programação 10º cbdi

71
ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012) 1 10.º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO INTERNACIONAL 2º Congreso de la Sociedad Latinoamericana para El Derecho Internacional (SLADI) Rio de Janeiro – 22 a 25 de agosto de 2012. LOCAIS FACULDADE NACIONAL DE DIREITO (UFRJ) Rua Moncorvo Filho, 8, Praça da República, Centro Rio de Janeiro/RJ HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000 Copacabana – Rio de Janeiro/RJ PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Upload: gustavo-menezes-vieira

Post on 19-Jan-2016

73 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

1

10.º CONGRESSO BRASILEIRO DE

DIREITO INTERNACIONAL

2º Congreso de la Sociedad Latinoamericana para El Derecho

Internacional (SLADI)

Rio de Janeiro – 22 a 25 de agosto de 2012.

LOCAIS

FACULDADE NACIONAL DE DIREITO (UFRJ) Rua Moncorvo Filho, 8, Praça da República, Centro

Rio de Janeiro/RJ

HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000

Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Page 2: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

2

DIA 22 DE AGOSTO DE 2012 – QUARTA–FEIRA

LOCAL: FACULDADE NACIONAL DE DIREITO (UFRJ)

Rua Moncorvo Filho, 8, Praça da República, Centro (metrô - Central do Brasil)

Rio de Janeiro/RJ

ABERTURA SOLENE DOS TRABALHOS

SALÃO NOBRE

16h00 às 18h00 ENTREGA DO MATERIAL E DAS CREDENCIAIS AOS PARTICIPANTES INSCRITOS

18h00 Abertura do “10º Festival & Feira de Obras de Direito Internacional” com a participação de várias editoras que ao longo do Congresso exporão livros aos participantes do evento.

19h00 Lançamento de obras com a presença dos autores.

19h30 SOLENIDADE DE ABERTURA Pronunciamento de autoridades e lineamentos sobre os rumos do Direito Internacional no Brasil. Embaixador Baena Soares (diplomata homenageado do Congresso) Antonio Celso Pereira (Presidente da SBDI) Vicente Marotta Rangel (Presidente de Honra do Congresso) Vladmir Silveira (Presidente do CONPEDI) Wagner Menezes (coordenador do Congresso) Convidados especiais

20h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CONGRESSO Dr. Celso Lafer (Professor Homenageado)

Ex-ministro das Relações Exteriores, Professor Emérito do Instituto de Relações Internacionais - USP

22h00 ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO PRIMEIRO DIA

Page 3: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

3

DIA 23 DE AGOSTO DE 2012 – QUINTA–FEIRA

LOCAL: HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA

Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000 Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

CONFERÊNCIAS SIMULTÂNEAS

• Concomitante ao 10º Congresso será realizado na Sala 1 o 2º Congreso de la

Sociedad Latinoamericana para El Derecho Internacional, com o tema America Latina y El

Derecho Internacional (SLADI) – Herencia y Perspectivas. A participação dos inscritos no 10º Congresso é gratuita. Procure a recepção do Congresso para formalizar a sua inscrição. • Nesse dia haverá quatro auditórios, com palestras simultâneas. Eleja o horário e boa palestra!

QUINTA-FEIRA

MANHÃ

08h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

PAINEL: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E SEUS DILEMAS FORMAIS E INFORMAIS: A CONSTRUÇÃO DA ARQUITETURA DE RESISTÊNCIA GLOBAL Presidência: Odete Maria de Oliveira

OIS: A DIALETICA DE SUAS ASSOCIACOES FORMAIS E INFORMAIS Elton Diego Stolf Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Área de Relações Internacional. Cursou Matérias de Direito na colenda da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal. Foi Bolsista da Província Autônima de Trento, Itália, no Curso de Especialização em Studi Europei ed Internazionali, na Università degli Studi di Trento (2006-2009, não concluído) e Bolsista da Região de Veneto (2010), no Curso de Mestrado Profissionalizante na Università degli Studi di Padov.

Page 4: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

4

QUINTA-FEIRA

OIS DE NATUREZA UNIVERSAL: AS ORGANIZACOES DAS NACOES UNIDAS - DA CRISE A CRISE Patricia Grazziotin Noschang Doutoranda e Mestre e em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora de Direito Internacional no curso de graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF-RS.

OIS DE NATUREZA SUPRANACIONAL E INTERGOVERNAMENTAL: O CARATER HIBRIDO DA UNIAO EUROPEIA E A INTERGOVERNAMENTALIDADE DO MERCOSUL Aline Beltrame de Moura Doutoranda em Direito Internacional na Università degli Studi di Milano (UNIMI), Itália. Bolsista CAPES – Doutorado Pleno no Exterior. Mestre em Direito nas Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bacharel pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas de Direito Internacional CNPQ/UFSC.

OIS DE NATUREZA TERRORISTA: AMEACAS DO TERRORISMO NUCLEAR E SEUS TRAGICOS EFEITOS Fernanda Vieira Kotzias Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Relações Internacionais (UNISUL) e Direito (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da UFSC/CNPQ. Professora do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI. Advogada. Contato: [email protected]

A CONSTRUCAO DA SOCIEDADE CIVIL GLOBAL E SUA POLITICA DE RESISTÊNCIA: A ESTRATEGIA DAS REDES Marcia Cristina Puydinger De Fazio Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Relações Internacionais; bolsista do CNPQ.

A CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO DE JUSTIÇA GLOBAL: DA ERA DA INFORMAÇÃO A ERA DA COOPERAÇÃO Bruna Silveira Roncato Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Concentração de Relações Internacionais. Pesquisadora do Grupo de Estudos Direito Planetário, meio Ambiente e Globalização.

A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA TRANSNACIONAL: POSSÍVEIS ELEMENTOS E LIMITES Karlo Koiti Kawamura Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Direito e Relações Internacionais. Membro da 5ª Câmara Julgadora da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina.

Page 5: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

5

QUINTA-FEIRA

A CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA DA PAZ E A ESCOLA DO PENSAMENTO PACIFISTA Odete Maria de Oliveira Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Estudos Comunitários Europeus pela Universidad Complutense de Madrid. Professora Titular em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Pesquisadora da Findazione Cassamarca.

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO E DIREITO DE FAMILIA Presidência: Jonathan Vita

ASPECTOS INTERNACIONAIS DA MATERNIDADE DE SUBSTITUIÇÃO Nádia de Araujo Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora Associada PUC-Rio.

RECONHECIMENTO E EFEITOS DAS FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS À LUZ DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Marcos Vinícius Torres Pereira Doutor em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Direito Internacional Privado da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DE ABRAÃO A ELTON JOHN: A EVOLUÇÃO DA GESTAÇÃO POR CONTA DE OUTREM M PERSPECTIVA HISTÓRICA E COMPARADA Daniel Gruenbaum Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutor pelo Instituto Mox Planck para Direito Estrangeiro e Internacional Privado, Hamburgo. Professor visitante no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

ADOÇÃO E NACIONALIDADE Florisbal Del’Olmo Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, no Curso de Mestrado e Graduação. Professo convidado da Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assessor Científico da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de londrina. Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (Seccional Rio Grande do Sul).

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL – ASPECTOS GERAIS Presidência: André de Carvalho Ramos

O MITO DE FRANCISCO DE VITÓRIA: DEFENSOR DOS DIREITOS DOS ÍNDIOS OU PATRIOTA ESPANHOL? Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo Professor Doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.

Page 6: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

6

QUINTA-FEIRA

O MÉTODO NO DIREITO INTERNACIONAL André Lipp Pinto Basto Lupi Doutor, Professor da UNIVALE, Coordenador da comissão do Qualis

DIREITO INTERNACIONAL NO TEMPO COMO FENOMENO CULTURAL Paulo Borba Casela Professor titular de Direito Internacional Público da Universidade de são Paulo -USP

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: BRASIL E OMC Presidência: Cláudio Finkelstein

DE 1995 A 2012: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Leandro Rocha de Araujo Doutor em Direito Internacional (USP). Mestre em Direito Internacional (UFMG). Bacharel em Direito (UFMG). Diplomata da Coordenação-Geral de Contenciosos do Ministério das Relações Exteriores.

DE VIENA À GENEBRA: A APLICAÇÃO DAS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TRATADOS PELO ÓRGÃO DE APELAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Fernando Cavalcanti Júnior Mestre em diplomacia, com concentração na área de direito internacional, pelo Instituto Rio Branco. Bacharel em Direito (UFPE). Diplomata da Coordenação-Geral de Contenciosos do Ministério das Relações Exteriores.

O EQUILÍBRIO ENTRE O LIVRE COMÉRCIO E OUTROS OBJETIVOS LEGÍTIMOS NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: A JURISPRUDÊNCIA RECENTE DO ÓRGÃO DE APELAÇÃO Guilherme Leivas Leite Mestre em diplomacia, com concentração na área de direito internacional, pelo Instituto Rio Branco. Bacharel em Direito (UFSC). Diplomata da Coordenação-Geral de Contenciosos do Ministério das Relações Exteriores.

10h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Continuação da atividade das 08h30 (Auditório 1 - Francisco de Vitória).

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: CONCORRENCIA, INVESTIMENTO E DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Elizabeth Meireles

Page 7: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

7

QUINTA-FEIRA

DIREITO INTERNACIONAL DA CONCORRÊNCIA: CONCEITO DE MERCADO RELEVANTE GLOBAL Clarissa Brandão Professora de Direito do Comércio Internacional na UFF e Doutora em Direito Internacional e Integração Econômica pela UERJ

DIREITO INTERNACIONAL E DIREITO DOS INVESTIMENTOS: NOVAS PERSPECTIVAS Marilda Rosado Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta de Direito Internacional Privado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: ENTRE A ECONOMIA E O DIREITO; ESTADO E EMPRESA Jonathan Vita Doutor em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor da Especialização em Direito Tributário PUC-SP/COGEAE. Professor Palestrante do IBET, FAAP e EPD. Professor dos Cursos de Psicologia Jurídica do EPSI. Professor dos Cursos de Especialização em Direito Internacional da EPD. Professor nos Cursos de Graduação e Mestrado na UNIMAR. Membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB Federal. Membro da Comissão do Contencioso Administrativo da OAB-SP. Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos do Município de São Paulo. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo.

THE BALANCING ROLE OF THE FAIR AND EQUITABLE TREATMENT STANDARD IN THE CONTEXT OF INTERNATIONAL INVESTMENT LAW Mara Valenti Professora na Università degli Studi di Milano.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Presidência: Carlos Roberto Husek

ENCRUZILHADAS DO PROCESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS André de Carvalho Ramos Professor Doutor e Livre-Docente da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco).

DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA INTERNACIONAL: O QUE SOBROU DELES? Sidney Guerra Pós-doutor pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto IV – Direito Internacional Público da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Católica de Petrópolis.

Page 8: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

8

QUINTA-FEIRA

A DINAMOGENESE DOS DIREITOS HUMANOS E O DIREITO INTERNACIONAL Vladmir Oliveira da Silveira Doutor em Direito pela PUC/SP, Professor da PUC-SP; Diretor do Centro de Pesquisa em Direito da UNINOVE; Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITO PROCESSUAL INTERNACIONAL Presidência: Umberto Celli Junior

ARBITRAGEM E AFIRMAÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS PARA O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: ENTRE O DIREITO PRIVADO E O TRANSNACIONAL Cláudio Finkelstein Doutor e livre docente em Direito Internacional (PUCSP), Professor da PUCSP

O PRINCÍPIO DA ORDEM PÚBLICA NO RECONHECIMENTO DE SENTENÇAS ARBITRAIS ESTRANGEIRAS NO BRASIL Marcelo Markus Teixeira Doutor em Direito Internacional Privado pela Universidade Colônia, na Alemanha. Professor na Unochapecó.

A PROCESSUALIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Valesca Raizer Borges Moschen Professora do Departamento de Direito e do Mestrado em Direito Processual da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona; Advogada.

11h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL E MULTILATERALISMO Presidência: Leandro Rocha de Araujo

O COMÉRCIO INTERNACIONAL NO CONTEXTO DE CRISE MUNDIAL Roberto Luiz Silva Professor Doutor – Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutor – The University of Texas.

"A OMC E OS ACORDOS PREFERENCIAIS DE COMÉRCIO: DA COEXISTÊNCIA À COERÊNCIA" Umberto Celli Junior Professor de Direito Internacional da USP.

Page 9: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

9

QUINTA-FEIRA

NOVOS DESAFIOS DO SISTEMA MULTILATERAL DO COMÉRCIO: ACORDOS PLURILATERAIS, PREFERENCIAIS E A GUERRA CAMBIAL. Vera Thorstensen Professora da Escola de Economia de São Paulo – FGV. Coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento – CCGI. Assessora Econômica da Missão do Brasil Junto à OMC em Genebra de 1995 a 2010. Professora de Política de Comércio Externo em Nível de Mestrado no IELPO Barcelona (2009-2010), Sciences-Po Paris (2003-2008), IIE Lisboa (1990-2010). Possui Doutorado em Administração de Empresa pela Fundação Getulio Vargas – SP, Área de Economia. Pós-Doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Harvard. Mestrado na EAESP/FGV, Área de Finanças e Bacharelado em Matemática pela USP.

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE Presidência: Florisbal Del’Olmo

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS TRANSFORMAÇÕES DO DIREITO INTERNACIONAL Alberto Amaral Jr. Doutor, livre docente e professor associado de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, visiting scholar na Yale Law School em 2003 e 2007.

A HESITAÇÃO DOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS NA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA HESITAÇÃO Ana Cristina Paulo Pereira Doutora em Direito pela Universidade de Paris I (Panthéon- Sorbonne). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do IBMEC-RJ.

CRISE AMBIENTAL E REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA ENERGIA NUCLEAR: UMA RELAÇÃO SIMBIÓTICA Larissa Ramina Doutora em Direito Internacional – USP. Professora Substituta de Direito Internacional – UFPR. Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia – UNIBRASIL.

RIO 2012: IMPACTOS E RETROCESSOS NO DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE Elizabeth Meireles Doutora, Professora da USP.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: NOVAS TENDENCIAS DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Presidência: Paulo Borba Casela

Page 10: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

10

QUINTA-FEIRA

EUROPEIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: O NOVO REGULAMENTO SOBRE SUCESSÕES Augusto Jaeguer Doutor em Direito Comunitário pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto III da Mesma Universidade. Docente Estrangeiro Convidado da Disciplina de Negócios no Mercosul , do Mestrado em Administração Estratégica de Negócios da Faculdade de Administração, Economia e Negócios da Universidad Nacional de Misiones, Argentina. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Curso de Especialização em Direito Empresarial, do Curso de Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional, do Curso de Especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais, do Curso de Especialização em Direito e Economia e do Curso de Especialização O Novo Direito Internacional: Direito Internacional Público e Privado e Direito da Integração, todos na UFRGS.

O PRINCÍPIO DA "APLICAÇÃO DO DIREITO MAIS FAVORÁVEL" NAS RELAÇÕES PRIVADAS INTERNACIONAIS Tatyana Scheila Friedrich Professora Doutora da UFPR.

A FALÊNCIA NO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Carmen Tiburcio Doutora em Direito Internacional pela Universidade de Virgínia – EUA. Professora de Direito Internacional Privado da universidade Estadual do Rio de janeiro e da Pós-Graduação da UGF.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: ASPECTOS RELEVANTES DO DIREITO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO Presidência: Sidney Guerra

A NOVA (DES)ORDEM INTERNACIONAL: A ONU E SEUS MECANISMOS DE PACIFICAÇÃO DE CONFLITO Carlos Roberto Husek Doutor, professor da PUC-SP, Desembargador em São Paulo

O BRASIL E A ERA DOS TRATADOS Márcio Pereira Pinto Garcia Professor Doutor [Ph.D (USP) / LLM (Cambridge) / LLB (UnB)]

DIREITOS INDÍGENAS NAS NAÇOES UNIDAS. Antonio Guimaraes Brito Professor Doutor da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR. Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGAnt.

“CROSS FERTILIZATION” E “FRAGMENTATION OF INTERNATIONAL LAW” NELLA GIURISPRUDENZA DELLE CORTI INTERNAZIONALI SULLA COMPETENZA DEGLI STATI IN MATERIA DI CITTADINANZA Roberta Clerici Professora de Direito Internacional Privado na Università degli Studi di Milano.

TARDE

Page 11: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

11

QUINTA-FEIRA

14h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória) (Auditórios 2, 3 e 4 – unificados no Auditório 1)

Palabras de bienvenida Prof. Wagner Menezes, USP Discurso de apertura S. Exc. Bernardo Sepúlveda, CIJ, Presidente SLADI SESIÓN PLENARIA 1: PERSPECTIVAS REGIONALES DEL DERECHO INTERNACIONAL Presidencia: S. Exc. Bernardo Sepúlveda, CIJ, Presidente SLADI

Dr Edward Kwakwa, Vice-Presidente Fundación Africana para el Derecho Internacional

Prof. Anne Peters Presidenta Sociedad Europea de Derecho Internacional

S. Exc. Hanqin Xue CIJ, Vice-presidenta, Sociedad Asiática de Derecho Internacional

Prof. Donald Donovan Presidente, Sociedad Estadounidense de Derecho Internacional

Prof. Joanna Harrington Consejo Canadiense de Derecho Internacional

16h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória) (Auditórios 2, 3 e 4 – unificados no Auditório 1)

SESIÓN PLENARIA 2: SOLUCIÓN DE CONTROVERSIAS: DESARROLLOS RECIENTES Presidencia: S. Exc. A. A. Cançado Trindade, CIJ TRIBUNAIS INTERNACIONAIS E AFIRMAÇÃO SISTEMICA DO DIREITO INTERNACIONAL CONTEMPORANEO Prof. Wagner Menezes, USP 30 ANOS DA CONVENÇÃO DE MONTEGO BAY E A EVOLUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DO MAR S. Exc. Vicente Marotta Rangel, TIDM, USP

TRIBUNAL DO MERCOSUL E ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL S. Exc. Jorge Fontoura, Presidente, Tribunal del Mercosur

EL ARBITRAJE DE INVERSIÓN EN AMÉRICA LATINA Prof. Jorge E. Viñuales, IHEID, Ginebra

19h00

Page 12: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

12

QUINTA-FEIRA

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

PAINEL: MERCOSUL & UNIÃO EUROPÉIA: CRISES E CONTRADIÇÕES Presidência: Filomeno Moraes Doutor em Direito pela USP; Professor Titular do PPGD/Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza; Editor de Pensar-Revista de Ciências Jurídicas. Pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais UNIFOR/FUNAG.

BLOCOS ECONÔMICOS NA PERSPECTIVA DAS CRISES. Jorge Fontoura Doutor em direito, professor titular do Instituto Rio Branco, Coordenador Internacional da Comissão Permante de Relações Institucionais do Conselho Nacional de Justiça de Justiça, CNJ, e presidente em exercício do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL.

DIREITO COMUNITARIO, INTEGRAÇAO REGIONAL, MERCOSUL E UNIAO EUROPEIA Jamile Bergamaschine Mata Diz Profesora de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de Minas Gerais. Profesora de la UIT-MG Brasil. Doctora en Derecho Público/Derecho Comunitario por la Universidad Alcalá de Henares - Madrid. Asesora Jurídica del Sector de Asesoria Técnica Secretaria del MERCOSUR - Montevideo (periodo: 2008-2009); Mestre em Direito pela UAH, Madrid Master en Instituciones y Políticas de la UE - UCJC/Madrid.

GLOBALIZAÇÃO E CRISE DO MERCOSUL Antonio Marcio Guimarães Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, advogado, ex-diretor do Banespa, membro da UJUCASP, autor de diversas obras jurídicas.

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: INTEGRAÇÃO REGIONAL E AMÉRICA LATINA Presidência: Geraldo Miniuci

A CRISE DEMOCRÁTICA NO PARAGUAI E AS NOVAS PERSPECTIVAS DO MERCOSUL AMPLIADO. Gisele Ricobom Professora Doutora em Direito pela Universidad Pablo de Olavide. Professora e Coordenadora do Curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

VISÃO E REVISÃO DO MERCOSUL Adherbal Meira Mattos Titular de Direito da Universidade Federal do Pará

"A IDENTIDADE CONSTITUCIONAL DO MERCOSUL - UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL COMPARADA" Luis Coni Assessor-Chefe de Assuntos Internacionais do Supremo Tribunal Federal.

Page 13: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

13

QUINTA-FEIRA

ESTADO DE DIREITO E CULTURA PATRIMONIALISTA: O DESAFIO DA AFIRMAÇÃO DA DIMENSÃO REPUBLICANA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA. Gilmar Antonio Bedin Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Departamento de Estudos Jurídicos da UNIJUÍ. É autor de Os direitos do homem e o neoliberalismo e de A Sociedade Internacional e o Século XX, entre outras obras.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO HUMANITÁRIO: AVANÇOS E RETROCESSOS GLOBAIS Presidência: Masato Ninomiya

WAR POWERS Yasuo Hasebe Universidade de Tokyo.

A EVOLUÇÃO DA VISÃO BRASILEIRA ACERCA DA RESPONSABILIDADE DE PROTEGER: DA 'NÃO-INDIFERENÇA' À 'RESPONSABILIDADE AO PROTEGER' Paula Wojcikiewicz Almeida Professora de Direito Internacional e Coordenadora do Módulo Europeu do Programa Jean Monnet da FGV Direito Rio. Pesquisadora associada do Institut de Recherche en Droit International et Européen de la Sorbonne (IREDIES).

ESTADO E SOBERANIA: E POSSIVEL CONCILIAR O PRINCIPIO DA NÃO INTERVENÇÃO COM A RESPONSABILIDADE DE PROTEGER¿ Paulo Edvandro Costa Pinto Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Orientador Prof. Dr. Gustavo Sénéchal de Goffredo; Co-orientador Prof. Dr. Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo), professor e pesquisador na área de Direito Internacional da Escola de Guerra Naval (Marinha do Brasil).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITO E NOVAS ABORDAGENS Presidência: Marco Antônio César Villatore

THE SOVEREIGN DEBT: ANALOGIES AND DIFFERENCES BETWEEN STATE’S AND COMPANY’S INSOLVENCY Manlio Frigo Professor na Università degli Studi di Milano.

DIREITO INTERNACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS Paulo Brancher Doutor, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Page 14: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

14

QUINTA-FEIRA

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NOVAS PERSPECTIVAS PARA COMÉRCIO INTERNACIONAL José Cretella Neto Doutor e Livre-Docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- Professor Convidado do COGEAE–Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, da PUC-SP Professor Convidado da ESA–Escola Superior de Advocacia (OAB-SP) Professor Convidado da EPD–Escola Paulista de Direito Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB-SP Advogado empresarial em S. Paulo

CÓDIGO MUNDIAL DE ÉTICA DO TURISMO: SOFT NORM OU HARD NORM¿ Rui Badaró Doutorando em Direito Internacional pela Universidad Católica de Santa Fé, DEA em Direito internacional, europeu e comparado pela Univ. Paris 1 – Sorbonne Panthéon; Professor do curso de pós-graduação em Direito internacional da EPD; Coordenador do curso de Direito da Faculdade de São Roque; Diretor da Academia Brasileira de Direito Internacional.

20h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

PAINEL: DEBATES CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Gisele Ricobom

DIREITO INTERNACIONAL: ENTRE SOBERANIA E MULTILATERALISMO Geraldo Miniuci Professor Associado da Faculdade de Direito da USP.

O USO DAS ANALOGIAS DOMÉSTICAS COMO BUSCA DA EFETIVIDADE DO DIREITO INTERNACIONAL George Galindo Professor da Univerisdade de Brasília.

O EFEITO CATALIZADOR POSITIVO DO DIREITO INTERNACIONAL NA SOCIEDADE INTERNACIONAL Tercio Waldir de Albuquerque Especialista em Direito Internacional Ambiental. Mestrando em Direito Internacional Público. Professor Titular de Direito Internacional da ANHANGUERA/UNIDERP – Campo Grande-MS. Professor Convidado das Jornadas de Direito Internacional promovidas pela Secretaria Jurídica da Organização dos Estados Americanos desde 2000.

GLOBALIZAÇÃO, CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ENTRE A SOBERANIA DO ESTADO E A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM Gina Pompeu Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal de Fortaleza. Consultora Jurídica da Assembléia legislativa do Estado do Ceará.

Page 15: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

15

QUINTA-FEIRA

Auditório 2 (Hugo Grocios)

SESSÃO ESPECIAL Presidência: Paulo Edvandro Costa Pinto Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor e pesquisador na área de Direito Internacional da Escola de Guerra Naval (Marinha do Brasil).

ENFORCEMENT OF INTERNATIONAL HUMANITARIAN LAW IN CONTEMPORARY WORLD Fausto Pocar Juiz Presidente do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia. Presidente do San Remo Institute of International Humanitarian Law.

ENTREGA DO PRÊMIO MONOGRÁFICO SOBRE DIREITO HUMANITÁRIO

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO COMPARADO Presidência: Jorge Fontoura

A EXPERIÊNCIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA NA TRANSIÇÃO ÁRABE. Pedro B. A. Dallari Vice-Diretor do Instituto de Relações Internacionais e Professor Associado do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo –USP.

AS RELAÇÕES BRASIL-JAPÃO: AVANÇOS NO CAMPO DO DIREITO INTERNACIONAL Masato Ninomiya Doutor, Professor da USP

DO ESTADO DE SUBDESENVOLVIMENTO AO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA: INDICADORES PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS DO MERCOSUL Antônio Walber Matias Muniz Professor de Direito Internacional na Universidade de Fortaleza. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – PROLAM-USP. [email protected] , [email protected]

A CIÊNCIA DO DIREITO INTERNACIONAL NO RISORGIMENTO ITALIANO: CONTROVÉRSIAS DOUTRINÁRIAS EM TORNO AO PRINCÍPIO DE NACIONALIDADE DE P.S. MANCINI Arno Dal Ri Júnior Professor da UFSC

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: UNIÃO EUROPÉIA E INTEGRAÇÃO REGIONAL Presidência: José Cretella Neto

Page 16: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

16

QUINTA-FEIRA

LA PROCEDURA DI ADESIONE ALL'UNIONE EUROPEA TRA NORME DEL TRATTATO ISTITUTIVO E PRASSI DELLE ISTITUZIONI Alessandra Lang Professora Associada na Università degli Studi di Milano.

CRISE ECONÔMICA E OS DIREITOS SOCIAIS NA UNIÃO EUROPEIA E NA ESPANHA Jordi Garcia Viña Professor Titular do Curso de Doutorado em Direito da Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Advogado.

CRISE ECONÔMICA E OS DIREITOS SOCIAIS NO MERCOSUL E NO BRASIL Marco Antônio César Villatore Professor Titular do curso de Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor da FACINTER. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Advogado.

Page 17: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

17

DIA 24 DE AGOSTO DE 2012 – SEXTA–FEIRA

LOCAL: HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA

Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000 Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

CONFERÊNCIAS SIMULTÂNEAS

• Concomitante ao 10º Congresso será realizado na Sala 1 o 2º Congreso de la Sociedad Latinoamericana para El Derecho Internacional, com o tema America Latina y El Derecho Internacional (SLADI) – Herencia y Perspectivas. A participação dos inscritos no 10º Congresso é gratuita. Procure a recepção do Congresso para formalizar a sua inscrição. • • Nesse dia haverá quatro auditórios, com palestras simultâneas. Eleja o horário e boa palestra!

SEXTA-FEIRA

MANHÃ

08h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Não há atividades.

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: INDIVÍDUO E INVESTIMENTO NO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Presidência: Patricia Ayub da Costa

O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA CODIFICAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS CONTRATOS FUNDADO NA CONTRIBUIÇÃO DE FRIEDRICH CARL VON SAVIGNY: O CASO ESPECIAL DA CISG E O BRASIL David França Ribeiro de Carvalho Doutorando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre e Especialista em Direito Internacional. Professor de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito Milton Campos. Advogado.

Page 18: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

18

SEXTA-FEIRA

A NOVA ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL, O DIREITO INTERNACIONAL DOS INVESTIMENTOS E A ATUALIDADE DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO BRASILEIRO Marilda Rosado Doutora em Direito Internacional pela USP. Professora Adjunta de Direito Internacional Privado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogada.

Bruno Almeida Mestre e Doutorando em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Assistente de Direito Internacional Privado do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Advogado.

TUTELA JURISDICIONAL DOS DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS: MODELO BRASILEIRO E SUA INTEIRAÇÃO COM O MODELO ARGENTINO Maria Carolina Carvalho Motta Mestre em Direito. Coordenadora do Curso de Direito do ILES/ULBRA – Itumbiara/GO. Professora Adjunta na mesma instituição. Advogada.

DIREITOS HUMANOS E DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: O DIÁLOGO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Deo Campos Dutra Mestre e Doutorando em Direito pela PUC/RJ. Professor de Dir. Constitucional e Internacional das Faculdades Doctum/ Juiz de Fora. Membro Pleno da Associação Americana de Direito Internacional Privado.(Asadip) e da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-graduação (Andhep).

Isabella Liquier Bacharel em Direito. Pós graduanda em Direito Público pela PUC/BH. Advogada.

ASPECTOS CONCERNENTES À PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO INTERNACIONAL E O TRÁFICO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS Graciane Rafisa Saliba Mestre em Direito Internacional e Comunitário pela PUC Minas. Professora de Direito Internacional Público e Privado na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Professora de Direito da Universidade de Itaúna e Faculdade Pitágoras. Advogada.

Graciella Lage Capanema Graduanda em Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Josiane Aparecida de Souza Lima Graduanda em Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Page 19: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

19

SEXTA-FEIRA

O DIREITO À IMAGEM DO ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL NO DIREITO INTERNO E INTERNACIONAL: UMA NOVA PERSPECTIVA SOB O ENFOQUE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Francele Moreira Marisco Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra/Portugal; Professora do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

Joares Miguel Soares Junior Aluno do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA), ex-atleta profissional de futebol.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: INTEGRAÇÃO: PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO Presidência: Andréia Vieira Costa

DA IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NOS PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL Á LUZ DA UNIÃO EUROPEIA: REPERCUSSÕES NORMATIVAS DO PROJETO MERCOSUL DIGITAL Joana Stelzer Doutora e Mestre em Direito, na área de Relações Internacionais (UFSC). Professora no Departamento de Ciências da Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC), lecionando no curso presencial e a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSC), em nível de graduação e de pós-graduação (lato sensu).

Everton das Neves Doutor em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doctor en Derecho Internacional Económico por la Universidad de Buenos Aires (UBA), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Análise Econômica do Direito na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina; líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ: Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento – CEJEGD.

Page 20: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

20

SEXTA-FEIRA

A CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA AMBIENTAL NO NOVO CONSTITUCIONALISMO DOS PAÍSES DA UNASUL Germana de Oliveira Moraes Professora de nível Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde leciona nos cursos de graduação e de Pós-graduação. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (1998). Juíza Federal da 5ª- Região. Integrou a primeira gestão do Conselho Nacional de Justiça. Com experiência na área de Direito Administrativo e Constitucional, desenvolve a docência e investigações jurídicas e atualmente faz parte de grupo de pesquisas do projeto PROCAD-NF da UFC, UFSC e UNIVALI, com o apoio da CAPES, sobre a UNASUL e a integração sul-americana.

William Paiva Marques Júnior Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2009). Especialista em Direito Processual Penal pela ESMEC/UFC (2003). Professor Assistente do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Ceará. Foi Advogado Júnior da ECT (Correios). Bolsista da CAPES. E-mail: [email protected]

A TORTUOSA BUSCA POR UNIFORMIZAÇÃO JURÍDICA EM MATÉRIA DE DIREITO DO CONSUMIDOR NA UNIÃO EUROPEIA E NO MERCOSUL: OBSTÁCULOS AO APROFUNDAMENTO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL Joséli Fiorin Gomes Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora, em licença não remunerada, dos cursos de Direito da Escola Superior de Administração, Direito e Economia (ESADE) e da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).

O PAPEL DO PROCEDIMENTO DE REENVIO PREJUDICIAL NA CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMUNITÁRIO Rafael Euclides Seidel Batista Especialista em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em convênio com a Universidad Rey Juan Carlos, Madrid/Espanha. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA DEMOCRACIA NA UNASUL Edgar Rengifo Graduado em Relações Internacionais e Pós-Graduado em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito – EPD.

Page 21: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

21

SEXTA-FEIRA

MERCOSUL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO: UMA TENTATIVA EXITOSA DE AVANÇAR NA CONSOLIDAÇÃO DE UM PROJETO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL? Javier Rodrigo Maidana Mestre em Direito em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisa de Direito Internacional Ius Gentium do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC/CNPq.

Giulia Manccini Pinheiro

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: O PAPEL DA JURISDIÇÃO INTERNACIONAL Presidência: José Daniel Vergna

A EXTRADIÇÃO: OBRIGAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL OU PRERROGATIVA SOBERANA DO ESTADO? Carlos Cerda Dueñas Advogado e Doutor em Direito. Professor (Direito e Relações Internacionais) do Tecnológico de Monterrey, Campus Guadalajara, México.

A INFLUÊNCIA INTERNACIONALISTA NO PROCESSO DE POLITIZAÇÃO DA JUSTIÇA (OU SERIA DE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA?)? André Panno Beirão Doutorando em Direito Internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão-de-Fragata, e, atualmente, é Professor de Direito Internacional e pesquisador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval.

REFLEXÕES ACERCA DO PROBLEMA DA (IN)DETERMINAÇÃO DA NORMA DE JUS COGENS NA JURISPRUDÊNCIA DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA Licia Bosco Damous Advogada, graduada pela Puc-Rio, Mestre em Direito Internacional Econômico pela Université de Paris X-Nanterre e em Contencioso Comercial pela Université Paris I- Panthéon-Sorbonne, Doutoranda em Direito Privado pela Université Paris I- Panthéon-Sorbonne.

OS RISCOS DA PIRATARIA MARÍTIMA AOS INVESTIMENTOS NO SETOR PETROLÍFERO AFRICANO E AO TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL Daiana Seabra Venancio Mestranda em Direito Internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista da CAPES, pesquisadora do Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil.

Page 22: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

22

SEXTA-FEIRA

IMPRESCRITIBILIDADE E IMUNIDADES: DESAFIOS PARA O CUMPRIMENTO DO ESTATUTO DE ROMA PELO BRASIL Bethânia Itagiba Aguiar Arifa Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Mestranda em Direito na Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo Crítica ao Direito Internacional (UnB). Analista Processual do Ministério

Público da União. LOCAIS DE REFÚGIO: FORNECER OU NÃO REFÚGIO A NAVIOS EM

PERIGO? Tiago Vinicius Zanella

10h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

COMISIÓN 1: DERECHOS HUMANOS Y PROTECCIÓN DE GRUPOS VULNERABLES Presidencia: Dr. Carlos Mata Prates, Comité Jurídico Interamericano

LA VIOLENCIA POR RAZÓN DE GÉNERO Y SUS DISTINTAS MANIFESTACIONES: UNA MIRADA A LOS DESARROLLOS, PROBLEMAS Y DESAFÍOS EN EL SISTEMA INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANO Dra. Ximena Gauche, Universidad De Concepción, Chile

EL INTERÉS SUPERIOR DEL MENOR EN EL SISTEMA INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS Dr. Cristián Delpiano, Universidad Católica del Norte, Chile

EVOLUCIÓN Y DESAFÍOS EN LA IMPLEMENTACIÓN DEL CONVENIO 169 DE LA OIT PARA LOS ESTADOS: LA EXPERIENCIA DE CHILE Prof. Nicolás Cobo, Universidad Católica de Chile

COMISIÓN 2: COMERCIO INTERNACIONAL Y MEDIO AMBIENTE Presidencia: S. Exc. Joel Hernandez, Emb. Mexico ante la OEA

BIODIVERSIDAD, BIO-REGULACIÓN Y LIBERALIZACIÓN DEL COMERCIO INTERNACIONAL Dr. Rafael Pérez Miranda, UAM, México

COMO EVITAR LAS TENSIONES ENTRE LAS AGENDAS DE NEGOCIACIÓN COMERCIAL INTERNACIONAL Y DE CAMBIO CLIMÁTICO EN AL: DESARROLLO SOSTENIBLE Y COMPETITIVIDAD Mtra. Perla Buenrostro, ITAM, México

FTA INNOVATIONS IN ENVIRONMENTAL PROTECTION AND ECONOMIC DEVELOPMENT Mtra. Abby Lindsay, Depto. de Estado, Estados Unidos de América

DESARROLLOS EN COMERCIO E INVERSIÓN: LOS AVANCES AMBIENTALES Dr. José Manuel Álvarez Zarate, Álvarez Zarate & Asociados, Colombia

Page 23: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

23

SEXTA-FEIRA

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: FUNDAMENTOS DO DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Carla Dantas

REVISITANDO O JUS GENTIUM DE FRANCISCO DE VITÓRIA E FRANCISCO DE SUAREZ: POR UMA PERSPECTIVA UNIVERSALISTA- HUMANISTA DO DIREITO INTERNACIONAL Camilla Capucio Doutoranda em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e Advogada.

COMÉRCIO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE: DIÁLOGO DAS FONTES OU FRAGMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL? Andréia Costa Vieira Doutoranda em Direito Internacional, USP. LLM in International Commercial Law, Univ of Nottingham, England. Professora de Direito Internacional e Advogada CARITAS/ACNUR no Brasil. Pesquisadora FAPESP. E-mail: [email protected]

AS DOUTRINAS DE DIREITO INTERNACIONAL E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NACIONALIDADE A PARTIR DA UNIFICAÇÃO ITALIANA Chiara Antonia Sofia Mafrica Biazi Mestranda em Direito, área Relações Internacionais na UFSC e membro do Grupo de Pesquisa de Direito Internacional da UFSC, Bacharel em Direito pela Università degli Studi di Trento (Italia) em 2009.

ASCENSÃO E DECLÍNIO DO DIREITO INTERNACIONAL? Sibele Walkiria Lopes Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Cortes e Tribunais Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- NETI/USP; Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, convênio entre UNESP (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas ) e PUC/SP ( Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Especialista em Direito Internacional pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Advogada e Consultora Jurídica.

A TEORIA DA FRAGMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL: UM “UNIVERSO DE ILHAS INTERCONECTADAS” Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da UFRJ e da UERJ.

Carolina Koschdoski de Souza Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2011. Advogada de Direito Imobiliário no escritório Lobo & Ibeas.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS: DISCUSSÕES FUNDAMENTAIS Presidência: Vitor Geromel

Page 24: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

24

SEXTA-FEIRA

A MÁCULA DAS CLÁUSULAS FACULTATIVAS JUNTO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Maria Celizene Araújo de Morais Professora de Direito Internacional Privado do CCJ – Centro de Ciências Jurídicas da UEPB e Mestre em Relações Internacionais pela mesma Ies.

A PROTEÇÃO DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS Cristina Figueiredo Terezo Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunto I da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia.

ACORDOS COMERCIAIS COM CLÁUSULAS DE DIREITOS HUMANOS: UM MEIO ALTERNATIVO DE CONCREÇÃO Alexandre Fernandes Dantas Pesquisador filiado ao CONPEDI, Advogado, Pós-graduado lato sensu em Direito e Gestão da Segurança Pública pelo PPGD/UGF, Mestre em Direito pelo PPGD/UGF-RJ, Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais pelo IUPERJ.

OS COMENTÁRIOS AO PROJETO DE LEI 4.667 DE 2004 E OS LIMITES À EFICÁCIA INTERNA DAS SENTENÇAS INTERNACIONAIS Erika Maeoka Mestre em Direito Negocial e Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina.

O BRASIL E A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: AS SENTENÇAS CONDENATÓRIAS E SUA REPERCUSSÃO INTERNA Flávia Soares Unneberg Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ciências Criminais pela Universidade da Amazônia/Instituto Luiz Flávio Gomes. Promotora de Justiça do Estado do Ceará.

Álisson José Maia Melo Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7). Analista de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

CONDIÇÃO JURÍDICA E DIREITOS DOS IMIGRANTES HAITIANOS NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA OPINIÃO CONSULTIVA 18/03 DA CORTEIDH Fernando César Costa Xavier Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará e doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima.

Elânia Cristina Fonseca do Nascimento Acadêmica do 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade Estácio Atual.

Page 25: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

25

SEXTA-FEIRA

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DEBATES EM DIREITO ECONÔMICO E COMÉRCIO INTERNACIONAL Presidência: Mariana Araújo Mendes Lima

A ECONOMIA E O DIREITO INTERNACIONAL ECONÔMICO: A NECESSÁRIA DISCIPLINA NA GESTÃO DAS RELAÇÕES EXTERNAS CONTEMPORÂNEAS Joana Stelzer Doutora e Mestre em Direito, na área de Relações Internacionais (UFSC). Professora no Departamento de Ciências da Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC), lecionando no curso presencial e a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSC), em nível de graduação e de pós-graduação (lato sensu).

Everton das Neves Doutor em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doctor en Derecho Internacional Económico por la Universidad de Buenos Aires (UBA), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Análise Econômica do Direito na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina; líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ: Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento – CEJEGD.

REFLEXOS DO ACORDO DE FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO DA OMC NO BRASIL Silvana Schimanski Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí-SC. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), Brasília-DF. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). ([email protected])

A EFICÁCIA DO SISTEMA MULTILATERAL DE COMÉRCIO E OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO Luciana Maria de Oliveira Pesquisadora do Centro do Comércio Global e Investimento (CCGI), da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV-SP). Pesquisadora do ORBIS - Centro de Estudos em Direito e relações Internacionais. Doutora e mestre com distinção em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Integrou o Programa de Formação para Advogados da Missão Permanente do Brasil na OMC (DELBRASOMC), de janeiro a maio de 2011; e o Programa de Formação para Doutorandos da OMC (WTO Research Programme), de maio a setembro de 2011, ambos em Genebra, Suíça. Autora de "Exportação agrícola: a regulamentação dos subsídios na OMC", Juruá, 2008.

Page 26: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

26

SEXTA-FEIRA

DESENVOLVIMENTO E TEORIAS ACERCA DA LEX MERCATORIA Heloísa Assis de Paiva Professora de Direito Internacional Privado da Faculdade “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos pela mesma faculdade.

Rebecca Paradellas Barrozo Graduanda em Direito na Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora da FAPEMIG.

O BRASIL E SUA INSERÇÃO COMO RECEPTOR DE INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS – ASPECTOS JURÍDICOS Paulo Potiara de Alcântara Veloso Doutorando e Mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro dos Grupos de Estudos Ius Gentium e Ius Commune, da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – CESUSC. E-mail: [email protected].

Ana Luiza Becker Salles Graduanda em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Graduanda em Relações Internacionais, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos Ius Gentium da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: [email protected]

ANÁLISE DAS TEORIAS ECONÔMICAS DE ADAM SMITH, KARL MARX E JOSEPH SCHUMPETER PARA A PERCEPÇÃO DO DIREITO HUMANO AO DESENVOLVIMENTO William Paiva Marques Júnior Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2009). Especialista em Direito Processual Penal pela ESMEC/UFC (2003). Professor Assistente do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Ceará Foi Advogado Júnior da ECT (Correios). Bolsista da CAPES. E-mail: [email protected]

Felipe Felix e Silva Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Servidor público lotado no Núcleo de Prática jurídica da Universidade Federal do Ceará E-mail: [email protected].

O PAPEL DA OMC NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Tânia Lobo Muniz Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Direito Público e do Curso de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Perspectivas do Direito Internacional Contemporâneo nas Relações Sociais, Políticas e Negociais na atualidade. Email: [email protected]

Christian Eduardo Menin Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Email: [email protected]

11h30

Page 27: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

27

SEXTA-FEIRA

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

COMISIÓN 3: AMÉRICA LATINA Y LAS CUESTIONES MIGRATORIAS Presidencia: S. Exc. Gilberto Saboia, CDI, Naciones Unidas

MIGRAÇÃO NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA: DESEJADOS E INDESEJADOS PERANTE A DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL Dr. Antonio de Padua Fernandes, IDEJUST, Brasil

ASPECTOS RELATIVOS A LA MIGRACIÓN Y LA NIÑEZ Dra. Mariana Blengio, UDELAR, Uruguay

POLITICAS MIGRATORIAS NO BRASIL E NO MERCOSUL: INTERESSES DE ESTADO OU DEREITOS HUMANOS? Doctorando, Camila Bibiana Freitas, USP

RETOS CONTEMPORÁNEOS PARA LA PROTECCIÓN INTERNACIONAL DE REFUGIADOS EN EL CONTINENTE AMERICANO Dr. Juan Carlos Murillo, ACNUR (UNHCR)

COMISIÓN 4: INVERSIONES EXTRANJERAS Y PROTECCIÓN AMBIENTAL Presidencia: Prof. Lilian del Castillo de Laborde, Univ. de Buenos Aires

TENDENCIAS REGULATORIAS PRESENTES NOS APCS DA UE NA MEIO AMBIENTE: DESAFIO PARA AS ESTRATEGIAS BRASILEIRAS JUNTO AOS SEUS PARLEIROS NO MERCOSUL. Prof. Michelle Ratton, Escuela de Derecho de Sao Paulo

US-MEXICO BORDER WATER ISSUES AND INSTITUTIONS: WHAT INTERNATIONAL LAW HAS TO SAY Mónica Naimé, IHEID, Ginebra

L'HARMONISATION DIFFICILE DES REGLES ENVIRONNEMENTALES PAR LES STANDARDS: L'EXEMPLE DES BIOCARBURANTS Prof. Carina Costa de Oliveira, FGV-Rio

IS INVESTMENT ARBITRATION THE APPROPRIATE VENUE FOR ENVIRONMENTAL ISSUES? A LATIN-AMERICAN PERSPECTIVE. Dr. Nitish Monebhurrun, Inst. Brasileño de Mercado de Capital

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Presidência: José Daniel Gatti Vergna

Page 28: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

28

SEXTA-FEIRA

DO DANO EXISTENCIAL NO MEIO AMBIENTE Mara Darcanchy PhD em Direito do Trabalho,Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais - Direito do Trabalho pela PUC/SP, especialista em Direito do Trabalho pela USP, especialista em Didática do Ensino Superior, Pesquisadora Científica da Capes e Líder de Grupos de Pesquisa do CNPq, Professora Universitária da graduação e pós-graduação e de cursos preparatórios para concursos, Consultora jurídica, Autora, Colaboradora e Integrante de Conselho Editorial de Revistas Jurídicas e de Conselho Acadêmico Superior de IES. Avaliadora do MEC. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito e da Academia Brasileira de Direito Internacional. Parecerista Internacional.

Fernanda Miranda Barbosa Advogada de São Paulo, especialista em direito do trabalho e processual do trabalho e direito constitucional com ênfase em direitos humanos. Profª universitária e pesquisadora do CNPq.

DIREITO TRANSCONSTITUCIONAL NAS RELAÇÕES ECONOMICAS E O SACRIFICIO DOS TRABALHADORES DIANTE DA SITUAÇÃO DE CRISE NO MUNDO GLOBALIZADO Gina Vidal Marcilio Pompeu Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará; Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional, Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Centro de Estudos Latino-Americanos – CELA, vinculado ao Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza

Carolina Soares Hissa Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito Público e Administração Pública pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Estudos Latino-Americanos – CELA, vinculado ao Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. Advogada. Professora da UNIFOR.

A GLOBALIZAÇÃO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DE RISCO: UMA ABORDAGEM ACERCA DO TRABALHADOR QUE CIRCULA SOB A ÓTICA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL Rosani Portela Correia Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal. Mestra em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo- PUC-SP. Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC-BA. Advogada da União.

Page 29: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

29

SEXTA-FEIRA

PROTEÇÃO AO TRABALHO DO MENOR NO ÂMBITO INTERNACIONAL: A ATUAÇÃO DA OIT NO TOCANTE AOS DIREITOS HUMANOS Graciane Rafisa Saliba Mestre em Direito Internacional e Comunitário pela PUC Minas. Professora de Direito Internacional Público e Privado da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Professora de Direito da Faculdade Pitágoras. Advogada.

Graciella Lage Capanema Graduanda em Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Josiane Aparecida de Souza Lima Graduanda em Direito pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

A CONVENÇÃO 182 DA OIT E A PROIBIÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO DO MENOR DE 18 ANOS NO BRASIL Márcia Leonora Santos Regis Orlandini Docente da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP e Doutoranda em Derecho Procesal pela Universidad de Valencia. Analista Judiciário e assistente de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região

Leonardo Regis Orlandini Estudante de Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e estudante de Direito pela Universidade Centro Paulista – UNICEP, integrante de grupo de estudos de direitos humanos na UFSCAR.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Gustavo Fernandes Meireles Mestrando em Direito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); membro do Mundo Direito: Grupo de Estudos em Direito Internacional da UFC.

Paloma Morais Corrêa Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. Professora no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas.

O SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO E OS REFLEXOS DE SUA INTERNACIONALIZAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Graziele Cristina Lopes Ribeiro Especialista em Direito do Trabalho e Mestranda em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília, professora do Centro Universitário Luterano de Palmas TO, Advogada.

Page 30: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

30

SEXTA-FEIRA

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: COMÉRCIO E CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Presidência: Marianne Mendes Webber

O COMÉRCIO EXTERIOR DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS NO BRASIL E O ADVENTO DA LEI Nº 8.248/1991 Joana Stelzer Doutora e Mestre em Direito (UFSC). Graduada em Direito (FMU) e em Administração com Habilitações em Comércio Exterior (UNIP/SP).

Anita Konz da Silveira Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí/SC. Pós-Graduada em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí/SC. Advogada. Contato: [email protected].

O ACORDO SOBRE BARREIRAS-TÉCNICAS AO COMÉRCIO: UM AVANÇO OU UM INCENTIVO AO PROTECIONISMO? Luiz Henrique Maisonnett Mestre em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Professor titular de História do Direito e Direito Internacional da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

A LACUNA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS FALIMENTARES COM CONEXÃO INTERNACIONAL Henrique Suhadolnik Silveira Advogado e Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Franca/SP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – FCHS.

A CRISE DOS SUBPRIMES E SUA REPERCUSSÃO NO BRASIL Flávia Pearce Furtado Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Simone Coêlho Aguiar Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

OS ÓBICES A EXTRATERRITORIALIDADE DAS LEIS ANTITRUSTE Heloísa Assis de Paiva Professora de Direito Internacional Privado da Faculdade “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos pela mesma faculdade.

Túlio César Rossetti Júnior Graduando em Direito pela Faculdade "Prof Jacy de Assis" da Universidade Federal de Uberlândia, Membro do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos.

Page 31: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

31

SEXTA-FEIRA

COMÉRCIO DIGITAL COM DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO Carolina Soares Hissa Mestranda em Direito Constitucional pela UNIFOR, MBA em Direito Público e Administração Pública pela UCB do Rio de Janeiro. Professora da Universidade de Fortaleza. Membro do CELA (Centro de Estudos Latino-americanos). Advogada.

Adriana Rossas Bertolini Acadêmica de Direito pela UNIFOR. Pesquisadora pela FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Pesquisadora pelo NEI (Núcleo de Estudos Internacionais).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: ARBITRAGEM Presidência: Vera Cecília Monteiro de Barros

ARTIGO V (1) (A) DA CONVENÇÃO DE NOVA IORQUE E A INVALIDADE DA CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM Vera Cecília Monteiro de Barros Mestranda em Direito Internacional (USP). Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI) e do Grupo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI/USP). Advogada de Selma Lemes Advogados.

ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL COMO MEIO PARA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS EM MATÉRIA DE INFRAÇÕES DE PATENTES: ANÁLISE A PARTIR DOS SISTEMAS JURÍDICOS BRASILEIRO E ESPANHOL Thiago Paluma Doutorando em Direito Internacional Privado pela Universidad de Valencia. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do curso de Direito da Faculdade Pitágoras-Uberlândia. Advogado sócio do escritório Demori e Paluma Advogados Associados. [email protected]

Juliana Demori de Andrade Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Bolsista CAPES. Pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET. Advogada inscrita na OAB/MG. [email protected]

Page 32: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

32

SEXTA-FEIRA

OS PILARES DE EFICÁCIA DA ARBITRAGEM INTERNACIONAL NO ÂMBITO BRASILEIRO Valesca Raizer Borges Moschen Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora Adjunto do Departamento de Direito da UFES e Doutora em Direito e Relações Internacionais pela Universidade de Barcelona.

Agatha Brandão Moschen Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bolsista de Iniciação Científica desenvolvendo linha de pesquisa em Direito Internacional. Membro efetivo do grupo de pesquisa e extensão NEAPI - Núcleo de Estudos em Arbitragem e Processo Internacional. Membro honorário da ABEArb – Associação Brasileira de Estudantes de Arbitragem. Membro da New York State Bar Association – NYSBA.

PROCESSUALIZAÇÃO ARBITRAL INTERNACIONAL SOB A ÉGIDE DO DIREITO FORMAL BRASILEIRO Luciano Alves Rodrigues dos Santos Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Professor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

Francele Moreira Marisco Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra/Portugal; Professora do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS À LUZ DA GOVERNANÇA GLOBAL: ARBITRAGEM INTERNACIONAL E SISTEMA ADMINISTRATIVO Ely Caetano Xavier Junior Mestrando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional e da Society of International Economic Law. Advogado.

Nicole Lara de Pinho Estudante da Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP).

LIMITES DE JURISDIÇÃO E ARBITRAGEM INTERNACIONAL Adriana Silva Maillart Professora doutora no programa de mestrado da UNINOVE.

A ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E ASPECTOS DA LEI Nº. 9.307/1996 Patrícia Maria da Silva Gomes Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito “Prof. Jacy Assis de Paiva” da Universidade Federal de Uberlândia (FADIR-UFU). Pesquisadora e membro do Grupo de Estudos em Direito Internacional e Direitos Humanos da FADIR/UFU.

Page 33: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

33

SEXTA-FEIRA

TARDE

14h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Atividades começam às 15h00

COMISIÓN 5: DERECHOS HUMANOS, DEMOCRACIA Y PRÁCTICA REGIONAL Presidencia: Prof. María Teresa Infante, Universidad de Chile

A JURISPRUDENCIA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: CONTRIBUÇÃO E DESAFIOS Dra. Eleonora Mesquita, Escuela de Magistratura del Estado de Rio de Janeiro

O SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTECÃO AOS DIREITOS HUMANOS E A SUPERAÇÃO DO PARADIGMA DA IRRESPONSABILIDADE DAS ORGANIZACÕES INTERNACIONAIS: UM MOVIMENTO A PARTIR DO CASO HAITIANO Prof. Cristine Koehler, UNIRITTER, Brasil

THE RELEVANCE OF BOLIVIA'S CULTURAL DIVERSITY IN THE NEW BOLIVIAN CONSTITUTION Claudia Josi, Universidad de Friburgo, Suiza

EMPIRICAL METHODS FOR THE PRACTITIONER: INCREASING INTERNATIONAL LEGAL PREDICTABILITY Melanie Wahl, IHEID, Ginebra

COMISIÓN 6: DESARROLLOS RECIENTES EN MATERIA DE INTEGRACIÓN REGIONAL Presidencia: Prof. Celso Lafer, USP

INTEGRACÃO E FRAGMENTACÃO: O DIREITO INTERNACIONAL E AS INSTITUCOES SUL-AMERICANAS Prof. Alberto Amaral Jr., USP

LA UNASUR Y LA SOLUCIÓN DE LAS CONTROVERSIAS INTERNACIONALES Prof. Angel Horna, Universidad de Lima

INTEGRACIÓN REGIONAL Y MEDIO AMBIENTE: REFLEXIONES ACERCA DE LA DIMENSIÓN AMBIENTAL DEL MERCOSUR Prof. Alberto Cesar Moreira, Univ. Mar del Plata

LA BIOTECNOLOGÍA EN EL MERCOSUR: EL ROL DEL DERECHO INTERNACIONAL EN LA CONSTRUCCIÓN POLÍTICA REGIONAL Dr. Luciano Martin Donado, Univ. Empresarial Siglo 21

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: PRINCÍPIOS DE DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Erika Maeoka

Page 34: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

34

SEXTA-FEIRA

A VEDAÇÃO AO RETROCESSO NOS DIREITOS SOCIAIS: A RELEVÂNCIA DO ESTUDO DOS INDICADORES ESTABELECIDOS NOS RELATÓRIOS DA ONU E DA OEA Alessandra Gotti Mestre e Doutora em Direito do Estado na subárea de Direito Constitucional pela PUC-SP. Professora das Faculdades Integradas Rio Branco.

O PRINCÍPIO DA AUTONOMIA FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE Kellen Trilha Schappo Doutoranda, Sciences Po Law School. Doutorado sob a supervisão de Horatia Muir Watt e co-dirigido por Didier Boden e Robert Wai. Mestre, Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Master 2 Recherche Droit international privé et du commerce international).

O PACTA SUNT SERVANDA E O DESEJO BOLIVIANO DE SOBERANIA NO PACÍFICO David Fernando Santi Villena Del Carpio Aluno de Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil.

AUTODETERMINAÇÃO EXTERNA DOS POVOS E INTEGRIDADE TERRITORIAL Patrícia Grazziotin Noschang Doutoranda e Mestre e em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora de Direito Internacional no curso de graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF-RS.

Marcelo Augusto Tosati Acadêmico do X Nível da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.

A NOVEL SITUAÇÃO JURÍDICA DA GROELÂNDIA: REPERCUSSÕES RECENTES DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS E TERRITÓRIO Luís Fernando de Paiva Baracho Cardoso Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mestrando em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor dos curso Flavio Monteiro de Barros e da Escola Paulista de Direito. Advogado. E-mail: [email protected]

Lya Amaral Romanelli Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com curso de extensão em direito internacional público pela Academia de Direito Internacional da Haia. Advogada.

Page 35: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

35

SEXTA-FEIRA

PRINCÍPIO DA NÃO-INDIFERENÇA EM FACE DO PRINCÍPIO DA NÃO-INTERVENÇÃO Marco Aurélio Fernandes Garcia Acadêmico do Terceiro Ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Pedro Luis Chambô Acadêmico do Terceiro Ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL Presidência: Vitor Geromel

A COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA INTERNACIONAL NO BRASIL Priscila Caneparo dos Anjos Doutoranda em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP. Mestre e Especialista em Direito Internacional pela PUC-SP. Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR. Advogada.

RESPOSTA À PERGUNTA: “O QUE É COOPERAÇÃO JURISDICIONAL?” Ademar Pozzatti Junior Mestre e Doutorando em Direito das Relações Internacionais pela UFSC. Professor de Direito Internacional do Complexo de Ensino Superior de Santa catarina (CESUSC).

O PARADIGMA DA SOBERANIA E A COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL Mariana dos Anjos Ramos Advogada. Mestranda pela Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco. Intercâmbio durante graduação na University of Helsinki, com foco na área de direito internacional público. Graduada pela Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco em 2008, com trabalho de conclusão de curso na área de direito internacional público. Membro do NETI-USP.

A COOPERAÇÃO JURÍDICA EM MATÉRIA INTERNACIONAL E A ATUAÇÃO BRASILEIRA Luiz Philipe Ferreira de Oliveira Mestrando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da FDUSP (NETI-USP).

Page 36: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

36

SEXTA-FEIRA

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA PENAL: O SISTEMA DE EXECUÇÃO INDIRETA E O REGIME DE COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS EM MATÉRIA PENAL Arinda Fernandes Pós-Doutora em Direito pela II Università di Roma – Tor Vergata. Doutora e Mestre em Direito Penal pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Pesquisa do Curso de Direito e Coordenadora do Curso de Pós-graduação lato sensu O Direito e a Inteligência no Combate ao Crime Organizado e ao Terrorismo da Universidade Católica de Brasília. Procuradora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, onde coordena o Núcleo de Cooperação Internacional.

Graziela Tavares de Souza Reis Mestranda em direito internacional econômico da Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professora de direito internacional e direito empresarial. Advogada em Palmas/TO.

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA (ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI) Thaís de Oliveira Especialista em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL), em convênio com a Universidad Rey Juan Carlos, Madrid/Espanha. Graduada em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá, Ourinhos-SP (FAESO). Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos Humanos (UEL).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: CONCEITO, RESPONSABILIDADE E A PRÁTICA DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Presidência: Sibele Walkiria Lopes

A ONU ESTÁ DE MÃOS ATADAS PARA ESTANCAR AS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS? Verônica Teixieira Marques Doutora em Ciências Sociais pela UFBA (2009), é Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP e do Núcleo de Pós-graduação em Direito da Unit e também é pesquisadora do NUPEVID, com experiência em planejamento e gestão na área de Projetos de Pesquisa, atuando nas áreas de investigação: direitos humanos, gestão pública participativa, democracia,orçamento participativo, participação popular e políticas públicas.

Guadalupe Souza Sátiro Estudante do curso de Direito da UNIT. Bolsista de Iniciação científica pelo CNPq.

Igrayne Leite Jaldes de Aragão Estudante do curso de Direito da UNIT.

Page 37: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

37

SEXTA-FEIRA

O ARTIGO 76 DA CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR (CNUDM) E O PAPEL DA COMISSÃO DE LIMITES DA PLATAFORMA CONTINENTAL (CLPC) Alexandre Peireira da Silva Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto de Direito Internacional Público e Direito Internacional Econômico da Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE).

AS TRANSFORMAÇÕES DO USO DA FORÇA PELO CONSELHO DE SEGURANÇA: ADAPTAÇÕES OU ENTRAVES AO SISTEMA DE SEGURANÇA COLETIVO DAS NAÇÕES UNIDAS João Henrique Ribeiro Roriz Doutorando em Direito Internacional, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre (LLM) em Direito Internacional, London School of Economics and Political Science. Legal Officer da Missão de Paz da ONU em Kosovo, UNMIK (2008-2009). Contato: [email protected]

OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS: CONSEQUÊNCIAS E PECULIARIDADES NA DEFINIÇÃO DAS SUAS CATEGORIAS DE AÇÕES. Javier Rodrigo Maidana Mestre em Direito em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisa de Direito Internacional Ius Gentium do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC/CNPq.

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: REDEFINIÇÃO CONCEITUAL Wagner Menezes Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Presidente da Academia Brasileira de Direito Internacional. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional.

Ernesto Gomes Esteves Neto Acadêmico do 4o ano de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A RESPONSABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Cristine Koehler Zanella Professora de Direito e Relações Internacionais do Centro Universitário Ritter dos Reis. Doutoranda em Estudos Estratégicos Internacionais - URRGS. Vice-Coordenadora do projeto Brasil-Haiti.

Maria Carolina Silveira Beraldo Professora de Direito e Advogada. Doutoranda em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Consultora do projeto Brasil-Haiti.

15h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Continuação da atividade das 14hrs (Auditório 1 – Francisco de Vitória).

Page 38: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

38

SEXTA-FEIRA

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ORDEM INTERNACIONAL Presidência: Professora Alessandra Gotti

ABUSIVIDADE NOS CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM FACE DO DIREITO DE CONCORRÊNCIA Juliana Marteli Fais Feriato Mestre e doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS E OS DESAFIOS RELATIVOS À PROPRIEDADE INTELECTUAL: A PROTEÇÃO DE MARCAS E PATENTES NO MERCADO GLOBAL Rafael Atab Araujo Mestre em Direito Internacional e da Integração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Advogado, sócio de Dannemann Siemsen Advogados.

DIREITO INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL: PARTICIPAÇÃO NOS BENEFÍCIOS GERADOS PELA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE Cláudia Cinara Locateli Mestre em Direito (UFSC). Pós-Graduada em Direito Civil Constitucional (PUC Minas); Pós-Graduada em Direito Processual Civil (Unochapecó). Docente na Unochapecó ([email protected])

DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO: CONTRATOS DE LICENCIEMANTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO SETOR AVÍCOLA E SEUS REFLEXOS NO DIREITO ECONÔMICO Cristiani Fontanela Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente do curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, das disciplinas de Direito Internacional Público, Relações Internacionais e Teoria Geral do Processo. Advogada.

A EFETIVAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA POR MEIO DO PROTOCOLO DE NAGOYA: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CONTRATUAL ADEQUADO Miguel Etinger de Araújo Junior Doutor em Direito da Cidade pela UERJ, Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA. Professor Adjunto do Departamento de Direito Público no Curso de Graduação e Mestrado em Direito na UEL - Universidade Estadual de Londrina, no Estado do Paraná. Advogado.

Karina Alves Teixeira Santos Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, no Estado do Paraná. Especialista em Direito Ambiental e em Direito Aplicado. Advogada.

Page 39: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

39

SEXTA-FEIRA

A INOBSERVÂNCIA DO ARTIGO 16.3 DO TRIPS E AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO BRASIL NA ORDEM INTERNACIONAL Mariana de Araújo Mendes Lima Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito da Integração pelo programa Jean Monnet da Universidade Alcalá de Henares (Madri/ Espanha). Membro pesquisadora do Núcleo de Estudo em Tribunais Internacionais – NETI – da Universidade de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Membro da AIPPI – Association Internationale pour la Protection de la Propriété Industrielle. Advogada.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: TRIBUNAIS INTERNACIONAIS Presidência: Sibelle Walkíria Lopes

A DISCUSSÃO DA COMPETÊNCIA DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS INTERNACIONAIS José Daniel Vergna Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (FDUSP). Mestrando em Direito Internacional pela mesma instituição acadêmica. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI). Membro e Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tribunais e Cortes Internacionais da Universidade de São Paulo (NETI-USP). Advogado da área trabalhista do escritório L. O. Baptista-SVMFA Advogados. E-mail: [email protected]

NORMAS JURÍDICAS X EFETIVIDADE: QUESTIONAMENTO SOBRE AS ASSIMETRIAS NO SISTEMA DE SOLUAÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA OMC. Mariana Costa Guimarães Klemig Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

Hellen Priscilla Marinho Cavalcante Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos n.° 36.

DIÁLOGO ENTRE CORTES E EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS HERMENÊUTICAS Cláudio Azevêdo Doutorando em Direito Internacional Público pela Universidad de Zaragoza - Espanha. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Direito Internacional de programas de pós-graduação.

DO PODER DE INGERÊNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: PREJUÍZO OU BENESSE? Daniele Cassiola Bozza Advogada. Especialista em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito (EPD). Membro do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da Universidade de São Paulo (NETI-USP).

Page 40: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

40

SEXTA-FEIRA

O PAPEL DOS TRIBUNAIS MISTOS E CÂMARAS EXTRAORDINÁRIAS NA PROMOÇÃO DO ESTADO DE DIREITO: CASO CAMBOJA. Patrícia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Direito Público da UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI.

Beatriz Miranda Batisti Aluna do 4º ano do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina.

DISCUSSÕES ACERCA DE UM TRIBUNAL INTERNACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DE PLURALIZAÇÃO DE JURISDIÇÕES INTERNACIONAIS Lucas Carlos Lima Pesquisador do Ius Gentium – Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPq. Mestrando em Direito e Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Direito pela mesma instituição. Possui sua linha de pesquisa voltada à resolução de conflitos internacionais.

Mariana Clara de Andrade Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

QUESTÕES RELATIVAS À IMUNIDADE DE JURISDIÇÃO NO PLANO INTERNACIONAL EM FACE DA DECISÃO DO CASO “JURISDICTIONAL IMMUNITIES OF THE STATE” (ALEMANHA V. ITÁLIA) NA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo Professor adjunto de Direito Internacional na UERJ. Autor dos livros Guerra e Cooperação Internacional e O nascimento do direito internacional. E-mail: [email protected].

Ana Luzia Fernandes Calil Aluna do 7º período da graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e monitora de Direito Internacional Público I e II do Professor Paulo Emílio Vauthier Borges de Macedo.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: TEMAS GERAIS Presidência: Marianne Mendes Webber

CONTRATOS INTERNACIONAIS COM O ESTADO E SUA INSERÇÃO NA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS: SINGULARIDADES E ASPECTOS CONTROVERSOS Mariana Yante Barreto Pereira Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) , Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especializanda em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito (EPD) e pesquisadora do Núcleo de Políticas Regionais e do Desenvolvimento (D&R/UFPE).

Page 41: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

41

SEXTA-FEIRA

A ESCOLHA IMPLÍCITA DA LEI NOS CONTRATOS INTERNACIONAIS: ANÁLISE DO CASO FARADAY REINSURANCE CO. LTD. V. HOWDEN NORTH AMERICA INC. Daniela Copetti Cravo Mestranda em Direito da Concorrência e do Consumidor pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ingresso em 2012. Graduada em Direito pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 2010.

MOROSIDADE DO JUDICIÁRIO E AS RELAÇÕES NEGOCIAIS INTERNACIONAIS Tânia Lobo Muniz Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Direito Público e do Curso de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa.

João Carlos Leal Júnior Trabalho resultante do projeto de pesquisa “Perspectivas do direito internacional contemporâneo nas relações sociais, políticas e negociais da atualidade”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).

A RESERVA DE ORDEM PÚBLICA NA HOMOLOGAÇÃO DE DECISÕES ESTRANGEIRAS SOB A ÓTICA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO Valesca Raizer Borges Moschen Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora Adjunto do Departamento de Direito da UFES e Doutora em Direito e Relações Internacionais pela Universidade de Barcelona.

Nevitton Vieira Souza Graduando em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é monitor de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica.

CONTRATOS INTERNACIONAIS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: O KNOW-HOW NO ORDENAMENTO JURÍDICO Patrícia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Direito Público da UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI.

Lorena Mendonça Mendes Graduanda em Direto pela Universidade Estadual de Londrina.

Page 42: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

42

SEXTA-FEIRA

UNIFORMIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: CARACTERÍSTICAS E LIMITAÇÕES Daniel Lemos de Oliveira Mattosinho Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa “Investimento, Tecnologia e Desenvolvimento Empresarial”, cadastrado junto ao CNPq. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca.

Érika Capella Fernandes Estudante de graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca. Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

17h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

SESIÓN PLENARIA 3: SISTEMA REGIONALES DE DERECHOS HUMANOS - COMPARACIÓN Presidencia: S. Exc. Amb. Gilberto Saboia, CDI, Naciones Unidas

A FUNCIONALIDADE DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: O ESTUDO DOS CONFLITOS AGRARIOS LEVADOS À CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS Prof. Raisa Ortiz Cetra, USP

EL SISTEMA INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS: REFLEXIONES CON MIRAS A LA CONTINUIDAD DE SU CONSTRUCCIÓN Prof. Laura Aguzin, Universidad Nacional del Litoral, Argentina

TOWARDS A FRATERNITY OF HUMAN RIGHTS COURTS? ASSESSING THE USES OF THE EUROPEAN COURT'S CASE LAW BY THE INTER-AMERICAN COURT Fabia Fernandes, USP

EL REFLEJO DE LA CORTE INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS EN OTROS TRIBUNALES INTERNACIONALES Dr. Luis Peraza, Universidad Panamericana

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO ECONÔMICO INTERNACIONAL: TEMAS GERAIS Presidência: David França Ribeiro de Carvalho

Page 43: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

43

SEXTA-FEIRA

A LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA ANTICORRUPÇÃO E A COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL Marianne Mendes Webber Mestranda em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Societário pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Comércio Internacional e Arbitragem pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal). Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI), do Grupo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI/USP) e do Comitê de Arbitragem da Câmara Portuguesa. Advogada no escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados (São Paulo/SP).

APLICAÇÃO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL Roberto Lima Santos Juiz Federal Substituto em Londrina/PR, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

REGIONALISMO: PREMISSAS À COMPREENSÃO DE UM FENÔMENO JURÍDICO Raphael Carvalho de Vasconcelos Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, Doutorando em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor assistente afastado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Chefe de Missão - Secretário do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL

CELAC: PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE Sérgio Luiz Pinheiro Sant’Anna Professor da Universidade Cândido Mendes, Procurador Federal, Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP)

INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO CONTEMPORÂNEO E A ORDEM INSTITUCIONAL INTERNACIONAL VOLTADAS AOS NEGÓCIOS JURÍDICOS Tânia Lobo Muniz Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Direito Público e do Curso de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Perspectivas do Direito Internacional Contemporâneo nas Relações Sociais, Políticas e Negociais na atualidade. Email: [email protected]

Lucas Franco de Paula Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, email:[email protected]

Page 44: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

44

SEXTA-FEIRA

O ACORDO TRIPS DA OMC E SUA RELAÇÃO COM OS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNDO EM DESENVOLVIMENTO: UMA AVALIAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE DOHA DE 2001 E DA DECISÃO DE 2003 Luis Antonio Paulino Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Marília. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Economia e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - SP).

João Paulo Hernandes Teodoro Discente em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Marília. Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP).

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITOS HUMANOS E INTERDISCIPLINARIEDADE Presidência: Natália Sacchi Santos

OS EFEITOS DA CONVENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO INTERNACIONAL E NO BRASILEIRO Alexsandro Rahbani Aragão Feijó Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Direito Tributário pela FGV e em Direito Processual Civil pela UNICEUMA. Professor de Graduação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB e da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Membro do CELA (Centro de Estudos Latino-americanos). Procurador do Município de São Luís.

DIREITO À SAÚDE REPRODUTIVA: UM COMPROMISSO INTERNACIONAL BRASILEIRO Othoniel Pinheiro Neto Mestre em direito público pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em direito processual, bem como em direito eleitoral pelo CESMAC. Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado de Alagoas. Defensor Público.

PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO ÂMBITO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO Fernanda Torres Volpon Mestranda em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

DIREITOS HUMANOS E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: CONFLITOS E INTERAÇÕES Natália Sacchi Santos Mestranda em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora-membro do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI-USP)

Page 45: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

45

SEXTA-FEIRA

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO Eloá Souza Fígaro Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Relações Internacionais pela Harvard University. Pós-graduanda em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Advogada.

A CONVENÇÃO SOBRE MUNIÇÕES CLUSTER E A POSIÇÃO BRASILEIRA: UM PARADOXO João Irineu de Resende Miranda Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Direito das Relações Sociais e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito Penal Internacional da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Carlos Eduardo Gomes Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-Graduando em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Penal Internacional da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITOS HUMANOS E INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE Presidência: Mariana dos Anjos Ramos

O IMPACTO DA PRIVATIZAÇÃO DOS CONFLITOS ARMADOS NOS DIREITOS HUMANOS Maria de Assunção do Vale do Pereira Doutora e Mestre em Direito Internacional. Professora Auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal).

A INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA E O INDIVÍDUO COMO CENTRO DO DIREITO INTERNACIONAL Rafael Zelesco Barretto Mestre e doutorando em direito internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor substituto de História do Direito e de Direito Internacional Público na UERJ.

O PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO COMO INSTRUMENTO EFETIVO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DOS POVOS DA ÁFRICA Rafael de Miranda Santos Mestrando em Direito, Área de Direito e Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Desenvolvimento, coordenado pelo prof. Ricardo Soares Stersi dos Santos. Email para contato: [email protected]

Page 46: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

46

SEXTA-FEIRA

A RELATIVIZAÇÃO DA NÃO INTERVENÇÃO DIANTE DE VIOLAÇÕES A DIREITOS HUMANOS Thiago Carvalho Borges Mestre em Direito Comunitário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Professor de Direito Internacional Público na Faculdade Baiana de Direito. Advogado.

Bruna Silva de Oliveira Netto Acadêmica do 10º semestre do curso de Direito da Faculdade Baiana de Direito

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA ANÁLISE DA PRIMAVERA ÁRABE Carla Noura Teixeira Doutora em Direito do Estado pela PUC/SP. Mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPa. Advogada. Professora dos cursos de graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Paulista – UNIP. Líder de Grupo Permanente de Pesquisa de Direitos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie – GDH-Mack/CNPq.

Catarina Nogueira Possato Graduanda em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Inscrita no programa de bolsas CNPQ. Estagiária no Lowenthal Advogados nas áreas civil, contencioso comercial e tributário.

Sheila Santana de Carvalho Graduanda em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo Permanente de Pesquisa "Direitos Humanos - Perspectivas e Reflexões para o Século XXI" da Universidade Presbiteriana Mackenzie - GDH-Mack/ CNPq. Estagiária da Conectas Direitos Humanos no programa de Justiça

DIREITOS HUMANOS E INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA: O CASO DAS CRIANÇAS-SOLDADOS Arnaldo Vieira Sousa Professor Bacharel da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Mariana Abreu Almeida Acadêmica de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

CRIANÇAS EM GUERRA: UM ESTUDO SOBRE A PROTEÇÃO NORMATIVA INTERNACIONAL DISPENSADA A CRIANÇAS ENVOLVIDAS EM CONFLITOS ARMADOS Helena Aranda Barrozo Professora da Universidade Estadual de Londrina. Chefe do Departamento de Direito Privado. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Lais Escota de Almeida Acadêmica do 3º Ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos Humanos – UEL.

Page 47: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

47

SEXTA-FEIRA

19h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Não há atividades

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: UNIÃO EUROPEIA: TEMAS ATUAIS Presidência: Mariana Araújo Mendes Lima

O ESTATUTO FUNDAMENTAL DO CIDADÃO DA UNIÃO EUROPEIA: COMENTÁRIOS AOS ACÓRDÃOS ZAMBRANO, MCCARTHY E DERECI DO TJUE Aline Beltrame de Moura Doutoranda em Direito Internacional na Università degli Studi di Milano (UNIMI), Itália. Bolsista CAPES – Doutorado Pleno no Exterior. Mestre em Direito nas Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bacharel pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas de Direito Internacional CNPQ/UFSC.

PROTEÇÃO DOS DIREITOS LINGUÍSTICOS NA UNIÃO EUROPÉIA, NA ÓTICA DO DIREITO COMUNITÁRIO Rosa Júlia Plá Coelho Doutoranda Universidade de Santiago de Compostela e Mestre. Professora de Direito Internacional e Relações Internacionais da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Advogada. [email protected]

A DIRETIVA 2004/35/CE: AVANÇO PROTETIVO OU GARANTIA DOS INTERESSES ECONÔMICOS COMUNITÁRIOS? Marcia Cristina Puydinger de Fazio Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Relações Internacionais; bolsista do CNPQ

Eduardo Gonçalves Rocha Mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Professor da Universidade Federal de Goiás

OS EFEITOS DO TRATADO DE LISBOA PARA A POLÍTICA EXTERNA E DE SEGURANÇA COMUM DA UNIÃO EUROPÉIA Demetrius Cesário Pereira Mestre em Relações Internacionais. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, das Faculdades Integradas Rio Branco e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

NOVAS GOVERNANÇAS NA UNIÃO EUROPEIA: O PAPEL DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS FRENTE À CRISE ATUAL Fernanda Vieira Kotzias Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Relações Internacionais (UNISUL) e Direito (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da UFSC/CNPQ. Professora do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI. Advogada. Contato: [email protected].

Page 48: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

48

SEXTA-FEIRA

ASPECTOS RELEVANTES DO TRATADO DE LISBOA Graziele Cristina Lopes Ribeiro Advogada, Professora do Curso de Direto do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP ULBRA, Aluna do Programa de Mestrado da Universidade Católica de Brasília em Direito Internacional Econômico.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: INVESTIMENTOS, SUBSÍDIOS E DIREITO MONETÁRIO INTERNACIONAL Presidência: Thiago Pedroso de Andrade

REFORMAS NO DIREITO INTERNACIONAL MONETÁRIO Gabriel Valente dos Reis Mestrando em Direito Internacional na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo – USP). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor-tutor da Oficina de Pesquisa em Direito Internacional da Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio. Advogado.

A LINHA DE FINANCIAMENTO “EXPORTAÇÃO E INSERÇÃO INTERNACIONAL” DO BNDES: ENTRE A POLÍTICA ECONÔMICA E OS PRINCÍPIOS DA LIBERALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Daniel Lemos de Oliveira Mattosinho Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa “Investimento, Tecnologia e Desenvolvimento Empresarial”, cadastrado junto ao CNPq. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca.

COOPERAÇÃO FINANCERIA INTERNACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS José Guilherme Ferraz da Costa Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Professor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Procurador da República no Rio de Janeiro

AQUISIÇÃO DE IMÓVEL RURAL POR ESTRANGEIRO: O PARECER CGUAGU Nº 0108 E A REFORMA CONSTITUCIONAL DE 1995 Tiago Machado Burtet Especialista em Direito Notarial e Registral, em Direito Civil e Processual Civil e em Direito Público. Professor convidado de diversos cursos de especialização em Direito (Uniritter, IBEST, Verbo Jurídico, URI-Campus Erechim-RS). Registrador Imobiliário.

O DIREITO INTERNACIONAL DOS INVESTIMENTOS E SUA APLICAÇÃO NO SETOR DE ENERGIA: UMA PERCEPÇÃO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO Emília Lana de Freitas Castro Mestranda em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Advogada.

Page 49: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

49

SEXTA-FEIRA

SUBSÍDIOS AO SETOR AGRÍCOLA E O NOVO PARADIGMA DO CASO: EUA - SUBSÍDIOS AO ALGODÃO Igor Única Grego Advogado, Especializando em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Estadual de Londrina.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: OS SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL: NOVAS TEMÁTICAS Presidência: Luiz Phlilipe Ferreira de Oliveira

OS CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO DE GOVERNOS SOB A ÓTICA DO DIREITO INTERNACIONAL: NOVAS CATEGORIAS? Tatiana de Almeida Freitas R. Cardoso Mestre em Direito Público (UNISINOS). Especialista em Direito Internacional (UFRGS). Pesquisadora Convidada – Universidade de Toronto e Professora de Direito Internacional Público – UniRitter. Advogada, sócia da ILSA e da ABDI

Rafaela Steffen G. da Rosa Mestranda em Direito (Tilburg University – Holanda). Pesquisadora em Direito Internacional, membro do time do JESSUP 2010-2012 e colaboradora do Núcleo de Relações Internacionais do UniRitter.

O INDIVÍDUO COMO SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL: DIREITOS HUMANOS, COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE Vitor Geromel Mestrando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da FDUSP. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional. Advogado. Email: [email protected]

DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS ESTADOS: O ESTADO COMO TITULAR DE DIREITOS FUDAMENTAIS EM DECORRÊNCIA DE SUA CONDIÇÃO DE SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL Leonam Baesso da Silva Liziero Mestrando em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador associado à Escola de Guerra Naval – Marinha do Brasil. Advogado.

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: ASPECTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO BRASIL Heloísa Assis de Paiva Professora de Direito Internacional Privado da Faculdade “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos pela mesma faculdade.

Thaís Cristina Silva Moura Graduanda em Direito da Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos da mesma Faculdade. Orientanda da profª. Heloisa Assis de Paiva junto ao Grupo.

Page 50: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

50

SEXTA-FEIRA

AUTODETERMINAÇÃO EXTERNA DOS POVOS E INTEGRIDADE TERRITORIAL Patrícia Grazziotin Noschang Doutoranda e Mestre e em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora de Direito Internacional no curso de graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF-RS.

Marcelo Augusto Tosati Acadêmico do X Nível da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.

20h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Cena Gala (a partir das 20h00)

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS RELACIONADOS ÀS FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Luiz Fernando de Paiva Baracho Cardoso

UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO MUNDIAL – REFLEXÕES SOBRE O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI Carla Noura Teixeira Doutora em Direito do Estado pela PUC/SP. Mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPa. Advogada. Professora dos cursos de graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Paulista – UNIP. Líder de Grupo Permanente de Pesquisa de Direitos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie – GDH-Mack/CNPq.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL Lucília Napoleão Barros Doutoranda em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.

A PARTICIPAÇÃO DOA ATORES CÍVICOS NA ELABORAÇÃO DE NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS: A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA João Henrique Ribeiro Roriz Doutorando em Direito Internacional, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre (LLM) em Direito Internacional, London School of Economics and Political Science. Legal Officer da Missão de Paz da ONU em Kosovo, UNMIK (2008-2009). Contato: [email protected]

Page 51: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

51

SEXTA-FEIRA

NORMAS INTERNACIONAIS E SUAS DIMENSÕES Jovian da Silva Rodrigues Ferreira Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduando Lato Sensu em Direito Especial da Criança e do Adolescente (UERJ). Advogado Associado do Escritório de Advocacia Luís Roberto Barroso e Associados.

A INADEQUAÇÃO DO REGIME DE RESERVAS DA CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE DIREITO DOS TRATADOS NA REGULAÇÃO DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS Ana Carolina Machado Ratkiewicz Bacharel em Direito (Universidade Federal de Santa Maria). Especialista em Direito Constitucional (Centro Universitário Franciscano). Mestre em Integração Latino- Americana (Universidade Federal de Santa Maria). Doutoranda em Direito na Universidade de Zaragoza (Espanha). Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Franciscano e da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).

Airton Ribeiro da Silva Júnior Acadêmico do 9° semestre do Curso de Direito do Centro Universitário Franciscano.

AS CONTRIBUIÇÕES DE EMER DE VATTEL PARA O DIREITO DOS TRATADOS Carolina de Abreu Batista Claro Doutoranda em Direito Internacional - FD/USP. Mestranda em Desenvolvimento Sustentável - CDS/UnB, Advogada e Professora de Direito Internacional.

A (TRUNCADA) INTERAÇÃO ENTRE DIREITO INTERNACIONAL E INTERNO: CASOS JURISPRUDÊNCIAS E PERSPECTIVAS VIA OPINIÕES CONSULTIVAS Gustavo Oliveira Vieira Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutorando em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - com Doutorado sanduíche na University of Manitoba (Canadá). Professor Assistente de Direito Internacional no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Paloma Morais Corrêa Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. Professora no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E DIREITO INTERNO Presidência: Osvaldo Capellari Júnior

Page 52: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

52

SEXTA-FEIRA

UMA ANÁLISE DA PROTEÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45/2004- CASO TPI Renata Mantovani de Lima Doutora e Mestre em Direito. Professora e Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário UNA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Itaúna/MG. Advogada. Membro do Jurídico do Grupo Ânima Educação.

SEGURANÇA HUMANA EM ÂMBITO INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO, COM A FORMAÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE GLOBAL, NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA O EFETIVO DESENVOLVIMENTO HUMANO Marlene Kempfer Doutora em Direito pela PUC/SP e professora titular da Universidade Estadual de Londrina.

Marina Zuan Benedetti Chenso Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina

INTEGRAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS NOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS DA ARGENTINA E DO BRASIL Marcus Pinto Aguiar Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, bolsista CAPES, Pós-graduado em Direito Civil e Direito do Trabalho, Graduado em Direito e Engenharia Mecânica; e-mail: [email protected].

REFLEXOS DA CONSTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS EM FACE DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 Melina Girardi Fachin Doutoranda em Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting researcher da Harvard Law School (Cambridge/USA). Mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Possui aperfeiçoamento em Direitos Humanos pelo Institut international des droits de lhomme (Strasbourg/FR, 2005) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). É professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos nas Faculdades Dom Bosco e Faculdades Integradas do Brasil/UNIBRASIL (Curitiba/PR) e professora assistente voluntária na Pós-Graduação Strictu Senso da PUC/PR. Advogada sócia da banca Fachin Advogados Associados (Curitiba/PR).

George Rezende Moraes Acadêmico de direito na Escola de Direito e Relações Internacionais, nas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil (Curitiba/PR). Possui curso aperfeiçoamento em integração regional da União Européia na Universidade de Alcalá de Henares em Madrid/ES, (Fevereiro/2012). Autor de comunicações cientifica na área de direitos humanos e jurisdição constitucional.

Page 53: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

53

SEXTA-FEIRA

OS DIREITOS HUMANOS E A CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI DIANTE DA NORMATIZAÇÃO INTERNACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NO DIREITO INTERNO BRASILEIRO Gina Vidal Marcílio Pompeu Doutora e Mestre em Direito. Professora e Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza.

Nardejane Martins Cardoso Graduanda em Direito. Aluna da Universidade de Fortaleza. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

POLÍTICA EXTERNA EM DIREITOS HUMANOS NO GOVERNO LULA DA SILVA FACE AO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO INOVAÇÃO OU CONTINUIDADE? Manoela Carneiro Roland Doutora em Direito Internacional e da Integração Econômica pela UERJ e professora de Direito Internacional Público da UFJF.

Lucas Toledo Ferreira Silva Graduando em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: TEMAS EM TRIBUNAIS INTERNACIONAIS Presidência: José Daniel Gatti Vergna

TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES E A COMPETÊNCIA DO TPI Elizabeth de Almeida Meirelles Nicole Lara de Pinho Estudante da Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP).

O DIREITO INTERNACIONAL AMBIENTAL NA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA: OS NOVOS DESAFIOS DO CASO EQUADOR VS. COLÔMBIA Patrícia Grazziotin Noschang Doutoranda e Mestre e em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora de Direito Internacional no curso de graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF-RS.

EL CASO BATTISTI Y EL CONFLITO INTERNACIONAL ENTRE BRASIL E ITÁLIA EM LA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTICIA Thiago Carvalho Borges Mestre em Direito Comunitário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Professor de Direito Internacional Público na Faculdade Baiana de Direito. Advogado.

Page 54: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

54

SEXTA-FEIRA

A JURISDIÇÃO DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA: UMA ANÁLISE CASUÍSTICA SOBRE A (NÃO) EFETIVIDADE DA CLÁUSULA FACULTATIVA E JURISDIÇÃO OBRIGATÓRIA Thiago Carvalho Borges Mestre em Direito Comunitário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Professor de Direito Internacional Público na Faculdade Baiana de Direito. Advogado.

Gabriella Portugal Benevides Acadêmica do 6º semestre da Faculdade Baiana de Direito.

CORTE INTERMERICANA DE DIREITO HUMANOS (CDIH) E SUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS: ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIROS Rafael Santos Morais Mestrando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro-pesquisador do NETI - Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da FDUSP.

AUXÍLIO E APOIO COMO FORMAS DE AUTORIA DE CRIMES INTERNACIONAIS E O CASO CHARLES TAYLOR NA CORTE ESPECIAL DE SERRA LEOA Cássio Eduardo Zen Graduado em Direito pela UFPR, Mestrando em Direito das Relações Internacionais na UFSC, Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da UFSC – Ius Gentium Allumus do Tribunal Penal Internacional (OTP-2010).

Page 55: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

55

DIA 25 DE AGOSTO DE 2012 – SÁBADO

LOCAL: HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000

Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

CONFERÊNCIAS SIMULTÂNEAS

• Concomitante ao 10º Congresso será realizado na Sala 1 o 2º Congreso de la Sociedad Latinoamericana para El Derecho Internacional, com o tema America Latina y El Derecho Internacional – Herencia y Perspectivas. A participação dos inscritos no 10º Congresso é gratuita. Procure a recepção do Congresso para formalizar a sua inscrição. • • Nesse dia haverá quatro auditórios, com palestras simultâneas. Eleja o horário e boa palestra!

SÁBADO

MANHÃ

08h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Não há atividade.

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE: TEMAS CONTEMPORÂNEOS Presidência: Adriane S. J. de Oliveira

LOS DERECHOS HUMANOS Y EL REFUGIADO AMBIENTAL María de las Mercedes Rodrígue Fontán Luchino Mestre em Direito (Universidade Católica de Santos, Brasil). Advogada pela UNC/ Universidad Nacional de Córdoba, Argentina). Diploma revalidado na USP/ Universidade de São Paulo, Brasil. Professora de Direito Internacional do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Vale da Ribeira. [email protected]

Page 56: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

56

SÁBADO

DIREITO INTERNACIONAL E FALÁCIA AMBIENTALISTA-INDIGENISTA Mônica Paraguassu Doutora em Direito (École Doctorale de Droit Comparé) e Mestre em Direito Penal e Política Criminal na Europa (Master - DEA - Diplôme d’Études Approfondues), ambos pela Universidade de Paris I - Panthéon – Sorbonne _ (Bolsa CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Professora do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, PPGRI/UFF. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, PPGCA/UFF. Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional, PPGDC/UFF de Direito Internacional dos Direitos Humanos e de Direito Ambiental Internacional.

DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL: UM REGIME AUTOSSUFICIENTE COM EVIDÊNCIAS COSTUMEIRAS Rafael Miranda Santos Mestrando em Direito, Área de Direito e Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Desenvolvimento, coordenado pelo prof. Ricardo Soares Stersi dos Santos. Email para contato: [email protected]

Silvano Denega Souza Mestrando em Direito, Área de Direito e Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Desenvolvimento, coordenado pelo prof. Ricardo Soares Stersi dos Santos. Email para contato: [email protected]

A NOVA ORDEM INTERNACIONAL AMBIENTAL: REFLEXOS DA RELATIVIZAÇÃO DAS SOBERANIAS ESTATAIS Aguinaldo Alemar Professor de Direito Internacional e de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e Doutor. Pós Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)

Gabriel Faustino Santos Graduando da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia

COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE: UMA DISCUSSÃO À LUZ DO DIREITO INTERNACIONAL Sidney Guerra Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da UFRJ. Advogado no Rio de Janeiro. [email protected]

Vivian Cunha Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da UFRJ. Bolsista de IC – FAPERJ

Page 57: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

57

SÁBADO

Direito à Informação e Direito de Participação – Como Direitos Humanos Protagonistas da Relação Administração-Administrado na Proteção do Ambiente uma análise comparativa nos Ordenamentos Jurídicos Português e Brasileiro. Bleine Queiroz Caúlla Doutoranda em Direito - Área Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2008) sob a orientação do professor catedrático Doutor Jorge Miranda; Mestrado em Administração de Empresas (2007) e especialização em Direito Processual Civil (2005) pela UNIFOR; Graduação em Direito (2003) e Pedagogia (1997) pela Universidade de Fortaleza; Assessora do Projeto Cidadania Ativa (2005-2008) agraciada com o V Prêmio Innovare 2008 categoria advocacia; Coordenadora do curso de Direito da UNIFOR (2011). Assessora Pedagógica (2010). Professora do curso de graduação e da Pós-graduação da UNIFOR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Internacionais - NEI da Universidade de Fortaleza, com o tema: As questões ambientais na Economia Européia sob a perspectiva das Agendas 21 Locais (A21L) européias como práticas políticas de mitigação. Projeto no Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza - NUPESQ intitulado: Agenda 21 Como Estratégia de Solução para a Crise Ecológica. Coordenadora da obra: O direito constitucional e a independência dos tribunais brasileiros e portugueses: aspectos relevantes. Jorge Miranda (Org.) Juruá, 2011.

Bruna Souza Paula Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL. Especialização em Ciências Jurídico-Políticas pela FDUL e em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Assessora do Projeto Cidadania Ativa na Universidade de Fortaleza. Professora do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: INTEGRAÇÃO REGIONAL LATINO-AMERICANA Presidência: Jean Dittz de Souza

MERCOSUL PASSADO, PRESENTE E FUTURO: UMA TENTATIVA EXITOSA DE AVANÇAR NA CONSOLIDAÇÃO DE UM PROJETO DE UMA INTEGRAÇÃO REGIONAL? Jamile Bergamaschine Mata Diz Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade de Itaúna-MG Brasil. Professora da FNH/BH. Doutora em Direito Público/Direito Comunitario pela Universidad Alcalá de Henares - Madrid. Assessora Jurídica do Setor de Assessoria Técnica Secretaria do MERCOSUL - Montevidéu (período: 2008-2009). Master en Instituciones y Políticas de la UE - UCJC/Madrid. E-mail: [email protected].

Rayelle Caldas Campos Goulart Graduanda do curso de Ciências do Estado – Faculdade de Direito UFMG. Bolsista PIBIC/FAPEMIG. E-mail: [email protected]

O MERCOSUL E A VENEZUELA Diego Pereira Machado Doutorando em Direito (Coimbra – Portugal). Professor de Direito Internacional, Direito Comunitário e Direitos Humanos da Rede de Ensino LFG (SP), Procurador Federal AGU.

Page 58: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

58

SÁBADO

A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA Luiz Alberto Araujo Professor Adjunto de Direito Internacional Público da UEM. Curso de Direito Internacional na Organização dos Estados Americanos (OEA). Aperfeiçoamento na Florida State University (EUA). Pós-Graduação em Justiça Internacional e Crime Organizado, na Universidade de Castilla - La Mancha. Diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Universidade de Salamanca (Espanha). Membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional e do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos

COOPERAÇÃO JURISDICIONAL NO MERCOSUL: PROTOCOLO DE LAS LEÑAS Patricia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Direito Público da UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI

Guilherme Torres Peretti Acadêmico do 4º ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina. Membro do projeto de pesquisa Perspectivas do Direito Internacional Contemporâneo.

HARMONIZAÇÃO LEGISLATIVA DOS DIREITOS HUMANOS NO MERCOSUL Kátia Vanessa Pires Professora Mestre da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Bárbara Kamilla Gomes da Cunha Acadêmica de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros, 8° Período Matutino em maio/2010

BRASIL E ARGENTINA: OS DESAFIOS DO MERCOSUL E AS BARREIRAS COMERCIAIS Jonatas Luis Pabis Pós-graduando em História Contemporânea e Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou graduação sanduíche na George Washington University (EUA). Trabalha com assessoria governamental e empresarial na área de relações internacionais e comércio exterior.

AS CARTAS ROGATÓRIAS PASSIVAS DE CARÁTER EXECUTÓRIO PROVENIENTES DO MERCOSUL E SUA EVOLUÇÃO JURISPRUDENCIAL NO DIREITO BRASILEIRO Luciano Benjamin Gómez Advogado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Especialista em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E PREVIDENCIÁRIO INTERNACIONAL Presidência: Silvia Fazzinga Oporto

Page 59: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

59

SÁBADO

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E OS REFLEXOS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO Maria de Fátima Ribeiro Doutora em Direito Tributário PUC/SP, coordenadora e professora do Programa de Mestrado em Direito da UNIMAR – Universidade de Marilia – SP

Aldo Aranha de Castro Mestrando em Direito da UNIMAR – Universidade de Marilia – SP. Especialista em Direito pela UEL. Advogado.

DIREITO INTERNACIONAL PREVIDENCIÁRIO Silvia Fazzinga Oporto Professora de Direito Internacional Público e Privado da Uniban, Unicid, Unifieo, Ulbra, Scelisul, Universidade Anhembi-Morumbi . Administradora e Advogada em São Paulo. Procuradora do IPREM- Instituto de Previdência do Município de São Paulo.

HARMONIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MERCOSUL: AO MESMO TEMPO UM SONHO JURÍDICO E UMA NECESSIDADE ECONÔMICA Graziela Tavares de Souza Reis Professora da Universidade Federal do Tocantins e mestranda em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Advogada.

PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES INTERNACIONAIS: O EMBATE ENTRE A PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL E OS PERITOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) no Brasil Thiago Albuquerque Fernandes Mestrando e Especialista em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor da disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da ASPER, em João Pessoa – PB. Advogado.

Felipe Crisanto da Nóbrega Especialista em Direito Tributário pelo Instituto de Estudos Tributários – IBET. Procurador da Empresa Paraibana de Turismo S/A. Sócio do Mendonça & Crisanto Advogados. Autor do livro Responsabilidade Civil das Academias de Ginástica por Atos do Personal Trainer.

Page 60: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

60

SÁBADO

O USO, O REUSO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS NOS PRÉDIOS VERDES INCENTIVADO PELA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: POLÍTICA NACIONAL E ASPECTOS INTERNACIONAIS Ana Afif Mateus Sarquis Queiroz Advogada, mestranda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Mundo Direito da UFC, que versa sobre Direito Internacional, e do Grupo de Tributação Ambiental da UFC.

Renato Barbosa de Vasconcelos Advogado, mestrando da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Mundo Direito da UFC, que versa sobre Direito Internacional.

Contribuições Federais para Associações Civis Internacionais: aspectos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 Henrique Pissaia de Souza Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Aluno especial do Mestrado em Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Advogado. Analista de Comércio Exterior. Coordenador de políticas com organismos internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

10h00

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

Asamblea general de la SLADI (ejercicio 2010 – 2012)

Auditório 2 (Hugo Grocios)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL NA ATUALIDADE: TEMAS DIVERSOS Presidência: Luís Fernando Cardoso

DIREITO FUNDAMENTAL À LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL: UNIÃO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO Simone Coêlho Aguiar Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Carolina Soares Hissa Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Page 61: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

61

SÁBADO

O TRATAMENTO DESUMANO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E SUA AFRONTA À CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS Patrícia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Direito Público da UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI.

Pérola Amaral Tiosso Acadêmica do 4o ano do curso de graduação de Direito da Universidade Estadual de Londrina.

O PARLAMENTO DO MERCOSUL, OS ELEITORES E AS ELEIÇÕES DIRETAS PARA REPRESENTANTES DO BRASIL EM 2014 Gustavo Brígido B. Cardoso Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2002). Especialista em Direito e Processo Administrativos – UNIFOR (2005) –. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade – UECE (2011) . Vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais - OAB - CE. Professor Universitário - Graduação e Pós-Graduação - Universidade de Fortaleza - Áreas: Dieito Internacional, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Advogado e Consultor Jurídico. E-mail: [email protected]

Lucas Macedo Lopes Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2012) – e em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009) –. Pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais (2010/2012) - NEI / UNIFOR / FUNAG / MRE. Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos (2012) – CELA / UNIFOR. E-mail: [email protected]

OS DIREITOS HUMANOS DA SAÚDE E A PROPRIEDADE INTELECTUAL: O ATUAL CONFLITO DO LICENCIAMENTO COMPULSÓRIO DAS PATENTES DE MEDICAMENTOS Luis Fernando de Paiva Baracho Cardoso Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mestrando em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor dos cursos Flavio Monteiro de Barros e da Escola Paulista de Direito. Advogado. E-mail: [email protected]

Camila Faria Nagano Estudante de Direito. Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: [email protected]

Pedro Seorra Andolfatto Estudante de Direito. Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: [email protected]

Page 62: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

62

SÁBADO

RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS: A PROTEÇÃO JURÍDICA FRENTE A UM INCIDENTE DE POLUIÇÃO POR ÓLEO Luis Fernando de Paiva Baracho Cardoso Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mestrando em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor dos cursos Flavio Monteiro de Barros e da Escola Paulista de Direito. Advogado. E-mail: [email protected]

Marina Andueza Paullelli Estudante de Direito. Integrante do Grupo de Estudos e Debates de Direito Internacional (DIPMACK). Ambos da Faculdade de Direito Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: [email protected].

Tatiana Casseb Bahr de Miranda Barbosa Estudante de Direito. Integrante do Grupo de Estudos e Debates de Direito Internacional (DIPMACK). Ambos da Faculdade de Direito Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: [email protected].

JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO NO PLANO INTERNACIONAL Alcimor Rocha Neto Doutorando em Filosofia do Direito pela Universidade de Coimbra;Mestre em Direito Constitucional; Professor da Universidade de Fortaleza – Unifor; Advogado; Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/CE

A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO BRASIL: BREVE ABORDAGEM CRÍTICA Renata Menezes de Jesus Mestre em Ciências Jurídico-Internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal, título devidamente reconhecido no Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Direito Internacional na Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora – MG. Advogada.

Kaliandra Casati Júlio Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estudante do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora – MG.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: DIREITO INTERNACIONAL NA ATUALIDADE: TEMAS DIVERSOS Presidência: Camilla Capuccio

Page 63: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

63

SÁBADO

O UTI POSSIDETIS COMO CONTRIBUIÇÃO LATINO-AMERICANA AO DIREITO INTERNACIONAL Marcos Pascotto Palermo Professor auxiliar do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Direito Internacional e Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Alfredo de Jesus Dal Molin Flores Professor Adjunto da UFRGS. Doutor em Direito e Filosofia pela Universitat de Valencia.

ARBITRAGEM COMO SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS Heloísa Assis de Paiva Professora de Direito Internacional Privado da Faculdade “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos pela mesma faculdade.

Bernardo León de Almeida Cezar Ortellado Graduando em Direito pela Faculdade de Direito “Professor Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos da mesma faculdade. Orientando da professora Heloísa Assis de Paiva junto ao grupo.

ARBITRAGEM INTERNACIONAL NAS RELAÇÕES COMERCIAIS: UMA ANÁLISE FACE À REFORMA DE ESTADO BRASILEIRA E AO ADIMPLEMENTO, RECONHECIMENTO E EXECUÇÃO DA CONVENÇÃO ARBITRAL EM ÂMBITOS INTERNO E EXTERNO Luciano Alves Rodrigues dos Santos Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Professor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

Loyana Maria Lima Pinto Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

A QUESTÃO FALKLAND (MALVINAS): SOBERANIA E PRINCÍPIO DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS APLICADOS AO CONFLITO Lucas Carlos Lima Pesquisador do Ius Gentium – Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPq. Mestrando em Direito e Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Direito pela mesma instituição. Possui sua linha de pesquisa voltada à resolução de conflitos internacionais.

Gustavo Carnesella Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPq Ius Gentium.

Page 64: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

64

SÁBADO

A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E O DIREITO DE ASSOCIAÇÃO Tânia Lobo Muniz Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Direito Público e do Curso de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa.

Mayra do Amaral Gurgel Alves de Souza Graduanda do 4º ano do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos Humanos. Bolsista do projeto de Iniciação Científica Perspectivas do Direito Internacional Contemporâneo nas Relações Sociais, políticas e negociais da atualidade. Email: [email protected]

INTEGRANDO SUSTENTABILIDADE AO DIREITO À HABITAÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO DIREITO INTERNACIONAL Gustavo Fernandes Meireles Mestrando em Direito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); membro do Mundo Direito: Grupo de Estudos em Direito Internacional da UFC.

Lara Barreira de Vasconcelos Graduanda de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, membro do Canto - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

O FUNDAMENTO DO DIREITO INTERNACIONAL EM SAMUEL PUFENDORF Jeancezar Dittz de Souza Ribeiro Doutorando em Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Associado Wagner Menezes, inserindo-se na linha de pesquisa de fundamentos do Direito Internacional. Professor de Direito Internacional no Centro Universitário La Salle, Niterói – RJ, nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Bacharel em Direito pela UFOP (2003), advogado e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: DIREITOS HUMANOS Presidência: Carla Dantas

DIREITO AO ESPORTE COMO DIREITOS HUMANOS Marcos Fernandes Passos Mestre em Direito pela Uerj e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela FND/UFRJ. Consultor da FGV Projetos. Professor da UniverCidade. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Direito Rio). Advogado.

Mariana Almeida Picanço de Miranda Mestre em Direito pela FGV e Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela FND/UFRJ. Professora dos cursos de MBA em Poder Judiciário da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Direito Rio). Advogada.

Page 65: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

65

SÁBADO

A UNIVERSALIDADE PARA HANNAH ARENDT NO CONTEXTO DO NOVO DIREITO INTERNACIONAL E O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Daniela Bucci Okumura Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Filosofia do Direito (UNIMES). Coordenadora do Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora Universitária.

A PROTEÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO SISTEMA UNIVERSAL Maria Carolina Vargas Simões Mestranda em Ciências Jurídico-Internacionais pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - COGEAE. Advogada.

REFLEXÕES SOBRE A (IN)VIABILIDADE DE UMA JURISDIÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DO DIREITO DOS POVOS DE JOHN RAWLS Gustavo Fernandes Meireles Mestrando em Direito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); membro do Mundo Direito: Grupo de Estudos em Direito Internacional da UFC.

Renato Barbosa de Vasconcelos Mestrando em Direito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, membro do Mundo Direito: Grupo de Estudos em Direito Internacional da UFC, membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia dos Direitos Humanos (CNPq/UFC).

A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Heloísa Assis de Paiva Professora de Direito Internacional Privado da Faculdade “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Internacional e Humanos pela mesma faculdade.

Cristiano Lucas Silva Gonçalves Graduando em Direito na Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do CNPQ sob a orientação da professora Heloisa Assis de Paiva e membro do grupo de pesquisa de direito internacional e direitos humanos da mesma faculdade.

Page 66: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

66

SÁBADO

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DO DIREITO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL Bruno Valverde Chahaira Mestre em Direito Negocial - Universidade Estadual de Londrina/PR. Docente do Centro Universitário Luterano de Ji Paraná- RO. Advogado e Conferencista. E mail: [email protected].

Larissa Lopes Nunes Acadêmica do 10º período do curso de Direito no CEULJI-ULBRA. E mail: [email protected].

11h30

Auditório 1 (Francisco de Vitória)

SESIÓN PLENARIA 4: DESAFÍOS JURÍDICOS ACTUALES Presidencia: S. Exc. Joao Clemente Baena Soares, Presidente CJI, OEA

Dr. Jean-Michel Arrighi, Secretario de Asuntos Jurídicos, OEA S.Exc. A. A. Cançado Trindade, CIJ Prof. Marcelo Kohen, IHEID, Ginebra S.Exc. Bernardo Sepúlveda Amor, CIJ

Discurso de clausura por el nuevo Presidente de la SLADI Auditório 2 (Hugo Grocios)

Painel: Estrangeiros e Direito Internacional dos Direitos Humanos: questões contemporâneas Presidência: Professor Doutor Luis Renato Vedovato

A POLÍTICA PARA REFUGIADOS CONFORME MICHAEL WALZER (PLURALISMO E O COMUNITARISMO) E O EXEMPLO BRASILEIRO César Augusto Silva Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul. Mestre em Direito e Relações Internacionais pela UFSC. Doutorando em Ciência Política pela UFRGS.

O CONFLITO INTERNO NA SÍRIA E O PRINCÍPIO DA “RESPONSABILIDADE DE PROTEGER” Priscila Fett Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Page 67: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

67

SÁBADO

A CONCESSÃO DE ASILO POLÍTICO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Cláudio César Machado Moreno Mestre em Direito pela Univem – Centro Universitário Euripedes de Marília, Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina, PR; professor de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direito da Integração Econômica e das Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, campus Londrina.

Carla Patrícia Rodrigues Ramos Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras, campus Londrina, Pós-graduanda em Direito do Estado – Módulo Administrativo pela Universidade Estadual de Londrina, Bacharel em Ciências Contábeis e Especialista em Controladoria e Contabilidade Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina, Contadora da Prefeitura do Município de Londrina.

MIGRAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: OS LIMITES ENTRE A EFETIVIDADE E A RETÓRICA Guilherme Cavalheiro Dias Filho Mestre em Ciência Política pela UNICAMP e Doutor em Ciência Política pela PUC/SP.

Luís Renato Vedovato Mestre e doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP - professor de Direito Internacional da FACAMP e de Organizações Regionais da PUC de Campinas.

O PANORAMA DOS REFUGIADOS CLIMÁTICOS DIANTE DA CRISE AMBIENTAL Helena Aranda Barrozo Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina.Chefe do Departamento de Direito Privado. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. e-mail:[email protected]

Paulo Edson Ribeiro Acadêmico do 3° ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos humanos da Universidade Estadual de Londrina Email: [email protected].

A PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO CIVIL EM CONFLITOS ARMADOS SOB A ÉGIDE DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO Patrícia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Direito Público da UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI

Júlia Wicher Marin Acadêmica do 4º Ano da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direito Internacional dos Direitos Humanos – UEL.

Auditório 3 (Samuel Pufendorf)

PAINEL: PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO Presidência: Jeancezar Dittz de Souza Ribeiro

Page 68: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

68

SÁBADO

JUSTIÇA E RECONCILIAÇÃO NO ESTATUTO DE ROMA Paulo Edvandro Costa Pinto Doutorando em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Capitão-de-Fragata da Marinha do Brasil, Professor de Direito Internacional dos Cursos de Altos Estudos Militares da Escola de Guerra Naval (EGN), e Professor Colaborador do International Institute of Humanitarian Law (IIHL, Sanremo – Itália).

OS DEVERES ESTATAIS DE RESPEITO, PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITO HUMANOS: A COMPLEXIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO E SUA DISPOSIÇÃO NO SISTEMA REGIONAL AFRICANO Thiago Albuquerque Fernandes Mestrando e Especialista em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor da disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da

ASPER, em João Pessoa – PB. Advogado. O DIREITO INTERNACIONAL PENAL E A ORDEM

Camila Dabrowski de Araújo Mendonça Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do CNPq.

ANISTIA E DESAPARECIMENTOS FORÇADOS NO ARAGUAIA: DA POSSIBILIDADE DE INGERÊNCIA DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL SOBRE OS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE PERMANENTES POR ADOÇÃO DE CRITÉRIO QUALITATIVO Caroline de Fátima Helpa Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, 2011. Pós-graduanda em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IRI-USP). Oradora da primeira equipe brasileira a participar da International Criminal Court Competition, promovida em conjunto pelo Tribunal Penal Internacional e pela International Criminal Law Network, em Haia, Holanda. Assessora Jurídica no Poder Judiciário do Estado do Paraná.

UMA ALTERNATIVA PARA A DIALÉTICA UNIVERSALISMO X RELATIVISMO Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci Graduada em Direito Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero. Mestre e Doutora pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Judas Tadeu.

Fernanda Cristina Ucha Caetano Aluna da graduação do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus São Paulo.

Lucas Prôa Felippe Aluno da graduação do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus São Paulo.

Page 69: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

69

SÁBADO

JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO: ANÁLISE DO CASO GUATEMALENSE Patrícia Ayub da Costa Ligmanovski Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de Direito na UEL. Advogada. Diretora do Instituto Paranaense de Relações Internacionais – INPRI.

André Yudi Fuji Numata Acadêmico de Direito do 3º Ano da Universidade Estadual de Londrina e Membro do Grupo de Estudos Avançados em Direitos Humanos da mesma Universidade.

Auditório 4 (Emer de Vattel)

PAINEL: CONFLITOS, TERRORISMO E O DIREITO INTERNACIONAL Presidência: Osvaldo Capelari Júnior

O STATUS DA ENTIDADE PALESTINA: NOTAS HISTORIOGRÁFICO-JURÍDICAS SOBRE A OPINIO JURIS BRASILEIRA DE 1985 A 1990 Felipe Kern Moreira Doutor (2009) e Mestre (2004) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília-UnB. Bacharel (2002) em Ciências Jurídicas pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Professor Adjunto do curso de Relações Internacionais e do Mestrado em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima-UFRR.

A TENSÃO ENTRE O PLURALISMO E SOLIDARISMO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL E O CASO DA GUERRA CONTRA O TERROR Jorge Mascarenhas Lasmar Doutor pela London School of Economics and Political Science (LSE). Professor de Direito Internacional das Faculdades Milton Campos e do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Relações Internacionais da PUC Minas. É autor de vários trabalhos na área de direito internacional tendo publicado em quatro línguas.

AS GUERRAS DIANTE DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E O PODER BÉLICO DOS ESTADOS Patrícia Grazziotin Noschang Doutoranda e Mestre e em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Professora de Direito Internacional no curso de graduação da Universidade de Passo Fundo/UPF-RS.

Tiago Leonardo Lucero Acadêmico do X Nível da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.

O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO OU UMA ARMA TERRORISTA? COMENTÁRIOS SOBRE A DECISÃO DO CASO HOLDER VS. HUMANITARIAN LAW Thiago Pedroso de Andrade Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito e Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Professor Universitário, Advogado e Consultor Jurídico.

Page 70: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

70

SÁBADO

SOLIDARIEDADE OU INGERÊNCIA? UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS INTERVENÇÕES HUMANITÁRIAS FACE À RESPONSABILIDADE DE PROTEGER Helisane Mahlke Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Direito Internacional e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Unilasalle e da American College of Brazillian Studies.

A PRIMAVERA ÁRABE E O FUTURO DO ORIENTE MÉDIO Hussein Mohamad Taha Internacionalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná.Pós-graduando pela Universidade Tuiuti do Paraná em Geopolítica e Relações Internacionais.

Page 71: Programação 10º Cbdi

ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional (Minuta 10.08.2012)

71

ENCERRAMENTO FORMAL

DIA 25 DE AGOSTO DE 2012 – SÁBADO – 14H00

LOCAL: HOTEL PESTANA RIO ATLÂNTICA Avenida Atlântica, 2964 - 22070-000

Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

ATA FINAL – DIVULGAÇÃO DA “CARTA Do RIO DE JANEIRO”

1. Apresentação de conclusões e propostas, pelos participantes do Evento, para serem enviadas às entidades de estudo de Direito Internacional. 2. Sorteio de obras jurídicas e premiação aos trabalhos acadêmicos selecionados 3. Entrega dos certificados e anúncio do próximo Congresso