a propaganda - antes de 1900

29

Upload: thais-rodrigues

Post on 09-Jul-2015

866 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teorias e Técnicas de Publicidade e Propaganda, sobre o panorama da Propaganda antes do ano de 1900.

TRANSCRIPT

Page 1: A Propaganda - antes de 1900
Page 2: A Propaganda - antes de 1900

Introdução

• O termo propaganda foi utilizado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, com o estabelecimento pelo papa Gregório XV de uma Comissão Cardinalícia para a Propagação da Fé (Cardinalítia Commissiode Propaganda Fide), tendo por objetivos fundar seminários destinados a formar missionários para difundir a religião e a imprimir livros religiosos e litúrgicos.

• Procurando contrapor-se aos atos ideológicos e doutrinários da Reforma luterana, o Papa Gregório XV editou a bula Inscrutabili Divinae, que criou a Sagrada Congregação para a Propagação da Fé. Com o título oficial de Sagra Congregatio Nomini Propaganda e composta de 13 cardeais e dois prelados, a instituição tornou-se, a partir de 1622, responsável pela disseminação do catolicismo e pela regulamentação dos assuntos eclesiásticos em países não-católicos.

Page 3: A Propaganda - antes de 1900

Introdução

•As organizações religiosas antigamente se constituíam nas principais difusoras de idéias. O clero era o centro do conhecimento e os únicos habilitados a ler e escrever. Neste período a propaganda assumiu um caráter de divulgação de natureza religiosa para conversão dos povos gentios.

•A Reforma protestante, o aparecimento da imprensa, o surgimento das classes mercantis e comerciais, a descoberta de novos mundos e, mais tarde, a Revolução Industrial, fizeram com que a Igreja Católica perdesse seu monopólio na propagação de idéias. Outras organizações não-católicas começaram a se utilizar da propaganda na difusão de novas idéias, princípios e doutrinas, a qual deixou de ser exclusividade dos sacerdotes e se tornou uma atividade peculiar a vários tipos de organizações econômicas, sociais e políticas.

Page 4: A Propaganda - antes de 1900

No início...

• A publicidade como é vista hoje através dos diversos meios de comunicação não seria o que é, se não existisse uma leitura do passado e de todos os seus processos de evolução, para que enfim ficássemos encantados com cada novidade que surge na telinha, no radinho ou na internet;

•A atividade publicitária teve início na Antigüidade Clássica, onde se encontram os primeiros vestígios, conforme demonstram as tabuletas descobertas em Pompéia. As tabuletas, além de anunciarem combates de gladiadores, faziam referências às diversas casas de banhos existentes na cidade. Nesta fase, a publicidade era sobretudo oral, feita através de pregoeiros, que anunciavam as vendas de escravos, gado e outros produtos, ressaltando as suas virtudes.

Page 5: A Propaganda - antes de 1900

No início...

• A atividade publicitária teve início na Antigüidade Clássica, onde se encontram os primeiros vestígios, conforme demonstram as tabuletas descobertas em Pompéia. As tabuletas, além de anunciarem combates de gladiadores, faziam referências às diversas casas de banhos existentes na cidade. Nesta fase, a publicidade era sobretudo oral, feita através de pregoeiros, que anunciavam as vendas de escravos, gado e outros produtos, ressaltando as suas virtudes.

• A primeira etapa da publicidade, que se prolongou até à Idade Média, evidenciava sua atividade a serviço dos mercadores e comerciantes, que, através de gritos, ruídos e gestos, procuravam tornar conhecido do público a sua mercadoria. A utilização de símbolos, hoje em dia tão comuns, inicia-se neste período.

Page 6: A Propaganda - antes de 1900

No início...

• Naquela época as casas não possuíam número e as ruas não eram identificadas. O comerciante se obrigava, então, a identificar o seu estabelecimento com um símbolo; ou seja, uma cabra simbolizava uma leiteria e um escudo de armas significava a existência de uma pousada. Estes símbolos tornaram-se mais tarde em emblemas de marca e logotipos.

Page 7: A Propaganda - antes de 1900

Novas “tecnologias”

• Com a invenção da imprensa mecânica, por Gutenberg, surge no século XV, uma etapa importante da publicidade. Creditam-se à utilização do papel, grandes progressos aos meios de comunicação, pois, mesmo antes da impressão dos livros, surgiram os primeiros panfletos, ou folhas volantes, que a Reforma posteriormente se utilizará. Nesta época, surge o primeiro cartaz de que se tem conhecimento: impresso em 1482, destinava-se a anunciar uma manifestação religiosa que ia ter lugar em Reims, o Grande Perdão de Nossa Senhora.

Page 8: A Propaganda - antes de 1900

Novas “tecnologias”

• Em 1625, apareceu no periódico inglês Mercurius Britannicus o primeiro anúncio publicitário de um livro. Em 1631, na França, Thèophraste, Renaudotcria na sua gazeta uma pequena seção de anúncios. Cria-se, então, uma nova fonte de receita para o jornal que até então vivia somente da venda de assinaturas e uma nova etapa para a publicidade.

• Os primeiros anúncios realizados nesta fase tinham como finalidade, única, chamar a atenção do leitor para determinado ponto ou fato; assim, a mensagem publicitária ainda não pretendia ser sugestiva e limitava-se a ser informativa, tomando por vezes a forma de uma declaração, como por exemplo, o anúncio publicado no Mercurius Britannicus, a 30 de Setembro de 1658: “essa excelente bebida da China, aprovada por todos os, chamados Tayou Tchá pelos chineses, Tea por outras nações, é vendida na cafeteira Cabeça de Sultana, em Sweeting's Rents, pelo Royal Exchange, Londres.”

Page 9: A Propaganda - antes de 1900

O pioneiro

• O primeiro publicitário e criador da primeira agência foi Voley B. Palmer que ficou conhecido ao planejar a publicidade de vários anunciantes em 1841, na Filadélfia e Boston, cobrando dos periódicos 25% do custo dos anúncios.

•A primeira campanha publicitária teria sido planejada por John Wanamaker, destinada a um estabelecimento de roupas masculinas na Filadélfia, dando um apoio publicitário, até então nunca visto, utilizando, além dos anúncios de imprensa, de gigantescos painéis exteriores, desfiles de carros decorados e oferta de bandeirolas.

Page 10: A Propaganda - antes de 1900

No Brasil

• A chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em março de 1808, é um marco sob vários aspectos. Foi a senha para a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, para a implantação do primeiro banco da colônia e para a instalação das primeiras instituições de ensino de nível superior. Com dom João, o Brasil nascia como país. E como mercado.

•Em meio à onda de novidades que desembarcaram com os nobres lusitanos, do florescimento do comércio à intensificação da vida em sociedade, eis que surge a publicidade. Os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808.

Page 11: A Propaganda - antes de 1900

No Brasil

• Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio brasileiro de que se tem notícia: “Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquim da Silva, que mora nas mesmas casas…”

• A partir daí, pequenos textos sem ilustração, alguns sem título, do tipo “classificados”, começaram a oferecer serviços: professores de línguas, casas à venda ou para alugar, ofertas de escravos, recompensa para quem encontrasse algum negro fugido, como um certo Felipe, de Rio Claro, “ procura-se negrinho fujão, com estatura menos que regular, cheio de corpo, bunda grande, de cor fula”.

Page 12: A Propaganda - antes de 1900

No Brasil

• O comércio de escravos tinha papel de destaque na publicidade — os jornais da época anunciavam características físicas e de comportamento de homens, mulheres e crianças à venda, divulgavam a chegada de novos lotes ao país, davam pormenores sobre as etnias comercializadas e comunicavam fugas.

• Segundo o professor de história do Brasil na Universidade de Paris-Sorbonne, Luiz Felipe de Alencastro, o principal catalisador do consumo no país foi, justamente, o fim do tráfico internacional de escravos, proibido pela Lei Eusébio de Queiroz, em 1850.

Page 13: A Propaganda - antes de 1900

No Brasil

• “Nesse período do império, pelo menos um terço do comércio exterior do país estava ligado à importação de escravos. Com a proibição, os antigos traficantes passaram a se dedicar à importação de outros bens, no caso produtos de consumo e novidades produzidas nos países industrializados”, diz.

• Com o fim do tráfico, o espaço destinado aos anúncios relativos a escravos passou a ser, aos poucos, ocupado por outros, voltados para as novidades que começavam a chegar ao país.

Page 14: A Propaganda - antes de 1900

Em resumo

1808O primeiro anúncio, referente à venda de um imóvel, é publicado na Gazeta do Rio de Janeiro.

1809A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira.

1838Surgem nos jornais do Rio de Janeiro os anúncios de produtos farmacêuticos importados, como o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr. Guillié. Os laboratórios se tornariam a partir de então os maiores anunciantes do país.

Page 15: A Propaganda - antes de 1900

Em resumo

1875Chegam ao mercado brasileiro — e aos anúncios de jornais — produtos como Farinha Láctea Nestlé e Emulsão de Scott.

1891É fundada em São Paulo a primeira agência de propaganda do Brasil, a Empresa de Publicidade e Comércio, que funcionaria até 1915.

1900A indústria gráfica passa a usar novas tecnologias, como litografia e fotogravura, modernizando a apresentação dos anúncios e abrindo espaço para o lançamento das revistas ilustradas.

Page 16: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 17: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 18: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 19: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 20: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 21: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 22: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 23: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 24: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 25: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 26: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 27: A Propaganda - antes de 1900

As pérolas...

Page 28: A Propaganda - antes de 1900

Web Fontes:

• http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/historia-da-propaganda-a-publicidade-tambem-chegou-com-dom-joao/

•http://historiadapublicidade.blogspot.com.br

•http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/resumo--historia-propaganda.htm

•http://madcap.com.br/publicidade/1880-1900

•http://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188171156.pdf

Page 29: A Propaganda - antes de 1900

Outras Fontes:

• SANT'ANNA. Armando. Propaganda. São Paulo: Pioneira, 1981

•SANDMANN, Antônio. Alinguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993

•LEDUC, Robert. Propaganda. São Paulo: Atlas, 1977