6 aula preconceitos

17
Mocidade Espírita Chico Xavier 07-06-2013 Aula - Preconceitos Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva Tânia Mara Lima Dias Endereço: Rua Silviano Brandão, 419 Centro Machado MG

Upload: sergio-lima-dias-junior

Post on 03-Jul-2015

856 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6   aula preconceitos

Mocidade Espírita Chico Xavier

07-06-20136º Aula - Preconceitos

Facilitadoras: Scheila Fássio Lima de Paiva

Tânia Mara Lima DiasEndereço:

Rua Silviano Brandão, 419 – CentroMachado – MG

Page 2: 6   aula preconceitos
Page 3: 6   aula preconceitos

O que significa preconceito?

Preconceito é um pré; antes conceito; pensar,julgar, então resumindo, é um julgamento sem conhecer.Com esse falso conceito muitas vezes maltratamos o próximo e nem pensamos nas consequências daquele ato. No mundo existem muitas formas de preconceito, porém o mais comum é por causa da pessoa ser de uma etnia diferente, ou por ter uma religião diferente da nossa, por ter a cor da pele diferente, por ser de outra classe social.

Page 4: 6   aula preconceitos

Lembrar Sempre

Evangelho Segundo Espiritismo XVII

DeverO dever é a obrigação moral, diante de si mesmo

primeiro, e dos outros em seguida.

Teu primordial compromisso é contigo mesmo, a tua tarefa mais importante na Terra,para qual é o único preparado,é desenvolver tua individualidade,no transcorrer da tua longa jornada.

( Hammed )

Page 5: 6   aula preconceitos

Alguns Tipos de Preconceitos

• Preconceito Racial

• Preconceito Sexual

• Preconceito Social

• Preconceito em relação à religião

• Preconceito em relação à mulher

• Preconceito em relação aos deficientes

• Preconceito em relação aos Idosos

• Bullying

Page 6: 6   aula preconceitos

Preconceito Racial

O Racismo é a tendência o pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância a noção da existência de raças humanas distintas superiores umas ás outras.É um conjunto de opiniões pré concebidas entre os seres humanos, isto faz com que alguns acreditem ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial.

Page 7: 6   aula preconceitos

Preconceito Sexual

O Preconceito Sexual, é discriminar alguém pela sua escolha sexual. Homossexuais e bissexuais, são agredidos por não serem “iguais” às regras da sociedade. Muitas pessoas, escondem a sua opção sexual, simplesmente por medo, pois temem serem discriminados pelos outros, e sofrerem de insultos, brincadeiras e apelidos indesejáveis.

Page 8: 6   aula preconceitos

Preconceito Social

O Preconceito Social, esta muito na moda pelo fato de que as pessoas mais bem na vida discriminam os mais pobres, por exemplo: “Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo, “isso é coisa de pobre”.

Page 9: 6   aula preconceitos

Preconceito em relação à religião

Existem vários tipos de preconceito em relação à religião, pois nem toda a gente é crente, existe várias “rivalidades” entre diferentes tipos de religião.

Page 10: 6   aula preconceitos

Preconceito em relação à mulher

O preconceito em relação as mulheres, é denominado por machismo existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa.

Page 11: 6   aula preconceitos

Preconceito em relação aos deficientes

O preconceito em relação aos deficientes, seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito… é só sair na rua que olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagiosa.E não é só de olhar torto que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõem a ajudar.Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceitar pela comunidade.

Page 12: 6   aula preconceitos

Preconceito em relação aos Idosos

• Estudos recentes revelam que o fenômeno da violência contra as pessoas idosas está aumentando, há uma certa desvalorização da experiência e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradição e dos valores morais. O estatuto social do idoso está fragilizado e os estigmas sobre a velhice ameaçam transformar o idoso num ser descartável. O próprio idoso, por pressão do estigma, sente-se muitas vezes ultrapassado, acha que já teve a sua época e que agora não serve para mais nada.

Page 13: 6   aula preconceitos

Bullying

Conjunto de maus-tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.

Page 14: 6   aula preconceitos

Diferenças São defeitos?

A beleza da vida está no ato de todos serem diferentes e terem algo de novo a nos ensinar.Compete-nos abrir para esse mundo novo de vivências altruístas e alteritárias.É o desafio de conviver bem com a particularidade alheia,sem querer adaptá-la á nossa visão pessoal.

Altruísta: Ação de ajudar a outra pessoa sem segundas intenções, a não ser o de bem estar do mesmo.

Alteridade:É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.

Page 15: 6   aula preconceitos

A convivência fraterna é a porta de entrada para o mundo de regeneração. Sem aprendermos a construir uma relação pacífica com os diferentes e suas diferenças, será muito difícil regenerar nossos costumes e nossas atitudes.

Os julgamentos que tecemos a respeito das diferenças e dos diferentes são alicerçados na idéia do certo e do errado, conforme nossos padrões de vida. Aquilo que não se encaixa em nossa aprovação se torna defeito e pode ser passível de conflito, rejeição e indiferença (a negação da diferença).

Do livro: Diferenças não são DefeitosMédium: Wanderley Oliveira

Pelo espírito: Ermance Dufaux

Page 16: 6   aula preconceitos

Até onde pode nos levar o preconceito

Índio é incendiado em Brasília

• Cinco rapazes de classe média alta de Brasília atearam fogo, na madrugada de ontem, no corpo do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, 45 anos, que está em coma, com poucas chances de sobreviver. Eles confessaram a agressão e estão detidos. Galdino, conselheiro da tribo pataxó hã-hã-hãe, dormia num ponto de ônibus da quadra 703 Sul, depois de ter participado de uma festa pelo Dia do Índio, quando foi atacado. Na quinta-feira, participaria da marcha do MST. Um dos agressores é filho de um juiz federal e outro, enteado de um ex-ministro do Superior Tribunal Eleitoral. O advogado Evandro Castelo Branco Pertence, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, que passava pelo local, socorreu Galdino, que ficou com 95% do corpo queimado. Familiares e vizinhos dos rapazes – um deles menor – manifestaram-se surpresos, pois os cinco aparentavam comportamento normal

• (Jornal do Brasil).Quarta-Feira,28 de Maio de 2008

Page 17: 6   aula preconceitos

Reflexão

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Albert Einstein

“A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”

Denis Diderot

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”

Bob Marley

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

Martin LuTher King

“Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.”

Jean Jacques Rosseau

FIM