ambientes virtuais de aprendizagem

23
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: Ultrapassando barreiras na educação

Upload: jufrodrigues

Post on 09-Dec-2014

9.953 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ambientes virtuais de aprendizagem

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:Ultrapassando barreiras na educação

Page 2: Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDESLICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Trabalho apresentado à professora Monica Magalhães como um dos requisitos para a conclusão da disciplina Tecnologia, Educação e Cultura.

Componentes do grupo: Juliana Rodrigues Elizabeth El’ Osta

Rio de Janeiro

Junho/2011

Page 3: Ambientes virtuais de aprendizagem

PEQUENO HISTÓRICO: Com o advento e a popularização da

Educação à Distância (EdA) realizada por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), se fez necessário a implantação de um ambiente propício a este novo modelo de educação.

Surgem então os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que vieram para validar e otimizar o meio educacional no ciberespaço.

Page 4: Ambientes virtuais de aprendizagem

DEFINIÇÃO: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. 

Em outras palavras: “É um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem potencializando assim, a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem.”(SANTOS,2003: s.p)

Page 5: Ambientes virtuais de aprendizagem

ALGUNS BENEFÍCIOS DOS AVA NA EAD Superação do tempo-espaço: encurta barreiras,

atingindo vários lugares e várias pessoas ao mesmo tempo.

Reforça o trabalho pedagógico do professor: planejar todos os passos de uma aula torna-se mais do que indispensável.

Colaboração e cooperação no processo ensino-aprendizagem: permite a participação ativa dos alunos e professores durante o processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a responsabilidade destes para com o ensino-aprendizado.

Potencialização à interatividade: disponibiliza ferramentas de comunicação (chats, hiperlinks, conferências, newsgroups, websites, entre outros) que propiciam autonomia e construção coletiva do conhecimento.

Page 6: Ambientes virtuais de aprendizagem

EXEMPLOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Existem inúmeros AVA pelo ciberespaço tais como: Moodle, eProInfo, TelEduc, Amadeus, SOLAR, AulaNet, A4, WebCT, LearnLoop, Gestum, AdaptWeb, iTutor, TIDIA-Ae, etc... até o Second Life se configura como um. Aqui, nos focaremos em apresentar dois que servem à EaD:

Moodle e eProInfo

Page 7: Ambientes virtuais de aprendizagem

MOODLE

Page 8: Ambientes virtuais de aprendizagem

MOODLE Modular Object-Oriented Dynamic Learning

Environment (MOODLE), é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas

Page 9: Ambientes virtuais de aprendizagem

MOODLE

Este ambiente virtual de apoio à aprendizagem possui código aberto, livre e gratuito.

Está disponível em 75 línguas diferentes e conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

O Moodle mantêm-se em desenvolvimento por uma comunidade que abrange professores, pesquisadores, administradores de sistema, designers instrucionais, programadores, e usuários de todo o mundo.  Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.

Page 10: Ambientes virtuais de aprendizagem

MOODLE

Os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades são:

Materiais estáticos (ex.: páginas de texto, páginas de texto Web, apontadores para ficheiros ou páginas Web, conteúdos de pastas)

Materiais dinâmicos (atividades):

Page 11: Ambientes virtuais de aprendizagem

MOODLE

Avaliação do Curso Chat Diálogo Diário Fórum Glossário - utilizado para descrever termos e respectivas definições, ligados

à disciplina. Lição Pesquisa de Opinião (referendo) Questionário - com questões de diversos tipos (escolha múltipla, verdadeiro

ou falso, resposta curta, comparação) pode ser respondido on-line pelos alunos, permitindo-lhes ver qual a sua classificação.

SCORM Tarefa - atividade proposta pelo professor/formador aos alunos Trabalho com Revisão - o professor/formador tem acesso a trabalhos

enviados pelos alunos, pode avaliá-los e comentá-los. Wiki Livro - permite disponibilizar um livro eletrônico criado pelo professor, e que

pode ser constituído por vários capítulos, dispostos em dois níveis diferentes.

Page 12: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

Page 13: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia web. Foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação em parceria com renomadas instituições de ensino.

Tem como objetivo principal possibilitar aos diversos perfis de usuários (aluno, professor, colaborador, visitante, etc) acesso aos cursos presentes no ambiente, pertinentes a cada Entidade, garantindo um acesso prático, rápido e seguro de acordo com as prioridades de acesso de cada perfil.

Page 14: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

Permite a administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador.

Page 15: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

O site do Participante permite que pessoas interessadas se inscrevam e participem dos cursos e diversas outras ações oferecidas por várias Entidades conveniadas.

É através dele que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas por módulos e temas, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.

Page 16: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

O site do Administrador permite que pessoas credenciadas pelas Entidades conveniadas desenvolvam, ofereçam, administrem e ministrem cursos à distância e diversas outras ações de apoio à distância ao processo ensino-aprendizagem, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis no ambiente.

Cada Entidade pode estruturar diversos Cursos ou outras ações compostas por Módulos, e estes por Atividades. Os participantes se inscrevem em Cursos e, sendo aceitos pelo Administrador, podem se vincular a Turmas, através das quais cursam seus respectivos Módulos.

Page 17: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

Permite planejar, administrar e executar ações de aprendizagem, como:

  Cursos a distância;

  Complementos a distância para cursos presenciais;

  Projetos colaborativos;

  Reuniões de trabalho.

Page 18: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

O ambiente é composto por ferramentas síncronas e assíncronas como:

  Fórum;  Videoconferência;   Bate-papo;   E-mail;   Quadro de Avisos;   Notícias;   Biblioteca.

Page 19: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

Ferramenta Síncrona : é aquela que permite a comunicação em tempo real.

Ferramenta Assíncrona : é aquela que não permite comunicação em tempo real, isto é, existe um tempo entre mandar e receber a resposta.

Page 20: Ambientes virtuais de aprendizagem

EPROINFO

Page 21: Ambientes virtuais de aprendizagem

RECAPITULANDO E CONCLUINDO

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são, portanto:

“sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos.” (ALMEIDA, 2003: s.p)

Page 22: Ambientes virtuais de aprendizagem

REFERÊNCIAS

SANTOS. Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.20031. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. In: Educ. Pesqui. vol.29 no.2 São Paulo July/Dec. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_arttext

Page 23: Ambientes virtuais de aprendizagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle http://eproinfo.mec.gov.br/