liÇÃo 13 – o legado de moisÉs

45

Upload: ismael-isidio

Post on 25-Jun-2015

815 views

Category:

Education


7 download

DESCRIPTION

SLIDE DA LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

TRANSCRIPT

Page 1: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 2: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 3: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 4: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 5: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 6: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 7: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 8: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

INTRODUÇÃO• Moisés nasceu quando Israel estava cativo no Egito, durante os terríveis dias

em que Faraó ordenou que todos os recém-nascidos israelitas do sexo masculino fossem mortos (Êx 1.15,16) “E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá) e disse: Quando ajudardes no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva.”. Casou-se com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã, descendente de Abraão (Gn 25.1,2). Ele teve uma comunhão especial com o Senhor e nas Escrituras Sagradas é repetidamente chamado de "servo de Deus", pois "foi fiel em toda a sua casa" (Hb 3.5). No último livro do Antigo Testamento, Deus chama Moisés de "meu servo" (Ml 4.4) “Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a qual são os estatutos e juízos”, e no último livro do Novo Testamento ele é chamado "Moisés, servo de Deus" (Ap 15.3) “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos!”. Moisés é uma figura tipológica de Cristo.

Page 9: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 10: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

I – OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS

• 1. As palavras de despedida. • O ministério de Moisés chegaria ao fim em breve.

Consciente deste fato, ele se despede ensinando o seu povo a guardar as leis.

• No capítulo 32 do livro de Deuteronômio, temos o último cântico de Moisés. O servo do Senhor se despede com adoração e louvor. Moisés de forma bem didática faz um resumo de toda a história de Israel em forma de cântico.

• Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, ele "fez o povo lembrar de seus erros, a fim de que não mais os repetisse e suscitou a nação a confiar apenas em Deus".

Page 11: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 12: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 2. Moisés incentiva o povo a meditar na Palavra. • Moisés era um homem que amava os preceitos divinos. Por isso,

antes de sua partida ele incentiva e reforça a ideia de que os israelitas precisavam ouvir e obedecer às ordenanças de Deus, a fim de que prosperassem enquanto nação. Sabemos que todos que amam e meditam na lei de Deus são bem-aventurados (Sl 1.1-6) “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá”.

Page 13: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 14: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 3. Moisés vê a Terra Prometida e morre. • Antes de morrer, Moisés abençoou cada uma das tribos de Israel (Dt

33.1-29). Ele lutou em favor do seu povo e o amou até os últimos dias de sua vida. Ele foi fiel a Deus e à sua nação em tudo. Por ocasião de sua morte, por ordem de Deus, Moisés sobe até o monte Nebo e dali avista toda a Terra Prometida. Porém, não tem permissão para entrar nela. Moisés havia desobedecido a Deus ferindo a rocha (Nm 20). Ali no monte, solitário, o grande legislador vai se encontrar com o seu Deus. Ele foi sepultado pelo Senhor em um vale na terra de Moabe, todavia, o local nunca foi revelado a ninguém (Dt 34.6) “Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido até hoje a sua sepultura”. Certamente Deus quis evitar que o local, assim como o corpo de Moisés, fossem venerados pelos israelitas. Durante trinta dias os israelitas choraram e lamentaram a morte de Moisés (Dt 34.8) “E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram”.

Page 15: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 16: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 4. Moisés nomeia seu sucessor (Dt 31.1-8)• “Depois, foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel, e disse-lhes:

Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disso, o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão. O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito.

• E o SENHOR lhes fará como fez a Seom, e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu. Quando, pois, o SENHOR vo-los der diante de vós, então, com eles fareis conforme todo o mandamento que vos tenho ordenado. Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.

• E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes”.

Page 17: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• É necessário começar bem um ministério e terminá-lo de igual forma. Moisés preparou Josué para que este fosse o seu sucessor. O Legislador de Israel tinha consciência de que seu ministério um dia findaria. É muito importante que o líder do povo de Deus tenha esta consciência e prepare os seus sucessores ainda em vida, assim como fez Moisés (Dt 34.7-9) “Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor. E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram. E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés”.

Page 18: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 19: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

Deuteronômio.

Moisés abençoou cada uma das tribos de Israel (Dt 33.1-29).

Moisés havia desobedecido a Deus ferindo a rocha (Nm 20).

Page 20: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 21: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

II - MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL• 1. Homem de Deus. No final de sua carreira,

Moisés é chamado nas Escrituras de "homem de Deus" (Dt 33.1) “Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte”. Ele é também pastor e líder do povo de Israel sob a mão de Deus (Sl 77.20) “Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão”. Assim, Homem de Deus é o homem a quem Deus usa como Ele quer.

Page 22: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 23: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 2. Homem de oração. • A vida de intensa oração de Moisés resultou em força,

coragem, destemor, sabedoria e humildade, pois o povo de Israel era na época muito desobediente, murmurador e carnal. Moisés era um homem muito ocupado com seus encargos, mas conseguia levar sempre muito tempo em oração intercessória pelo povo.

• Era com a sabedoria do Alto que Moisés orava. Um exemplo disso está em Êxodo 33.13, quando ele diz: "rogo-te que [...] me faças saber o teu caminho". No versículo 18, ele ora em continuação: "Rogo-te que me mostres a tua glória". Essas duas orações não devem ser invertidas pelo crente, como alguns fazem por imaturidade ou fanatismo.

Page 24: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• Moisés intercedeu diante do Senhor pedindo para entrar na tão sonhada Terra Prometida, mas Deus negou esse pedido (Dt 3.23-25) “Também eu pedi graça ao SENHOR, no mesmo tempo, dizendo: Senhor JEOVÁ, já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras e segundo a tua fortaleza? Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa montanha e o Líbano”.

• Oremos sempre uns pelos outros, inclusive pelos desconhecidos. Intercedamos "por todos os homens" (1 Tm 2.1) “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”, a fim de que alcancem a eterna Jerusalém.

Page 25: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 26: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 3. Homem de fé. • Moisés agia por fé em Deus (Hb 11.24-29) “Pela fé, Moisés, sendo já

grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram”, daí, a quantidade de milagres realizados pelo Senhor através dele.

• Seus pais foram campeões da fé (Hb 11.23) “Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei”,

Page 27: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• pois a fé em Deus opera milagres (Mt 17.18-21) “E repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele; e, desde aquela hora, o menino sarou. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Porque não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum” (At 3.16) “E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde” (At 6.8;) “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”. Aliás, um dos dons espirituais é o da fé (1 Co 12.9) “e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar”; fé para operar maravilhas.

Page 28: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• Moisés e Arão realizaram muitos milagres perante Faraó e seus oficiais no período que precedeu a saída de Israel do Egito (Êx 4-12) “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”. Esses milagres em forma de catástrofes tinham por objetivo demonstrar publicamente que os deuses do Egito nada eram diante do Deus verdadeiro e único de Israel (Êx 12.12) “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR” (Nm 33.4) “enterrando os egípcios os que o SENHOR tinha ferido entre eles, a todo primogênito, e havendo o SENHOR executado os seus juízos nos seus deuses”.

Page 29: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 30: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

Moisés era um homem muito ocupado com seus encargos, mas conseguia levar sempre muito tempo em oração pelo povo. Era com a sabedoria do Alto que Moisés orava.

Page 31: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 32: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

III - APRENDENDO COM MOISÉS• 1. A cultivar comunhão com Deus. • "Cultivar", significa incentivar, preparar para o crescimento. Muito

antes de as primeiras flores aparecerem ou os sinais do fruto serem vistos, muito foi feito para preparar a planta para o fruto esperado.

• O lavrador cuida da planta com zelo para que esta seja mais produtiva. Este processo de carinho e atenção é o cultivo. É em nossa relação com Deus, mediante a comunhão contínua, que nossa vida é mudada e desenvolvida em direção à realização plena.

• Como filho de Deus, você desfruta de plena comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Cultive, como Moisés, esta comunhão, passando mais tempo com Deus em oração, leitura da Palavra e adoração. Moisés foi um homem que cultivou uma comunhão bastante íntima com Deus.

Page 33: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 34: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 2. A ter comunhão com outros crentes. • Através da vida de comunhão com os santos, você é incentivado a viver a

vida cristã saudável e abundante. • Os primeiros cristãos tinham comunhão diária entre si (At 2.46) “E,

perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”.

• Não admira que suas vidas fossem testemunhos poderosos do Evangelho e fizessem com que as pessoas tivessem sede de salvação. Havia uma colheita diária de almas, à medida que o Senhor acrescentava à igreja os que iam sendo salvos (At 2.46,47) “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

• Moisés prezava pela comunhão em família e com todo o povo de Deus. Sigamos de perto o seu exemplo e busquemos a comunhão com os nossos irmãos, pois estamos também todos caminhando rumo à Terra Prometida.

Page 35: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 36: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 3. A aceitar o ministério de líderes piedosos. • Os líderes são instrumentos de Deus para alimentar e nutrir seu povo. Efésios

4.11-13 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” enfatiza que o propósito dos ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores na igreja é edificar o povo de Deus.

• Quando você aceita e aplica os ensinos de Deus, que nos são proporcionados por meio dos líderes que Ele chamou, você é levado a um lugar de maior fertilidade e de crescimento (Ef 4.16) “do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. Toda vez que os hebreus deixavam de obedecer a Moisés eles pecavam e eram grandemente prejudicados.

• Quando Miriã se rebelou contra a liderança de Moisés, seu irmão, ela ficou leprosa e o povo todo não pôde partir. Todos ficaram retidos pela desobediência de uma única pessoa.

Page 37: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 38: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• 4. A ter cuidado com os inimigos. • Ao entrarem na Terra Prometida, os israelitas tinham de

destruir as nações ímpias que ali viviam. • Esse era o plano de Deus, mas Israel não o seguiu. Em

consequência disso, o povo de Israel foi seduzido pelos maus caminhos desses povos (Sl 106.34-36) “Não destruíram os povos, como o SENHOR lhes dissera. Antes, se misturaram com as nações e aprenderam as suas obras. E serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço”. Essa experiência é um aviso para nós.

• Cuidado com o Inimigo e as suas propostas. Vigie para que você e sua família não sejam seduzidos pelas coisas deste mundo. O mundo e a sua concupiscência é passageiro, mas os valores de Deus e a sua Palavra são eternos.

Page 39: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 40: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

Cultivar a comunhão com Deus e com os outros crentes.

Page 41: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 42: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

• Moisés cumpriu sua carreira com fé em Deus, coragem e determinação. Em tudo ele buscou ser fiel ao Senhor.

• Sigamos o exemplo deste líder a fim de que possamos viver com sabedoria e a agradar a Deus em toda a nossa maneira de viver.

Page 43: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS
Page 44: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

ACESSE O NOSSO SITE

www.escola-dominical.com

Produção dos slidesEv. Ismael Pereira de Oliveira

Page 45: LIÇÃO 13 – O LEGADO DE MOISÉS

Elaboração:Ismael Pereira de Oliveira Criador e administrador do Blog Escola Bíblica Dominicalhttp://www.escola-dominical.com/

Edição do Slide:Ismael IsidioCriador e administrador do Blog Cyber Project http://cyberprotuto.blogspot.com.br/