22 maio 2013

Post on 17-Mar-2016

238 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Clipping Geral e Espec. Eletrônico

TRANSCRIPT

XXI

110

22/05/2013

Superintendência de Comunicação Integrada

CLIPPINGNesta edição:

Clipping GeralMeio Ambiente

Saúde

Destaques:

Força-tarefa do MP e Polícia Civil vai apurar “Pianista” - p. 03

Justiça multa 12 por uso eleitoral - p. 06

Estelionatários fizeram 6400 vítimas este ano em Minas - p. 10

estado de minas - mG - P. 10 - 22.05.2013

01

HoJe em dia - mG - P. 4 - 22.05.2013

02

o temPo - mG - P. 4 - 22.05.2013

03

folHa reGional - Governador valadares mG - P. 06 - abril - 2013divinolândia de minas

Desmotivado, prefeito cassado irrita e prejudica servidores e comerciantes

Zé Maria insiste em não pagar salários atrasados e continua perseguindo funiconários públicos

04

Cont... folHa reGional - Governador valadares mG - P. 06 - abril - 2013

folHa reGional - Governador valadares mG - P. 02 - abril - 2013Coluna roda viva

05

estado de minas - mG - P. 2 - 22.05.2013

o temPo - mG - P. 06 - 22.05.2013

06

estado de minas - mG - P. 7 - 22.05.2013

07

estado de minas - mG - P. 17 - 22.05.2013

08

o temPo - mG - P. 34 - esPortes - 22.05.2013

09

o temPo - mG - P. 24 - 22.05.2013

10

Cont... o temPo - mG - P. 24 - 22.05.2013

11

o temPo - mG - P. 06 - 22.05.2013

12

Pedro Westphalen pretente dar tramitação rápida ao texto na Casa

A Assembleia Legislativa protocolou, ontem, proje-to de lei que modifica a legislação estadual que impede que os nomes dos funcionários sejam publicados ao lado dos salários nos portais da transparência do Executivo, Legislativo, Judiciário e dos órgãos vinculados aos Três Poderes. A lei é o único entrave para a publicação da rela-ção de nomes com os vencimentos e tem sido usada como argumento para evitar a divulgação dos dados completos em todas as esferas do Estado.

A lei de agosto de 2010, encaminhada pela ex-go-vernadora Yeda Crusius (2007-2010), obriga que sejam disponibilizadas as remunerações dos servidores efetivos e inativos e dos cargos em comissão (CCs), mas veda a identificação pessoal . Com o intuito de divulgar os ven-cimentos de todos os funcionários da Assembleia, a Mesa Diretora, orientada pela Procuradoria-Geral da Casa, op-tou por revogar a lei de 2010, aprovando outra em subs-tituição.

Em coletiva de imprensa, o presidente do Parlamen-to gaúcho, Pedro Westphalen (PP), explicou que, caso a Assembleia publicasse os dados sem modificar a legisla-ção estadual, poderia ser questionada na Justiça pela ação. Westphalen também ressaltou que a tramitação do projeto de lei deve ser célere. Por ser de autoria da Mesa Diretora, ele não precisará seguir o rito tradicional pelas comissões da Casa. A expectativa de Westphalen é de que o texto seja aprovado em plenário em até 10 dias. Na sequência, ele segue para sanção do governador Tarso Genro (PT).

No portal da Transparência do Parlamento (http://www2.al.rs.gov.br/transparenciaalrs/) estão disponíveis, por meio de tabelas, as remunerações dos funcionários da Casa, que são identificados por um código. Com a mu-dança na lei, a expectativa é de que sejam citados com os respectivos salários dos 388 servidores efetivos, 1.108 cargos em comissão e 632 inativos, cujos vencimentos são por conta do Parlamento. De acordo com Westphalen, o sistema do Parlamento não precisará ser adequado para a publicação dos nomes. Por isso, a partir da sanção da lei pelo governador, a listagem já poderá ser divulgada no portal.

Apesar de relatar que o apoio à decisão foi quase unâ-nime na Mesa Diretora, o presidente da Assembleia negou que algum partido tenha se oposto totalmente à medida. O progressista considera praticamente nula a chance de que o projeto seja derrubado na votação entre todos os parlamentares, já que houve acordo entre as bancadas e também porque o voto dos parlamentares no plenário é

aberto.

A decisão do Parlamento tem como base a determina-ção da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Fede-ral (STF), que, na quarta-feira da semana passada, negou o pedido de liminar solicitado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) contra decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinava a divulgação dos salários dos servidores com identificação nominal.

Por conta da decisão, o Tribunal de Justiça passou a disponibilizar, por meio de consulta pelo nome, o valor dos vencimentos de juízes e servidores. A publicação vol-tou a colocar em xeque a questão do teto salarial no Esta-do, cuja legislação fixa como valor máximo R$ 28.059,29, mas que costuma ser superado por conta de remunerações transitórias e até gratificações.

MP também deve adotar publicação de nomes

Na esteira da determinação do Supremo Tribunal Fe-deral (STF), também o Ministério Público (MP) estadual deve publicar nos próximos dias os nomes dos funcioná-rios junto aos vencimentos. Ontem, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou a publicação imediata dos dados. O MP gaúcho informou que está adap-tando seu portal para receber os dados e que deve publicar os salários com os nomes dos procuradores e promotores de Justiça e dos servidores da instituição até 1 de junho. O MP argumentava que, caso publicasse os dados, estaria desrespeitando a lei estadual que a Assembleia anunciou ontem que irá revogar.

Ontem, o plenário do CNMP decidiu por unanimi-dade que órgão local deve acatar a Lei de Acesso à In-formação e resolução CNMP de 2012, que orienta para a divulgação das remunerações de membros e servidores com identificação pessoal. Ao defender a publicação de maneira individualizada, o plenário indicou que a iden-tificação pode ser por nome ou matrícula do servidor. O conselho ainda observou que a legislação local deve ser submetida à Lei de Acesso à Informação, que possui abrangência nacional.

A Lei de Acesso à Informação completou um ano de vigência em 16 de maio do ano passado, e tem como meta garantir que os cidadãos brasileiros, sem que preci-sem fornecer justificativa, possam ter acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de autarquias, fundações, empresas públicas e entidades pri-vadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos. Além dos vencimentos de funcionários, a lei possibilita o acompanhamento de gastos públicos, contratos, progra-mas, ações, projetos e obras.

Jornal do ComérCio rs | PolítiCa | rs - 2 de maio de 2013

Legislativo mudará lei para divulgar salários dos Poderes

13

Representantes de movimentos sociais paraenses participaram de reunião ontem, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Belém, para traçar estratégias para uma mobilização conjunta contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, a PEC 37, que elimina o poder de investigação do Ministé-rio Público e reduz o número de órgãos de fiscalização.

O grupo decidiu que será realizado um ato público no próximo domingo, a partir das 9 horas, na Praça da República, com a distri-buição de informações à população sobre os efeitos nocivos que uma eventual aprovação da PEC 37, também conhecida como PEC da Impunidade, pode provocar.

INTEGRANTESParticipam das discussões, até o mo-

mento, as organizações sociais Ágora de De-bates, Comitê Metropolitano do Movimen-to Xingu Vivo Para Sempre, Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Fórum da Ama-zônia Oriental (Faor) e Observatório Social de Belém.

Representantes do Ministério Público Federal no Pará, da Associação do Minis-tério Público do Estado do Pará e do Mi-nistério Público do Estado do Pará também estiveram presentes na reunião em apoio à campanha Brasil Contra a Impunidade (http://brasilcontraaimpunidade.com.br/).

Além da mobilização na Praça da Repú-blica, o grupo está planejando produzir víde-os para a internet com artistas e esportistas paraenses e outras personalidades do Pará que possam convidar a população a entender e se posicionar sobre o tema.

folHa de s. Paulo | Poder | br 22 de maio de 2013

Proposta que limita ação de promotores

avança em SPRelator dá parecer favorável a projeto,

que está pronto para ser votado na Assembleia

DE SÃO PAULOO relator da proposta de emenda à

Constituição paulista que limita o poder de promotores no Estado, deputado José Bit-tencourt (PSD), emitiu ontem parecer favo-rável à matéria, que agora pode ser votada em plenário na Assembleia.

O projeto concentra no chefe do Minis-tério Público paulista as investigações sobre prefeitos e outras autoridades, como deputa-dos estaduais e secretários de governo.

Na justificativa do projeto, seu autor, Campos Machado (PTB), afirma que ele é necessário para resguardar políticos de “pos-síveis interesses pessoais” de promotores.

No parecer, Bittencourt acolhe o argu-mento e diz que “todos os órgãos cometem abusos”. “É considerável o número de pro-cedimentos [de promotores] norteados por situações políticas locais.”

Também ontem, o presidente do Tri-bunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, se disse favorável à proposta, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo deputados, a declaração enfraqueceu par-lamentares que se diziam contra a medida porque ela poderia ser considerada incons-titucional.

Campos disse que, com o parecer de Sartori, “o clima da Casa passa a ser pela aprovação”. Não há prazo para que o projeto seja votado.

Representantes do Ministério Público chamam a proposta de “PEC de Impunida-de” e dizem que a medida, além de ser in-constitucional, tenta impedir investigações.

dCi - ComérCio, indústria e serviços | leGislação | sP2 de maio de 2013

ministério Público

OAB é favorável à - PEC 37

BRASÍLIA - Por ampla maioria, o Con-selho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manteve o entendimento da entidade, segundo o qual o Ministério Pú-blico não tem competência para conduzir investigação criminal, ao mesmo tempo em que decidiu criar comissão destinada a ofe-recer sugestões para aprimorar o texto da Proposta de Emenda à Constituição 37.

diário do Pará - online | Pará | Pa - 22 de maio de 2013associação do ministério Publico

PEC 37 será alvo de ato na Praça da República

14

o Globo - rJ - P. 13 - 22.05.2013

HoJe em dia - mG - P. 4 - 22.05.2013

15

HoJe em dia - mG - P. 3 - 22.05.2013

16

Carta CaPital - sP - P. 35 - 22.05.2013

17

valor eConômiCo - sP - P. e2 - 22.05.2013

18

Cont.... valor eConômiCo - sP - P. e2 - 22.05.2013

19

o temPo - mG - P. 28 - 22.05.2013

20

o temPo - mG - P. 25 - 22.05.2013

21

Cont... o temPo - mG - P. 25 - 22.05.2013

22

o temPo - mG - P. 24 - 22.05.2013

23

top related