a sentinela - junho 2015

Upload: elailson-santos-marcelino

Post on 05-Nov-2015

72 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sentinela do Mês de Junho em PDF

TRANSCRIPT

  • 345671. DE JUNHO DE 2015

    A CIENCIAPODE SUBSTITUIR A BIBLIA?

  • 345671. DE JUNHO DE 2015

    A CIENCIA

    PODE SUBSTITUIR A BIBLIA?

    Gostaria de recebermais informacoes outer um curso bblicogratuito em sua casa?

    Acesse www.jw.orgou escreva para umdos enderecos abaixo.

    BRASIL:Testemunhas de JeovaRodovia SP-141, km 43,Cesario Lange, SP, 18285-901PORTUGAL:Testemunhas de JeovaApartado 91P-2766-955 EstorilPara uma lista completa de enderecos emoutros pases, acesse www.jw.org/pt/contato.

    ESTA REVISTA, A Sentinela, honraa Jeova Deus, o Governante doUniverso. Consola as pessoascom as boas novas de que oReino celestial de Deus em breveacabara com toda a maldade etransformara a Terra num paraso.Incentiva a fe em Jesus Cristo,que morreu para que pudessemoster vida eterna e que ja estagovernando como Rei do Reinode Deus. Esta revista, publicadasem interrupcao desde 1879,nao e poltica. Adere a` Bbliacomo autoridade.

    A Sentinela e publicada quinzenalmentepela Associacao Torre de Vigia de Bblias eTratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141,km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901.Diretor responsavel: A. S. Machado Filho.Revista registrada sob o numero de ordem 514. 2015 Watch Tower Bible and Tract Society ofPennsylvania. Todos os direitos reservados.Impressa no Brasil.

    Esta publicacao nao e vendida. Ela faz partede uma obra educativa bblica, mundial,mantida por donativos. A menos que hajaoutra indicacao, os textos bblicos citadossao da Traducao do Novo Mundo dasEscrituras Sagradas com Referencias.

    Como envelhecer com dignidade 8BiografiaUma heranca passada entre sete geracoes 11Quem e o anticristo? 14Perguntas Bblicas Respondidas 16

    34567 Tiragem de cada numero:52.946.000 EM 240 IDIOMAS JUNE 1, 2015

    MATERIA DE CAPA

    TAMBEM NESTE NUMERO

    s

    LEIA MAIS ON-LINE

    Vol. 136, No. 11 SemimonthlyPORTUGUESE(Brazilian Edition)

    A ciencia pode substituir a Bblia?PAGINAS 3-7O impacto da ciencia em sua vida 3Os limites da ciencia 6

    OUTRAS PERGUNTAS BIBLICASRESPONDIDAS

    A Bblia e produto dasabedoria humana?(Acesse ENSINOS BIBLICOS PERGUNTAS BIBLICASRESPONDIDAS.)

    rBAIXE ESTAREVISTA EMVARIOS FORMATOSON-LINE

  • Segundo um dicionario, ciencia e o conjunto deconhecimentos exatos e sistematicos da realida-de, decorrente de estudos, observacoes [e] expe-rimentos. Esse processo e trabalhoso e, a`s vezes,frustrante. Cientistas passam semanas, meses eate anos observando e realizando experiencias.Algumas vezes, eles se deparam com problemassem solucao, mas em muitos casos seu trabalhotraz benefcios para a humanidade. Veja algunsexemplos.

    Uma empresa europeia criou umpurificador deagua portatil constitudo de um tubo de plastico efiltros avancados. Usando esse purificador, umapessoa pode evitar doencas causadas por aguacontaminada. Aparelhos como esse foram usadosapos desastres naturais, como o terremoto noHai-ti em 2010.

    Bem acima da Terra, redes de satelites formamo chamado Sistema de Posicionamento Global(GPS, sigla em ingles). Inicialmente projetadopara fins militares, o GPS ajuda motoristas, pilo-tos de aeronaves, navegadores e ate cacadores emontanhistas a se orientar. Gracas aos cientistasque criaram o GPS, ficou mais facil chegar a seudestino.

    Voce usa celular, computador ou internet? Amedicina avancada contribuiu para voce ter umasaude melhor? Voce viaja de aviao? Nesses casos,voce esta se beneficiando da ciencia. De varias

    formas, a ciencia tem uma influencia positiva navida de todos nos.O ALCANCE DA CIENCIA MODERNA

    Para expandir seu conhecimento, cientistasmodernos estao pesquisando cada vez mais afundo a natureza e o Universo. Fsicos nuclea-res investigam o interior do atomo, e astrofsi-cos tentam entender a origem do Universo, comoque voltando bilhoes de anos no tempo. A` medi-da que as pesquisas cientficas avancam, conse-guindo ate mesmo investigar domnios invisveise intocaveis, alguns cientistas acham que, se oDeus da Bblia existe, eles vao conseguir encon-tra-lo.

    Alguns cientistas e filosofos de destaque vaomais alem. Eles promovem o que o escritor cien-tfico Amir Aczel chamou de argumentacao cien-tfica contra a existencia de Deus. Por exemplo,um fsico mundialmente famoso afirmou que aausencia de evidencias de algum deus que exer-ca um papel importante no Universo certamenteprova que esse deus nao existe. Outros descre-vem as atividades do Deus da Bblia como artif-cios sobrenaturais e magica.

    Algumas pessoas rejeitam a Bblia por causa do que a Igrejaensinou no passado ou ensina hoje, como, por exemplo, a cren-ca de que a Terra era o centro do Universo ou que Deus criou omundo em seis dias de 24 horas. Veja o quadro A Bblia e osfatos cientficos.

    MATERIA DE CAPA

    O impacto da ciencia em sua vida

    1. DE JUNHO DE 2015 3

  • 4 A SENTINELA

    Mas isso gera uma duvida: o que a cienciaaprendeu sobre a natureza e suficiente para sechegar a conclusoes definitivas? Na verdade nao.A ciencia tem avancado de forma extraordinaria,mas diversos cientistas reconhecem que ainda hamuitas coisas desconhecidas e talvez outras im-possveis de saber. Ao falar sobre a natureza, o f-sico e vencedor do Premio Nobel Steven Wein-berg disse: Nunca saberemos o porque de tudo.O professor universitario Martin Rees, Astrono-mo Real da Gra-Bretanha, escreveu: Talvez hajacoisas que os humanos nunca entenderao.A ver-dade e que muito do que existe na natureza, daminuscula celula ao vasto Universo, ainda estaalem da compreensao da ciencia moderna. Vejaos seguintes exemplos: Existem outras coisas desconhecidas que con-

    fundem os cientistas. O que isso indica? Um co-nhecido escritor cientfico escreveu: Nossa ig-norancia ultrapassa muito nosso conhecimento.Para mim, uma vida dedicada a` ciencia nao develevar a uma atitude de certeza absoluta, mas auma profunda admiracao e a um desejo de inves-tigar mais.

    Entao, se voce esta em duvida se a ciencia podesubstituir a Bblia e descartar a crenca em Deus,considere o seguinte: se cientistas brilhantes comseus poderosos equipamentos tem apenas um en-tendimento limitado da natureza, seria logico re-jeitar de imediato assuntos que estao alem do al-cance da investigacao cientfica? No final de umextenso artigo sobre a historia e o desenvolvimen-to da astronomia, a Encyclopedia Britannica resumeo assunto da seguinte maneira: Apos quase 4 milanos de astronomia, o Universo continua tao mis-terioso para nos quanto era para os babilonios.

    As Testemunhas de Jeova respeitam o direi-to de cada pessoa de tirar suas proprias conclu-soes sobre esse assunto. Nos procuramos seguiresta orientacao bblica: Seja a vossa razoabilida-de conhecida de todos. (Filipenses 4:5) Com issoemmente, convidamos voce a considerar a seguirexemplos que mostram como a ciencia e a Bbliaestao de acordo e se complementam.

    Biologos nao enten-dem plenamente osprocessos que ocorremnas celulas. Como elasconsomem energia,como produzem prote-nas e como se dividemsao duvidas para asquais a ciencia aindanao tem todas as res-postas.

    A gravidade nosafeta em cada segundode nossa vida. Mesmoassim, de certa formaela continua um miste-rio para os fsicos. Elesnao entendem comple-tamente como agravidade puxa vocepara baixo quando vocepula ou como ela man-tem a Lua orbitandoa Terra.

    Cosmologistas calcu-lam que uns 95% doselementos que com-poem o Universo saoinvisveis e indetectaveispor instrumentos cient-ficos. Eles dividem esseselementos em duas ca-tegorias: materia escurae energia escura. Aindanao se conhece a natu-reza deles.

  • A Bblia e os fatos cientficosA Bblia nao afirma ser um livro cientfico. Mas seus escritores fizeram observacoesexatas sobre assuntos que interessam aos cientistas hoje. Veja alguns exemplos.

    As referencias bblicas que voce acabou de ler foram escritas muitos seculos atras. Comoaqueles escritores tinham informacoes tao exatas quando ate mesmo as pessoas maisinstrudas da epoca nao sabiam dessas coisas? O Autor da Bblia responde: Assim comoos ceus sao mais altos do que a terra, assim os meus caminhos sao mais altos do que osvossos caminhos, e os meus pensamentos, do que os vossos pensamentos. Isaas 55:9.

    Idade da Terra e do UniversoCientistas calculam que a Terratem cerca de 4 bilhoes de anose que o Universo surgiu entre13 bilhoes e 14 bilhoes de anos

    atras. A Bblia nao estabelece nenhuma datapara a criacao do Universo. Em nenhum lugarela afirma que a Terra exista ha poucos milha-res de anos. No primeiro versculo da Bblia le-mos: No princpio Deus criou os ceus e a ter-ra. (Genesis 1:1) Essa descricao abrangentepermite que os cientistas determinem a idadedo mundo fsico de acordo com princpios cient-ficos comprovados.

    Preparacao da Terrapara ser habitadaO primeiro captulo de Genesisusa o termo dia para descreverde forma simples cada fase da

    preparacao da Terra para sustentar as diversasformas de vida. Por ultimo, Genesis menciona oaparecimento dos humanos. A Bblia nao deter-mina a duracao dos seis dias criativos. Na ver-dade, ela da margem para que a ciencia moder-na os estude e estabeleca sua duracao deforma confiavel. Os dias criativos foram pero-dos muito maiores do que dias de 24 horas.

    Sustentacao da TerraA Bblia descreve a Terra como sus-pensa sobre o nada. (Jo 26:7) Elanao diz que nosso planeta esta nosombros de um gigante ou nas cos-

    tas de elefantes em cima de uma tartaruga, comoalguns mitos populares dos tempos antigos di-ziam. Em vez disso, a Bblia deixou o assunto emaberto para que a ciencia descobrisse mais. Secu-los depois, Nicolau Copernico e Johannes Keplerafirmaram que os planetas se moviam ao redor doSol por meio de uma forca invisvel. Isaac Newtonmais tarde demonstrou como a gravidade contro-lava o movimento de todos os objetos no espaco.

    Instrucoes sobre higienee controle de doencasO livro de Levtico contem instru-coes dadas aos israelitas sobreprevencao de doencas contagio-

    sas. Um exemplo sao as orientacoes sobre qua-rentena. E, a respeito de saneamento, a lei regis-trada em Deuteronomio 23:12, 13 ordenava aosisraelitas que fizessem suas necessidades em umlugar especfico fora do acampamento. Eles ti-nham de encobrir seu excremento na terra. Foiapenas nos ultimos 200 anos que cientistas e me-dicos perceberam a importancia de estabelecerpadroes como esses.

  • 6 A SENTINELA

    Em anos recentes, foram publicados varios livrosque apresentam as opinioes dos chamados novosateus. Esses livros tem atrado a atencao de muitaspessoas e gerado bastante debate. O neurocientis-ta David Eagleman escreveu: Alguns leitores . . .ficam com a impressao de que os cientistas acredi-tam ter uma explicacao que responde a todas asgrandes questoes. . . . Mas a boa ciencia sempretemmente aberta, e a historia da ciencia e cheia desurpresas.

    Ao longo das eras, cientistas talentosos realmen-te fizeram surpreendentes descobertas em suabusca por respostas a questoes intrigantes sobrea natureza. Mas alguns tambem cometeram errosserios ao fazer isso. Um exemplo foi Isaac New-ton, um dos maiores cientistas de todos os tempos.Ele demonstrou como a forca da gravidade uneplanetas, estrelas e galaxias para formar o Univer-so. Ele inventou um ramo da matematica chamadocalculo, usado em computacao, viagens espaciaise fsica nuclear. No entanto, Newton tambem seinteressou pela alquimia, uma pseudociencia queusava a astrologia e formulas magicas na tentativade transformar chumbo e outros metais em ouro.

    Mais de 1.500 anos antes de Newton, o astrono-mo grego Ptolomeu estudava o ceu apenas comseus olhos. Ele registrou o movimento dos plane-tas pelo ceu noturno e foi um cartografo habilido-so. Mas ele acreditava que a Terra era o centro doUniverso. Sobre Ptolomeu, o astrofsico Carl Sagan

    escreveu: Seu Universo centrado na Terra perma-neceu por 1.500 anos, um aviso de que a capacida-de intelectual nao e uma garantia contra enganos.

    Hoje, os cientistas enfrentam desafios pareci-dos em suas pesquisas. Sera que algum dia elesvao encontrar uma explicacao para todas as suasduvidas sobre o Universo? Embora reconhecamosos avancos da ciencia e seus benefcios para nos,precisamos lembrar que a ciencia tem suas limita-coes. O fsico Paul Davies observou: A busca poruma explicacao logica que fornece uma explana-cao completa e coerente de tudo esta condenadaao fracasso. Essas palavras atestam uma verdadeincontestavel: os humanos nao podem entenderplenamente a natureza. Por isso, quando se decla-ra que a ciencia um dia podera dar uma explicacaopara tudo o que existe, seria razoavel consideraressa afirmacao com certa cautela.

    A Bblia fala sobre as maravilhas da naturezacom estas palavras: Isso tudo e apenas a bor-da [das] obras [de Deus]! Um suave sussurro e oque ouvimos dele. ( Jo 26:14, Nova Versao Interna-cional) Ainda ha um vasto conhecimento alem dapercepcao e compreensao humanas. Realmente,as palavras do apostolo Paulo, escritas ha quase2 mil anos, continuam verdadeiras: O profundi-dade das riquezas, e da sabedoria, e do conheci-mento de Deus! Quao inescrutaveis sao os seusjulgamentos e alem de pesquisa sao os seus cami-nhos! Romanos 11:33.

    Os limites da ciencia

  • Orientacoes que a ciencia nao pode darAo passo que a ciencia prove conhecimento sobre anatureza e o Universo, a Bblia fornece princpios eorientacoes que contribuem para relacoes pacficas e umavida feliz e satisfatoria. Considere os seguintes exemplos:

    Fica claro que aBblia preenchenossasnecessidadesem campos quea ciencia naoconsegue

    Prevencaocontra o crime

    Respeite a vidaNao deves assassinar. Exodo 20:13.Todo aquele que odeiaseu irmao e homicida. 1 Joao 3:15.Seja pacificadorDesvia-te do que e mau efaze o que e bom; procura apaz e empenha-te por ela. Salmo 34:14.O fruto da justica tem a suasemente semeada sob condi-coes pacficas para os que fa-zem paz. Tiago 3:18.Rejeite a violenciaO proprio Jeova examinatanto o justo como o inquo,e Sua alma certamente odeiaa quem ama a violencia. Salmo 11:5.Nao fiques invejoso do ho-mem de violencia, nem esco-lhas a quaisquer dos seus ca-minhos. Porque a pessoasinuosa e algo detestavel paraJeova. Proverbios 3:31, 32.

    Felicidadena famlia

    Obedeca seus paisFilhos, sede obedientes aosvossos pais em uniao com oSenhor, pois isto e justo: Hon-ra a teu pai e a tua mae, quee o primeiro mandado compromessa: Para que te vabem e perdures por longo tem-po na terra. Efesios 6:1-3.Ensine seus filhos de formacorretaNao estejais irritando os vos-sos filhos, mas prossegui emcria-los na disciplina e na re-gulacao mental de Jeova. Efesios 6:4.Nao estejais exasperando osvossos filhos, para que nao fi-quem desanimados. Colos-senses 3:21.Ame e respeite a pessoa comquem voce se casouCada um de vos, individual-mente, ame a sua esposacomo a si proprio; por outrolado, a esposa deve ter pro-fundo respeito pelo seu mari-do. Efesios 5:33.

    Preservacaoda natureza

    Sobre as pessoas que causa-vam diversos tipos de poluicaono antigo Israel, a Bblia decla-rou: A propria terra foi poludasob os seus habitantes. . . . Osque habitam nela sao conside-rados culpados. (Isaas24:5, 6) Os que nao se impor-tam em destruir o meio am-biente terao de prestar contasa Deus, pois ele vai arruinaros que arrunam a terra. (Re-velacao [Apocalipse] 11:18)Eles nao sairao impunes desuas acoes.

  • 8 A SENTINELA

    COMO voce se sente quando pensa na ideia deenvelhecer? Em muitas pessoas, ela gera preo-cupacoes, ansiedade e ate pavor. Isso aconteceporque o envelhecimento geralmente esta associa-do a coisas negativas, como mudancas na aparen-cia, um corpo fragil, perda de memoria e doencascronicas.

    Mas nem todo mundo envelhece da mesma for-ma. Alguns idosos tem uma saude fsica e mentalrelativamente boa. Avancos na medicina tem aju-dado outros a tratar ou controlar doencas cronicas.Por isso, em alguns pases, cada vez mais pessoastem uma vida mais longa e saudavel.

    Apesar disso, enfrentando problemas relaciona-dos a` idade ou nao, a maioria das pessoas desejaenvelhecer com dignidade. Como isso e possvel?Em parte, depende de nossa atitude e nossa dispo-sicao e habilidade de nos adaptar a essa nova faseda vida. Vamos considerar alguns princpios bbli-cos simples e praticos que podem ser de ajuda.SEJA MODESTO: A sabedoria esta com os modes-tos. (Proverbios 11:2) A palavra modestos des-creve bem os idosos que conseguem reconhecer eaceitar as limitacoes de sua idade, em vez de tentarnega-las ou ignora-las. Charles, de 93 anos, do Bra-sil, e realista quando diz: Se voce viver muito, vaiacabar envelhecendo. Nao ha como fazer o tempovoltar atras.

    No entanto, ser modesto nao significa adotaruma atitude pessimista como: Sou velho e a vidanao tem mais graca. Uma atitude assim pode su-gar suas energias. Mostraste-te desanimado nodia da aflicao? Teu poder sera escasso, diz Prover-bios 24:10. Uma pessoa modesta demonstra sabe-doria por fazer o melhor que sua situacao permite.

    Conrado, de 77 anos, da Italia, diz sabiamente:Para conseguir subir uma ladeira, voce precisa tro-car de marcha e nao deixar o motor morrer. Comcerteza, a pessoa precisa fazer ajustes quando en-velhece. Conrado e sua esposa aprenderam a teruma visao equilibrada dos afazeres domesticos, se-guindo uma programacao moderada para nao sesentirem completamente exaustos no fim do dia.Marian, de 81 anos, do Brasil, tambem temuma ati-

    Comoenvelhecer

    com dignidade

    SEJA MODESTO

  • 1. DE JUNHO DE 2015 9

    tude realista quanto ao envelhecimento. Aprendia ajustar meu ritmo, diz ela. Faco pequenos inter-valos entre as tarefas quando necessario. Eu mesento ou deito para descansar e aproveito para leralguma coisa ou ouvir musica. Tenho de reconhe-cer e respeitar meus limites.SEJA EQUILIBRADO: Que as mulheres se adornememvestido bem arrumado, commodestia e bom ju-zo. (1 Timoteo 2:9) A expressao bem arrumadoindica equilbrio e bom gosto. Barbara, de 74 anos,do Canada, diz: Procuro manter uma boa higie-ne e estar arrumada. Nao quero parecer antiquadaou desleixada, dando a impressao de: Sou velha enao me importo com minha aparencia. Fern, de91 anos, do Brasil, diz: Compro algumas roupasnovas de vez em quando para me sentir mais ani-mada. E os homens? Faco o possvel para estarelegante e sempre uso roupas limpas, diz Antonio,de 73 anos, do Brasil. Sobre higiene pessoal, eleacrescenta: Tomo banho e faco a barba todo dia.

    Por outro lado, e importante nao se preocupartanto com a aparencia a ponto de nao ter bom ju-zo. Bok-im, de 69 anos, da Coreia do Sul, tem umponto de vista equilibrado sobre roupas. Ela diz:Sei muito bem que nao e mais apropriado que euuse alguns estilos de roupa que eu usava quandoera jovem.

    SEJA POSITIVO: Todos os dias do atribulado saomaus; mas aquele que e bom de coracao [ou decoracao alegre, Almeida, revista e corrigida] temconstantemente um banquete. (Proverbios 15:15)Ao passo que envelhece, voce talvez se sinta tristequando se lembra da energia que tinha antes e dasmuitas coisas que conseguia fazer quando era jo-vem. Isso e compreensvel. Mas procure nao deixarque esses sentimentos negativos tomem conta devoce. Prender-se ao passado pode tornar sua vidamelancolica e desanimar voce de fazer o que aindae capaz. Joseph, de 79 anos, do Canada, pensa demodo positivo: Tento aproveitar as coisas que euainda consigo fazer, em vez de ficar lamentando asque nao posso fazer mais.

    Alem disso, ler e aprender pode ajudar voce a sesentir mais feliz, pois amplia seus horizontes. Porisso, na medida do possvel, fique atento a`s opor-tunidades de ler e aprender coisas novas. Ernesto,de 74 anos, das Filipinas, vai a` biblioteca e pega li-vros interessantes para ler. Ele diz: Ainda gosto desentir a emocao de uma aventura, a alegria de po-der viajar alem dos limites da minha casa por meioda palavra escrita. Lennart, de 75 anos, da Suecia,ate decidiu aprender um novo idioma.SEJAGENEROSO: Praticai o dar, e dar-vos-ao. (Lu-cas 6:38) Crie o habito de compartilhar seu tempo e

    SEJA EQUILIBRADO SEJA POSITIVO SEJA GENEROSO

  • recursos com outros. Isso o fara se sentir capaz e fe-liz. Hosa, de 85 anos, do Brasil, faz questao de aju-dar outros apesar de suas limitacoes fsicas. Ela diz:Telefono ou escrevo cartas para amigos que estaodoentes ou desanimados. De vez em quando, tam-bem mando presentinhos. E gosto de preparar umarefeicao ou uma sobremesa para quem esta doente.

    Generosidade produz generosidade. Quandovoce mostra amor pelos outros, eles retribuemcom amor e afeicao, diz Jan, de 66 anos, da Sue-cia. Com certeza, uma pessoa generosa contribuipara um ambiente acolhedor em que as pessoas de-monstram gratidao umas pelas outras. Todos gos-tam de um ambiente assim.SEJA AMIGAVEL: Quem se isola procurara o seuproprio desejo egosta; estourara contra [ou rejeita-ra] toda a sabedoria pratica. (Proverbios 18:1) Enormal querer ficar sozinho a`s vezes. Mas nao seisole nem evite as pessoas. Innocent, de 72 anos, daNigeria, aprecia a companhia dos amigos. Gostomuito de estar com pessoas de todas as idades.Borje, de 85 anos, da Suecia, diz: Procuro passartempo com os jovens. Seu entusiasmo me faz sen-tir jovem de novo pelo menos por dentro. Tomea iniciativa de convidar os amigos para uma refei-cao de vez em quando. Han-sik, de 72 anos, da Co-reia do Sul, diz: Eu e minha esposa gostamos deconvidar amigos de todas as idades de idosos aadolescentes para uma reuniao informal ou umarefeicao.

    Pessoas amigaveis sao comunicativas. Mas a co-municacao e uma via de mao dupla; para ser umaboa companhia, voce precisa ser um bom ouvinte.

    Mostre interesse em outros. Helena, de 71 anos, deMocambique, diz: Sou amigavel e trato os outroscom respeito. Presto atencao ao que eles tem a di-zer para descobrir o que pensam e do que gostam.Jose, de 73 anos, do Brasil, diz: As pessoas gostamda companhia de quem ouve com atencao quemmostra empatia e se interessa, da um elogio nahora certa e tem senso de humor.

    Ao expressar o que voce pensa sobre um assun-to, certifique-se de que suas palavras sejam tem-peradas com sal, ou seja, agradaveis. (Colossenses4:6) Procure ser atencioso e encorajador.SEJA GRATO: Mostrai-vos gratos. (Colossenses3:15) Ao receber ajuda, demonstre gratidao. Ex-pressoes de agradecimento contribuem para bonsrelacionamentos. Recentemente, eu e meu mari-do nos mudamos de uma casa para um apartamen-to. Muitos de nossos amigos nos ajudaram. Jamaisteramos como compensar tudo o que fizeram. En-viamos cartoes de agradecimento e ja convidamosalguns deles para uma refeicao, diz Marie-Paule,de 74 anos, do Canada. Jae-won, de 76 anos, da Co-reia do Sul, e muito grata aos irmaos que a levampara o Salao do Reino. Ela diz: Fico muito agra-decida por essa ajuda e faco questao de dar umdinheirinho para o combustvel. A`s vezes, prepa-ro pequenos presentes com bilhetes de agradeci-mento.

    Acima de tudo, seja grato pela vida. Melhor estao cao vivo do que o leao morto, relembra o sabioRei Salomao. (Eclesiastes 9:4) Com a atitude corre-ta e disposicao de se adaptar, e possvel envelhecercom dignidade.

    SEJA AMIGAVEL SEJA GRATO

  • 1. DE JUNHO DE 2015 11

    Em 20 de janeiro de 1815, Thomas 1 Williams,meu antepassado, nasceu em Horncastle, Ingla-terra. Sua mae morreu dois anos depois. Por isso,ele, sua irma e seus dois irmaos foram criadospelo pai, John Williams. John ensinou carpintariaa seu filho, mas Thomas desejava seguir uma car-reira diferente.

    Nessa epoca, toda a Inglaterra passava por umreavivamento religioso. O pregador John Wesleytinha se separado da Igreja Anglicana para for-mar a Sociedade dos Metodistas, um grupo queenfatizava o estudo pessoal da Bblia e o evange-lismo. Os ensinos de Wesley se espalharam rapi-damente, e a famlia Williams os aceitou de co-racao. Thomas se tornou um pregador wesleyanoe logo se ofereceu para o servico missionario noPacfico Sul. Em julho de 1840, ele e sua esposa,Mary, 2 desembarcaram emLakeba, Fiji, uma ilhavulcanica que na epoca era habitada por canibais.A VIDA ENTRE OS CANIBAIS

    Nos primeiros anos em Fiji, Thomas e Marypassaram por severas dificuldades. Eles trabalha-vam longas horas em condicoes primitivas e sob o

    Cada numero corresponde a uma pessoa nas fotos das pagi-nas 12 e 13.

    Antes chamada de ilha Lakemba, ela esta localizada no gru-po de Lau, a leste de Fiji.

    calor tropical. Tambem se confrontaram com ce-nas terrveis guerras tribais, enforcamento deviuvas, infanticdio e canibalismo , e o povo emgeral resistiu a` sua mensagem. Mary e seu pri-meiro filho, John, ficaram doentes e quase morre-ram. Em 1843, Thomas escreveu: Meu coracaoestava aflito. . . . Eu beirava o desespero. Mas elee Mary perseveraram, derivando forcas de sua feem Jeova Deus.

    Nesse meio tempo, Thomas usou suas habilida-des como carpinteiro e construiu a primeira casade Fiji em estilo europeu. A casa tinha o piso ele-vado e ventilado e outras inovacoes que desperta-ram muita curiosidade nos fijianos. Pouco antesde a casa ficar pronta, Mary deu a` luz seu segun-do filho, Thomas Whitton 3 Williams, meu tata-ravo.

    Em 1843, Thomas senior ajudou a traduzir oEvangelho de Joao para o fijiano, uma tarefa queele achou especialmente desafiadora.Mas ele eraum antropologo talentoso e muito observador. Eleregistrou meticulosamente suas pesquisas em seulivro Fiji and the Fijians (Fiji e os Fijianos), de 1858,uma obra classica sobre a vida fijiana no seculo 19.

    O missionario John Hunt traduziu a maior parte do NovoTestamento em fijiano, que foi publicado em 1847. Essa traducaoe notavel porque usa o nome divino, Jiova em fijiano, em Mar-cos 12:36, Lucas 20:42 e Atos 2:34.

    BIOGRAFIA

    Uma heranca passadaentre sete geracoesNARRADA POR KEVIN WILLIAMS

    As pessoas dizem que lembro muito meu pai. Meu jeito,meus olhos e meu senso de humor, todos vieram dele. Masele tambem me passou algo mais uma heranca valorizadapor sete geracoes da minha famlia. Deixe-me contar.

    Aprendendo sobre nossaheranca com meu pai

  • 12 A SENTINELA

    Em resultado de 13 anos de trabalho arduo emFiji, a saude de Thomas por fim piorou, e ele esua famlia se mudaram para a Australia. Depoisde uma longa carreira como clerigo respeitado,Thomas faleceu em 1891, em Ballarat, Victoria.OURO NO OESTE

    Em 1883, ThomasWhittonWilliams e sua espo-sa, Phoebe, 4 se mudaram com seus filhos peque-nos para Perth, Australia Ocidental. Seu segundofilho, Arthur Bakewell 5 Williams, meu trisavo, ti-nha na epoca 9 anos.

    Aos 22 anos, Arthur tentou fazer fortuna emKalgoorlie, cidade localizada uns 600 quilometrosa leste de Perth e que cresceu rapidamente porcausa da mineracao de ouro. La ele leu algumaspublicacoes dos Estudantes Internacionais da B-blia, como as Testemunhas de Jeova eram conheci-das na epoca. Ele tambem assinou a revista ZionsWatch Tower (A Torre de Vigia de Siao). Fascinadocom o que lia, Arthur comecou a falar a outrossobre o que aprendeu e a realizar reunioes parao estudo da Bblia. Esse foi o humilde incio dasatividades das Testemunhas de Jeova na AustraliaOcidental.

    Arthur contou a` sua famlia o que estava apren-dendo. Seu pai, Thomas Whitton, apoiou a as-sociacao de Arthur com os Estudantes da Bblia,mas faleceu pouco tempo depois. Sua mae, Phoe-be, e suas irmas, Violet e Mary, tambem se torna-

    ram Estudantes da Bblia. Violet passou a servircomo pioneira, ou evangelizadora por tempo inte-gral. Segundo Arthur, ela era a melhor e a maiszelosa e dedicada pioneira que a Australia Ociden-tal ja tinha visto. E claro que ele estava exageran-do um pouco, mas o grande zelo de Violet influen-ciou a proxima geracao da famlia Williams.

    Com o tempo, Arthur se casou e se mudou paraDonnybrook, uma cidade produtora de frutas nosudoeste da Australia Ocidental. Ali ele foi apeli-dado de O Doido de 1914, por causa de sua zelo-sa pregacao sobre as profecias bblicas que apon-tavam para aquele ano. As brincadeiras pararamquando estourou a Primeira Guerra Mundial. Ar-thur pregava regularmente aos clientes de sualoja. Na vitrine, havia publicacoes bblicas e umcartaz oferecendo 100 libras a quem conseguisseprovar a Trindade uma doutrina antibblica queArthur rejeitava fortemente. Ninguem conseguiulevar esse dinheiro.

    A casa da famlia Williams se tornou o local emDonnybrook onde se estudava a Bblia em gru-po e se realizavam reunioes congregacionais. Maistarde, Arthur construiu no centro da cidade umSalao do Reino, ou local de reunioes um dosprimeiros da Australia Ocidental. Com seus 70 epoucos anos, ele vestia seu terno e gravata, selava

    Veja o apendice 1914 um ano significativo na profecia b-blica, do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelasTestemunhas de Jeova e disponvel no site www.jw.org.

    1

    Thomas Williams,ministro wesleyano

    (1815-1891)

    2 Mary Williams(1816-1890)

    3

    Thomas WhittonWilliams

    (1841-1902)

    4

    Phoebe Williams(1850-1926)

    Salao do Reinoem Donnybrook,Australia, 1947

    5

    Arthur BakewellWilliams

    (1875-1959)

  • 1. DE JUNHO DE 2015 13

    sua velha egua chamada Doll e ia pregar por todaa regiao de Donnybrook.

    Arthur era educado e quieto, mas zeloso, e seuexemplo teve um grande impacto em seus filhos.Sua filha Florence 6 foi missionaria na India. Seusfilhos, Arthur Lindsay 7 e Thomas, serviram pormuitos anos como anciaos de congregacao, assimcomo o pai.A DOCE LADY WILLIAMS

    Arthur Lindsay Williams, meu bisavo, era co-nhecido e amado por sua bondade. Ele sempre ti-nha tempo para as pessoas e as tratava com res-peito. Ele tambem era um excelente lenhador evenceu 18 campeonatos regionais de corte de ma-deira em 12 anos.

    No entanto, Arthur nao gostou nem um poucoquando seu filho de 2 anos, Ronald 8 (meu avo),deu uma machadada em uma pequena macieiraperto da casa da famlia. A mae de Ronald a en-faixou com cuidado e, depois de um tempo, essaarvore produziu macas excepcionalmente doces.Essa nova variedade demaca foi chamada de LadyWilliams e deu origem a` variedade Cripps Pink,uma das mais populares do mundo.

    Anos depois do episodio da machadada, Ro-nald, ou vovo, como eu o chamo, decidiu se empe-nhar em algo mais construtivo. Ele e vovo servi-ram varios anos como voluntarios em projetos deconstrucao das Testemunhas de Jeova na Austra-

    lia e nas Ilhas Salomao. Hoje, com quase 80 anos,vovo ainda serve como anciao de congregacao eajuda a construir e reformar Saloes do Reino naAustralia Ocidental.HONRANDO MINHA HERANCA

    Dando sequencia a nossa heranca familiar, meuspais, Geoffrey9 e Janice 10 Williams, se esforcarampara ensinar amim e a`minha irma, Katharine, a va-lorizar os princpios cristaos. Aos 13 anos, eu decidipor mim mesmo seguir esses princpios. Eu estavanuma assembleia crista em que John Barr, membrodo Corpo Governante das Testemunhas de Jeova,incentivou os jovens na assistencia: Nao desperdi-cem o que voces tem de mais precioso: a oportuni-dade de conhecer e amar a Jeova. Naquela noite,dediquei minha vida a Deus. Dois anos depois, co-mecei a servir como pioneiro.

    Hoje, eu 12 e minha esposa, Chloe, 11 pregamospor tempo integral em Tom Price, uma remota ci-dade mineradora no noroeste da Australia Oci-dental. Trabalhamos por meio perodo para nossustentar. Meus pais, minha irma, Katharine, eseu marido, Andrew, sao pioneiros em Port Hed-land, uns 420 quilometros ao norte. Eu e meu paitambem servimos como anciaos de congregacao.

    Sete geracoes atras, meu antepassado ThomasWilliams decidiu servir a Jeova. Foi essa herancade fe e servico aDeus que recebi. Eume sintomui-to abencoado por ter esse rico legado espiritual.

    Na India

    6

    Florence Williams(1911-2003) 7

    Arthur LindsayWilliams

    (1904-1984)

    Nas Ilhas Salomao

    8

    Ronald Williams(1935-)

    9

    Geoffrey Williams(1962-)

    10 11

    12

    Kevin Williams(1986-)

  • 14 A SENTINELA

    VISTO que o termo anticristo ja foi usadoem contextos tao diversos, muitas pessoas seperguntam: Quem e o anticristo? O que ele tema ver conosco hoje? Com certeza, o lugar maislogico para descobrir a identidade do anticristoe a Bblia, onde esse termo aparece cinco vezes.O ANTICRISTO E REVELADO

    O unico escritor da Bblia a usar a palavraanticristo foi o apostolo Joao. Como ele des-creveu o anticristo? Na primeira carta que levaseu nome, Joao escreveu estas palavras: Crian-cinhas, e a ultima hora, e, assim como ouvistesque vem o anticristo, ja esta havendo agora mui-tos anticristos; sendo que deste fato obtemos oconhecimento de que e a ultima hora. Saram donossomeio, mas nao eram dos nossos. . . . Queme o mentiroso, senao aquele que nega que Jesuse o Cristo? Este e o anticristo, aquele que nega oPai e o Filho. 1 Joao 2:18, 19, 22.

    O que aprendemos dessas palavras? Joaomencionou muitos anticristos, indicando queesse termo nao se refere a apenas uma pessoa,mas a um grupo de pessoas. Pessoas e organi-zacoes que fazem parte do anticristo espalhammentiras religiosas, negam que Jesus e o Cristo,ou Messias, e tentam distorcer a relacao entreDeus e Seu Filho, Jesus Cristo. Eles falsamen-te afirmam ser o Cristo ou seus representantes,

    mas saram do nosso meio, ou seja, se afasta-ram dos verdadeiros ensinos bblicos. Alem dis-so, ja havia anticristos quando Joao escreveu suacarta, na ultima hora, provavelmente no finalda epoca dos apostolos.

    O que mais Joao escreveu sobre o anticris-to? Falando sobre falsos profetas, ele advertiu:Toda expressao inspirada que confessa JesusCristo como tendo vindo na carne origina-se deDeus, mas toda expressao inspirada que naoconfessa a Jesus nao se origina de Deus. Alemdisso, esta e a expressao inspirada do anticristo,de que ouvistes que viria, e agora ja esta no mun-do. (1 Joao 4:2, 3) Da, em sua segunda car-ta, Joao repetiu esse ponto: Muitos enganado-res saram pelo mundo afora, pessoas que naoconfessam Jesus Cristo vindo na carne. Este e oenganador e o anticristo. (2 Joao 7) De acor-do com Joao, o anticristo seria composto de to-dos os que deliberadamente espalham mentirasreligiosas sobre Jesus Cristo e seus ensinos.FALSOS PROFETAS EO HOMEM QUE E CONTRA A LEI

    Bem antes de Joao escrever sobre esses enga-nadores, Jesus Cristo aconselhou seus discpu-los: Vigiai-vos dos falsos profetas que se che-gam a vos empele de ovelha, mas que por dentrosao lobos vorazes. (Mateus 7:15) De forma simi-

    Quem e o anticristo? O ttulo de um filme de terror recente e Anticristo. O nome de um dos albuns de uma banda famosa e Antichrist Superstar. Friedrich Nietzsche, filosofo do seculo 19, chamou uma de suas obras de O Anticristo. Reis e imperadores da Idade Media tachavam seus inimigos de anticristos. Martinho Lutero, lder da Reforma alema, dizia que os papas catolicos romanoseram anticristos.

  • 1. DE JUNHO DE 2015 15

    lar, o apostolo Paulo advertiu os cristaos em Tes-salonica: Que ninguem vos seduza, de maneiraalguma, porque [o dia de Jeova] nao vira a menosque venha primeiro a apostasia e seja revelado ohomem que e contra a lei, o filho da destruicao. 2 Tessalonicenses 2:3.

    Fica claro que os falsos profetas e apostatas jaestavam em plena atividade no primeiro seculo,tentando enfraquecer a congregacao crista. To-dos os que espalhavam enganos e mentiras reli-giosas sobre Jesus Cristo e seus ensinos estavamincludos no termo anticristo que Joao usou. Oponto de vista de Jeova sobre eles foi reveladoquando Paulo os descreveu como o filho da des-truicao.CUIDADO COM AS ATIVIDADES DO ANTICRISTO

    E hoje? Ainda ha pessoas e organizacoes quefazem parte do anticristo e se opoem a Cristo eseus ensinos. Elas espalham falsidades com a in-tencao de confundir a identidade do Pai, JeovaDeus, e de Seu Filho, Jesus Cristo. Existem bonsmotivos para termos cuidado com essas falsida-des religiosas. Vejamos dois exemplos.

    Por seculos, as igrejas divulgaram a doutrinada Trindade, afirmando que o Pai e o Filho saoparte da mesma pessoa. Assim, o anticristo en-volveu emmisterio a identidade de Jeova Deus ede Jesus Cristo. Isso tem impedido pessoas sin-ceras de imitar Jesus e de ter uma amizade ache-gada com Deus, como a Bblia incentiva. 1 Co-rntios 11:1; Tiago 4:8.

    As igrejas contribuem para essa confusao porincentivar o uso de traducoes da Bblia que omi-tem o nome de Deus, Jeova. Elas fazem isso ape-sar de o nome Jeova ocorrer cerca de 7 mil

    vezes no texto original da Bblia. O resultado?A identidade do verdadeiro Deus fica cada vezmais envolta em misterio.

    Por outro lado, saber o nome de Deus, Jeova,tem ajudado muitas pessoas sinceras a se ache-gar a ele. Isso foi o que aconteceu com Richard,que se lembra da conversa que teve com um ca-sal de Testemunhas de Jeova. Eles me mostra-ram na Bblia que o nome do verdadeiro Deus eJeova, diz Richard. Achei fascinante a ideia deDeus ter um nome. Eu nunca tinha ouvido isso

    antes. Desde entao, ele fez mudancas na vidapara se ajustar aos padroes bblicos e agradara Jeova. Richard acrescenta: Saber o nome deDeus me ajudou a me achegar a ele.

    Ha seculos, o anticristo tem mantido milhoesde pessoas em escuridao espiritual. Mas, por es-tudar a Palavra de Deus, a Bblia, podemos sabera verdadeira identidade do anticristo e ficar li-vres de suas mentiras religiosas. Joao 17:17.

    De acordo com Joao, o anticristo seria composto detodos os que deliberadamente espalham mentirasreligiosas sobre Jesus Cristo e seus ensinos

    Jesus alertou quehaveria falsosprofetas que seriamcomo lobos vorazesem pele de ovelha

  • wp

    15

    06

    /01

    -T1

    50

    22

    0

    O QUE

    A BIBLIA

    Realmente ENSINA?

    sArquivos gratuitospara downloaddesta revista e derevistas anteriores

    Bblia disponvelon-line em maisde 100 idiomas

    Acessewww.jw.orgou captureo codigo

    n

    o

    p

    O que faz alguem ser umbom pai ou uma boa mae?Um ambiente excelente para uma crianca crescere aquele em que os pais se amam e se respeitam.(Colossenses 3:14, 19) Bons pais amam seus filhose os elogiam, assim como Jeova Deus elogiou seuFilho. Leia Mateus 3:17.

    Nosso Pai celestial ouve seus servos e prestaatencao a seus sentimentos. Os pais devem imi-tar a Deus por ouvir o que seus filhos dizem. (Tiago1:19) Eles precisam dar importancia aos sentimen-tos de seus filhos, mesmo quando os filhos dizemcoisas que talvez nao os agradem. Leia Numeros11:11, 15.

    Como voce pode criarfilhos responsaveis?Como pai ou mae, voce tem a autoridade de estabe-lecer regras. (Efesios 6:1) Aprenda do exemplo deDeus. Ele expressou amor por seus filhos por definirregras claras e explicar as consequencias de deso-bedece-las. (Genesis 3:3) Mas em vez de forcar aspessoas a obedecer, Deus lhes mostrou os benef-cios que teriam se fizessem o que e certo. LeiaIsaas 48:18, 19.

    Procure ajudar seus filhos a amar a Deus. Dessaforma, eles agirao de modo sabio mesmo quandovoce nao estiver presente. Assim como Deus ensi-nou pelo exemplo, voce pode ensinar seus filhos aamar a Deus por dar um bom exemplo. Leia Deu-teronomio 6:5-7; Efesios 4:32; 5:1.

    PERGUNTAS BIBLICAS RESPONDIDAS

    VEJA MAIS RESPOSTAS APERGUNTAS BIBLICAS ON-LINE

    VOCE ENSINA SEU FILHOA AMAR A DEUS?

    Para maisinformacoes, vejao captulo 14 destelivro, publicadopelas Testemunhasde Jeova.

    Tambem disponvelem www.jw.org

    Eu gostaria de receber o livroO Que a Bblia Realmente Ensina?.IDIOMA

    NOME

    ENDERECO

    Veja os enderecos na pagina 2.