4º simulado especÍfico - 1ª etapa • modelo...

24
LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01. Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha. 02. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no circulo, a lápis preto n° 2 ou caneta esferográfica de tinta preta, com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras. Portanto, preencha os campos de marcação completamente, sem deixar claros. 03. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA para não DOBRAR, AMASSAR, ou MANCHAR. O CARTÃO- -RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA. 04. Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 05. As questões são identificadas pelo número que se situa acima e à esquerda de seu enunciado. 06. SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que: a) se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou de relógios de calcular, bem como de rádios gra- vadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CARTÃO-RESPOSTA 07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assina- -ladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 08. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTÃO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA. 09. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE QUATRO HORAS. 10. Por motivos de segurança, você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do inicio da mesma. Caso permaneça na sala, no mínimo, 4 horas após o inicio da prova, você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES. 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEM • • 3ª SÉRIE E CURSO DO ENSINO MÉDIO • DIA 03 DE JULHO DE 2013

Upload: others

Post on 08-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

01. Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Prova de Ciências da

Natureza e suas Tecnologias, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha.

02. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita

preenchendo todo o espaço compreendido no circulo, a lápis preto n° 2 ou caneta esferográfica de tinta preta,

com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras. Portanto, preencha os

campos de marcação completamente, sem deixar claros.

03. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA para não DOBRAR, AMASSAR, ou MANCHAR. O CARTÃO-

-RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA

LEITURA ÓTICA.

04. Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E);

só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA

CADA QUESTÃO. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS

ESTEJA CORRETA.

05. As questões são identificadas pelo número que se situa acima e à esquerda de seu enunciado.

06. SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que:

a) se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou de relógios de calcular, bem como de rádios gra-

vadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie;

b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CARTÃO-RESPOSTA

07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assina-

-ladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

08. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTÃO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA.

09. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE QUATRO HORAS.

10. Por motivos de segurança, você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do

inicio da mesma. Caso permaneça na sala, no mínimo, 4 horas após o inicio da prova, você poderá levar este

CADERNO DE QUESTÕES.

4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA• MODELO ENEM •

• 3ª SÉRIE E CURSO DO ENSINO MÉDIO •DIA 03 DE JULHO DE 2013

Page 2: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.2.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

1) O português no Brasil teve de mudar quase radicalmente o seu sistema de alimentação, cuja base se deslocou, com sensível déficit, do trigo para a mandioca; e o seu sistema de lavoura, que as condições físicas e químicas de solo, tanto quanto as de temperatura ou de clima, não permitiam fosse o mesmo doce trabalho das terras portuguesas. A esse respeito o colonizador inglês dos Estados Unidos levou sobre o português do Brasil decidida vantagem, ali encontrando condições de vida física e fontes de nutrição semelhantes às da mãe-pátria.

(Gilberto Freire. Casa-grande & senzala, 1933.)

Segundo o texto, o autora) prefere as condições naturais oferecidas pela Europa.b) atribui importância às trocas culturais entre a Europa e a América do Sul.c) valoriza os elementos geográficos das terras brasileiras.d) defende a cultura indígena norte-americana como mais original.e) acredita que o português teve mais vantagens que o inglês diante da adversidade geográfica americana.

2) O padre Antônio Vieira escrevia: “Angola... de cujo triste sangue, negras e infelizes almas se nutre, anima, sustenta, serve e conserva o Brasil”. Em O trato dos viventes, o historiador Luiz Felipe de Alencastro mostra que a colonização portuguesa, baseada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola. Surge então um espaço aterritorial, um arquipélago lusófono composto dos enclaves da América portuguesa e das feitorias de Angola.

O autor mostra como essas duas partes unidas pelo oceano se completam num só sistema de exploração colonial cuja singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.

O Brasil colonial tem sido estudado da mesma maneira que a lua era observada antes dos voos espaciais: do lado que reflete o sol, do lado de Portugal, da Europa. O trato dos viventes incorpora os eventos transcorridos em Angola à narrativa dos eventos brasileiros - é como descobrir o lado escondido da lua, a metade oculta da história do Brasil.

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11271

O texto acima evidencia:a) O caráter de dependência da economia brasileira frente a Portugalb) A relação de independência econômica das colônias portuguesasc) O caráter complementar do comércio entre Brasil e Angolad) A inexistência do tráfico negreiroe) A ausência dos representantes do clero católico em questões coloniais

3) É prova de mendicidade extrema o não ter um escravo; é indispensável ter ao menos dois negros para carregarem uma cadeira ricamente ornada e um criado para acompanhar este trem. Quem saísse à rua sem esta corte de africanos estaria seguro de passar por um homem abjeto e de economia sórdida.

(José da Silva Lisboa. Carta, 1781.)

Considerando o texto, é correto afirmar que a escravidão:a) impunha um modo de vida de trabalho para ricos e pobres.b) expressava a decadência moral dos brasileiros.c) contrastava com a riqueza das elites portuguesas.d) moldava as relações sociais e econômicas no Brasil.e) barrava o desenvolvimento dos transportes.

4) Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionadoa) à iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.b) à riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.c) à condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.d) ao início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.e) ao incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.

Page 3: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.3.

5) Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações:1. a mão de obra escrava africana, empregada nas atividades econômicas, era a predominante.2. as Coroas controlavam as economias por intermédio de monopólios e privilégios.3. os nascidos nas Américas não sofriam restrições para ascender nas administrações civis e religiosas.4. a alta hierarquia da Igreja Católica mantinha fortes laços políticos com as Coroas.5. as rebeliões manifestavam as insatisfações políticas de diferentes grupos sociais.

Das afirmações acima, são verdadeiras apenasa) 1, 2 e 3 d) 2, 4 e 5b) 1, 3 e 4 c) 2, 3 e 5 e) 3, 4 e 5

6) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto comoa) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.b) ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.c) execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.d) culminância de uma discussão popular sobre a neutralidade de Portugal com relação à guerra anglo-francesa.e) exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então primeiro cônsul da França.

7) Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como Império constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera quanto à anarquia que o dissolve”.

Na visão de José Bonifácio e dos membros da referida loja maçônica, o despotismo e a anarquia eram encarnados, respectivamente,a) pelos que defendiam a monarquia e a autonomia das províncias.b) por todos quantos eram a favor da independência e união entre as províncias.c) pelo chamado partido português e os republicanos ou exaltados.d) pelos partidários da separação com Portugal e da união sul-americana.e) pelos partidos que queriam acabar com a escravidão e a centralização do poder.

8) Em relação aos processos de Independência das Américas Espanhola e Portuguesa, assinale a alternativa correta.a) Os dois principais líderes dos movimentos emancipacionistas, Simón Bolívar e José de San Martín, tinham em comum

a origem popular, propiciando a condução unificada das independências e instalação de regimes republicanos que romperam com as estruturas coloniais.

b) A independência da Argentina foi um exemplo típico de manutenção da influência dos caudilhos, líderes da oligar-quia rural e grandes pecuaristas, enquanto a do Haiti, um dos países mais pobres da América Central, ex-colônia francesa, foi realizada com a participação maciça de negros, defendendo a liberdade, igualdade e o direito à pro-priedade de terras.

c) A vinda da família real portuguesa para o Brasil proporcionou o fortalecimento dos laços coloniais entre Brasil e Portugal, por meio da decretação da Abertura dos Portos e da assinatura dos tratados comerciais de 1810 com a Inglaterra, os quais impediram a afirmação de uma economia colonial autônoma.

d) A vitória obtida nos processos de independência do Paraguai e México propiciou um distanciamento das ex-colônias espanholas da influência inglesa, assim como sua aproximação com os Estados Unidos, concretizando o sonho do Pan-americanismo dos libertadores, expresso no lema: “ A América para os Americanos”.

e) O Bolivarismo foi amplamente apoiado pelos EUA, Inglaterra e pelo Brasil, numa perspectiva de oposição ao impe-rialismo europeu, o que favoreceu maior integração econômica da região.

9) ... os continentes americanos, pela condição livre e independente que assumiram e mantêm, não deverão, daqui por diante, ser considerados objetos de futura colonização por parte de quaisquer potências europeias... (mensagem da presidência dos Estados Unidos ao Congresso, em 1823).

Sobre essa mensagem, é correto afirmar que: a) tornou-se letra morta, pelo fato de esse mesmo governo iniciar uma política neocolonial no continente.b) alardeou os desígnios dos Estados Unidos no sentido de justificar sua futura dominação sobre a América Latina.c) nasceu da necessidade de o governo norte-americano ser aceito como parceiro no clube das potências da época.d) provocou entre as potências europeias uma perda de interesse pelo continente americano em geral.e) ficou conhecida como a doutrina Monroe, a qual, naquele momento, expressava os interesses de toda a América.

10) Leia o texto.“Nenhum outro país do mundo recebeu tantos imigrantes quanto os Estados Unidos: quase 70 milhões desde

1820. Este movimento está longe de sua conclusão. Entre 1991 e 2000, o país recebeu mais de 9 milhões de imigrantes e há indícios de que esse recorde histórico possa ser igualado ou até batido nesta primeira metade do século XXI”.

MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Geografia: a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.

Page 4: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.4.

Nesse país de imigrantes, um dos maiores ciclos de imigração ocorreu no período compreendido entre 1870 e 1920 e teve como fatores motivadores:a) a implantação do Homestead Act (Lei das Terras), a colonização privada das terras do oeste e a industrialização

do Nordeste;b) a adoção da Doutrina Monroe, a aquisição da Louisiana e a industrialização do Sul;c) a adoção da Destino Manifesto, a aquisição da Califórnia e a oferta de terras no Sul;d) o fim da Guerra de Secessão, a abolição da escravatura e o movimento pelos direitos civis dos negros;e) o fim da Primeira Guerra Mundial, a abolição da escravatura e a extinção das Leis segregacionistas baseadas no

princípio “separados, mas iguais”.11) A Tarifa Alves Branco de 1844 e a Lei Eusébio de Queirós de 1850 tiveram um grande impacto positivo sobre a economia

brasileira, acarretando uma série de transformações modernizadoras. A respeito desse período, é correto afirmar quea) o desenvolvimento da lavoura cafeeira dinamizou a economia do Sudeste, gerando capitais excedentes, aplicados

em novas atividades, possibilitando a modernização do setor ferroviário e incentivando o processo de urbanização.b) os interesses do novo grupo de empresários, ligados à indústria, entraram em choque com os interesses do grupo

agrário-exportador, levando-os, a partir de 1844, a aderir às ideias mais progressistas, como Abolição e República.c) com o fim do tráfico negreiro, parte do capital que era investido na compra de novos escravos passou a ser aplicado

em atividades ligadas à indústria, pois os artigos importados se encontravam proibidos de entrar no mercado nacional.d) os principais conflitos ocorriam entre os cafeicultores do Oeste paulista e os representantes dos setores agrários mais

tradicionais, ambos interessados na posse de novas áreas de cultivo e na manutenção da mão de obra escrava.e) a situação deficitária do país implicou em uma política de apoio ao setor industrial, agora respaldado, deliberada-

mente, pelo governo com a Tarifa Alves Branco, nitidamente protecionista.12) A canção e o gráfico retratam a desigualdade brasileira.

A alternativa que melhor expressa essa realidade é: a) Os dados e a canção denunciam o Brasil contemporâneo como a pior distribuição de renda do globo, daí a refe-

rência à estupidez das pessoas. b) A concentração de renda no Brasil apresentou uma acentuada queda no final do século XX. c) Salvador é a única metrópole que não apresentou aumento da concentração de renda, portanto, uma exceção no

“aleijão” citado na canção. d) A “usura” e a péssima distribuição de renda brasileira são uma herança colonial que pouco se alterou ao longo da

história brasileira. e) O gráfico indica uma expressiva melhora da situação social do Brasil para o século seguinte e, consequentemente,

a desatualização futura da canção.13)

Disponível em: http://primeira-serie.blogspot.com.br Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado)

Page 5: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.5.

Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na a) autonomia do produtor direto. d) utilização de empregados qualificados. b) adoção da divisão sexual do trabalho. c) exploração do trabalho repetitivo. e) incentivo à criatividade dos funcionários.

14) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de a) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso. b) os árabes serem aliados históricos dos portugueses. c) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente. d) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto. e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

15) O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais.

ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é a) o palácio de Versalhes. d) a Casa Branca. b) o Museu Britânico. c) a catedral de Colônia. e) a pirâmide do faraó Quéops.

16) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.

THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque a) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais. b) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes. c) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. d) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. e) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.

17) O consumo diário de energia pelo ser humano vem crescendo e se diversificando ao longo da História, de acordo com as formas de organização da vida social. O esquema apresenta o consumo típico de energia de um habitante de diferentes lugares e em diferentes épocas.

Segundo esse esquema, do estágio primitivo ao tecnológico, o consumo de energia per capita no mundo cresceu mais de 100 vezes, variando muito as taxas de crescimento, ou seja, a razão entre o aumento do consumo e o intervalo de tempo em que esse aumento ocorreu. O período em que essa taxa de crescimento foi mais acentuada está associado à passagem a) do habitante das cavernas ao homem caçador. b) do homem caçador à utilização do transporte por tração animal. c) da introdução da agricultura ao crescimento das cidades. d) da Idade Média à máquina a vapor. e) da Segunda Revolução Industrial aos dias atuais.

Page 6: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.6.

18) “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, ...”

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Culturas, 1985.

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo

por parte do operário. Dentre essas afirmações, apenas

a) I está correta. d) I e II estão corretas. b) II está correta. c) III está correta. e) I e III estão corretas.

19) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”

(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3).

Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para

antecipar as descobertas da humanidade. b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela

Igreja para o avanço científico da humanidade. c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do

método experimental nas invenções industriais. d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-

-se na tradição e na teologia. e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de

o ser humano controlar a natureza por meio das invenções. 20) O texto foi extraído da peça “Tróilo e Créssida” de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.

"Os próprios céus, os planetas, e este centroreconhecem graus, prioridade, classe,constância, marcha, distância, estação, forma,função e regularidade, sempre iguais;eis porque o glorioso astro Solestá em nobre eminência entronizadoe centralizado no meio dos outros,e o seu olhar benfazejo corrigeos maus aspectos dos planetas malfazejos,e, qual rei que comanda, ordenasem entraves aos bons e aos maus.”

(personagem Ulysses, Ato I, cena III).

SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. b) da reflexão da luz do árabe Alhazen. c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.

Page 7: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.7.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O texto abaixo, de John Locke(1632-1704), revela algumas características uma determinada corrente de pensamento.

“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se ao domínio e controle de qualquer outro poder?

Ao que é óbvio responder que, embora no estado natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.”

(Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991

21) Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento: a) do liberalismo. d) do socialismo científico.b) do socialismo utópico.c) do absolutismo monárquico. e) do anarquismo.

22) A revolução industrial ocorrida no final de século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As má-quinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.

Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século de decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com a) expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. b) a expressiva diminuição da oferta de mão de obra, devido à demanda por trabalhadores especializados. c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos. e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais europeias.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x 109 anos), com a de

uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quarto horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

23) O texto, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que a) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento. b) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir. c) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações. d) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta. e) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.

TEXTO IA Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização

física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 – Adaptado)

TEXTO IIEstamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929

nos Estados Unidos.(Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 – Adaptado)

24) A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, poisa) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos

gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de super-produção industrial nos EUA e a atual crise resultou da es-

peculação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise

se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem

origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual

crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Page 8: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.8.

25) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da po-pulação com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabesa) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

26) O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorrea) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

27) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não neces-sariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes polui-dores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (plu-viosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequênciaa) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.c) a destruição da fauna e da flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre

da rede elétrica.e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

28) O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as ”marchas-à-ré“ que a ”natureza“ nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.

GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).

O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento:a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.

29) Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em:

http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

Page 9: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.9.

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial,

que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.b) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez

que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento

econômico de algumas regiões desse continente.d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países

africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum

Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.30) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos

particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivídu- os, famí-lias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econô-mica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos sãoa) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.c) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou bicombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.

DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Scientific American Brasil. Ago. 2009, no 87 (adaptado).

31) O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quaisa) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente

toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina.

b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.

c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.

d) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação cri-teriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.

e) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos bio-combustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.

32) As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materias absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica:a) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.b) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.c) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.d) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.e) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

Page 10: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.10.

33) Crise na Síria:

O levante popular, que exige a saída do ditador Bashar al-Assad do poder, começou no sul do país, mas logo alcançou todo o território. Em junho, mais de 100 mil pessoas manifestavam em cerca de 150 cidades e vilarejos, sempre às sextas-feiras, após as orações. O movimento avançou apesar das respostas, sempre violentas, do ditador.

Sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):I. Tendo no petróleo uma de suas maiores fontes de divisas, a Síria já sofre sanções impostas pelos EUA e pela União

Europeia, seu maior comprador.II. A Síria tem no Irã um parceiro na região e em Israel um inimigo. Sendo assim, os desdobramentos no país podem

ter profundas consequências na geopolítica do Oriente Médio.III. O conflito já estendeu ao Líbano. Lá, o conflito entre partidários e opositores do regime sírio já provocou dezenas

de mortes. São corretas:

a) I e II d) I, II e IIIb) II e IIIc) I e III e) Apenas a I

34) No fim de 2011, o país mais populoso do mundo tinha 690,79 milhões de pessoas nas cidades, contra 656,56 milhões de pessoas no campo, indicou o Escritório Nacional de Estatísticas. Os habitantes das cidades representam agora 51,27% da população total, que é de 1,347 bilhão de habitantes.

Entre os desafios que a China terá que enfrentar, podem ser citados:a) Superpovoamento; Inchaço urbano.b) Avanço do desemprego nas áreas urbanas; Aumento da especulação imobiliária.c) Queda da produção agropecuária; Redução das desigualdades sociais.d) Aumento da violência; Elevação da carga tributária.e) Fim da ditadura do PC; Redução da produção industrial.

35) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórfi cas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês). b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro. c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país. d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural. e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

36) A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento. d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

Page 11: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.11.

37) A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir ali-mentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.

MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais comoa) redução do custo de produção. d) aceleração da fertilização natural.b) agravamento da poluição hídrica.c) compactação do material do solo. e) redirecionamento dos cursos fluviais.

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

38) A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é a) a aração. d) a drenagem.b) o terraceamento.c) o pousio. e) o desmatamento.

A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

39) Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o merca-do de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação.

MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).

40) A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.

No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.

BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000.

Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.

41) O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é aa) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

Page 12: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.12.

42) O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (plu-viosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos. b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. c) a destruição da fauna e da flora e redução de recursos hídricos, com o assoreamento dos rios. d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre

da rede elétrica. e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49’ N, Longitude 23°49’ W.

Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

43) No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada. b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários,

horizontais e equidistantes. c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na

superfície terrestre. d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em

graus entre um ponto e o Equador. e) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície

do planeta. 44) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos ma-

temáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois a) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e

subúmidas do globo. b) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que

limitará a produtividade das atividades agrícolas. c) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a

aridez em todo o planeta. d) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos

continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento. e) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas

são capazes de provocar interferências em escala local e global. 45) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em

1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15° entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se o meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n°. 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando--se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 08 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura? a) 9 h 08 min, do dia 8 de agosto.b) 12 h 08 min, do dia 8 de agosto.c) 15 h 08 min, do dia 8 de agosto.d) 01 h 08 min, do dia 9 de agosto.e) 04 h 08 min, do dia 9 de agosto.

Page 13: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.13.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

46) Em um laboratório de Física, um aluno realiza o experimento representado, esquematicamente, na figura a seguir. Ele segura o bloco K sobre uma mesa sem atrito. Esse bloco está ligado por um fio a outro bloco, L, que está susten-

tado por esse fio. Em um certo momento, ele solta o bloco K e os blocos começam a se movimentar. O bloco L atinge o solo antes que o bloco K chegue à extremidade da mesa.

Despreze todas as formas de atrito. Assinale a alternativa cujo gráfico MELHOR descreve a velocidade do bloco K em função do tempo, desde o instante

em que é solto até chegar próximo da extremidade da mesa.

a) b) c) d) e)

47) Em uma corrida de Fórmula 1, o piloto Felipe Massa passa, com seu carro, pela linha de chegada e avança em linha

reta, mantendo velocidade constante. Antes do fim da reta, porém, acaba a gasolina do carro, que diminui a velocidade progressivamente, até parar. Con-

sidere que, no instante inicial, t = 0, o carro passa pela linha de chegada, onde x = 0. Assinale a alternativa cujo gráfico da posição x em função do tempo t MELHOR representa o movimento desse carro.

a) b) c) d) e)

48) Partindo do repouso, e utilizando sua potência máxima, uma locomotiva sai de uma estação puxando um trem de

580 toneladas. Somente após 5 minutos, o trem atinge sua velocidade máxima, 50 km/h. Na estação seguinte, mais

vagões são agregados e, desta vez, o trem leva 8 minutos para atingir a mesma velocidade limite. Considerando que,

em ambos os casos, o trem percorre trajetórias aproximadamente planas e que as forças de atrito são as mesmas nos

dois casos, é correto afirmar que a massa total dos novos vagões é:

a) 238 ton.

b) 328 ton.

c) 348 ton.

d) 438 ton.

e) 728 ton.

49) A Mercedes-Benz está lançando no mercado (restrito) um carro que custa a bagatela de 2 milhões de dólares. Trata-

-se de um carro que atinge a velocidade de 100 km/h em 3,8 segundos, com um consumo de 3 quilômetros por litro

de gasolina. Segundo a reportagem, “na arrancada, o corpo do motorista é pressionado para trás com uma força

espantosa, algo como um peso de 60 quilos empurrando o tórax contra o banco. Em 10 segundos, o ponteiro passa

dos 200. É um monstro capaz de atingir 320 km/h. Se algum brasileiro decidisse adquirir o carro mais caro do mundo,

pagaria todos os anos, R$ 200.000,00 de IPVA, mais R$ 400.000,00 de Seguro”.

REVISTA VEJA (Agosto – 1999)

De acordo com o texto, é correto afirmar que a massa do motorista do carro, em kg, foi estimada em, aproximadamente:

a) 50

b) 60

c) 70

d) 80

e) 90

Page 14: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.14.

50) Uma pedra é solta no interior de um líquido. A velocidade com que ela desce verticalmente varia, em função do tempo, segundo o gráfico a seguir.

De acordo com as informações fornecidas pelo gráfico, podemos afirmar que:

a) até atingir uma velocidade constante, a pedra se deslocou de 0,98 m.

b) a força de resistência que o líquido exerce sobre a pedra diminui com a velocidade.

c) a pedra adquire aceleração constante e não-nula a partir de t = 0,7 s.

d) no instante t = 0,7 s, a aceleração da pedra vale 2,0 m/s2.

e) a força de resistência que o líquido exerce sobre a pedra aumenta com a velocidade.

51) Ícaro, personagem mitológico grego, montou um par de asas para conseguir voar como os pássaros. Saltando de um

lugar alto, iniciou o voo, porém, a cera que prendia-lhe as asas derreteu...

Para que uma asa delta consiga, durante certo intervalo de tempo, permanecer com velocidade constante em voo reto

e horizontal, o ar deve aplicar nela uma força resultante dirigida para:

a) trás.

b) a frente.

c) cima.

d) cima e para a frente.

e) cima e para trás.

TEXTO I

O sangue é um líquido constituído por plasma e algumas células especializadas. O sangue circula pelo coração, artérias, vasos e capilares transportando gases, nutrientes etc. Um adulto de peso médio tem cerca de 5 litros de sangue em circulação.

TEXTO II

De acordo com a Lei de Poiseville, a velocidade v do sangue, em centímetros por segundo, num ponto P à distância d do eixo central de um vaso sanguíneo de raio r é dada aproximadamente pela expressão: v = C (r

2 – d

2), onde C é uma constante

que depende do vaso. 52) Num dado instante, se a velocidade do fluxo sanguíneo num ponto do eixo central da aorta é de 28 cm/s e o raio desse

vaso é 1 cm, então a velocidade em um ponto que dista 0,5 cm desse eixo é, em centímetros por segundo, igual a:

a) 19

b) 21

c) 23

d) 25

e) 27

53) Em 21 de junho de 2004, a nave espacial “SpaceShipOne” realizou um fato memorável: foi o primeiro veículo espacial

concebido pela iniciativa privada a entrar em órbita em torno da Terra, em uma altura pouco superior a 100 km. Durante

o intervalo de tempo em que a nave alcançou sua máxima altitude, e com os motores praticamente desligados, seu

piloto abriu um pacote de confeitos de chocolates para vê-los flutuar no interior da nave. Assinale a alternativa que

apresenta corretamente a explicação da flutuação dos confeitos.

a) A gravidade é praticamente zero na altitude indicada.

b) Não há campo gravitacional fora da atmosfera da Terra.

c) A força gravitacional da Terra é anulada pela gravidade do Sol e da Lua.

d) As propriedades especiais do material de que é feita a nave espacial blindam, em seu interior, o campo gravitacional

da Terra.

e) Nave e objetos dentro dela estão em “queda livre”, simulando uma situação de ausência de gravidade.

Page 15: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.15.

54) Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.

O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:

55) Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o compri-mento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1? a) Azul. d) Laranja. b) Verde. c) Violeta. e) Vermelho.

56) Em um manual de um chuveiro elétrico são encontradas informações sobre algumas características técnicas, ilustradas no quadro, como a tensão de alimentação, a potência dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusível, e a área da seção transversal dos condutores utilizados.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Especificação

Modelo A BTensão (V~) 127 220

Potência (Watt) Seletor de Temperatura Multitemperaturas

0 0

2440 2540

4400 4400

5500 6000

Disjuntor ou fusível (Ampere) 50 30Seção dos condutores (mm2) 10 4

Page 16: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.16.

Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor.

Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4 400 W, a razão entre as suas res-pectivas resistências elétricas, RA e RB que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de: a) 0,3. b) 0,6. c) 0,8. d) 1,7. e) 3,0.

57) Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Fusível Corrente Elétrica (A)Azul 1,5

Amarelo 2,5Laranja 5,0Preto 7,5

Vermelho 10,0 Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados

separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o a) azul. b) preto. c) laranja. d) amarelo. e) vermelho.

58) As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da

curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

a) reflexão. b) refração. c) difração. d) polarização. e) interferência.

59) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

O superaquecimento da fiação, devido a esse aumento da corrente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nesses dispositivos de proteção.

Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 V, em uma residência, possua três posições de regulagem da temperatura da água. Na posição verão utiliza 2000 W, na posição primavera, 2700 W e na posição inverno, 4200 W.

GREF. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 1993 (adaptado).

Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado?a) 50 Ab) 45 Ac) 40 Ad) 35 Ae) 30 A

Page 17: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.17.

60) A resistência elétrica de um fio é determinada pela suas dimensões e pelas propriedades estruturais do material. A condutividade (σ) caracteriza a estrutura do material, de tal forma que a resistência de um fio pode ser determinada conhecendo-se L, o comprimento do fio e A, a área de seção reta. A tabela relaciona o material à sua respectiva re-sistividade em temperatura ambiente.

Tabela de condutividadeMaterial Condutividade (S·m/mm2)

Alumínio 34,2Cobre 61,7Ferro 10,2Prata 62,5Tungstênio 18,8

Mantendo-se as mesmas dimensões geométricas, o fio que apresenta maior resistência elétrica é aquele feito de a) tungstênio. d) cobre. b) alumínio. c) ferro. e) prata.

61) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos.

Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Ter-ra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou--se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.

BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman.

As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada. b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4. c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor. e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

62) A cúpula central da Basílica de Aparecida do Norte receberá novas chapas de cobre que serão envelhecidas artifi-cialmente, pois, expostas ao ar, só adquiririam a cor verde das chapas atuais após 25 anos. Um dos compostos que conferem cor verde às chapas de cobre, no envelhecimento natural, é a malaquita, CuCO3.Cu(OH)2. Dentre os cons-tituintes do ar atmosférico, são necessários e suficientes para a formação da malaquita:a) nitrogênio, dióxido de carbono e água. d) nitrogênio, oxigênio e água.b) dióxido de carbono e oxigênio.c) dióxido de carbono, oxigênio e água. e) monóxido de carbono e oxigênio.

63) No passado, alguns refrigerantes à base de soda continham citrato de lítio e os seus fabricantes anunciavam que o lítio proporcionava efeitos benéficos, como energia, entusiasmo e aparência saudável. A partir da década de 1950, o lítio foi retirado da composição daqueles refrigerantes, devido à descoberta de sua ação antipsicótica. Atualmente, o lítio é administrado oralmente, na forma de carbonato de lítio, na terapia de pacientes depressivos. A fórmula química do carbonato de lítio e as características ácido-base de suas soluções aquosas são, respectivamente:a) Li2CO3 e ácidas. d) LiCO3 e ácidas.b) Li2CO3 e básicas. c) Li2CO3 e neutras. e) LiCO3 e básicas.

64) Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura:

Page 18: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.18.

Considerando-se as informações fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:a) a maior parte do mercúrio metálico é lançado na atmosfera.b) a redução do mercúrio metálico leva à formação de Hg2+.c) o mercúrio metálico é menos denso que a água.d) o mercúrio metálico se acumula no organismo dos peixes.e) O Hg2+ é oxidado a mercúrio metálico.

65) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.

A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas? a) HNO3 e HNO2. d) H2SO4 e HNO3. b) H2SO4 e H2SO3. c) H2SO3 e HNO2. e) H2CO3 e H2SO3.

66) Vidros fotocromáticos são utilizados em óculos que escurecem as lentes com a luz solar. Estes vidros contêm nitrato

de prata e nitrato de cobre I, que reagem conforme a equação: com luz 2

sem luzAg Cu Ag Cu+ + +→+ +←

Em relação a essa reação, é correto afirmar quea) com luz, o íon prata se oxida.b) com luz, o íon cobre se reduz.c) com luz, o íon prata é o agente oxidante.d) sem luz, o íon cobre é agente redutor.e) sem luz, a prata é o agente oxidante.

67) O bromo (Br2), líquido castanho-avermelhado formado por moléculas apolares, ataca a pele do ser humano, causan-do feridas que cicatrizam muito lentamente. Do grupo 17 da tabela periódica, à temperatura ambiente, este é o único elemento que se apresenta no estado líquido.

Em relação ao bromo, assinale a alternativa correta.a) O bromo líquido é muito solúvel em água.b) Uma solução de bromo em tetracloreto de carbono não conduz corrente elétrica.c) A intensa força de atração que atua entre as moléculas faz com que o bromo tenha elevado ponto de fusão e ebulição.d) As forças de atração que atuam entre as moléculas de bromo são do tipo dipolo-dipolo.e) Suas ligações são covalentes polares apesar de sua molécula ser apolar.

68) As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C ou de medica-mentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo.

A matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico- gerando a efervescência.

As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.I. NaHCO3 → Na+ + HCO3

II. H2CO3 → H2O + CO2

III. HCO3 + H+ → H2CO3

IV. H3A → 3H+ + A–

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas: a) IV, I, II e III d) I, IV, II e IIIb) I, IV, III e II c) IV, III, I e II e) IV, I, III e II

Page 19: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.19.

69) Um processo utilizado na indústria petroquímica para converter algumas frações do petróleo que são mais pesadas (isto é, constituídas por compostos de massa molar elevada) em frações mais leves, como a gasolina e o GLP, por exemplo é o craqueamento catalítico. Nesse processo, algumas ligações químicas nas moléculas de grande massa molecular são rompidas, sendo geradas moléculas menores.

A respeito desse processo, foram feitas as seguintes afirmações:I. O craqueamento é importante economicamente, pois converte frações mais pesadas de petróleo em compostos

de grande demanda.II. O craqueamento libera grande quantidade de energia, proveniente da ruptura de ligações químicas nas moléculas

de grande massa molecular.III. A presença de catalisador permite que as transformações químicas envolvidas no craqueamento ocorram mais

rapidamente. Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. d) II e III, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. e) I, II e III.

70) Uma classe de compostos naturais de origem vegetal e estão presentes em sementes, flores, folhas, caules e raízes, são os terpenos. Um exemplo é o geraniol, encontrados nos óleos essenciais de citronela, gerânio, limão, rosas e outros. Ele apresenta um agradável odor de rosas, o que justifica seu vasto emprego pelas indústrias de cosméticos e perfumaria. A estrutura do geraniol é apresentada a seguir:

Considerando-se a estrutura desse composto, é INCORRETO afirmar que: a) sua temperatura de ebulição é maior que a do seu isômero não ramificado.b) sua fórmula química é C10H18O, que também pode ser a fórmula de uma cetona.c) apresenta isomeria do tipo cis-trans.d) tem massa molar igual a do 4-decenal.e) trata-se de um álcool insaturado.

71) A poluição mundial vem sendo discutida cada vez mais intensamente. Um dos grandes problemas é o descarte de detergentes não biodegradáveis nos rios, lagos e mananciais. Os detergentes não biodegradáveis formam densas es-pumas que impedem a entrada de gás oxigênio na água e com isso afeta a vida das espécies aeróbicas aquáticas. Para resolver ou amenizar este problema surgiu o detergente biodegradável, a qual sua estrutura pode ser observada abaixo:

Com relação aos detergentes biodegradáveis, pode-se afirmar que a) sua cadeia carbônica saturada apresenta somente uma ramificação. b) sua estrutura apresenta uma porção polar e uma apolar. c) o anel aromático é monossubstituído. d) a parte apolar apresenta uma cadeia insaturada. e) a porção sulfônica apresenta ligação metálica.

72) O p-aminobenzoato de etila, a benzocaína, cuja fórmula estrutural está representada a seguir, é um anestésico local, usado como calmante para dores, que atua bloqueando a condução de impulsos nervosos e diminuindo a permea-bilidade da membrana neuronal ao iodeto de sódio.

Page 20: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.20.

De acordo com a fórmula estrutural dada, considere as afirmações I, II, III e IV.I. O etanol é um dos reagentes utilizados para a obtenção da benzocaína.II. A hidrólise ácida da benzocaína produz o ácido p-aminobenzóico.III. A benzocaína possui os grupos funcionais cetona, éter e amina aromática.IV. A benzocaína apresenta caráter básico e fórmula molecular C9H13NO2.

São verdadeiras, somente, as afirmações:a) I, II e III. d) II, III e IV. b) II e IV. c) I e II. e) I e III.

73) Zonas do cérebro se mostraram mais ativadas em pessoas apaixonadas, em pesquisas recentes. São zonas ricas em dopamina e endorfina. São neurotransmissores, sendo que a endorfina tem efeito semelhante ao da morfina. Estimulam os circuitos de recompensa, os mesmos que nos proporcionam prazer em comer quando sentimos fome, e em beber quando temos sede. Estar em contato com a alma gêmea, mesmo que por telefone ou e-mail, resultará na liberação de mais endorfina e dopamina, ou seja, de mais e mais prazer.

(Superinteressante, 2006).

Observando as estruturas da dopamina e da morfina, pode-se afirmar quea) são quirais. d) apresentam propriedades alcalinas.b) são aminas primárias. c) são amidas primárias. e) apresentam o mesmo percentual de nitrogênio.

74) Uma propriedade físico-química é uma propriedade mensurável que descreve nenhuma característica quantitativa da matéria. A respeito das propriedades físicas e químicas dos combustíveis (gasolina e álcool), e da interação destes com a água, são feitas as seguintes afirmações:I. A gasolina é composta principalmente por hidrocarbonetos saturados contendo de 5 a 12 carbonos na cadeia; II. O álcool é miscível na água devido às interações por ligações de hidrogênio existentes entre ambos compostos;III. A densidade da água é menor do que a densidade da gasolina; IV. O álcool, denominado etanol pela IUPAC, não é um combustível renovável; V. A gasolina, derivada do petróleo, é um combustível fóssil assim como o carvão mineral.

São corretas as afirmativas a) I, II e III. d) II, III e IV. b) III, IV e V. c) I, IV e V. e) I, II e V.

75) No tratamento do alcoolismo é utilizado o ácido gama-hidroxibutírico. Esse ácido pode ser obtido a partir da gama-butirolactona, conforme a representação a seguir:

Assinale a alternativa que identifica corretamente X (de modo que a representação respeite a conservação da matéria) e o tipo de transformação que ocorre quando a gamabutirolactona é convertida no ácido gamahidroxibutírico.

X Tipo de transformaçãoa) CH3OH esterificaçãob) H2 hidrogenaçãoc) H2O hidrólised) luz combustãoe) calor decomposição

Page 21: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.21.

76) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “pílula-do-amor”, possui uma substân-cia chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina - que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.”

Adaptado: Superinteressante, set./2000.

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem

ao impulso nervoso da célula.II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unidirecional - dendrito → corpo celular → axônio. III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados

órgãos-alvo. Marque a opção que julgar verdadeira:

a) I está correta. d) I e II estão corretas.b) I e III estão corretas.c) III está correta. e) I, II e III estão corretas.

77) O gráfico abaixo representa a variação nos níveis de concentração de três hormônios durante o processo normal da gestação humana.

Pelos dados do gráfico é INCORRETO afirmar que:a) no início do parto, as concentrações de HCG, progesterona e estrógeno são altas.b) durante a gravidez, as concentrações de progesterona e estrógeno aumentam gradativamente.c) aproximadamente no segundo mês de gestação, a concentração de HCG é máxima.d) no quinto mês de gestação, a concentração de HCG é inferior às de progesterona e estrógeno.e) no final da gestação, ocorre diminuição nas concentrações de progesterona e estrógeno.

78) No homem, várias substâncias presentes no sangue chegam ao néfron, atravessam a cápsula de Bowman ou Nefrítica e atingem o túbulo renal. Várias dessas substâncias são, normalmente, reabsorvidas, isto é, do néfron elas são lança-das novamente ao sangue, retornando a outras partes do corpo. Entre essas substâncias normalmente reabsorvidas, no nível do néfron, podem ser citadas:a) aminoácidos e ureia d) água e ureiab) água e glicosec) glicose e ureia e) água e ácido úrico

79) A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los.

Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça éa) contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas.b) aumentar a produção de adrenalina, proporcionando uma sensação de analgesia.c) aumentar os níveis de adenosina, diminuindo a atividade das células nervosas do cérebro.d) induzir a hipófise a liberar hormônios, estimulando a produção de adrenalina.e) excitar os neurônios, aumentando a transmissão de impulsos nervosos.

Page 22: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.22.

80) O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo.

De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:a) Estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina

em indivíduos normais.b) A tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio, pois estimula a oferta e o consumo

de oxigênio pelos órgãos, intensifica a respiração celular e, em consequência, libera calor no organismo.c) A redução nos níveis de TSH é sempre indicadora de hipotireoidismo promovendo apatia, ganho de peso e sonolência.d) A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireoide.

81) O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém--se grande parte da energia para as funções vitais.

Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a

ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa

produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida. Com base nessas informações, pode-se concluir que:

a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro

clínico de hiperglicemia.d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico

de diabetes.82) Uma noite fria de inverno, muitas vezes, estimula as pessoas a comerem um “foundue“ acompanhado de um bom

vinho. Se o indivíduo abusar do vinho, passa a sentir muita sede. Isto porque há indícios de que o álcool a) estimula a síntese de ADH (hormônio antidiurético) e após uma bebedeira o indivíduo urina muito. b) estimula a síntese de ADH e o indivíduo reabsorve menor quantidade de água. c) estimula as glândulas suprarrenais e o indivíduo urina mais. d) bloqueia a síntese de ADH e o indivíduo reabsorve maior quantidade de água. e) bloqueia a síntese de ADH e o indivíduo urina muito.

83) A pílula anticoncepcional é utilizada como método contraceptivo, porque sua ação é capaz de bloquear a ovulação no organismo feminino humano. Portanto, a pílula anticoncepcional é uma combinação dos hormônios:a) Estrógeno e progesterona que inibem a produção de folículo-estimulante e de luteinizante na hipófise.b) Estrógeno e progesterona que estimulam a produção de folículo-estimulante e de luteinizante na hipófise.c) Folículo-estimulante e luteinizante que estimulam a produção de estrógeno e de progesterona nos ovários.d) Folículo-estimulante e luteinizante que inibem a produção de estrógeno e de progesterona nos ovários.e) Progesterona e luteinizante que inibem a produção de folículo-estimulante e de estrógeno na hipófise.

84) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de com-bustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Page 23: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.23.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, oa) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.b) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.c) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes. d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes. e) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios.

85) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.

LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em agua sem oxigenio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.

Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?a) S e CH4 b) S e NO3

– c) H2 e NO3

– d) CO2 e CH4 e) H2 e CO2

86) Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produ-ção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal.

A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que a) os gametas gerados sejam diploides. b) as cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.c) o número de cromossomos encontrados no gameta seja 23.d) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.e) um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie.

87) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de com-postos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração ce-lular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.b) os carboidratos convertem energia solar em energia química.c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.d) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

88) Considere a situação em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados células 1 e 2. No experimento A, as células 1 e 2 foram colocadas em uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCℓ) e glicose (C6H12O6), com baixa concentração de oxigênio.

No experimento B foi fornecida às células 1 e 2 a mesma solução, porém com alta concentração de oxigênio, seme-lhante à atmosférica. Ao final do experimento, mediu-se a concentração de glicose na solução extracelular em cada uma das quatro situações. Este experimento está representado no quadro abaixo.

Foi observado no experimento A que a concentração de glicose na solução que banhava as células 1 era maior que a da solução contendo as células 2 e esta era menor que a concentração inicial. No experimento B, foi observado que a concentração de glicose na solução das células 1 era igual à das células 2 e esta era idêntica à observada no experimento A, para as células 2, ao final do experimento.

Page 24: 4º SIMULADO ESPECÍFICO - 1ª ETAPA • MODELO ENEMcolegiomartins.com.br/SITE/Simulados2013/Prova-3serie/3... · 2013. 9. 26. · .2. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1) O português

.24.

Experimento A Experimento B

Células 1 Células 2 Células 1 Células 2 NaCℓ e glicose baixa concentração de oxigênio

NaCℓ e glicose alta concentração de oxigênio

Pela interpretação do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das células estudadas está relacio-nado às condições empregadas no experimento, visto que asa) células 1 realizam metabolismo aeróbio.b) células 1 são incapazes de consumir glicose.c) células 2 consomem mais oxigênio que as células 1.d) células 2 têm maior demanda de energia que as células 1.e) células 1 e 2 obtiveram energia a partir de substratos diferentes.

89) Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento.

Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).

As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduoa) sofre constantes recombinações para adaptar-se.b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.

90) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria cha-mada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à a) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais. b) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios. c) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais. d) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos,

vacinas e biocombustíveis.e) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem

usadas na indústria.