ano ii - nº 21 - junho de ascom astoral da omunicação … junho.pdf · a abertura da nossa...

12
ANO II - Nº 21 - JUNHO DE 2014 - P ASCOM - P ASTORAL DA COMUNICAÇÃO acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br Redes de Comunidades Trezenário 2014 Edição Especial

Upload: doandien

Post on 22-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

1Ressoar -Junho de 2014

Ano II - nº 21 - Junho de 2014 - PAscom - PAstorAl dA comunIcAção

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Redes de Comunidades

Trezenário 2014Edição Especial

Page 2: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

2 - Ressoar Junho de 2014

EDITORIALEDIÇÃO ESPECIAL

“Trezena de junho é tempo sagrado na minha Bahia” (Maria Bethânia, canção San-to Antônio). É a mais pura verdade: junho é mês sagrado na Bahia e tempo muito esperado em nossa paróquia. Foi

uma festa para ficar na história, no cora-ção e na mente dos nossos paroquianos por longo tempo, porque foi a festa do jubileu de ouro da Paróquia Santo Antô-nio.

Casa sempre cheia! A igreja, que comporta quase mil pessoas sentadas nos bancos, as noites da trezena, mes-mo com chuva, com jogo da copa, com o frio próprio desse período, manteve-se lotada nos 14 dias de festa. É lindo de ver a fé desse povo e a bela devoção ao glorioso Santo Antônio. Cada noite era uma surpresa, uma novidade, uma emo-ção diferente, uma prece nova, um pedi-do inédito. E o cordão de Santo Antônio passava e abençoava seus devotos.

Uma palavra de gratidão aos paro-quianos que, como benfeitores, fazem essa festa acontecer com brilhantismo! As equipes de serviços, pelo esforço, pelo carinho, pelas horas investidas, pelo suor derramado. Às comunidade rurais e urbanas pelo testemunho de co-munhão. Às pastorais, movimentos, gru-pos e serviços pelo compromisso com a nossa festa. A todos, um pedido especial de bênçãos dos céus!

Por fim, um agradecimento carinhoso e afetuoso à comissão de festa 2014, no casal coordenador Alex e Andrea. Uma equipe esforçada, dedicada, dialogante e cheia de desejo de acertar e de fazer uma grande festa. A todos, obrigado pelo “SIM” e pelas renúncias. Fizemos uma linda festa! Aos leitores, boa retros-pectiva do que foi nossa trezena 2014. Paz e bem!

Frei Mário Sérgio, ofmcap

A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção particular de que seja um trezenário frutuoso e cheio de bênçãos para a comunidade paroquial e arquidiocesana. Conforme costume, convidamos um bispo para esse momento: Dom Ruy Lopes, Bispo de Jequié/BA, que falou sobre o tema: Maria, virgem feito igreja. Foi sua primeira missa, em nossa paróquia, desde quando se tornou bispo. Por fim, a coroação, que celebrou 30 anos de apresentações, finalizou nossa linda e emocionante abertura da festa 2014.

1ª noite: (Maria, Virgem feito Igreja)

Page 3: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

3Ressoar -Junho de 2014

Rede comunidades, eis o desafio da nova configuração paroquial. Assim, neste domingo da Solenidade da Ascensão do Senhor, reunimos todas as comunidades da paróquia para essa grande festa. A missa foi presidida por Frei Vandeí Santana, que falou sobre a igreja como continuadora da obra de Jesus. A partir desse domingo, começavam os louvores a Santo Antônio com a reza do ofício do santo, de antiga tradição no Brasil.

Começando o caminho de catequese, fomos convidados a olhar para a Santíssima Trindade e a dimensão comunitária da paróquia. Com uma forte pregação doutrinal, Padre Jorge Ribeiro (Paróquia do Tomba), convidava-nos a assumir nossa identidade cristã. Vários diáconos permanentes estiveram presentes nessa noite.

2ª noite: (Igreja, na força do Espírito Santo,a continuadora da obra de Jesus).

3ª noite: (A Santíssima Trindade e a dimensãocomunitária da Igreja).

Page 4: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

4 - Ressoar Junho de 2014

Buffet a Kilo no almoço | JANTAR A LA CARTE DE 5ª A SÁBADO.Rua São Domingos, 86 Santa Mônica

Antigo "LA CAPANNA"Tel.: (75) 3616-1441 / 3616 - 0306

Num mundo que caminha para um individualismo escan-daloso, uma indiferença vergo-nhosa, totalmente contrárias às propostas do Evangelho, Frei Mário Sérgio nos falou do pa-pel da paróquia como lugar da vivência da fé, da comunhão, do diálogo, do acolhimento, como resposta aos contra-valo-res apregoados pela sociedade hodierna. Nesse dia, todas as paróquias da Forania I foram convidadas para abrilhantar a trezena.

Novos ambientes paroquiais, ou paróquias ambientais, é uma proposta de renovação da paróquia. Por isso, essa noite foi dedicada às escolas, hospitais, clínicas, faculdades, que estão em nossa circunscrição territorial. Para nos lem-brar de outra instituição fundante da igreja e da sociedade, Padre Ednelson Silva (Paróquia Cristo Redentor), falou-nos da família como o lugar das primeiras experiências de fé.

5ª noite: (O papel das Paróquias na vivência da Fé)

4ª noite: (A Igreja domestica, primeira experiência cristã)

Page 5: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

5Ressoar -Junho de 2014

A nova paróquia sobrevive da oferta consciente de seus paroquianos através do dízimo. Torna-se independente e pode ajudar aos mais necessitados. A paróquia deve ser casa da palavra, do pão e da caridade. Esse foi o tema refletido pelo Padre Pedro Júnior, na noite dedi-cada aos dizimistas e benfeitores da nossa comunidade.

As mudanças socioculturais se impõem como um desafio enorme para as nossas paróquias. Quem não consegue fazer a leitura dos sinais dos tempos, tão pouco compreenderá os rumos que a igreja deve tomar. Essa foi a noite das comunica-ções e comunicadores, dos poderes constituídos de nossa sociedade (legislativo, judiciário e executivo), dos militares e escoteiros. A noite das fardas! Frei Jorge Rocha apontava desafios e indicava caminhos para os novos rumos da paróquia.

6ª noite: (Paróquia: casa da Palavra, do Pão e da Caridade)

7ª noite: (Novos contextos: desafios às Paróquias)

Page 6: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

6 - Ressoar Junho de 2014

Dia dos Romeiros - 08/06/2014Dom Itamar, o Espírito Santo nos ensina a falar a linguagem do amor. Como a Igreja

pode atualizar esta festa de Pentecostes, para os milhares de romeiros e devotos de Santo Antônio?

R: A linguagem do amor é a linguagem de unidade, é a linguagem da comunhão. A palavra amor em grego significa profundamente unido a alguém, e é isso que o Espírito Santo quer de cada um de nós, que estejamos profundamente unidos a Igreja, a Deus e a nossa comunidade.

Os Romeiros nos ensinam como realmente cada um de nós deve sentir-se unido a sua co-munidade, participando de uma romaria, para buscar forças e continuar a missão, cada um na sua localidade.

Dom Itamar, qual a importância da Romaria de Santo Antônio na cultura e na Igreja?

R: A palavra romaria vem de Roma. Na Bíblia também aparece muitas romarias e tem um sentido, portanto, profundamente bíblico. Ela nos ensina que somos peregrinos nesse mundo, que estamos caminhando, saindo de um lugar e voltaremos para o mesmo lugar, isto é, saímos de Deus, e voltaremos para Deus. E os romeiros, eles participam destas romarias buscando o lugar sagrado, que é a Igreja de Santo Antônio, e retornam para as suas famílias, para as suas comunidades abastecidos da Palavra de Deus, da Eucaristia, da unidade, da fraternidade, da ale-gria, e ficam aguardando com expectativa e esperança de renovar novamente a sua participação, nesta romaria tão tradicional, aqui em Feira de Santana na Bahia.

Muito obrigado, realmente são 19 anos que participo dessa romaria , sempre aprendo, perce-bo quanto esta romaria, faz bem para mim, porque esses romeiros são pessoas de fé, de alegria, de esperança, de coragem, e essas virtudes, elas passam para nós, que dirigimos, seja uma diocese, uma paróquia. Que Deus abençoe a todos pela intercessão de Santo Antônio.

Page 7: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

7Ressoar -Junho de 2014

Dia dos Romeiros - 08/06/2014Dom Itamar, o Espírito Santo nos ensina a falar a linguagem do amor. Como a Igreja

pode atualizar esta festa de Pentecostes, para os milhares de romeiros e devotos de Santo Antônio?

R: A linguagem do amor é a linguagem de unidade, é a linguagem da comunhão. A palavra amor em grego significa profundamente unido a alguém, e é isso que o Espírito Santo quer de cada um de nós, que estejamos profundamente unidos a Igreja, a Deus e a nossa comunidade.

Os Romeiros nos ensinam como realmente cada um de nós deve sentir-se unido a sua co-munidade, participando de uma romaria, para buscar forças e continuar a missão, cada um na sua localidade.

Dom Itamar, qual a importância da Romaria de Santo Antônio na cultura e na Igreja?

R: A palavra romaria vem de Roma. Na Bíblia também aparece muitas romarias e tem um sentido, portanto, profundamente bíblico. Ela nos ensina que somos peregrinos nesse mundo, que estamos caminhando, saindo de um lugar e voltaremos para o mesmo lugar, isto é, saímos de Deus, e voltaremos para Deus. E os romeiros, eles participam destas romarias buscando o lugar sagrado, que é a Igreja de Santo Antônio, e retornam para as suas famílias, para as suas comunidades abastecidos da Palavra de Deus, da Eucaristia, da unidade, da fraternidade, da ale-gria, e ficam aguardando com expectativa e esperança de renovar novamente a sua participação, nesta romaria tão tradicional, aqui em Feira de Santana na Bahia.

Muito obrigado, realmente são 19 anos que participo dessa romaria , sempre aprendo, perce-bo quanto esta romaria, faz bem para mim, porque esses romeiros são pessoas de fé, de alegria, de esperança, de coragem, e essas virtudes, elas passam para nós, que dirigimos, seja uma diocese, uma paróquia. Que Deus abençoe a todos pela intercessão de Santo Antônio.

Page 8: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

8 - Ressoar Junho de 2014

A juventude mostrou o seu rosto nessa noi-te. O projeto “Minha paróquia é jovem” está se consolidando a cada dia. Jovens das comu-nidades e da sede num só coração, irmanados num só propósito: ser de Deus. Frei Cristóvão Lima refletiu sobre a urgência da renovação pa-roquial, sobretudo, num caminho de abertura e de acolhimento aos jovens.

8ª noite: (A urgência da renovação paroquial).

Lista de romarias e chefes de romaria presentes na Trezena 2014CidadeNome

AlagoinhasVital Alves Dantas

AméliaRodrigues

Maria Januária Amorim Pinto

AméliaRodrigues

Eloisa Santos Silva

AngueraAlmerinda Silva Santa Cruz

BarrocasMaria de aquino Souza

Barrocas Ana Angélica Fernandes deLima

BiritingaJosé Cruz Amaral

Bonfim de FeiraNeusa Bastos da Conceição

CachoeiraMaria da Conceição de Jesus

Castro AlvesRaimundo de Jesus dos Snatos

Conceição daFeira

Roque Brito de Souza

Conceição doJacuípe

Antonio Poncio dos Santos

Conceição doJacuípe

Maria José Oliveira Menezes

Conceição doJacuípe

Benedito Santiago Ribeiro

Conceição doJacuípe

Benigno Teles

Conceição doJacuípe

Maria Luiza Alves Serra

Conceição doJacuípe

Luiz Carlos Bacelar

Coração deMaria

Isabel Lima Nscimento

Coração deMaria

Getúlio Brito dos Santos

Coração deMaria

Isidoro Bispo

Coração deMaria

Delza Alcantara dos anjos

Coração deMaria

Carlos Augusto Rodrigues deJesus

Coração deMaria

Bernaddina Leal dos Santos

Coração deMaria

Ana Onofre dos Santos

Coração deMaria

Raimunda Onofre do Santos

Cruz das AlmasEdmilson Tolentino da Silveira

Cruz das AlmasJosé de Santana Costa

Cruz das AlmasGeraldo Melo Santos

Feira deSantana

Elza Dias Ferreira

Feira deSantana

Augusto das Virgens

Feira deSantana

Luiz de Olieira Gomes

Feira deSantana

Alcina Brandão Souza

Feira deSantana

Joselita Pereira Vitório

Feira deSantana

Laura Nascimento Vitório

HumildesLuis Antonio da Silva Porto

InhambupeIvandir Montalvão Santos

Ipecaetá Maria das Dores OliveiraMoreira

IpecaetáClarisse Costa Rocha

IpecaetáErasmo de Oliveira Costa

IpiráEufrozina Pereira Leão

IpiráJoão Francisco Silva Anatan

IraráNilo Francisco Moreira

IraráLindaura Batista

IraráEustácio Alves dos Santos

IraráOtacílio de Oliveira Souza

IraráAloisio Rosa da Paixão

IraráMarcia dos Santos Serra

IraráIraci de Oliveira da Silva

IraráIracema de Oliveira da Silva

IraráMaria Nilza Barreto

IraráEdvan de Santana Moura

MatinhaValter de Jesus Almeida

Muritiba Raimundo dos SantosGonçalves

Pé de SerraAntonio Gomes da Silva

PedrãoNilton Ferreira

PedrãoJosé Luciano Pereira Cardoso

Rafael JambeiroMaria Senhora de Jesus

Riachão doJacuípe

Antonia Amalia dos Santos

Riachão doJacuípe

Maria Regina Carneiro

Riachão doJacuípe

Valmir Carneiro Oliveira

SalvadorIsabel Neri Pereira

SantanópolisAldeci Silva Araújo

Santo Amraro Claudio Henrique Oliveira dosSantos

Santo EstevãoMaria Helena Rodrigues

Santo Estevão Antonio Ferreira Conceiçãode Jesus

Santo EstevãoHilda da Costa Passos

Santo Estevão Antonio Deobaldo Conceiçaõdos Santos

Santo EstevãoCarlos Mota da Silva

Santo EstevãoMargarida Gomes Marinho

Santo EstevãoAgnaldo Conceição da Costa

Santo EstevãoAntonio Brito de Oliveira

Santo EstevãoSelma Serra Brito de Oliveira

Santo EstevãoMaria Crispina Pires Cerqueira

Santo EstevãoAlina Santana Oliveira Araujo

Santo EstevãoRaquel Teófilo dos S. Oliveira

Santo EstevãoJorge Mota da Silva

Santo Estevão Marinalva da ConceiçãoGomes Menezes

Santo EstevãoIvanise Leite Costa

Santo EstevãoAlberto Moreira Barreto

Santo EstevãoEstevita Costa de Jesus Silva

Santo EstevãoDalva Rocha Nascimento

Santo EstevãoTereza da Conceição Silva

Santo EstevãoJosina Gonçalves Pereira

Santo EstevãoTereza Soares de Jesus Pereira

Santo Estevão Maria Neuraci FonsecaNormandia

Santo EstevãoJoselita dos Santos Gomes

Santo Estevão Maria Angelica da SilvaSantana

Santo estevãoNovo

Helenita Rocha Magalhães

Santo Esttevão Maria da Conceição Barbosados Santos

Santon EstevãoRenato Santos Silva

São Gonçalodos Campos

José Nunes dos Santos

São Gonçalodos Campos

Maria de Souza Vale Santos

São JoséMaria Gonçalves de Jesus

São JoséValdirene da Silva Santos

São José Maria Madalena dos SantosBarreto

São JoséManoel alves de Jesus

Satiro DiasAntonia Luiza Costa Ferreira

Sátiro DiasJosé Ferreira de Souza

Sátiro DiasSergiana da Costa Almeida

Sátiro DiasMaria Socorro Lopes Reis

Sátiro Dias Carlos Alberto Evangelista deSantana

Sátiro DiasEsmeraldo Lopes de Oliveira

Serra PretaSofia da Cruz Santos

Serra PretaElizabete Rios da Silva

Serra PretaAntonia da Hora Santos

Serra PretaMaria Francisca Dias

SerrinhaMarizete Teixeira Barbosa

SerrinhaVilma Rodrigues de Souza

Serrinha Maria de Fátima dos SantosCardoso

Serrinha Regina Conceição Santos deJesus

SerrinhaAntonio José da Silva

SerrinhaAdolfo Alves de Souza

SerrinhaAnade Augusta de Oliveira

Serrinha Marines Francisca de SouzaLima

TeodoroSampaio

Valter Duarte Monteiro

TiquaruçuAmenaide Borges dos Santos

Page 9: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

9Ressoar -Junho de 2014

Solenidade de Pentecostes: vinde, Espírito Santo! A Igreja estava revestida de vermelho, cor do fogo e do Espírito! Num lindo corredor de velas, acolhemos o presidente da celebração, Padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador. Ele nos dizia: é o Espírito Santo quem vivifica a Igreja do Senhor! No final da celebração, apagamos o círio pascal e o colocamos na Pia Batismal. O Padre Edson disse: estou encantando com a liturgia dessa paróquia, vocês estão de parabéns!

Não basta uma igreja cheia de fiéis nas missas e vazia de pessoas engajadas. Sem os serviços, pastorais, grupos e movimentos, a igreja não consegue evangelizar. Por isso, Padre Ari Aragão (Paróquia São João Paulo II) falou do desafio do engajamento. É preciso ter a co-ragem de viver, plenamente, o santo batismo que nos torna protagonistas nessa linda Igreja do Senhor.

9ª noite: (Pentecostes: o novo Povo de Deus. O Espírito cria os carismas, ilumina as decisões e gera a missão).

10ª noite: (Lembre-se: você também é Igreja:O desafio do engajamento).

Page 10: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

10- Ressoar Junho de 2014

Pastoral da ComunicaçãoPároco:Frei Mario Sérgio SouzaJORNAL RESSOAR: Fabio Barreto e Aline Barreto, Robertto Almeida, Marcio Souza e Adriana Souza, Josafá Oliveira, Francisco Assis Ramos e Carmem Lucia Ramos, Angélica Pedreira, José Rogério Cordeiro, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdes Grillo, Aline Oliveira, Otom Oliveira e Aline OliveiraEmail: [email protected]:www.paroquiadosantoantonio.com.br

Coordenação da Pascom:Carlos Machado da Silva e Ana Selma Magalhães SilvaSecretária da Paróquia S. AntônioTel.: (75) 3625-1910TIRAGEM: 3000 exemplaresDIAGRAMAÇÃO: [email protected]ÃO: EMGRAF - Empresarial Gráfica Feirense (75) 3623-0011Este Jornal é uma publicação mensal da Paróquia Santo Antônio, com o objetivo de evangelizar e divulgar as ações paroquiais.

Uma paróquia não se renova sem a conversão dos seus membros (padres, religiosas e religiosos, leigos e leigas). O padre Val Machado (Paróquia Santa Clara) nos exortou para esse processo dolorido e necessário da conversão do coração e das estruturas para melhor servir ao reino. Por uma igreja menos burocratizada. No final, a dança da pipoca empolgou as crianças do trezeninho.

Uma antiga canção da Igreja nos lembra sempre: “agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar”. Sem o protagonismo dos leigos e leigas, a igreja não terá forças para assumir sua desafiadora missão de fazer discípulos missionários. Frei Luciano Lima, pregando sobre o tema, dizia que cada batizado tem seu lugar na comunidade e que é preciso assumi-lo. Nessa noite, homenageamos todas as lide-ranças das nossas comunidades e reafirmamos o compromisso com a renovação da paróquia.

11ª noite: (Conversão Pastoral: encontro pessoal com Jesus)

12ª noite: (O Protagonismo dos cristãos leigos ea renovação da Paróquia).

Page 11: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

11Ressoar -Junho de 2014

Frei Liomar, hoje é um dia muito impor-tante para os devotos e paroquianos de San-to Antônio. Que mensagem o senhor deixa para todos nós?

R: A mensagem só pode ser esta: con-temple a iconografia de Santo Antônio. Que coloquemos Santo Antônio como espelho da nossa alma, para que nós possamos espelhar em Santo Antônio, como ele se espelhou em Jesus Cristo, no caminho da Santidade. Santo Antônio nada mais é, que um referencial de ser Santo. Ele nos convida a darmos sim a este convite de Nosso Senhor. E ao olharmos para Santo Antônio, temos uma convicção, temos uma certeza, temos uma garantia, ser santo não é uma utopia, não é uma realidade pós-morte, mais é uma realidade do aqui e ago-ra. Olhando a iconografia de Santo Antônio, onde ele trás nos seus braços o Deus Menino, ele mostra a intimidade com Nosso Senhor, a tal ponto que Deus através de Santo Antônio, retorna a nos visitar e visita, portanto nossa humanidade pelos braços de Santo Antônio. Só

alguém, portanto, amigo de Deus, amigo de Je-sus Cristo, pode então ter tamanha intimidade. Portanto, também aprendamos com Santo Antô-nio a ter essa intimidade, com Nosso Senhor, a ser amigo de Nosso Senhor.

O próprio Papa Francisco nos exorta na encíclica “A alegria do Evangelho”, que nós precisamos deixar a cultura do encontro, preci-samos nos encontrar com Nosso Senhor Jesus Cristo, ou pelo menos permitir que Ele adentre a nossa vida, o nosso coração. Então é esta a grande notícia, que eu deixo como mensagem para a noite de hoje, na festa de Santo Antônio. Deixemo-nos ser tocados, íntimos, amigos de

Noite das famílias e dos namorados. Frei Lúcio Paulo (Pároco do CASEB) exortava às famílias para a conservação da fé e dos valores dentro do ambiente sagrado da família. Nessa noite, a paróquia ofereceu uma seresta para as famílias e brindes para os casais.

Nosso Senhor Jesus Cristo. E deste encontro possamos pautar toda a nossa existência, toda a nossa vida.

MISSA DE SANTO ANTÔNIO - 13/06/2014

13ª noite: (A Paróquia e a formação de valores na Família)

Page 12: Ano II - nº 21 - Junho de Ascom AstorAl dA omunIcAção … JUNHO.pdf · A abertura da nossa trezena acontece dentro dos festejos da coroação de Nossa Senhora, com uma intenção

12- Ressoar Junho de 2014

Escritório de vendas Feira de SantanaFone: 75 3022-7562

Estrada do Botafogo, s/nºCidade: Bonito-Ba.

Palavra do PárocoFrei Mario Sergio

Frei Mário Sérgio, hoje é o grande dia. O dia da Festa de Santo Antônio. Que avaliação o Sr. faz das Trezenas, da Romaria e desta grande festa na Paró-quia?

R: Então, primeiro eu espero que os frutos dessa grande e longa caminhada de fé, que é a Trezena de Santo Antônio, seja o fruto do engajamento da co-munidade. Quem já está engajado, renove seu amor e seu compromisso a Igreja. Quem ainda não desco-briu a graça do engajamento, que possa encontrar em meio a mais de vinte e cinco grupos, movimentos, pastorais, que temos em nossa Igreja, que possa se encontrar, esse é o fruto pastoral que eu gostaria.

Em termo de participação nós tivemos uma média de mil pessoas por noite, mesmo chovendo, mesmo depois de um jogo do Brasil. Significa que a nossa ce-lebração se tornou atraente, se tornou convincente, se tornou também um momento de congraçamento familiar. Então, eu louvo e agradeço a Deus: primeiro pela tranquilidade com que transcorreu a nossa tre-zena, louvo e agradeço a Deus, por todos os voluntá-rios, comprometidos com essa festa, e com os leigos e leigas, que fazem com que a paróquia de fato, ocupe o seu lugar nessa Arquidiocese de Feira de Santana. Então, minha palavra é mesmo, de agradecimento a Deus, e a todos os leigos e leigas, que compõem a grande família Paróquia Santo Antônio.

Frei Mário Sérgio, esta é a sua terceira Festa de Santo Antônio, e esta foi mais especial, pois comemo-ramos os 50 anos da Paróquia. Que mensagem final o senhor deixa para os devotos e paroquianos de Santo Antônio?

R: Então, de fato é minha 3ª festa. Eu já cheguei em fevereiro de 2012, já tinha uma festa logo em ju-nho, essa eu mantive tudo aquilo que o Frei Beto dei-xou como herança pastoral. Já em 2013, eu já comecei há imprimir um pouco o meu perfil pastoral, no ritmo da paróquia, e mesmo da trezena. E hoje eu sinto que a trezena tem um pouco aquilo que eu penso: meu modelo de Igreja, meu modelo de pastoral, meu mo-delo de encontro com Jesus Cristo.

Então, eu quero louvar e agradecer a Deus, por essa oportunidade, e eu avalio que nós estamos ten-tando responder mesmo, aquilo que a Igreja pede “uma Comunidade, rede de Comunidades”, animados pela fé, que tem como único objetivo, fazer o Reino de Deus acontecer. Eu espero que outras festas venham. Que venham com essa pujança, com essa alegria, so-bretudo com esse compromisso espiritual. Não basta que seja uma festa esteticamente boa, economica-mente boa, mas o fruto da festa é pastoralmente boa. Eu louvo e agradeço a Deus porque nós colheremos grandes frutos, nesse processo de evangelização.

A própria Pascom é fruto desse nosso processo de evangelização, que deu um show. Parabéns a Pascom, que deu um show de evangelização: no site, na Web TV, nas gravações com os padres, na instantaneidade da informação, também nos registros fotográficos. En-tão nós Pascom, estamos de parabéns. Que Deus con-tinue colocando no coração de vocês o compromisso com a comunicação.

MISSA DO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

QUERMESSE DAS PASTORAIS

PROCISSÃO DE SANTO ANTONIO

MISSA DOS ENFERMOS

A QUERMESSE TODAS AS NOITES COM FORRÓ PÉ DE SERRA

TREZENINHO