a liÇÃo da histÓria de moisÉs

9
A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS Lição 2 para 9 de outubro de 2021

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

Lição 2 para 9 de outubro de 2021

Page 2: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

No primeiro discurso contido em Deuteronômio, Moisés revisa a história de Israel, e nos lembra da forma como Deus se comportou durante os últimos quarenta anos que passaram no deserto.

O que Deus fez com o povo de Israel e com as nações com as quais teve contato?

Page 3: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

Pouco depois de ouvir da boca do próprio Deus as palavras "Não farás imagem", os israelitas construíram um bezerro de ouro e adoraram-no.Diante deste pecado, Moisés veio diante de Deus para interceder por eles. Ele pediu-lhe para que “carregasse" (que é a tradução correta de "perdão" em Ex. 32:32) com os pecados do povo.

E foi precisamente isso que Deus fez quando, na cruz, Ele "carregou" sobre Jesus "o pecado de todos nós" (Isa. 53:6).

Em seu papel de intercessor, Moisés foi um precursor do verdadeiro Intercessor: Jesus (Heb. 7:25).

Page 4: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

Quando os israelitas se recusaram a entrar em Canaã, Deus os puniu a vagar no deserto por 40 anos, um ano por cada dia que os espiões inspecionaram a terra (Num. 14:34).

Exatamente 40 anos depois daquele momento, Deus levou Israel de volta aos portões de Canaã. Deus é poderoso para cumprir com toda a precisão o que Ele prediz.

Page 5: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

Não é a única vez que Deus prevê eventos futuros e que estes foram cumpridos com toda a precisão.

PROFECIA PERÍODO CUMPRIMENTO

Dn. 9:24-27 70 semanas (490 anos) 457 a.C. – 34 d.C.

Dn. 8:14 2.300 dias/anos 457 a.C. – 1844 d.C.

Dn. 7:25; Ap. 12:6, 14; 13:5 1.260 dias/anos 538 d.C. – 1798 d.C.

Isso nos ensina, não só a presciência de Deus, mas seu controle da história.

Podemos confiar plenamente nEle.

457 a.C. 34 d.C. 538 d.C. 1798 d.C. 1844 d.C.

70 semanas 1.260 dias2.300 dias

Page 6: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

“O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado!” (Deuteronômio 1:11)

Mas para administrar adequadamente essas bênçãos eles precisavam de organização (Deut. 1:12-13).

O povo de Deus no deserto era bem organizado. Esta organização foi mantida ao longo do tempo para o povo de Israel. Hoje, Deus também quer um povo Igreja) organizado.

A organização envolve um corpo unificado, com pessoas cumprindo vários papéis de acordo com seus dons. Desta forma, as bênçãos de Deus podem ser administradas da melhor maneira possível.

Deus vinha abençoando Israel durante seus 40 anos de peregrinação (Nee. 9:21). Moisés desejava que eles pudessem continuar a ser abençoados em Canaã, e que se tornassem muito mais numerosos.

Page 7: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

“Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui” (Números 14:19)

Quando se recusaram a entrar em Canaã, Deus decidiu destruir Israel (14:11-12). Novamente, Moisés intercedeu pelo povo diante de Deus (Num. 14:13-17).

As nações vizinhas sabiam como Deus tinha trazido Israel do Egito. Se ele os destruísse agora, Deus seria questionado: "Uma vez que o Senhor não poderia colocar este povo na terra da qual ele havia jurado a eles, ele os matou no deserto."(Num. 14:16).

Só perdoando-os poderia se tornar uma luz para as nações. Deus deve ser glorificado em Seu povo. A glória, a bondade, o amor e o poder de Deus devem ser revelados em Sua igreja através do que Ele faz através do Seu povo.

Page 8: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

“Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa” (Gênesis 15:16 NVI)

Guerra, morte e destruição. Este é o outro lado da conquista da Terra Prometida. Algo que já havia começado com os territórios de Seon e Ogue (Deut. 2-3). Por que Deus autorizou esse massacre?

Antes de permitir a guerra, Deus oferecia paz (Deut. 2:26-29).

Recusando-se a aceitar a paz, esses povos selaram seu próprio destino

(Deut. 2:30).

Como nação, eles chegaram a um ponto sem retorno. Sua maldade já era um mal endêmico (Gen. 15:16).

A história posterior nos ensina que nações e os indivíduos que mostraram respeito por Deus e confiaram nele foram salvos da destruição (por exemplo, Raabe e os Gibeonitas).

Page 9: A LIÇÃO DA HISTÓRIA DE MOISÉS

“A história dos filhos de Israel foi escrita para nossa admoestação e instrução, para aqueles que chegaram ao fim dos tempos. Aqueles que são firmes na fé nestes últimos dias, e são finalmente admitidos na Canaã celestial, devem ouvir as palavras de advertência ditas por Jesus Cristo aos israelitas. Essas lições foram dadas à igreja no deserto para o povo de Deus estudar e prestar atenção ao longo de suas gerações, para sempre. A experiência do povo de Deus naquele lugar desolado será a do seu povo nestes tempos. A verdade é uma salvaguarda em todas as idades para aqueles que se mantém firmes na fé que foi dada uma vez aos santos.”

E. G. W. (Olhando para o alto, 6 de agosto) -tradução não oficial da versão em espanhol