preconceitos diante a sociedade

17
Preconcei to Giovanna Domingues N°02 Jonas Imai N°04 Samara Luz N°16 [email protected]

Upload: samara-luz

Post on 21-Jun-2015

2.618 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Preconceitos diante a Sociedade

Preconceito

Giovanna Domingues N°02Jonas Imai N°04Samara Luz N°[email protected]

Page 2: Preconceitos diante a Sociedade

DEFINIÇÃO

Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.

As principais formas de preconceito são: racial, social, sexual e religioso.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Page 3: Preconceitos diante a Sociedade

RACIAL

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos

com características físicas hereditárias, traços de caráter, inteligência e

manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes.

Page 4: Preconceitos diante a Sociedade

RACIAL

O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que foi utilizado para justificar a

escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e

as atrocidades que ocorreram ao longo da

história. 

Racismo: É uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas.

Page 5: Preconceitos diante a Sociedade

SOCIALPreconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito acontece quando alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida entre outros.

Sobre o modo de se vestir há vários preconceitos. Quando uma pessoa com roupas simples e desgastadas, ou mal vestida entra em uma loja os funcionários do local muitas vezes não a atendem ou agem com frieza, pois pensam que o cliente é um ladrão ou não tem dinheiro para comprar os produtos ou serviços da loja.

Page 6: Preconceitos diante a Sociedade

SOCIALUm bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Pode-se perceber claramente que há a formação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Isso é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente. Bullying: É um termo

utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Page 7: Preconceitos diante a Sociedade

SEXUAL

É discriminar alguém por ser homem ou mulher ou por sua orientação sexual.

Durante muitos anos, as mulheres tiverem que buscar por direitos iguais em uma sociedade machista. Nos dias atuais o papel das mulheres, estão em constante transformação, porém com várias conquistas apesar da dupla jornada de trabalho, mas hoje possuem um espaço bem definido na sociedade.

Page 8: Preconceitos diante a Sociedade

SEXUALOutra questão são os Homossexuais e bissexuais que são agredidos por não serem "iguais" às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientação sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem.

A maioria das sociedades contemporâneas são heterossexistas e imaginam que a heterossexualidade é a única manifestação do desejo sexual, interpretando as demais manifestações como dignas de sanção moral.

Homofobia: É uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra transexuais e pessoas intersexuais.

Page 9: Preconceitos diante a Sociedade

RELIGIOSOO Preconceito religioso é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros.

Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e as práticas religiosas de outros. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou outra.

Page 10: Preconceitos diante a Sociedade

RELIGIOSOA perseguição religiosa atingiu níveis nunca vistos antes na história durante o Século XX, quando os nazistas desenvolveram métodos industriais de extermínio em massa e eliminaram milhões de judeus e outras etnias indesejadas pelo regime.Hoje em dia, um dos maiores exemplos de preconceito religioso são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.

Page 11: Preconceitos diante a Sociedade

Islaminsmo

 

Evangélico

Espiritualismo

Budismo

Católico 

Hinduismo

 

REPRESENTANTES RELIGIOSOSCelebração Ecumênica

Page 12: Preconceitos diante a Sociedade
Page 13: Preconceitos diante a Sociedade

DIGA

NÃO

Page 14: Preconceitos diante a Sociedade
Page 15: Preconceitos diante a Sociedade
Page 16: Preconceitos diante a Sociedade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Mundo Educação Info Escola Wikipédia

Page 17: Preconceitos diante a Sociedade

Fim!

Obrigado!