30 de agosto - empresas - edição 3.058

15
ROSÂNGELA LONGHI / CONCEITOCOM BRASIL Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 30 de agosto de 2014 Empresas Empresários & SALÃO DESIGN FESTA COMEMORAÇÃO A partir do dia 1º de setembro estão abertas as inscrições para a edição de 2015 página 8 Farroupilha terá Festival do Moscatel em setembro página 10 Empresa Rinaldi festeja 45 anos de tradição página 3 OPORTUNIDADE Shopping Bento Gonçalves está com Exposição e venda de Bonsai e flores página 2 A entidade realizou evento, com diversas atividades, em homenagem ao Dia Nacional da Construção Social Página 6 Ascon Vinhedos reúne associados e trabalhadores da construção civil

Upload: jornal-semanario

Post on 02-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

30 de agosto - Empresas - Edição 3.058 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

ROSÂNGELA LONGHI / CONCEITOCOM BRASIL

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 30 de agosto de 2014

Dia Das MãesRegistre e eternize o Dia das Mães com imagens da Foto Pavan

página 6

Empresas Empresários&

salão Design FestaCoMeMoraçãoA partir do dia 1º de setembro estão abertas as inscrições para a edição de 2015

página 8

Farroupilha terá Festival do Moscatel em setembro

página 10

Empresa Rinaldi festeja 45 anos de tradição

página 3

oportuniDaDeShopping Bento Gonçalves está com Exposição e venda de Bonsai e flores

página 2

A entidade realizou evento, com diversas atividades, em homenagem ao Dia Nacional da Construção Social

Página 6

Ascon Vinhedos reúne associados e trabalhadores da construção civil

Page 2: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

VANESSA BRUINSMA

DIVULGAÇÃO

- Sábado, 30 de agosto de 20142 Empresas Empresários&

Exposição e venda de Bonsai e flores

Produtos Piva presentes em toda a casa

Até o dia 08 de setembro, a Casa do Bonsai, de Caxias do Sul, realiza no Shopping Center Bento Gonçalves, a exposição e venda de Bonsai. O evento tem como objetivo trazer e divulgar na cidade e região a arte do Bonsai e as di-ferentes plantas exóticas culti-vadas pela Casa do Bonsai.

A arte do Bonsai, que acon-tece no Brasil há aproxima-damente 100 anos, está em grande crescimento em todo o mundo, é uma peça impor-tante para harmonização do ambiente, inspira paciência

Presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Bento, Daniel Biligrã Dal Magro, administradora do Shopping, Maria Luiza Pessali e a responsável pela exposição, Clari Dala Costa Pires

Ambiente organizado com os produtos da empresa

e dedicação. De acordo com o proprietário da Casa do Bonsai, formado pela Escola Europeia de Bonsai, Edson Fadanelli, “o bonsai remete sabedoria, paciência e longe-vidade”.

Colecionadores e apreciado-res da planta poderão conferir diversas opções da espécie e ainda orquídeas, cactos, flores, folhagens e plantas suculen-tas e carnívoras. Neste ano, Fadanelli traz um diferencial para a exposição. Aos sába-dos, hoje e dia 6, será realiza-da a manutenção dos bonsais.

“Estarei disponíveis para fazer podas de raízes e copa, troca de substrato e adubação, além de tirar as dúvidas de todas as pessoas”, explica Fadanelli.

Como cuidados básicos o bonsai precisa de claridade, água e ventilação. Pode ficar dentro ou fora de casa, se es-tiver dentro precisa de muita luz, em torno de duas horas de sol e água duas ou três vezes por semana.

“Existe o mito de que é di-fícil de cuidar, é uma planta externa que está num vaso”, comenta o proprietário.

Qualidade e perfeição são pa-lavras chaves para todos os pro-dutos fabricados pela Piva Co-mércio e Indústria. Os produtos podem auxiliar na organização interna da residência, como é o caso dos acessórios do setor moveleiro, como cabideiros, cal-ceiros, sapateiras, porta cintos, cestos giratórios, porta garrafas, porta utensílios, escorrer de pra-tos e copos, além de oferecer uma grande gama de produtos para outros cômodos como área de serviço e home office. A Piva investe constantemente em tec-nologia o que resulta em produ-tos com perfeição em todos os acabamentos e a beleza final das peças. Nos produtos destacam--se as pinturas inovadoras e an-tibacterianas das peças, sistemas

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

A Legislação Trabalhista Brasileira, aplicável ao trabalhador rural, não faz nenhuma diferenciação em relação a este tipo de prestação de serviço. Exige que todos os trabalhadores sejam re-gistrados em Carteira de Trabalho e Previdência Social, garantindo todos os direitos trabalhistas da relação de emprego. Existem nor-mas reguladoras do trabalho rural, instituídas pela Lei nº. 5.889, de 08 de Junho de 1973, regulamentada pelo Decreto nº. 73.626, de 12 de Fevereiro de 1974.

É importante ressaltar que empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural, presta serviço de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência econômica deste.

O empregador rural, é a pessoa física ou jurídica que, habitual-mente, em caráter profissional, execute serviços de natureza agrá-ria, mediante utilização de trabalho de outro. Destacamos alguns artigos desta Lei que são de extrema importância na relação de emprego:

- É obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação observando os costumes da região, após seis horas de trabalho contínuas, não sendo computado este intervalo na duração do trabalho. Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas para descanso.

- É proibido qualquer tipo de trabalho ao menor de 16 anos. E dos 16 aos 18 anos são proibidos trabalhos noturnos, insalubres, periculosos ou penosos.

- Todo trabalhador rural deverá realizar os exames médicos, en-tre eles o admissional, periódico e demissional.

- Considera-se adicional noturno o executado entre as 21 horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre 20 horas de um dia e às quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária. Todo trabalho noturno será acrescido de 25% sobre a remuneração normal.

- Só poderão ser descontados do empregado rural as parcelas de até o limite de 20% pela ocupação da morada, e 25% pelo forneci-mento de alimentação, calculados sobre o salário mínimo nacional.

- Se for concedido aviso prévio trabalhado pelo empregador, o empregado rural terá direito a um dia por semana, sem prejuízo do salário integral, para procurar outro trabalho.

- Rescindido ou findo o contrato de trabalho o empregado será obrigado a desocupar a casa no prazo de trinta dias.

- Todo o desconto só poderá ser realizado se expressamente au-torizado pelo empregado, exceto os autorizados por lei, portanto orientamos que constem cláusulas dentro do contrato de trabalho autorizando os devidos descontos.

É importante evidenciar que os empregadores rurais devem es-tar atentos às convenções ou dissídios trabalhistas de cada região ou município, visto que cada atividade tem normas específicas que dizem respeito à remuneração, como adicionais de insalubridade e periculosidade, horas extras, habitação, alimentação, entre outras cláusulas.

Na dúvida, busque orientações de um advogado. E lembre-se do mais importante: antes de qualquer contratação, busque infor-mações sobre a procedência das pessoas que serão contratadas.

“ ”É importante evidenciar que

os empregadores rurais devem estar atentos às convenções ou dissídios trabalhistas de cada

região ou município

Os direitos e os deveres do trabalhador rural

de abertura e fechamento dota-dos de segurança e conforto, fa-cilitando o dia a dia das famílias. “Os produtos estão presentes em diversos cômodos das residên-cias e nos ambientes corporati-vos. Trabalhamos com qualidade para dar segurança e bem estar a todos que utilizam nossos produ-tos”, destaca o diretor presidente,

Juarez José Piva.É Piva em toda a casa, com pro-

dutos fabricados a partir de mate-riais como alumínio, aço carbono e inox. A empresa está sempre se atualizando com a renovação de produtos e lançamentos de novi-dades e tendências que o merca-do solicita, sempre pensando de forma sustentável.

Page 3: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

FOTOS PAVAN ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

3Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

A Rinaldi completa 45 anos de história com mui-to o que comemorar. Si-nônimo de qualidade, a fábrica gaúcha de pneus e câmaras de ar conquistou reconhecimento nacional e internacional por meio de trajetória construí-da com valores sólidos e muito trabalho em equi-pe. O sucesso consolida a empresa como referência no segmento, sinalizan-do muito mais conquistas para o futuro.

Desde quando iniciou as suas atividades, em 1969 com 60 colaboradores e 15 mil m² de área fabril para produção de materiais de recauchutagem, a Rinaldi

Fábrica gaúcha de pneus e câmaras de ar tem trajetória construída por meio de valores sólidos e trabalho em equipe

Rinaldi comemora 45 anos de sucesso

mostrou estar constante-mente em busca de novos projetos e desafios. A empre-sa ampliou a sua produção com as câmaras de ar para as linhas automotiva, trans-porte e industrial, na década de 80, iniciou a fabricação de pneus e câmaras de ar para as linhas de motocicletas, agrícola, industrial (não mo-torizada) e charretes.

Muito mais que em espaço físico, com área de 35 mil m², a fábrica cresceu na geração de empregos diretos, com quase 700 colaboradores. A Rinaldi oferece diversos be-nefícios para a sua equipe, como Auxílio Creche, con-vênios com farmácia e su-permercado, seguro de vida

em grupo, convênio para moradia, plano ambulatorial e hospitalar, atendimento odontológico, psicológico e médico gratuito na empresa e Prêmio Assiduidade, além de valorizar as oportunida-des para os portadores de deficiências físicas.

Outro ponto que alavan-cou a fábrica são os investi-mentos constantes em no-vas tecnologias, por meio de capacitação profissional dos colaboradores e aquisição de maquinários e equipa-mentos de última geração. O trabalho de fortificação da marca resultou na conquista da Certificação da Gestão de Qualidade ISO 9001:2008. A Rinaldi conta ainda com o

reconhecimento do INME-TRO nos seus produtos da linha de motocicletas e com o Certificado de Destrui-ção Térmica, já que destina 100% dos seus resíduos sóli-dos a uma cimenteira, onde geram energia, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

A Rinaldi também consi-dera fundamental o investi-mento no esporte, tanto que nos últimos anos tornou-se referência no patrocínio aos principais eventos e atletas do motociclismo nacional. As modalidades esportivas possuem valores comuns à empresa, já que transmitem disciplina, responsabilida-de e determinação na bus-

ca constante pelo melhor desempenho. O esporte é exemplo para crianças e jovens, e a Rinaldi tem grande preocupação com a formação de ídolos e de novos talentos. Por outro lado, a parceria com os pilotos resulta em ainda mais qualidade para os produtos, já que as pro-vas de motocross, rally e enduro, consideradas a mais duras e exigentes, servem como um verda-deiro campo de testes para os pneus. Ou seja, a troca de informações com o Team Rinaldi tem papel importantíssimo para que a gama de produtos esteja sempre em evolução.

Page 4: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

DIVULGAÇÃO

4 Empresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Jogadores passaraam por bateria de exames antes da temporada

Exames de eletrocardiogramas de repouso foi um dos realizados

Tacchimed e Bento Vôlei novamente juntos

Salton com lançamento de produtos e nova cave

O balanço positivo do pri-meiro semestre, com cresci-mento de 4% na venda de es-pumantes e 9% na de vinhos finos em relação ao ano passa-do, é um dos motivos para a vi-nícola comemorar os 104 anos. A excelente safra resultou na produção de novos produtos e, além disto, a Cave da Evolu-ção será inaugurada em breve, como uma experiência senso-rial inédita.

De acordo com o presiden-te Daniel Salton, o balanço é positivo e, em 2014, a viníco-la ainda apresentou novidades importantes para consolidar a projeção de crescimento.

“Os números são bastante animadores, já que entramos agora no semestre de maior alta, quando cresce muito o consumo de espumantes. O fato é que estamos atentos às oportunidades que temos, como a produção de uva na região de Santana do Livra-mento (RS) e, também, com a implantação de uma planta--piloto para testes de novos produtos e inovações tecnoló-gicas em nossas operações in-dustriais, localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. Este projeto deverá nos proporcio-nar ganhos de produtividade e competitividade ainda maio-res”, ressalta.

Sobre os produtos, o Salton Septimum nasceu em home-nagem aos sete irmãos fun-dadores da vinícola, filhos de Antonio Domenico Salton. Composto pelas variedades Tannat, Ancelota, Merlot, Ca-bernet Franc, Teroldego, Ca-bernet Sauvignon e Marselan, é o primeiro vinho elaborado unicamente com uvas prove-nientes de seletos vinhedos de parceiros da Salton, da região da Campanha Gaúcha.

Complexo e estruturado, o Septimum fermenta em barri-cas de carvalho francês, matu-ra por 12 meses em barricas de iguais características e, final-mente, depois de engarrafado, descansa nas caves da viníco-la por pelo menos um ano. A primeira edição tem somente 7.547 garrafas, todas elas nu-meradas.

A linha Salton Paradoxo, produzido 100% com uvas

Assim como aconteceu no ano passado, quando o time do Bento Vôlei voltou ao ce-nário nacional participando da superliga B e do campeonato estadual, mais uma vez o Plano de Saúde Tacchimed estarão ao lado da equipe dando total suporte aos jogadores e co-missão técnica. Desta forma, o Tacchimed cumpre uma de suas metas, que é justamente promover a saúde. “Entende-mos que o mais importante é não precisar buscar serviços em saúde, mas caso seja ne-cessário o Tacchimed garante esse acesso. E com o Bento Vôlei temos plena certeza que estaremos promovendo a saú-de e aliando a marca Tacchi-med a uma equipe em plena evolução”, afirma o gerente de relações com o mercado, Humberto Godoy.

A Parceria

O apoio do Tacchimed ao Bento Vôlei já existe há al-guns anos. O Plano de Saúde sempre foi parceiro do time, ainda na época em que a equi-pe participava da Superliga Nacional. Agora, com a re-tomada ao cenário nacional, novamente o Bento Vôlei tem à sua disposição a garan-tia de entrar em quadra com o suporte de um plano com abrangência no país inteiro.

Quando os jogos acontece-rem em Bento Gonçalves, o time terá o suporte do Hos-pital Tacchini e das Farmácias Tacchimed, que atenderão os jogadores e comissão técnica, caso seja necessário. “Em to-das as partidas nossos joga-

provenientes da Campanha Gaúcha, expressa, por meio de seus varietais, as melhores características que a região do extremo sul do Rio Gran-de do Sul pode oferecer. Com enfoque no canal on-trade, é composta, inicialmente, pelos tintos Cabernet Sauvignon e Merlot e pelos brancos Char-donnay e Gewurztraminer. Em novembro, o lançamento do Pinot Noir complementa a linha.

O tinto Salton Talento co-memora 10 anos de lançamen-to, entre histórias e conquistas de importantes prêmios para a vinícola. A presença do pro-duto no mercado, desde 2004, com safra 2002, assinala o in-vestimento nas linhas mais so-fisticadas. A bebida é resultado dos cortes das uvas Caber-net Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%). Após a colheita, feita manualmente para não alterar a qualidade da matéria-prima, são escolhidos apenas os melhores cachos. Este tinto é armazenado em barris de carvalho francês por, no mínimo, 12 meses e conta com um histórico acompanha-do durante todo o ano.

O emblemático vinho foi eleito o oficial das visitas dos papas Bento XVI (safra 2004), em 2007, e Francisco (safra 2007), em 2013, durante as res-pectivas visitas ao País.

Jantares harmonizados em Porto Alegre

A Vinícola Salton promo-veu, no dia 19, no Restaurante Seasons, o seu primeiro jantar harmonizado na Capital gaú-cha. A harmonização destacou produtos lançados no primei-ro semestre de 2014, como o espumante Brasil Intenso By Salton e os tintos Salton Pa-radoxo e Salton Septimum. O próximo encontro será no renomado restaurante Chez Phillippe.

O enólogo da vinícola Gre-gório Salton e a sommelière Mônica Coletti circularam para oferecer aos participantes mais detalhes da elaboração e esco-lha dos produtos. No cardápio, ainda, o Salton Intenso Lico-roso e o Brandy 100 anos.

dores entrarão em quadra fo-cados, sem a preocupação ou com medo de disputar alguma jogada, temendo se machucar. Esse suporte dado pelo Tac-chimed é um diferencial e tan-to para nossa equipe”, avalia o presidente do Bento Vôlei, Marcos Paulo Machado.

Avaliações feitas no Hospital Tacchini

Antes de iniciar a preparação para a temporada 2014-2015, todos os jogadores do Bento Vôlei passaram por uma bate-ria de exames, a fim de detectar a plena saúde dos atletas. Os jogadores fizeram exames clí-nicos, realizando eletrocardio-gramas de repouso. Conforme o médico cardiologista e vice--presidente do Bento Vôlei,

Ricardo De Gasperi, este tipo de exame serve para descartar doenças relacionadas a morte súbita no esporte. “Normal-mente, quando acontece uma fatalidade no esporte ela é diagnosticada como uma mio-cardiopatia hipertrófica. Com esse exame, a gente consegue perceber se o atleta apresenta alguma alteração e prescrever o devido tratamento, preser-vando a vida”, explica.

“Duas entidades com a marca de Bento”

A frase é do ponta Rafael Fantin, o Dentinho, que nes-te ano defende o Bento Vôlei pela quinta temporada, sendo a segunda consecutiva após a retomada. Ele vê a parceria com o Tacchimed como algo saudável para todos.

Outro que já conhece o Ben-to Vôlei é o levantador Rodri-go Rívoli. Antes de retornar ao time, ele estava em Juiz de Fora (MG) e ficou admirado em ver como o Hospital Tac-chini cresceu e está mais es-truturado. Por fim, o ponteiro Dhionathan Willyam da Silva, o Zóio, vê a equipe em pleno crescimento e afirma que a parceria Tacchimed e Bento Vôlei é uma garanta muito im-portante para os atletas.

Page 5: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

DIVULGAÇÃO

Vízia Óptica apresenta nova coleção da Ray-Ban

5Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

A Vízia Óptica acaba de re-ceber a nova coleção de arma-ções e solares da marca Ray--Ban. A linha de armações traz modelos despojados, des-contraídos, charmosos, com estampas por dentro das has-tes e peças coloridas, dando mais vida e cor para o rosto do usuário.

A moda dos solares espelha-dos ultrapassou as coleções de modelos descolados e seu uniu à tradição dos clássicos.

Os arredondados, os avia-dores, os clubmasters, ganha-ram novos materiais, cores e estampas, com destaque para os solares em versão dobrável que já conquistaram inúmeros usuários fashionistas.

De acordo com a Diretora de marketing da Vízia Óptica, Cristiane Milani Marin, “ce-lebridades, it girls, bloggers, femininos e masculinos, estão desfilando os seus óculos por aí, em looks do dia em selfies

Nova linha de armações e solares da marca já está nas lojas da Vízia

de causar suspiros”.Confira o lançamento da

marca Ray - Ban nas lojas da Vízia Óptica em Bento Gon-çalves, nas Tua Marechal De-odoro, 139 – sala 11, na Rua Saldanha Marinho, 10 – sala 03, na Rua José Mário Môna-

co, 393 – sala 02 e ainda na Rua Ramiro Barcelos, 550 – sala 105. A Vízia conta tam-bém com lojas na cidade de Carlos Barbosa, na Rua Elisa Tramontina, 11 – sala 109, e em Garibaldi, na Rua Buarque de Macedo, 3168.

Projeto Orchestra Brasil leva brasileiros à IWF Atlanta

O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promo-ção de Exportações e Inves-timentos (Apex-Brasil), levou quatro empresas fornecedo-ras da cadeia moveleira à IWF Atlanta – Feira de suprimen-tos, produção e transformação de materiais para o mobiliário. Essa é a quarta participação do projeto na feira, que ocorreu entre os dias 20 a 23.

Os Estados Unidos estão entre os mercados prioritários para o Projeto Orchestra Brasil e a IWF é considerada a prin-cipal feira do ano. Em 2013, o país foi um dos principais res-ponsáveis pelo bom desempe-nho das empresas participantes no mercado externo. No ano passado, as exportações totais do projeto tiveram incremento de 11,2%, completando qua-tro anos consecutivos de cres-cimento. Os mercados-alvo

tiveram destaque, puxando o bom desempenho geral. Nos Estados Unidos, por exemplo, o crescimento foi de 25,3% em relação ao ano anterior. Além da IWF Atlanta, ainda nesse ano o projeto terá participa-ção nas feiras Expo Ferretera (Guadalajara), Feira FMC Chi-na (China) Intermob Istambul (Turquia), Sicam Pordenone (Itália) e Fenafor Peru (Lima).

Expo Nacional Ferretera Guadalajara

Do dia 28 até hoje, o proje-to Orchestra Brasil participou da Expo Nacional Ferretera de Guadalajara. O estande coletivo do projeto reuniu produtos de cinco empresas participantes: Artecola, Jimo Química, Pro-mob Softwares, Reval Aramados e SAS Plastic. Essa é a terceira participação do projeto na feira, considerada a mais importante do México para fornecedores da indústria moveleira, ferragens, elétrica e da construção.

Page 6: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

ROSÂNGELA LONGHI / CONCEITOCOM BRASIL

6 Empresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Dia Nacional da Construção SocialA tarde de sábado, 23, foi es-

pecial para 330 pessoas ligadas direta e indiretamente à cons-trução civil de Bento Gonçal-ves. Pela primeira vez a Ascon Vinhedos aderiu ao Dia Na-cional da Construção Social, neste ano com o tema “Famí-lia, o alicerce do que se cons-trói na vida”, por meio de uma promoção da Câmara Brasi-leira da Indústria da Constru-ção (CBIC), por meio de seu Fórum Nacional da Indústria da Construção (Fasc), com o apoio do Sinduscon-RS, Sesi de Bento Gonçalves, Senai, Sest/Senat, Sitracom BG e da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio das se-cretarias da Saúde, Assistência Social, Cultura e Transporte.

Empresários, colaboradores das empresas associadas e fa-miliares desfrutaram, das 14h às 17h30, de momentos de lazer, além de terem acesso a inúmeros serviços, entre eles avaliação corporal, medição de pressão arterial e de diabetes, teste de visão, orientações so-bre escovação, corte de cabelo, maquiagem, mateada, distri-buição de mudas de árvores e até doação de animais.

Para as crianças foram dis-ponibilizadas inúmeras ativi-dades como contação de his-tórias, pintura de rosto, oficina de xadrez, orientações para o trânsito e diversos brinquedos. Para a alegria de crianças e adultos foram distribuídos pi-poca, algodão doce, água e um

Banda Municipal, a Furiosa, esteve animando os presentes na festa realizada pela Ascon Vinhedos

Grupo Vivandeiros da Alegria alegrou ainda mais o dia de festas dos associados da Ascon

Crianças se divertiram com as atividades e pinturas no rosto Na ocasição, também ocorreu a doação de gatos Diego Panazzolo, presidente da Ascon Vinhedos

lanche fornecido pelo Sesi. A data especial também contou com a animação do grupo Vi-vandeiros da Alegria, da Banda Municipal A Furiosa, do gru-po de hip hop Nest Panos, de apresentações gauchescas do CTG Paisanos da Tradição.

No total foram realizados 1.476 atendimentos, incluindo serviços de cidadania, lazer, educação, saúde, entre outros.

O presidente da Ascon Vi-nhedos, Diego Panazzolo, ava-liou a primeira edição do Dia Nacional da Construção Social como um sucesso pela surpre-endente adesão de quem faz a construção civil da cidade e enfatizou a importância das parcerias firmadas, funda-mentais para a realização do evento. “Quero agradecer a todos pelo empenho nos últi-mos dias para que esse dia se concretizasse e pudéssemos proporcionar um momento de confraternização, saúde, lazer e cultura, para nossos associados e seus colaborado-res”, destacou.

A primeira-dama de Ben-to, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, parabenizou a iniciativa da Ascon Vinhedos e agradeceu pela oportunida-de de poder fazer parte desse dia. O presidente do Conselho Consultivo do Sesi de Bento Gonçalves, Danilo Cavagni, ressaltou a importância da re-alização de um evento como esse e também parabenizou a Ascon pela iniciativa.

Page 7: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

7Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

Page 8: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

DIVULGAÇÃO

EMMANUEL DENAUI

ANDIONARA BOARO

8 Empresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Inscrições para o Salão Design iniciam na próxima semana

Nova linha garante versatilidade, praticidade e qualidadeEm 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscritos no Salão Design

A Linha Golfinho pode ser adquirida apenas virtualmente

De acordo com a ABComm, o faturamento do e-commerce em 2013 chegou aos R$ 31,1 bilhões e a expectativa para esse ano é que seja registrada alta de 27%. Diante desse ce-nário a Multimóveis Baby tam-bém está investindo no públi-co que compra virtualmente, por isso lançou a Linha Golfi-nho, que poderá ser adquirida apenas em lojas especializadas que vendem pelo e-commerce.

A nova linha garante versati-lidade, praticidade e qualidade e foi desenvolvida com a in-tenção de acompanhar o de-senvolvimento da criança até aproximadamente cinco anos de idade. Como diferencial a linha pode ser montada de vá-rias formas: inicialmente com berço, roupeiro e cômoda, jun-tos ou separados, e futuramen-te o berço pode ser transfor-mado em cama e ainda agregar uma escrivaninha ao ambiente.

Toda confeccionada em MDP, a Linha Golfinho pode ser adquirida nas cores branca, verde ou rosa. Entre as vanta-gens da nova linha infantil está a demanda por pouco espaço,

Multimóveis baby aposta no mercado on-line

caso necessário, e as possibili-dades variadas de montagem.

“Pensamos em criar peças que pudessem estar unidas, para melhor aproveitamento

do espaço ou separadas para ambientes mais amplos”, ex-plica Gilvanei Mariuzza, su-pervisor de Engenharia da Multimóveis.

A partir da próxima segun-da-feira, 1º de setembro, esta-rão abertas as inscrições para o Salão Design 2015. O prê-mio é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gon-çalves, com o objetivo de in-centivar a criatividade, o em-preendedorismo e a inovação tecnológica de móveis e aces-sórios por meio do design.

A 19ª edição distribuirá R$ 205 mil em prêmios nas mo-dalidades Estudante, Profis-sional e Indústria.

A exemplo das duas últimas edições, os concorrentes po-derão inscrever projetos em sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Cozinha, Área de Servi-ço e Banheiro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para es-paços comerciais e públicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação.

Nesses 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscri-tos no prêmio, que é consi-derado o maior do gênero na América Latina. A diretora do Salão Design, Cristiane Sil-veira, destaca o crescente re-conhecimento internacional, com um aumento expressivo na participação estrangeira.

“Temos percebido um mo-vimento muito grande de pa-íses da América Latina, que vêm buscando fortalecer seus polos de design. O Salão, nesse sentido, é uma vitrine muito relevante, pois oferece, além das premiações em di-nheiro, ampla divulgação dos vencedores”, pontua.

No dia 20, reuniram-see no Sindicato dos Servidores Pú-blicos de Bento Gonçalves (SINDISERP), os profissio-nais da educação indicados pelas entidades representa-tivas da área para eleição do Conselho de Alimentação

Foram eleitas titulares Erci Maria Ogliari e Nila Maria Varnier, e conselheiras suplentes Marili Gonzatti e Lidia di Domenico

Conselho de Alimentação Escolar

Escolar (CAE). Foram eleitas conselheiras

titulares Erci Maria Ogliari e Nila Maria Varnier, e conse-lheiras suplentes Marili Gon-zatti e Lidia Di Domenico. Conduziu a assembleia a pre-sidente do SINDISERP, Isau-

ra Bolesina Zandonai, que re-latou sobre a importância da participação efetiva no CAE, para o controle dos recursos repassados e para acompanhar a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes da rede municipal de ensino.

A comissão julgadora do Salão Design 2015 é forma-da por cinco profissionais da arquitetura e design que em-prestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio. Quatro dos jurados já participaram de edições anteriores: as arquite-tas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo. A estreia da edição fica por conta da executiva Gláucia Binda, que representará a indústria.

As inscrições poderão ser realizadas até 10 de novembro de 2014 e a avaliação ocor-rerá em duas etapas, a partir de novembro. Nessa primeira fase, o corpo de jurados ava-lia os projetos gráficos ins-critos e seleciona os finalistas com base em critérios como o conceito do projeto; forma e função; ergonomia; grau de inovação e sustentabilidade ambiental.

Na etapa seguinte, os fi-nalistas enviam para Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em escala natu-ral para julgamento. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como forma de reconhecimento de excelência em design.

A divulgação dos selecio-nados para a segunda fase ocorre em dezembro de 2014 e os participantes terão até maio de 2015 para envio dos produtos.

Os vencedores serão conhe-cidos em junho do próximo ano. Inscrições e download do regulamento: www.salao-design.com.br.

Page 9: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

9Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

Hilário Caetano Pozza – 1969/1970Nestor Ângelo Arioli – 1970/1971Júlio Antônio Fianco – 1971/1972

Valdir Pelliccioli – 1972/1973Ilvo de Gasperi – 1973/1974

Lívio D’Arrigo (in memorian) – 1974/1975Plínio Mejolaro – 1975/1976Delmar Demari – 1976/1977

Gentil Theophilo Pompermayer – 1977/1978Firmino Jacques da Silva – 1978/1979

Vilson Ivo Milani – 1979/1980Vanius Lorenzini (in memorian) – 1980/1982

Aparício Pressi – 1982/1984

Uma entidade com 45 anos de história não se faz sozinha

José Ernesto Morgan Oro – 1984/1986Beder Koff (in memorian) – 1986/1988Ildoíno Pauletto – 1988/1989Vilmar Bucco (in memorian) – 1989/1990Antônio Natal de Barba – 1990/1992Jovino Antonio Demari – 1992/1994Antonio Cesa Longo – 1994/1997Sérgio Luis Gallina – 1997/1998Silvênio Ruaro – 1999/2000Alcides De Gasperi – 2001/2004Carlos Lazzari – 2005/2007Solange Pavan – 2008/2009Helenir Bedin – 2010/2012

www.cdlbento.com.br | 3455.0555

O nosso muito obrigado por terem feito parte desta grande construção.

JEFERSON SOLDI

Marcos R. CarbonePresidente

Page 10: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

RENATA PARISOTO

FOTOS REPRODUÇÃO

DIVULGAÇÃO

10

Nova coleção Make B. de O Boticário

Empresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Farroupilha está de portas abertas para receber nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de setem-bro os visitantes do Festival do Moscatel. O evento enogastro-nômico tem início na sexta--feira, 5 de setembro, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário. O funciona-mento será sextas e sábados, das 19h às 22h e domingos, das 11h às 16h. O ingresso tem o valor de R$ 80 por pessoa e dá direito a bebidas premia-das e cardápio elaborado por chefs, servidos à vontade, em ambiente aconchegante, com confortáveis acomodações, música e atrações.

Para garantir os ingressos, já que os lugares são limitados a fim de atender aos diferenciais do evento, e também porque as entradas encontram-se em suas últimas unidades, a suges-tão é a compra antecipada. A aquisição pode ser feita, en-quanto houver disponibilida-de, antecipadamente, até 30 de agosto nos pontos de venda da região: lojas Drops de Men-ta (Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa), Chocolates Lugano e Hermelu Esportes, em Farroupilha, e Delícias Ca-seiras da Justina, em Garibaldi, e até 4 de setembro, véspera da abertura, com a organização do evento pelo telefone 54. 3261.6964 ou e-mail [email protected]. A partir do dia da abertu-ra, 5 de setembro, a venda so-

Evento será nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro

Make B. Tropical Colors apresenta diversos novos produtos, todos em edição limitada

Utilização de Energia Solar no Edifício Don Alvarino

Festival do Moscatel em Farroupilha começa dia 5

mente no local, nos dias de re-alização do Festival, conforme disponibilidade.

Para quem for morador ou estiver hospedado em Farrou-pilha haverá transporte de ida e volta, que deve ser combina-do junto à recepção dos hotéis e nos caso dos moradores pelo telefone 54. 8404.5562. Outras informações e conteúdo diver-so relacionado ao Festival do Moscatel pode ser acompa-nhado pela Fan Page do even-to. Basta acessar o link face-book.com/festivaldomoscatel e curtir a página.

O Festival do Moscatel é uma realização da Prefeitu-ra Municipal de Farroupilha, através das Secretarias de De-senvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e

da Associação Farroupilhen-se de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Deriva-dos (Afavin), contando com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHR-BS), Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de Farroupilha, Conselho Municipal de Tu-rismo (COMTUR), Universi-dade de Caxias do Sul (UCS). Patrocinam a quarta edição: Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimen-to Agrário, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, LNF Latino Americana, Sicredi - Sistema de Crédito Cooperati-vo, Tramontina e Mario Tur.

A exuberância está na moda – e, junto com ela, a atmosfe-ra vibrante das florestas tro-picais, repleta de flores e ani-mais exóticos. Em tons vivos e saturados, a fauna e a flora estão presentes na nova cole-ção primavera-verão Make B. Tropical Colors, de O Boticá-rio. Em 21 itens de maquia-gem, uma fragrância e cinco acessórios, as altas temperatu-ras prometem trazer a energia das selvas para os looks exu-berantes. Nos olhos, sombras

Sistema de Energia solar em Bento Gonçalves

A Energia solar é uma fonte de renda e economia de custos. Este assunto está dominan-do o cenário nacional, com o foco na preservação do meio ambiente e escassez de ener-gia elétrica. O Rio Grande do Sul, utilizando esse processo também colabora com a di-minuição do efeito estufa. Em Bento Gonçalves, o sistema de geração de energia solar com placas fotovoltáicas e capaci-dade média de 05 kwp, está em operação no edifício Don Al-varino, localizado na Rua Per-nambuco, 401, no centro.

A obra é da Engebento en-genharia e construções, com projeto e instalação executa-dos pela NCN ELETRO.

De acordo com o sócio di-retor da empresa Solluce Equi-pamentos de Energia Solar, Ricardo Milani, o primeiro projeto de concessão da Rio Grande Energia (RGE), co-nectado na rede de energia elétrica no sistema ON GRID,

é um dos primeiros da empre-sa CPFL no Brasil. O projeto foi instalado de acordo com a resolução 482 aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que visa a regulamentação da geração distribuída no Brasil.

Os consumidores podem optar pelo sistema de com-pensação de energia para ca-pacidade instalada de até 100 kwp (micro geração), ou até 01 MWp (mini geração). “Desta forma o sistema fotovoltáico irá gerar e transmitir energia diretamente para a rede da concessionária. A quantidade de energia produzida será des-contada da energia consumida, sendo possível ainda com-pensar créditos e débitos de energia gerados em diferentes locais, desde que os sistemas estejam registrados e aprova-dos sob o mesmo CNPJ ou CPF, o prazo para compensa-ção destes créditos é de até 36 meses”, explica Milani.

que mudam de cor de acordo com a incidência da luz. Nos pinceis, nas embalagens, no

novíssimo adesivo para unhas e na exclusiva nécessaire em formato de clutch, os traços

de animal print conferem ele-gância aos acessórios. E para finalizar, uma fragrância ou-

sada e sofisticada. “A coleção primavera-verão de Make B. é inspirada em cenas tradicio-nais do verão com elementos da fauna e flora tropical. Esse clima exerce um alto poder de identificação nas brasileiras, que têm um perfil ousado e exuberante. Traduzimos essa tendência de forma moderna e sofisticada em produtos que unem inovação, moda e tec-nologia” explica Isabella Wan-derley, diretora de Marketing de Produto de O Boticário.

Page 11: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

FOTOS GIOVANI NUNES

Na quarta-feira, 27, o Hos-pital Tacchini prestou uma ho-menagem especial a um gru-po de 60 pessoas, entregando a cada uma delas a medalha ‘Tacchini – 90 Anos’. O even-to foi realizado no auditório da instituição, dando início às co-memorações oficiais que mar-carão o aniversário do hospi-tal, lembrado no próximo dia 20 de setembro. “Entregamos a medalha a diversos colabo-radores, médicos, empresá-rios e pessoas da comunidade que, direta ou indiretamente, sempre apoiaram o hospital em suas ações”, comenta o presidente do Conselho de Administração do Tacchini, Antonio Stringhini. Ele res-salta que ao longo deste ano o Hospital Tacchini já vem lem-brado a data com a entrega de obras físicas e a implantação de novos serviços em saúde. “Não teremos uma grande festa para a comunidade, pois o mais importante é dispor à população mais e melhores serviços em saúde e que as pessoas possam se manter saudáveis a ponto delas pró-prias poderem comemorar suas datas especiais com seus familiares e amigos”, justifica o presidente.

Neste ano, o Hospital Tac-chini ampliou os serviços de quimioterapia, inaugurando em maio o Centro Regional de Oncologia. Em julho fo-ram entregue as obras da nova ala da UTI Infantil, que agora conta com espaços separados para a UTI Neonatal e UTI Pediátrica. Para o meses de setembro e outubro, estão pre-

Armando Piletti (E) ficou surpreso e emocionado ao receber a Medalha Tacchini 90 Anos, do presidente do Conselho, Antônio Stringhini. Ele enalteceu o homenageado dizendo que, “ Piletti, de fato, é um homem que trabalha pelo Hospital com firmeza e merece muitas e muitas medalhas”. Piletti retrucou dizendo que, “trabalhar em benefício de outros, faz bem a nós mesmos”

Ex-diretores do Corpo Clínico do Tacchini, hoje dirigido pelo médico Aderbal Cagol

Integrantes da gerência administrativa do Tacchini e a coordenadora administrativa do Hospital São Roque Acima, parceiros e voluntários do Hospital Tacchini

11Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

Tacchini entrega medalha alusiva aos seus 90 Anos

vistas a inauguração do novo es-paço do Pronto Socorro e da UTI Adulta, respectivamente. “Para este ano ainda pretendemos dar início às obras de construção do edifício garagem. Tivemos al-guns entraves que envolveram a liberação dos documentos junto ao IPURB, mas para tudo agora já temos aprovação”, comenta Antonio Stringhini.

As comemorações dos 90 Anos do Hospital Tacchini pre-veem ainda a entrega do troféu ‘Tacchini – 90 Anos’, marcado para o dia 16 de setembro. Neste dia, o Hospital Também reco-nhecerá o apoio de entidades, instituições, órgãos públicos que também marcaram a trajetória do hospital. Antes, porém, no dia 09 de setembro, o Hospital Tacchini será homenageado pela Câmara de Vereadores. Em ses-são solene no plenário legislati-

vo o vereador Gilmar Pessutto entregará à administração do Tacchini uma portaria de louvor e agradecimento pelos serviços prestados à comunidade.

Os hOmenageadOs

• Familiares de Antônio Zacarias José Danilo Pasquetti. • Familiares de Onorino Antônio Marini.• Familiares de Antônio Casagrande.• Dr. Aderbal Cagol, diretor do Corpo Clínico do Hospital Tacchini.• Ex-diretores do Corpo Clínico.• Integrantes da Comissão de Apoio do Plano de Saúde Tacchimed.• Presidente da Associação de Funcionários do Hospital Tacchini, Fernanda Donatti.• Colaborada com mais tempo de atuação no Hospital Tacchini, Vilma De Marco Biazus.• Gerentes: área assistencial, João Zortea; área de Relações com o Mercado, Humberto Godoy; área Operacional e de Qualidade, Dilnei Garate; Plano de Saúde Tacchimed, Rafael Scussel; Diretora Técnica do Hospital Tacchini, dra. Roberta Pozza; Coordenadora Administrativa do hospital São Roque, Marli Tumelero.• Superintendente Executivo, Hilton Roese Mancio.• Integrantes do Conselho de Administração.• Pres. da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS, Cláudio José Allgayer.• Presidente do Depto. de Voluntariado do Hospital Tacchini, Bernardete Coppini Geimba.• Presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa.• Advogado Décio Dupont, do escritório Dupont Spiller Advogados Associados.• Advogado Ademar Petry, por seu trabalho à frente do CIC de Bento Gonçalves.

Homenagem foi prestada a médicos, colaboradores, conselheiros e personalidades da comunidade

Page 12: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

FOTOS DIVULGAÇÃO

13Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014

A Gran Legado, vinícola com sede no Vale dos Vinhe-dos, em Bento Gonçalves, esteve presente na Expoa-gas 2014. A vinícola que tem conquistado inúmeros prê-mios no Brasil e no exterior, apresentou para o mercado, neste que é um dos maiores eventos supermercadistas do país, seus novos rótulos de vinhos e espumantes. Com uma nova proposta de rotulagem, mais limpa e atu-al, a linha de vinhos ganhou um visual moderno, que no momento é composta pelos tintos Cabernet Sauvignon, Merlot, assemblage Merlot/Cabernet e ainda o branco Chardonnay.

Além do recente lança-mento dos novos rótulos, em breve a Gran Legado irá apresentar sua linha de vi-nhos com tampas Screwcap, forte tendência na Europa. Esse tipo de tampa facilita a abertura da garrafa, e é mui-to prática no fechamento. Além disso, depois da gar-rafa estar aberta, as tampas

Gran Legado lança nova rotulagem na Expoagas

Screwcap impedem qualquer entrada de ar, o que garante a durabilidade do vinho. O vi-nho Branco, Chardonnay, já foi apresentado na Expoagas com a nova tampa, que logo estará presente em toda linha.

Já a linha de espumantes recebeu um toque de sofis-

ticação, que a qualidade dos produtos Gran Legado há mui-to merecia. Os novos rótulos apresentam uma proposta que agrega sofisticação e le-veza, sem perder a identida-de tradicional da marca. Os espumantes Gran Legado que foram apresentados com nova

rotulagem na feira são os pre-miados Moscatel, Brut Rosé e Brut Charmat.

Recentemente a Gran Lega-do lançou seus espumantes em embalagens de 187ml, que corresponde a uma taça. A be-bida é uma excelente opção de consumo para jovens e adultos que procuram um espumante refrescante e ao mesmo tempo sofisticado, na medida certa, sem gerar desperdícios. A ino-vação entra para a linha de pro-dutos Gran Legado, com a qua-lidade característica da marca.

A Gran Legado se destaca por ser uma das vinícolas na-cionais mais premiadas no

A Natural Products esteve pre-sente na Expoagas 2014, lançan-do o novo conceito de néctares mistos Fruto Benne e seguindo a vanguarda da tendência eu-ropéia, linha que chega com o objetivo de complementar e va-lorizar ainda mais o portfólio da empresa. Os novos néctares for-mam uma excelente combinação de frutas, que harmonizam muito bem entre si e resultam assim em produtos com o dobro de sabor. A linha apresenta néctares mistos em vários sabores, como: Uva + Maçã; Abacaxi + Maçã; Laranja + Manga + Maçã; Pêssego + Maçã e ainda Mamão + Laranja.

Durante a Feira, a Natural Pro-ducts apresentou os modelos das embalagens e também serviu degustação dos néctares. Apesar dos produtos terem seu lança-mento na Expoagas, eles chega-rão ao mercado no início do mês de outubro, com a boa qualidade característica da marca.

Além dos diversos sabores já existentes, a Suvalan lançou na Ex-poagas o Néctar Suvalan no sabor Mamão, em embalagem de 1l. Na feira também foi lançada a nova embalagem para o Néctar de Man-ga 200ml, que já estava sendo co-mercializado em embalagem de 1l.

A matéria prima destinada à ela-boração dos sucos Suvalan é se-lecionada e submetida à rigorosa especificação de qualidade. Tudo isso para produzir sucos que satis-façam as expectativas dos consu-midores aliando qualidade, saúde e praticidade em todas as ocasi-ões. Após muita dedicação e con-tínuo investimento em tecnolo-gia, a marca SUVALAN tornou-se referência em qualidade junto aos consumidores.

Os Sucos Suvalan compõem 4 linhas diferentes (Suvalan 100% Suco; Suvalan Light; Suvalan Ca-seiro e Néctar Suvalan), cada uma com características únicas, para melhor se adequar à sua rotina.

A linha 100% Suco Suvalan é sau-dável e muito nutritiva. São sucos com diversos sabores, disponíveis em embalagens de 1l e 200ml. Ela-

Suvalan lança novos sabores na Expoagas

borados com frutas selecionadas, não contém açúcar, corantes nem conservantes. Sem dúvida o verda-deiro sabor da fruta!

Suvalan light é ideal para quem deseja ficar em forma. Com redução de 60% das calorias, a linha light é

prática para todos os momentos. Sem adição de conservantes. Três sabores para seu dia a dia saudável, disponíveis em embalagens de 1l.

Gominhos, laranjas suculentas e vitamina C: tudo isso você en-

contra no delicioso Suvalan Caseiro. Uma bebida muito saudável em embalagens de 1l. Todo o frescor da fruta sem adição de con-servantes.

Ideal para todas as oca-siões, prático e muito sa-boroso, o Néctar Suvalan é levemente adoçado, saudá-vel e nutritivo. Sem adição de conservantes e fonte de energia para todo o seu dia, está disponível em embala-gens de 1l e 200ml.

Além da preocupação com a qualidade de seus sucos,

desde o início de suas atividades a Suvalan atende ao padrão nacional de normas de reciclagem e emissão de resíduos, preservando com medi-das rigorosas os recursos naturais da área que ocupa. Responsabilidade social e ambiental é também uma das prioridades da empresa.

Fruto Benne: A nova linha de Néctares da Suvalan

Brasil e no exterior. Sua linha de espumantes tem colecio-nado inúmeros prêmios de destaque, em especial, com seu Gran Legado Brut Cham-penoise. Somente neste ano de 2014, este destacado es-pumante conquistou 2 im-portantíssimos prêmios. Em abril, na Expovinis Brasil, foi eleito o Melhor Espumante Nacional, pela segunda vez. E em maio, o consagrado concurso francês “Les Cita-delles du Vin” o distinguiu com a Medalha de Ouro, sendo o espumante brasi-leiro mais premiado inter-nacionalmente.

Page 13: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

14

Estimular o espírito natalino nas pessoasEmpresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Momento de solidariedade para ajudar o próximo. O tra-dicional Leilão de Guirlandas Natalinas, uma promoção da Parceiros Voluntários, entidade sediada pelo Centro da Indús-tria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, já está em sua sétima edição. O objetivo é fomentar, nessa época do ano, o espírito natalino nas pessoas e captar recursos financeiros,

através da confecção, doação e leilão de guirlandas em benefício da Parceiros Voluntários e de uma entidade que será escolhida pela comunidade. Qualquer pes-soa física ou jurídica pode fazer a doação de uma guirlanda para o leilão. As inscrições aconte-cerão de 1º a 31 de outubro di-retamente na sede da Parceiros Voluntários, junto ao CIC/BG. As guirlandas poderão ser con-

feccionadas em qualquer mate-rial e deverão, obrigatoriamente, fazer alusão ao tema natalino, e seguir alguns padrões básicos, como ter, no mínimo, 20 cm de diâmetro de base interna e, no máximo, 40 cm, sendo que o diâmetro externo da guirlanda deve ser de, no máximo, 60 cm.

A exposição das guirlan-das ao público acontecerá no L’América Shopping, no perío-

do de 3 a 27 de novembro. Junto a cada guirlanda haverá as infor-mações de título, doador e autor da mesma, para identificação. Durante a exposição estará dis-ponível para os visitantes uma urna e cupons para a realização dos lances às guirlandas, assim como, haverá disponível no site da Parceiros Voluntários (www.parceirosvoluntarios-bg.org.br) um link para lances via internet.

O lance mínimo inicial será de R$ 80. O público também po-derá escolher, junto com os lan-ces, uma entidade do município que gostaria que fosse beneficia-da com o valor do arremate da guirlanda mais votada.

O resultado final do leilão será aberto ao público e realizado no dia 27 de novembro, às 19h, na Praça de Alimentação do L’América Shopping.

Page 14: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

Leandro Cima, gerente da Terrasol, reunido com o Dr. César Luiz Hoffmann, e Abrelino Zanatta, durante evento na cidade

A designer de produto Juliana Desconsi, da Intervento Design, comemora a conquista do prêmio House & Gift de Design na categoria In Domus – acessórios, conquistada por um produto exclusivo desenvolvido pelo escritório

Integrantes da diretoria do Sindmóveis cumprimentaram o palestrante Gil Giardelli (ao centro), que esteve em Bento Gonçalves essa semana, palestrando a convite da entidade sobre o tema Inovação Digital e as Vendas Globais

Alguns dos integrantes da banda Malta, mesmo com a agenda lotada, encontraram um tempo para fazer o famoso passeio de Maria Fumaça. Durante a viagem, realizada no dia 27, a banda fez muita festa, dançou e brincou bastante durante o passeio

Elemento fortemente ligado à memória afetiva e cultural, o vinho colonial faz parte de uma série de componentes que ajudaram a manter a identidade de imigrantes italianos que desbravaram a Serra Gaúcha e, longe de suas terras, conseguiram manter os seus costumes e tradições. O 2º Festival do Vinho Colonial vem para homenagear a bebida, além de reunir gastronomia e alegria na celebração dos costumes italianos. Realizado pela Associação Comunitária Vale dos Vinhedos, o festival ocorre no salão da Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, no dia 5 de setembro, às 19h30. O cardápio, tradicionalmente italiano, inclui salame, copa, queijos, galeto, grostoli, geleias, cuca, vinho colonial e suco de uva produzido no Vale. Apresentações de música ao vivo e corais alegram a noite, e o ingresso dá direito a uma taça personalizada

Um dos passos para fidelizar e satisfazer um cliente é atendê-lo bem, para isso, os profissionais que trabalham diretamente com o público precisam se qualificar. Nos dias 16, 17 e 18 de setembro o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, oferece o curso de Atendimento ao Cliente. Destinado aos profissionais de vendas, caixas, atendentes, secretárias. O curso será realizado na sede do CIC/BG, das 18h30 às 22h30 e ministrado por José Dalla Giacomassa

CAROLINE PANDOLFO FOTOS DIVULGAÇÃO

ANA CAROLINA AZEVEDO

15Empresas Empresários&- Sábado, 30 de agosto de 2014 Em [email protected]

Page 15: 30 de agosto - Empresas - Edição 3.058

FOTOS DIVULGAÇÃO

16 Empresas Empresários& - Sábado, 30 de agosto de 2014

Professor Tiago Cassol durante a 14ª Conferência sobre Nanotecnologia, em Toronto, Canadá

Professor da UCS participa de Congresso no Canadá

Para participar dos sorteios é preciso se matricular em uma das aulas

Via Attiva Espaço da Dança sorteia viagem

Aconteceu no sábado, 23, o sorteio de uma viagem a Bue-nos Aires entre os alunos do Via Attiva Espaço da Dança. Na ocasião, os Alunos Desta-ques participaram de um co-quetel acompanhado de muita descontração e dicas de uma vida mais saudável. A tarde seguiu com a apresentação de Dança de Salão que encantou todos os presentes com um romântico Bolero. O even-to culminou com o sorteio da viagem à Buenos Aires. A aluna que tirou a sorte gran-de foi Rosana Bavaresco de Veranópolis, aluna de Danças de Salão. O Via Attiva Espa-ço da Dança promove semes-

Os Professores do Centro de Ciências Exatas da Natureza e de Tecnologia da UCS-Cam-pus Universitário da Região dos Vinhedo, Tiago Cassol Severo e Dario Eberhardt ti-veram seu trabalho, realizado em conjunto com a Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentado na 14th International Con-ference on Nanotechnology, evento ocorrido de 18 a 22 de agosto em Toronto, Canadá.

Professor Cassol participou do encontro e apresentou o trabalho que consiste em um novo método de cobrir ma-teriais pulverizados com par-tículas metálicas em tamanho nanométrico. “Ter uma partí-cula com tamanho nanomé-trico é ter um objeto com 1 metro dividido em 1 bilhão de partes, o que dá a capacidade de manipular estruturas com tamanho de alguns átomos. Assim, aplicações em proces-sos de catálise, energia, pro-dução de hidrogênio podem ter seus processos melhora-dos em eficiência, com baixa

tralmente o sorteio aos seus alunos regularmente inscritos. Para participar, matricule-se na em alguma das aulas: Zumba, Danças de Salão, Aula Parti-cular ou Alongamento e con-corra. Consulte regulamento na escola. O evento conta com apoio da Agência Mundomar Viagens e Turismo, que com muita qualidade oferece via-gens inesquecíveis.

Dia 29 de novembro haverá o próximo sorteio durante a Festa de Final de Ano do Via Attiva que acontecerá no Clu-be Botafogo em Bento.

Conheça mais sobre a em-presa em www.viaattiva.com.br ou 54. 3453.6781

nos custos e menos produção de resíduos”, explica Cassol.

Atualmente, processos na área de nanotecnologia estão cada vez mais presentes nas pesquisas, já que as proprie-dades das matérias podem ser melhoradas com a inserção de

nanopartículas ou nanoestru-turas. “O benefício a socieda-de é enorme já que materiais mais eficientes, com novas propriedades e menos dano-sos ao meio ambiente podem ser desenvolvidos e explora-dos”, complementa.