2014-01-10 - palavra do memorial nº 83

4
MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 83 10 de janeiro de 2014 COMO FOI 2013 ? A primeira edição do Palavra do Memorial em 2014 vai lembrar os principais fatos de 2013. O Memorial tem raízes em 1998, na gestão do então Presidente do TJRS, Desembargador Adroaldo Furtado Fabrício, quando criado o Projeto Memória. Iniciou suas atividades com a reunião de informações sobre a história da Instituição por meio de um Banco de História Oral. Após 16 anos, o Memorial atua nas áreas de museu, biblioteca, arquivo, educação patrimonial, por meio da guarda de acervos e propicia a difusão na sociedade ao publicar pesquisas, organizar exposições, visitas guiadas e projetos sociais. Também relaciona-se com instituições culturais e científicas nas áreas do Direito e História de Universidades, instituições privadas e outras áreas do Poder Público. ACERVO O Memorial recebe, em doação e transferência, documentos e objetos de particulares e instituições. Para incorporação ao acervo, todo material passa por uma análise técnica e pelas etapas de higienização e catalogação. Dados de 2013 Doações e transferências: - 672 volumes de autos e livros das Comarcas de Herval, Porto Alegre e Dois Irmãos; - 941 obras da biblioteca particular do Des. Osvaldo Stefanello; - 1 obra de arte pertencente ao Des. Paulo Boeckel Velloso. Catalogação e higienização: - 422 volumes de autos e livros de guarda permanente no sistema AJM de descrição de documentos; - 60 peças do acervo objetal, com realização de pesquisa para ampliação das suas descrições; - 100 títulos de livros, artigos e periódicos integrados ao sistema Pergamum de bibliotecas, dando continuidade ao sistema de permuta de obras com bibliotecas de instituições do Brasil, Américas e Europa. Pesquisa: - Foram atendidas 50 solicitações de pesquisas em busca de informações sobre as trajetórias de Magistrados, processos impactantes, história das Comarcas, história do Poder Judiciário no Brasil e no Rio Grande do Sul, legislações do Império e República e pesquisa em processos judiciais; - No Programa de História Oral, foram indexadas e revisadas 40 entrevistas, com a finalidade de agilizar a busca de informações no Banco de História Oral. DIFUSÃO – ATENDIMENTO A GRUPOS - Três turmas de estudantes de Faculdades de Arquitetura foram recebidas no Museu do Memorial, sendo levadas, também, a outras instalações do edifício do Palácio da Justiça (exemplo de arquitetura modernista no sul do Brasil). - O projeto “Caminhos da Matriz”, em articulação com outras instituições culturais situadas no entorno da Praça da Matriz, recebeu mais de 200 pessoas em dois eventos realizados sábados à tarde. Page 1 of 4 22/01/2014 file:///F:/PALAVRA%20DO%20MEMORIAL/2014/palavra83.htm

Upload: memorial-do-judiciario-do-rs

Post on 16-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 2014-01-10 - Palavra do Memorial nº 83

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RSPALAVRA DO MEMORIAL Nº 83

10 de janeiro de 2014

COMO FOI 2013 ?

A primeira edição do Palavra do Memorial em 2014 vai lembrar os principais fatos de 2013. O Memorial tem raízes em 1998, na gestão do então Presidente do TJRS, Desembargador Adroaldo Furtado Fabrício, quando criado o Projeto Memória. Iniciou suas atividades com a reunião de informações sobre a história da Instituição por meio de um Banco de História Oral. Após 16 anos, o Memorial atua nas áreas de museu, biblioteca, arquivo, educação patrimonial, por meio da guarda de acervos e propicia a difusão na sociedade ao publicar pesquisas, organizar exposições, visitas guiadas e projetos sociais. Também relaciona-se com instituições culturais e científicas nas áreas do Direito e História de Universidades, instituições privadas e outras áreas do Poder Público.

ACERVO

O Memorial recebe, em doação e transferência, documentos e objetos de particulares e instituições. Para incorporação ao acervo, todo material passa por uma análise técnica e pelas etapas de higienização e catalogação.

Dados de 2013

Doações e transferências:- 672 volumes de autos e livros das Comarcas de Herval, Porto Alegre e Dois Irmãos;- 941 obras da biblioteca particular do Des. Osvaldo Stefanello;- 1 obra de arte pertencente ao Des. Paulo Boeckel Velloso.

Catalogação e higienização:- 422 volumes de autos e livros de guarda permanente no sistema AJM de descrição de documentos;- 60 peças do acervo objetal, com realização de pesquisa para ampliação das suas descrições;- 100 títulos de livros, artigos e periódicos integrados ao sistema Pergamum de bibliotecas, dando continuidade ao sistema de permuta de obras com bibliotecas de instituições do Brasil, Américas e Europa.

Pesquisa:- Foram atendidas 50 solicitações de pesquisas em busca de

informações sobre as trajetórias de Magistrados, processos impactantes, história das Comarcas, história do Poder Judiciário no Brasil e no Rio Grande do Sul, legislações do Império e República e pesquisa em processos judiciais;- No Programa de História Oral, foram indexadas e revisadas 40 entrevistas, com a finalidade de agilizar a busca de informações no Banco de História Oral.

DIFUSÃO – ATENDIMENTO A GRUPOS

- Três turmas de estudantes de Faculdades de Arquiteturaforam recebidas no Museu do Memorial, sendo levadas, também, a outras instalações do edifício do Palácio da Justiça (exemplo de arquitetura modernista no sul do Brasil). - O projeto “Caminhos da Matriz”, em articulação com outras instituições culturais situadas no entorno da Praça da Matriz, recebeu mais de 200 pessoas em dois eventos realizados sábados à tarde.

Page 1 of 4

22/01/2014file:///F:/PALAVRA%20DO%20MEMORIAL/2014/palavra83.htm

Page 2: 2014-01-10 - Palavra do Memorial nº 83

- O Projeto “Formando Gerações” recebeu, apenas em 2013, avisita de 42 turmas de escolas, totalizando o atendimento a 1.276 alunos das redes pública e privada dosEnsino Fundamental e Médio do Estado, alcançando 7.757 crianças e adolescentes que participaram do Projeto desde 2004.

EXPOSIÇÕES

- Foi desenvolvida nova exposição para o Espaço Desembargador Donato João Sehnem, intitulada “Espaços do Judiciário”, com destaque para as atividades do setor de Segurança, do Cartório e do Juiz como espaços de atuação do Judiciário.

- Em conexão com a Direção do Foro de Porto Alegre, após extensa pesquisa bibliográfica e em outras instituições museais, instalou-se, no andar térreo do novo prédio destinado ao Foro Central II, a exposição permanente “Caminhos da Comarca de Porto Alegre”.

- No hall do Palácio da Justiça, foi montada a exposição “Um Palácio para a Justiça: Projeto Licurgo”, em que estão expostas as plantas originais do anteprojeto vencedor do concurso de arquitetura para a construção do Palácio da Justiça.

- a exposição itinerante “História do Poder Judiciário no RS” foi instalada em Comarcas do Interior do Estado, dando continuidade ao trabalho de disseminação da História Institucional.

- O Memorial também colaborou na realização da exposição “Projeto Artinclusão: um novo olhar sobre a reinserção social”, inaugurada em dezembro no saguão do Prédio II do Foro Central, constituída de 25 telas em acrílico produzidas por adolescentes da FASE. A Direção do Foro de Porto Alegre e a Justiça da Infância e Juventude promoveram o evento.

PAINÉIS E EVENTOS

Ao longo do ano, foram realizadas diversas atividades em parceria com instituições culturais:

- Seminário Desvendando o Rio Grande: a terceira edição, sob o tema “A mulher no contexto rio-grandense - 50 anos do estatuto da Mulher Casada” . Reuniu as pesquisadoras Hilda Agnes Hübner Flores, Cíntia Vieira Souto, Martha de Leão Lemieszek e Clarisse Ismério de Oliveira, a Procuradora de Justiça Simone Mariano da Rocha, e a Desembargadora Elaine Harzheim Macedo .- O Projeto “O Autor e o Livro”, realizado de maio a outubro, foi constituído de 9 painéis que discutiram os métodos e as dificuldades de produção do livro na área historiográfica (ver o blog).

- A participação do Poder Judiciário na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre foi coordenada pelo Memorial. A Troca Espontânea propiciou o recebimento de 63 obras com destinação para bibliotecas de escolas públicas e presídios, sendo distribuídos 2.230 exemplares de obras produzidas pelo Poder Judiciário do RS. Foram lançadas publicações do Memorial: a Revista “Justiça & História, vol. 10 nº 19 e 20”, com artigos na área do Direito e da História e o livro “Um Palácio para a Justiça”, de autoria dos arquitetos Cláudio Calovi, Lídia Fabrício e Cicero Alvarez, a partir de uma parceria entre o Poder Judiciário e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Na ocasião, também foi realizado o painel: “O som das ruas: sonoridade ou mudez?”, com a participação dos Doutores Professora Margarete Axt e o Juiz de Direito Ingo Wolfgang Sarlet, que discorreram sobre a sociedade virtual e sua capacidade de

mobilização.

Page 2 of 4

22/01/2014file:///F:/PALAVRA%20DO%20MEMORIAL/2014/palavra83.htm

Page 3: 2014-01-10 - Palavra do Memorial nº 83

- Criado como uma extensão do Formando Gerações, a 4ª Edição do “Prêmio FALA – Formando Adolescentes na Luta Antiviolência”, em parceria com CGJ, premiou, com 16 microcomputadores, alunos e escolas vencedores em cada uma das quatro categorias: artes plásticas, literatura, música e artes cênicas / audiovisual.

- Foi por meio do Formando Gerações que o Memorial desenvolveu atividades lúdicas, como a ”pescaria” na Casa do Judiciário instalada na Expointer, dirigida a crianças e adultos esclarecendo e informando sobre a Justiça, Direitos e Deveres e Cidadania. No mesmo evento, distribuiu mais de 8 mil cartilhas “Só pra causar dor a quem se ama? – violência doméstica”.

- Foi promovido o curso de capacitação para professores das redes pública e privada de ensino no âmbito do projeto “Primeiro Filme”, ministrado pelo professor e cineasta Carlos Gerbase, com o objetivo de estimular o uso do audiovisual como ferramenta de ensino e forma de expressão. Os filmes produzidos pelos alunos concorreram ao Prêmio FALA.

- O projeto “Direito e Música - Terça Lírica no Palácio” apresentou excertos de óperas que abordaram temas relacionados com a aplicação da Justiça.

- Foram realizados dois Casamentos Coletivos, em parceria com CGJ e o Registro Civil da 1ª Zona de Porto Alegre, no espaço da Galeria dos Casamentos.

- Deu-se seguimento ao aperfeiçoamento da equipe do Memorial por meio de participações no 2º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário, no Rio de Janeiro, e no 3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, em Brasília, além da autorização para afastamento de integrante da equipe para cursar o Programa Avançado de Jornalismo Digital, em São Paulo.

COMUNICAÇÃO

- Foram impressos e distribuídos 10.000 informativos “(In)Formando” para as redes pública e privada de

escolas do Estado, objetivando levar o Projeto Formando Gerações, por meio das atividades desenvolvidas pelos participantes do Projeto.

- O “Palavra do Memorial”, noticiário eletrônico das atividades, projetos, eventos e divulgação do acervo documental e museológico do Memorial, com periodicidade quinzenal, atingiu o número 82 no mês de dezembro, tendo sido distribuídas eletronicamente 19 edições. Publicações do Memorial estão disponíveis em http://issuu.com/memorialtjrs.

- Manteve-se ativo espaço em redes sociais, com o twitter, facebook e blog dos eventos, ampliando o conhecimento sobre as atividades do Memorial.

PALAVRA DO MEMORIALMemorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Administrativa: Mary da Rocha Biancamano Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Equipe: Roberto Medeiros Soares, João Batista Santafé Aguiar, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos; Estagiários: Fernanda Feltes, Letícia Medeiros dos Santos, Lisiane Ribas Cruz e Thaís Bender Cardoso.CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para ´inclusãoem mailing do Memorial´

Page 3 of 4

22/01/2014file:///F:/PALAVRA%20DO%20MEMORIAL/2014/palavra83.htm

Page 4: 2014-01-10 - Palavra do Memorial nº 83

COMO CHEGAR / HOW TO GET

Page 4 of 4

22/01/2014file:///F:/PALAVRA%20DO%20MEMORIAL/2014/palavra83.htm