anexo ii ao memorando-circular nº 7 /dirben/inss, de 24/02 ... · regra de prevalência da fonte...

21
RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016. Orientações sobre o novo Requerimento de “Vínculo” para o Empregado Doméstico – LC nº 150/2015 Indice 1. Da disponibilização dos dados oriundos do eSocial para o CNIS............................................................ 2 2. O que mudou no Portal CNIS – Versão 4.2 de 25/02/2016...................................................................... 2 3. Requerimento de vínculo – ação “Incluir”............................................................................................... 5 3.1. Inclusão de vínculo com empregador indeterminado..................................................................... 11 3.2. Inclusão de vínculo com informação de óbito para o empregador doméstico................................ 13 3.3. Inclusão de vínculo utilizando CPF inexistente, cancelado por multiplicidade, cancelado ex-ofício ou nulo.................................................................................................................................................. 14 4. Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar”.......................................................................................... 17 4.1 Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar” - com alteração do empregador ................................ 18 5. Requerimento de Vínculo – Ação “Excluir”.......................................................................................... 20 6. Requerimento de revisão....................................................................................................................... 20 7. Consultas............................................................................................................................................... 21

Upload: duongquynh

Post on 29-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Orientações sobre o novo Requerimento de “Vínculo” para o EmpregadoDoméstico – LC nº 150/2015

Indice1. Da disponibilização dos dados oriundos do eSocial para o CNIS............................................................2

2. O que mudou no Portal CNIS – Versão 4.2 de 25/02/2016......................................................................2

3. Requerimento de vínculo – ação “Incluir”...............................................................................................5

3.1. Inclusão de vínculo com empregador indeterminado.....................................................................11

3.2. Inclusão de vínculo com informação de óbito para o empregador doméstico................................13

3.3. Inclusão de vínculo utilizando CPF inexistente, cancelado por multiplicidade, cancelado ex-ofício ou nulo..................................................................................................................................................14

4. Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar”..........................................................................................17

4.1 Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar” - com alteração do empregador ................................18

5. Requerimento de Vínculo – Ação “Excluir”..........................................................................................20

6. Requerimento de revisão.......................................................................................................................20

7. Consultas...............................................................................................................................................21

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

1. Da disponibilização dos dados oriundos do eSocial para o CNIS

Apesar da implantação do eSocial ter sido a partir de 10/2015, até o momento as informaçõesprestadas pelo empregador no eSocial não estão sendo disponibilizadas para o Cadastro Nacionalde Informações Sociais-CNIS. A previsão para disponibilização dos dados no CNIS será a partirdo segundo semestre de 2016.

Portanto, houve a necessidade de adequações no Portal CNIS para viabilizar a inclusão, alteraçãoou exclusão dos dados de vínculos e remunerações do empregado doméstico, possibilitando oreconhecimento do direito aos benefícios previdenciários.

Quando as informações do eSocial estiverem totalmente alimentadas no CNIS, será mantida aregra de prevalência da fonte INSS (CNIS), bem como regras de agrupamento e consolidaçãocom vínculos ali existentes e regras de extemporaneidade de vínculos. Nesse caso, as inclusões,alterações ou exclusões realizadas pelo INSS por meio do Portal CNIS, a partir de 01/10/2015,prevalecerão sobre qualquer outra fonte de informação.

Devido às alterações trazidas pela Lei Complementar nº 150/2015 e uma vez que a PortariaInterministerial MF/MPS/MTE nº 822/2015 criou o regime unificado de pagamento de tributos,inclusive contribuições previdenciárias e demais encargos, a partir da competência 10/2015foram cancelados todos os débitos em conta-corrente correspondentes às contribuiçõesprevidenciárias realizadas em GPS, nos códigos 1600 e 1651.

2. O que mudou no Portal CNIS – Versão 4.2 de 25/02/2016

A seguir, apresentamos um quadro comparativo do que mudou com relação ao empregadodoméstico na nova versão do Portal CNIS (Versão 4.2 de 25/02/2016).

Versão anterior Versão nova

Existia um requerimento específicodenominado “Vínculo de EmpregadoDoméstico”.

O requerimento de “Vínculo” era utilizadosomente para a categoria de empregado.

O requerimento de “Vínculo de EmpregadoDoméstico” deixa de existir.

O requerimento de “Vínculo” passa a serutilizado tanto para vínculos de empregado,quanto para vínculos de empregado doméstico.

Caso o requerimento seja de inclusão, passa aser necessário escolher o tipo de filiado novínculo entre as seguintes opções: “Empregado”

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

ou “Empregado Doméstico”. Ao selecionar otipo de filiado, são exibidos os camposespecíficos para o tipo selecionado.

Vínculos incluídos utilizando o requerimento“Vínculo de Empregado Doméstico” sópodiam ser excluídos por meio de revisão.

Os vínculos de empregado doméstico incluídosnas versões anteriores do Portal CNIS nãopoderão mais ser excluídos por meio de revisãono requerimento “Vínculo de EmpregadoDoméstico”. Esses vínculos passam a serdisponibilizados no momento da abertura dorequerimento de "Vínculo" e poderão serselecionados para proceder às ações de“Alteração” ou “Exclusão”.

Os vínculos de empregado doméstico que foremincluídos a partir dessa versão, utilizando orequerimento de “Vínculo”, somente poderão seralterados ou excluídos por meio de revisão desserequerimento.

No requerimento de “Vínculo de EmpregadoDoméstico”, se o empregador fosseindeterminado, a data de rescisão eraobrigatória e deveria ser anterior à data dorequerimento.

Esta regra continua valendo no requerimento de“Vínculo”, para tipo de filiado no vínculo“Empregado Doméstico”.

Não era permitido incluir remunerações paravínculos de empregado doméstico.

Passa a ser permitida a inclusão deremunerações em vínculo de empregadodoméstico a partir da competência 06/2015, pormeio do requerimento de “remuneração”.

Os sistemas de benefícios consideravam osvalores dos salários-de-contribuiçãocorrespondentes aos recolhimentos efetuadosna categoria de empregado doméstico duranteo período do vínculo. Para as competênciasonde não havia recolhimentoscorrespondentes no CNIS, eram consideradosos valores do salário mínimo no sistema debenefícios.

Para competências até 05/2015 continua valendoa regra antiga, ou seja, não será permitido incluirremunerações no vínculo. Os valoresdisponibilizados para os sistemas de benefíciosserão os correspondentes aos recolhimentosefetuados por meio da Guia da PrevidênciaSocial-GPS no código de empregado doméstico.

Para as competências de 06/2015 a 09/2015,tanto as remunerações incluídas no vínculoquanto os recolhimentos em GPS no códigoempregado doméstico são válidos. Pela regra de

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

prevalência, caso existam os dois valores emuma mesma competência no CNIS, aremuneração do vínculo é prevalente sobre orecolhimento, que será, portanto,desconsiderado.

A partir da competência 10/2015, somente asremunerações que constarem no vínculo serãoválidas. Eventuais contribuições recolhidas pormeio de GPS a partir desta competência nãoserão consideradas e ficarão com indicador dependência “PREC-PMIG-DOM”. Esta pendênciaé normalmente atribuída às contribuições deempregado doméstico por falta do vínculocorrespondente, porém para as competências apartir de 10/2015, os recolhimentospermanecerão com esse indicador, ainda que ovínculo exista, e não serão disponibilizados paraos sistemas de benefícios.

No requerimento de “vínculo de empregadodoméstico” o CPF do empregador eravalidado com as bases do CNIS e daSecretaria da Receita Federal do Brasil-RFB,nesta ordem, para identificar a existência deinformação de óbito.

Em caso positivo, o vínculo deveria serencerrado em data menor ou igual à do óbito.Caso contrário, o sistema exigia que fosseinformado o empregador substituto doresponsável.

No requerimento de “Vínculo”, o CPF doempregador passa a ser verificadoprimeiramente na base da RFB e, em seguida, nabase do CNIS, para identificar a existência deinformação de óbito.

Em caso positivo, o vínculo deve ser encerradoem data menor ou igual à do óbito. Casocontrário, o sistema exigirá que seja informado oempregador substituto do responsável.

No requerimento de “vínculo de empregadodoméstico” o CPF do empregador, ao serinformado, era validado junto à base da RFB.

Caso o CPF não existisse nessa base ou,existindo, estivesse com o status canceladoex-offício ou nulo, o sistema não aceitava oCPF como válido, exceto se o requerimentofosse oriundo de solicitação recursal oujudicial.

Esta regra continua valendo para o requerimentode “Vínculo”.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Vínculos de empregados domésticosincluídos por meio do CNISVR permitiam aexclusão no Portal CNIS, por meio dorequerimento de “Vínculo de EmpregadoDoméstico”.

Para tais vínculos, será permitida a alteração eexclusão por meio do requerimento de“Vínculo” e tipo de filiado “empregadodoméstico”.

O requerimento de “Vínculo de EmpregadoDoméstico” apresentava uma lista dedocumentos disponíveis específicos doempregado doméstico, incluindo documentosconsiderados como início de prova material.

A lista de seleção de documentos para o tipo defiliado “empregado doméstico”, norequerimento de “Vínculo”, foi reformulada paraincluir novos documentos, específicos paraperíodos abrangidos pela Lei Complementar nº150 de 2015.

Também houve a exclusão de váriosdocumentos, em especial os relativos a início deprova material. Para incluir um documento quenão consta da lista, deve ser utilizada a opção“outros documentos que poderão vir acomprovar o exercício de atividade doempregado doméstico”.

3. Requerimento de vínculo – ação “Incluir”

Em primeiro lugar, deve ser selecionada a opção “VRE”, onde o servidor deve localizar o NITdo filiado e clicar no botão “abrir requerimento”:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Após clicar em “abrir requerimento” e informar o tipo de solicitante, é necessário escolher aopção “vínculo” para o tipo de requerimento. Observa-se que não há mais o requerimentoespecífico de vínculo de empregado doméstico. O requerimento de “vínculo” passará a serutilizado tanto para o empregado normal quanto para o doméstico:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Neste exemplo, está sendo efetuada uma inclusão de vínculo. Portanto, deve ser selecionada aação “incluir”:

Na próxima tela, serão solicitados os dados do vínculo a ser incluído. É importante observar que,para o campo “tipo de filiado”, o valor “empregado” já vem selecionado como padrão. Paraincluir um vínculo de empregado doméstico, deve ser selecionada a opção “empregadodoméstico”:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Quando é selecionado o tipo de filiado “empregado doméstico”, o campo “empregador” passa aapresentar apenas duas opções: CPF ou Indeterminado. Ao digitar o CPF do empregador e clicarem “buscar”, o sistema traz os dados do empregador que constam do cadastro da RFB. Apóspreencher os dados básicos do vínculo, é necessário clicar em “continuar” para informar osdados restantes:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Após clicar em “continuar”, o sistema apresenta os demais campos do requerimento. Por se tratarde empregado doméstico, os campos “regime jurídico” e “regime previdenciário” vêmpreenchidos automaticamente como CLT e RGPS, respectivamente, pois são os únicos valorespossíveis para esse tipo de filiado. Da mesma forma, a natureza da atividade assume o valor“urbana”.

O servidor deverá adicionar a(s) ocupação(ões) exercida(s) pelo filiado. A tabela de ocupações jávem filtrada para exibir somente as ocupações relacionadas ao filiado empregado doméstico.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Também é necessário informar o endereço do local de trabalho. Embora apenas os campos “UF”e “Município” sejam obrigatórios, vale lembrar que o servidor deve preencher o máximo deinformações possíveis.

Preenchidas as informações e clicando-se no botão “Confirmar”, é apresentada a tela paraseleção de documentos para o tipo de filiado empregado doméstico.

Essa lista, em comparação à existente no antigo requerimento de “vínculo de empregadodoméstico”, foi reformulada para incluir novos documentos, específicos para períodosabrangidos pela Lei Complementar nº 150 de 2015. Também houve a exclusão de váriosdocumentos, em especial os relativos a início de prova material. Quando o servidor necessitarincluir um documento que não esteja na lista, deverá utilizar a opção “outros documentos quepoderão vir a comprovar o exercício de atividade do empregado doméstico”.

Após incluído(s) o(s) documento(s) necessário(s), o servidor preenche o “Parecer”, que deveretratar a análise e conclusão do servidor sobre a solicitação. Após, o servidor seleciona a opçãodesejada. No exemplo apresentado, deferiu-se o requerimento.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

3.1. Inclusão de vínculo com empregador indeterminado

A inclusão de vínculo de empregado doméstico com empregador indeterminado segue osmesmos passos da inclusão de vínculo com CPF. Porém, há algumas diferenças que veremos aseguir.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Para o empregador indeterminado, devem ser preenchidos o nome e o endereço do empregador.

É importante observar que, em caso de vínculo com empregador doméstico indeterminado,continua sendo obrigatório informar a data de rescisão, que deve ser anterior à data atual, bemcomo a causa de rescisão.

Os demais passos são equivalentes ao de uma inclusão de vínculo com o CPF do empregadordoméstico.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

3.2. Inclusão de vínculo com informação de óbito para o empregador doméstico

De início, ao incluir o CPF do empregador que tenha informação de óbito na RFB ou no CNIS, osistema traz os dados do empregador normalmente. Observe-se que, ao contrário do exemploanterior, a data de óbito está preenchida.

Ao clicar em “Continuar”, se o vínculo estiver em aberto ou a data de rescisão for posterior à do óbito, o sistema traz os campos para a informação do empregador substituto do responsável.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Neste caso, o empregador substituto do responsável é um dado obrigatório. Ao tentar concluir orequerimento sem informar este campo, o sistema apresenta a crítica a seguir:

Se a data de rescisão for anterior à do óbito, não é necessário informar o empregador substitutodo responsável e o sistema traz a mesma tela exibida na seção 2 deste anexo.

3.3. Inclusão de vínculo utilizando CPF inexistente, cancelado por multiplicidade,cancelado ex-ofício ou nulo

As quatro situações acima citadas são diferentes, porém o Portal CNIS se comporta da mesmamaneira em todos esses casos. Ou seja, o CPF não é aceito como válido e o sistema apresentacrítica (a mensagem de erro varia conforme o caso). A exceção ocorre em caso de requerimentorecursal ou judicial, quando o sistema permite incluir o vínculo mesmo que o CPF se encontreem uma dessas situações.

Veremos a seguir um exemplo de CPF inexistente, ou seja, não localizado na base da RFB,conforme consulta a seguir:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Aberto o requerimento, digitamos o CPF do empregador (que se encontra com status inexistente na base da RFB conforme vimos acima) e clicamos em “buscar”.

O sistema não permite prosseguir, apresentando mensagem de erro, e apaga o CPF digitado:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Para as outras situações, o comportamento é o mesmo, mudando apenas a mensagem de erro:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

4. Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar”

No requerimento de vínculo, a ação “alterar” passará a contemplar os vínculos de empregadosdomésticos incluídos por meio do CNISVR ou por meio do requerimento de “Vínculo deEmpregado Doméstico” do Portal CNIS.

Esses vínculos constarão da lista de “vínculos disponíveis para alteração”, conforme pode serobservado no exemplo abaixo.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Os vínculos de empregados domésticos incluídos por meio do requerimento de “Vínculo” doPortal CNIS não constarão desta lista. Tais vínculos estarão disponíveis para revisão, conformetela a seguir:

Os demais passos da alteração de vínculos são similares aos que vimos na Seção 2 para ainclusão, com a diferença de que os campos já estarão preenchidos com os valores originais.Neste caso, o servidor deverá alterar o que for necessário e concluir o requerimentonormalmente. Note-se que não é permitido alterar o tipo de filiado no vínculo, que permaneceráfixo como “empregado doméstico”. Caso o servidor deseje alterar o tipo de filiado no vínculo deempregado para empregado doméstico ou vice-versa, será necessário excluir o vínculo e reincluí-lo com o tipo de filiado correto.

4.1 Requerimento de Vínculo – Ação “Alterar” - com alteração do empregador

Observe-se em primeiro lugar que, se foi informado o CPF do empregador, o sistema nãopermite mais alterar esse campo, conforme vemos na tela abaixo:

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

Já o vínculo onde foi informado um empregador indeterminado permite alterar o campo, tantopara outro empregador indeterminado, quanto para empregador CPF:

Observe-se que, neste caso, as regras das Seções 2.2 e 2.3 também se aplicam ao CPF doempregador informado em substituição ao empregador indeterminado. Ou seja, CPF com óbito eque não tenha rescisão anterior ao óbito, exigirá informar empregador substituto do responsável,e CPF com status inexistente, cancelado por multiplicidade, cancelado ex-offício ou nulo nãoserá aceito, exceto em caso de requerimento recursal ou judicial.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

5. Requerimento de Vínculo – Ação “Excluir”

No requerimento de vínculo, a ação “excluir” segue regras similares às vistas para a alteração.Ou seja, vínculos de empregados domésticos incluídos por meio do CNISVR ou por meio dorequerimento de “Vínculo de Empregado Doméstico” do Portal CNIS constarão da lista de“vínculos disponíveis para exclusão”, conforme pode ser observado no exemplo a seguir:

Os vínculos de empregados domésticos incluídos por meio do requerimento de “Vínculo” doPortal CNIS não constarão desta lista. Tais vínculos estarão disponíveis para exclusão por meiode requerimento de revisão, opção “excluir”.

6. Requerimento de revisão

O requerimento de revisão de vínculo de empregado doméstico, conforme já visto nos itensanteriores, estará disponível apenas para vínculos incluídos pelo requerimento de “Vínculo” doPortal CNIS.

Vínculos de empregados domésticos incluídos por meio do CNISVR ou por meio dorequerimento de “Vínculo de Empregado Doméstico” do Portal CNIS estarão disponíveis paraacerto nos requerimentos de “Vínculo”, ação “Alterar” ou ação “Excluir”.

Nesse caso, é importante lembrar que, ao alterar ou excluir um vínculo de empregado domésticocuja fonte foi CNISVR ou Portal CNIS por meio do requerimento de “Vínculo de EmpregadoDoméstico”, este vínculo deixa de estar disponível para acerto via requerimento de “Vínculo”,passando a estar disponível apenas para revisão.

RESTRITO Anexo II ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/02/2016.

7. Consultas

A consulta “Requerimentos” continuará trazendo os requerimentos de “Vínculo de EmpregadoDoméstico” efetuados na versão antiga do CNIS. Os requerimentos de “vínculo” com tipo defiliado “empregado doméstico”, efetuados na versão nova, estarão disponíveis na opção“Vínculo”.

Também estarão na opção “Vínculo” os requerimentos de “Vínculo”, ação “alterar”, envolvendovínculos antigos de empregado doméstico.