a pesquisa como princípio científico e educativo

9
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO RAFAEL DE FREITAS CAYRES PEDRO DEMO 2006 APRESENTAÇÃO DOS TÓPICOS FRASAIS

Upload: rcayres

Post on 05-Jun-2015

414 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

A pesquisa como princípio científico e educativo

TRANSCRIPT

Page 1: A pesquisa como princípio científico e educativo

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

RAFAEL DE FREITAS CAYRES

PEDRO DEMO 2006

APRESENTAÇÃO DOS TÓPICOS FRASAIS

Page 2: A pesquisa como princípio científico e educativo

Introdução da pesquisa na educação básica, ultrapassando os muros das Universidades, como um processo de formação educativo.

A pesquisa tem que levar em consideração a criação e a emancipação, incentivando a elaboração própria, deixando de lado a imitação, a cópia e a reprodução.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 3: A pesquisa como princípio científico e educativo

“Professor que apenas ensina jamais o foi. Pesquisador que só pesquisa é elitista explorador, privilegiado e acomodado.”

“Quem ensina carece pesquisar; quem pesquisa carece ensinar.” É necessário uma sintonia entre os dois contextos para que o conhecimento seja produtivo e construtivo.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 4: A pesquisa como princípio científico e educativo

Pesquisa é o processo de investigação em busca do desconhecido, faz parte do processo de informação, como instrumento essencial para a emancipação.

O processo emancipatório não pode ser imposto, tem que ser conquistado pela construção própria.

Educar é motivar a criatividade, com isso a pesquisa é parte essencial.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 5: A pesquisa como princípio científico e educativo

O professor que reproduz é deixado de lado e perde seu espaço para o novo professor “mestre” que não é o detentor de todo o conhecimento, mas que sabe deixar o aluno agir sobre aquilo que foi passado, que ajuda o aluno aprender a criar.

Pesquisar é dialogar, produzir conhecimento do outro para si e de si para o outro. Quem pesquisa tem o que comunicar e quem não pesquisa apenas reporduz.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 6: A pesquisa como princípio científico e educativo

Ao observar a atuação do professor, pode-se perceber seu despreparo para ministrar aulas e, também para pesquisa cientifica. Ao ensinar, apenas reproduz o que aprendeu nas instituições.

Vale ressaltar que o professor deve atualizar-se  constantemente, pois ao se indagar diariamente promove o progresso a pesquisa sobre a sua prática, evitando assim, a reproduzir/copiar como lhe foi ensinado.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 7: A pesquisa como princípio científico e educativo

O aluno deve ser motivado a questionar, discutir, buscar e apresentar o seu entendimento do tema estudado para construir suas próprias conclusões. O professor deve adotar a postura de motivador ao instigar o aluno a elaborar e pesquisar fazendo com que haja a reflexão do que se aprende.

No momento atual da educação a pesquisa foi deixada em segundo plano, o professor entra em sala para “dar aula” e o aluno reproduzir o que foi repassado, em seguida decora o conteúdo e faz uma prova para ter uma nota.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 8: A pesquisa como princípio científico e educativo

Para mudar esse cenário é necessário o professor rever seu papel passando de “ensinador” a “mestre”. O processo de aprendizagem atual requer um professor que faça seu aluno buscar o conhecimento, que pesquise, que crie, despertando a criatividade e o senso crítico.

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 9: A pesquisa como princípio científico e educativo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo.  - 12. ed. - São Paulo: Cortez, 2006

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO