adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos...

8
ADMinistrar JULho de 2012 ENCARTE ESPECIAL - NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE ENTRE AS MAIS E MELHORES DO país

Upload: lythuy

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar

juLho de 2012 EncArtE EspEciAL - não podE sEr vEndido sEpArAdAmEntE

EntrE as mais E mElhorEs do país

Page 2: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar2 juLho de 2012

Notas

Sucursal em Porto Alegre: GrUPo De DiÁrios - rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto alegre-rs.

Representante para Brasília: Central CoMUniCaÇÃo.

Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: trÁFeGo PUBliCiDaDe e MarKetinG ltDaavenida treze de maio, sala 428 - rio de Janeiro – rJ.

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo Ltdarua silva Jardim, 325 a - Bairro annes

CeP 99010-240 – Caixa postal 651Fone: 54- 3045-8300 - Passo Fundo rs

www.onacional.com.br

Múcio de Castro Filho

Múcio de Castro neto

Zulmara Colussi

Múcio de Castro 1915 1981 Filiado à

Conselho EditorialMúcio de Castro Filho

Clarice Martins da Fonseca de CastroMilton Valdomiro roosantero Camisa JuniorDárcio Vieira MarquesPaulo sérgio osório

Valentina de los angeles BaigorriaMúcio de Castro neto

Diretor Presidente: Diretor Executivo:

Editora Chefe:

Não nos responsabilizamos pelos conceitos e opiniões emitidos em colunas e notas assinadas ou matérias pagas. Não devolvemos originais, publicados ou não.

Contatosassinaturas: [email protected]: [email protected]ção: [email protected]: [email protected]

FonesGeral: (54) 3045.8300redação: (54) 3045.8328assinaturas: (54) 3045.8335Classifi cados: (54) 3045.8334Circulação: (54) 3045.8333

PesquisaA Associação Brasileira de Recursos Humanos,

seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), acaba de lançar uma pesquisa inédita no Rio Grande do Sul sobre a remuneração dos estágios. A amostra, apurada pela Link ABRH-RS Estágios, levou em consideração os dados de mais de 800 empresas de pequeno, médio e grande porte, e de mais de 3 mil estagiários que trabalham atualmente vinculados à agência. A primeira edição da pesquisa tem como objetivo servir como re-ferencial comparativo para futuras análises da própria entidade no que diz respeito às tendências de mercado, bolsa auxílio e benefícios oferecidos ao estagiário, seja ele do ensino médio, técnico ou superior. A matéria completa com os resultados da pesquisa está disponí-vel para as empresas que possuem estagiários ativos da ABRH, no site da Link ABRH-RS Estágios.

RadiografiaO Sebrae vai realizar o Seminário MPE Grande

Sul no dia 07 de agosto, das 8h30 às 18h, na cidade de Passo Fundo, no Clube Caixeral Campestre. O Evento vai ser conduzido pela Diretoria Executiva do Sebrae Rio Grande do Sul e pretender reunir as lide-ranças empresariais da nossa região para realizar uma radiografi a das micro e pequenas empresas para dis-cutir as necessidades e os potenciais destes negócios no Estado e projetar cenários para o futuro, identifi -cando demandas e os grandes elementos de alavan-cagem. A radiografi a que o Sebrae fará nesta reunião de trabalho em prol das Micro e Pequenas Empresas – MPEs será apresentada no dia 04 de dezembro, em Porto Alegre, no Fórum de Gestão Pública, e poste-riormente, entregue aos 497 prefeitos que iniciarão seus mandatos em 1º janeiro de 2013.

NegóciosO Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, será

o palco do principal encontro de negócios, qualifi cação e lançamento de produtos, equipamentos e serviços para o setor supermercadista do Cone Sul. Em sua 31ª edição, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2012 deverá congregar pelo menos 38 mil empresários, colaboradores, compradores, profi ssionais de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e, sobretudo, a Feira de negócios.

Dica de livro1001 Maneiras de Premiar Seus Colaboradores

Se você está em busca de formas originais e altamente efi cazes de premiar seus colaboradores por uma excelente atuação, este livro tem sugestões sob medida para o seu cado, seja qual for o tamanho da

sua empresa e do seu orçamento para isso. Você vai encontrar aqui centenas de estratégias de sucesso,

desde iniciativas informais de agradecimento de baixo - ou nenhum - custo a programas formais de reconheci-

mento.Autor: Bob Nelson

Editora: Sextante/GMTPáginas: 288

ConselhoFormar uma grande empresa

nos dias de hoje não depende exclusivamente de um grande investimento inicial ou de um público previamente solidifi -cado. Essa é a conclusão de Bryan Cheung, CEO da Life-ray – empresa que desenvolve um gerenciador de conteúdo profi ssional de código aberto. O americano participou do 13º Fórum Internacional Sofware Livre.Org (fi sl13), realizado em Porto Alegre. Cheung destacou, usando o case da própria empre-sa e outros projetos individuais inovadores, que a liberdade de criação e transformação presen-tes em programas e plataformas de código aberto podem ser o caminho mais efi caz para o lançamento de novos produtos e ideias no mercado. Para ele, tornar simples e fácil o acesso das pessoas a determinados produtos “sem segredos” pode provocar um impacto positi-vo junto ao público de forma imediata e tornar mais clara a possibilidade de parcerias. “O mais legal do software livre é que você tem todas as ferra-mentas para construir algo de valor sem precisar se preocupar com grandes planejamentos e testes. Está tudo ali, pronto para ser disseminado e explorado”, afi rmou.

Page 3: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar 3juLho de 2012

O cara dos BiocombustíveisGrande sacada da Aprobio - Associação

Brasileira dos Produtores de Biodiesel -, que estará homenageando Lula o gran-de responsável por políticas de incenti-vo para o setor do Biodiesel no Brasil. O presidente da entidade é o dinâmico e competente Erasmo Battistella, que está guindando o ex-presidente ao posto de patrono dos biocombustíveis no Brasil. Ele atuará também como uma espécie de embaixador do setor no mundo.

Grande sacadaPoderia existir alguém com melhor

preparo e conhecimento no setor para tal missão? Lula é conhecido no mundo inteiro como o estadista que foi respon-sável por implantar no Brasil programas estruturantes que servem de modelo para muitos países. O evento ocorrerá em São Paulo no dia dois de agosto. Sacada de mestre, pois divulgar os nossos biocom-bustíveis, especialmente o biodiesel é tarefa para alguém com renome interna-cional e entrada fácil nas mais diversas Nações consumidoras.

Economia verdeUma excelente alternativa aos com-

bustíveis fósseis é o consumo de energia renovável, com grandes vantagens am-bientais, de emprego e renda. Battistella classifi ca cada produtor de oleaginosas como um poço de petróleo, menos po-luente e altamente distribuidor de renda.

Valor agregadoA nova missão do setor de biodiesel é

buscar mercados internacionais. A capa-cidade instalada da indústria do setor no Brasil permite atender o mercado domés-tico e buscar mercados mais exigentes como o europeu. É fantástico, pois dei-xamos de exportar uma commodity para exportar um produto com alto valor agre-gado. Sozinha a nossa BSBIOS processa quase 10% da soja gaúcha e coloca no mercado nacional e internacional biodie-sel e outros subprodutos, como o farelo de soja, ambos com alto valor agregado.

SintoniaConvencidos de que a sustentabilida-

de do planeta está em nossas mão, as

iniciativas que permitem menor emis-são de poluentes estão no caminho cer-to. Especialistas afi rmam que a econo-mia global irá triplicar em pouco mais de trinta anos. A sustentabilidade passa também pela forma alternativa à ener-gia não renovável e poluente. Temos em nossa cidade uma empresa que faz a sua parte e conta com mais de 9 mil pro-dutores para suprir sua demanda com matéria prima. A BSBIOS inova mais ainda e irá implantar a primeira fábrica produtora de biolubrifi cantes. Estamos de parabéns por contar com uma em-presa com tamanha representatividade neste setor.

Liderando além de empreenderO grupo Bsbios, sócia da Petrobras

Biocombustíveis, também pesquisa ou-tras áreas de produção de energia limpa. Trabalham muito. Posicionam-se muito bem, mas também empresta seu diretor Erasmo Battistella para liderar o setor como presidente da APROBIO. É tare-fa para quem além de empresário aceita se doar pela causa da sustentabilidade

do planeta. Foi com sua iniciativa, por exemplo, em parceria com a cidade de Curitiba e a Volvo que se lançou a pri-meira de ônibus movido com 100% de biodiesel. Muitas cidades brasileiras estão seguindo o caminho, entre elas a nossa Passo Fundo e Porto Alegre. Grande contribuição para a sustentabi-lidade dos centros urbanos.

Outras formas de energia limpa Na linha da nova economia está tam-

bém o governo gaúcho. Estão aportan-do em nosso Estado empresas produ-toras dos mais diversos componentes para as torres geradoras de energia eó-lica. Incentivos estaduais também são oferecidos para a instalação de novos parques eólicos. Esta modalidade de energia limpa tem a marca de ser a me-nos impactante ao meio ambiente. Se ti-vermos fornecedores locais de pás, tor-res e turbinas, teremos um menor custo de produção, maior competitividade e maiores condições de multiplicarmos parques geradores de eletricidade a par-tir do vento.

EmprEEndimEntos & GestãoMarcos cittoLin

Page 4: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar4 juLho de 2012

EntrE as mais E mElhorEs do paísPesquisa da Revista Exame indicou a empresa entre as mil maiores do país em vendas. Cooperativas e empresas do agronegócio da região se destacam entre as melhores e maiores

169,8 milhões dólares foi quanto exportou a fabricante de biodíesel Bsbios, ou 46,3% da sua receita

A passo-fundense Bsbios cresceu 32%. A receita líquida atingiuR$ 687 milhões.

Daniela Wiethölter Lopes/ON

Empresas e cooperativas da região fo-ram listadas pela revista Exame Melhores e Maiores, do mês de julho entre as melho-res do Brasil. Em sua 39ª edição, o levan-tamento foi realizado com base em dados de três mil empresas, cooperativas e os maiores grupos privados do país. A Bsbios foi a única empresa passo-fundense a figu-rar na pesquisa deste ano. O levantamento mostra uma evolução de 102 posições em relação ao ranking do ano anterior, alcan-çando a 585ª colocação geral dentro das mil maiores empresas do país. Além dis-so, pela primeira vez, a empresa integrou outros rankings da pesquisa. Na lista das

100 maiores do Sul do país, ficou na 93ª colocação. No ranking das 400 maiores do agronegócio, figurou na 131ª posição, além de ter conquistado o 47º lugar entre as 50 empresas nacionais do agronegócio que re-gistraram maior expansão nas vendas. Em 2011, a empresa faturou R$ 687,3 milhões um crescimento de 32,3%, em relação a 2010.

A Bsbios entrou no mercado das expor-tações em 2009 e já é a segunda maior do município em volume de negócios. No ano passado, a empresa exportou 428,1 mil toneladas de farelo de soja e 9,4 mil toneladas de óleo degomado de soja, to-talizando US$ 169,8 milhões e 46,3% do total sobre as vendas.

Critérios de classificação

Este é o 39º levantamento realizado pela Revista Exame Melhores e Maiores que tem como objetivo é medir o desempenho das empresas brasileiras individualmente. Para elaborar a lista das mil maiores em-presas do País, a Exame passou a utilizar nesta edição as vendas líquidas como critério de avaliação, que é calculada des-contando da receita bruta impostos sobre vendas e algumas deduções operacionais específicas. Até a edição passada, a classi-ficação era baseada na receita bruta.

Stara: pela quarta vez a melhor A revista Exame elegeu a Stara, de Não-Me-Toque, pelo

terceiro ano consecutivo como a melhor empresa do ano no segmento de máquinas, equipamentos e ferramentas. A escolha foi realizada pelo conceito de excelência empresarial, tendo como critério avaliativo seu balanço patrimonial, cres-cimento de vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, liquidez geral e riqueza por empregado. No ranking geral, a Stara passou da 204° para a 174° posição entre as maiores empresas do Agronegócio.

Segundo a publicação, as ampliações de seu parque fabril e de sua rede de distribuição - que passou a ter concessionárias exclusivas - deram um novo gás aos resultados da empresa. Essa estratégia somou-se ao lançamento de novos produtos em 2010 e, com isso, o lucro líquido da Stara cresceu 41%. O próximo passo é produzir tratores na nova fábrica que será instalada no Estado em parceria com a argentina Pauny. O investimento será de R$ 75 milhões. A empresa tem 2,1 mil funcionários.

Cotrijal A cooperativa de Não-Me-Toque foi

classificada como a 84ª maior empre-sa da região Sul (subiu uma posição), 120ª maior entre as 400 maiores do agronegócio (desceu cinco posições) e a 36ª maior entre as 50 maiores do agronegócio no Sul. A Cotrijal co-mercializou no ano passado R$ 734,7 milhões.

CooperativasQuatro cooperativas da região também estão entre as mil maiores do país em vendas, 400 maiores empresas do agronegócio do Brasil, 100 maio-

res da Região Sul, entre as 50 maiores do agronegócio em crescimento e entre as 50 maiores do Sul do País.

CotrisalA Cotrisal, de Sarandi, obteve o melhor

resultado entre as cooperativas da região, ganhando 17 novas posições no ano pas-sado. Na classificação entre as 400 maio-res do agronegócio, a Cotrisal chegou a 112º no ranking. No ano passado, a coo-perativa registrou uma expansão de 33,8% no volume de vendas em relação a 2009, totalizando R$ 782,5 milhões.

CotripalA cooperativa de Panambi

perdeu 20 posições no ranking entre as 400 maiores do agro-negócio e 16 no ranking entre as mil maiores do país. No ano passado, a Cotripal registrou um crescimento de 4% e comercia-lizou R$ 522,4 milhões em algo-dão e grãos.

Coagrisol Com 67,5% de crescimento das

vendas no ano passado, a Coagrisol de Soledade subiu 54 posições no ranking entre as 400 maiores do agronegócio. Além disso, a cooperativa figurou, pela primeira vez, na lista entre as mil maio-res do país. As vendas ultrapassaram os R$ 447 milhões em produtos como algodão e grãos.

““

Page 5: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar 5juLho de 2012

Editais

Publique aqui.

Um bomnEgócio

Capacidade empreendedora, logística ou habilidades geren-ciais? O que faz o sucesso de uma empresa? Além de empre-endedorismo, abrir e gerir uma organização exige um conjunto de habilidades e conhecimentos para garantir vida longa e sus-tentabilidade no mercado, cada vez mais concorrido. De acor-do com dados do Sebrae deste ano, 26,9% das microempresas criadas fecham as portas nos primeiros dois anos de funciona-mento. Na região Norte gaúcha, porém, os microempresários e microempreendedores indivi-duais não estão sozinhos. Eles contam com o auxílio do Projeto Negócio a Negócio do Sebrae, desenvolvido em parceria com a UPF, que oferece atendimento presencial, continuado e gratui-to. O projeto iniciou em 2010 e atendeu no ano passado 4,8 mil organizações de 72 municípios. Neste ano, a previsão é prestar consultoria a 3,4 mil empresas, metade delas recebendo o proje-to pela primeira vez. As demais (1,7 mil) já tiveram acompanha-mento em 2011 e, agora, rece-bem nova oportunidade de aper-feiçoar a gestão.

Como funciona?

Todas as ações são desenvol-vidas por acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Admi-nistração e Ciências Contábeis,

Realizado em parceria entre UPF e Sebrae, o projeto Negócio a Negócio garante há mais de dois anos consultoria gratuita a milhares de empresários da região

Foto

: Cr

isti

an

e s

os

se

lla

/UP

F

Atendimento aos empresários é gratuito

com a supervisão de professo-res. Normalmente, acontecem três visitas às empresas, rea-lizadas pelo aluno - agente de orientação empresarial, que faz o diagnóstico da situação atual de gestão, sugestão de soluções e verificação de resultados ou possíveis dúvidas. São atendi-dos pelo projeto os microempre-sários com faturamento bruto de até R$ 240.000,00/ano, e os mi-croempreendedores individuais.

De acordo com o coorde-nador na região Planalto, pro-fessor da UPF Julcemar Bruno Zilli, a iniciativa é positiva sob dois aspectos. “Queremos auxi-liar os empresários a qualificar seus empreendimentos, aumen-tando a vida útil das empresas, ao mesmo tempo em que esta-mos propiciando aos alunos o aprendizado na prática a partir da orientação de gestão prestada

às empresas”, enfatiza. Além de Zilli, os professores Rejane Du-arte, Nádia Bogoni e Rosalvaro Ragnini supervisionam o proje-to.

Faturamento aumentou 99%

Um dos casos que mostrou re-sultados surpreendentes depois da participação no projeto foi dos empresários Orlei da Silva Lessa e Suélen Lisowski Lamb. Em 2011, eles abriram uma loja de artesanatos, em Passo Fun-do. Após alguns meses com o negócio “no vermelho”, recebe-ram a agente de orientação em-presarial, Patrícia Rockenbach, que seguindo o protocolo do projeto, realizou as orientações. Conforme Lessa, depois da im-plementação das sugestões, o faturamento alcançou 99% de aumento. “Adotamos medidas

simples e que trouxeram resul-tados”, diz, lembrando da iden-tidade visual, da disposição in-terna dos produtos e da ideia de participar em feiras. Agora, os empresários já estão divulgando o negócio nas mídias sociais e oferecendo serviços aos clientes, como oficinas de capacitação. “O projeto nos motivou a reali-zar as mudanças. Foi a partir das visitas que percebemos a neces-sidade da composição dos pre-ços aos produtos e das metas”, garante Suélen.

A estudante Patrícia vê no projeto uma forma de aliar a te-oria às vivências práticas. “Cada organização apresenta uma rea-lidade diferente e o projeto pos-sibilita esse conhecimento pré-vio do que vamos encontrar no mercado de trabalho”, afirma.

Com relação a outras empresas visitadas, os acadêmicos relatam

dificuldades comuns. Gustavo Guazzelli observa que a não se-paração do dinheiro pessoal do dinheiro que entra na empresa é um dos entraves. A falta de tem-po para a gestão, segundo ele, é outra reclamação do empresa-riado. A opinião é compartilha-da com o colega Paulo Miranda. “Muitos percebem a necessi-dade de fazer alguma mudança depois da nossa visita e é gratifi-cante ver o que implementaram com base nas ferramentas que apresentamos”, argumenta.

Quer receber o projeto?

Se você ainda não recebeu o projeto, pode fazer contato com a Central de Relaciona-mento Sebrae/RS (0800 570 0800) solicitando a visita.

Page 6: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar6 juLho de 2012

amilton rodrigo de Quadros martinsE-mail: [email protected]

tEcnologia Bits Em Foco

EdUcação

por dEntro da EmprEsa

ti contrata

“Nós acreditamos que na sociedade em rede o indivíduo pode mais e vive melhor”.Hugo Janeba, vice-presidente de marketing da Vivo para a Revista Folha Top of Mind 2010

FrasE

A Faculdade IMED, através da Escola de Sistemas de Informação, e a AGETI (As-sociação do Norte Gaúcho de Empresas e Profissionais de TI) realizam o curso de ITIL V3. O curso de ITIL® aborda as melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI de acordo com o padrão da ITIL V3, capacitando o profissional para sua implemen-tação, além de preparar para realização de certificação oficial ITIL V3 Foundation, através da apresentação de conceitos, funções e processos do ciclo de vida do serviço. As aulas acontecem nos dias 03, 04, 24 e 25/08. Informações pelo telefone (54)3045-9014 ou pelo e-mail [email protected].

Seen realiza campanha beneficente no FacebookA empresa Seen – Estratégias Digitais realizou uma campanha beneficente que mos-

trou que as redes sociais podem gerar grandes resultados se bem utilizadas. A campa-nha consistiu na doação de um quilo de alimento para cada 20 curtições em um vídeo ilustrativo na fanpage da campanha. A ação aconteceu de 07 de julho, Dia do Volunta-riado Social, até o dia 20 de julho, Dia do Amigo. No total foram contabilizadas 2.090 curtidas, o que equivale a 104kg de alimentos que serão doados a uma instituição beneficente.

Solução Desktops Dell All-in-oneO Colégio Notre Dame de Passo Fundo procurou uma alternativa para moderni-

zar seu laboratório de informática e oferecer maior conforto para os cerca de 1.000 estudantes que ali circulam semanalmente. Para isso, a instituição de ensino optou por utilizar como solução o Dell Inspiron One 2320, um equipamento do tipo “ALL--IN-ONE” - que integra o desktop e o monitor - e que inclui tecnologia touchscreen. A solução agregou benefícios como maior praticidade na utilização do equipamento, maior interação do educando com as novas tecnologias e uma experiência diferenciada para os estudantes com necessidades especiais. Outro importante resultado percebido pela organização foi a experiência de prazer e satisfação dos estudantes ao utilizar os equipamentos, que atendem às expectativas de velocidade de resposta e estética.

IBM visa expandir sua marca na regiãoEm visita a Passo Fundo no mês de julho a IBM, representada pelo Gerente de

Desenvolvimento de Negócios, Vagner Bettarelli e pelo Gerente de Relacionamento, Afrânio Colussi falou do projeto de expansão geográfica da marca na região através de seus produtos, que trazem a visão de soluções analíticas de B.A. (Business Analytics) pessoal e corporativo para empresas de todos os tamanhos. O B.A. é um dos pilares da IBM juntamente com Smartplanet, mercados em crescimento e Cloud computing. A IBM participou do Almoço com TI realizado pela AGETI no último dia 17.

Calc1Nome dos proprietários: Alex F. Za-

nolla, Diego Carvalho, Gabriel Rech, Tiago T. Secco, William Strapazzon.

Qual o segmento que atua? Desen-volvimento de software para o mercado Financeiro. Trabalhamos com prestação de serviço através de um software que apura os resultados do imposto de renda para investidores na bolsa de va-lores. Além disto, criamos ferramentas que facilitem a análise dos resultados atingidos.

Quais as tecnologias que utiliza? Trabalhamos com tecnologia WEB utili-zando JAVA e banco de dados PostgreSQL.

Quanto tempo atua no mercado? A empresa começou em julho de 2010 e em julho de 2011 passou a comercializar o produto. Estamos no mercado a exatamente um ano.

Quais são seus principais clientes? Atendemos mais de três mil investi-dores de norte a sul do Brasil. Nossos maiores clientes são além dos próprios investidores, alguns escritórios de investimentos e duas corretoras, a XP In-vestimentos do Rio de Janeiro e a Interbolsa de São Paulo.

Principais projetos em andamento? A integração de nosso serviço com as principais corretoras do Brasil para a expansão do serviço, além de um novo módulo de gerenciamento dos investimentos em ações, que auxiliará o inves-tidor a analisar e melhorar sua rentabilidade.

Qual a composição da equipe que atua em sua empresa? Hoje trabalham na empresa 5 desenvolvedores, 1 administrador, 1 contador e 1 atendente.

Desenvolvedor Java e AnalistaA MV está selecionando Desenvolvedor de Siste-

mas Java Sênior, Desenvolvedor Java Pleno e Analis-ta de Sistemas Pleno. Interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Programador e AnalistaA Metasig está com vagas abertas para Programa-

dor PHP Pleno/Sênior e Analista de Service Desk ou (Suporte) Pleno. Os currículos devem ser envia-dos para [email protected].

Técnico em InformáticaA Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo está contra-

tando dois profissionais para atuar como Técnico em Informática. In-teressados devem falar pessoalmente com Marinês ou Vânia, na sede da SME munidos de currículo. Informações pelo telefone 3316-7211.

Page 7: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar 7juLho de 2012

perfil

O começo: Foi um desafi o muito grande (década de 90) precisávamos resgatar a imagem do cooperativis-mo e buscar escala. Muito trabalho através de reunião nas comunidades, capacitação das lideranças e busca de novos associados. O passo seguinte foi ampliar a rede de atendimento. Iniciamos a abertura de unidades de atendimento em nossa área de ação: a primeira no município de Pontão, depois Ernestina, Mato Castelhano e Coxilha. A partir do ano 2000 pas-samos a dar atenção especial para o município de Passo Fundo, com a ampliação das instalações físicas da unidade de atendimento centro e a abertura das unidades de atendimento nos bairros, primeiramente no bairro Vera Cruz, após São Cristóvão, Bo-queirão e fi nalizamos na Petrópolis.

No futuro: continuar contribuindo para o crescimento do maior sistema de crédito cooperativo do país, atra-vés de nossas comunidades.

Sou – Ari RossoTenho- 61 anosNatural de: Passo FundoFormação: 2º. Grau completoHoje sou: Diretor Presidente da Sicredi Planalto Médio RS

Orgulho profi ssional: Ter liderado a construção e consolidação da Sicre-di Planalto Médio RS

Prioridade: Família, trabalho e lazer

O que mais gosta em seu traba-lho: a fi losofi a do cooperativismo

Site predileto: www.sicredi.com.br e blog: gentequecooperacresce.com.br

Nas horas vagas: passar com a fa-mília, visitar amigos e participar das festas de comunidades

Mania: perfeccionista

Ideal: contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas

Último livro que leu: O ócio criati-vo – Domenico de Masi

Projetos futuros: aumentar o nú-mero de associados conhecedores do cooperativismo, através dos projetos Crescer e Pertencer (projetos de for-

mação cooperativa)Palavra favorita nos negócios:

sustentabilidade

Dinheiro é... necessário, mas não é tudo.

Seu lema nos negócios: tem que ser bom para ambos os lados

É imperdoável nos negócios: falta de transparência

Sempre tenho no escritório: cru-cifi xo

Frase: “Uma geração constrói uma estrada por onde a outra trafega.” Eleanor Roosevelt.

Melhor forma de divulgar a em-presa: a participação na sociedade

Qualidade indispensável para um bom administrador: a constante busca pelo conhecimento e a habili-dade de se adequar as mudanças

Um grande exemplo de adminis-trador: Ademar Schardong, presiden-

te executivo do Banco Cooperativo Sicredi SA

Grandes defeitos de um adminis-trador: não se atualizar das constan-tes mudanças

Defi nição de empreendedorismo: Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econô-mico e social de um país. Identifi car oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor

Para quem está começando: co-nhecimento, perseverança e persis-tência

Principais desafi os do Sicredi: Como sistema o grande desafi o é a expansão da área de atuação, o número de associados e uma maior participação do mercado fi nanceiro, possibilitando a sociedade conhecer o que é o cooperativismo e os benefí-cios deste modelo societário.

Sobre o Sicredi: O Sicredi reúne 113 cooperativas de crédito em 10 Estados brasileiros. Com mais de 1,1 mil pontos de atendimento e 2 milhões de associa-dos. Entre os meses de maio de 2011 e de 2012, os ativos totais administrados pela instituição registraram uma evolução de 26% e atingiram R$ 29,6 bilhões. O patrimônio líquido total cres-ceu, no mesmo período, 34%, somando R$ 3,9 bilhões. O Sicredi tem a 7ª maior rede de aten-dimento do País.Nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no mesmo período, o Sicredi registrou crescimento de 25% nos ativos totais administrados em comparação ao ano an-terior, atingindo mais de R$ 15,7 bilhões. O pa-trimônio líquido evoluiu 23% neste período, so-mando R$ 2 bilhões. A Central Sicredi Sul reúne 51 cooperativas e 591 pontos de atendimento em municípios gaúchos e catarinenses. No Rio Grande do Sul, o Sicredi está presente em 88% dos municípios e é a instituição fi nanceira com a maior rede de atendimento do Estado.

Page 8: Adm - onacional.com.br · de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá

Administrar juLho de 2012

Agropecuária inteligente aproximaindústria dos produtores rurais

Em muitas palestras e semi-nários voltados ao homem do campo os palestrantes e espe-cialistas possuem informações relevantes a ser disseminadas. Porém, tudo o que eles querem transmitir, por vezes não chega ao público-alvo simplesmente pela maneira em que o conteúdo é exposto.

Pensando em mudar essa rea-lidade, a Kuhn do Brasil, mul-tinacional francesa fabricante de implementos agrícolas, com unidade em Passo Fundo/RS, resolveu mudar o jeito de se apresentar. A indústria contratou uma empresa paulista especia-lista em desenvolver apresen-tações atrativas e diferenciadas em Power Point e criou o pro-jeto Agropecuária Inteligente. O objetivo é mostrar aos produ-tores como maximizar as suas propriedades, evitar o desperdí-cio e reaproveitar os resíduos da produção.

Essa apresentação objetiva que os produtores rurais, con-vidados em diversos eventos

promovidos Kuhn, repensem ou até tenham certeza do que estão desenvolvendo em suas ativida-des agrícolas. “Buscamos algo novo, em vez das tradicionais apresentações institucionais que as empresas expõem. Neste nos-so projeto o agricultor e o pecu-arista se enxergam na tela, lem-bram do passado, percebem os ciclos agrícolas e as novas pos-sibilidades que surgem para o seu trabalho”, explica o gerente de Marketing da Kuhn do Brasil, Filipe Freitas de Carvalho.

Segundo ele, a apresentação se divide em duas partes: a pri-meira demonstra a vida na in-fância de quatro personagens, os envolvendo no cuidado com a natureza, com os animais, a relação entre neto e avô e vida no campo. Os aprendizados que adquiriram e que lhes renderão perspectivas para suas vidas. A segunda parte abrange as mes-mas pessoas na vida adulta com as suas tarefas profissionais rela-cionadas às suas infância.

A criança que evitava o des-

perdício do que a natureza pro-porcionava se transformou em um gerente de destilaria, que da sobra da palha da colheita da ca-na-de-açúcar faz bioenergia. O menino que dava nomes aos ani-mais é proprietário de um tambo de leite e reserva alimento para o rebanho em períodos de estia-gem. Já o neto agora é pecuarista e faz das sobras do confinamen-to de gado economia de dinheiro reaproveitando o esterco como fonte de nutrientes para a lavou-ra. O quarto personagem é um cerealista que utiliza alta tecno-

logia no campo para obter gran-des resultados.

Mas a grande surpresa na apre-sentação é quando os persona-gens são revelados agricultores e pecuaristas de verdade, que, inclusive são clientes da Kuhn. “Durante nossa apresentação tudo parece muito longe da re-alidade de alguns expectadores, pois algumas práticas ainda não são utilizadas em todo o Brasil. Porém, quando mostramos que os personagens são de verda-de a surpresa é grande”, desta-ca Carvalho, lembrando que o

foco nessas apresentações não é a venda de produtos, mas sim, a disseminação de informações para a profissionalização ainda maior dos agropecuaristas.

A Kuhn tem soluções nas áre-as de aração, preparação do solo, plantio, fertilização, pulveriza-ção, trituração, manutenção de áreas, preparação de forragens, alimentação de animais e dis-tribuição de esterco. São oito unidades fabris distribuídas pela França, onde está localizada a matriz, Holanda, Estados Uni-dos e Brasil.