a cruz e seus horrores

26
A CRUZ E SEUS HORRORES

Upload: casa

Post on 09-Jul-2015

79 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A cruz e seus horrores

A CRUZ E SEUS HORRORES

Page 2: A cruz e seus horrores
Page 3: A cruz e seus horrores

Meditação:

A Cruz é o Centro da Vida Cristã individual prática;pois, caso contrário, jamais existirá vida plena comDeus.

Page 4: A cruz e seus horrores

Mateus 16:24-25: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser virapós mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a suacruz, e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a suavida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor demim, achá-la-á.

Page 5: A cruz e seus horrores

Leituras recomendadas

Lucas 23:33-36Mateus 16:24-27Galatas2:18-20

Page 6: A cruz e seus horrores

A Cruz no Velho Testamento

Símbolo do altar de Bronze que, nas revelações do VT pertinentes ao Tabernáculo, ficava no pátio do Tabernáculo, logo após a porta da entrada. Não havia como prestar culto a Deus no pátio (lugar de sacrifícios mortos e queimados, que, uma vez colocados sobre a lenha acesa sobre o altar, venciam o poder da morte contra o pecador), no santuário ou lugar Santo dos Santos sem antes passar diante do grande altar de bronze.(Ex 38:1ss)

Page 7: A cruz e seus horrores

A Cruz no Velho Testamento

Altar de Bronze

Page 8: A cruz e seus horrores

A Cruz no Velho Testamento

Tabernáculo no Deserto

Page 9: A cruz e seus horrores

A Cruz no Velho Testamento

Santos dos

Santos

Page 10: A cruz e seus horrores

Nota:

É impossível seguir o Todo-Poderoso Senhor, cultuá-Lo e Servi-Lo sem a presença do Calvário, SIM! Assim como o Altar de Bronze cancelava a morte contra o crente pecador, uma vez que o crente pecador depositava um sacrifício específico sobre o mesmo e esse sacrifício representava o próprio crente, igualmente o Calvário completa na Nova Aliança! Calvário sem Jesus e seus respectivos serviços para Deus-Pai não possui história.

Page 11: A cruz e seus horrores

É impossível seguir o Todo-Poderoso Senhor, cultuá-Lo e Servi-Lo sem a presença do Calvário.

Page 12: A cruz e seus horrores

Nota:

Jesus deu notoriedade ao Calvário. Sem a presença de Jesus na cruz e o seu sangue derramado, o Calvário jamais teria lugar na história da humanidade. Seria um lugar a mais na terra. Não seria lembrado nunca. O que completa o Calvário é a cruz, o fluir do sangue de Jesus, a morte Dele, as zombarias do povo, a sede de morte nos olhos dos romanos e hebreus, vinagre para aplacar sede...Assim como a história da libertação e da salvação eterna começam no Calvário, a vida do cristão também começa exatamente lá, NO CALVÁRIO.

Page 13: A cruz e seus horrores

O que completa o Calvário é a cruz...

Page 14: A cruz e seus horrores

...o fluir do sangue de Jesus, a morte Dele...

Page 15: A cruz e seus horrores

...as zombarias do povo, a sede de morte nos olhos dos romanos e hebreus, vinagre para aplacar sede....

Page 16: A cruz e seus horrores

...Assim como a história da libertação e da salvação eterna começam no Calvário...

Page 17: A cruz e seus horrores

...a vida do cristão também começa exatamente lá, NO CALVÁRIO.

Page 18: A cruz e seus horrores

2-A CRUZ:

A Cruz no VT, nos domínios da Velha Aliança, está patente no altar de Abel Gn 4:1ss) – nas mãos de Deus, ao matar animais inocentes para cobrir a nudez de Adão e Eva (Gn3:21) – no altar de Abraão sobre a pedra de Moriah(Gn 22:1ss).

Page 19: A cruz e seus horrores

3-A Cruz e o filho de Maria.Os Rituais da Cruz.

A crucificação era antecedida por açoites cruéis sobre o corpo físico do réu, dilacerando-o até que a vítima chegasse ao lugar da crucificação. Ao chegar onde seria morto o réu era 100% maltratado. Após os açoites, desferidos de forma cruel por um militar de avantajada força física, o réu recebia o patíbulo da cruz sobre os ombros (cerca de 50 quilos de madeira).

Page 20: A cruz e seus horrores

3-A Cruz e o filho de Maria.Os Rituais da Cruz.

Em alguns países orientais, a Pérsia, por exemplo, o réu levava a cruz sobre os ombros.No lugar da execução, o réu deitava-se com os braços esticados no patíbulo – suas mãos eram pregadas na altura do punho com pregos de 24 centímetros de comprimento e diâmetro de 2 centímetros. Logo após, erguia-se o patíbulo que era pregado num poste de 2 metros de altura – esse poste era chamado de “estipe” Ou Haste Vertical.

Page 21: A cruz e seus horrores

Nota:Até que cheguemos ao Calvário, e, essa chegada ao Calvário precisa ocorrer exatamente no mesmo tempo em que é decidida a nossa crucificação, os açoites na nossacarne serão sempre inevitáveis e cruéis! Nossa carne ( isto é nossa natureza carnal) precisa sofrer pancadas, feridas, golpes cruéis. Traduzindo: “desejos incríveis da carne e de adoração, se agentes do mundanismo, além de provocações satânicas irão nos desafiar para que o aceitemos e, nós, cristãos, candidatos á morte cruel, caso queiramos viver com Cristo. Gálatas 2:20, precisamos dizer: NÃO! NÃO! NÃO” Antes que chegue o Calvário, a dor já mostra-se intensa.Mt 5:7:27 – 2 Co 6:14-18 ; 2 Tm 3:10-14.

Page 22: A cruz e seus horrores

4- O Filho de Deus, o Primeiro Homem que Venceu a Cruz.

1 Co 1:18-20:18- Porque a palavra da Cruz (O Filho de Deus e a Sua mensagem de salvação eterna) é loucura para os que perecem (há crentes que não suportam a real doutrina da cruz – até “aceitam” o Senhor Jesus Cristo – a Cruz, não, é Loucura de crentes, loucura de fanáticos desprovidos de cultura, algo dispensável, descartável); mas para nós (isto é para os membro da Igreja de Jesus, o Corpo Dele), que somos salvos (ou seja, para aqueles que são chamados á Salvação Eterna), é o poder de Deus.

Page 23: A cruz e seus horrores

4- O Filho de Deus, o Primeiro Homem que Venceu a Cruz.

1 Co 1:18-20:19- Porque está escrito (Isaías 29:14): Destruirei a sabedoria dos sábios ( aqueles que, através de filosofias vãs, absurdas, etc, revelam a vida, a religião, a salvação eterna do homem pecador – são os moralistas racionais e nada mais que racionalistas – acreditam no poder da razão humana), e aniquilarei ( isto é, reduzirei a nada) a inteligência dos INTELIGENTES (inteligência “dos inteligentes” é propriedade pessoal, cabedal de vaidades e culto ao “eu”). (Leiam com atenção 1 Co 3:18-20:

Page 24: A cruz e seus horrores

4- O Filho de Deus, o Primeiro Homem que Venceu a Cruz.

1 Co 1:18-20:20- Onde está o sábio? (isto é, para onde irão os argumentos e as filosofias do sábio diante da palavra da cruz?) Onde está o escriba? (ou seja, e os legisladores e doutores do sistema de leis morais, espirituais, religiosas, etc. que não têm Jesus Cristo como dogma maior ou padrão fundamental, regra, fundamento, alicerce?) Onde está o inquisidor deste século? (isto é, em que posição ficará o poder de persuasão dos grandes oradores, daqueles que comentam a vida secular e futura com grande e extraordinária sabedoria meramente humana e convencem multidões.

Page 25: A cruz e seus horrores

Continuação...

Como ficarão diante da palavra da cruz: Jesus e as Suas insondáveis riquezas geradoras de vida eterna?) Por ventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? (isto é, Jesus Cristo, o Filho de Deus, alvoroçou a razão < a cabeça> alienada de doutores, sábios gregos <os melhores> mestres em religião, doutores em filosofias, etc., etc. Como entender pessoas literalmente distintas de caráter e que têm como parâmetro de vida a cruz calvária e o sangue de Jesus que foi derramado lá no Gólgota. Há quase 2.000 anos passados? Como?

Page 26: A cruz e seus horrores

Finalizando:

Novo Nascimento, insistimos, começa com uma cruz fincada dentro do próprio crente. Uma cruz fincada nos domínios dos sentimentos. Cruz é renúncia, é domínio próprio, é dizer “não” aos erros e pecados, é abdicar do uso de um direito em prol de vida com Deus, é andar direcionado pelo Espírito, é desistir de desejos que comprometem a reputação moral e espiritual, é afeto natural santificado, AMÉM!!!