análise da pesquisa de satisfação 2013-1

26
Análise Pesquisa de Satisfação 2013-1

Upload: fejemg

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Análise

Pesquisa de Satisfação 2013-1

Objetivos

Entender a visão das empresas federadas a respeito do trabalho

executado pela FEJEMG no primeiro semestre de 2012,

apontando pontos de melhoria e expectativas para

os próximos semestres.

Mensurar o impacto do trabalho da FEJEMG enquanto geradora de valor para as EJs

e do MEJ enquanto movimento potencializador

da rede

Diagnosticar problemas em

termos de alcance de

resultados e trabalhar para

revertê-los.

Pesquisa

- A amostra foi de 30 empresas, dentre o total de 48 empresas juniores federadas no momento do envio.

- O prazo foi estendido por duas vezes.

Pesquisa

A amostra foi de 30 empresas, dentre o total de 48 empresas juniores federadas no

momento do envio.

O prazo foi estendido por duas vezes.

Amostra

Fomento e Orientação

Média

Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

3,2

0,9

29%

-0,8

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1 2 3 4 5

Fomento e Orientação

- Foi a menor média entre os cinco pilares, e, além disso, houve um crescimento negativo de 0,8.

- A maior crítica foi em relação ao atual processo de federação de Ejs. Muitas das empresas juniores da FEJEMG citaram que o mesmo necessita ser reestruturado.

- Outra crítica construtiva ressaltou a pouca preocupação da FEJEMG com os núcleos.

Fomento e Orientação “Nós não achamos que o Conselho precisa ficar sabendo da existência da EJ somente duas semanas antes da sabatina. Desde que a EJ entra no processo de federação, elas já podem ser apresentadas para o conselho, através do fórum, e desta forma não teria o ponto de que o conselho conhece a EJ a pouco tempo.” “Fomento, acredito que seja um trabalho mais direcionado aos Núcleos realizarem, pois tem contato mais próximo com os cursos de graduação. Já em orientação a FEJEMG entra. Deveria haver uma parceria maior entre Núcleos e a FEJEMG para que EJs recém-fomentadas, possam atingir mais rapidamente uma qualidade suficiente para se tornar trainee da Federação. Integrar o trabalho de Núcleos e Federação. Acredito que não há nenhum cargo na FEJEMG responsável pela comunicação com Núcleos, poderia ser criado algo neste sentido para otimizar este trabalho.” “Espera-se que a FEJEMG possa definir o que é esperado de uma EJ aspirante, e desta forma estruture um processo de federação coerente com a estratégia da federação de forma inclusiva e sustentável. Esperamos que o crescimento da FEJEMG seja sustentável e pautado no fortalecimento da rede. Desta forma, deve-se primeiro amadurecer em termos de desenvolvimento e representatividade o que será ofertado às empresas, sejam produtos, sejam caminhos facilitadores, para aí sim construir critérios mais consistentes para o processo de federação, permitindo uma melhor tomada de decisão.”

Suporte

Média

Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

3,5

1

30%

+0,3

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1 2 3 4 5

Suporte

- Embora as Ejs apreciem a evolução que o PEG trouxe, em geral elas ainda acham que é necessário um mecanismo de suporte segmentado por nível de maturidade.

- Também é ressaltado que as Ejs não sentem a presença da FEJEMG de maneira efetiva, nem se sentem motivadas e influenciadas pelos projetos apresentados pela federação, pois muitas vezes os mesmos não condizem com a realidade da EJ.

- Também é mencionado que é necessário um acompanhamento constante após os suportes dados.

Suporte

“O suporte está muito bom. Acredito que a orientação para a implantação do MEG nas EJs é o mais indicado para se atingir melhores resultados. No entanto, acredito que existe um segmento de suporte que não é explorado pela FEJEMG, que é a área de mercado e geração de negócios para as EJs. Levando em consideração que a estratégia do MEJ é executar mais e melhores projetos, a FEJEMG poderia fazer um trabalho de divulgação da riqueza que é se trabalhar com uma EJ, contratando seus serviços.” “É necessário que este suporte seja constante, pois há um turnover muito grande no MEJ, e os empresários que hoje não conhecem o papel da FEJEMG, serão os diretores de EJs amanhã.” “Acreditamos que o suporte deveria ser desenhado não apenas para atender às necessidades específicas de cada EJ, mas ainda acompanhar o desenvolvimento delas, como um programa de incubação.” “Em relação ao suporte, esperamos um auxílio e acompanhamento por parte da Equipe Fejemg nas questões relativas em nosso desenvolvimento, de forma que possamos crescer não apenas em projetos e excelência na gestão, mas também no modo como nos enxergamos dentro do movimento e entender cada vez mais nosso papel e lugar.”

Integração e Alinhamento

Média

Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

3,6

1,1

31%

-0,1 0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1 2 3 4 5

Integração e Alinhamento

- Embora o modelo de reuniões tenha melhorado e a hora do conselho tenha proporcionado uma maior integração entre os conselheiros, as RPs ainda precisam ser melhores aproveitadas para discussões mais estratégicas. - Ressalta-se também a vontade de ter um espaço dedicado a discussão de problemas da FEJEMG e do movimento como um todo.

- Também é apontado a necessidade de a federação dar mais oportunidades de conversas entre Ejs, principalmente entre aquelas da mesma área.

Integração e Alinhamento “Alinhamento: a estratégia da FEJEMG não é bem difundida. As RPs poderiam ter pauta com assuntos referentes aos resultados gerados pela estratégia (MEJ,FEJEMG). Acredito que enxergar resultados seja a melhor maneira de difundir a estratégia.”

“Neste primeiro semestre senti que estivemos mais integrados, entretanto não tão alinhados. Percebe-se que falta ainda uma boa disseminação e mesmo aproximação da Federação para com as EJ's. Muitas EJ's ainda dizem não saber de fato quais são os benefícios da rede, um ponto crítico, que acredito que merece ser trabalhado.” “O relacionamento entre conselheiros tem se intensificado, mas não necessariamente esta união tem gerado resultados estratégicos. Este segundo passo necessita de discussões mais estratégicas e mais colaborativas. Da maneira como estamos estruturados hoje o ambiente não nos é propicio para tais momentos, o que é problemático visto que a federação poderia ter em seu conselho um catalisador para fortalecimento da rede.” “O cenário nesse sentido ainda é bastante precário. Temos um Núcleo pouco atuante, sem vínculos ou direcionamento direto com a FEJEMG, potencializando o individualismo entre as EJ's da Universidade. O que poderia ser feito é uma interação maior FEJEMG – Núcleo, que facilitaria a inserção da federação em âmbito local.”

Regulamentação

Média

Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

4,2

0,6

16%

0 0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1 2 3 4 5

Regulamentação - Com a maior média e o menor desvio padrão, é o melhor pilar da FEJEMG segundo as Ejs que responderam a pesquisa. - As demandas que surgiram foram a respeito da melhoria dos

treinamentos e materiais de apoio ao Selo EJ e a rapidez no atendimento em caso de dúvidas em relação a documentos do selo EJ.

- Otimização dos processos também foi mencionada, como:

Orientações na organização e consignação de documentos; promoção de treinamentos; disponibilizar exemplos de planilhas e documentos de utilidade a EJ em varias áreas de atuação.

Regulamentação “É feito um trabalho muito bom conferindo os documentos do selo EJ antes de serem enviados para a BJ. Regulamentação perante a BJ está muito bom. Temos toda a orientação para o Selo EJ.” “Esperamos maior assiduidade e presença no que tange os documentos requeridos pela BJ e Federação. Sabemos que a maioria das EJs sabem dos documentos necessários e tudo mais, entretanto, há outras que ainda ficam muito em dúvidas, por isso, uma apresentação mais clara acreditamos ser ideal.” “-Gostamos do trabalho atual. A FEJEMG já deixa tudo mastigado para as EJ's. Mais que isso, creio que seja impossível.” “Recebemos muito suporte da equipe, mas alguns documentos foram muito complicados, por exemplo o FCPJ. Não atribuo essas dificuldades e problemas à equipe, mas acredito que não fomos os únicos e é importante relatar.” “Quanto a Regulamentação, a FEJEMG tem dado o suporte necessário para cumprir com os requisitos do SELO EJ e se mostrado disponível sempre para sanar dúvidas. Só recomendamos que sejam fornecidos mais modelos de documentos.”

Representação

Média

Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

3,3

1,1

33%

+0,5 0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1 2 3 4 5

Representação

- Apesar de não ter sido a pior média, a mesma está muito baixa, o que não condiz com o potencial da federação.

- A captação, apesar de ter sido a maior em dois anos, ainda está baixa, assim como a participação em eventos estratégicos e o relacionamento com instituições governamentais e IES.

- Um ponto positivo é que mecanismos para mapeamento de eventos estratégicos já foram criados.

Representação “Falta apresentação de resultados na área de geração de negócios com parceiros e clientes. Enquanto EJs, queremos oportunidades para fechar mais projetos por sermos federados, ter capacitações, entre outras vantagens.”

“Até o momento, pouco foi percebido em termos de crescimento da representatividade da federação. A definição de resultados esperados com esta representação seria – de forma abstrata – mais projetos e mais pessoas engajadas para o movimento. A área de RI da FEJEMG poderia buscar por parceiros mais significativos e com relacionamentos que possam trazer maior presença do MEJ dentro das IEs e mercado mineiro.” “Dos 5 pilares, este é o que precisa de maior atenção. Apesar da prospecção de parceiros ter melhorado significativamente, ainda é preciso traçar planos de ação que impactem diretamente a representatividade perante as IES, principalmente, e a sociedade.” “Muita fraca a atuação da federação com as esferas governamentais. Falta demais um cunho político na Fejemg, não de forma ruim, mas procurar debater nas RP´s também assuntos que afetam o país e que nós jovens empreendedores deveríamos discutir. A economia de nosso país e seus problemas é totalmente ignorada pela federação. Nós deveríamos discutir essas questões pois somos parte do futuro econômico.”

Resumo

Fomento e

Orientação Suporte

Integração e

Alinhamento Regulamentação Representação

Média 3,2 3,5 3,6 4,2 3,3

Desvio-padrão 0,9 1 1,1 0,6 1,1

Coeficiente de

Variação 29% 30% 31% 16% 33%

3%

30%

27%

23%

17%

Indicaria a FEJEMG a uma EJ não federada?

Legenda: 3% - 5 17% - 7 23% - 8 27% - 9 30% - 10

Promotores Detratores NPS (Net Promoter Score)

Comparativo 2012-1

57% +17% 54% 3%

9%

14%

16%

18%

20%

23%

O quanto sua EJ contribui para o MEJ?

Legenda: 9% - 4 14% - 6 16% - 7 18% - 8 20% - 9 23% - 10

Média Desvio Padrão

Coeficiente de Variação

Comparativo 2012-2

7,6 -0,3 19% 1,5

Pontos fortes da gestão 2013-1

Criação da nova marca

Difusão e auxilio do PEG pela Federação

Criação dos pacotes de capacitação

Integrações

Maior representatividade e engajamento do conselho

Parcerias firmadas

Hora do Conselho

Reuniões e integrações cada vez mais bem estruturadas e boa organização prévia

Pontos de melhoria da gestão 2013-1

Difusão da estratégia e maior discussões sobre ela nas RPs

Aumento na captação de recursos

Fomento e orientação

Representatividade

SAEJ

Atividades paralelas à hora do Conselho para integrantes que não são conselheiros

Acompanhamento mais imediato de Ejs em crescimento e com problemas

Comunicação interna

Proximidade com as Ejs e conselheiros

[email protected] [email protected]

Vice-Presidente 2013/2

Maíla Issa