a voz do bom pastor - 10º edição

12
PARÓQUIA JESUS BOM PASTOR E SÃO SEBASTIÃO - DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP - ANO I - Nº 10 - OUTUBRO DE 2013

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal da Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião - S.J. Rio Preto-SP / A VOZ DO BOM PASTOR - Ano I - nº 10 - Outubro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

PARÓQUIA JESUS BOM PASTOR E SÃO SEBASTIÃO - DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP - ANO I - Nº 10 - OUTUBRO DE 2013

Page 2: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/20132

Missassexta-feira – 19h30

sábado – 19h30 Domingo – 08h00, 10h00 e 19h30

Missas – Capela Nossa senhora da Penha e santos ReisQuinta-feira – 19h30

sábado – 18h00

atendimento do Padresexta-feira das 08h00 as 11h00 e

das 14h00 as 17h00

Novena – Nossa senhora do Perpétuo socorro

Quarta-feira – 07h00 e 19h30

Toda segunda-feira Celebração da Palavra as 19h30 e

Este informativo é de propriedade da Paroquia

em seguida Grupo de Oração

Jesus Bom Pastor e São SebastiãoFone: 3236-4506Direção Geral:

Pe. Fabio Aparecido da Silva DungueResponsável:

Pastoral da ComunicaçãoColaboração:

Equipes e Grupos da Paroquia

Fotos: Pastoral da Comunicação

Designer Gráfico: Samuel Cesar Serradilha

Fone: 99712-4460

CiRCulação MensalTiragem: 1.000 exemplares -

Distribuição Gratuita

EXPEDIENTE

Atendimento dA Secret AriA

- Fone: (17) 3236-4506

segunda a sexta – das 08h00 as 12h00 e das 14h00 as 17h30

sábado – 08h00 as 11h00

HORÁRIOS DA PARÓQUIA

ARTIGO

Outubro 2013- 04/10 – 20h00 : Missa em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.- 04 a 12/10 : Novena a Nossa Senhora Aparecida.- 12/10 – 19h30 : Missa Solene a Nossa Senhora Aparecida.- 18/10 – 20h00 : Missa de Cura e Libertação.- 19/10 – 20h00 : PORCO NO ROLETE.- 25/10 – 20h00 : Reunião da Equipe de Liturgia.- 26/10 – 14h00 : Formação para todos os Coordenadores da Rede de Comunidades (Diácono Alexandre).- 26/10 – 19h30 : Missa e em seguida, Casamento Comunitário.- 27/10 – 10h00 : Missa e Batizados.

AGENDA

Nesta edição, o livro focalizado é o quarto livro do Penta -teuco: Números.

Começa com um grande recenseamen-to do povo hebreu no deserto.

Para os hebreus, a saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra.

O deserto foi o tempo de grande dis-ciplina para o povo de Deus. Não basta estar livre: é preciso aprender a viver a liberdade e conquistá-la continuamente para não voltar a ser escravo outra vez. No deserto Israel teve que superar muitas tentações: acomodação, de-sânimo, vontade de voltar para trás, desconfiança de Javé e dos lideres, imprudência.

Foi no confronto com essas situações que ele descobriu o que significa ser livre para construir uma sociedade justa e fraterna, alicerçada na liberdade e voltada para a vida.

O livro mostra também, e com muito realismo, que dentro dessa organização existem fortes conflitos (Nm 16), e que seus chefes estão sujeitos a fraquezas e desânimos,

por mais importantes que eles sejam na comunidade.

Em Numeros 22 a 24 temos a his -tória de Balaão e sua jumenta. Essa história mostra como um adivinho estrangeiro se torna um verdadeiro profeta de Deus.

O Senhor falou a Moisés dizendo: “Fala a Aarão e seus filhos e dize--lhes: Eis com que termos abenço-areis os filhos de Israel: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça resplandecer sobre ti sue olhar e te conceda sua graça! O Senhor volte para ti sue olhar e te dê a paz’! Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” (Nm 6,22-27)

Reginaldo (Pascom)

NÚMEROS

O marco da Renovação Caris-mática Católica dos tempos atuais aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1967, durante o Retiro de estu -dantes da Universidade do Espírito Santo de Duquesne.

No Brasil chegou ao mês de junho de 1969 em três localidades simultaneamente, Campinas – SP, Campo Grande – MS, e em uma cidade do interior de Amazonas, conforme reportagem publicada no jornal “Carisma”, de Goiânia – GO, no qual o entrevistado foi o Padre Eduardo Daugherty, que participou do encontro em Campinas – SP

A partir do inicio dos anos 70, alguns sacerdotes jesuítas, entre eles os padres Sales e Haroldo Ham, começaram a realizar pelo Brasil experiências de oração, no inicio chamadas Experiências do Espírito Santo. Muitos líderes de movimento como o Concilio de Cristandade e os treinamentos como o Cursilho de Cristandade e os treinamentos de liderança cristã (TLC) participaram das ex-periências e oração. Esses líderes assumiram uma evangelização com identidade própria e logo já se organizaram como movimento. Era a renovação que nascia. Padres como o Pe. Jonas Abib e Eduardo Daugherty, este deste o tempo de seminarista, propiciaram a segu-rança necessária aos primeiros coordenadores da Renovação. A rápida programação do fogo de Pentecostes levou a realização do primeiro Congresso Nacional, já em 1974. Ele foi realizado em Itaici, sob a coordenação do Ar-cebispo de Vitória, Dom Silvestre Scandian, na época, ainda padre, e com as presenças do Padre Robert

de Grandis e dos frades João Batista Vogel e Wilfred Tunnicki.

Alguns dos pioneiros foram, além dos nomes já citados: Frei Paulo, na época da Diocese de Santarém – PA, Monsenhor Mauro de Tommasini, da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG, Padre Schurster, Dom Cipriano Chagas, Padre Alério Pedrini, Tia Laura, Irmã Stelita.

O novo Pentecostes não é mais somente uma promessa. Ele pode ser visto e experimentado na Re-novação Carismatica Católica que já se organizou em mais de 250 dioceses, incluindo arquidioceses. Existem hoje milhares de grupos de oração no Brasil, inclusive na nossa Diocese com, aproximadamente, 116 grupos de oração, tendo como coordenador Celso Silveira e o Padre Marquinhos Cavalini como diretor espiritual.

Em nossa comunidade, o Grupo de Oração iniciou-se no dia 17 de junho de 1997. Já são 16 anos de muitas graças e vidas trans-formadas, ao serem batizadas no Espírito Santo, que é a identidade da Renovação Carismática, e que não é Sacramento, mas sim as graças do Espírito Santo recebida nos sacramentos.

Desejamos ardentemente que todos os irmãos em qualquer pasto -ral ou movimento, também bebam desta água. Todas as segundas--feiras têm a Celebração da Palavra as 19h30, e em seguida, o Grupo de Oração. Esperamos vocês de braços abertos.

Colaboração: Marileide(Coordenadora do Grupo de

Oração Cerco de Jericó)

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Page 3: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/2013 3

No último dia 08 de setembro foi comemorado o 14º ano de implanta-ção da Pastoral do Dízimo na nossa paróquia. Pe. Fábio celebrou às 8h00 uma missa em ação de graças à equipe do Dízimo, e como encerramento da comemoração deste dia festivo, o padre convidou os presentes para que fossem até o estacionamento da igreja para saborear um delicioso café da manhã com bolos, doces,

biscoitos, café e suco, distribuídos em duas enormes mesas, com apro-ximadamente, 600 pessoas.

Parabéns para a equipe do Dízi-mo! Com muita dedicação e esforço formando e orientando a comunidade na conscientização de fiéis dizimistas. Que venha mais 14 anos!

Colaboração: Luís e Ionice(Coordenadores da Pastoral do Dizimo)

Page 4: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/20134

SEMANA BÍBLICA

No Evangelho, Lucas apre-senta o caminho de Jesus como o centro de referencia em Jeru-salém. Esta cidade é o ponto de chegada do caminho de Jesus. Aí ele vai morrer, ressuscitar e subir ao céu, terminando a sua missão. É também o ponto de partida do caminho da Igreja que prossegue a missão de Jesus até os confins da terra (At 1,8)

O Evangelho de Lucas apre-senta o caminho de Jesus como caminho que se realiza na história. Para percorrê-lo, o filho do Al-tíssimo (1,32) se faz homem em Jesus de Nazaré (2,1-7), trazendo para dentro da história humana o projeto de salvação que Deus tinha revelado, conforme a pro-

messa feita no antigo Testamento (1,68-70)

O caminho de Jesus inicia o processo de libertação na história, e por isso realiza nova história: a história dos pobres e oprimidos que são libertos para usufruírem a vida dentro de novas relações entre os homens. O programa da ação libertadora de Jesus é apresentado no seu discurso na sinagoga de Nazaré. (4,16-22)

O caminho de Jesus é, portan-to, a pedagogia que ensina a fazer a história dos pobres que buscam um mundo mais justo e mais hu -mano. Com efeito, Jesus traz o projeto para uma ordem nova, a libertação que leva os homens a relação de partilha e fraternidade,

substituindo as relações de explo -ração e dominação.

A obra de Lucas é destinada a Teófilo, nome que pode indicar uma pessoa importante. Mas o nome Teófilo também significa aquele que ama a Deus. É possível que essa obra tenha sido dedicada às amigas e amigos de Deus.

De acordo com a apresentação, o objetivo é claro: “para que veri -fiques a solidez dos ensinamentos que recebeste” (Lc 1,4)

A CNBB propôs para este ano no mês da Bíblia, o tema: “Discí -pulos e Missionários a partir do Evangelho de Lucas” e o lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido”. (Lc 15)

Reginaldo (Pascom)

A semana Bíblica na comunidade deu um novo ardor na vida da ca-tequese. O amor à própria Palavra de Deus cresce de modo admirável e isso se deve, em grande parte, à redescoberta da prática da leitura orante da Bíblia. As orações do encontro bíblico foi elaborado em cima da leitura orante do Evangelho do dia, quem conduziu foi os pró-prio catequista e alguns leigos da comunidade e seminarista.

O primeiro palestrante foi semi -narista Flávio Pereira do terceiro ano

de filosofia da diocese de Barretos, falando da importância da Bíblia em nossa vida e como ler a Palavra de Deus. No segundo encontro o convidado foi o seminarista Thiago Reis do quarto ano de teologia da diocese de Barretos, fez uma in-trodução ao Evangelho de Lucas. O terceiro palestrante foi Rafael Vicente do primeiro ano de teologia da diocese de São José do Rio Preto, que nos apresentou as parábolas do Evangelho de Lucas, e o quarto palestrante foi Alan Daga Miatello

do Propedêutico, que fez uma in-trodução ao Atos dos Apóstolos, e no último dia foi seminarista João Carlos Santos falando sobre a “A Bíblia, Palavra de Deus”.

Portanto, o principal objetivo dessa semana bíblica foi destacar que, por meio das ações de Jesus, Deus revelou seu projeto salvífico à humanidade.

ColaboraçãoDiácono Alexandre Pereira

da Silva

em bUScA dA SociedAde do bem ViVer

Page 5: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/2013 5

MISSA - CURA E LIBERTAÇÃONo dia 20 de setembro foi celebrada a Missa de Cura e Libertação pelo nosso Pároco Padre Fabio, e contou com a presença do Diácono Alexandre e

do Seminarista Halisson (aniversariante do dia). Foi uma celebração muito linda, com um forte momento de louvor e adoração, benção do Santíssimo Sacramento, e uma linda homilia feita pelo Seminarista Halisson. Todos estão convidados a participar da Missa de Cura e Libertação, celebrada todas às 3ª sexta-feira do mês as 20h00.

Antonio e Cristiane (Pascom)

Page 6: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/20136

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2013, realizou-se o 14º ADOLECRIST - Ado-lescentes com Cristo - de nossa paróquia. Fizeram este encontro 47 adolescentes, além de mais 160 pessoas trabalhando nas equipes, entre elas adolescentes, jo-vens e casais. Foi um momento de muita alegria e graça de Deus. Tivemos pales-tras, dinâmicas, teatro, oração, música e muita alegria. Louvamos e agradecemos a Deus pela vida de todos os que fizeram

Page 7: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/2013 7

ou trabalham neste encontro e, também agradecemos a Deus por todos os que de uma forma ou de outra ajudam no bom êxito deste momento de graça.

Page 8: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO:

OUTUBRO/20138

Page 9: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/2013 9

No mês de setembro foram celebradas duas Missas na Rede de Comunidades, sempre com o propósito de levar a Eucaristia nas casas, buscando fazer desses mo-mentos um fortalecimento da nossa fé, um encontro com os irmãos, e pedir que Jesus possa nos animar na caminhada.

A Rede de Comunidades nos dá, a cada semana, a oportunidade de vivência através dos encontros, um comprometimento com Jesus e com os irmãos, a força de lutar para que possamos ser cada vez mais um ser humano melhor.

Nosso muito obrigado a Sra.

Maria do Carmo, com mais de 100 anos, e seus familiares, por abrir as portas da sua casa para celebrar. Nos -so muito obrigado a Sra. Domingas, com mais de 88 anos, e seu esposo, Sr. Pedro, por abrir as portas da sua casa para celebrar.

São exemplos que nos fazem refletir: Como existem pessoas que tem o zelo pela Eucaristia, pela Pa -lavra de Deus e pelos irmãos! Deus abençoe a todos.

Colaboração:Toninho (Coordenador da

Rede de Comunidades)

MISSA - REDE DE COMUNIDADES

No dia 07 de setembro foi realizada a Quermesse em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Penha na Cape -la Nossa Senhora da Penha e Santos Reis. Houve grande participação da comunidade que trabalhou na preparação e também nas barracas do Cachorro Quente, Pastel, Doces, Bar, nas Equipes de Cozinha, Bingo, Leilão, Caixas e Som. Um agradecimento especial a todos que se dedicaram pela organização e trabalho realizado e também a toda comuni-dade pela participação.

Page 10: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/201310

No dia 28 de setembro foi realizada a Romaria Diocesa -na ao Santuário Nacional de Aparecida. Nossa Paróquia esteve presente e, junto com aproximadamente, 3200 ro-meiros das outras Paróquias, agradeceram, pediram, ou simplesmente rezaram aos pés da Mãe Aparecida. Nosso Bispo Diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, presidiu a Celebração Eucaristia as 9:00 horas da manhã, juntamente com os padres da Diocese, diá -conos, seminaristas, irmãs religiosas e leigos que ali se faziam presentes. Que a Mãe Aparecida interceda sempre por todos nós, pela nossa Paróquia e pela nos -sa Diocese. Salve Maria!

Antonio e Cristiane

(Pascom)

ROMARIA DIOCESANA A APARECIDA

Page 11: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição

OUTUBRO/2013 11

PASTORAL DO DÍZIMO

nome diA nome diA

nome diA

ANIVERSARIANTES

DIZIMISTAS MIRINS- Darci Alves Madeira ........................................ 01/10- Lourdes Rosa .................................................. 01/10- Ivete Solimenes ............................................... 01/10- Marinêz da Silva Schimitt ................................ 01/10- Edmauro Pereira de Souza ............................. 03/10- Ilhenice Aparecida de Souza ........................... 04/10- Lourival Gonçalves Almeida ............................ 04/10- Sionéia da Silva...............................................04/10- Conceição Belmira Madeira ............................ 05/10- Adão de Jesus Esteves ................................... 06/10- André Luiz Ferreira Gonçalves ........................ 06/10- Maria Lucia Zocal Monteiro ............................. 06/10- Suzete Mendonça Bordan ............................... 06/10- Clair Velozo de Mattos .................................... 07/10- Geni Viana Alves ............................................. 07/10- Osmar Siqueira Vieira ..................................... 07/10- Juscelina de Castilho Passarini.......................08/10- Marcos Antonio do Prado ................................ 08/10- Kelly Cristina de Abreu Bonfim ........................ 09/10- Rodrigo Leandro Martins ................................. 09/10- Edna Ester Medeiros ....................................... 10/10- Samanta Borges de Lima .................................11/10- Francisca dos Santos Calça............................12/10- Gema Marta Dalla Vecchia Loss ..................... 13/10- Luiza de Fatima Fumes Lopes ........................ 13/10- Maria Julia de Souza Silva .............................. 13/10- Andréa M. F. Camim ........................................ 15/10- Jose Domingos Saturnino ............................... 15/10- Osmari Alexandre Alcazas ..............................15/10- Edilaine Cristina Amorim ................................. 16/10- Nair Ribeiro de Carvalho ................................. 16/10- Francinete Gonçalves Pereira ......................... 18/10

- Leonilda Amadeu.............................................18/10- Mercedes Martin Traba Wakassugui ............... 18/10- Eber Almeida de Moraes ................................. 20/10- Hozana de Cássia Euzébio Torres .................. 20/10- Rosane Aparecida Fonte Medeiros ................. 20/10- Valdecira Leonor Amâncio Lopes .................... 20/10- Laercio Nunes Gomes.....................................21/10- Aparecido Donizete da Silva ........................... 22/10- Selma Marques Siqueira Vieira ....................... 22/10- Audecride Belei Pavanete ............................... 23/10- Neide Vitorino da Silva Góes .......................... 23/10- Silvania Donizete Alves ................................... 24/10- Carmella Lourençato ....................................... 25/10- Ivone de Fatima Pavan Silva...........................25/10- Manoel Augusto de Carvalho .......................... 25/10- Marcio Roberto Camim ................................... 25/10- Sebastiana Domingues da Silva ..................... 25/10- Marlene Conceição da Silva............................26/10- Osmair Aparecido de Lima .............................. 26/10- Francisco Deolindo Bento ............................... 27/10- Jose Passarini ................................................. 27/10- Maria Dirce de França de Maria ...................... 27/10- Izabel Cabrera Pezarini ................................... 28/10- Luiz Brianes Neto ............................................ 28/10- Elizandra Aparecida L. Buares ........................ 29/10- João Sanches Fiorentino.................................29/10- Dorivaldo Sbrissa ............................................ 30/10- Jerônima Alexandrina de Souza Silva ............. 30/10- Nair Barreto Gutierres ..................................... 30/10- Odair José da Silva ......................................... 30/10- Antonio Carlos da Silva ................................... 31/10- Vandair das Graças Santana .......................... 31/10

• Tulio Melo de Oliveira .............................. 02/10

• Nayob Vitoria de Lima Lansoni ................ 03/10

• Fernanda Rodrigues de Araujo ................ 04/10

• Wallace Aparecido dos Santos ................ 08/10

• Leonardo Borges Faria ............................ 10/10

• Carlos Eduardo da Silva Lopes ............... 12/10

• Thalita Carolina Mauricio Ferreira............14/10

• Brendon Donizete Scafe .......................... 17/10

• Mayra Gabrielli de Pádua ........................ 17/10

• Veronica dos Santos Toledo .................... 18/10

• Vitoria Buares .......................................... 19/10

• Matheus Alexandre Pereira de Souza ..... 20/10

• Davi Lucas Silva Campos ........................ 21/10

• Mayara Carsoni Kanashiro NG ................ 21/10

• Gabriel Souza Pavarini ............................ 22/10

• Vanessa Pereira da Silva ......................... 22/10

• Gustavo Oliveira Peres ............................ 27/10

• Vitória dos Santos Buares ....................... 29/10

• Maria Eduarda Rocha .............................. 30/10

Somos cristãos porque cremos no testemunho de Jesus a respeito de Deus e do seu plano de salvação. Nesse plano havia um ponto difícil de aceitar: O Filho de Deus devia morrer na cruz. Nunca é demais recordar que a Cruz de Cristo é um ato de amor de Deus por toda a humanidade.

O que nós podemos ler em Jo 15,13 se realiza no Filho de Deus pregado na cruz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.

O filho único é a doação do Pai para a Salvação do mundo. A fé nele abre o coração do ser humano para receber este dom como salvação. Não é só a cruz de Cristo que nos salva, mas toda a sua vida terrestre e gloriosa. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo 13,1)

Cruz de Cristo, salvai-me! Cruz de Cristo, protegei-me! Cruz de Cristo, defendei-me! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Reginaldo (Pascom)

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Page 12: A VOZ DO BOM PASTOR - 10º edição