ácido linoleico

12

Click here to load reader

Upload: eduardoguirro

Post on 09-Jul-2015

1.186 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: áCido linoleico

Gabriela Uchona dos Santos n° 12Poliana da Silveira n° 17

Page 2: áCido linoleico

O CLA (ácido linoléico conjugado – o mais utilizado)é um ácido graxo e que está presente nas gorduras(ou lipídeos). Trata-se de um composto natural,existente em diferentes formas, de acordo com oarranjo de suas moléculas. É um termo usado para amistura dos isômeros geométricos do ácidolinoléico (C18:2) que contém duas duplas ligações eque está presente em diversos alimentos de origemanimal.

Page 3: áCido linoleico
Page 4: áCido linoleico

O CLA é produzido naturalmente pelas bactériasfermentativas presentes no estômago (rúmen) deanimais ruminantes e está presente em maioresconcentrações em carnes, leite e seus derivados.Assim, a particularidade de CLA em produtosalimentícios derivados dos ruminantes relaciona aincompleta biohidrogenação dos ácidos graxosinsaturados da dieta do animal no rúmen. Um grandenúmero de espécies de bactérias do rúmen (o primeirocompartimento do estômago de ruminantes)produzem CLA a partir da biohidrogenação do ácidolinoléico e linolênico através de enzimas específicas.

Page 5: áCido linoleico

O objetivo de se aumentar o CLA visa-se uma maior ingestão peloser humano de produtos ricos nesses ácidos graxos. Nos últimosanos o interesse por esse composto vem aumentandoprincipalmente em função de dois tipos de efeitos biológicosdemonstrados em pesquisas por diferentes grupos ao redor domundo: sua atividade anti-carcinogênica (que previne o câncer) esua propriedade repartidora de nutrientes.

A atividade anti-carcinogênica do CLA, em sua forma cis-9, trans-11, foi a primeira propriedade a atrair interesse. Talvez este seja omais potente anti-carcinogênico de origem animal conhecido pelohomem. O CLA cis-9, trans-11 não só previne, mas ataca as célulastumorais já presentes no organismo, reduzindo tumorespreviamente formados.

Page 6: áCido linoleico

O outro potente efeito identificado para o CLA foi a notávelcapacidade de inibir a síntese de gorduras no organismo.Observou-se que este efeito de modificador do metabolismo écausado por uma molécula de CLA específica, conhecida comoCLA trans-10, 12. Esse segundo efeito permite reduzir o teor degordura no leite e na carne. Da mesma forma que o CLA inibe asíntese de gordura no leite, a suplementação de CLA na dieta desuínos e ratos reduz a síntese de tecido adiposo. Experimentosconduzidos na Austrália demonstraram redução na espessura degordura de suínos que receberam doses crescentes de CLA. Aredução na espessura do toucinho nas doses mais altas chegou a30%. Pesquisadores americanos, baseados em estudos com ratos,já haviam pleiteado uma patente reivindicando o efeitoantiobesidade do CLA.

Page 7: áCido linoleico

Estudos em animais indicam que o CLA apresenta efeitos positivossobre os fatores de risco relacionados com doençascardiovasculares, reduzindo o colesterol plasmático e os níveis detriacilglicerois e melhorando a sensibilidade à insulina.

Os pesquisadores já encontraram uma forma de aumentar o CLAno leite e na carne, através do enriquecimento da alimentação dosanimais com o próprio CLA. Essa é a maneira mais garantida deaumentar a concentração do ácido linoleico conjugado e permiteaproveitar os benefícios metabólicos da molécula.

Apesar das vantagens apresentadas até aqui, o principal objetivodo estudo é demonstrar a redução de gordura, bem como oaumento da produção do leite e do teor de proteína no leite eainda a melhora da persistência da lactação.

Page 8: áCido linoleico

Alguns experimentos foram feitos com o intuito de mostrar os efeitos causados por esse ácido. (Mas são estudos menos complexos, futuramente farão melhores pesquisas nos dando o conjunto de benefícios e desvantagens trazidos por esse CLA). Aqui estão alguns resultados:

A ingestão de CLA recomendada pelas empresas supera em mais de vinte vezes as quantidades usualmente consumidas pela população, o que levanta preocupações quanto à segurança de uso desses produtos.

-Existem evidências científicas obtidas em animais de experimentação e em humanos demonstrando que a suplementação com CLA pode causar efeitos adversos.

Page 9: áCido linoleico

Estudos experimentais conduzidos em animais e estudos derevisão demonstraram que a suplementação de CLA podelevar ao aumento do fígado, esteatose hepática,hiperinsulinêmica e diminuição dos níveis séricos de leptina.

Indivíduos com diabetes tipo 2 suplementados com umamistura de isômeros de CLA por oito semanasdemonstraram uma diminuição dos níveis séricos de leptina.

Consumo mundial - Fontes comerciais como as cápsulas deCLA representam uma fonte concentrada de CLA e tem sidoutilizadas para suplementar a dieta e/ou complementar asquantidades presentes nos alimentos, muito embora nãoexistam recomendações nutricionais sobre a ingestão deCLA.

Page 10: áCido linoleico

Portanto, com o intuito de proteger e promover a saúde dapopulação, o ácido linoléico conjugado isolado ou comoingrediente alimentar para ser adicionado em vários alimentosnão devem ser comercializados no Brasil como alimento até queos requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurançade uso, mecanismos de ação e eficácia sejam atendidos.

Para que as preparações comerciais contendo CLA possam sercomercializadas no Brasil como alimento é necessário que asempresas apresentem documentação científica comprovando asegurança de uso e eficácia das alegações dos produtos, uma vezque essas substâncias serão utilizadas em níveis superiores aosatualmente observados na alimentação da população brasileira.

Page 11: áCido linoleico

A quantidade de CLA na carne bovina independe do processamento e estocagem deste produto.

A ingestão de CLA durante a lactação resulta no aumento da

concentração de CLA no leite materno

Page 12: áCido linoleico