2ª sÉrie prova 2 ensino médio 09 de julho de 2013 · e2 simulado enem ciÊncias humanas 2s 2p...

28
E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (E2) 2ª SÉRIE Ensino Médio PROVA 2 09 de julho de 2013 Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES [ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45. [ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corretas e se essas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis. [ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído. [ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão. [ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. [ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30. [ 07 ] - Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação. [ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova. ''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

Upload: votram

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (E2)

2ª SÉRIE Ensino Médio PROVA 2

09 de julho de 2013

Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

[ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45.

[ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corretas e se essas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis.

[ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído.

[ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão.

[ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

[ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30.

[ 07 ] - Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação.

[ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova.

''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

Page 2: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

2

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

1. “No final do século XIX, encontrava-se no seguinte panorama: o território era dominado pela monarquia, na qual o imperador era o líder soberano apoiado pela classe nobre. Naquela época, a maior parte da

população que ocupava o território era formada por camponeses que se encontravam em situação decadente. A estrutura rural da sociedade fazia dela uma grande aldeia serva. Contavam-se em 1861,

quando da emancipação por Alexandre II, quarenta e sete milhões de servos, miseráveis e místicos,

contra algumas centenas de famílias nobres, de uma nobreza de funcionários, proprietários de imensos domínios.”

O texto acima refere-se:

a) à França pós-revolucionária. b) à Inglaterra quando da revolução industrial. c) ao Império Austro-Húngaro. d) à Alemanha do século XIX. e) à Rússia czarista.

2. Stálin X Trotski

Até os dias de hoje ainda é um mistério a causa da morte de Lênin. Mas as "prováveis causas", são: morte por sífilis ou por causa de uma bala no pescoço que ficou incrustada desde a época em que sofreu uma (das inúmeras); tentativa de assassinato. Os médicos até hoje estão divididos quanto à causa, porque apesar de se "saber por relatos médicos", que poderia ter tido sífilis, seu corpo não apresentava sintomas da doença. A disputa pelo poder da União Soviética entre Trotski e Stálin, após a morte de Lênin, em 1924, teve como eixo principal a discussão sobre:

a) a expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime.

b) a questão da autonomia das nacionalidades da Rússia Branca. c) as propostas de priorizar os investimentos sociais sobre as necessidades da industrialização. d) a extinção dos planos quinquenais, sobretudo os relativos à coletivização. e) o poder dos sovietes de soldados e camponeses na administração provincial.

3. Em parte, os Mencheviques, estavam certos! Em março de 1921, Lênin afirma: “É necessário abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores econômicos, na direção de um capitalismo de Estado”. Tendo em vista as etapas da Revolução Russa, podemos interpretar essa declaração no sentido de:

a) representar o abandono do comunismo de guerra e o início da guerra civil, compondo a guarda vermelha liderada por Trotski.

b) traduzir o insucesso dos planos quinquenais e o retorno de uma economia capitalista, pois Stálin sabia dos graves erros do plano na economia.

c) indicar a possibilidade do socialismo num só país, daí a volta ao capitalismo monopolista, que cresceria e passaria a concorrer.

d) introduzir a Nova Política Econômica, caracterizada por algumas concessões ao capitalismo, a fim de possibilitar o avanço do socialismo.

e) aceitar a introdução de métodos capitalistas na produção e o retorno à iniciativa privada, com total ausência do Estado na economia.

Page 3: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

3

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

4. Após duas décadas de depressão em fins do século XIX, a produção industrial começou a se

expandir novamente. Os banqueiros recuperaram a autoconfiança. A interdependência entre as nações aumentava, graças ao comércio e à revolução nas comunicações. Poucos acreditavam num conflito generalizado. A historiografia da chamada Grande Guerra não chegou até hoje a uma conclusão sobre as causas do conflito. Os especialistas concordam num ponto: a deflagração da Primeira Guerra Mundial não pode ser reduzida a uma única causa. Pode-se afirmar que são motivos para a Grande Guerra (1914-1918) a) as ambições germânica sobre os Bálcãs, assim como, o nacionalismo da Sérvia contribuíram de

forma decisiva para o início do conflito mundial. b) a disputa imperialista do século XIX, aliada à antiga rivalidade entre Estados Unidos e França,

conduziram à Primeira Grande Guerra. c) as disputas por colônias e áreas de influência na América levaram as potências europeias a

clima de tensão. d) sentimento nacionalista fez emergir uma grande consciência de união entre os povos europeus,

o que gera várias rivalidades. e) a competição comercial entre a Rússia e a Alemanha, dado que a primeira havia superado as

outras nações imperialistas no setor industrial. 5.

“(...) A contribuição das mulheres ao esforço de

guerra britânico deu novo ímpeto ao forte desenvolvimento político de emancipação e conduziu,

em janeiro de 1918, ao direito de voto nas eleições parlamentares para mulheres acima de 30 anos. Nos

Estados Unidos, as mulheres se tornaram aptas a

votar em 1920, em parte como resultado de seu trabalho na guerra em 1917-1918. Em outros lugares,

a guerra pouco contribuiu pra melhorar a vida das mulheres e muito fez para piorá-la, deixando não

apenas milhões de viúvas, mas também milhões de

mulheres solteiras, sem perspectivas de encontrar maridos. Havia também milhões de mães em luto.

(...)”

Fonte do Texto anterior: KEEGAN, John. História Ilustrada da Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Edioro, 2003. P. 168.

Fonte da Imagem à esquerda: CRUZ VERMELHA AMERICANA What can you do? - join our Red Cross [Visual gráfico]: membership including Red Cross Magazine... - [S.l.: American Red Cross, 1919]. - 1 cartaz: color.; 108x72 cm http://purl.pt/585. Data segundo o catálogo da Lib. of Congress (2003.12.23). - Reprodução litográfica. - Tendo como fundo emblema da Cruz Vermelha, enfermeira ajuda ferido de guerra e mulher com duas crianças Primeira Guerra Mundial, 1914-1918-[Cartazes].

Legenda da imagem à Direita: Rose Will Monroe foi a mulher representada em um dos cartazes mais famosos da nossa história, que se tornou um ícone do feminismo não só americano, mas mundial. Criado durante a segunda Guerra Mundial a fim de recrutar as mulheres para assumirem o lugar dos homens nas indústrias, o cartaz tornou-se símbolo da mulher trabalhadora. Este processo havia se iniciado, já, na I Guerra Mundial.

Entre 1914 e 1918, a contribuição das mulheres para a Guerra foi de suma importância para as nações beligerantes. Tomando as fontes acima e a história da I Guerra como referências, sobre a essa atuação é correto afirmar que: a) a participação feminina limitou-se aos campos de batalha, nos quais as mulheres usaram, pela

primeira vez na história, uniformes e foram às fileiras. b) às mulheres só foi permitida a participação como substitutas para homens em funções como

cozinheiras, sinalizadoras, escriturárias e motoristas de transporte. c) as mulheres também substituíram os homens na indústria bélica e na agricultura, assim como,

foram utilizadas como uma força médica.

Page 4: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

4

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

d) não houve participação de mulheres nos campos de batalha, dado que suas condições físicas

não eram compatíveis com a realidade encontrada na zona de conflito. e) às mulheres couberam apenas os cuidados com os feridos durante o conflito, momento que

contribuiu para o desenvolvimento da medicina de guerra. 6. Observe a imagem a seguir e leia sua legenda:

NOSSA GUARDA “IMPERIAL”

Lord B. (Benjamin Disraeli) diz: — Você os tem ajudado continuamente, Madame.

Índia (soldado indiano) diz: — E, agora, eu venho para ajudar vocês.

[A Grã-Bretanha não sabe exatamente como a Índia fará isso]

Charge de maio de 1878. Disponível em:

<http://www.cartoonstock.com/vintage/directory/b/british_india.asp>. Acesso em: 26 mar. 2012. [Adaptado].

A charge apresentada ironiza o envio de tropas indianas pelo governo britânico para garantir a posse da ilha de Malta, em 1878. Ela expressa um conceito que permeia a política externa inglesa no século XIX.

As informações anteriores identificam e se relacionam: a) o imperialismo e às disputas industriais entre Inglaterra e Alemanha; b) o imperialismo e às disputas comerciais entre Inglaterra e Rússia; c) o imperialismo e às disputas industriais entre Alemanha e França; d) o colonialismo e às disputas marítimas entre Inglaterra e Espanha; e) o colonialismo e às disputas marítimas entre Inglaterra e Holanda.

7. “O que aconteceu, como muitas vezes acontece nos booms de mercados livres, era que, com os salários

ficando para trás, os lucros cresceram desproporcionalmente, e os prósperos obtiveram uma fatia maior do bolo nacional. Mas como a demanda da massa não podia acompanhar a produtividade em rápido

crescimento do sistema industrial [...] o resultado foi superprodução e especulação. Isso por sua vez

provocou o colapso [do sistema econômico mundial]” (HOBSBAWM, E. A era dos extremos)

O trecho acima se refere à crise econômica ocorrida em 1929. Considerando a avaliação apresentada por Hobsbawm, no texto acima, infere-se que são causas da referida crise: a) a deflação, em função da superprodução; e a diminuição dos lucros. b) o salário baixo e produção de gêneros de primeira necessidade. c) a falta de intervenção do Estado na economia e a superprodução. d) a incapacidade intervencionista do sistema liberal e a superprodução. e) o salário defasado, a especulação financeira e a superprodução.

Page 5: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

5

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

8. Sobre o New Deal, pode-se afirmar que:

a) diante do caos após a Crise de 1929, Roosevelt, presidente dos EUA, pôs em prática, em 1933,

o New Deal que se baseava em reformas sociais e na intervenção ativa do Estado na economia, deixando de lado o liberalismo econômico clássico.

b) o crescimento da economia norte-americana no período da década de 1920 pode ser explicado pelo direcionamento exclusivo de recursos, antes gastos com a Guerra, para o desenvolvimento do seu mercado interno.

c) o crescimento dos países europeus no período entre as décadas de 1920 e 1930 deve-se, em parte, ao contexto político-econômico definido pelo Tratado de Versalhes, que adotou a proposta de uma “paz sem vencedores”.

d) a crise econômica mundial de 1929, que trouxe graves consequências aos rumos dos processos históricos nas décadas de 1930 e 1940, pode ser explicada pela ascensão dos governos totalitários na Europa.

e) os efeitos da crise econômica promoveram uma maior aproximação entre os países europeus, que tiveram que se unir para encontrar soluções para a crise. Esse processo de aproximação é considerado o embrião da atual União Europeia.

9.

Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado pela

a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e pela polarização ideológica entre fascismo e comunismo.

b) ascensão do capitalismo e da democracia e pela coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.

c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e pela aliança entre EUA e URSS, para deter o avanço fascista da Europa.

d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e pelo aparecimento da guerra fria com a bipolarização mundial.

e) crise na doutrina nazista na Alemanha e do fascismo em geral por todo o mundo, levando a ascensão das esquerdas.

10.

Benito Mussolini em discurso. Leia. A Itália deseja a paz, mas não teme a guerra. A justiça sem a força é uma palavra sem sentido. Nós sonhamos com a Itália romana. Os três lemas acima foram amplamente divulgados durante o governo de Benito Mussolini (1922-1943) e revelam características centrais do fascismo italiano:

Page 6: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

6

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

a) a perseguição aos judeus, a liberdade de expressão e a valorização do direito romano. b) o culto ao corpo, o pacificismo e a ânsia de voltar ao passado. c) o nacionalismo, a valorização do espírito clássico e o materialismo. d) o militarismo, o totalitarismo e o esforço expansionista. e) o revanchismo, a socialização da economia industrial e a perseguição aos estrangeiros.

11. Leia com atenção os documentos seguintes.

O privilégio de iniciar o primeiro

julgamento da história por crimes contra a paz no mundo impõe uma grave

responsabilidade. Os crimes que procuraremos condenar e punir foram tão

premeditados, tão maléficos e

devastadores, que o mundo civilizado não pode tolerar que sejam ignorados, uma

vez que este não seria capaz de sobreviver à repetição daqueles. Que

quatro grandes nações, arrebatadas pela vitória e ainda ofendidas pela injúria,

optem por evitar a vingança e entreguem

voluntariamente à lei os seus inimigos capturados é um dos mais significativos

tributos já pagos pelo Poder à Razão. O senso comum da humanidade exige que a

lei não se restrinja a punir os pequenos crimes da gente miúda. A lei deve atingir também aqueles que

detenham grandes poderes e que os usem de forma deliberada e articulada para pôr em ação males os quais não deixam ileso nenhum lar deste mundo. É um caso dessa magnitude que as Nações Unidas

apresentarão a Vossas Excelências.

Robert H. Jackson. “Opening address for the United States.” In: Office of United States chief counsel for prosecution of axis criminality. Nazi conspiracy and aggression. Washington: United

States Government Printing Office, 1946, p. 114 (tradução com adaptações).

A partir leitura e interpretação do fragmento anterior, pode-se inferir que: a) o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg tinha por função julgar os crimes nazistas e

comunistas cometidos durante a II Guerra Mundial, entretanto, as punições foram somente àqueles que cometeram pequenos crimes.

b) a Organização das Nações Unidas, em consonância com os países vencedores da II Guerra Mundial, absteve-se do Tribunal de Nuremberg, uma vez que tal instituição previa estabelecer meios de vingança contra os nazistas.

c) o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg tinha por função julgar os crimes contra a humanidade cometidos durante a II Guerra Mundial, assim como, punir, inclusive, os mais poderosos.

d) a Organização das Nações Unidas não tem relação com o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg, uma vez que foi criado, neste mesmo momento, o Tribunal Internacional de Haia, este sim ligado à ONU.

e) o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg tinha por função julgar os crimes contra a humanidade durante qualquer conflito, sendo assim, suas funções se estendem até a atualidade.

Page 7: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

7

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

12.

Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida

americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em

1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi

apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de

vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado.

O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.

(Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra". São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.)

De acordo com o texto, depreende-se que os personagens de Walt Disney serviam à política externa norte-americana na época da Segunda Guerra Mundial no sentido de: a) justificar uma aproximação entre os EUA e os países latinos, assim como, de defender o

nacionalismo econômico. b) impedir o crescimento dos ideais nazifascistas na América Latina, bem como defender o

nacionalismo. c) fortalecer o “american way of life”, sendo assim, de acordo como New Deal, defender o

intervencionismo. d) combater o nacionalismo, o fascismo, defender o livre mercado e o estilo de vida americano. e) gerar desenvolvimento econômico dos países latino-americanos, assim, defender o

nacionalismo. 13. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Segundo Exército e o Exército Regional de Chugoku eram

sediados em Hiroshima, enquanto o quartel general da Marinha localizava-se no porto de Ujina. A cidade

também possuía grandes depósitos de suprimentos militares e era um centro chave para a navegação.

O bombardeio de Tóquio e outras cidades do Japão durante a Segunda Guerra Mundial causou uma destruição em massa e centenas de milhares de mortes, quase todos de civis, na maioria mulheres e

crianças. Por exemplo, Toyama, uma região urbana de 128 mil habitantes foi quase totalmente destruída, e acredita-se que ataques incendiários em Tóquio causaram 90 mil vítimas. Não existiam esse

tipo de bombardeios aéreos em Hiroshima. Entretanto, a ameaça sempre existia e para se proteger

contra possíveis bombardeios em Hiroshima, estudantes entre 11 e 14 anos foram mobilizados para demolir casas e criar um firebreak (intervalo sem material inflamável para retardar o espalhamento do

fogo).

Em uma segunda-feira, 6 de agosto de 1945, às 8 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atômica "Little Boy" foi lançada sobre Hiroshima por um bombardeiro B-29 americano, o Enola Gay,

matando instantaneamente por volta de 80 mil pessoas. Ao final do ano, ferimentos e a radiação causaram um total de 90 a 140 mil vítimas. Aproximadamente 69% das construções da cidade foram

completamente destruídas e cerca de 7% foi severamente danificada.

Pesquisas sobre os efeitos do ataque foram restritas durante a Ocupação do Japão e as informações

censuradas até a assinatura do Tratado de São Francisco em 1951, devolvendo o controle do país para os japoneses.

O oleandro é a flor oficial da cidade de Hiroshima, pois foi a primeira a florescer depois da explosão

da bomba atômica de 1945.

Com base nas informações acima e no estudo da História, respectivamente, conclui-se que: a) Hiroshima era uma cidade de pouca importância comercial, por isso fora escolhida pelos

Estados Unidos como alvo para seu ataque nuclear. Uma justificativa para o ataque atômico foi a necessidade de forçar a rendição japonesa.

Page 8: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

8

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

b) Hiroshima era uma cidade estratégica no sentido militar, uma vez que era um paiol e um bom

porto. Uma justificativa para o ataque atômico norte-americano sobre essa cidade foi demonstrar poderio militar-nuclear.

c) Hiroshima tem como símbolo a flor de lótus, que significa ressurreição, entretanto, a cidade sobre a atualidade consequência do atômico sofrido durante a II Guerra Mundial, 1945. A URSS, ao fazer tal ataque, demonstrava força.

d) Hiroshima, cidade japonesa, sofreu com um ataque nuclear britânico durante a II Guerra Mundial. Os britânicos foram os grandes responsáveis pela derrota dos nipônicos, assim como dos alemães na referida guerra.

e) Hiroshima, centro militar e comercial nipônico, sofreu os horrores de uma guerra, foi atacada com uma bomba nuclear. Os alemães, membros do Eixo, queriam, ao praticar tal ofensiva, fazer o comunismo recuar na Ásia.

14.

Quando o canhão cala... há "pás" na terra.

A Primeira Grande Guerra teve início em 1914, estendeu-se até 1918 e envolveu países de todos os continentes. Sobre esse conflito, é correto afirmar que a) os anos que o antecederam foram marcados por intensa solidariedade e cordialidade entre os

países. b) em seus momentos finais, a Alemanha recusou-se a assinar o Tratado de Versalhes, levando os

aliados a proporem uma outra paz chamada “Os Quatorze Pontos de Wilson”. c) os Estados Unidos não tiveram envolvimento, mantendo sua política isolacionista. d) em 1917, com a ascensão de um governo socialista na Rússia, o país entra na guerra ao lado

da Alemanha. e) a segunda fase da guerra (1915-1917) foi marcada pela chamada “guerra de trincheiras”, em

que cada lado procurava garantir suas posições.

Page 9: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

9

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

15. Analise a imagem abaixo:

“O pior surdo é aquele que não quer ouvir...”

— Há muito tempo que o Sr. está aí incomodando minha afilhada! Falemos claro: as suas intenções são boas? — Não senhor! — Ah! Bem! Pensei que as suas intenções não eram boas...

16. A figura mostra a estrutura do Muro de Berlim. Observe as alternativas abaixo e assinale a correta.

Disponível em: http://www.google.com.br.blogspot.com. Acesso em 18.06.2013

a) A estrutura física, erguida na década de 1960, tinha como principal objetivo impedir o deslocamento da população de Berlim Ocidental para a Oriental.

b) O objetivo era inibir e dificultar ao máximo o deslocamento de cidadãos da Alemanha Ocidental, socialista, para Alemanha Oriental, capitalista.

c) O Muro de Berlim, construído na década de 1950, tornou-se o principal obstáculo político, construído pela Alemanha Ocidental, a impedir a fuga em massa de pessoas de Berlim Oriental para a Ocidental.

d) A imagem mostra a fortificação necessária para impedir que cidadãos de Berlim Oriental, socialista, fugissem, sem autorização do governo para Berlim Ocidental.

e) O Muro de Berlim, erguido na década de 1960, pela extinta URSS, tornou-se o maior símbolo da Guerra Fria, pois separava a Alemanha Oriental, capitalista, da Ocidental, socialista.

Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de apaziguamento”, que

a) foi um pacote de ajuda econômica

destinado a apoiar os países ameaçados pelo nazismo.

b) consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra.

c) objetivava apoiar, financeiramente, o movimento comunista internacional para neutralizar o poder nazista.

d) foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus.

e) foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro.

Page 10: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

10

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

17.

Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/tragico. Acesso em 17.06.2013 Disponível em: http://notasaocafe.wordpress.com. Acesso 17.06.2013

Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que:

a) a política da glasnost e da perestroika implantada por Gorbachev, na década de 1980, na ex-

União Soviética, teve entre as consequências a queda do Muro de Berlim. b) a perestroika, que significa “liberdade de expressão”, foi a principal política implantada por

Gorbachev nos países da Cortina de ferro e que incentivou a população a derrubar o Muro de Berlim.

c) Mikhail Gorbachev, líder do partido comunista da União Soviética, alcançou seu grande objetivo, que era acabar com a União Soviética e dividir as Alemanhas.

d) A Glasnost e a Perestroika foram medidas implantadas por Gorbachev na ex-União Soviética que influenciaram nas grandes mudanças no leste europeu, entre elas a queda do Muro de Berlim.

e) Ao assumir a política na ex-União Soviética, Gorbachev ordenou ao governo alemão que derrubasse o Muro de Berlim e reunificasse as Alemanhas.

18.

Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br. Acesso em: 18.06.2013. Disponível em: http://bocalivre2009.blogspot.com.br. Acesso em: 18.06.2013

As imagens acima remetem ao contexto da política ditatorial adotada no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. O Brasil viveu anos de chumbo, período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.

Page 11: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

11

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

As imagens e o texto evidenciam que a política dos anos de chumbo, estão direta e indiretamente relacionadas a ordem seguida por vários países latinos, diante da influência dos EUA

a) no contexto da Guerra Fria. b) na nova ordem mundial. c) na disputa econômica com a Alemanha. d) em desarticular a política de Gorbachev na URSS. e) em fortalecer a doutrina Bush.

19.

Disponível em: http://blogs.d24am.com/jrlima/files/2013/04/coreia-charge. Acesso em 30.06.2013

O mapa demonstra a divisão da Coreia, que foi um episódio da

a) Segunda Guerra Mundial (entre Aliados e Eixo). b) Guerra Fria (entre União Soviética e Estados Unidos). c) Revolução Chinesa (entre comunistas e nacionalistas). d) Crise dos Mísseis (entre a URSS e Estados Unidos). e) Primeira Guerra Mundial (entre EUA e Japão pela Península da Coreia).

20. Postos de combustível são multados em 19 milhões

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou nesta quarta-feira (19/6) oito postos de combustíveis e sete pessoas físicas no mercado de revenda de combustíveis em Santa Maria, no Rio

Grande do Sul. As multas somam R$ 19 milhões. Em maio de 2004, a 1ª Vara Federal de Santa Maria

encaminhou ao Cade denúncias oferecidas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A prática ocorre quando empresas que atuam no mesmo setor econômico e mesmo território neutralizam a

concorrência entre si, em geral por meio da combinação de preços. As escutas demonstram que os representantes dos postos haviam fixado o preço da gasolina e estavam combinando o valor a ser

cobrado pelo álcool. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2013/06.shtml. Acesso em 19.06.2013

A reportagem acima descreve a formação do

a) Truste. b) Cartel. c) Holding. d) Dumping. e) Oligopólio.

Page 12: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

12

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

21. (UEMA) Observe a charge.

Disponível em: http://www.gondim.net/2012/03/71-questoes-de-vestibulares-sobre.html. Acesso em 30.06.2013

De acordo com o observado, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a abrangência e o principal fator gerador da crise econômica atual.

a) Regional, provocada pelo fordismo. b) Global, ocasionada pela internacionalização do capitalismo financeiro. c) Local, provocada pela dinamização da economia urbana. d) Global, provocada pela falta de matérias primas e mão de obra especializada. e) Global, provocada pela crise do petróleo.

22.

Disponível em: http://www.nanihumor.com/2011/11/aumenta-o-desemprego-na-europa.html. Acesso em 21.06.2013

Considerando a atual crise econômica mundial, a charge faz um convite para conhecermos a Europa, incluindo o desemprego presente nas nações do continente. A charge e o texto caracterizam o desemprego

a) conjuntural. b) friccional. c) temporário. d) estrutural. e) organizacional.

Page 13: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

13

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

23. Gorbachev diz que 'excepcional' Thatcher ajudou a acabar com Guerra Fria Margaret Thatcher foi uma "grande política e uma pessoa excepcional", que ajudou a acabar com a

Guerra Fria, disse Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética.

Thatcher, a única mulher primeira-ministra na história da Grã-Bretanha, morreu nesta segunda-feira devido a um derrame, aos 87 anos.

"Thatcher era uma política cuja palavra tinha grande peso", disse em seu site Gorbachev, que tentou reformar a União Soviética e melhorar seus laços com o Ocidente, mas não conseguiu evitar o colapso

da potência nuclear.

"Nosso primeiro encontro, em 1984, marcou o início de uma relação que por momentos foi difícil, nem sempre tranquila, mas que foi levada com seriedade e responsabilidade por ambas as partes", disse

Gorbachev, de 82 anos. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional. Acesso: 22.06.2013

A reportagem acima, refere-se ao depoimento do grande líder Mikhail Gorbachev a respeito do falecimento da primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra, Margaret Thatcher. Gorbachev e Thatcher são personalidades reconhecidas no mundo devido

a) Gorbachev ter implantado a economia planificada nos países da Cortina de Ferro do leste

europeu e Thatcher por ter implantado o neoliberalismo na Inglaterra. b) Thatcher colocar em prática a política neoliberal na Inglaterra e Gorbachev implantar a glasnost

e perestroika na ex-URSS. c) Thatcher, ter adotado a política do “Estado Mínimo na Inglaterra”, favorecendo a privatização

e Gorbachev por decretar a desintegração da ex-URSS em 15 países independentes. d) ambos terem contribuído diretamente para o fim da Guerra Fria e dos investimentos em

armamentos bélicos pelas nações da CEI – Comunidade de Estados Independentes. e) Thatcher ter adotado a política keynesiana na Grã-Bretanha e Gorbachev medidas

econômicas, como a glasnost e perestroika no leste europeu.

24. Coreia do Norte propõe diálogo com Estados Unidos

PYONGYANG PEDE CONVERSA SEM PRÉ-CONDIÇÕES. AMERICANOS DIZEM QUE FIM DO PROGRAMA NUCLEAR É REQUISITO ESSENCIAL PARA ENCONTRO

A Coreia do Norte propôs no dia 16 de junho de 2013 a abertura de diálogo com os Estados Unidos. O comunicado foi divulgado pela agência de notícias norte-coreana KCNA. "A fim de aliviar as tensões na

península coreana e para alcançar a paz e a segurança regional, nos propomos realizar conversações de alto escalão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos", afirmou o porta-voz da Comissão de Defesa

Nacional da Coreia do Norte. Os norte-coreanos pedem a Washington que defina data e local para o

encontro. "Se os EUA estão realmente interessados em assegurar a paz e a segurança regional e aliviar as tensões, não se deve falar de pré-condições para as negociações."

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/coreia-do-norte-acena-para-dialogo-com-estados-unidos. Acesso 20.06.2013

A reportagem acima destaca o início de um possível acordo a ser discutido entre os EUA e a Coreia do Norte. Essa instabilidade na geopolítica mundial envolvendo as Coreias está diretamente relacionado

a) ao término da II Guerra Mundial e a emergência de dois grandes polos de poder, a URSS socialista e os EUA, capitalista.

b) a fase entre a I e a II Guerras Mundiais, com a consolidação da hegemonia dos EUA como potência bélica e econômica.

c) a fase da bipolarização entre EUA e URSS, marcado pela disputa ideológica entre o capitalismo e o socialismo.

d) ao período de encerramento da Guerra Fria, marcado pela emergência de movimentos separatistas e consolidação do capitalismo.

e) a adoção da Doutrina Truman que definiu a divisão das Coreias.

Page 14: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

14

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Cena do filme Tempos Modernos (Modem Times), EUA, 1936

25. Brasileiro é nomeado diretor-geral e promete restaurar papel da OMC

ROBERTO AZEVÊDO ASSUME COMANDO A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO. DIPLOMATA AGRADECEU A LAMY, QUE OFERECEU AJUDA DURANTE TRANSIÇÃO.

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi nomeado

oficialmente no dia 14 de maio de 2013, como novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC)

em um ato em que prometeu trabalhar com determinação para conseguir que a entidade "recupere

seu papel e sua preeminência". O diplomata é

atualmente embaixador do país perante a OMC.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05.html. Acesso em 23.06.2013

A Organização Mundial do Comércio,

a) foi criada na década de 1940 na Conferência de Bretton Woods, pelos EUA com objetivo de organizar o comércio internacional no pós Segunda Guerra Mundial.

b) é uma organização criada na década de 1940 com objetivo de efetuar empréstimos aos países subdesenvolvidos e proporcionar o desenvolvimento às nações.

c) foi criada na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, com objetivo de liberalizar o comércio mundial no pós Segunda Guerra mundial.

d) surgiu na década de 1990, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio – GATT, criado na Conferência de Bretton Woods.

e) surgiu durante a Guerra Fria, com objetivo de mediar as negociações do comércio mundial, entre os países capitalistas e socialistas.

26. A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção do início do século XX,

nos EUA, que se espalhou por diversos países e setores da economia e se baseava

a) na redução ao máximo dos custos de produção e no barateamento do produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores.

b) no sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente, cuja produção deveria ser ajustada a demanda do mercado.

c) na implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.

d) na aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.

e) no uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.

Page 15: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

15

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

27.

Em visita a Oslo, na Noruega, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, rebateu

dia 19 de junho a comparação entre as

manifestações que ocorrem no Brasil e os protestos na Turquia.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/06/20

No Japão nos telejornais da principal emissora de TV NHK mostram fotos das manifestações

no Brasil.

Disponível em: http://japaooutrolado.com/2013/06/19. Acesso em: 23.06.2013

As reportagens acima, confirmam-nos como as informações alcançam as nações de todo o mundo. A rigor, a integração mundial vem ocorrendo desde que as sociedades fizeram os primeiros contatos entre si e, a partir daí, estabeleceram um intercâmbio de mercadorias, técnicas, culturas e informações. Esse processo denominado globalização a) intensificou-se após o término da Guerra Fria, na década de 1990. b) surgiu com o término da Segunda Guerra Mundial. c) surgiu no mundo com o fim da Segunda Guerra Mundial. d) apareceu junto com a revolução tecnológica dos meios de transportes. e) é um fenômeno que permitiu a todos igualdade de informações e culturas.

28. (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas

esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que: a) a maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países

subdesenvolvidos. b) o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os

fluxos financeiros mundiais. c) o Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo,

assim, as empresas estatais. d) as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos

países desenvolvidos e subdesenvolvidos. e) os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças

para defender a autonomia política dos países membros.

Page 16: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

16

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

29.

Disponível em: http://www.materiaincognita.com.br/charge-obama. Acesso em: 23.06.2013

A charge mostra o pronunciamento de Barack Obama em referência à decisão da agência de classificação de risco Standard and Poor’s de

a) rebaixar a nota da dívida soberana norte-americana de AAA para AA+ e que resultou numa queda nas bolsas de valores de todo o mundo.

b) informar ao governo dos EUA que a redução da nota de classificação de AA para AA+ não levaria o país a perder a posição de maior economia do mundo para a China.

c) aumentar a nota de classificação de risco de AA+ para AAA, o que levou o governo a confirmar que o país dele sempre seria uma nação AAA.

d) aumentar a nota dos EUA de AA para AAA como uma tentativa de acalmar os mercados e impedir o surgimento de uma nova crise.

e) reduzir a hegemonia política e econômica dos EUA devido a nova nota de classificação de risco dos EUA, de AAA para A+, posição alcançada somente em 2001.

30. Texto 01

Política econômica que ganhou destaque no início da década de 1930, no momento em que o

capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. Formulado no período do pós – guerra, defendia uma presença ativa do Estado na economia como forma de impulsionar o desenvolvimento. Um exemplo

dessa política foi o New Deal, adotado nos EUA após a quebra da bolsa em 1929.

Texto 02

Política econômica aplicada a partir dos anos 1980 em países desenvolvidos. Hoje, é a tendência

econômica vigente no mundo globalizado. Acredita-se que essa política econômica é regida por uma ordem natural formada a partir das livres decisões individuais. Entretanto, defendem o disciplinamento

da economia de mercado, não para asfixiá-lo, mas para garantir-lhe sobrevivência. O disciplinamento da ordem econômica seria feito pelo Estado, para combater os excessos da livre concorrência.

O texto 01 e 02 caracterizam, respectivamente, as políticas econômicas a) Keynesianismo e liberalismo clássico. b) Neoliberalismo e keynesianismo. c) Liberalismo clássico e neoliberalismo. d) Keynesianismo e neoliberalismo. e) Neoliberalismo e liberalismo clássico.

Page 17: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

17

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

31.

Foi aprovada por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende aos empregados domésticos os mesmos direitos dos empregados rurais e urbanos. Para regularizar a situação dos empregados domésticos, a PEC das Domésticas prevê uma série de direitos trabalhistas e obrigações por parte dos empregadores. Tudo está de acordo com a Emenda Constitucional nº 72/2013, que iguala os direitos trabalhistas dos empregados domésticos aos de outras categorias. Após analisar a charge e as informações do texto, assinale a alternativa que exemplifica uma situação que pode surgir como consequência da relação entre empregador e empregado com os novos direitos trabalhistas conquistados pela PEC.

a) A forma de prestar serviço de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à

família no âmbito residencial. b) No Brasil, dos 7,2 milhões de trabalhadores domésticos, apenas cerca de 30% desses

profissionais possuem carteira assinada. c) A obrigatoriedade de pagamento destes novos “direitos” corresponderá a um aumento no

preço dos serviços prestados por domésticos e o desemprego. d) Aumento crescente de ações movidas na Justiça do Trabalho pelo empregador contra seus

empregados domésticos. e) A profissão de empregado doméstico passará a ser considerada uma atividade de luxo, com

rendimento impossível de ser pago pelo empregador.

Page 18: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

18

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

32.

http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/category/abordagem-desenvolvimentista/abordagem-internacional/2012.

As novas fronteiras de exploração e produção, chamadas de não convencionais, colocam as Américas no foco das atenções. Nesta lista, estão o tight oil e o shale gas americano – ambos extraídos de rochas, o petróleo das areias betuminosas do Canadá, o pré-sal brasileiro e o óleo extra pesado da Venezuela.

O petróleo venezuelano figura como um importante recurso para as novas fronteiras, porque

a) a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL e ao NAFTA, grupo que tem como objetivo a

criação de mecanismos econômicos e alfandegários para reduzir o custo do comércio praticado entre os países membros.

b) tem reservas comprovadas, mas ainda não existe data prevista para o início da exploração. Segundo o governo venezuelano as suas reservas chegaram a 300 bilhões de barris no ano de 2011, crescendo 40,4% em comparação aos anos anteriores.

c) pode ser explorado sem causar alterações ambientais, pois a legislação ambiental é rígida o suficiente quando se trata de exploração de petróleo e gás, e a fiscalização cumpre os protocolos estabelecidos, para que nunca ocorra catástrofes naturais.

Page 19: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

19

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

d) já está totalmente comprometido com o setor industrial interno da Venezuela, além do envio de

100 mil barris diários para Cuba, em troca de serviços, na área da educação, saúde e segurança particular do presidente venezuelano.

e) a Venezuela é uma grande potência energética mundial, visto que este país ultrapassou a Arábia Saudita em volume de reservas de petróleo, posto por muito tempo ocupado pelo país árabe.

33.

Perante as últimas ameaças nucleares do governo norte-coreano contra EUA, os norte-americanos reagiram

a) com a desativação de foguetes nucleares norte-americanos instalados na Coreia do Sul. b) enviando apoio para pesquisas na Coreia do Sul visando ao uso da energia nuclear para fins

pacíficos. c) com o estabelecimento de um raio de alcance máximo, para os mísseis da Coreia do Norte de

500 km. d) com a criação de um acordo dos Estados Unidos com a China, para tomarem medidas com o

objetivo de desnuclearização na península coreana. e) com a criação de um escudo antimíssil, que será reforçado com a ajuda de países asiáticos,

como a Rússia e a índia.

As primeiras instalações nucleares na Coreia do Norte datam de 1965, após receber um reator

doado pela URSS. A Coreia do Norte possui grandes reservas e jazidas de urânio. Em 1970, a Coreia do Norte construiu um segundo reator e, em 1977, a Coreia do Norte não aceitou a visita da Agência

Internacional de Energia Atômica (AIEA). A Coreia do Norte assinaria o Tratado de não proliferação nuclear somente em 1985, mesmo assim, o país não paralisou a construção de seu segundo reator,

gerando novas crises diplomáticas no decorrer da década de 90 e nos últimos anos. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/programa-nuclear-da-coreia-do-norte/

Disponível em: http:// blogspot.com.br/2013/04/coreia-do-norte-x-eua-para-ja-sabemos.html

Page 20: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

20

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

34. Observe a charge e a informação:

As informações fazem referência a

a) modernização dos meios de comunicação em ambos os países latinos. b) aplicação de políticas protecionistas e a nacionalização dos meios de comunicação. c) eliminação dos incentivos fiscais, referentes aos meios de comunicação. d) modernização tecnológica aplicada aos meios de comunicação nestas nações. e) amplificação e modernização de canais de TV e rádio, para a divulgação de políticas

bolivarianista e peronista.

Disponível em: http://geografialatina.blogspot.com.br/

A presidente da Argentina Cristina Kirchner propôs, a

"naturalização" dos meios de comunicação argentinos. A medida, de acordo com a líder, seria importante para que a

mídia tenha consciência nacional e passe a defender os interesses do país.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Cristina fez críticas específicas ao fato de haver na Argentina "tantos

microfones e câmeras de TV, relatando sobre os problemas

do crescimento econômico argentino". Disponível em:

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/10/20/imprensa38755.shtml

Page 21: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

21

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

35. Primavera Árabe Manifestações no Brasil

De uma maneira geral estamos vivendo um momento em que novos e vigorosos movimentos sociais estão querendo mudanças. O mundo como ele é, com as instituições e partidos que o governam, não satisfaz mais às maiorias que se puseram em movimento em distintos países. Assinale a afirmativa correta que é comum aos dois movimentos populares destacados nas imagens.

a) A importância das mídias sociais na organização de ações, no debate de ideias e no impulso

que dá aos jovens a seguirem para as ruas tornando o movimento uma realidade de proporções gigantescas e impossível de ser ignorada.

b) A onda de protestos e revoluções ocorridas em que a população foi às ruas para tirar ditadores do poder, autocratas que assumiram o controle de seu país e durante várias e várias décadas, sofrendo com o desemprego e a falta de infraestrutura em setores essenciais a população.

c) O estopim que marcou o início dessa revolução foi o episódio envolvendo um jovem, que teve os seus produtos confiscados pela polícia por se recusar a pagar propina. Extremamente revoltado com essa situação, ateou fogo em seu próprio corpo.

d) Os protestos não só atestam a maturidade democrática de países que foram governados por generais por décadas, como também, em tempos de grandes eventos esportivos, os protestos direcionaram a população para uma reflexão acerca de como tais eventos são organizados no mundo.

e) Como causas das condições de vida, além do desemprego e da injustiça política e social de seus governos, estão a falta de liberdades, a alta militarização dos países e a falta de infraestruturas em lugares onde todo o benefício de economias em crescimento fica nas mãos de poucos e corruptos governos ditatoriais.

36. A dúvida é um passo importante para o conhecimento, desde que seja dúvida filosófica, ou dúvida

metódica, aquela que acarreta a suspensão de juízo acerca de determinada questão. Ela se distingue da dúvida trivial, que é apenas a incerteza quanto aos resultados futuros de uma ação ou evento. Assinale a alternativa que apresenta uma dúvida em sentido filosófico.

a) O atraso na chuva gera dúvida quanto à safra de milho. b) Felipe é dúvida para o jogo de domingo. c) Cotação do dólar ao fim do ano ainda é dúvida. d) Filme põe em dúvida a distinção entre público e privado. e) Candidato derrotado coloca em dúvida execução das propostas do adversário.

Page 22: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

22

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

37.

A posição de Descartes, e de muitos que o sucederam, a respeito da separação entre coisa pensante e a extensão (matéria) ficou conhecida como:

a) separacionismo. b) substancialidade. c) dualismo. d) monismo. e) diferencionalismo.

38. Fico assim sem você (Adriana Calcanhoto)

Avião sem asa

Fogueira sem brasa Sou eu, assim, sem você Futebol sem bola Piu-piu sem Frajola Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho Buchecha sem Claudinho Sou eu, assim, sem você Circo sem palhaço Namoro sem amasso Sou eu, assim, sem você...

Tô louca pra te ver chegar Tô louca pra te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você

E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta Romeu sem Julieta Sou eu, assim, sem você Carro sem estrada Queijo sem goiabada Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo... (2x)

A música de Adriana Calcanhoto determina uma oposição de sentimentos e sensações. O filósofo que defendeu a ideia de um devir não desordenado, mas sim uma dinâmica sustentada pela dialética dos opostos foi:

a) Empédocles. b) Heráclito. c) Parmênides. d) Pitágoras. e) Zenão.

O argumento de Descartes sobre a separabilidade absoluta de mim mesmo, de minha

mente e corpo, é que tenho uma ideia clara e separada de mim mesmo como coisa pensante e outra do corpo como uma coisa com extensão. Tudo que clara e

separadamente concebo pode ser produzido por Deus exatamente como concebo e isto é suficiente para demonstrar que se eu, clara e separadamente, concebo-as como

diferentes, elas são diferentes. (HAMILYN, David W. Uma história da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990)

Page 23: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

23

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

39.

Nesse trecho, da mesma forma que Immanuel Kant, o filósofo inglês Samuel Clarke aponta para duas condutas que caracterizam a moral moderna, a saber:

a) a resignação ao destino e a hierarquia. b) a igualdade e a solidariedade. c) o amor-próprio e a qualidade de vida. d) a liberdade e a inteligência. e) a religião e a felicidade.

40.

A concepção filosófica presente no texto é:

a) Empirismo. b) Racionalismo. c) Ceticismo. d) Criticismo. e) Apriorismo.

41. O fragmento a seguir foi extraído do livro A ideologia alemã, escrito em 1845 e 1846 por Karl Marx

e Friedrich Engels, pensadores cuja obra influenciou várias áreas das Ciências Humanas, como a Sociologia, a Economia e a História. Leia-o com atenção.

“A regra da integridade diz que, em particular, devemos tratar todo e qualquer homem em circunstâncias análogas às que podemos razoavelmente esperar que ele nos trate; e

que, em geral, nos empenhamos, por uma benevolência universal, em promover o bem-estar e a felicidade de todos os homens.”

(CLARKE, Samuel. Um discurso sobre religião natural. Campinas. Editora da Unicamp. 1996).

“Trata-se de uma postura epistemológica, que põe em questão toda forma de conhecimento para averiguação criteriosa acerca de sua solidez e plausabilidade. O

conhecimento real é simplesmente impossível à razão humana, e daí viria a necessidade

fundamental da renúncia a toda espécie de certeza ou verdade preestabelecida.”

“[...]

Pode-se referir a consciência, a religião e tudo o que se quiser como distinção entre os homens e os animais; porém, esta distinção só começa a existir quando os homens

iniciam a produção dos seus meios de vida, passo em frente que é consequência da sua

organização corporal. Ao produzirem os seus meios de existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material.

A forma como os homens produzem esses meios depende em primeiro lugar da

natureza, isto é, dos meios de existência já elaborados e que lhes é necessário reproduzir; mas não deveremos considerar esse modo de produção deste único ponto de

vista, isto é, enquanto mera reprodução da existência física dos indivíduos. Pelo

contrário, já constitui, um modo determinado de atividade de tais indivíduos, uma forma determinada de manifestar a sua vida, um modo de vida determinado.

[...]”

(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Prefácio. A ideologia alemã.)

Page 24: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

24

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

A relação entre indivíduo, história e sociedade é um eixo de estudo importante no campo das Ciências Humanas. No texto anterior, há uma reflexão sobre essa relação que se encontra na alternativa:

a) Os meios de vida produzidos pelos indivíduos são fruto de sua luta cotidiana e das determinações de sua consciência.

b) O processo histórico é determinado pelas elites políticas, que conseguem reverter os processos sociais em favor de seus interesses.

c) Os seres humanos são senhores de seus destinos e, a partir da produção de ideias, conseguem planejar suas atividades, imediatas ou a longo prazo.

d) Os seres humanos são sujeitos que podem atuar individual ou coletivamente no processo histórico, mas que dependem dos contextos natural e social nos quais estão inseridos.

e) Os movimentos sociais preservacionistas do meio ambiente estão engajados na luta contra desastres globais, como derramamento de petróleo nos oceanos e acidentes em usinas nucleares.

42. Observe esta charge e leia o texto.

Em uma sociedade, quando o sistema de privilégios é reconhecido publicamente e garantido pelos representantes do Estado, há uma lógica estamental legitimando a desigualdade. A charge de Adorno e a ideia expressa no parágrafo anterior remetem:

a) à Revolução Francesa e à tomada da Bastilha pela população parisiense. b) ao equilíbrio entre os poderes políticos no Brasil, representado pelo Congresso Nacional. c) ao comportamento de alguns políticos brasileiros que atuam no Congresso Nacional em defesa

de seus privilégios. d) às necessidades de defesa dos senhores feudais. e) à transformação no campo da arquitetura brasileira promovida por Oscar Niemeyer.

Page 25: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

25

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

43. No artigo a seguir, a jornalista Andrea Vialli expõe a análise de Stuart Hart sobre a situação do

sistema capitalista no mundo contemporâneo. Hart é o autor do livro Capitalism at the Crossroads (Capitalismo na Encruzilhada) e autoridade mundial em desenvolvimento sustentável.

A discussão abordada no texto sugere:

a) o reconhecimento de que a superação da desigualdade social mundial é de interesse de todos, inclusive da iniciativa privada e das grandes corporações, mobilizando a criação de políticas que diminuam o abismo social entre ricos e pobres.

b) o reconhecimento de que a superação da desigualdade social mundial é de interesse exclusivo das corporações empresariais, indicando a necessidade de recriar o capitalismo por meio das estratégias de responsabilidade sócio-empresarial.

c) o reconhecimento de que a superação da desigualdade social interessa somente aos governantes e às grandes corporações que passaram a vislumbrar nos grupos C e D potenciais consumidores para seus produtos.

d) a criação de uma nova bandeira para os movimentos sociais e para a articulação da classe trabalhadora, garantindo novas estratégias de responsabilidade social por meio das quais as empresas assegurem a mobilidade entre as classes.

e) o estímulo à conquista do espaço ocupado pelo terceiro setor, à consolidação das ONGs (organizações não governamentais), bem como à produção de uma simbiose empresarial com aqueles que foram marginalizados ao longo do processo histórico.

[...] Para Heart, o mundo vive um momento muito parecido com o período entre 1914 e

1945, quando as guerras mundiais, a depressão econômica, o fascismo e o comunismo quase eliminaram o sistema capitalista da face da Terra. Hoje, o quadro é semelhante –

o sistema baseado na mais-valia tem de enfrentar inimigos como o terrorismo

internacional, o movimento antiglobalização e os problemas ambientais que afetam o mundo todo. “Temos de reinventar o capitalismo, de modo a torná-lo mais inclusivo”,

afirma. Ele se baseia em números. Hoje, os atuais sistemas de produção têm se voltado a

preencher as necessidades de 800 milhões de pessoas que vivem com rendimentos superiores a US$ 15 mil/ano, a um custo de 80% da energia e dos recursos naturais do

planeta.

Quando pensam em crescer e expandir seus negócios, as empresas direcionam energias e investimentos para ganhar os cerca de 1,2 bilhão de consumidores que estão

situados naquela que Hart chama de “classe média emergente” – os que ganham de US$ 1,5 mil a US$ 15 mil por ano. E só recentemente têm voltado os olhares para os

4 bilhões restantes, a base da pirâmide.

Hart cita alguns exemplos de empresas que já começam a voltar os olhos para a população de baixa renda, mas afirma que elas estão aprendendo a lidar com esse

público. Gigantes como Procter&Gamble, Unilever, Coca-Cola, HP e Dupont têm avançado em criar produtos focados nesse consumidor e também em parcerias com

ONGs, dentro de suas políticas de responsabilidade corporativa. [...]

Outra grande possibilidade de inclusão cabe ao setor financeiro, por meio de

programas de microcrédito. Grandes grupos financeiros já criam unidades de negócios para emprestar dinheiro aos pobres, nos moldes do já clássico Grameen Bank, de

Bangladesh – pioneiro em oferecer crédito a vilarejos paupérrimos na Índia. Hart ressalta que a maior parte dos empreendimentos da base da pirâmide começa a partir

de ONGs ou pequenas empresas locais, para depois serem descobertas por grandes

grupos empresariais. VIALLI, Andrea. Inclusão social é o futuro do capitalismo. Serpro, Brasília, 31 ago. 2005.

Page 26: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

26

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

44. Publicada em 2008, a charge do cartunista Jean recorre a uma cena aparentemente inofensiva

para problematizar a realidade brasileira.

É possível afirmar que essa charge expressa:

a) o pleno exercício da cidadania no Brasil, visto que as desigualdades constituídas ao longo da história do país foram abolidas pelas políticas públicas de acesso à moradia, alimentação e saúde para toda a população.

b) a contradição entre a Constituição Brasileira, que prevê a garantia dos direitos civis, políticos e sociais à população, e a realidade nacional, marcada por extremas desigualdades.

c) a discrepância entre a Carta Régia, que despreza os direitos e deveres básicos de muitos brasileiros, e uma sociedade preocupada em garantir oportunidades idênticas para todos.

d) o descompasso na construção da plena cidadania no Brasil, país cujos princípios jurídicos ainda não estão consolidados.

e) a coerência da situação atual do Brasil, caracterizada por condições sociais igualitárias e pela vigência de uma Constituição Federal que garante os direitos fundamentais do cidadão.

45.

Segundo as autoras do texto, a concepção marxista de classe social destaca:

a) a divisão dos indivíduos em classes sociais como algo natural, uma vez que a desigualdade existiu ao longo de toda a história.

b) a distribuição de poder dentro de uma sociedade e a possibilidade de cada grupo ocupar uma posição na estratificação social de acordo com seu prestígio.

c) as desigualdades sociais como resultado das ações humanas ao longo da história. d) as leis gerais que determinam o desenvolvimento da sociedade e o destino das pessoas. e) as ideias e valores que estruturam a organização social.

[Na perspectiva de Karl Marx] a existência das classes sociais vincula-se a circunstâncias históricas bem específicas, [...] em que a criação de um excedente

possibilita a apropriação privada das condições de produção. Dessa forma, o

materialismo histórico descarta as interpretações que atribuem um caráter natural, inexorável, a esse tipo particular de desigualdade.

(QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber.)

Page 27: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

27

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

R A S C U N H O

Page 28: 2ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ... Para cada uma das questões objetivas

E2 SIMULADO ENEM CIÊNCIAS HUMANAS 2S 2P 2013

28

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________