ouvindo o bom pastor · porta e como o bom pastor. ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 49 DATA: 03/12/2017 No capítulo 10 do evangelho segundo João o Senhor Jesus se apresenta como a Porta e como O Bom Pastor. Ele afirma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a dos estranhos. Mais adiante Ele diz que ele conhece as suas ovelhas e que elas O co- nhecem. Elas O seguem. As ovelhas conhe- cem a voz do seu pastor. No mundo natural, se houver dez rebanhos reunidos, quando o dono de um deles levanta a sua voz todas as suas ovelhas o seguem. Podem estar mistu- radas, mas no momento de seguir uma voz só seguem a do seu pastor. O Senhor Jesus é o Bom Pastor e Ele fala. E não pensemos que porque Ele é o Bom Pastor Ele vai fazer tudo que suas ovelhas de- sejam. Pelo contrário, as ovelhas devem fazer tudo que Ele quer. São as ovelhas que seguem o pastor, não o pastor que segue as ovelhas. Por isso, no momento em que uma ovelha precisar de consolo, de conforto, Ele estará sempre presente para lhe falar ao coração. Ele não terá uma palavra de condenação, uma palavra de morte. Ele a defenderá dos seus algozes como fez com a mulher adúlte- ra que lhe foi apresentada no templo. Nas lutas Ele estará presente. Nos momentos de fraqueza Ele dará forças. Ele livrará do fogo e da água. Ele é o Bom Pastor. Mas, sendo o Bom Pastor, Ele terá, no momento certo, uma palavra de adver- tência, assim como ele fez àquela mulher quando disse: “vai e não peques mais”. Je- sus nunca contemporizará com o pecado de qualquer pessoa. Ele, como Bom Pastor vai adverti-la, vai orientar. E, se for o caso, vai repreender como fez com Pedro. Sempre houve muitas vozes neste mundo. Vozes a chamar as ovelhas a seguir. Vozes que desencaminham, vozes de lobos e de merce- nários. Já no tempo do apóstolo Paulo havia os que estavam mercadejando a Palavra de Deus. Havia os judaizantes que procuravam desencaminhar os crentes, levando-os a se submeter novamente à lei de Moisés. Nós precisamos estar atentos à voz do nosso Bom Pastor. Precisamos reconhecer quando é Ele quem está falando ou não. No emaranhado de vozes que falam hoje é, para muitos crentes, difícil discernir a voz do seu Pastor. Ainda hoje existem os falsos profetas que, como no Velho Testamento, tentam levar as pessoas a se desviar do Senhor. Há os mercenários, que buscam os seus pró- prios interesses. Jesus não. Ele tem total interesse nas suas ovelhas e quer que elas tenham sempre o melhor. O Bom Pastor abre a porta. O Bom Pastor fala palavras de direção. Mostra o caminho a seguir. O Bom Pastor tem, na Sua Palavra, a dire-ção já determinada. Se nós buscarmos na Sua Palavra, se a compreendermos, se a obedecermos, então seremos levados a águas tranquilas, a pastos verdejantes. Que possamos dizer como Davi, a respei- to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”. Para isso preci- samos estar com os ouvidos atentos e ouvir sempre a Sua voz. Pr. João Leão OUVINDO O BOM PASTOR “...As ovelhas ouvem a sua voz...” (João 10.2)

Upload: dokhue

Post on 08-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 49 DATA: 03/12/2017

No capítulo 10 do evangelho segundo João o Senhor Jesus se apresenta como a Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a dos estranhos. Mais adiante Ele diz que ele conhece as suas ovelhas e que elas O co-nhecem. Elas O seguem. As ovelhas conhe-cem a voz do seu pastor. No mundo natural, se houver dez rebanhos reunidos, quando o dono de um deles levanta a sua voz todas as suas ovelhas o seguem. Podem estar mistu-radas, mas no momento de seguir uma voz só seguem a do seu pastor.

O Senhor Jesus é o Bom Pastor e Ele fala. E não pensemos que porque Ele é o Bom

Pastor Ele vai fazer tudo que suas ovelhas de-sejam. Pelo contrário, as ovelhas devem fazer tudo que Ele quer. São as ovelhas que seguem o pastor, não o pastor que segue as ovelhas.

Por isso, no momento em que uma ovelha precisar de consolo, de conforto, Ele estará sempre presente para lhe falar ao coração. Ele não terá uma palavra de condenação, uma palavra de morte. Ele a defenderá dos seus algozes como fez com a mulher adúlte-ra que lhe foi apresentada no templo. Nas lutas Ele estará presente. Nos momentos de fraqueza Ele dará forças. Ele livrará do fogo e da água. Ele é o Bom Pastor.

Mas, sendo o Bom Pastor, Ele terá, no momento certo, uma palavra de adver-tência, assim como ele fez àquela mulher quando disse: “vai e não peques mais”. Je-sus nunca contemporizará com o pecado de qualquer pessoa. Ele, como Bom Pastor vai adverti-la, vai orientar. E, se for o caso,

vai repreender como fez com Pedro.Sempre houve muitas vozes neste mundo.

Vozes a chamar as ovelhas a seguir. Vozes que desencaminham, vozes de lobos e de merce-nários. Já no tempo do apóstolo Paulo havia os que estavam mercadejando a Palavra de Deus. Havia os judaizantes que procuravam desencaminhar os crentes, levando-os a se submeter novamente à lei de Moisés.

Nós precisamos estar atentos à voz do nosso Bom Pastor. Precisamos reconhecer quando é Ele quem está falando ou não. No emaranhado de vozes que falam hoje é, para muitos crentes, difícil discernir a voz do seu Pastor.

Ainda hoje existem os falsos profetas que, como no Velho Testamento, tentam levar as pessoas a se desviar do Senhor. Há os mercenários, que buscam os seus pró-prios interesses. Jesus não. Ele tem total interesse nas suas ovelhas e quer que elas tenham sempre o melhor.

O Bom Pastor abre a porta.O Bom Pastor fala palavras de direção.

Mostra o caminho a seguir. O Bom Pastor tem, na Sua Palavra, a

dire-ção já determinada. Se nós buscarmos na Sua Palavra, se a compreendermos, se a obedecermos, então seremos levados a águas tranquilas, a pastos verdejantes.

Que possamos dizer como Davi, a respei-to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”. Para isso preci-samos estar com os ouvidos atentos e ouvir sempre a Sua voz.

Pr. João Leão

oUvindo o bom PAstor“...As ovelhas ouvem a sua voz...” (João 10.2)

Page 2: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 02

AbençoAdA A CAntAtANo último domingo, dia 26/11 foi apresentada pelo Ministério

de Louvor de nossa Igreja a Cantata “Vento Livre”. Baseada no Evangelho de João, a cantata é composta de músicas muito bonitas que expressam o texto bíblico. Os irmãos, tanto os que participaram da parte vocal quanto da instrumental e de basti-dores como da mesa de som fizeram um trabalho que, com cer-teza, glorificou o Nome do Senhor na apresentação.

Os irmãos do nosso Ministério de Louvor gastaram bastante tempo nos ensaios dessa cantata, mas valeu a pena! Foi um tempo de ministração muito bom, o que tivemos com essa can-tata.

Na ocasião tivemos muitas pessoas visitando a Igreja, que saíram com a mensagem em seus corações, com certeza. E mui-tos irmãos pediram a repetição da Cantata, o que está previsto para acontecer na vigília de passagem de ano, do dia 31 de de-zembro/2017 para primeiro de janeiro/2018.

Queremos deixar aqui expresso o agradecimento da Igreja pelo esforço, oração e todo trabalho feito por este grupo que, no louvor tem honrado o Nome do Senhor. Parabéns, irmãos! A Deus toda a glória.

Último bAzAr missionário do Ano...Nosso bazar de dezembro será no próximo sábado, dia 9,

quando teremos o nosso último Bazar Missionário do ano de 2017.

Pedimos aos irmãos que façam suas doações de roupas, cal-çados e outros objetos que estejam em bom estado de conserva-ção. Você pode trazer suas doações ao longo da semana e deixar em nossa secretaria, na casa ao lado do templo. Você pode ain-da, pedir aos seus familiares, amigos e vizinhos que façam doa-ções para o Bazar. Vamos nos esforçar, pois, assim estaremos abençoando muitas famílias.

Todo valor arrecadado com o bazar é revertido para o nosso Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior. Oremos para que tenhamos uma boa arrecadação através das vendas neste dia. Desde já, agradecemos a todos pela cooperação.

Page 3: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 03

CAntAtA “breve ele voltA” (obrA de John Peterson)O Coral Evangélico de Belo Horizonte,

sob a liderança dos ir. Ramiro e Míriam Bastos tem preparado a Cantata “breve ele volta” já há alguns meses.

A apresentação desta cantata em nos-sa Igreja será nas datas de 10/12, (PrÓ-Ximo dominGo) no culto da noite às 19h e, no dia 17/12 às 10h em nosso cul-to logo após a Escola Bíblica Dominical.

Esta cantata está sendo apresentada em outras igrejas também, já que os componentes do Coral Evangélico são oriundos de diversas igrejas e denomina-ções em Belo Horizonte.

Continuamos nosso apelo para que os irmãos se preparem e venham celebrar a Deus conosco, trazendo seus amigos e familiares nestas datas.

Também é uma excelente oportunidade para convidar e trazer pessoas que você esteja evangelizando, pois, os hinos cantados trazem consigo mensagens profundas sobre a vinda de Jesus e Sua volta a este mundo.

Pedimos aos irmãos que se coloquem em intercessão por estas apresentações, pelas pessoas convidadas, pelos coristas e liderança do nosso Coral Evangélico.

irmÃos enFermosNo último domingo fizemos clamor a Deus em favor de quatro irmãos. São eles:

PAstor FrAnCinAldo. O Pr. Fran-cinaldo sofreu uma queda no sába-do atrasado e deslocou a mão. De-veria ser operado na segunda feira, mas isso só aconteceu na quarta feira. Agradecemos aos irmãos que oraram por ele, inclusive para que suportasse e tivesse alívio das dores que teve no tempo de espera.

PAstor milton de oliveirA. É cunhado do Pr. João Leão. Ele sofreu uma queda e, depois de quinze dias, foi operado no Hospital da Unimed. Foi bem sucedido na cirurgia e vol-tou para casa em Pedro Leopoldo na terça feira.

irmÃo rAmiro. O irmão Ramiro, que é regente do Coral Evangélico sofreu uma queda em esca-da em sua casa no sábado atrasado. Rompeu li-gamentos da perna e o médico recomendou que ele fique de licença por cerca de três semanas. Mesmo assim, a agenda do Coral Evangélico está mantida: os ensaios e as apresentações acontece-rão normalmente.

irmÃo Ulisses. Este irmão é membro da Igre-ja Batista Nacional de Pitangui, sogro do irmão Walter, que já foi missionário do Fundo. O ir-mão Ulisses já prestou serviço de pedreiro em nossa igreja. O estado de saúde dele até o fe-chamento desta edição do Sementeira é grave e está no CTI do Hospital das Clínicas, operado de câncer.

Page 4: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Você costuma imitar as atitudes de uma pessoa importante? Quem você costuma imitar?

1. ATORES2. JOGADORES3. CANTORES4. SUPER-HERÓIS5. A PALAVRA DE DEUS6. AS PESSOAS QUE VIVEM COM DEUS

Algumas pessoas copiam seus ídolos na maneira de falar, no seu jeito de ser, de se comportar, de se vestir. Outros seguem o exemplo de pessoas, como pensam acerca da vida. E você?

Paulo escreveu para Timóteo pedindo que ele fosse um exemplo na sua maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Como ele poderia ser assim? Vivendo o que Jesus ensinou. E para isso não tem idade. Todos, jovens, crianças, adultos e idosos devem ser assim, sem se deixar desprezar por ninguém.

imitAçÃo (i timÓteo 4.12)

orAçÃo: Jesus, eu sou somente uma criança, mas quero viver o que o Senhor ensinou. Amém.

Page 5: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 05

Hoje mesmo ouvi o velho argumento a respeito dos problemas de corrupção em nosso país (que, diga-se de passagem, não é novo – é muito antigo). O argumento a que me refi ro é dizer que o problema de corrupção não é só das pessoas que estão com a autoridade nas mãos, mas dos eleitores que não sabem escolher. Assim, tira-se a responsabilidade dos dirigentes e joga-a nas mãos do povo, como se o povo tivesse toda liberdade para escolher quem deve governar sobre ele. O assunto, na verdade, é muito mais complexo.

Se conseguíssemos educar, a partir de agora, as crianças que estão nascendo, de maneira que nenhuma delas se tornasse corrupta ou corruptora, que não tives-se desvio de caráter, que fosse honesta a vida inteira, teríamos o paraíso daqui a várias décadas.

Mas, daí surge uma pergunta: quem iria educar essas crianças para que elas se tornem os “anjinhos” desejados? Pessoas perfeitas, que não erram, que não corrompem nem são corrompidas? Para muitos, seriam os pais. Para uma grande quantidade de gente, hoje, seria a sociedade. Acontece que tanto pais, quanto ao que chamam sociedade estão vivendo nesse mesmo sistema corrupto. De maneira que a maioria dos pais não conseguem dar a seus fi lhos os ensinamentos da Pala-vra de Deus – e não querem fazer isso, e os grupos que pretendem ter o domínio sobre as nossas crianças são ainda piores, porque já têm uma idéia formada (pré--conceito) a respeito do desvio que elas “precisam” ter.

De modo que voltamos ao que o Velho Testamento já dizia e o Novo repete a respeito do homem na sua natureza depravada, apartada de Deus: “Não há um justo, nem um sequer”; “todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

As profecias indicam que o mundo irá de mal a pior. Os homens serão egoístas, jactanciosos, avarentos, sem domínio de si, inimigos do bem, sem afeição natural e sem misericórdia.

Ainda bem que, providenciadas pelo Todo-Poderoso, que enviou o Seu Filho para nos salvar, temos duas instituições que podem fazer diferença e serem luz neste mundo tenebroso: A IGREJA e a FAMÍLIA. Na conjugação de esforços da igreja do Senhor Jesus e da família cristã está a força que pode fazer frente ao inimigo. É da base que uma família bem estruturada e de uma igreja que segue fi elmente a Palavra de Deus que podemos esperar uma sociedade melhor. E isso será ainda mais real se tivermos um grande avivamento. Ore por isso.

Pr. João Leão

onde está A solUçÃo?

Page 6: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 06

CAlendário eClesiástiCo

PrimeirAs iniCiAtivAs PArA o seGUndo enContrÃo – 2017

dezembro

Dia 02• Chá de Fraldas do Gabriel, fi lho

dos ir. Deives e Carla Fernanda.

Dia 03• Formatura da Escola Preparató-

ria de Obreiros às 19h.

Dia 09• Bazar

Dia 10• Coral Evangélico de BH apresen-

ta a Cantata “Breve Ele Volta”, às 10h na TIB.

Dia 17• Apresentação da Cantata “Breve

Ele Volta” pelo Coral Evangélico de Belo Horizonte no culto da manhã (10h).

• Cantata do Geração Vida às 19h.

Dia 20• Encontrão das Células, às 19h30

Dia 31• Vigília de Ano Novo (“Culto da

Virada”)

Precisamos que todos os líderes e membros de cé-lulas se envolvam nos preparativos para o nosso próximo En-contrão das Células. Vejam como to-dos podem participar:

• Orar por essa programação.• Convidar pessoas que deixaram

de frequentar sua célula, seja por qualquer motivo.

• Convidar visitantes (vizinhos, co-legas de tra-balho, de escola, en-tre outros).

• Anunciar e motivar todos de sua cé-lula a participar dessa celebração.

• Recolher a contribuição dos mem-bros de sua célula, no valor de 10,00 reais por pessoa. Esta contri-buição é para fazermos um lanche coletivo, no salão da igreja, após o culto de celebração no templo. Esse valor deve ser entregue até o dia 13 de dezembro para a coor-denação das células ou deixar na secretaria da igreja até essa data. As compras serão feitas de acordo com a arrecadação feita.

Então, não se esqueçam!

enContrÃo dAs CelUlAs – 201720 de dezembro (QUArtA-

FeirA) Às 19h300

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “Ano das boas novas” espalhe

as boas novas do evangelho

Page 7: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 07

Pedidos de orAçÃo PArA A semAnA

AniversAriAntes loUvor

PortAriA

introdUtores (culto à noite)

AniversAriAntesde CAsAmento

diA PelA iGreJA Pelo FUndo PelA PAtrÍA/oUtros

03/12Dom

Ore pelos irmãos que es-tão formando na Escola de Obreiros hoje à noite

Ore pela Diretoria do Fundo Missionário que foi eleita recentemente.

Ore pela salvação do Presi-dente Temer e dos Ministros de seu governo.

04/12Seg

Ore pelo Pr. Francinaldo, Pr. Milton e Ramiro se recupe-rando em casa (ver pág. 3)

Ore pelo irmão Sérgio, con-tador do FMABJ e da nossa Igreja.

Ore pelos que estão sendo perseguidos pelos adeptos da ideologia de gênero.

05/12Ter

Ore pela campanha para aquisição da Sede Campes-tre da Igreja.

Ore pelo Daniel obreiro res-ponsável pelo trabalho em Carbonita.

Ore pelas reformas que o governo federal está fazen-do neste final de ano.

06/12Qua

Ore pelos enfermos da Igre-ja (se preciso pegue uma lista na secretaria)

Ore pela irmã Eva, esposa do missionário Elesbom e o trabalho que ela realiza.

Ore por um bom testemu-nho dos pregadores evangé-licos na televisão.

07/12Qui

Ore por um grande e pode-roso avivamento em nossa Igreja.

Ore pelo Jônatas, filho do irmão Elesbom que o tem ajudado na Obra em Sena-dor Mourão.

Ore pelo Estado do Rio de Janeiro, onde tudo está di-fícil e boa parte da lideran-ça política está presa.

08/12Sex

Ore pelo Bazar Missionário no dia de amanhã (sábado).

Ore pela Igreja Batista Sol da Justiça e o Pastor Pedro e Marlene em Gouveia

Ore por um bom candidato às eleições presidenciais do próximo ano.

09/12Sáb

Ore pela apresentação da Cantata pelo Coral Evangé-lico amanhã, às 19h.

Ore por um avivamento es-piritual nas Missões do Fun-do Missionário.

Ore por um grande e pode-roso avivamento espiritual no Brasil.

diA 03/12 – Davi Lopes Magalhães GarciaJosé Raimundo Dias FerreiraNathália Thássia Coelho Pinto SilvaAdriana Aparecida Lopes Baltar (Gou)

diA 04/12 – Jarciel Silvério de Almeida (SM)diA 07/12 – Célio Vieira de Matos

Pr. João Leão dos Santos XavierMaria do Carmo da Silva

diA 08/12 – Conceição M. dos Santos CappaiDavid Vinícius de OliveiraJanaina C. Duarte M. Batista (MAR)Michelle da Silva Cardoso (Car)

diA 09/12 – Sebastião Licordio dos ReisPr. Uziel da Luz FirminoJosimar Fernandes do Nascimento

diA 03/12 – Elza e Pr. Manoel Alves da RochadiA 06/12 – Ione e Alexandre Mouzer PereiradiA 07/12 – Érica e Aguinaldo Ferreira dos SantosdiA 08/12 – Michelle e Wellington A. Borges (Car)

“Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Salmo 97.12).

hoJe, diA diA 03/12/2017manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

PrÓXimo dominGo, diA 10/12/2017manhã: Deives noite: Luciana Mendes e Elbert

hoJe, diA 03/12/2017manhã: Antônio Francisco

PrÓXimo dominGo, diA 10/12/2017manhã: Adão

hoJe, diA 03/12/2017Aparecida e Helder

PrÓXimo dominGo, diA 10/12/2017Milton e Mônica

Page 8: oUvindo o bom PAstor · Porta e como O Bom Pastor. Ele afi rma que as ovelhas ouvem a voz do pastor e não a ... to do nosso Bom Pastor: “O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará”

Sementeira 08

sede e seCretAriA:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço PArA CorresPondÊnCiA:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

temPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

horário de Atendimento dA seCretAriA:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

AtividAde PermAnentes

dominGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QUArtA FeirA:• 15h - União Feminina

todo terCeiro dominGo:• Ceia do Senhor

QUintA-FeirA:• 19h30 - Culto

seXtA FeirA:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sábAdo: • 19h30 - Culto Jovem

todA ÚltimA 6ª FeirA:• 19h30 às 24h - Vigília

FUndo missionárioAChilles bArbosA e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionários:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

“Levai a carga uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2).

Lembro de um fato ocorrido há alguns anos: estava com os jovens da igreja em uma festa, não recor-do especifi camente na casa de qual jovem, mas no momento isso não é relevante, porém o que houve lá. Naquela época havia uma jovem que passava por muitos problemas na família e como uma forma de desa-bafar, contou para nós sobre as di-fi culdades pelas quais passava. Teve muitos olhares de desaprovação e outra jovem chegou até a comen-tar em separado: “Que menina sem noção, aqui não é hora e nem lugar para tratar desses assuntos”.

Para quem sofre muito, todo lugar e hora serão propícios para procurar ajuda. Sei que não tínhamos maturi-dade o sufi ciente para aconselhá-la adequadamente, mas poderíamos ter feito mais. Hoje não tenho con-tato com ela ou com sua família, mas oro para que os problemas daquela época tenham sido superados e que todos da família estejam fi rmes na caminhada com Cristo.

Precisamos sempre suportar a carga uns dos outros não importando em que fase da vida estamos, se na juventude, fase adulta ou na melhor idade. Repito: Precisamos sempre suportar a carga uns dos outros.

Aguinaldo dos Santos

semPre sUPortAndo A CArGA Uns dos oUtros.