aedb notícias 22 - maio 2014

4
Ano 4 Nº 22 Maio 2014 A Empresa Júnior da AEDB, como primeira ação de 2014, entregou à Associação Pestalozzi de Resende, no início do ano letivo, em fevereiro, 300 camisetas a serem distribuídas para os alunos atendidos pela entidade, que oferece reabilitação, estimulação e educação especial para cerca de 235 portadores de deficiência mental ali matriculados. A confecção das camisetas foi patrocinada pelo supermercado Royal Center Manejo, pela Thomaz Veículos e pelo Grupo Teixeira Lopes. Reativada no ano passado, sob a orientação do Prof. Geraldo Gutian, a Empresa Júnior, batizada ResenJr, é presidida atualmente por André Teixeira Lopes, aluno do 2º ano do curso de Engenharia Civil.Tem por finalidade prestar serviço de consultoria júnior preferencialmente para micro e pequenas empresas. Campanha Lacre Solidário é sucesso total! Empresa Júnior entrega 300 camisetas para Pestalozzi de Resende Pelo terceiro ano consecutivo, as Faculdades Dom Bosco promovem o Trote Solidário, através da realização de campanha beneficente, envolvendo não só os calouros, mas os alunos de todos os anos dos diversos cursos. Este ano, está sendo realizada a Campanha do Lacre Solidário, organizada pelos alunos do 4º ano de Comunicação Social em apoio ao banco de cadeiras de rodas de Resende. Os estudantes estão coletando lacres de latinha de alumínio que serão trocados por cadeira de rodas. A campanha teve início no final de fevereiro e até o momento foram contabilizadas cerca de 270 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres, das quais 140 já foram entregues ao Rotary Club de Resende que irá enviar para uma fábrica de equipamentos em São Paulo, onde é realizada a troca. Coordenada pelo professores Cidinha Cunha e Marcus Silva (curso de Comunicação), com o apoio do Prof. Carlos Augusto Menezes (Administração e Recursos Humanos), e contando com a participação maciça dos estudantes, a campanha ganhou uma amplitude que nem os professores nem os alunos podiam prever, principalmente depois de sua divulgação por emissoras de rádio e TV da cidade. Além dos 40 postos de coleta de lacre instalados em bares, lanchonetes, restaurantes e padarias de Resende, Porto Real, Itatiaia, Volta Redonda, Piraí e Bocaina de Minas, outras instituições se juntaram à AEDB para engrossar a campanha, que extrapolou os limites geográficos. Até o Restaurante Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, apoia o Lacre Solidário, além da cantina da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá/UNESP. Sem contar que, depois de sua veiculação pela TV, algumas pessoas têm procurado os organizadores na AEDB para fazer doação de cadeiras de rodas. A campanha prossegue até o mês de agosto. Além dos postos de coleta em estabelecimentos comerciais, os alunos de Comunicação estão recebendo lacres em tenda montada no Parque das Águas, aos domingos.

Upload: aedb

Post on 03-Apr-2016

249 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: AEDB Notícias 22 - Maio 2014

Ano 4 ■ Nº 22 ■ Maio 2014

A Empresa Júnior da AEDB, como primeira ação de 2014, entregou à Associação Pestalozzi de Resende, no início do ano letivo, em fevereiro, 300 camisetas a serem distribuídas para os alunos atendidos pela entidade, que oferece reabilitação, estimulação e educação especial para cerca de 235 portadores de deficiência mental ali matriculados. A confecção das camisetas foi patrocinada pelo supermercado Royal Center Manejo, pela Thomaz Veículos e pelo Grupo Teixeira Lopes. Reativada no ano passado, sob a orientação do Prof. Geraldo Gutian, a Empresa Júnior, batizada ResenJr, é presidida atualmente por André Teixeira Lopes, aluno do 2º ano do curso de Engenharia Civil.Tem por finalidade prestar serviço de consultoria júnior preferencialmente para micro e pequenas empresas.

Campanha Lacre Solidárioé sucesso total!

Empresa Júnior entrega 300 camisetaspara Pestalozzi de Resende

Pelo terceiro ano consecutivo, as Faculdades Dom Bosco promovem o Trote Solidário, através da realização de campanha beneficente, envolvendo não só os calouros, mas os alunos de todos os anos dos diversos cursos. Este ano, está sendo realizada a Campanha do Lacre Solidário, organizada pelos alunos do 4º ano de Comunicação Social em apoio ao banco de cadeiras de rodas de Resende. Os estudantes estão coletando lacres de latinha de alumínio que serão trocados por cadeira de rodas. A campanha teve início no final de fevereiro e até o momento foram contabilizadas cerca de 270 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres, das quais 140 já foram entregues ao Rotary Club de Resende que irá enviar para uma fábrica de equipamentos em São Paulo, onde é realizada a troca.

Coordenada pelo professores Cidinha Cunha e Marcus Silva (curso de Comunicação), com o apoio do Prof. Carlos Augusto Menezes (Administração e Recursos Humanos), e contando com a participação maciça dos estudantes, a campanha ganhou uma amplitude que nem os professores nem os alunos podiam prever, principalmente depois de sua divulgação por emissoras de rádio e TV da cidade. Além dos 40 postos de coleta de lacre instalados em bares, lanchonetes, restaurantes e padarias de Resende, Porto Real, Itatiaia, Volta Redonda, Piraí e Bocaina de Minas, outras instituições se juntaram à AEDB para engrossar a campanha, que extrapolou os limites geográficos. Até o Restaurante Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, apoia o Lacre Solidário, além da cantina da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá/UNESP. Sem contar que, depois de sua veiculação pela TV, algumas pessoas têm procurado os organizadores na AEDB para fazer doação de cadeiras de rodas. A campanha prossegue até o mês de agosto. Além dos postos de coleta em estabelecimentos comerciais, os alunos de Comunicação estão recebendo lacres em tenda montada no Parque das Águas, aos domingos.

Page 2: AEDB Notícias 22 - Maio 2014

Extensão e Pesquisa

CPGE vence edital da CAPES para receber recurso do Programa de

Iniciação à Docência O Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da AEDB venceu Edital da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação, para receber recursos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O Programa tem por objetivo promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica, desde o início de sua formação acadêmica. O projeto aprovado pela CAPES trata-se do desenvolvimento de oficina de produção de texto por dez alunos do curso de Letras, coordenados pelo Prof. Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos, para os alunos do 7º e 8º ano do Colégio Municipal Noel de Carvalho. A Profª Rosângela Iencarelli é a supervisora do Programa no Colégio. Essa equipe recebe bolsa da CAPES mais verba para custeio de despesas. O valor total do recurso destinado à implantação desse projeto, que tem a duração de um ano, é da ordem de R$ 80 mil. Os alunos bolsistas devem trabalhar 20h horas semanais no projeto.

Projeto de pesquisa do curso de Engenharia de Produção Automotiva

recebe verba da FAPERJ O projeto de pesquisa apresentado à FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção Automotiva, Prof. Henrique Rocha, foi contemplado com recursos para compra de computadores. “Engenharia Simultânea Baseada em Conjuntos de Possíveis Soluções Aplicados a Projeto de Veículos Automotivos” é o tema do projeto aprovado pela FAPERJ. Segundo o prof. Henrique, o incentivo do Governo Estadual para a aquisição dos computadores, a serem utilizados no desenvolvimento do projeto de pesquisa contemplado, se respaldou, basicamente, em dois fatores: a linha de pesquisa em si e sua evolução, comprovada pelas publicações e participações em eventos científicos, e a contrapartida da AEDB, se comprometendo com a citada pesquisa por meio de bolsa de iniciação científica concedida à aluna Charlene Souza. Com o recurso a FAPERJ foram comprados cinco desktops, um notebook e um palm, que estão instalados no Núcleo de Competitividade Industrial da AEDB. “Destaca-se que tais equipamentos, além de permitirem melhor desenvolvimento da citada pesquisa, poderão ser utilizados também por outros pesquisadores de áreas afins”, conclui o Prof. Henrique.

Registrando■ FLISoL – Cerca de 60 pessoas participaram do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre realizado no dia 26 de abril, no campus da AEDB, sob a coordenação do prof. Santiago Lopes, do curso de Sistemas de Informação. O FLISoL é o maior evento da América latina de divulgação de Software Livre, realizado desde 2005 em diversas cidades, simultaneamente. Durante o evento, instala-se, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. ■ MC-Forum – Outro evento interessante realizado no campus, no dia 7 de maio, foi o MC-Forum – Tecnologia do Concreto, Patologias e Recuperação de Estruturas, promovido pela MC e pela Holanda Engenharia. A organização da atividade na AEDB ficou a cargo do prof. Michel Hadad, coordenador do curso de Engenharia Civil.■ Dia da Abolição – Dia 13 de maio, no auditório da AEDB, foi realizada a palestra “Impactos da Abolição da Escravatura na Sociedade Brasileira”, proferida pelo prof. Valmir de Almeida, numa realização da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Resende, em parceria com a AEDB.■ Intérprete ambiental – O prof. Luiz Sérgio Sarahyba, coordenador do curso de Biologia, foi um dos 20 analistas ambientais selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente para fazer um curso para formação de intérpretes ambientais, ministrado pelo Serviço Florestal Americano em convênio com o MMA, realizado na Floresta Nacional de Ipanema, próximo a Sorocaba/SP.■ Congresso em Portugal – As professoras Patrícia Maneschy e Nilza Macario tiveram trabalho selecionado para apresentação no IV Congresso Íbero-Americano de Política e Administração da Educação, realizado na cidade de Porto. As duas voaram juntas para Portugal. Parabéns! ■ Pós-graduação – Na unidade de Volta Redonda, estão abertas as matrículas para dois cursos de MBA, do convênio com a FGV: Gestão Empresarial e Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. No campus da AEDB, em Resende, os interessados ainda podem se matricular no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, com início previsto para 19 de maio.■ Cursos de Extensão – O CPGE oferece diversos cursos de extensão de conhecimentos, que são cursos de curta duração, complementares à formação acadêmica, ou de atualização sobre temas que venham enriquecer o currículo do profissional. Com início previsto para maio, estão abertas as matrículas para o curso de Direito para não Advogados e o curso de Recrutamento e Seleção pela competência.■ Apoio à Vila Vicentina – A AEDB realizou um curso de Capacitação para Camareiras, destinado a moradoras da Vila Vicentina, em Resende, administrada pelos cadetes da AMAN. Promovido em parceria com o Montese Tower Hotel, constou de três aulas teóricas, ministradas na AEDB por Michele Kelly Moreira, aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos, e uma aula prática no hotel.■ Novo coordenador – O prof. Roberto Suzuki é o novo coordenador do curso de Ciências Contábeis. Desejamos que faça um bom trabalho à frente da coordenação do curso.

AEDB Notícias ■ 2

Page 3: AEDB Notícias 22 - Maio 2014

Fique sabendoAEDB sedia 1º Fórum Inovar-AutoPolo Automotivo Sul Fluminense

Promovido pela UNESP em parceria com a AEDB, foi realizado, no dia 14 de maio, o 1º Fórum Inovar-Auto, destinado às empresas do Polo Automotivo do Sul Fluminense, com o objetivo de debater o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, denominado Inovar-Auto, criado pelo Governo Federal em 2012, que concede benefícios fiscais às empresas que produzem e/ou comercializem veículos no Brasil. Com o intuito de incentivar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a proteção ao meio ambiente com a redução da poluição provocada pelos motores, a eficiência energética e a qualidade dos veículos e das autopeças, o Inovar-Auto concede abatimento no Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI para carros que consumam menos energia. O prazo de vigência do Programa é até 2017. Segundo o engenheiro Erik Telles, coordenador do Fórum, com o Inovar-Auto espera-se aumentar a eficiência energética dos veículos produzidos no Brasil, aumentando a competitividade da indústria automotiva brasileira em nível internacional. O Fórum, que teve por objetivo o compartilhamento de experiências entre montadoras e fornecedores de autopeças do Sul Fluminense na condução das atividades do Inovar-Auto, reuniu na AEDB 40 representantes de empresas da região, entre elas a Peugeot, Man Latin America, Nissan e a Land Hover, que está se instalando este ano em Itatiaia.

Cesta básica de Resende aumentou13,88% nos últimos 12 meses

O índice acumulado da cesta básica ampliada de Resende (ICBA-R) no período de abril de 2013 a abril de 2014 é de 13,88%. O ICBA-R acompanha a variação mensal dos preços de uma cesta composta por 87 produtos, entre alimentos, produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal, que fazem parte do consumo das famílias com poder aquisitivo de 1 a 5 salários mínimos (R$ 724,00 a R$ 3620,00). No mês de abril de 2014, o ICBA-R sofreu alta de 1,01% em relação a março, mês em que também houve alta no índice de 1,03%. O levantamento da variação mensal do índice da cesta básica ampliada de Resende é objeto do Projeto de Iniciação Científica “Indicadores Regionais de Preços ao Consumidor”, desenvolvido por alunos do curso de Economia da Faculdade Dom Bosco, em parceria com o Núcleo de Competitividade Industrial da AEDB. A variação do índice no mês de abril foi pressionada pelo aumento do item hortaliças e verduras (21,24%). Ainda no grupo alimentação e bebidas, o item frutas sofreu uma alta de 7,81%, devido, principalmente, a variação dos subitens mamão (45,78%) e laranja-pera (12,67%). O item açúcares e derivados apresentou uma queda de -18,68%.

Rapidinhas■ Biologia nota 4 – Numa escala de 1 a 5, o curso de Ciências Biológicas recebeu nota 4 da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, que deu parecer favorável ao reconhecimento do curso, tanto para a Licenciatura como para o Bacharelado. O Prof. Luiz Sérgio Sarahyba, Coordenador do curso, agradece todos os professores e alunos, bem como a Direção da Faculdade Dom Bosco e os integrantes do corpo técnico-administrativo da AEDB, pela contribuição de cada um para o bom resultado alcançado na avaliação do MEC.

■ Mercado promissor para TI – Um estudo encomendado pela Microsoft revelou que, na América Latina, a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação, atualmente, supera a oferta em 35%. E, além disso, mostrou que, mundialmente, entre 2012 e 2013, a computação em nuvem gerou 14 milhões de novos empregos. No próprio portal de carreiras da Microsoft, é possível encontrar 38 ofertas de emprego, como engenheiro de software e gerentes de RH e de vendas.

■ XII SEAC – A XII Semana de Atividades Científicas das Faculdades Dom Bosco acontece nos próximos dias 3 e 4 de junho. Cerca de 90 trabalhos foram inscritos por alunos e professores da maioria dos 18 cursos de graduação, com destaque para o curso de Administração que inscreveu o maior número de trabalhos. Vamos prestigiar os colegas assistindo com interesse às apresentações.

■ IX SIMPED – As inscrições de trabalhos para apresentação no IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação da Faculdade Dom Bosco encerram-se no dia 2 de junho. O IX SIMPED, que acontece de 2 a 4 de setembro, tem como tema “Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios”.

■ Dom Bosco na Folha – A Faculdade Dom Bosco foi citada em matéria no jornal Folha de São Paulo como participante do grupo de 18 instituições de ensino superior brasileiras que vão pagar para integrantes de seu corpo docente um curso com professores da Universidade Harvard (EUA), para aprenderem novas metodologias de ensino. O curso terá a duração de um ano, com aulas presenciais e à distância. Da Faculdade Dom Bosco estarão fazendo o curso os professores Henrique Rocha, Wagner Stoffel, Washington Lemos e Mario Esteves.

■ Futura mestre – Juliana Ribas Monteiro, formada em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela AEDB no ano passado, passou em primeiro lugar na seleção para fazer mestrado na UERJ, concorrendo com oito candidatos. Sua linha de pesquisa será Controle e Automação. Ela passou também na prova para o mestrado da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Parabéns, Juliana!

■ Campeã de pentatlo – Amanda Turute, aluna do curso de Engenharia de Produção Metalúrgica, foi bicampeã brasileira de pentatlo moderno, concorrendo com 90 atletas de vários Estados. O campeonato aconteceu em abril, no Rio de Janeiro. A atleta resendense foi ouro nas categorias Sênior e Júnior. Grande Amanda! Estamos torcendo para que você seja convocada para disputar o Campeonato Mundial que acontece na Polônia, em junho.

AEDB Notícias ■ 3

Page 4: AEDB Notícias 22 - Maio 2014

Alunos nota 10

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Boscowww.aedb.br ■ [email protected] ■ Tel: (24) 3383-9051Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260)Fotos: Ocimar da SilvaDiagramação: Renato Duque

Estudante da AEDB conquista 1º lugar em competição internacional

Márcio Venâncio Aurélio Caetano, formado em Automação Industrial pela AEDB e atualmente aluno do curso de Engenharia Mecânica, trouxe a medalha de ouro do WorldSkills Americas, competição interamericana de profissões técnicas, que avalia a qualidade da educação profissional oferecida nos países participantes. A competição foi realizada no mês de abril, em Bogotá, na Colômbia. Para conquistar o 1º lugar, Márcio treinou oito horas por dia, durante três meses, com o objetivo de ultrapassar o recorde do último competidor de sua categoria: construir mais que 90% de uma peça em cinco horas. “Através de muito trabalho e esforço, consegui alcançar aquilo que almejava tanto, que é o 1º lugar no pódio de uma competição internacional”, diz o aluno. Para se ter uma ideia da importância de sua conquista, ele explica que “o desafio proposto pela WordSkills exige uma habilidade normalmente alcançada por um profissional com dez anos de experiência, pois é necessário passar por todas as áreas de fabricação para compreender cada processo”. Márcio faz questão de agradecer ao prof. Onofre Bueno Filho, coordenador do curso de Automação Industrial, “por ter acompanhado esse processo de perto desde 2011 e me ajudado sempre que pode, para não prejudicar meu desempenho na Faculdade”. E agradece também à profª Rosana Ravaglia, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, “por ter entendido o quanto é importante essa competição para meu crescimento profissional e para o Brasil”.

Prêmio Antonio EstevesMelhores alunos ganham bolsa integral

Foi concedido o Prêmio Antonio Esteves aos alunos da AEDB que se destacaram por sua excelência na área acadêmica, no ano de 2013. O melhor aluno de cada série dos cursos de graduação das Faculdades Dom Bosco, ou seja, aqueles que obtiveram a maior média anual, em sua série/curso, receberam bolsa de estudo integral para o ano letivo de 2014. Para o aluno vencedor que estava cursando o último ano do curso de graduação em 2013, foi oferecida uma bolsa de estudos em curso de pós-graduação da AEDB. O mérito maior desses estudantes exemplares é que eles, em sua maioria, trabalham durante o dia, tendo que conciliar a atividade profissional com os estudos. Palmas para eles!

Confira a relação dos alunos que tiveram a maior média em cada curso

Na impossibilidade de publicar a relação completa dos 50 alunos premiados, por falta de espaço, destacamos 16 que podem ser considerados os melhores alunos das Faculdades Dom Bosco, por terem obtido a maior média de seu curso:

Administração Pamela Soares 9,02

Economia Leyza da Silva 8,73

Sistemas de Informação Adriano Verissimo 9,11

Gestão Pública Tarcisio Fontanezi 8,92

Gestão de Recursos Humanos Tatiane Freitas 9,25

Logística Mario Cesar de Moura 8,61

Comunicação Social Gabriel Campagnac 9,32

Ciências Contábeis Lívia Duarte 8,90

Gestão da Produção Industrial Michael Dionizio 7,83

Pedagogia Carollini Graciani 9,79

Letras Fernanda Areco 9,30

Biologia Karen Toledo 9,46

Engenharia Elétrica/Eletrônica Nathália Lopes 9,38

Engenharia de Produção Rodolfo Lima 9,25

Engenharia Civil Larissa Cruz 9,08

Automação Industrial Aline Verri 9,05

AEDB Notícias ■ 4