desperdício electrónico

Post on 30-Jun-2015

429 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Educação e Formação de Adultos Nível Secundário Turma B Ano lectivo 2009/2010

Criança sentada entre montes de lixo electrónico

Termo utilizado para descrever resíduos electrónicos correspondentes a material antigo ou em fim de vida. Inclui computadores, equipamentos electrónicos de consumo que não são eliminados ou reciclados.

Aquecimento de material electrónico – uma mistura de 5% de ácido nítrico puro e 75% de acido clorídrico puro – enquanto chips de computadores são removidos das placas electrónicas em ácido de forma a recolher pequenas quantidades de ouro. Trabalhadores sem qualquer protecção respiratória inalam vapores ácidos, cloro e gás dióxido de enxofre todos os dias. Depois de todo este processo o restante material é despejado no rio.

Um menino transporta sucata

electrónica em Lagos, Nigéria .

Crematórios destinados a queimar as peças dos computadores com o objectivo de evitar que isso seja feito a céu aberto; no entanto devido à falta de ventilação o impacto na saúde dos trabalhadores é extremamente negativo .

O desperdício de materiais electrónicos faz parte da cultura dos países desenvolvidos.

A quantidade de lixo electrónico que é descartado todos os anos dos países desenvolvidos continua a crescer rapidamente.

Criança sentada numa grande quantidade de lixo electrónico, não reciclado, importado dos países desenvolvidos de todo o mundo

Típica operação de desmantelamento e demolição

Guiyi é um dos maiores centro de lixo do mundo. Mais de um milhão de toneladas de lixo electrónico é desmontado nesta aldeia chinesa a cada ano.

Mulheres, crianças e homens trabalham em condições terríveis para extrair todos os metais presos nas placas de circuito, computadores e restante material electrónico.

"Só no ano passado, os Estados Unidos exportaram lixo electrónico suficiente para cobrir um campo de futebol"

Esta sucata resulta de material electrónico importado que não foi reparado; esse material fica aqui depositado para posteriormente ser queimado.

Um mar de caixas de televisão, tubos de raios catódicos, computadores, monitores e outros resíduos electrónicos importados .

Imagem de dentro de uma casa onde as mulheres queimam peças de computador .

O lixo electrónico de países desenvolvidos, acaba na China, Índia, África e em comunidades pobres da América Latina; o lixo é “tratado” em condições desumanas mediante métodos primitivos que não fornecem nenhuma protecção aos trabalhadores e ao ambiente.

Esta família de trabalhadores emigrantes vive num abrigo que serve também de armazém para o lixo electrónico . Nesta região o ar é espesso e praticamente irrespirável.

Os resíduos que não podem ser reciclados são acumulados e despejados nas margens dos canais da região de Guiyu, na China.

Homem retirando um toner de uma impressora .Os toners são feitos de substâncias

eventualmente cancerígenas.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Fátima Moreira Clara Carneiro..

top related