o evangelizador 203 - dezembro 2015

Post on 25-Jul-2016

218 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

O EvangelizadorO Evangelizador

Desejamos a todos os paroquianosDesejamos a todos os paroquianosFeliz Natal e Próspero 2016!Feliz Natal e Próspero 2016!

Desejamos a todos os paroquianosFeliz Natal e Próspero 2016!

16 Anos

Espiritualidade e Mística da Missão foram temas do Retiro Missionário Paroquial

O 1º Retiro Missionário Paroquial da Paróquia São Benedito de Salto, diocese de Jundiaí, foi realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2015, com 260 pessoas inscritas. Organizado pela equipe de 38 missionários e missionárias que participou do Retiro Missionário Diocesano, realizado em junho de 2015 na paróquia São Sebastião de Itupeva, o retiro foi realizado de forma dinâmica, com formação e apresentação dos objetivos, e tomadas de posição com relação aos próximos passos das Santas Missões Populares. Foi iniciado com missa na sexta-feira (13), na Matriz São Benedito, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe e concelebrada pelo vigário paroquial padre José Luiz Nascibem, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello, Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal. O pároco manifestou sua alegria pela participação de 260 paroquianos das 06 comunidades, e exortou para continuarem firmes na missão. Após a missa, todos se dirigiram ao Espaço Missionário Festivo São Benedito, onde formam ministradas palestras de formação e apresentados os objetivos das Santas Missões Populares na diocese, na paróquia e nas comunidades. Célia Escano e diácono Palagi ministraram os temas, falando sobre a Espiritualidade e a Mística da Missão. “Somos chamados à Missão. Somos acordados para o serviço missionário, mas é preciso estar preparados para o anúncio. Por isso estamos aqui, para que nos preparemos para a Missão, cheios do Espírito Santo, em nome de Jesus e da Igreja”. No sábado (14), as palestras de formação e apresentação dos objetivos e próximos passos das Santas Missões Populares na paróquia foram ministradas pelos missionários: Antonio Carlos Lorençon, Rita de Cássia Vilela e o casal Genivaldo e Selma Almeida. Genivaldo anunciou os próximos passos: - Primeira etapa: tempo do ACORDAR – de junho de 2015 a abril de 2016; Segunda etapa: tempo do SABOREAR – de maio a dezembro de 2016; Terceira etapa: A MISSÃO CONTINUA – as Semanas Missionárias – em janeiro de 2017, comemorando os 50 anos da diocese de Jundiaí. “Temos 5483 casas na paróquia para serem visitadas, distribuídas pelas 6 comunidades: Matriz (2 núcleos), São José Operário, Santa Ana e São Joaquim, Santa Teresinha, Santo Inácio de Loyola e Divino Espírito Santo”, anunciou Genivaldo. Juntamente com o pároco a equipe de missionários está organizando as festividades dos 50 anos da paróquia São Benedito, completados no dia 27 de fevereiro de 2016. “O Jubileu de Ouro da Paróquia São Benedito será comemorado com forte impulso missionário, tendo como destaque a missa solene do dia 28 de fevereiro, domingo, as

18h30, e a Semana do Padroeiro, para comemorar São Benedito em outubro”, falou o pároco padre Marcílio. No sábado os missionários receberam as visitas do padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e Edvânia Sinhorini, da paróquia Cristo Rei e representante da Região 08 de Pastoral junto ao COMIDI – Conselho Missionário Diocesano de Jundiaí. No final do Retiro foram reunidos grupos por comunidades, para definições de datas das primeiras reuniões missionárias comunitárias e escolha das duplas de missionários por setores das comunidades.

José Carlos Pascoal - PASCOM São Benedito

O pároco padre Marcílio Gra-gefe e a Pastoral Litúrgica informam os dias, horários e locais das Celebrações Eucarísticas do Natal do Senhor e da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria (Ano Novo) na Matriz e nas Comunidades da Pa-róquia São Benedito:

24 de dezembro e 31 de dezembro:• Comunidade São José Operário: 18h30 – Padre Marcilio Gragefe.• Matriz São Benedito, 20h30: Padre Marcílio Gragefe.• Comunidade Santana e São Joaquim: 18h30 - Padre José Luiz Nascibem.• Comunidade Santo Inácio de Loyola: 20h30 - Padre José Luiz Nascibem.• Comunidade Santa Terezinha: 18h30 – Padre João Baptista Mezzalira.• Comunidade do Divino Espirito Santo: 20h30 – Padre João Baptista Mezzalira. No dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, sexta-feira, será celebrada Missa Solene às 09h30, na Matriz São Benedito. No dia 1º de janeiro, sexta-feira, Solenidade da Santa Mãe de Deus Maria, não haverá Celebração.

CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICASDO NATAL E ANO NOVO

O EvangelizadorO Evangelizador

Estamos caminhando para o término do ano de 2015. Na Igreja já vivemos o novo ano litúrgico desde o primeiro domingo do advento. Tempo sagrado onde na liturgia da Igreja fazemos a experiência da plenitude dos tempos que se realizou com a visita de Deus ao mundo, fato que se perpetua na história de cada cristão na espera da segunda vinda de Cristo nosso Senhor.

A esperança é uma das característi-cas do comportamento cristão e nesse tempo somos solicitados a refletir cheios dessa esperança, não só sobre a primeira e segunda vinda do Senhor, mas também sobre estas contínuas visitas deste Deus que participa e se manifesta no hoje da nossa história pessoal e comunitária. Existe uma frase de Santo Agostinho que diz: “Eu tenho medo do Deus que passa”. O Deus que bate

a nossa porta, muitas vezes na pessoa de um esfomeado, doente, nu, ou estrangeiro (Mt 25, 42-43) e que incontáveis vezes não reconhecemos.

Nesse verdadeiro kairós (momento oportuno) que o advento representa, é hora de repensarmos nossas vidas, estabelecer projetos, reavaliar a caminhada. A Igreja como mãe amorosa vai dando aos seus filhos os instrumentos necessários para o pleno exercício da caridade verdadeira. Nesse sentido, nossa diocese vive um momento especial. Tempo de missão, tempo de Santas Missões.

Nessa empreitada estão em unidade: o nosso bispo, padres, diáconos, religiosos, religiosas e uma verdadeira multidão de leigos que estão entregando parte de si para que o Evangelho seja anunciado. A paróquia de São Benedito vive

intensamente essa realidade. Vive sem dúvida nenhuma, um despertar de valores muitas vezes adormecidos. O nosso retiro paroquial das Santas Missões Populares foi (e assim serão os próximos) um espaço privilegiado e aberto para esse despertar. Um convite vigoroso que partiu do nosso bispo, mas que certamente manifesta um chamado do próprio Deus.

Que esse Advento e tempo de Natal seja para cada paroquiano um verdadeiro acordar para uma caminhada de santidade e que tudo isso se concretize na missão de anúncio das Verdades que nos foram ensinadas pelo Cristo. A todos os paroquia-nos, um santo Natal e que a esperança norteie sempre as nossas decisões.

Diácono Edison da Silva Palagi �Paróquia São Benedito

A PARÓQUIA MISSIONÁRIA SANTAS MISSÕES, ESPAÇOS PARA DESPERTAR.

Há aproximadamente 5 anos, a Igreja da Comunidade São José Operário – ligada à Paróquia de São Benedito – está interditada para uso. Devido às enchentes do Córrego do Ajudante (próximo ao Terminal Rodoviário), o prédio ficou com a estrutura abalada e, provavelmente, nem venha mais a ser utilizado. A solução “provisória”, mas que dura até hoje, foi usar o Salão de Festas (ao lado da Igreja, no Jardim Maria José), que nesse período tem abrigado as atividades da referida comunidade, inclusive as celebrações religiosas. “É um espaço litúrgico digno, a comunidade gosta, comporta bem os fiéis, mas no futuro vai ficar pequeno. O ideal seria construir uma nova Igreja”, afirma o diácono Edison da Silva Palagi, assessor e morador da referida comunidade.

Alternativa – O pároco padre Marcílio Gragefe, com os Conselhos de Administração e de Pastoral da Comunidade está verificando diversas alternativas para adquirir terreno nas proximidades que futuramente poderia abrigar uma nova Igreja. Mas, até o fechamento desta edição, não havia nenhuma informação oficial a respeito do assunto.

Comunidade de São José Operário ainda “sonha” com uma nova Igreja

Valdir Líbero - PasCom São Benedito

O EvangelizadorO Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:

A festa litúrgica da Sagrada Família

acontece sempre no domingo após o Natal.

Mas se o Natal é celebrado em um domingo,

então a mesma celebra-se na sexta-feira

(como será no caso, no ano de 2016). A

liturgia desta festa propõe a família de Jesus

como exemplo e modelo das nossas

comunidades familiares… Como a família

de Jesus as nossas famílias devem viver

numa atenção constante aos desafios de

Deus e às necessidades dos irmãos.

O Evangelho que nos é proposto é

o final do “Evangelho da infância” de Lucas.

Ora, já sabemos que a finalidade do

“Evangelho da infância” não é fazer uma

reportagem sobre os primeiros anos da vida

de Jesus, mas sim fazer catequese sobre

Jesus.

Todos os anos a Jerusalém:

todo judeu piedoso deveria ir três vezes ao

ano a Jerusalém para três festas principais:

Páscoa, Pentecostes e Tendas. A família de

Jesus foi para a Festa da Páscoa, mas, Ele ao

mesmo tempo pré-anuncia a Páscoa eterna

e definitiva.

Três dias depois: é uma alusão

ao futuro acontecimento. Assim como no

Templo, na cruz e no sepulcro “desaparece”

por três dias.

Escutando e fazendo pergun-

tas: todo bom judeu devia saber escutar. O

Shemá Israel era a oração de alerta para o

judeu. Mais do que dar respostas, era

importante saber fazer perguntas. É assim

que Jesus fará em sua vida, defendendo-se

de seus adversários.

Na casa de meu Pai: as

primeiras palavras de Jesus estão em

sintonia com as suas últimas palavras “Pai

em tuas mãos entrego meu espírito”. Diante

de seus pais terrenos é revelado que Jesus

tem outro Pai ao qual deverá obedecer.

Sua mãe conservava: Lucas usa

aqui o verbo grego diatereo. O verbo tereo

significa guardar: alguém guarda alguma

coisa e quando vai busca-la e encontra do

mesmo jeito. Já o verbo diatereo é como o

vinho guardado em barris quando retirado

já não é o mesmo mas, é melhor. Maria

guardava todas essas coisas em seu coração

e dai tirava lições. É a sabedoria da mãe

(Igreja), que vê e aprende com a sabedoria

do Filho (Jesus).

Que a exemplo da Sagrada Família

(atenta e na escuta da Palavra e Deus), em

meio a instabilidade da história, nossas

famílias se torem cada dia mais santas e

missionárias.

Padre José Luiz Nascibem � Vigário Paroquial

FESTA DA SAGRADA FAMíLIA

A Feira dos Guar-da-napos e Toalhas do Natal, da Pastoral da Moradia, será realizada nos dias 15 a 24 de dezembro, na loja Mil Coisas, Avenida 9 de Julho, 718, Centro, no horário comercial. Colabore com a Pas-toral, adquirindo guar-danapos, toalhas de mesa e outros artigos confecciona-dos por voluntárias. O valor arrecadado será revertido

para compra de material para reforma ou construção de moradia para famílias carentes assistidas pela Pastoral da Moradia.

FEIRA DO GUARDANAPO E TOALHASDA PASTORAL DA MORADIA

O EvangelizadorO Evangelizador

O bispo diocesano de Jundiaí, dom Vicente Costa publicou mensagem relativa ao Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco com o tema: “Misericordiosos como o Pai”, e que será celebrado de 08 de dezembro de 2015 (Solenidade da Imacu-lada Conceição) a 20 de novembro de 2016 (Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo). Eis a mensagem na íntegra: Queridos diocesanos e diocesanas: iniciaremos em nossa querida e amada Diocese de Jundiaí, no dia 13 de dezembro de 2015, com a abertura da Porta da Misericórdia, na Catedral, o Jubileu Extra-ordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco. Este Jubileu terá seu início em Roma no dia 08 de dezembro de 2015,

Solenidade da Imaculada Conceição e na Celebração dos 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, e encerrar-se-á em todas as dioceses, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, em 2016. Na Bula “Misericordiae Vultus” (o Rosto da Misericórdia), na qual o papa convoca o Jubileu, ele nos recorda que existem “momentos em que somos cha-mados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai” (cf. MV, n. 3ª). Somos chamados a viver da misericórdia para sermos misericordiosos como o Pai uns com os outros. O Jubileu Extraordinário da Mise-ricórdia necessita, antes de tudo, ser celebrado em nossas comunidades. Trata-se de um Kairós, isto é, de um tempo oportuno e cheio da graça de Deus. É momento privilegiado da presença de Deus, um convite amoroso para nos abrir ao seu Amor Misericordioso, que sempre vem ao encontro das nossas misérias. Em nossa Diocese propomos várias atividades inseridas nas festividades preparatórias para os 50 anos da criação da Diocese.

Como Bispo Diocesano, eu lhes peço: deixemo-nos ser todos tocados pela Misericórdia de Deus. Participemos das atividades, celebrações e encontros deste Ano Santo, para que o Jubileu Extraordinário, inserido no contexto do Projeto das Santas Missões Populares, seja vivido por todos nós como “um momento extraordinário de graça e de renovação espiritual” (cf. MV, n. 3c). E a todos abençoo. Dom Vicente Costa

Mensagem de dom Vicente Costa sobre o Jubileu da Misericórdia

• 13 de dezembro de 2015, as 18h30, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.• 27 de dezembro de 2015, as 11h, no Santuário Diocesano do Bom Jesus de Pirapora, em Pirapora do Bom Jesus.• 06 de janeiro de 2016, as 19h30, no Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, em Itu.

Abertura das Portasda Misericórdia naDiocese de Jundiaí

A Pastoral Fé e Política da Região 08 de Pastoral da diocese de Jundiaí, SP, que compreende as 5 paróquias da Estância Turística de Salto, realizou reunião no sábado, 05 de dezembro, no Centro Comunitário da paróquia São Benedito, para avaliação das atividades de 2015 e planejamento para 2016. A reunião foi coordenada por Paulo Fabrício Rodrigues, da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat e coordenador regional. Claudinho Nascimento, coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política apresentou o calendário para 2016, contendo as atividades programadas para a diocese e para a cidade. Participaram da reunião os representantes das paróquias São Benedito, Nossa Senhora do

Monte Serrat e Nossa Senhora Aparecida. Na avaliação relativa a 2015, os presentes consideraram positiva a atuação da pastoral, com destaque para as participações nas reuniões da Câmara Municipal, Roda de Conversa sobre a Maioridade Penal (em parceria com a Coordenadoria da Igualdade Racial, da Secretaria de Ação Social e Cidadania e Secretaria da Cultura), Pré-Grito dos Excluídos, realizado no Jardim Marília com apoio da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Caminhada dos Mártires, realizada em Louveira, e Grito dos Excluídos diocesano, realizado na Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí. Para 2016, ano eleitoral municipal, a Pastoral terá Escola de Fé e Política, com apoio do Centro Teológico Catequético diocesano, cursos de formação para candidatos, encontros com candidatos a prefeito e conscientização política através da Lei 9840, que trata da compra de votos e abusos eleitorais. Também haverá um trabalho para inserção de novos agentes da pastoral nas paróquias da cidade. Nos dias 22 a 24 de abril de 2016 será realizado em Campina Grande, PB, o Encontro Nacional de Fé e Política. Já está acontecendo uma mobilização para participação de uma delegação diocesana. O encerramento das atividades da Pastoral Fé e Política em 2015 acontecerá na comunidade Nossa Senhora Aparecida, paróquia São João Batista de Jundiaí, com Mística, adoração ao Santíssimo Sacramento e confraternização.

Pastoral Fé e Política faz planejamento para 2016,em reunião na paróquia São Benedito

O EvangelizadorO Evangelizador

Novembro é o mês do Dízimo. Como em todos os anos, a Paróquia de São Benedito realizou o movimento da conscientização entre os fiéis para explicar sua função, sua necessidade e seu valor para a Igreja. O Evangelizador conversou com o coordenador-geral do Dízimo da Paróquia, José Roberto França, para saber como funcionou esse movimento.Evangelizador: O que é exatamente a Conscientização do Dízimo?José Roberto: É um evento para evangelizar às pessoas sobre o que é o

Dízimo, e a resposta é que ele é nada mais do que Fé. É acreditar que aquilo que você está devolvendo a Deus não vai te faltar, é demonstrar confiança na Providência.Evangelizador: Quais foram os eventos realizados no mês de novembro para a Conscientização?José Roberto: Foram dados testemunhos, histórias reais de como essa Fé e essa confiança em Deus mudou a vida de pessoas. Além disso, foram sorteados dois presentes por comunidade, ao invés de apenas um como nos outros meses, para agradecer os que contribuem fielmente. Também foram feitas faixas com frases sobre o Dízimo para coloção nas comunidades.Evangelizador: Para ser Dizimista, o que é preciso? Basta contribuir todo mês?José Roberto: Não. É preciso entender que você está devolvendo uma parte do que Deus lhe dá, que você não está simplesmente entregando seu dinheiro à Igreja. Algumas pessoas tentam barganhar com Deus, achando que ao contribuirem com o Dízimo vão receber uma graça em troca, ou então acham que são obrigadas a pagar para serem bons fiéis. Mas o Dízimo é um ato de entrega e Fé, muito maior que o valor econômico.Evangelizador: O dinheiro arrecadado pelo Dízimo tem destino certo?

José Roberto: Sim. Uma parte é entregue à Cúria, para uso pela Igreja em suas obras, também para manutenção do Seminário Diocesano, que forma novos padres todos os anos para servirem a Deus. Outra parte é para a Paróquia, para ser usada em sua manutenção e em seus projetos sociais. A parte final fica para a própria comunidade, também para sua manutenção e projetos. É graças ao Dízimo que muitas famílias recebem cestas básicas, cobertores, até mesmo abrigos. Também é graças ao Dízimo que nossa igreja está sempre florida, bem-cuidada, com bancos, velas, toalhas... Até mesmo a água e a luz são pagas com esse dinheiro!Evangelizador: Se alguém sente o chamado para ser Dizimista, o que deve fazer?José Roberto: Basta entrar em contato com um dos agentes da Pastoral do Dízimo em sua comunidade e dar seu nome e endereço. Não é preciso esperar o final do ano, quando são preparados os envelopes, para participar. Assim que o novo dizimista for cadastrado, já recebe os envelopes e pode começar a contribuir.

André Santos - PasCom São Benedito

Paróquia promoveu mês de conscientização do Dízimo

O termo “Jubileu” é de origem judaica e surgiu pelo povo de Israel para celebrar o ano de graça, dentro de um Ano Santo. A cada sete anos era celebrado o ano sabático, no qual se deviam perdoar todas as dívidas. E cada 50 anos se celebrava o Jubileu, tempo de liberdade, perdão das dívidas, reconciliação, paz e ação de

graças a Deus (cf. Lv 25,10). O evangelista São Lucas (Lc 4,18-20) apresenta Jesus num dia de sábado na Sinagoga proclamando as maravilhas do Senhor: o Ano da Graça do Senhor, pois nele a profecia se cumpriu para anunciar e realizar a Boa Nova (Misericórdia) a todos.

O QUE É UM ANO JUBILAR?

O EvangelizadorO Evangelizador

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS 13 de fevereiro de 2016, 15h30, Matriz São Benedito:

Rodrigo Aparecido Rodrigues e Deisy Daiany de Almeida

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

Secretaria Paroquial: • Segunda-feira a sexta-feira: 08h a 18h.• Sábado: 08h a 12h.

• Telefone: (11) 4029 2102 - Telefax: (11) 4029 4707• Site: www.sbenedito.dj.org.br• E-mail: sbenedito@dj.org.br • Endereço: Largo São Benedito, 52 - Vila Nova – CEP: 13322-069 - Salto/SP.

Atendimento dos padres:• Terça-feira: 15h a 17h - Padre José Luiz Nascibem.• Quarta-feira, de manhã: Visita aos enfermos.• Quarta-feira: 15h a 17h - Padre Marcílio Gragefe.• Quinta-feira, de manhã: Visita aos enfermos.• Quinta-feira: 09h30 a 11h30 - Padre José Luiz Nascibem.• Sexta-feira: 09h30 a 11h30 - Padre Marcílio Gragefe.• Sábado: 09h a 11h30 - Padres Marcílio e José Luiz.

Atendimento dos diáconos:• Terça- feira, 19h a 21h: Diácono Antonio Barcelides Cruchello.• Quarta-feira, 14h a 15h30: Diácono José Carlos Pascoal.• Quarta-feira, 18h30 a 19h30: Diácono Edison da Silva Palagi.• Sexta-feira, 08h a 10h: Diácono José Carlos Pascoal.• Sexta-feira, 18h a 19h30: Diácono José Carlos Pascoal.• Sexta-feira, 19h30 a 21h: Diácono Edison da Silva Palagi.• Sábado, 08h as 10h: Diácono Antonio Barcelides Cruchello.Obs: para as entrevistas, favor agendar na Secretaria Paroquial.

Celebrações na Paróquia São Benedito:MATRIZ SÃO BENEDITO � Vila Nova:• Terça-feira a sexta-feira: 19h.• Sábado: 18h.• Domingo: 07h, 09h e 19h.• 1ª sexta-feira do mês: Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h.

• Comunidades Neo-catecumenais: sábado, 20h.

SANTA ANA E SÃO JOAQUIM - Parque Glória: • Quinta-feira: 19h. Uma vez por mês a celebração ocorre em uma casa de família.• Sábado: 18h30. • Domingo: 09h. • 1ª sexta-feira, Adoração ao S.S. Sacramento, 19h.

DIVINO ESPÍRITO SANTO - Parque Bela Vista:• Quinta-feira: 19h. Uma vez por mês a celebração ocorre em uma casa de família.• Sábado: 18h30. • Domingo: 09h. • 1ª sexta-feira, Adoração ao S.S. Sacramento, 18h30.

SANTO INÁCIO DE LOYOLA - Jardim Santo Inácio: • Quinta-feira: 19h. Uma vez por mês a celebração ocorre em uma casa de família.• Sábado: 18h30. • 1ª sexta-feira, Adoração ao S.S. Sacramento, 19h.

SANTA TERESINHA - Jardim Santa Teresinha:• Quinta-feira: 19h. Duas vezes por mês a celebração ocorre em casa de família.• Sábado: 18h30.• 1ª sexta-feira, Adoração ao S.S. Sacramento, 19h.

SÃO JOSÉ OPERÁRIO - Jardim Maria José:• Quinta-feira: 19h. Uma vez por mês a celebração ocorre em uma casa de família.• Domingo: 09h. • 1ª sexta-feira, Adoração ao S.S. Sacramento, 19h.

A PARÓQUIA SÃO BENEDITO

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaA Secretaria Paroquial e a Pastoral do Batismo informam os

batismos celebrados em novembro na Paróquia São Benedito:

Comunidade Matriz, 15 de novembro:· LORENA AGNOLETTO CECILIO

· ADRYAN GABRIEL FERREIRA DE CASTRO· HELENA FONSECA DO PRADO· ADRIELE ARRUDA DE MORAES

· MIGUEL COSTA SOTILO· LAURA MUNIZ VIEIRA SANTOS

· HENRIQUE GOMES VITOR · MANUELA TORQUATO DO NASCIMENTO

· RAUL CALEFFO GOES· ENRICO VICENTE

· ARTHUR BORDIGNON JANCZAK

Comunidade Matriz, 15 de novembro:· MIGUEL ANTONIO CARDOSO CAMPOS

· JORGE HENRIQUE PIRES BARBOSA

O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·02: Larissa Luana Silva dos Santos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.·03: Darci Moro – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·04: Maria Inês Ignácio – Mãe Peregrina – Matriz.

·04: Diácono José Carlos Pascoal - Ordenação Diaconal.·05: Marcos José Lohn – Pastoral Matrimonial.·06: Célia Maria S. Escano – Leitora – Santo Inácio.·06: Wagner R. Fernandes - Pastoral de Casais em 2ª União.·08: José Carlos da Silva Paes – Canto Litúrgico – Santa Ana.·08: Maria Lazinha Pantaleão – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·08: Marcos R. Martinelli - Pastoral de Casais em Segunda União.·08: Arani da Conceição Veloso Ramos – Catequese 1ª Eucaristia – Santo Inácio.·09: Pe. Marcílio Gragefe � Ordenação Sacerdotal - 31 anos·09: Diácono Antonio Barcelides Cruchello � Ordenação Diaconal � 25 anos.·09: Diácono Mário Vicente � Ordenação Diaconal � 25 anos.·10: Neide Samblas dos Santos – Pastoral da Liturgia – Divino.·10: Deise Pacheco L. Ferraz – Mãe Peregrina – Matriz.·10: Salete Di Siervo – Pastoral da Liturgia – Matriz.·10: Gustavo de Carvalho Ferraz – Leitor - Divino.·12: Odacir Piratininga – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·13: Maria Luzia da Silva - Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·13: Joana Seres – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.·16: Adelaide Correia de Lima – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·17: Amarilda Aparecida G. Gaspar – Pastoral da Liturgia – São José Operário. ·17: Valéria Araújo Ferreira – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·17: Samuel Silva Teixeira – Canto Litúrgico – Matriz.·17: Vinicius da Silva Teixeira – Pastoral da Liturgia – Matriz.·18: Josélia Gomes S. Lamana – Ministra da Comunhão – Matriz.·18: Rosana Rodrigues Peixoto – Leitora - Matriz.·18: Nadir Bergamo Andrietta – Pastoral da Liturgia – Santa Ana e São Joaquim.·20: Maria Aparecida G. Pinheiro – Santa Ana e São Joaquim.·20: Édipo Diego Sanches de Souza – Canto Litúrgico – Santana e São Joaquim.

ANIVERSARIANTES DEZEMBROANIVERSARIANTES DEZEMBROANIVERSARIANTES DEZEMBRO

O Advento chegou... estamos em um novo tempo de espera. A espera do Senhor. Há necessidade de abrir o coração e a razão para que Ele venha fazer morada em nossa história, para que possamos nos conhecer e nos converter. Precisamos entender a diferença entre estar celebrando novamente o Advento e ser o instrumento em que o Senhor fará morada para que enfim esse tempo seja concretamente vivenciado, experimentado para que possamos ser templo de acolhimento para o próximo e ousarmos servir. Em dezembro celebramos algumas datas: 1, Dia mundial de Luta contra a AIDS; 2, Santa Bibiana, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia do Samba e Dia do Astrônomo; 3, São Francisco Xavier e Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; 4, Santa Bárbara; 5, Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social; 6, São Pedro Pascásio, Dia do Casal, Dia Nacional da Extensão Rural e Dia do Extencionista Rural; 7, Santo Ambrósio de Milão e Dia Nacional do Cirurgião Plástico; 8, Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Dia Nacional da Família, Dia da Justiça e Dia do Cronista Esportivo; 9, Dia Nacional do Fonoaudiólogo e Dia Internacional contra a Corrupção; 10, São Melquíades, Dia Internacional dos Direitos Humanos e Dia do Palhaço; 11, São Dâmaso I e Dia do Engenheiro Civil; 12, Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América Latina); 13, Santa Luzia, Dia da Bíblia, Dia da Pessoa com Deficiência Visual, Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró; 14, São João da Cruz, Dia do Ministério Público e Dia Nacional da Ópera; 15, Santa Cristiana, Dia do Jornaleiro e Dia Nacional do

·22: Ingrácia Lemes R. Rodrigues - Grupo de Oração “Divino”.·23: Marcos Antonio Merchiol – Canto Litúrgico – Santa Ana.·24: Regina Maria Peron – Pastoral da Liturgia – Matriz.·24: Jeniffer Florinda Martins da Silva - Canto Litúrgico – Santo Inácio.·25: Maria Natália L. Oliveira – Pastoral da Acolhida – Divino.·25: Sônia Ap. da Cruz de Souza – Catequese de 1ª Eucaristia – Santana.·26: Maria Madalena T. Oliveira – Leitora – Divino.·27: Francisca Nascimento Borin – Catequese de 1ª Eucaristia – Divino.·28: Fátima Isabel B. Graciano – Pastoral do Dízimo – Santo Inácio.·30: Maria Marcolino de Camargo - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.·30: Silvia Maria Santos – Pastoral da Acolhida – Santana e São Joaquim.·31: Selma Aparecida D. Ferraz – Leitora - Matriz.·31: Hilda Maria L. Sola – Matriz.·31: Cláudia Pereira dos Santos – Mãe Peregrina – Santo Inácio.·31: Maria Imaculada de Souza – Pastoral da Acolhida – Divino.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - DEZEMBRO:·01: Antonio Carlos e Maria de Fátima Nunes Lorençon – São José Operário.·09: Luiz e Ivone Betarelli Nicoletti – Santo Inácio de Loyola.·09: Roberto e Elaine Cristina B. Veroneze – Santana e São Joaquim.·10: Ronei e Rosemari de Oliveira – Divino.·11: Inácio e Maria Aparecida Guilger Pinheiro - Santana.·11: José Valmir e Maria José da Silva – Santana e São Joaquim.·11: Lauro e Maria de Lourdes P. Martoni – São José Operário.·11: Cristiano Ferreira e Darlene Aparecida L. da Rocha – Santo Inácio de Loyola.·12: Odacir e Rosalina Nicácio Piratininga – São José Operário.·14: Antonio e Rosalina R. Tavore – Santana e São Joaquim.·16: José Benedito e Joana Guirado Leite – Matriz.·17: Aluisio e Joseli Apareicda P. Longatti – Santana e são Joaquim.·18: Carlos e Nadir Bergamo Andrietta – Santana e São Joaquim.·18: José Carlos e Rosângela Andretta – Santana e São Joaquim.·19: Jair e Orlete Aparecida di Siervo – Santa Teresinha.·22: José Dimas e Cleide Final Cocato – Matriz.·25: José Carlos e Maria Aparecida B. Elias – Santo Inácio de Loyola.·28: Ênio e Eny Burat Amirat - Divino.·29: Osvaldo e Vilma D. Batista Manso – Santa Teresinha.·31: Fernando e Amarilda Aparecida Gaspar – São José Operário.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Bia Dalla Vecchia

ESCADA: O português estava subindo e descendo de uma escada de madeira apoiada na parede. Ele tinha uma fita métrica na mão e sempre que ia

tentar medir a escada a fita caia. Ele apoiava a fita na parte de baixo da escada, subia e a fita saia do lugar. O brasileiro agoniado com isso, pergunta: - Ô português! Por que você não deita essa escada no chão, aí você vai conseguir medi-la com mais facilidade! E o português: Ô raios! É que eu não quero medir o cumprimento, e sim a altura da escada.

NA ACADEMIA:Dois amigos conversando e o primeiro conta:- Eu frequento a academia tem mais de um ano!O outro assustado pergunta:- E por que você continua tão gordo?- Ora, porque eu não faço os exercícios, só frequento mesmo

Arquiteto e Urbanista; 16, Santa Albina e Dia do Reservista; 17, São Lázaro; 18, Nossa Senhor do Ó e Dia Internacional do Migrante; 19, Santo Paulino ; 21, São Pedro Canísio; 22, Santa Francisca Xavier Cabrini; 23, São João Câncio e Dia do Vizinho; 24, Santa Társila e Dia do Órfão; 25, Natal do Senhor, Santos Mártires da Nicomédia; 26, Santo Estevão, diácono e mártir; 27, Sagrada Família, São João Apóstolo; 28, Santos Inocentes e Dia do Salva-vidas; 29, Santo Tomás Becket; 30, Santa Anísia; 31 Santa Catarina Labouré, Dia da Esperança e Dia das Devoluções .

O EvangelizadorO Evangelizador

PRIMEIRO RETIRO MISSIONÁRIO DA PARÓQUIA SÃO BENEDITO

top related