partir do coração. Isso significa misericórdia. Nela a paz reinará!

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.Bispo Diocesano de Campina Grande, PB.

Tem função que eterniza pessoas, existem pessoas que marcam funções.Falar da Secretaria da Paróquia de Santo Antônio dos Capuchinhos de Feira de Santana é invocar a

figura de Maria Irene de Souza ou , simplesmente Irene. Com tantas sucessoras no cargo, todas de nível, Irene, pelo tempo de serviço e integração, de pioneira passou a ícone, indicando que competência adqui-re-se, amor acontece.

Foi com esse ânimo de querer bem à Igreja, à Paróquia e aos Frades Capuchinhos que ela ultrapassou seus anos de empenho pastoral e atividade laboral.

A transição da Igreja pós-Vaticano II exigiu dos Párocos, agentes de Pastoral e Administrativos capaci-dade de encarar o novo papel atribuído-lhes ao ajuste de conduta aos tempos modernos. Aquele período, encontrou em Irene, alguém ligada por for-mação ao estilo do passado, contudo aberta às propostas do futuro. A nova logística administrativo-pastoral de um lado representou um avan-ço promissor e de outro uma ameaça ao então ambiente eclesiástico, marcado pela preponderância de visões, consolidadas dentro de uma cultura religiosa tradicional.

No dia 25 de novembro de 2015, Irene partiu desta vida deixando lições espontâneas e simples de dedicação a Deus e à Igreja. O aparente prosaísmo dos fatos simples e corri-queiros é bem mais fundamental à História do que os ges-tos espetaculares, acompanhados de efeitos midiáticos. Os fogos de artifícios embelezam e emocionam, mas não consolidam o evento.

Irene despediu-se, silenciosamente, seguindo o percurso natural que a vida impõe. A morte é um trau-ma que se dilui na esperança.

Frei José João Monteiro Sobrinho

A família não se resume apenas na união de um homem e uma mulher para gerar filhos. É muito mais! Analisando-a sob a perspectiva cristã, ela é um dom dado por Deus, que começa pela união de sexos opostos, quando os dois se tornam uma só carne. A família é a base da formação da sociedade. A partir dessa união, surgem os filhos que vêm completar essa família.

Administrada por pai e mãe, conduzida com autonomia, retidão e nobreza, segundos os ensinamentos bíblicos: “Conduz teu filho no caminho do Se-nhor quando criança, pois quando ele crescer não se desviara dele”. Contudo, atualmente, as famílias têm vivido dificuldades devido a fatores externos, um deles são os avanços tecnológicos que, muitas vezes, são usados indevidamente, proporcionado um distanciamento entre seus membros.

Porém, as famílias que têm suas bases alicerçadas no Evangelho, encontram soluções para lidarem com os conflitos da sociedade contemporânea.Pastoral Familiar,Zé Maria e Dulce.

5Ressoar -Dezembro de 2015

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - 1º de janeiroA celebração da Solenidade de Santa Maria, sob o título da Mãe de Deus é a primeira festa mariana que

apareceu na Igreja Ocidental. A Natividade de Santa Maria começou a ser festejada em Roma no século IV. Sua liturgia estava ligada à do Natal. O dia primeiro de janeiro foi chamado de oitava do Senhor, lembrando o rito quer se cumpriu oito dias após o nascimento de Jesus.

A Solenidade nos recorda o dia em que o Menino recebeu o nome de Jesus, que quer dizer: ”Deus salva”. Ao afirmar que o Menino, nascido de Maria, é Deus, a Igreja proclama que Maria é Mãe de Deus. “Ela é a mulher forte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio (cf.Mt 2,13-23).

No Dia Mundial da Paz iniciamos um novo ano. No mundo inteiro a paz é desejada e suplicada como sinal de bênção e da proteção permanente de Deus. É, em nome de Jesus, a plenitude que invocamos a Maria Mãe de Deus, no Ano da Misericórdia, a bênção para o novo ano que começa.

Ana Moreira

Na terça-feira, 08.12, o Papa Francisco abriu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja. Também nes-ta data, celebrou-se o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II.

Amor que perdoaO Papa disse que a festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do

amor divino. “Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva”.

Descobrir a misericórdia de DeusO Papa Francisco destacou que este Ano Santo Extraordinário é dom de

graça e entrar pela Porta Santa significa “descobrir a profundidade da mise-ricórdia do Pai” que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um.

O Papa explicou que, neste ano, os fiéis são convidados a crescer na convicção da misericórdia, e disse que, quando se afirma, em primeiro lugar, que os pecados são punidos pelo julgamento de Deus, fazemos uma grande injustiça a Ele e a Sua graça, pois eles são perdoados, primeiramente, por sua misericórdia.

Nesse sentido, o Santo Padre expressou seu desejo de que atravessar a Porta Santa permita a todos sentirem-se participantes deste mistério de amor. “Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma.”

Dom Zanoni Demettino Castro é o novo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana desde a data em que o Santo Padre Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo, pastoral desta mesma Igreja Particular, do nosso querido Dom Itamar Vian, ofmcap. Como Dom Zanoni era Arcebispo coadjuntor, sua nomeação, sem posse, se deu instantaneamente. Para marcar o momento, realizou-se uma missa de ação de graças pelo início do ministério pastoral do novo arcebispo. A Catedral Metropolitana estava concorrida, naquela noite de 02 de dezembro. Um bom número de bispos e inúmeros sacerdotes deram um abraço fraterno e fizeram um acolhimento ao novo pastor.

Quando da sua fala, Dom Zanoni disse que não trouxe projetos prontos, mas deseja construí-los com gosto de mutirão. Quer a maior participação possível dos agentes pastorais nesse processo de continuidade da missão evan-gelizadora desta Igreja.

No ensejo, a Paróquia Santo Antônio e os Frades Capuchinhos acolhem nosso novo pastor com toda alegria e total reverência, ao mesmo tempo em que renovamos nossa obediência e nosso apoio no que for preciso!

Frei Mário Sérgio, ofmcap - pároco

50 anos do Concílio Vaticano IIO Pontífice recordou ainda que, há 50 anos, os padres do Concílio Vati-

cano II escancararam outra porta ao mundo. E destacou que, a riqueza deste evento, não está apenas nos documentos elaborados, mas primariamente, no verdadeiro encontro que ocorreu entre a Igreja e os homens deste tempo.

“Um encontro marcado pela força do Espírito que impelia a sua Igreja a sair dos baixios que por muitos anos a mantiveram fechada em si mesma, para retomar com entusiasmo o caminho missionário. Era a retomada de um per-curso para ir ao encontro de cada homem no lugar onde vive”, ressaltou.

Por fim, Francisco enfatizou que também o jubileu exorta a cada um a esta abertura, ao impulso missionário, a não esquecer o espírito que surgiu no Vaticano II: o do samaritano.Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-francisco-abre-porta-santa-e-da-inicio--ao-ano-da-misericordia/

Tem início o Jubileu Extraordinário da Misericórdia

APRESENTAÇÃO DE DOM ZANONI

6 - Ressoar Dezembro de 2015

Agenda!!

Aconteceu na Paróquia

28.11.15 - Retiro dos Ministros Extraordinários da Comunhão

01.12.2015 – Na missa das 17:00 h, houve a en-trega dos certificados aos idosos que participam do Projeto INDICA – Inclusão Digital Capuchinhos, que sob a coordenação do Professor Ancelmo Freitas, capacitou em informática básica 30 ido-sos, e em informática avançada, 15 idosos.

06.12.2015 - Paróquia em FestaRealização do II Encontro das Famílias. Aconteceu no adro da nossa Igreja, o Encontro das famílias cristãs,

com pessoas de diversas gerações, que foram responsáveis por momentos de diversão, integração, premiação e colaboração com os festejos do nosso Padroeiro Santo Antônio.

12.12.15 – PRIMEIRA COMUNHÃO NA PARÓQUIACom missa presidida pelo Frei Mario Sergio, 44 crianças e adolescentes, pela 1ª vez participaram do

Banquete Eucarístico! Receberam pela 1ª vez o Sacramento da Eucaristia – Jesus, Fonte de Misericórdia! Parabéns às crianças e à equipe da catequese, que com grande dedicação e amor cuidaram da formação destas crianças. Que elas perseverem na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

HORÁRIOS DAS MISSAS DOFINAL DE ANO:

24/12 - 20:00h25/12 - 8:30h

31/12 - 20:00h01/01 - 8:30h

7Ressoar -Dezembro de 2015

Após muitos encontros preparatórios para o sacramento do Crisma, jovens da Paróquia Santo Antônio se reuniram em retiro espiritual. Este retiro aconte-ceu entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro Comunitário Ederval Fernan-des Falcão da Fundação Senhor dos Passos, localizado no bairro das Baraúnas, aqui em Feira de Santana.

Foi um momento único, quando todos os presentes vivenciaram a palavra de Deus, intermediada pela missionária Maria Antonieta, que, através de uma linguagem simples e fraterna tocou de uma maneira muito especial o coração de cada jovem. Foram dias de oração e meditação sobre os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. Experimentaram, de uma maneira bem particular, a vivência da Cruz, com uma metodologia que mesclava a exposição dos temas bíblicos e a sua experiência prática. Para todos, foi e continua sendo uma das experiências mais tocantes. Todos foram verdadeiramente tocados pelo Espírito Santo. Acredita-

mos que essa sensação permeia o coração de muitos jovens que ali estiveram reunidos e conectados com a força do Criador. E que, em um coro uníssono, disseram “ sim”! Sim, queremos servir a Deus através da Pastoral Jovem da Paró-quia Santo Antônio. Esse compromisso foi selado no domingo pela manhã sob o Santíssimo, momento de muita emoção que, em dupla, cada jovem segurava em uma das mãos a coroa de espinhos e a cruz, recebendo uma pedra que simbo-lizava o seu compromisso com a missão e dizia: “Eis-me aqui Senhor e te dou o meu sim”. Firmamos, todos nós ali presentes, o compromisso de nos reunirmos um sábado por mês com o objetivo de revitalizar a Pastoral da Juventude dos Capuchinhos, compromisso também firmado pela Pastoral do Crisma, através de Lorena e Leo. Os crismandos foram recebidos com muito afeto pela comunidade Capuchinha na missa das 17h, do dia 08.11, presidida por Frei Elenilson.

Maiza Miranda

Que bom Senhor vir ao Seu encontro!!

Celebração 2015Agradecemos a Deus por tudo, por que d’Ele provém todo bem.

(São Francisco de Assis).“Mesmo com tantas coisas da escola pra fazer, nunca desisti de ir aos

encontros da crisma. Quando chegava em casa estava sempre renovada e com mais disposição. A certeza de que o Espírito Santo estava sempre co-migo veio a partir dali.” (Gabriela Mota)

“A caminhada foi feita de momentos de entrega, aprendizado; ja o Cris-ma foi a confirmação e a certeza de tudo que aprendemos e saboreamos em cada encontro.” ( Viviane)

“No crisma descobri a força que tenho quando entrego e dedico minha vida a Deus. Gratidão é a palavra.” ( Vanessa Mota )

‘É esse sentimento de GRATIDÃO que invade meu coração hoje. Mais uma vez essa missão me foi confiada, e junto a essa confiança que me foi conferida, tive também o apoio de inúmeras pessoas que estavam ali pra me apoiar e orando firme comigo.

A missão de conseguir atrair os jovens numa tarde de sábado para for-mação catequetica concorrendo com inúmeras outras coisas, é desafiador, mas o que nos conforta e nos motiva a dar o melhor de si, é vê a carinha

emocionada deles ao se aproximarem e se entregarem a Jesus Eucarístico a cada adoração ou com uma música que fala mais do que as mais belas palavras pensadas.

São jovens que querem fomentar sua fé, suas curiosidades e que tem o desejo imensurável de estar em oração, de estar ativo dentro da igreja. Querem serviço, colocar a mão na massa e conquistar mais jovens para vi-ver essa experiência.”

(Lorena – Catequista)

No dia 05.12.2015, nossa Paróquia estava em festa! 92 jovens e adultos receberam o sacramento da Crisma!! Saiba como foi a caminhada destes irmãos e irmãs e como esse momento é tão importante para nossa Paróquia, nossa Igreja.

Querido patrocinador:Há mais de dois mil anos, uma criança veio ao mundo para nos provar, através do seu exemplo, que somos todos irmãos

e que formamos uma grande família cuja missão é viver plenamente o que prega o Evangelho: o amor ao próximo, a cari-dade, a partilha...

A você, patrocinador, que contribuiu de forma significativa e concreta para as obras de evangelização da nossa Paróquia, nossos sinceros agradecimentos com votos de um Santo Natal e um Ano Novo cheio de paz, saúde e realizações.

Paz e bem!PASCOM (Pastoral de Comunicação da Paróquia Santo Antônio)

Retiro

8 - Ressoar Dezembro de 2015

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

"Deus mesmo multiplicará as vossas sementes". (2 Co 9,10)

Horários de missas:Igreja Santo Antônio

Domingo: 06:30 h; 08:30 h(**); e 17:00 h Terça-feira: 06:30 h e 17:00 hQuarta-feira: 06:30 h e 19:30 hQuinta-feira: 06:30 h e 20:00 h Sexta-feira: 06:30 h.Sábado: 06:30 h

Obs: Toda quarta-feira acontece a Oração do Terço às 19:00 h; E toda quinta-feira, O Santíssimo fica exposto para adoração, durante todo o dia, a partir das 07:00 h até às 19:30 h. Em seguida, louvor e missa.

Confissões: Terças, quartas, quintase sextas : 8h30 às 11h30

Comunidade Nossa Senhora da ConceiçãoDomingo, às 17:00 h - Av. Noide de Cerqueira, SIM

Comunidade Nossa Senhora do Amparo 1º e 3º domingo, às 09:00 h - Rua Periférica, Parque Lagoa Subaé

Comunidade Nossa Senhora do Carmo (*) Estrada Lagoa do Peixe, s/nº - Lagoa do Peixe

Comunidade Rainha da Paz1º e 3º domingo, às 08:30 h - Estrada Velha de Jaíba, s/nº - Jaíba

Comunidade Santa MônicaDomingo, às 07:00 h e quinta-feira às 19:30 hR. São Francisco, de Assis, 1220, Sta. Mônica

Comunidade Santa Rita – 1º e 3º domingo, às 19:30 hRua Angra dos Reis, Pq Getúlio Vargas

Comunidade São Francisco – 1º e 3º domingo, às 18:00 h - Av. Artêmia Pires, Registro

Comunidade São Jorge – 1º e 3º domingo, às 16:00 hEstrada do Calundu, Lagoa Salgada

Comunidade São Pedro – 2º e 4º domingo, às 07:00 h; e 1ª, 3ª e 4ª sexta-feira, às 19:30 h - Parque Getúlio Vargas

Comunidade São Roque (*) - Fazenda São Roque

Comunidade São Tarcísio – Terça-feira (a combinar data), às 19:30 h Rua Pedro Suzart, 986 - Brasília

- (*) Contatar a Secretaria. - (**) Transmissão ao vivo da missa das 08:30 h, através da WEB TV Capuchinhos. Para acessar: - Site: www.paroquiadosantoantonio.com.br- Youtube: www.youtube.com/user/webtvcapuchinhos- Facebook: www.facebook.com

Paróquia Santo Antônio

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mario Sergio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Carlos Machado, Marcio Souza e Adriana Souza, Angélica Pedreira, José Rogério Cordeiro, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Otom Oliveira e Aline Oliveira, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Cristina G. Cardoso, Áurea Chatobriand e Gutemberg Suzart.WEBTV CAPUCHINHOS:Ari de Almeida , Daniel Nogueira, Eulley Mota, João Ferreira, Leandro Freitas, Lorenna Cerqueira, Orisa Gomes, Paloma Sena e Sandoval Lima

MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS: Isa Lee

PARA ACESSAR:E-MAIL: [email protected]

Secretaria da Paróquia S. AntônioTel.: (75) 3625-1910TIRAGEM: 3000 exemplaresDIAGRAMAÇÃO: [email protected]ÃO: EMGRAF - Empresarial Gráfica Feirense (75) 3623-0011Este Jornal é uma publicação mensal da Paróquia Santo Antônio, com o objetivo de evangelizar e divulgar as ações paroquiais.