aedb notícias 20 - dezembro 2013

4
Ano 4 Nº 20 Dezembro 2013 N esta mensagem de encerramento do ano de 2013, poderíamos estar falando dos três novos cursos de graduação que implantamos, dos laboratórios que inauguramos, dos eventos científicos de âmbito nacional que realizamos, das bolsas de estudo que concedemos e tantas outras ações empreendidas, tendo em vista sempre o crescimento da Associação Educacional Dom Bosco e o cumprimento de sua missão, que é proporcionar a um número cada vez maior de jovens o acesso à educação integral e formar mão de obra qualificada para o mundo do trabalho da região. Mas imbuídos do espírito natalino que paira no ar, tomados pelo sentimento de fraternidade que a proximidade do Natal enseja, preferimos falar das ações de apoio à comunidade que a AEDB tem desenvolvido, não só este ano, como desde sempre, ao longo de seus 49 anos de existência. Temos apoiado a Santa Casa de Resende, o Asilo dos Idosos e a Conferência Vicentina. Desenvolvemos o projeto Educação Inclusiva: Oportunidade para todos, em parceria com a Secretaria de Educação de Resende, envolvendo nossos alunos de Pedagogia e de Letras, para atender as crianças com dificuldades de aprendizagem matriculadas na rede municipal de ensino. Estamos presentes em vários Conselhos consultivos municipais, que é uma forma de participarmos da construção das políticas públicas do município, nas diversas áreas: educação, meio ambiente, direito dos portadores de deficiência, entre outras. A prática de ações de responsabilidade social pelas instituições de ensino superior é uma das dimensões avaliada pelo Ministério da Educação. De nossa parte, antes de estarmos cumprindo uma exigência do MEC, estamos seguindo a orientação e o exemplo do fundador da AEDB, o Prof. Antonio Esteves, que sempre prestou ajuda ao próximo, muito antes da invenção do conceito de responsabilidade social. Aprendemos com ele. E assim, com esse espírito cristão e fraterno, vamos entrar em 2014, ano muito especial para nós, pois a Associação Educacional Dom Bosco estará completando 50 anos. Desejamos que a luz que irradia do presépio do Menino Jesus continue iluminando sempre o nosso caminho, para não nos desviarmos da rota que Deus traçou para nós; e continuemos desempenhando, o melhor possível, a missão de educadores que Ele nos delegou. A Direção da AEDB N Boas Festas e Feliz 2014!

Upload: aedb

Post on 03-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: AEDB Notícias 20 - Dezembro 2013

Ano 4 ■ Nº 20 ■ Dezembro 2013

Nesta mensagem de encerramento do ano de 2013, poderíamos estar falando dos três novos cursos de graduação que implantamos, dos

laboratórios que inauguramos, dos eventos científicos de âmbito nacional que realizamos, das bolsas de estudo que concedemos e tantas outras ações empreendidas, tendo em vista sempre o crescimento da Associação Educacional Dom Bosco e o cumprimento de sua missão, que é proporcionar a um número cada vez maior de jovens o acesso à educação integral e formar mão de obra qualificada para o mundo do trabalho da região. Mas imbuídos do espírito natalino que paira no ar, tomados pelo sentimento de fraternidade que a proximidade do Natal enseja, preferimos falar das ações de apoio à comunidade que a AEDB tem desenvolvido, não só este ano, como desde sempre, ao longo de seus 49 anos de existência. Temos apoiado a Santa Casa de Resende, o Asilo dos Idosos e a Conferência Vicentina. Desenvolvemos o projeto Educação Inclusiva: Oportunidade para todos, em parceria com a Secretaria de Educação de Resende, envolvendo nossos alunos de Pedagogia e de Letras, para atender as crianças com dificuldades de aprendizagem matriculadas

na rede municipal de ensino. Estamos presentes em vários Conselhos consultivos municipais, que é uma forma de participarmos da construção das políticas públicas do município, nas diversas áreas: educação, meio ambiente, direito dos portadores de deficiência, entre outras. A prática de ações de responsabilidade social pelas instituições de ensino superior é uma das dimensões avaliada pelo Ministério da Educação. De nossa parte, antes de estarmos cumprindo uma exigência do MEC, estamos seguindo a orientação e o exemplo do fundador da AEDB, o Prof. Antonio Esteves, que sempre prestou ajuda ao próximo, muito antes da invenção do conceito de responsabilidade social. Aprendemos com ele. E assim, com esse espírito cristão e fraterno, vamos entrar em 2014, ano muito especial para nós, pois a Associação Educacional Dom Bosco estará completando 50 anos. Desejamos que a luz que irradia do presépio do Menino Jesus continue iluminando sempre o nosso caminho, para não nos desviarmos da rota que Deus traçou para nós; e continuemos desempenhando, o melhor possível, a missão de educadores que Ele nos delegou.

A Direção da AEDB

N

Boas Festas eFeliz 2014!

Page 2: AEDB Notícias 20 - Dezembro 2013

Informes do CPGEREGISTRANDO

Professores da AEDB na mídia Nossos professores continuam muito requisitados para dar seu parecer técnico sobre os mais diversos assuntos veiculados pela mídia. A Profª Ana Alice Esteves teve inúmeras participações em programas da TV Rio Sul, para falar de variados assuntos na área da Educação. Para ver essa professora e orientadora pedagógica do Colégio de Aplicação dando dicas sobre o ENEM, no programa Bom Dia Rio, acesse o link: “http://goo.gl/HeTE1L”. E vejam o Prof. Alex Hummel (curso de Economia) falando sobre o uso de cartão de crédito, também no Bom Dia Rio, acessando este link: “http://goo.gl/2nOQVv”. Já o Prof. Henrique Rocha (Engenharia de Produção Automotiva) foi entrevistado pela revista O Empreiteiro, sobre o aeroporto de Resende. Leiam a reportagem acessando a versão on-line da revista: “http://goo.gl/RKJh1K”.

■ Visitas técnicas - Alunos dos cursos de Engenharia visitaram o 19º Salão Internacional do Transporte, realizado em novembro, em São Paulo. E no dia 29 de outubro, estudantes dos cursos de Automação Industrial e de Engenharia Elétrica fizeram uma visita técnica à Usina Nuclear de Angra dos Reis. As viagens foram organizadas pelo Diretório Acadêmico Tácito Vianna Rodrigues.■ Vestibular 2014 – O segundo processo seletivo para ingresso nos 18 cursos de graduação oferecidos pelas Faculdades Dom Bosco acontece no dia 18 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 16. Saiba como se inscrever consultando o site www.aedb.br/vestibular. Cerca de 500 estudantes participaram do primeiro vestibular realizado em novembro. ■ Despedida – É com pesar que noticiamos o desligamento da AEDB dos funcionários Francisco Corrêa, responsável pelo setor de Compras, e Márcia Villarinho, do setor de Recursos Humanos. Ele se aposentou e ela deixa a AEDB para se dedicar à sua agência de viagem. Nosso consolo é saber que eles serão substituídos à altura pela Gisele Mendes (RH) e pela Ângela Maria dos Santos (Compras).■ Apoio à Conferência Vicentina – Dentro do Programa de Assistência Social desenvolvido pela AEDB, de apoio à Vila Vicentina, administrada pelos cadetes da Conferência Vicentina de São Maurício, da AMAN, foram disponibilizadas duas vagas para jovens moradores daquela Vila, no curso de Pintura Automotiva e cinco vagas no curso de reforço em Matemática oferecidos pela AEDB.

AEDB Notícias ■ 2

Projetos de iniciaçãocientífica selecionados

O Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão fez a seleção dos projetos de pesquisa apresentados, através de Edital, por professores e alunos dos cursos de graduação das Faculdades Dom Bosco, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da AEDB. Foram selecionados cinco projetos de quatro cursos. Pelo regulamento do Programa, os projetos de pesquisa devem ser elaborados pelos professores, para serem desenvolvidos pelos alunos, sob sua orientação. Os alunos receberão bolsa pesquisa durante 12 meses, prazo estipulado para a conclusão do projeto. O bolsista deverá dedicar 20 horas semanais às atividades de pesquisa. O Programa de Iniciação Científica tem por objetivo estimular os professores a despertar em seus alunos o interesse pela pesquisa no campo da ciência e da tecnologia. Veja abaixo a relação dos projetos selecionados.

Curso Professor Orientador Aluno Tema

Eng. de Produção Automotiva

Prof. Henrique Martins Rocha

Charlene de Andrade Souza

Otimização do processo de desenvolvimento de novos produtos automotivos

Eng. de Produção Automotiva

Prof. Washington Lemos

Giselle CoutoMetodologia de avaliação de desempenho baseada em Lógica Fuzzy

Letras Profª. Érica Costa Duarte

Paula dos Santos e Isadora de Freitas

Memórias de Mulheres: Jornal O Sorriso na Resende no início do século XX

Ciências Biológicas

Profª. Marina Torres

Danilo Almeida

Florística e fitossociologia em remanescente de floresta ombrófila altomontana

Comunicação Social

Prof. Luiz Antônio Feliciano

Beatriz Furtado Morelato

A fotografia na construção de corpus e de processo de subjetivação na sociedade contemporânea

Novos cursos de Pós-graduação Encontram-se abertas as matrículas para os seguintes cursos de Pós-graduação oferecidos pela AEDB, em seu campus em Resende: Psicopedagogia Institucional e Clínica, Engenharia da Qualidade, Docência do Ensino Superior, Automação Industrial e Gestão de Pessoas. Os dois primeiros já iniciaram, mas ainda há vagas. Os outros têm início previsto para março de 2014. Na unidade de Volta Redonda, os interessados têm a opção de dois cursos de MBA ministrados pela Fundação Getulio Vargas em convênio com a AEDB: Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial, ambos recém-iniciados. As aulas são aos sábados. Para maiores informações, acesse o site www.cpge.aedb.br, ou ligue para (24) 3383-9040.

Page 3: AEDB Notícias 20 - Dezembro 2013

Boas Notícias

Centro AEDB de Empreendedorismo realiza curso de Consultoria Júnior Vinte cinco alunos das Faculdades Dom Bosco foram selecionados para fazer o curso de Formação de Consultor Júnior em Administração Empresarial, que tem por objetivo preparar a equipe de alunos consultores, que irá integrar o recém-criado Centro AEDB de Empreendedorismo. Coordenado pelo Prof. Joaquim Francisco de Oliveira, o curso foi estruturado em três módulos – Consultoria, Empreendedorismo e Metodologia científica – com o total de 18 disciplinas. Concluído o curso, os alunos estarão capacitados para trabalhar como consultores juniores no Centro de Empreendedorismo, que é um escritório modelo para prestação de serviços de consultoria para micros, pequenas e médias empresas da região. O trabalho nesse Centro, com a orientação de professores da AEDB, vai proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicação prática de seus conhecimentos, em sua área de formação. Os empresários, por sua vez, terão onde contratar serviço de consultoria de qualidade a preços acessíveis.

Papai Noel na AEDBO “bom velhinho” é generoso com os colaboradores da AEDB.

Vem distribuindo cesta de natal para os professores, sorteia presentes para os funcionários, concede prêmio especial para o Colaborador Destaque e ainda oferece almoço de confraternização no dia 23 de dezembro. Vamos festejar o Natal e comemorar o encerramento de

mais um ano de muito trabalho e bons resultados!

Universitário empreendedor

■ Sala Verde – A AEDB acaba de assinar o Termo de Compromisso de parceria com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Projeto Sala Verde. Entre os compromissos assumidos pelas partes, o MMA deverá fornecer material e publicações didáticas, na área ambiental, como livros, cartilhas, folders, DVDs e CDs; e a AEDB se compromete a disponibilizar esse material para consulta e/ou empréstimo, no espaço Sala Verde Tymburibá, localizada no 2º andar do primeiro pavilhão, que será inaugurada oficialmente no dia 13 de dezembro. ■ Cursos reconhecidos – Os cursos tecnológicos de Gestão Pública e de Gestão de Recursos Humanos da AEDB foram reconhecidos pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 39, de 14/02/13, e da Portaria nº 195, de 10/05/13, respectivamente. Ótima notícia!■ Bom conceito – Numa escala de 1 a 5, o curso de Gestão de Recursos Humanos tirou nota 4 no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2012. Dos cinco cursos de graduação das Faculdades Dom Bosco avaliados em 2012, os alunos de Gestão de Recursos Humanos foram os que tiveram melhor desempenho. Este curso foi bem conceituado, também, pela Comissão de Avaliação do Ministério de Educação, que lhe conferiu a mesma nota 4.■ Prêmio Nacional – O Prof. Capitão Walfredo Bento Ferreira Neto, do curso de Gestão Pública, recebeu o IV Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, pelo seu artigo científico intitulado “A Cibernética como espaço e recurso de poder”. Esse prêmio foi instituído pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e é concedido pela Escola de Administração Fazendária.■ Formatura 2013 – A colação de grau dos formandos deste ano será em fevereiro de 2014. A novidade é que a formatura acontecerá em dois dias. No dia 7/2, colarão grau os formandos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Automotiva, Automação Industrial, Economia, Administração, Sistemas de Informação e Comunicação Social. E no dia 8/2, receberão o diploma os formandos em Letras, Pedagogia, Biologia, Logística, Recursos Humanos e Gestão Pública.

Numa casa na avenida Cel. Mendes, no coração do bairro Manejo, em Resende, foi instalada, no início deste ano, a Loop Studio, uma nova agência de publicidade, produtora de eventos e estúdio de gravação. Esse espaço de mídia, música e arte é comandado por dois jovens publicitários: Daniel Graciano, aluno do 4º ano de curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Dom Bosco, e seu sócio Raphael Domingos, estudante da Unifoa. Antes mesmo de se formar, Daniel resolveu abrir a agência, confiando no seu talento e na experiência adquirida anteriormente em trabalhos free-lance. A motivação maior para iniciar o negócio foi por conta da demanda sempre crescente de serviços por parte de empresas de porte médio de Resende. Daniel conta que já trabalhava nessa área, antes de iniciar o curso de Publicidade na Dom Bosco. “O curso me deu o embasamento teórico”, conclui.

AEDB Notícias ■ 3

Page 4: AEDB Notícias 20 - Dezembro 2013

Ele estudou sempre em escola regular, com aulas de reforço no CEDEVIR – Centro de Educação de Deficiente Visual de Resende. Conta que sofreu discriminação por parte dos colegas, apenas quando cursava o Ensino Fundamental. “Na Faculdade Dom Bosco, tenho recebido todo o atendimento especial de que necessito. A instituição se adequou, fez as adaptações necessárias para me possibilitar estudar aqui. E ainda me concedeu bolsa de estudo integral. Os professores também me apoiam; têm até um sistema de avaliação diferenciado para mim. Meus colegas me ajudam muito; me carregam no colo se for preciso; até me deram um gravador de presente, para que eu possa estudar em casa, ouvindo a gravação das aulas”, relata o estudante, que faz questão de agradecer à Direção da Faculdade Dom Bosco e aos seus colegas de classe por todo apoio recebido. Cleyton diz estar “gostando muito, muito” do curso de Publicidade e Propaganda. “Quando me formar, no final deste ano, quero trabalhar e fazer uma pós-graduação na área”, conclui entusiasmado.

AEDB Notícias ■ 4

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Boscowww.aedb.br [email protected] Tel: (24) 3383-9051Assessoria de Comunicação / Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260)Fotos: Ocimar da Silva / Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

O limpíada de Foguetes

A inclusão natural de Cleyton na

escola e na vida Cleyton Nogueira é um universitário de 21 anos, que cursa Publicidade e Propaganda na Faculdade Dom Bosco, participa de todas as atividades extraclasses, que incluem campanhas beneficentes, mobilização de conscientização comunitária no Calçadão, ações ambientais no Parque Nacional do Itatiaia, entre outras. E ainda trabalha numa oficina mecânica – “mexer com carros é minha paixão”, confessa o estudante.

Não haveria nada de incomum em tudo isso, se Cleyton não fosse portador de polineuropatia, distúrbio degenerativo de origem genética que afetou sua visão, seus movimentos e a coordenação motora. Ele se locomove com a ajuda de muletas ou cadeira de rodas; estuda ouvindo a gravação das aulas, em casa (já que não enxerga bem no quadro e tem dificuldade para anotar a matéria, pois escreve muito lentamente); e faz as provas com a ajuda da Aleandra Marques, funcionária da AEDB, que transcreve as respostas às questões ditadas por ele. A doença se manifestou aos sete anos de idade e veio evoluindo gradativamente. Até os 14 anos, ele ainda era capaz de lutar judô, o que lhe rendeu medalha de ouro. Quando não foi mais possível a prática do judô, tornou-se um xadrezista, competindo em Olimpíadas especiais. Cleyton parece não se incomodar com as limitações que sua condição especial lhe impõe, pois tem recebido suporte suficiente para que não encare essas limitações como dificuldade. Quando questionado sobre os problemas que enfrentou ao longo de sua vida de estudante, em decorrência de sua deficiência, ele não soube responder. “Para mim, é até normal ser como sou. Já me acostumei”.

Equipe do Colégio Aplicação é campeã O Colégio de Aplicação da AEDB venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Brasileira de Foguetes, realizada no mês de outubro, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí/RJ. A Mostra é a etapa final da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovida anualmente pela Agência Espacial Brasileira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Concorrendo com 39 escolas de todo o Brasil, a equipe do Aplicação, integrada por alunos do 1º ano do Ensino Médio, foi considerada a melhor equipe na apresentação oral do projeto. E o foguete fabricado por eles foi o que alcançou maior distância: 145,7 metros.

Iara Carolina Silva, Maryane Oliveira, Davi Mol e Gabriella Barbosa são os “jovens cientistas”, que integram a equipe campeã. Eles receberam o prêmio das mãos do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a participar de uma viagem espacial pela NASA. A equipe vencedora ganhou como prêmio uma bolsa de iniciação científica do CNPq. Segunda a profª Rosane Fonseca, coordenadora da Mostra Brasileira de Foguetes no Colégio de Aplicação, a participação nessa competição exige dos alunos conhecimento de matemática, química e física, além de medidas de segurança no lançamento do foguete.