37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

5
Avaliação de Português 7ª série 1º bimestre Fita Verde No Cabelo (Nova velha história) Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita inventada no cabelo. Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas. Daí, que, indo no atravessar o bosque, viu só os lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido, nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Então ela, mesma, era quem dizia: "Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mamãe me mandou". A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são. E ela mesma resolveu escolher tomar este caminho de cá, louco e longo e não o outro, encurtoso. Saiu, atrás de suas asas ligeiras, sua sombra também vindo-lhe correndo, em pós. Divertia-se com ver as avelãs do chão não voarem, com inalcançar essas borboletas nunca em buquê nem em botão, e com ignorar se cada uma em seu lugar as plebeinhas flores, princesinhas e incomuns, quando a gente tanto passa por elas passa. Vinha sobejadamente. Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu: - "Quem é?" - "Sou eu..." - e Fita Verde descansou a voz. - "Sou sua linda netinha, com cesto e com pote, com a Fita Verde no cabelo, que a mamãe me mandou." Vai, a avó difícil, disse: - "Puxa o ferrolho de pau da porta, entra e abre. Deus a abençoe." Fita Verde assim fez, e entrou e olhou. A avó estava na cama, rebuçada e só. Devia, para falar apagado e fraco e rouco, assim, de ter apanhado um ruim defluxo. Dizendo: - "Depõe o pote e o cesto na arca, e vem para perto de mim, enquanto é tempo." Mas agora Fita Vede se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela perguntou: - "Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que mãos tão trementes!" - "É porque não vou poder nunca mais te abraçar, minha neta...." - a avó murmurou. -"Vovozinha, mas que lábios, aí, tão arroxeados". - "É porque não vou nunca mais poder te beijar, minha neta..." - a avó suspirou. Deborah Martini

Upload: luis-carlos-trajano

Post on 06-Aug-2015

114 views

Category:

Documents


18 download

TRANSCRIPT

Page 1: 37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

Avaliação de Português 7ª série 1º bimestre

Fita Verde No Cabelo (Nova velha história)

Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita inventada no cabelo.

Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas.

Daí, que, indo no atravessar o bosque, viu só os lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido, nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Então ela, mesma, era quem dizia: "Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mamãe me mandou". A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são.

E ela mesma resolveu escolher tomar este caminho de cá, louco e longo e não o outro, encurtoso. Saiu, atrás de suas asas ligeiras, sua sombra também vindo-lhe correndo, em pós. Divertia-se com ver as avelãs do chão não voarem, com inalcançar essas borboletas nunca em buquê nem em botão, e com ignorar se cada uma em seu lugar as plebeinhas flores, princesinhas e incomuns, quando a gente tanto passa por elas passa. Vinha sobejadamente.

Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu: - "Quem é?" - "Sou eu..." - e Fita Verde descansou a voz. - "Sou sua linda netinha, com cesto e com pote, com a Fita Verde no cabelo, que a mamãe me mandou." Vai, a avó difícil, disse: - "Puxa o ferrolho de pau da porta, entra e abre. Deus a abençoe."

Fita Verde assim fez, e entrou e olhou.A avó estava na cama, rebuçada e só. Devia, para falar apagado e fraco e rouco,

assim, de ter apanhado um ruim defluxo. Dizendo: - "Depõe o pote e o cesto na arca, e vem para perto de mim, enquanto é tempo."

Mas agora Fita Vede se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela perguntou:

- "Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que mãos tão trementes!" - "É porque não vou poder nunca mais te abraçar, minha neta...." - a avó murmurou.

-"Vovozinha, mas que lábios, aí, tão arroxeados". - "É porque não vou nunca mais poder te beijar, minha neta..." - a avó suspirou.

Deborah Martini

Page 2: 37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

- "Vovozinha, e que olhos tão fundos e parados, nesse rosto encovado, pálido?"- "É porque já não estou te vendo, nunca mais, minha netinha...." - a avó ainda

gemeu. Fita Verde mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez. Gritou: - "Vovozinha, eu tenho medo do Lobo!..."

Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo.

1- A intertextualidade acontece quando dois textos dialogam entre si. Esse diálogo pode ocorrer em relação ao tema, ao gênero, dentre outras possibilidades. Lendo o texto Fita Verde no Cabelo é possível afirmar que:

(a) Não há relações de intertextualidade com qualquer outro texto(b) Há uma clara relação de intertextualidade com a história do Chapeuzinho Vermelho(c) Há alguma relação com a história do Chapeuzinho Vermelho, mas não chega a ser

intertextualidade(d) Não há intertextualidade entre Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Vermelho

porque o final das histórias é diferente.

2 – No texto Fita Verde no Cabelo há a presença de frases injuntivas ou prescritivas. Assinale a alternativa em que a frase NÃO pertence à categoria dos textos injuntivos ou prescritivos.

(a) “Puxa o ferrolho de pau da porta, entra e abre.”(b) "Depõe o pote e o cesto na arca, (...)”(c) "Sou sua linda netinha, com cesto e com pote, com a Fita Verde no cabelo, que a

mamãe me mandou."(d) “(...) vem para perto de mim, enquanto é tempo."

3 – As falas dos personagens normalmente vem marcadas na narrativa pelo uso do travessão ou das aspas. No texto há esse tipo de marcação das falas. A partir dessa observação é possível dizer que o texto apresenta, predominantemente, o:

(a) discurso indireto(b) discurso indireto livre(c) discurso direto(d) discurso político

4 – Assim que a netinha entra na casa, a vovó lhe diz: "(...) vem para perto de mim, enquanto é tempo." Através de uma leitura atenta do texto, é possível perceber que a avó tem pressa em ter sua neta, Fita Verde, próxima a ela. Levando em conta o desfecho do texto, a pressa da avó se justifica:

(a) pela enorme fome que a velhinha sentia, sem ter quem cozinhasse para ela.(b) pelo motivo da avó sentir que aqueles eram seus últimos minutos de vida e que em

breve morreria.(c) por pressentir que o lobo poderia chegar na casa em poucos minutos.(d) porque a avó percebeu que a neta havia chegado suada e sem a fita no cabelo.

5 – Assinale a alternativa em que há apenas verbos no pretérito perfeito do indicativo:(a) assustou, parado, encovado(b) mandou, vou, pensa

Deborah Martini

Page 3: 37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

(c) tenho, murmurou, trementes(d) demorou, respondeu, bateu

6 – Os verbos podem indicar: ação, estado ou fenômeno da natureza. Assinale a alternativa em que o verbo destacado indica estado.

(a) “Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote”(b) “Divertia-se com ver as avelãs do chão”(c) “ Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita inventada no cabelo”(d) “e estava suada, com enorme fome de almoço”

7- Leia o texto a seguir:

Sabão em barra caseiro– 2

Ingredientes:1/2 kg de soda cáustica1 litro de água;3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em frituras);2 litros de álcool (de posto de gasolina).

Preparo:

Ferva 1 litro de água.Simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo.Coloque a soda cáustica na água fervendo, dentro de um balde de plástico e, imediatamente,Retire o óleo do fogo e despeje por cima.Em seguida coloque o álcool.Mexa (com um pedaço de pau) durante 15 minutos.Despeje numa caixa de papelão forrada com sacolas de plástico, vire as borda delas um pouco para cima.

Observação: A altura do sabão, dentro da caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm. Dica: Fazendo o sabão na lua nova, ele ficará melhor.http://www.ecologiaonline.com/receitas-para-preparar-sabao-caseiro/Assinale a alternativa correta com base nas afirmações:

I- A receita é um texto injuntivo/prescritivo pertencente ao gênero instruir.

II- A receita de sabão apresenta o imperativo na 3ª pessoa do singular, mostrando menor formalidade.

III - A receita de sabão é um texto injuntivo formal porque dá ordens precisas sobre a produção do sabão.

IV- A receita apresentada não é um texto injuntivo/ prescritivo porque não contém verbos no imperativo.

(a) I e II estão corretas

(b) III e IV estão corretas

Deborah Martini

Page 4: 37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

(c) I, II e III estão corretas

(d) todas estão corretas

8 – Observe o anúncio e responda:

O anúncio em questão:(a) apresenta o verbo por no imperativo negativo e indica uma ordem(b) apresenta o verbo por no imperativo afirmativo e indica um pedido(c) apresenta o verbo por no por no presente do indicativo e indica uma sugestão(d) não apresenta verbos no modo indicativo e, portanto, não pode ser considerado um

texto injuntivo.

1. b2. c3. c4. b5. d6. d

Deborah Martini

Page 5: 37737684-simulado-7ª-serie-1º-bim-2010

7. a8. a

Deborah Martini