4ª lista de mecânica aplicada

2
4ª Lista de exercícios Mecânica Aplicada Prof. Gilson Bispo Batista [email protected]fmt.br fisicalunar.blogspot.com.br Aluno (a): RA: Curso: semestre: Questões Engrenagens 1. Na situação esquematizada na figura, temos duas polias A e B acopladas por uma correia inextensível. Quando a polia A gira, movimenta a correia, que, por sua vez, faz a polia B girar também. Admitindo que não haja escorregamento entre a cor- reia e as polias e supondo que a polia A execute 85 rpm, calcule: a) a frequência de rotação da polia B; b) a velocidade linear de um ponto qualquer da cor- reia. (Use π = 3,1.) 2. Temos, na figura a seguir, duas polias A e B de raio R A e R B , sendo R A = 30 cm e R B = 80 cm: A polia A gira com frequência igual a 1 300 Hz, acio- nada por um motor. A polia B também gira, acionada pela polia A por meio do contato entre elas. Não há escorregamento entre as polias na região de contato. Determine com que frequência a polia B gira. 3. Duas polias, A e B, rigidamente unidas por um eixo, giram com frequência f constante, como mostra a fi- gura. Sendo R A = 2,5R B a razão a A /a B entre as acelera- ções dos pontos das periferias das respectivas polias é? Determine. 4. Duas engrenagens de uma máquina estão acopla- das segundo a figura. A frequência da engrenagem A é sete vezes maior que a de B, portanto a relação entre os raios de A e B é? Determine. 5. As polias indicadas na figura tem raios de R A =60 cm e R B =10 cm. Sabendo que f A =20 rpm, determine o número de rotações da polia B. Nota

Upload: fisicogilson

Post on 17-Sep-2015

1.236 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

4ª Lista de Mecânica Aplicada

TRANSCRIPT

  • 4 Lista de exerccios Mecnica Aplicada

    Prof. Gilson Bispo Batista [email protected] fisicalunar.blogspot.com.br

    Aluno (a): RA:

    Curso: semestre:

    Questes

    Engrenagens

    1. Na situao esquematizada na figura, temos duas polias A e B acopladas por uma correia inextensvel. Quando a polia A gira, movimenta a correia, que, por sua vez, faz a polia B girar tambm.

    Admitindo que no haja escorregamento entre a cor-reia e as polias e supondo que a polia A execute 85 rpm, calcule:a) a frequncia de rotao da polia B;b) a velocidade linear de um ponto qualquer da cor-reia. (Use = 3,1.)

    2. Temos, na figura a seguir, duas polias A e B de raio RA e RB, sendo RA = 30 cm e RB = 80 cm:

    A polia A gira com frequncia igual a 1 300 Hz, acio-nada por um motor. A polia B tambm gira, acionada pela polia A por meio do contato entre elas. No h escorregamento entre as polias na regio de contato.Determine com que frequncia a polia B gira.

    3. Duas polias, A e B, rigidamente unidas por um eixo, giram com frequncia f constante, como mostra a fi-gura. Sendo RA = 2,5RB a razo aA/aB entre as acelera-es dos pontos das periferias das respectivas polias ? Determine.

    4. Duas engrenagens de uma mquina esto acopla-das segundo a figura. A frequncia da engrenagem A sete vezes maior que a de B, portanto a relao entre os raios de A e B ? Determine.

    5. As polias indicadas na figura tem raios de RA=60 cm e RB=10 cm. Sabendo que fA=20 rpm, determine o nmero de rotaes da polia B.

    Nota

  • 6. Num sistema, duas estrelas E1 e E2 descrevem cir-cunferncias de raios r1 e r2, respectivamente, como representa a figura. Essas circunferncias tm um mesmo centro C, denominado centro de massa da es-trela dupla.

    Sabendo que E1, E2 e C se mantm permanentemente alinhados, determine, para essas estrelas, a razo:a) 1/2 entre suas velocidades angulares;b) v1/v2 entre suas velocidades lineares.

    7. A figura representa um acoplamento de trs rodas dentadas A, B e C que possuem 30, 10 e 20 dentes res-pectivamente.

    Lembrando que os dentes so todos iguais, quantas voltas d a roda A enquanto a roda C completa 10?

    8. Na figura, as rodas dentadas R1 e R3 so iguais e seus raios medem 40 cm, enquanto a roda dentada R2 tem raio igual a 22 cm. As rodas R2 e R3 giram f ixas a um mesmo eixo. A roda R1, acoplada R2, gira com frequ-ncia igual a 5 500 rpm.

    Determine:a) a frequncia de rotao das rodas R2 e R3.b) o quociente v1/v3 das velocidades escalares lineares de pontos na periferia das rodas R1 e R3 respectiva-mente.

    9. A engrenagem A, acionada por um motor, gira com velocidade angular de A=30 rad/s.

    Sabendo que RB=2RA e que RC=1,5RA, determine os sentidos de rotao e as velocidades angulares das engrenagens B e C.

    10. Num relgio, a transmisso de movimento circu-lar feita por contato. Uma engrenagem de 0,5 cm de dimetro tem perodo de 10 s e est em contato com outra engrenagem de dimetro 1 cm. Determine para a segunda engrenagem:a) O perodob) A frequnciac) A velocidade angulard) A velocidade linear de um ponto perifrico.

    O nico lugar em que o sucesso vem antes do traba-lho somente no dicionrio. Albert Einstein