a produÇÃo da escola pÚblica contemporÂnea

3
A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Pela metodologia, a instrução dessa obra comenta sobre a educação nas escolas publicas, como por exemplo, a educação tradicional. Na perspectiva do ensino tradicional possui historicamente varias coisas, tal diversidade se deve a forma de como educação foi de adaptando aos vários textos históricos. Por exemplo, fala que século XVI e XVII, as escolas estavam submetidas à organização, nesse período houve um predomínio da educação rigorosa e disciplinadora que foi oferecida pelos jesuítas, no contexto da educação tradicional desenvolvidas também por eles, encontram os elementos mais rígidos desse tipo de ensino, há um privilégio dos aspectos pedagógicos e uma desvalorização profunda do mundo vivido, ainda no século XVII, a questão da importância da metodologia começou a ser pensado para sua melhoria de ensinar, cujo fundamento estava na afirmação de que a aprendizagem deve sempre partir dos aspectos já conhecidos do mundo, valorizando-se, portanto, a experiência e a vivência. A educação escolar, em tempos de mundialização do capital, segue as concepções dos modelos eram estabelecidos, ou seja, aliar trabalho e educação. Essa realidade configura a tendência segundo o autor Gilberto, uma escola estruturada a partir do modelo empresarial tem como objetivo adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. A ênfase é a preparação de recursos humanos com mão de obra qualificada para a indústria.

Upload: jeferson-diniz

Post on 02-Aug-2015

37 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

TRANSCRIPT

Page 1: A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Pela metodologia, a instrução dessa obra comenta sobre a educação nas escolas publicas, como por exemplo, a educação tradicional. Na perspectiva do ensino tradicional possui historicamente varias coisas, tal diversidade se deve a forma de como educação foi de adaptando aos vários textos históricos.

Por exemplo, fala que século XVI e XVII, as escolas estavam submetidas à organização, nesse período houve um predomínio da educação rigorosa e disciplinadora que foi oferecida pelos jesuítas, no contexto da educação tradicional desenvolvidas também por eles, encontram os elementos mais rígidos desse tipo de ensino, há um privilégio dos aspectos pedagógicos e uma desvalorização profunda do mundo vivido, ainda no século XVII, a questão da importância da metodologia começou a ser pensado para sua melhoria de ensinar, cujo fundamento estava na afirmação de que a aprendizagem deve sempre partir dos aspectos já conhecidos do mundo, valorizando-se, portanto, a experiência e a vivência.

A educação escolar, em tempos de mundialização do capital, segue as concepções dos modelos eram estabelecidos, ou seja, aliar trabalho e educação.

Essa realidade configura a tendência segundo o autor Gilberto, uma escola estruturada a partir do modelo empresarial tem como objetivo adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. A ênfase é a preparação de recursos humanos com mão de obra qualificada para a indústria.

Page 2: A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Nesse livro também relata os fatos sociais e a função da escola publica, em outras palavras, fatos sociais é um modo de agir permanente ou não. Oque torna a escola tão essencial para justificar que possa exercer alguma forma de coerção, externa ao indivíduo, a educação, por exemplo, é um fato social. Por quê? Eu acho porque o individuo não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias à organização da vida social. Essa deve educar os seus membros para aprenderem as regras necessárias para a vida à integração do individuo contexto a sociedade transmite valores morais que integram a sociedade.A escola é uma instituição que está organizada dentro de determinadas normas que acabam dando formas específicas, as ações que ali acontecem. Isto significa dizer que a educação nas escolas públicas distingue-se, portanto, da educação informal, ou seja, tudo o que está acontecendo na vida diária pelo aprendizado. O saber escolar, por sua vez, embora possa e deve ter a relação com a vida daqueles que freqüentam, a escola deve romper com os limites que restringem a atividade escolar, a escola deve ser um meio que possibilita ao conjunto da possibilita ao conjunto da população a discussão e a interferência na direção da sociedade, mos níveis econômicos, políticos e sociais. É nesse âmbito que a sociologia da educação escolar está inserida, e tem a sua importância para os que estão freqüentando diariamente, é um espaço que proporciona às condições, que é transmitida através do conhecimento, a escola é um direito.Esses foram às tendências gerais do século XII, até a chegada ao século XX, para que a escola pública se tornasse universal.