2014-02-21 - palavra do memorial nº 85

3
Palavra do Memorial nº 85 – 21/02/2014 – Pág. 1 de 3 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 85 21 de fevereiro de 2014 AGENDA Casamento coletivo acontece em 3 de abril, em Porto Alegre O Memorial do Judiciário, a Corregedoria-Geral da Justiça, e o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona da Capital realizam, no próximo dia 3 de abril, mais uma cerimônia coletiva de casamentos marcada para a Galeria dos Casamentos, mezanino do Palácio da Justiça. Os 30 casais já inscritos participarão do ato. Novo evento acontecerá no segundo semestre. Para participar, basta residir na Capital e não ter condições para arcar com os custos. As inscrições para o dia 3 de abril já estão encerradas. Visitações de escolas no Formando Gerações Já são possíveis as inscrições de escolas para participarem do Formando Gerações. As visitas de turmas de escolares de todas as idades, do 1º ao 9º Ano e do Ensino Médio, ao Palácio da Justiça, podem ser agendadas pelo email [email protected] ou pelo telefone 51 3210-7312. Os jovens são recepcionados pela Equipe do Memorial com um programa de atividades adequado à faixa etária. Na programação, sempre há a simulação de um júri a partir de um caso judicial fictício, mas com base em elementos da realidade. As crianças são levadas a conhecer os ambientes e objetos que compõem o acervo do Museu e sua significação no quotidiano das atividades do Poder Judiciário. Ao final da atividade, quando possível, há a presença de um Juiz de Direito para que sejam retiradas dúvidas e informados os visitantes sobre a atuação do Poder Judiciário. É proposto ao grupo visitante que as atividades lúdicas e educativas prossigam na escola com a posterior apresentação de trabalhos no Prêmio FALA - Formando Adolescentes na Luta Antiviolência. Mais informações sobre o Formando Gerações no endereço www.tjrs.jus.br/memorial

Upload: memorial-do-judiciario-do-rs

Post on 18-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

- Casamento Coletivo será em 3/4 - Abertas inscrições para o Formando Gerações - Professora Hilda Hübner Flores doa publicações ao Memorial - Memorial visita Registro de Imóveis da 1ª Zona - Acervo: Livro da Casa de Correção DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS - Trilogia Os Subterrâneos da Liberdade – Jorge Amado - Livro 1: Os Ásperos Tempos - FATOS DO TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: 2014-02-21 - Palavra do Memorial nº 85

Palavra do Memorial nº 85 – 21/02/2014 – Pág. 1 de 3

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 85

21 de fevereiro de 2014

AGENDA

Casamento coletivo acontece em 3 de abril, em Porto Alegre

O Memorial do Judiciário, a Corregedoria-Geral da Justiça, e o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona da Capital realizam, no próximo dia 3 de abril, mais uma cerimônia coletiva de casamentos marcada para a Galeria dos Casamentos, mezanino do Palácio da Justiça.

Os 30 casais já inscritos participarão do ato. Novo evento acontecerá no segundo semestre. Para participar, basta residir na Capital e não ter condições para arcar com os custos. As inscrições para o dia 3 de abril já estão encerradas.

Visitações de escolas no Formando Gerações

Já são possíveis as inscrições de escolas para participarem do Formando Gerações. As visitas de turmas de escolares de todas as idades, do 1º ao 9º Ano e do Ensino Médio, ao Palácio da Justiça, podem ser agendadas pelo email [email protected] ou pelo telefone 51 3210-7312. Os jovens são recepcionados pela Equipe do Memorial com um programa de atividades adequado à faixa etária.

Na programação, sempre há a simulação de um júri a partir de um caso judicial fictício, mas com base em elementos da realidade. As crianças são levadas a conhecer os ambientes e objetos que compõem o acervo do Museu e sua significação no quotidiano das atividades do Poder Judiciário. Ao final da atividade, quando possível, há a presença de um Juiz de Direito para que sejam retiradas dúvidas e informados os visitantes sobre a atuação do Poder Judiciário.

É proposto ao grupo visitante que as atividades lúdicas e educativas prossigam na escola com a posterior apresentação de trabalhos no Prêmio FALA - Formando Adolescentes na Luta Antiviolência.

Mais informações sobre o Formando Gerações no endereço www.tjrs.jus.br/memorial

Page 2: 2014-02-21 - Palavra do Memorial nº 85

Palavra do Memorial nº 85 – 21/02/2014 – Pág. 2 de 3

ACONTECEU

Professora Hilda Hübner Flores doa publicações ao Memorial

Em visita nesta segunda-feira (18/2) ao Memorial, recebida pelo Diretor, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e equipe, a Professora Hilda Hübner Flores doou ao acervo seis publicações do CIPEL – Círculo de Pesquisas Literárias: A Era Borgista, A Era Castilhista, Garibaldi – Realidade & Mito, RS Modernidade (1890 – 1930), Centenários, e RS Cultura, História e Literatura. O CIPEL foi fundado em 1966 e tem como objetivo pesquisar preferencialmente sobre o Rio Grande do Sul em suas variadas facetas.

O Desembargador Giorgis agradeceu as publicações, informando que o Memorial colaborará com material inédito em futuras edições viabilizadas pelo CIPEL. Também está em preparação a continuidade da parceria do Memorial com o CIPEL e outros organismos culturais que viabilizaram em 2013 o ciclo ´O Autor e o Livro´, com palestras inéditas de escritores.

Memorial visita Registro de Imóveis da 1ª Zona

O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial, a Assistente Técnica, Mary Biancamano, e João Batista Santafé Aguiar foram recebidos nesta quarta-feira (19/2) pelo Registrador João Pedro Lamana Paiva, titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona da Capital. Na pauta, a possível parceria do Registro com o Memorial para o resgate de histórias envolvendo bens e costumes de Porto Alegre.

O primeiro registro público de Porto Alegre foi instalado em 1865, durante o Império, e iniciará em julho deste ano as comemorações dos seus 150 anos de história. Guarda milhares de livros contendo dados de relevante interesse histórico da Justiça e da sociedade rio-grandense.

DESTAQUE DO ACERVO

Livro da Casa de Correção

O livro de sentenciados da Comarca de Jacuí foi entregue em maio de 2009 ao Acervo do Memorial do Judiciário pelo Juiz de Direito Sidinei José Brzuska. Traz registros de presos levados à Casa de Correção durante o período de 1938 a 1949. Constam os nomes dos réus e outras informações como qual o tipo do crime, o local em que foi cometido e a pena determinada.

Page 3: 2014-02-21 - Palavra do Memorial nº 85

Palavra do Memorial nº 85 – 21/02/2014 – Pág. 3 de 3

DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS

Trilogia Os Subterrâneos da Liberdade – Jorge Amado Livro 1: Os Ásperos Tempos

Escrito em 1954, a ação começa nas vésperas do golpe que implantou o Estado Novo. Traça um painel vibrante da sociedade brasileira da época, sempre permeado de histórias de amor e traição, de corrupção e valentia. Entre a base e o topo da pirâmide social, transitam personagens como o jornalista trotskista Saquila, o ex-comerciário Lucas, transformado em agente do governo e falso sindicalista, e sua irmã Manuela, bailarina seduzida por um jovem diplomata devasso e levada a dançar para o próprio Getúlio Vargas numa festa. O Banco de Livros está disponível para os Magistrados, Servidores e Estagiários do Poder Judiciário. Informações estão disponibilizadas na Intranet (link)

FATOS DO TEMPO

- O dia 20 de fevereiro de 2001 marcou o lançamento da versão online da Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado. A primeira edição informatizada da Revista

foi a de número 200.

- Em 24 de fevereiro de 1932 foi promulgado o Código Eleitoral e, com ele, instituída a Justiça Eleitoral. Decreto nº 21.076

- Criada a Comarca de São Luís, em 25 de fevereiro de 1890, pelo

Ato nº 109. A Comarca compreendia os termos de São Luís e Santiago do Boqueirão.

- Em 26 de fevereiro de 1940 o Interventor Federal, pelo Decreto-Lei nº 9, reforma a Lei nº 346, de 6 abril de 1925, e fixa a nova Organização Judiciária para o Estado

PALAVRA DO MEMORIAL

Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Administrativa: Mary da Rocha Biancamano Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos; Estagiários: Fernanda Feltes, Lisiane Ribas Cruz e Thaís Bender Cardoso. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

COMO CHEGAR AO MEMORIAL - MAPA / HOW TO GET