capítulo 13 - valor agregado

Post on 09-Jun-2015

3.464 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Ebook de MS-Project2003 - Autor Alexandre Travassos, PMP

TRANSCRIPT

Capítulo 13

Valor Agregado (Earned Value)

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

TRABALHANDO COM VALOR AGREGADO (EARNED VALUE)

Uma das maneiras de acompanhar os gastos de um projeto é a tabela de Valor Acumulado ou Valor Agregado. Essa tabela dá um status preciso á medida do desenvolvimento do projeto, possibilitando ao gerente tomar determinadas medidas por ter uma visão dos gastos atuais e futuros do projeto.

Para podermos entender melhor a tabela de Valor Agregado temos que conhecer alguns termos e os seus significados:

BCWS ou COTA (Custo Orçado do Trabalho Agregado) – Valor que indica a parcela do orçamento que deveria ser gasta, considerando o custo de linha de base de atividade, da atribuição ou do recurso. O COTA é calculado como os custos de linha de base divididos em fases e acumulados até a data de status ou data atual. É o custo proveniente do orçamento.

BCWP ou COTR (Custo Orçado do Trabalho Realizado) – Valor que indica a parcela do orçamento que deveria ser gasta, considerando o trabalho realizado até o momento e o custo de linha de base para atividade, à atribuição ou o recurso. O COTR é calculado como o percentual da atividade realizada multiplicado pelo seu orçamento. O COTR também é denominado “Valor Agregado”.

ACWP ou CRTR (Custo Real do Trabalho Realizado) – Mostra os custos reais incidentes para o trabalho já realizado por um recurso ou atividade até a data status, ou data atual do projeto.

CV ou VC (Variação de Custo) – É a diferença entre o custo previsto para atingir o nível atual de conclusão (COTR) e custo real (CRTR) , até a data de status ou data atual. Se o VC for positiva, o custo estará aquém do valor previsto (ou linha de base); se for negativa, a atividade terá ultrapassado o orçamento.

VC = COTR - CRTR CV = BCWP-ACWP

%CV ou %VC (Variação Percentual de Custo) –É a razão entre a variação de custos VC e o valor agregado (COTR). Indica o percentual de variação nos custos com relação ao agregado até o período.

%VC =

228

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

%CV =

SV ou VA (Variação do Prazo) – É a diferença, em termos de custo, entre o valor Agregado (COTR) e a agenda de linha de base (COTA). Se a VA for positiva, o projeto estará antecipando em termos de custo; se for negativa, o projeto estará atrasado em termos de custo.

VA = COTR – COTASV = BCWP-BCWS

%SV ou %VA (Variação percentual de prazo) – É a razão entre a variação do prazo VA e o valor agregado (COTR). Indica o percentual de variação nos prazos em relação ao valor agregado no período.

%VA =

%SV =

SPI OU IDA (Índice de desempenho de agenda) - É a divisão entre o Valor Agregado (COTR ou BCWP) e o valor planejado na linha de base (COTA ou BCWS).

IDA =

SPI =

CPI OU IDC (Índice de desempenho de custo) – É a divisão entre o Valor Agregado (COTR ou BCWP) e o valor realizado (CRTR ou ACWP).

IDC =

CPI =

TCPI ou IDAC (Índice de desempenho a concluir) – É a razão entre o trabalho restante a ser concluído e os fundos restantes a serem gastos, na data de status.

IDAC =

TCPI =

229

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

BC ou OAT (Orçamento ao Término)- É o orçamento do projeto ou custo da linha de base (custo total previsto das atividades e do projeto).

EAC ou EAT (Estimativa ao Término) – É o custo total esperado de uma tarefa, com base no desempenho até a data de status. O EAT também é denominado de Previsão ao Término (PAT).

EAT =

EAC =

VAC ou VAT (Variação ao Término) – É a variação entre o orçamento e a estimativa ao término .

VAT = OAT – EATVAC = OAT -EAC

Para acessar as tabelas de valor Acumulado (Valor Agregado) no Microsoft Project 2002, siga os passos abaixo :

1 – Acione o menu Exibir / Tabela / Mais Tabelas;

Earned Value 1

2 – No quadro Mais Tabelas, selecione a tabela “Indicadores de Custo de Valor Acumulado” e pressione Aplicar.

230

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

Earned Value 2

DICA : Para trabalhar com as tabelas de Valor Acumulado é importante que a linha de base do projeto esteja salva.

ACOMPANHANDO O PROJETO ATRAVÉS DO VALOR AGREGADO

Para fazer as atualizações e acompanhamento através das tabelas de valor acumulado, alguns procedimentos devem ser obedecidos. Siga os passos abaixo para preparar o projeto para uso da Análise de Valor Agregado:

1 – Salve a Linha de Base do Projeto;

2 – Acione o menu Ferramentas / Opções e clique sobre a guia Cálculo;

3 – Clique sobre o botão valor Acumulado;

231

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

Earned Value 3

4 – Defina se o projeto vai calcular o valor agregado pelo campo de % Concluída ou pelo campo de % Física Concluída e qual a linha de base que será usada para análise do valor agregado.

5 – Acione o menu Projeto / Informações sobre o projeto;

Earned Value 4

6 – Defina a data de status do projeto.

ANALISANDO DADOS DE ESCALA DE TEMPO NO EXCEL

O Microsoft Office Project 2003 possui um recurso que permite enviar dados de campos do project para o Excel e transformá-los em uma planilha dinâmica permitindo a criação de um gráfico para análise. Esta opção é muito útil para comparações no processo de controle do projeto. Para analisar dados da escala de tempo no Excel, siga os passos abaixo:

232

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

1 – No projeto 1.mpp clique com botão direito do mouse em qualquer lugar da barra de ferramentas e peça para exibir a barra de ferramentas análise;

Earned Value 5

2 – Clique no botão Analisar os Dados de Escala de Tempo no Excel;

Earned Value 6

3 – No quadro de boas vindas do Assistente, acione Projeto Inteiro e pressione o botão Avançar;

233

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

Earned Value 7

4 – Na etapa 2 do Assistente ,selecione os campos COTA, COTR,CRTR e pressione o botão avançar;

Earned Value 8

5 – Na etapa 3 do Assistente, indique as datas de analise e em qual unidade de tempo deverá ser exportado os dados e pressione avançar;

234

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

Earned Value 9

6 – Na etapa 4 do Assistente, responda sim para que seja criado o gráfico com os dados exportados e pressione o botão avançar;

Earned Value 10

7 – Na última etapa do Assistente ,pressione o botão Exportar Dados e aguarde alguns instantes;

235

Cap. 13 Valor Agregado (Earned Value)

Earned Value 11

DICA: Para utilizar a Análise dos Dados de Escala de Tempo no Excel, é importante que você tenha o Microsoft Excel 5.0 ou superior instalado em seu computador.Recomenda-se o Microsoft Excel XP.

236

top related