45 questões 17 de agosto - quarta-feira - upvix.com.br · as frases acima expressam um dos...

14
EDUCANDO PARA SEMPRE 2º SIMULADO - 7º ANO - 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 45 Questões 17 de agosto - quarta-feira História - Ciências - Artes Nome:____________________________________________________ Turma:___________Unidade: _________________________________ DIA

Upload: vuongkhue

Post on 31-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDUCANDO PARA SEMPRE

2º SIMULADO - 7º ANO - 2016

ENSINO FUNDAMENTAL

45 Questões

17 de agosto - quarta-feira

História - Ciências - Artes

Nome:____________________________________________________

Turma:___________Unidade: _________________________________

DIA

CENTRO EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 2º TRI

1. O aluno só poderá sair para beber água ou ir ao banheiro após 40 minutos do início da prova.

2. O aluno não poderá levar a prova para casa.

3. O preenchimento do gabarito deve ser feito somente com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE

CANETINHAS DE COLORIR, COM PONTAS MACIAS (POROSAS).

4. O espaço retangular destinado à marcação deve ser totalmente preenchido, conforme esquema abaixo.

5. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

6. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e

borracha. Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido

empréstimo de material entre alunos.

7. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida, caso o

mesmo venha a ser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, colocá-lo na base do quadro durante a prova.

8. O gabarito estará disponível no site da escola no dia seguinte à aplicação da prova.

9. O prazo máximo para conferir qualquer dúvida sobre o gabarito da prova se encerra 24 horas após a aplicação

da prova.

10. O aluno poderá ser liberado após uma hora de prova.

FORMA

ERRADA DEPREENCHIMENTO

FORMA

CORRETA DEPREENCHIMENTO

É PROIBIDO COLOCAR QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

1

1. No ano de 1348, a peste negra devastou a Europa e ceifou um terço de sua população. Sobre essa doença, podemos afirmar que

a) veio da África, em virtude do comércio estabelecido por negociantes genoveses e venezianos. b) se expandiu pela Europa devido às péssimas condições sanitárias e falta de conhecimento médico. c) atingiu somente os centros urbanos, como ocorria com outra doença comum na época, a lepra. d) graças ao conhecimento de medicina da época não teve grande impacto junto à sociedade europeia. e) gerou a estagnação do comércio com o Oriente e o fechamento das fronteiras europeias para conter o

avanço da doença. GABARITO: B COMENTÁRIO: Entender as causas e efeitos da epidemia de peste negra que assolou a Europa durante o século XIV. 2. "Vamos pôr de lado a circunstância de um cidadão ter repugnância de outro; de quase nenhum vizinho socorrer o outro; de os parentes, juntos, pouquíssimas vezes ou jamais se visitarem, e quando faziam visita um ao outro, ainda assim só o fazerem de longe."

BOCCACCIO, G. "O Decamerão". São Paulo: Abril Cultural, 1981.

O trecho, extraído da obra de Boccaccio, descreve o comportamento dos moradores de Florença, atingidos pela Peste Negra em 1347. Sobre esse período, afirmamos que

a) a Peste Negra, conhecida hoje como peste bubônica, teve como elemento facilitador as péssimas condições de higiene das cidades feudais.

b) nesse momento, o comércio na Europa encontrava-se em desenvolvimento, tendo como principais pólos cidades do Leste Europeu.

c) a grande circulação de diferentes moedas por ocasião das feiras fez surgir um novo personagem que transmitia a peste.

d) a Peste Negra foi interpretada por muitos médicos e leigos medievais como um castigo divino. e) embora as cidades tenham crescido a partir do século XIV, o comércio não se tornou uma atividade

permanente. GABARITO: D COMENTÁRIO: Compreender o momento histórico, o desespero da população européia frente a peste, bem como os fatores ligados à crença na ideia do castigo divino. 3. A dissolução do Feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de

acontecimentos que geraram a chamada "crise do séc. XIV". Entre esses acontecimentos, é correto citar

a) as epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente pela falta de estrutura das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.

b) a Grande Fome, manifestada nesse século devido ao grande número de pragas que destruíam as plantações.

c) a Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Inglaterra, e que gerou inúmeras mortes. d) a Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas

mortes nas cidades. e) as epidemias - como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa. GABARITO: C COMENTÁRIO: Ter o entendimento dos elementos que, somados, determinaram a crise do Feudalismo culminando na passagem para a Idade Moderna.

Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno, para responder às próximas duas questões.

“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”.

CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.

4. A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. São elas: a) Racionalismo e Antropocentrismo b) Deismo e ceticismo. c) Teocentrismo e Racionalismo. d) Classicismo e Ceticismo. e) Teocentrismo e Heliocentrismo. GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve saber compreender as características da Modernidade em detrimento aos valores feudais, tomando como referência o Renascimento Cultural.

2

5. A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento, e uma das quais é a a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do

próprio homem. b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais. c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos

movimentos religiosos. d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da

natureza em relação ao homem. e) religião como referência dominadora dos aspectos culturais e científicos da época moderna. GABARITO: A COMENTÁRIO: Compreender a época moderna como uma era de mudança de comportamento e mentalidade para o homem europeu.

6. “O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”

(François Rabelais)

"O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais, chamadas „homem‟ e „os trabalhos da mente do homem'."

(Leonardo Da Vinci)

As frases acima expressam um dos princípios fundamentais do renascimento cultural, que é o a) Hedonismo, valorizando o prazer do homem. b) Teocentrismo em contraposição a visão estática do mundo medieval. c) Antropocentrismo, valorizando o homem em contraposição as ideias católicas medievais. d) Humanismo, valorizando a o pensamento racional. e) pensamento empírico como forma de valorização do homem. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve saber localizar a História das formas de comportamento e valores das diversas épocas, como a valorização do homem ao entrar da Idade Moderna.

7. Observe o poema abaixo: "Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o feito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram; Cesse tudo que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta".

(Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.)

Demonstra a característica do Renascimento descrita na poesia: a) o humanismo, com a valorização de grandes navegadores como Netuno. b) o racionalismo, expresso pela habilidade e o uso da técnica dos grandes navegadores. c) o hedonismo, devido ao espírito aventureiro dos navegadores. d) o resgate da cultura greco-romana, servindo de base para a exaltação dos navegadores lusitanos. e) a visão de um mundo dominado por forças divinas e, portanto, uma valorização do teocentrismo. GABARITO: D COMENTÁRIO: Compreensão dos valores do mundo greco-latino para a retomada cultural da Idade Moderna.

8. Leia a definição de renascença:

Ato ou efeito de renascer; renascimento 2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 3. Nova vida, nova existência.

(Dicionário Houaiss da língua portuguesa)

O termo “renascença” é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada

a) pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período. b) pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes. c) pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens marítimas. d) pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte. e) pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica. GABARITO: E COMENTÁRIO: Ter em mente que o Resgate da Cultura Greco-Romana foi um elemento fundamental de inspiração para a Idade Moderna.

3

9. "Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais."

(SHAKESPEARE, William. HAMLET.) O valor renascentista expresso nesse texto é

a) o antropomorfismo. b) o hedonismo. c) o humanismo.

d) o individualismo. e) o racionalismo.

GABARITO: C COMENTÁRIO: Ver no texto exposto valores fundamentais relacionados ao Humanismo Renascentista.

10. Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados, as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por

a) Henrique VIII. b) João Knox. c) João Huss.

d) João Calvino. e) Martinho Lutero.

GABARITO: E COMENTÁRIO: Estabelecer a situação da Alemanha e a propagação da reforma protestante por Martinho Lutero.

11. O apoio da burguesia à propagação da doutrina calvinista ocorreu porque a) os burgueses tinham grande interesse no enfraquecimento da Igreja Católica, no ressurgimento da

Ciência e na volta do sistema feudal de produção. b) a burguesia comercial tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa. c) ao contrário da Igreja Católica, o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que

visavam o lucro. d) os membros da Igreja Calvinista, além do próprio Calvino, poderiam ajudar financeiramente os

burgueses em suas atividades comerciais. e) os burgueses, assim como os calvinistas, apoiavam o fortalecimento da autoridade real. GABARITO: C COMENTÁRIO: Relacionar o apoio burguês ao calvinismo, que não condenava as práticas comerciais e o lucro, como a Igreja católica fazia. 12. Em relação à Contra-Reforma da Igreja católica, é correto afirmar que a) o movimento contra-reformista não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois eles acreditavam

que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa. b) ela conseguiu enfraquecer e terminar com todas as religiões protestantes já no século XVI. c) ela conseguiu instalar a paz religiosa na Europa, evitando qualquer tipo de perseguição ou conflito

religioso. d) ela retomou o Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras

descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos. e) através do Concílio de Trento, estabeleceu o respeito às novas doutrinas religiosas, como o

luteranismo e o calvinismo. GABARITO: D COMENTÁRIO: Relacionar o apoio burguês ao calvinismo, que não condenava as práticas comerciais e o lucro, como a Igreja católica fazia.

13. Principalmente a partir do século XVI, vários autores passam a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas que, através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o Absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que "os fins justificam os meios." Professou suas ideias na famosa obra

a) "O Príncipe" b) "Do Direito da Paz e da Guerra" c) "República" d) “Leviatã" e) "Política Segundo as Sagradas Escrituras" GABARITO: A COMENTÁRIO: Estabelecer a ligação das ideias de Maquiavel com sua obra O Príncipe.

4

14. Como características gerais dos Estados Modernos, que se organizavam na Europa Ocidental no período que vai do século XV ao XVIII, pode-se mencionar, entre outros, a

a) consolidação da burguesia industrial no poder e a descentralização administrativa. b) centralização e unificação administrativa, bem como o desenvolvimento do mercantilismo. c) confirmação das obrigações feudais e o estímulo à produção urbano-industrial. d) superação das relações feudais e a não intervenção na economia. e) consolidação do localismo político e a montagem de um exército nacional. GABARITO: B COMENTÁRIO: Os estados nacionais se organizavam através de uma centralização administrativa e o desenvolvimento do mercantilismo. 15. Proveniente da crise do feudalismo, o Estado Absolutista representou a organização política dominante

na sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, podendo ser caracterizado pela a) supressão dos monopólios comerciais, possibilitando o desenvolvimento das manufaturas nacionais. b) quebra das barreiras regionalistas do feudo e da comuna, agilizando e integrando a economia nacional. c) abolição das formas de exploração das terras típicas do feudalismo, tornando a sociedade mais

dinâmica. d) ascensão política do grupo burguês, que passa a gerir o Estado segundo seus interesses particulares. e) ausência efetiva de instrumento de controle, quer no plano moral ou temporal, sobre o poder do rei. GABARITO: B COMENTÁRIO: O absolutismo integra o território e a economia nacional, garantindo um centralismo administrativo. 16. A crise do feudalismo na Baixa Idade Média foi, em grande parte, consequência a) do crescimento do prestígio da Igreja, que era o sustentáculo ideológico do sistema. b) do sucesso militar do movimento das Cruzadas, e da bem sucedida expansão da sociedade feudal pelo

Oriente. c) das transformações das relações servis de produção em assalariadas, do comércio e da economia

monetária, que aceleraram as contradições internas do sistema. d) do crescimento da população europeia no século XIV e da grande oferta de mão de obra barata que

este fato gerou economicamente. e) da consolidação do localismo político, fruto direto da Guerra dos Cem anos, que favoreceu a nobreza

feudal. GABARITO: C COMENTÁRIO: A crise do feudalismo se caracteriza pelas mudanças nas relações de trabalho e pela dinamização do comércio.

17. A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como consequência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média,

a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade.

b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal.

c) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime.

e) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A crise do feudalismo gerou a dinamização da centralização política e do absolutismo.

18. Sobre a Guerra dos 100 anos (1337-1475), é correto afirmar que a) decorreu diretamente da chamada Crise do Século XIV, pois a Inglaterra e a França tinham leituras

divergentes da paralisia econômica que atingiu a Europa ocidental desde os primeiros anos desse século.

b) resultou da imediata reação da França, aliada dos reinos de Castela e Aragão, à aliança econômica e militar entre a Inglaterra e Portugal, iniciando o mais sangrento conflito bélico da Europa moderna.

c) desenrolou-se quase toda em território francês, com batalhas entremeadas por tréguas e períodos de paz, e as suas origens se ligam à sucessão do trono francês, também disputado pela Inglaterra.

d) derivou da disputa por territórios recém-descobertos por franceses no norte da África, mas que eram estratégicos para a expansão da economia inglesa, já produtora de manufaturados.

e) desenvolveu-se no contexto das reformas religiosas, obrigando cada nação europeia a se posicionar na defesa ou não do papado, fator principal do conflito bélico entre franceses e ingleses.

GABARITO: C COMENTÁRIO: O conflito entre França e Inglaterra está ligado à crise de sucessão do trono francês após a morte de Carlos V.

5

19. Os moluscos são animais que apresentam corpo mole e normalmente possuem conchas. De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas, que são

a) cabeça, membros e tórax. b) cabeça, cefalotórax e abdômen. c) cabeça, massa visceral e pé. d) cabeça, tórax e abdômen. e) cabeça, massa visceral e abdômen. GABARITO: C COMENTÁRIOS: O corpo dos moluscos é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor. 20. O filo Mollusca é dividido em sete classes, sendo as classes Bivalves, Gastrópoda e Cefalópoda as

mais conhecidas. São, respectivamente, o nome de um bivalve, um gastrópode e um cefalópode: a) Polvo, caramujo e ostra. b) Ostra, lula e caracol. c) Caramujo, caracol e polvo.

d) Mexilhão, lesma e lula. e) Lulas, caracol e ostra.

GABARITO: D COMENTÁRIOS: A classe Gastrópoda dos moluscos é representada pelos caramujos, caracóis e lesmas. A classe Bivalve, ou Lamelibrânquia, é representada pelas ostras e mexilhões. Já os polvos e lulas representam a classe dos Cefalópodes. 21. A rádula, presente em certos moluscos, tem por função a) defendê-los do ataque de outros animais. b) digerir quimicamente os alimentos. c) favorecer a locomoção. d) raspar os alimentos. e) secretar a concha. GABARITO: D COMENTÁRIOS: Os moluscos possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca, existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para a obtenção de alimentos. 22. Na escala zoológica, os primeiros animais que apresentam estruturas especializadas para a respiração

são os a) espongiários b) cnidários c) platelmintos

d) moluscos e) nematelmintos

GABARITO: D COMENTÁRIOS: A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. De acordo com a escala zoológica, os moluscos foram os primeiros animais a apresentarem diferenciação no sistema respiratório. 23. A respiração dos moluscos é a) exclusivamente branquial b) cutânea, branquial e pulmonar c) traqueal e pulmonar

d) apenas cutânea e branquial e) apenas cutânea

GABARITO: B COMENTÁRIOS: A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. As brânquias ficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas. 24. “Todo o sistema hidrovascular está preenchido por um líquido similar à água do mar, exceto pelo fato de que apresenta alguns tipos celulares, proteínas e um alto conteúdo de íons potássio. Quando o animal se locomove, esse sistema opera como um sistema hidráulico e a concentração da ampola determina o alongamento do pé ambulacral. Quando ele entra em contato com o substrato, o centro da ventosa terminal retrai-se, produzindo vácuo e adesão. Sabe-se que a ponta do pé ambulacrário elabora uma secreção que contribui para a adesão.”

O tipo de locomoção descrito acima é encontrado em a) estrela-do-mar. b) caracol. c) minhoca.

d) hidra. e) piolho-de-cobra.

6

GABARITO: A COMENTÁRIOS: Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário. Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento. 25. Artrópodes que apresentam corpo marcadamente dividido em cabeça, tórax e abdome, apresentando

três pares de apêndices locomotores, são os a) Chilopoda. b) Insetos. c) Crustacea.

d) Aracnídeos. e) Diplopoda.

GABARITO: B COMENTÁRIOS: São artrópodes com seis patas distribuídas em três pares, ligadas ao tórax. Os insetos apresentam o corpo subdividido em cabeça, tórax e abdômen. Possuem um par de antenas, dois pares de asas, na maioria das vezes, mas há espécies com apenas um par, e, outras, sem asas. 26. São um crustáceo, um aracnídeo e um inseto, nessa ordem: a) Lagosta, escorpião e abelha. b) Traça, siri e lagosta. c) Lacraia, pulga e carrapato.

d) Camarão, pulga e aranha. e) Caranguejo, lacraia e escorpião.

GABARITO: A COMENTÁRIOS: No filo dos Artrópodes, os Crustáceos estão representados pelas lagostas, siris, camarões e caranguejos. Os Aracnídeos possuem como representantes as aranhas, escorpiões e carrapatos. E os Insetos possuem uma diversidade absurda de animais, alguns deles são as abelhas, pulgas, borboletas e mariposas. 27. São, respectivamente, o filo e a classe do animal representado no desenho abaixo. a) Moluscos - Gastrópodes b) Artrópodes - Aracnídeos c) Artrópodes - Insetos d) Artrópodes - Crustáceos e) Artrópodes - Diplópodes GABARITO: C COMENTÁRIOS: Os insetos pertencem ao filo dos Artrópodes e são caracterizados por possuírem 3 pares de patas, 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. 28. Corpo dividido em cefalotórax e abdome, número de patas variável, dois pares de antenas,

desenvolvimento indireto. Essas características pertencem aos artrópodes a) crustáceos b) diplópodes c) aracnídeos

d) insetos e) quilópodes

GABARITO: A COMENTÁRIOS: Os crustáceos possuem um exoesqueleto, apêndices articulados e corpo segmentado. Nos crustáceos, a cabeça e o tórax estão fundidos em uma peça única, o cefalotórax; na cabeça, há dois pares de antenas, e o abdômen apresenta apêndices articulados natatórios birremes (dois ramos presos a uma base). 29. Os crustáceos destacam-se por sua grande diversidade, pois apresentam mais de 30.000

representantes. Em virtude da variedade de organismos, uma caracterização exata desse grupo de animais é complexa. Entretanto, algumas características podem ser encontradas na maioria dos crustáceos, tais como

a) corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. b) ausência de antenas. c) exoesqueleto formado exclusivamente de quitina e sem impregnações. d) ausência de apêndices locomotores. e) presença de dois pares de antenas. GABARITO: E COMENTÁRIOS: Na cabeça dos crustáceos, estão presentes, além dos dois pares de antenas, dois olhos compostos, geralmente pedunculados, e, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices acessórios na obtenção do alimento.

7

30. A região cefálica de um caranguejo difere daquela de um besouro porque a do caranguejo possui a) dois pares de antenas, enquanto a do besouro possui só um par. b) um par de antenas, enquanto a do besouro possui dois pares. c) olhos compostos, enquanto a do besouro possui ocelos simples. d) ocelos simples, enquanto a do besouro possui olhos compostos. e) um par de mandíbulas, enquanto a do besouro possui dois pares. GABARITO: A COMENTÁRIOS: Os crustáceos possuem, na região da cabeça, dois pares de antena, diferentemente dos insetos, que possuem somente um par de antenas, localizado na região da cabeça. 31. A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este

circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe

a) Moluscos e Gastrópoda; b) Molusca e Bivalves; c) Artrópodes e Insetos;

d) Moluscos e Cefalópodes; e) Artrópodes e Crustáceos.

GABARITO: B COMENTÁRIOS: A pérola é produzida por seres bivalves, ou seja, que contém duas valvas, que são peças que compõem as conchas dos moluscos. A formação da pérola é uma forma de proteção contra qualquer ser estranho que entre em seu corpo e fique entre o manto e a concha. 32. Estão indicados corretamente o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe. a) Gastrópodes – ostras e mexilhões. b) Cefalópodes – caramujos e lulas. c) Bivalve – ostras e mexilhões.

d) Gastrópodes – caramujos e polvos. e) Bivalve – polvos e náutilo.

GABARITO: C COMENTÁRIOS: Nos moluscos, a classe dos Bivalves está representada pelas ostras e pelos mexilhões. 33. Indica uma característica encontrada nos equinodermos: a) presença de espinhos b) corpo com poros. c) corpo mole dentro de uma concha.

d) corpo achatado. e) corpo dividido em anéis.

GABARITO: A COMENTÁRIOS: Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo. 34. Os aracnídeos são animais terrestres que ocorrem em uma grande diversidade de habitats. Em relação

a estes animais, podemos dizer que a) possuem antenas. b) possuem três pares de patas. c) apresentam excreção por nefrídios.

d) possuem quelíceras. e) são monoicos.

GABARITO: D COMENTÁRIOS: Os aracnídeos diferem dos outros artrópodes por não possuírem antenas nem mandíbulas. Eles possuem, como estrutura desenvolvida com a manipulação do alimento ao redor da boca, as quelíceras, fato que deu ao grupo o nome de animais quelicerados, ao contrário dos insetos, crustáceos e miriápodes, que, por possuírem mandíbulas, são chamados de mandibulados. 35. Joana e Maria assistiram a um documentário no “National Geographic” sobre animais que podem

parasitar humanos e/ou animais domesticados. Dentre os parasitas citados, estavam as pulgas, os carrapatos, os piolhos e os ácaros. Esses animais são

a) aracnídeos. b) hematófagos. c) artrópodes. d) insetos. e) crustáceos. GABARITO: C COMENTÁRIOS: O filo dos Artrópodes representa um número muito grande e diverso de animais pertencentes a diversas classes. As principais são crustáceos, insetos, aracnídeos e miriápodes. Essas classes abrangem uma boa quantidade de animais, tais como: aranhas, escorpiões, lagostas, camarões, piolho-de-cobra, pulga, carrapatos, ácaros, piolhos, mariposas, borboletas e etc.

8

36. Sobre formas fractais, podemos afirmar que a) são formas inorgânicas, geradas por computador. b) são formas orgânicas, que descrevem os fenômenos geométricos da natureza. c) são formas que não podem ser divididas em partes. d) são formas pouco detalhadas e inorgânicas. e) são formas que não possuem um padrão de repetição. GABARITO: B COMENTÁRIO: Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. 37. É uma afirmação correta em relação aos fractais: a) Os fractais deram origem a um novo ramo da matemática, a geometria da natureza. b) As formas estranhas e caóticas dos fractais descrevem alguns fenômenos sobrenaturais. c) No início do século XV, eram vistos como anomalias matemáticas. d) Os fractais deram origem a um novo ramo da matemática, a geometria analítica. e) No início do século XX, eram vistos como matemáticas plenas. GABARITO: A COMENTÁRIO: Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. 38. É a modalidade artística originada das formas fractais: a) Arte Geométrica b) Arte Ótica c) Arte Poligonal

d) Arte Piramidal e) Fractal Arte

GABARITO: E COMENTÁRIO: A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte. 39. A imagem abaixo se refere ao seguinte elemento do fractal Arte: a) Disco de Formas b) Psicodélicos c) Diagramático d) Zendala e) Ciprestes GABARITO: D COMENTÁRIO: Zendala é uma circunferência usada como arte pelos antigos povos. A zendala ainda é criada no presente geralmente usando compasso. 40. Sobre a confecção da Zendala, é correto afirmar que a) o material mais comum em sua confecção é o carvão. b) suas formas são sempre quadradas. c) o material mais comum de se usar é a caneta Nanquim. d) as formas não podem ser mescladas com outras formas. e) as zendalas são feitas de madeira e cimento. GABARITO: C COMENTÁRIO Zendala é uma circunferência usada como arte pelos antigos povos. A zendala ainda é criada no presente, geralmente usando compasso. 41. A música foi uma das primeiras expressões artísticas humanas, dando origem, também, a outras

linguagens, como a dança. Atualmente, para se produzir uma música, são necessários diversos profissionais altamente capacitados para que o processo seja, de fato, efetivo. Também na música, encontramos diversos termos e técnicas. A imagem abaixo corresponde ao

a) Mestre. b) Produtor. c) Maestro. d) Dramaturgo. e) Condutor. GABARITO: C OMENTÁRIO: Maestro, ou regente, é alguém que rege uma orquestra ou coro.

9

42. Define músicas sem a voz humana: a) Capella. b) Coral. c) Percussão. d) Instrumental. e) Taquara. GABARITO: D COMENTÁRIO: A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais.

43. Termo usado para representar um grupo de pessoas que canta sem o auxílio de instrumentos

harmônicos: a) Percussão. b) Coral. c) Capella.

d) Canto gregoriano. e) Sinfônica.

GABARITO: C COMENTÁRIO: A capella é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental. 44. Termo que define uma música com o acompanhamento de instrumentos e da voz humana: a) Músicas mistas. b) Coral. c) Instrumental.

d) Capella. e) Orquestra.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A junção da música instrumental com as vozes. 45. A música absoluta a) é necessariamente cantada à capella. b) se apoia em elementos extramusicais, tendo a intenção de narrar alguma história, um poema, etc. c) é toda música feita por “ela mesma”, que não necessita ou não busque nenhum estímulo externo, base

literal, teatral ou gráfica. d) é, necessariamente, cantada com narração de histórias. e) é toda música feita por inspiração de poemas. GABARITO: C COMENTÁRIO: entende-se por música absoluta aquela que se aprecia por si mesma, sem nenhuma referência particular ao mundo exterior à própria música.

w bw w.upvix.com. r

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001