ameaça aos avanços do brasil

2
Ameaça aos avanços do Brasil. O Brasil de hoje vive um processo de democratização da participação popular, que está inserido no processo de democracia da nação, uma forma de maior participação das classes no processo de desenvolvimento do pais. No primeiro semestre de 2015 foram realizadas diversas conferencias municipais e estaduais, dentre elas a conferencia de educação, que tem como objetivo discutir as 20 metas do PNE – Plano Nacional de Educação que são base para a melhoria da educação, metas que vem desde do ensino infantil, erradicação do analfabetismo, garantia de melhores salários, investimento em estrutura, melhor alimentação, ensino superior, entre outras. Para que esses investimentos fossem garantidos lutas foram travadas, como a garantia de 10% do PIB para a educação, 50% dos royalties do pré-sal, conquistas que os movimentos sociais de educação do pais, mobilizaram, conscientizarão a população acerca das políticas de investimento em educação, porém essa conquistas estão ameaçadas e junto a isso o cumprimento dessas metas. Tramita no senado brasileiro, um projeto de autoria do senador José Serra (PSDB - SP) especialistas relatam que com a aprovação do projeto a educação brasileira deixa de receber em 25 Bilhões por ano, pois o projeto altera o regime de exploração do pré-sal que impedem a realização das metas e consequentemente anula os avanços que a educação proporciona para uma nação. O modelo em que o PLS 131/2015 entrou na pauta de discursão, logo depois de uma aprovação do requerimento de urgência que solicita que o projeto seja votado pelo plenário sem a votação das comissões. Faz-se entender que com tanto manobra, e um congresso e senado, dentro do processo de aprovações de projetos que não estão de acordo com a realidade e anseio da população brasileira, demostra a falta de representatividade, por outro lado a reforma política tem um papel fundamental no processo de redemocratização da democracia. Tendo em vista, mais esse golpe na educação do pais, os movimentos sociais do setor de educação, atina para a

Upload: evelyn-rocha

Post on 09-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

artigo politico

TRANSCRIPT

Page 1: Ameaça Aos Avanços Do Brasil

Ameaça aos avanços do Brasil.

O Brasil de hoje vive um processo de democratização da participação popular, que está inserido no processo de democracia da nação, uma forma de maior participação das classes no processo de desenvolvimento do pais.

No primeiro semestre de 2015 foram realizadas diversas conferencias municipais e estaduais, dentre elas a conferencia de educação, que tem como objetivo discutir as 20 metas do PNE – Plano Nacional de Educação que são base para a melhoria da educação, metas que vem desde do ensino infantil, erradicação do analfabetismo, garantia de melhores salários, investimento em estrutura, melhor alimentação, ensino superior, entre outras.

Para que esses investimentos fossem garantidos lutas foram travadas, como a garantia de 10% do PIB para a educação, 50% dos royalties do pré-sal, conquistas que os movimentos sociais de educação do pais, mobilizaram, conscientizarão a população acerca das políticas de investimento em educação, porém essa conquistas estão ameaçadas e junto a isso o cumprimento dessas metas.

Tramita no senado brasileiro, um projeto de autoria do senador José Serra (PSDB - SP) especialistas relatam que com a aprovação do projeto a educação brasileira deixa de receber em 25 Bilhões por ano, pois o projeto altera o regime de exploração do pré-sal que impedem a realização das metas e consequentemente anula os avanços que a educação proporciona para uma nação.

O modelo em que o PLS 131/2015 entrou na pauta de discursão, logo depois de uma aprovação do requerimento de urgência que solicita que o projeto seja votado pelo plenário sem a votação das comissões. Faz-se entender que com tanto manobra, e um congresso e senado, dentro do processo de aprovações de projetos que não estão de acordo com a realidade e anseio da população brasileira, demostra a falta de representatividade, por outro lado a reforma política tem um papel fundamental no processo de redemocratização da democracia.

Tendo em vista, mais esse golpe na educação do pais, os movimentos sociais do setor de educação, atina para a campanha Nacional pelo direito à educação, que reúne mais de 200 entidades, o projeto no que parece vem só visar os interesse do grande conglomerado financeiro mundial, sabendo-se que com a aprovação a Petrobrás terá a redução de 30% na participação dos consorcio de exploração do pré-sal.

A juventude brasileira sempre foi e será, protagonista de seu tempo, nesse sentido a mobilização nas universidades, nas comunidades, na praças e nas ruas são forte arma para que não retrocedemos, pois a garantia de recursos proveniente de nossas riquezas é defender o desenvolvimento da nação e transformar o brasil em um pais mais justo e igualitário, em defesa da soberania e pela nacionalização da economia.