lição 13 (1° 14) o legado de moisés

26
Assembléia de Deus Ministério Shekinah Lição 13 – 30/03/2014

Upload: pr-andre-luiz

Post on 09-Jul-2015

594 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Lição 13 – 30/03/2014

Page 4: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Deuteronômio 34:10-12 10-E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;11-Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.12-E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.Hebreus 11:23-2923-Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.24-Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,25-Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;26-Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.27-Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.28-Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.29-Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – Dt 34.10-12 / Hb 11.23-29

Page 5: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

I. – OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS1. As palavras de despedida. 2. Moisés incentiva o povo a meditar na Palavra. 3. Moisés vê a Terra Prometida e morre. 4. Moisés nomeia seu sucessor (Dt 31.1-8)II. – MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL1. Homem de Deus. 2. Homem de oração. 3. Homem de fé. III. – APRENDENDO COM MOISÉS1. A cultivar comunhão com Deus .2. A ter comunhão com outros crentes.3. A aceitar o ministério de líderes piedosos.4. A ter cuidado com os inimigos. Esboço da Lição

Page 6: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Moisés nasceu quando Israel estavacativo no Egito, durante os terríveisdias em que Faraó ordenou que todosos recém-nascidos israelitas do sexomasculino fossem mortos (Êx 1.15,16).Casou-se com Zípora, filha de Jetro,sacerdote de Midiã, descendente deAbraão (Gn 25.1,2).Ele teve uma comunhão especial com oSenhor e nas Escrituras Sagradas érepetidamente chamado de "servo deDeus", pois "foi fiel em toda a suacasa" (Hb 3.5). Nos último livro doAntigo e do Novo Testamento, Moisésé citado de "meu servo" (Ml 4.4), e"Moisés, servo de Deus" (Ap 15.3).Moisés é uma figura tipológica deCristo.

Revista CPAD

Moisés figura junto a Abraão e Davi como um dos três maiores personagens do AT. Libertador, dirigente, mediador, legislador, profeta, e foi sobretudo um grande homem de Deus. Autor de cinco livros (Pentateuco), foi um dos mais célebres e mais bem preparados escritores veterotestamentário, cujas obras são citadas em praticamente todos os livros da Bíblia, e com isso nos deixou um grande legado.Hb 11.23-29 – O livro de Êxodo apresenta-nos a história de Moisés, o grande heroi de Deus. D. L. Moody disse que Moisés gastou…(A) – 40 anos no Egito pensando que era alguém;(B) – 40 anos em Midiã aprendendo que não era ninguém; e(C) – 40 anos no deserto descobrindo o que Deus pode fazer por meio de um ninguém.

Comentário

Page 7: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

O Aurélio define legado como: “dádiva deixada em testamento, aquilo que alguém transmite a outrem ou a posteridade” também pode ser do Latim “legatu” que significa: “embaixador, enviado” (FERREIRA, 2004, p. 1190). Podemos ainda dizer que um legado pode ser constituído por alguma coisa imaterial, ou seja, uma herança cultural, linguística, intelectual. Este grande líder deixou uma espantosa coletânea de escritos, que incluem poesia (Jó, Salmo 90), prosa literária com fundo histórico (Gênesis, Êxodo, Números), genealogias (Gênesis, capítulos 5, 11, 19, 22, 25) e um notável código de leis chamado de Lei de Moisés (Êxodo, capítulos 20-40; Levítico; Números; Deuteronômio).

Page 9: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

O ministério de Moisés chegaria aofim em breve. Consciente destefato, ele se despede ensinando oseu povo a guardar as leis. Nocapítulo 32 do livro deDeuteronômio, temos o últimocântico de Moisés. O servo doSenhor se despede com adoração elouvor.Moisés de forma bem didática fazum resumo de toda a história deIsrael em forma de cântico. Ele "fezo povo lembrar de seus erros, a fimde que não mais os repetisse esuscitou a nação a confiar apenasem Deus".

Revista CPAD

Quando preparava seus últimos escritos eleinsistiu na lei do altar e na espiritualidade dareligião com Deus como o grande meio de superarestes defeitos, por aprofundar a vida moral de umlado, e doutro conservando a pureza na adoraçãoe na doutrina, reunindo o povo numa só nação, efazendo da sua própria religião um espetáculomais grandioso que as cerimônias em santuáriospagãos; veja Deuteronômio. Depois de sua mortea grandeza de Moisés foi universalmentereconhecida (Jr 15. 1; Hb. 3. 2). Teve, além domais, a distinta honra de reaparecer comorepresentante da lei no V. T., ao lado de Elias querepresentava os profetas, em conversação comJesus no monte da transfiguração (Mt 17.3,4). —(Dicionário da Bíblia de John D. Davis)

Comentário

Page 10: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Moisés era um homem que amavaos preceitos divinos. Antes de suapartida ele incentiva e reforça a ideiade que os israelitas precisavam ouvire obedecer às ordenanças de Deus, afim de que prosperassem enquantonação. Sabemos que todos queamam e meditam na lei de Deus sãobem-aventurados (Sl 1.1-6).

Revista CPAD

O que é a meditação cristã?É refletir na Palavra de Deus com uma atitude de obediência. A Bíblia diz em Josué 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." A meditação cristã é concentrar os nossos pensamentos nos planos de Deus. A Bíblia diz em Salmos 1:2 "Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite." Jesus deu-nos um exemplo de como meditar e orar. A Bíblia diz em Lucas 5:16 "Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava." A meditação dá-nos entendimento. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:7 "Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo."

Comentário

Page 11: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Antes de morrer, Moisés Abençoou cada umadas tribos de Israel (Dt 33.1-29). Ele lutou emfavor do seu povo e o amou até os últimosdias de sua vida. Ele foi fiel a Deus e à suanação em tudo. Por ocasião de sua morte,por ordem de Deus, Moisés sobe até omonte Nebo e dali avista toda a TerraPrometida. Porém, não tem permissão paraentrar nela. Moisés havia desobedecido aDeus ferindo a rocha (Nm 20). Ali no monte,solitário, o grande legislador vai se encontrarcom o seu Deus. Ele foi sepultado peloSenhor em um vale na terra de Moabe,todavia, o local nunca foi revelado a ninguém(Dt 34.6). Certamente Deus quis evitar que olocal, assim como o corpo de Moisés, fossemvenerados pelos israelitas. Durante trintadias os israelitas choraram e lamentaram amorte de Moisés (Dt 34.8).

Revista CPAD

"A A Bíblia concorda que Moisés Morreu!Quem força uma possível “não morte” de Moisés, despreza textos como:“E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” Deuteronômio 32:50“Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:7“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1,2“Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9

Comentário

Page 12: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

É necessário começar bem um ministérioe terminá-lo de igual forma. Moiséspreparou Josué para que este fosse o seusucessor. O Legislador de Israel tinhaconsciência de que seu ministério um diafindaria. É muito importante que o líderdo povo de Deus tenha esta consciência eprepare os seus sucessores ainda em vida,assim como fez Moisés (Dt 34.7-9).

Revista CPAD

Moisés preparou Josué para a gigantesca tarefa que

havia à frente. Foi por idênticas razões que JESUS

preparou os Seus apóstolos. Todos aqueles cuja vida fica

envolvida na sua tarefa esforçar-se-ão para prover uma

liderança adequada aos seus continuadores, pois a

grande preocupação de um líder religioso deve ser a

sucessão de homens piedosos que haverão de segui-lo”

(Henry H. Shires, in loc.). Cf. Jos. 1.5, onde Josué repetiu

essas palavras de encorajamento a outros líderes.

“Nessas palavras, Moisés entregou formalmente a

incumbência de dirigir o povo de Israel a Josué, que

deveria liderá-los na travessia do Jordão e além” (Ellicott,

in loc.). Israel enfrentaria adversários muito mais fortes,

mas não precisaria ficar desencorajado, porquanto um

poder mais do que adequado tinha sido posto à

disposição deles para cumprirem a contento a sua

missão

Comentário

Page 14: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

No final de sua carreira, Moisés échamado nas Escrituras de "homem deDeus" (Dt 33.1). Ele é também pastor elíder do povo de Israel sob a mão deDeus (Sl 77.20). Assim, Homem de Deus éo homem a quem Deus usa como Elequer.

Revista CPAD

O braço poderoso de Deus se ergueu, e as águas foram divididas. Um caminho se formou no meio do mar, e os homens, admirados, seguiram por aquele caminho em segurança. O Pastor divino não perdeu uma única ovelha (Cf. Sl 23; 78.52; 79.13; 100.3). Quanto à liderança do Senhor durante o Êxodo, ver Êx 13.21; 15.13 e 78.52,53. Quanto à liderança de Moisés e Arão, ver Nm33.1. Cf. Os 12.13; Is 63.11,12 e Mq 6.4. Nos países orientais, o pastor lidera, em vez de tanger as ovelhas. O povo de Israel não teria atravessado o mar Vermelho se Yahweh não houvesse seguido à frente deles, tornando aquela vereda um caminho possível e seguro. CHAMPLIN, Russell Norman,

Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos.

pag. 2291.]

Comentário

Page 15: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

A vida de intensa oração de Moisésresultou em força, coragem,destemor, sabedoria e humildade,pois o povo de Israel era na épocamuito desobediente, murmurador ecarnal. Moisés era um homem muitoocupado com seus encargos, masconseguia levar sempre muito tempoem oração intercessória pelo povo.Era com a sabedoria do Alto queMoisés orava. Um exemplo dissoestá em Êxodo 33.13, quando ele diz:"rogo-te que [...] me faças saber oteu caminho". No versículo 18, eleora em continuação: "Rogo-te queme mostres a tua glória".

Revista CPAD

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:16)

Comentário

Page 16: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Essas duas orações não devem serinvertidas pelo crente, como algunsfazem por imaturidade oufanatismo.., Moisés intercedeudiante do Senhor pedindo paraentrar na tão sonhada TerraPrometida, mas Deus negou essepedido (Dt 3.23-25). Oremos sempreuns pelos outros, inclusive pelosdesconhecidos. Intercedamos "portodos os homens" (1 Tm 2.1), a fimde que alcancem a eterna Jerusalém.

Revista CPAD

23 Também eu pedi graça ao Senhor no mesmo tempo, dizendo:24 Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?25 Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! Dt 3.23-25

Comentário

Page 17: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Moisés agia por fé em Deus (Hb 11.24-29), daí, a quantidade de milagresrealizados pelo Senhor através dele.Seus pais foram campeões da fé (Hb11.23), pois a fé em Deus operamilagres (Mt 17.18-21; At 3.16; 6.8;).Um dos dons espirituais é o da fé (1 Co12.9); fé para operar maravilhas.Moisés e Arão realizaram muitosmilagres perante Faraó e seus oficiaisno período que precedeu a saída deIsrael do Egito (Êx 4-12) Esses milagresem forma de catástrofes tinham porobjetivo demonstrar publicamente queos deuses do Egito nada eram diantedo Deus verdadeiro e único de Israel(Êx 12.12; Nm 33.4).

Revista CPAD

Hb 11.26-29: “Pela fé deixou o Egito… Pela fécelebrou a páscoa e a aspersão do sangue… Pela fépassaram o Mar Vermelho, como por terra seca”. Foia fé que capacitou Anrão e Joquebede a esconderMoisés, já nascido […] três meses […] porque viramque era um menino formoso; e não temeram omandamento do rei (Ex 2.2ss). verdadeira fé sempresai do Egito. Ela nunca fica. Na verdade, o versículo27 é tanto um prefácio como uma apresentaçãoprévia desta seção, que consiste em esboçar ospontos altos da migração do Egito para Canaã. Ahistória aqui não é de todo brilhante; uma descrençavergonhosa tornou a história acidentada, comconsequências trágicas. Os cristãos hebreus têm sidolembrados deste fato com muita intensidade. Mas aatenção agora está no fato de que a nação nuncateria sido liberta da escravidão, e nunca teria entradoem Canaã, se não fosse por aqueles que tiveram fé.

Comentário

Page 18: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Revista CPAD

1. A cultivar comunhão com Deus. 2. A ter comunhão com outros crentes.3. A aceitar o ministério de líderes

piedosos.

Page 19: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

"Cultivar" Significa incentivar,preparar para o crescimento. Muitoantes de as primeiras floresaparecerem ou os sinais do frutoserem vistos, muito foi feito parapreparar a planta para o frutoesperado. O lavrador cuida daplanta com zelo para que esta sejamais produtiva. Este processo decarinho e atenção é o cultivo É emnossa relação com Deus, mediantea comunhão contínua, que nossavida é mudada e desenvolvida emdireção à realização plena.

Revista CPAD

Há uma comunhão com Deus, por meio do Espírito, O espírito humano é capaz de ter comunhão com o Espírito Santo. Paulo, por mais de cento e sessenta vezes, falou em estarmos em Cristo, retratando, com essas duas palavras, a nossa comunhão mística (1Co 1.4). A comunhão não tem apenas a dimensão humana, do homem com homem; também tem a dimensão divina, do homem com Deus. O trecho de Efésios 4.1-6, e vários trechos paralelos, dão-nos esse ensino. Diz 1João 1.3: «… a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo… o Espírito Santo reside em nós e nos confere comunhão divina (João 14.16 ss). Cristo é a vinha, e nós somos os ramos, pelo que devemos pensar em uma comunhão orgânica (João 15). Há a comunhão do Espirito (Fp2.1 ss). «A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. (2Co 13.13).

Comentário

Page 20: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Como filho de Deus, você desfrutade plena comunhão com o Pai, oFilho e o Espírito Santo? Cultive,como Moisés, esta comunhão,passando mais tempo com Deus emoração, leitura da Palavra eadoração. Moisés foi um homemque cultivou uma comunhãobastante íntima com Deus.

Revista CPAD

Comentário

Page 21: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Através da vida de comunhão com ossantos, você é incentivado a viver a vidacristã saudável e abundante. Os primeiroscristãos tinham comunhão diária entre si(At 2.46). Não admira que suas vidasfossem testemunhos poderosos doEvangelho e fizessem com que as pessoastivessem sede de salvação. Havia umacolheita diária de almas, à medida que oSenhor acrescentava à igreja os que iamsendo salvos (At 2.46,47). Moisés prezavapela comunhão em família e com todo opovo de Deus. Sigamos de perto o seuexemplo e busquemos a comunhão comos nossos irmãos, pois estamos tambémtodos caminhando rumo à TerraPrometida.

Revista CPAD

ComentárioAt 2.46 É verdade, porém, que ao mesmo tempo tinham necessidade de seus próprios encontros: “Partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com regozijo e singeleza de coração.” Essas reuniões nas refeições comunitárias caracterizavam-se pela “regozijo e singeleza de coração”. Com certeza deram pouca atenção ao cardápio! Essa alegria jubilosa não era um contraste para o “temor”, nem sequer era limitada apenas pelo temor, mas, exatamente como o “temor”, constituía o efeito da presença plena de Deus. Sempre deixamos de ver a verdade quando separamos em Deus a justiça e o amor, a seriedade e a bondade. Por isso sempre perdemos a alegria profunda quando perdemos o temor diante de Deus. Pelo Deus vivo revelado em Jesus, em Sua cruz e ressurreição foram-nos dados gratidão efusiva e santo respeito.

Page 22: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Os líderes são instrumentos de Deuspara alimentar e nutrir seu povo.Efésios 4.11-13 enfatiza que opropósito dos ministérios deapóstolos, profetas, evangelistas,pastores e doutores na igreja éedificar o povo de Deus. Efésios 4.11-13 enfatiza que o propósito dosministérios de apóstolos, profetas,evangelistas, pastores e doutores naigreja é edificar o povo de Deus.

Revista CPAD

Comentário

Devemos a Cristo o fato de termos ministros do evangelho”, diz Calvino. A Igreja pode indicar homens para diferentes trabalhos e funções, mas, a menos que tenham os dons do Espírito e sejam, portanto, eles mesmos os dons de Cristo à Sua Igreja, sua indicação será sem valor. A expressão também “serve para lembrar aos ministros que os dons do Espírito não são para enriquecimento pessoal, e sim para enriquecimento da Igreja” (Allan).

Page 23: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Quando você aceita e aplica osensinos de Deus, que nos sãoproporcionados por meio dos líderesque Ele chamou, você é levado a umlugar de maior fertilidade e decrescimento (Ef 4.16). Toda vez queos hebreus deixavam de obedecer aMoisés eles pecavam e eramgrandemente prejudicados. QuandoMiriã se rebelou contra a liderançade Moisés, seu irmão, ela ficouleprosa e o povo todo não pôdepartir. Todos ficaram retidos peladesobediência de uma única pessoa.

Revista CPAD

Comentário

Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Êx 18.19-22

Page 24: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Ao entrarem na Terra Prometida, osisraelitas tinham de destruir asnações ímpias que ali viviam. Esseera o plano de Deus, mas Israel nãoo seguiu. Em consequência disso, opovo de Israel foi seduzido pelosmaus caminhos desses povos (Sl106.34-36). Essa experiência é umaviso para nós. Cuidado com oInimigo e as suas propostas. Vigiepara que você e sua família nãosejam seduzidos pelas coisas destemundo. O mundo e a suaconcupiscência é passageiro, mas osvalores de Deus e a sua Palavra sãoeternos.

Revista CPAD

Comentário

Quanto a isso, ver Dt 7.1-5 e 20.10-18. Sl 106.35Antes se mesclaram com as nações. Israelcontinuou a mesclar-se com os povos em derredor,aprendendo más ideias e maus hábitos,especialmente a idolatria e a variedade de pecadosque sempre a acompanha. Essas práticas eramimorais, incluindo prostituição sagrada e atésacrifícios infantis (vss. 37-40), a mais terrível detodas as práticas associadas à idolatria (ver arespeito no Dicionário) Os pagãos os engaiolaramcomo pássaros e os fizeram transformar- se em umpovo pagão (Jz 2.3; Êx 23.33; Dt 7.16). Josué eoutros homens de Deus avisaram acerca do queestava acontecendo (Js 23.12,13), mas os filhos deIsrael não atentaram para essas advertências. Oscasamentos mistos promoviam a corrupção geral(Dt 7.3.4). Sl 106.36 Deram culto a seus ídolos. Aidolatria era o pior dos pecados de Israel,

multifacetado e mortífero para o espírito.

Page 25: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

(1) - Suportou murmurações (Ex 15:24);(2) - Alimentou uma multidão (Ex 16:15-16);(3) - Teve seu rosto iluminado (Ex 34:35);(4) - Os irmãos estiveram contra ele (Nm 12:1);(5) - Intercedeu pelo povo (Ex 32:32);(6) - Escolheu 70 auxiliares (Nm 11:16);(7) - Esteve a sós com Deus 40 dias em jejum (Ex 24:18);(8) - É chamado de Servo do Senhor (Ex 14:31);(9) – Foi fiel em toda sua casa (Nm 12:7; Hb 3:5)(10) – Foi chamado de homem de Deus (Dt 33:1)(11) - Profeta que não teve igual (Dt 34:10-11)(12) Foi chamado de o escolhido de Deus (Sl 106:23)(13) - Foi difamado e invejado pelos próprios irmãos; era humilde; tinha uma comunhão extraordinária com Deus; tinha um relacionamento íntimo com Deus; tinha um amor fraternal ao orar pelos seus difamadores e Deus atendia as suas súplicas (Nm 12:2-3, 6, 8, 13, 14)(14) – Pronunciou palavras de encorajamento para o seu sucessor - Dt 31:1-3, 7-8, 23.(15) – Mesmo sabendo que ia morrer, preocupou-se com o futuro do seu povo - Nm 27:12-17;

Page 26: Lição 13 (1° 14) o legado de moisés

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Revista CPAD

Moisés cumpriu sua carreira com fé em Deus, coragem e determinação. Em tudo ele buscou ser fiel ao Senhor. Sigamos o exemplo deste líder a fim de que possamos viver com sabedoria e a agradar a Deus em toda a nossa maneira de viver.