a voz do bom pastor - 9º edição

12
PARÓQUIA JESUS BOM PASTOR E SÃO SEBASTIÃO - DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP - ANO I - Nº 09 - SETEMBRO DE 2013 AGOSTO:

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal da Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião - S.J. Rio Preto-SP / A VOZ DO BOM PASTOR - Ano I - nº 9 - Setemrbo de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

PARÓQUIA JESUS BOM PASTOR E SÃO SEBASTIÃO - DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP - ANO I - Nº 09 - SETEMBRO DE 2013

AGOSTO:

Page 2: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

Terceiro livro do Pentateuco, Levítico provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do povo.

O Levítico apareceu tarde de-mais na vida de Israel para poder influenciar de maneira sensível os demais livros do Antigo Testamento. Por outro lado, apresenta a técnica dos sacrifícios israelitas para ser citadas com freqüência no Novo Testamento. As passagens citadas com maior freqüência são tiradas do “Código de Santidade”. Mas a influência de um livro não se mede somente pelo numero de citações que dele se fazem. Daí por que a influ-ência do Levítico não é desprezível, embora indireta; com efeito, o culto praticado em Jerusalém consoante as regras codificadas no Levítico é o pano de fundo das reflexões no Novo Testamento sobre o sacerdócio e o sacrifício de Cristo. Sem o Levítico, faltar-nos-iam muitos elementos para compreender como Paulo ou a epístola aos Hebreus interpretaram

teologicamente a morte de Jesus. Ao aproveitar gestos religiosos dos seus vizinhos ou ao criar novos para elaborar o seu ritual, Israel procurou fazer o culto que celebrava concordar com a fé que professava: o culto tinha a função de exprimir e realizar a reconciliação e a comunhão do povo santo com o Deus santo, em nome do qual pelejavam os profetas e todos os que zelavam pela pureza da fé em Israel.

As festas, os ritos, os gestos va-riam com os tempos e os lugares, de acordo com o que se quer expressar e de acordo com os meios de que se dispõe para fazer isso. Mas perma-nece o desejo de exprimir a fé pela festa comunitária e pela linguagem do corpo. A presença do Levítico presente na Bíblia responde à neces -sidade humana de exprimir a fé por gestos religiosos, ao mesmo tempo em que anuncia e prepara a vinda daquele que traz nas suas palavras e realiza na sua vida a reconciliação e a comunhão dos homens com Deus.

Reginaldo (Pascom)

Page 3: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/2013 3

No dia 10/08/2013 as 19:30 horas iniciou-se o Cerco de Jericó para as famílias, com Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento durante sete dias, encerrando no dia 16/08 com a Missa de Cura e Libertação, presidida pelo Pe. Anderson.

Foram sete dias de profunda oração por nossas famílias, baseada na palavra de Josué 6,1-20. Contamos com a presença dos padres Apareci-

do, Rafael Dalbem, Marcelo, Julio, Anderson, além do nosso pároco, Pe. Fabio. E contamos também com dois pregadores: Irmã Izilda (Basilica) e Mauro (Paróquia Santo Expedito)

Cremos que todas as muralhas e barreiras que se levantaram sobre nossas famílias foram derrubadas, porque nosso Deus é fiel. No ultimo dia do Cerco de Jericó, nas sete vol-tas e na Missa de Cura e Libertação, presenciamos a confiança, a paz que reinava entre nós, certos da nossa vi -tória, pois Jesus é a nossa vitória, pois tudo pode ser mudado pela força da

oração, depende da nossa fidelidade à Deus.Agradecemos nosso querido Pe. Fabio

por todo zelo e carinho que têm pelas famílias, mesmo não estando entre nós, por causa dos seus estudos em São Paulo. Obrigado Pe. Fabio pelo zelo que têm com suas ovelhas; temos certeza

que conhece cada uma pelo seu cheiro, como diz nosso querido Papa Francisco, o qual tanto amamos.

Deus abençoe a Pastoral Familiar, Equipe de Liturgia e todas as pastorais e movimentos que participaram desta semana de bênçãos. Deus abençoe nossa família.

Colaboração: Marileide (Coordenadora do Grupo

de Oração Cerco de Jericó)

IV CERCO DE JERICÓ – SEMANA DA FAMILIA

Page 4: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/20134

DIA DO CATEQUISTAO Dia do Catequista foi comemorado em nossa Paró -

quia com a Celebração Eucaristica no dia 18 de agosto as 10:00 horas, presidida pelo padre Fabio. Em seguida, foi realizado um almoço no Salão Paroquial com todos os Catequistas e familiares. A nível Diocesano, o Dia do Catequista foi comemorado no dia 25 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Mirassol – SP, onde estiveram presentes todos os catequistas da nossa Diocese, juntamente com nosso Bispo Diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva.

No dia 08 de agosto, foi cele-brada, na residência do Sr. Mauro e da Sra. Kitty, na Rua Paulo de Faria, 2850, a Missa na Rede de Comunidades, dando inicio a mais um grupo da Rede. Estavam presentes 45 pessoas. A Missa

foi celebrada pelo Pe. Fabio e o Diácono Alexandre. O Padre Fabio ressaltou a importância de mais um grupo na Rede de comunidades, na busca constante de reunir as pessoas e celebrar os encontros para as pessoas que

mais necessitam da Palavra de Deus. Nós cristãos somos pedras vivas para que tudo isso possa acontecer. Peçamos a Deus for-ça, coragem, determinação, fé e sua graça e benção, para que as pessoas deste novo setor possam

perseverar, sem medo, com ale-gria, e na esperança de realizar o Plano de Deus, na construção do seu Reino. Deus abençoe a todos.

ColaboraçãoToninho (Coordenador da

Rede de Comunidades)

MISSA - rede de comUnidAdeS

Page 5: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/2013 5

O Santuário Diocesano Se -nhor Bom Jesus dos Castores, situado no bairro dos Castores, em Onda Verde (SP), comple-tou neste ano de 2013, 104 anos de tradição e peregrinação.

Trata-se de um local sagra -do, chão santo, onde ocorreram e ocorrem inúmeros milagres. De fato, o Santuário representa um dos maiores núcleos de manifestação de fé de todo o povo cristão católico, residente em toda região de São José do Rio Preto.

No último grande evento organizado pela equipe do Santuário, isto é, a 104a Festa do Bom Jesus dos Castores, de 28 de julho a 06 de agosto do corrente ano, passaram pela austera Igreja Santuário, mais de 65 mil devotos e devotas do Bom Jesus.

Percebe-se que um pequeno município de pouco mais de 5 mil habitantes, que é Onda Verde, torna-se responsável por acolher, em apenas um dia, mais de 50 mil peregrinos.

O fundamento da centenária

tradição está justamente no in -teressante histórico que moti-vou as várias peregrinações e a criação canônica do Santuário Diocesano, que começou por volta de 1900, quando o dono da fazenda onde fica o bairro, Tomé Correia de Paiva, teve visões da imagem do Senhor Bom Jesus envolta por uma luz. Na mesma época, uma imagem de madeira do Senhor Bom Jesus foi encontrada no córrego Castores. Com isso, Tomé entendeu que era um sinal de Deus e a população começou a fazer novenas e construir uma pequena capela. Em 1909, começou oficial-mente a peregrinação até Bom Jesus dos Castores. Depois de 93 anos recebendo romeiros, a Capela foi elevada a Santuário Diocesano e recebe atualmente a visita de 50 mil fiéis todo dia 6 de agosto.

A partir daí, pode-se afi-rmar que no pequeno bairro dos Castores existe um dos mais brilhantes tesouros de nossa querida Diocese, pois

é considerado o maior centro de peregrinação do Noroeste Paulista, devido a atrair mi-lhares de romeiros e romeiras, inclusive, vindouros de locais muito distantes da cidade de Onda Verde, até mesmo de Estados vizinhos de São Paulo.

Enfim, como estamos fa-lando sobre um Santuário Diocesano, é preciso que toda a Diocese sinta-se responsável por esse tesouro. A Paróquia São João Batista de Onda Verde, de fato, é a anfitriã, no entanto, todos estão convida-dos a fazer parte deste local consagrado ao Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador, que transfigura sua imagem no rosto sofrido e injustiçado do povo mais pobre e humilde do Brasil.

Pe. alexandre Ferreira dos santos

Reitor do santuário

senhor Bom Jesus dos Castores

Onda Verde - sP

Contato:

(17) 3268-1119 / (17) 98121-4579

e-mail: [email protected]

Santuário DioceSano Senhor Bom JeSuS DoS caStoreS: um tesouro da diocese de São José do rio Preto, em onda Verde-SP

Page 6: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

Primeiramente com sentimentos de gratidão a Deus por todos os seus dons, foi realizada no ultimo dia 4 de Agosto de 2013 às 10hs na Catedral de São José do Rio Preto, a Ordenação Diaconal de Alexandre Pereira da Silva, Rafael Rodrigo Domingos de Oliveira e Roberto da Silva Bocalete, pela imposição das mãos e oração consecratória de sua Excia. Revma. Dom Tomé Ferreira da Silva.

Todos nós aprendemos o valor da palavra “obrigado”. Palavra rica de sentido que expressa a gratidão pelo recebimento de algo. É, mas,

essa palavra se torna pobre e limi-tada frente à grandeza do ministério celebrado. Mas me contentarei com a pobreza e a pequenez do meu “muito obrigado”, pois meu coração foi convencido de que recebeu mais do que merecia.

Impulsionado pelo amor de Deus e a necessidade sempre crescente em anunciar Jesus Cristo a todos os povos, escolhi como lema de Or-denação Diaconal “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE” (Fl 4,13). Pois, tantas vezes tive medo de não corresponder fielmente à al-

tura deste chamado de Deus, porém sempre acreditei na graça que auxilia a natureza. Aqui estou é por causa de momento de oração diária, individual e a interseção da Virgem Maria, e esse sincero assentimento a esta consagra -ção. E hoje, sou Diácono, um sinal e expressão de Cristo Servo.

Agradeço a Deus pelo dom da vida, que me escolhendo e livre me deixando sem nunca me tirar nada, aos benfeitores que ao longo da nossa caminhada tem nos ajudado em nossa formação vocacional através de suas orações.

Quero agradecer a nossos pais e familiares dos novos diáconos que os deram aos serviços da Igreja. Também o clero e aos seminaristas de nossa Diocese nossos sinceros agradecimentos. Bem como os padres que nos têm acompanhado em nossos Trabalhos Pastorais. Em especial a essa comunidade Jesus Bom Pastor e São Sebastião que me acolhe com Diácono. A todos vocês meu eterno Obrigado.

Diácono Alexandre Pereira da Silva

SETEMBRO/20136

Page 7: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição
Page 8: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/20138

No dia 18 de agosto, dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora, foi celebrada uma belíssima Celebração Eucarís-

tica as 19:30 horas, presidida pelo nosso pároco Padre Fábio, com uma linda liturgia, com a Entrada da Imagem de Nossa

Senhora e também a Encenação do Evangelho, feito pelas nossas jovens Natalia Mastronicola e Nilza Scappa.

MISSA - ASSUnÇÃo de noSSA SenHorA

Page 9: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/2013 9

“Olá amiguinhos, vocês sabiam que esse mês faz 3 anos de existência do Dízimo Mirim em nossa Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião?

Pois é, são 3 anos de dedicação de todos nossos amiguinhos e só temos a agradecer!

Setembro também é o mês da Bíblia, mês dedi-cado a Palavra do Senhor e nada melhor do que co-memorarmos o aniversário do Dízimo Mirim com os ensinamentos de Deus.

Desejamos a vocês um Feliz Aniversário, pois sem vocês isso não seria possível, e que caminhemos sempre com a Palavra de Deus.”

DÍZIMO MIRIM

“3 anos de Dízimo mirim”

Page 10: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/201310

A Pastoral Familiar Casais em Segunda União, a nível Diocese, realizou no ultimo dia 21 de julho a Formação de Casais Pilotos, que contou com a presença de casais de José Bonifácio, Votuporanga,

Mirassol e São José do Rio Preto. Foi um momento de grande intera-ção também com os jovens que se preparavam para a Jornada Mundial da Juventude.

Outro momento marcante foi

a Celebração Eucarística pelos 15 anos de implantação da Pastoral na Diocese de São José do Rio Preto. A Santa Missa foi celebrada no dia 17 de agosto e presidida pelo Diretor Es -piritual, Pe. Fabio Dungue, e contou

com a presença do Pe. Calazans, que foi o responsável pela implantação da Pastoral na Diocese.

Colaboração : Marquinho e Solange (Coordena-

dor da Região de S.J.Rio Preto)

PASTORAL FAMILIAR caSaiS em SeGunDa uniÃo

Page 11: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/2013 11

No último dia 30 de agosto foi realizada a 13ª Romaria Paroquial à Aparecida. Nesta viagem, 126 pessoas de nossa comunidade estiveram presentes à casa da Mãe

para pedir, agradecer, ou simplesmente para re-zar diante da querida Imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por coincidência, lá estavam presentes também nossos irmãos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, juntamente com o seu Arcebispo Dom Orani João Tempesta, tão querido por todos nós durante o seu episcopado na nossa Diocese de São José do Rio Preto. Com as bênçãos da Mãe Aparecida já vamos nos preparar para a 14ª Romaria no ano de 2014. Que Maria interceda por todos nós, pelo nosso Pároco e pela nossa comunidade junto ao seu Filho Jesus.

Antonio e Cristiane (Pascom)

ROMARIA A APARECIDA

Page 12: A VOZ DO BOM PASTOR - 9º edição

SETEMBRO/201312

PASTORAL DO DÍZIMO

nome diA nome diA

nome diA

nome diA

ANIVERSARIANTES

DIZIMISTAS MIRINS

Capela Nossa Senhora da Penha

- Maria de Lourdes Donda Sarti ........................ 01/09- Cleonice Vieira de Jesus ................................. 01/09- Luzia Narvaes de Freitas ................................ 02/09- Aparecida Paulo Bonfim .................................. 03/09- Thernutis Luzia Lima de Carvalho ................... 03/09- Bruna Luisa Perpetua Moreira Palmieri .......... 04/09- Agnes Correa Fernandes ................................ 04/09- Luciano Romeiro Lucena ................................ 05/09- Anderson Lima Silva........................................06/09- Heloisa de Souza Castilho .............................. 06/09- Josefa B. M. Tagliaferro ................................... 06/09- Leodirce Marinoto Frigo .................................. 06/09- Leonor Ferreira de Melo .................................. 06/09- Marcos Aparecido Duarte ................................ 06/09- Selma Regina Gaspareti Santos ..................... 06/09- Ladislau Amorim ..............................................07/09- Jurlando Oliveira Evangelista .......................... 08/09- Carolina Sanches Peres..................................09/09- José Nascimento Neves..................................09/09- Tamires Cristina Dias Basso ........................... 09/09- Antonio Aparecido Cano Lopes ....................... 10/09- Claudia Perpetua Dias .................................... 10/09- Cleide Maria de Barros A. Tremura ................. 10/09- Lucimeire Andrade Palácios Trujilho ............... 10/09- Luciene Jota .................................................... 12/09- Natalia Ojeda Mastronicola ............................. 12/09- Francisco Deolindo Bento Junior .................... 13/09- Ignês Adriano de Vasconcelos ........................ 13/09- Marcelo Renato de Oliveira ............................. 13/09- Maria Madalena P. Rocha ............................... 13/09- Rafael Cássio de Pádua Silva ......................... 13/09- Ana Lucia Ribeiro M. dos Santos .................... 14/09- José Candido Ferreira ..................................... 14/09- Laerte Amaro Vieira ......................................... 14/09- Valdeci José da Silva ...................................... 15/09- Aparecida Bigi da Silva....................................16/09- Elvira Fraga da Silva ....................................... 16/09- Guilherme Fernandes Kuntz ........................... 17/09- Sidnéia Soler ................................................... 17/09

- Rogério Fernandes..........................................17/09- Terezinha de Oliveira Moraes .......................... 17/09- Gisele Cristina B. Pereira ................................ 17/09- Antonio Luiz da Silva ....................................... 18/09- Lindiomar Rodrigues da silva .......................... 18/09- Marcos Fernando da Silva .............................. 18/09- Raimundo Luiz Pereira .................................... 18/09- Amália da Silva Nascimento ............................ 19/09- Aparecido Borges Freire..................................19/09- Nair Peres Matsushima ................................... 19/09- Antonio Bruno Nogaroto .................................. 20/09- Heber Luiz Rodrigues......................................20/09- Keity Diana P. Oliveira Moreno ........................ 20/09- Vivian Cássia Miron C. Teixeira ....................... 20/09- Flora Lopes da Silva Brianes .......................... 21/09- Ana Maria Honorio da Silva Tagliaferro ........... 22/09- Luzia Camargo dos Santos ............................. 22/09- Maria José Modesto Fernandes ...................... 23/09- Milton Fernando Tedeschi ............................... 23/09- Senilda Aparecida Garcia Castro .................... 23/09- João Uelton Moreira Paes ............................... 24/09- Antonio Herculano de Souza ........................... 25/09- Aparecida Donizete Geremias Frota ............... 26/09- Mauro Fábio .................................................... 26/09- Alzira Santana ................................................. 27/09- Luzia Ramos de Souza ................................... 27/09- Paulo Cesar Macedo ....................................... 27/09- Adalberto Gonçalves Feijó .............................. 27/09- José Ferreira Santiago .................................... 28/09- Paulo Afonso Faria de Trindade ...................... 28/09- Florestino Miguel Nazareth ............................. 29/09- João Eduardo Pereira Lansoni ........................ 29/09- Rosangela Cardoso de Carvalho .................... 29/09- Aparecida Ferreira Dias...................................30/09- Elaine Aparecida Godoy .................................. 30/09- Elaine Fagundes de Oliveira Fiorani ............... 30/09- Elizabete Vergilio de Souza Araujo ................. 30/09- Fatima Aparecida Pronti Ascenção ................ 30/09

Jefferson dos Santos Tadei ...........................01/09

Lorena Morandine Vieira ...............................01/09

Gabriel Marques Ferreira ..............................02/09

Daniel Ribeiro Schettini .................................03/09

Lunara Garcia ................................................03/09

Douglas Eduardo Lansoni .............................04/09

Christian Luiz dos Santos Leite .....................06/09

Kaylany Gasparini .........................................08/09

Mirela Lucania de Freitas .............................. 11/09

Beatriz A. Simbron Ferreira ...........................12/09

José Leonardo Santos Araujo .......................19/09

Victória Fernanda S. Costa ...........................24/09

Diane Honorato Leal......................................25/09

Gabriela Ribeiro Schettini ..............................28/09

Eduardo Faustino Longo ...............................30/09

Natalia Coelho ...............................................30/09

Firmina Tobias ...........................................03

Agradeço a todos que me felicitaram pelo aniversário de ordenação diaconal. O primeiro grau da ordem, aos homens casados, enriquece a igreja e faz as comunidades mais completas. Agradeço minha esposa Célia, pois ao seu lado tenho a alegria em servir a Deus na pessoa dos apóstolos, pois os diáconos são escolhidos pelos apóstolos ao serviço da vida. Feliz também, por nosso bispoDom Tomé, e particularmente aopadre Fábio, que é um grande amigo e me ajuda muito com carinho e segurança. Obri-gado a todos.

aNiVERsaRiO DE ORDENaÇÃO DiaCONaL - MOITINHO