2 - no 021 comunicacao efetiva

1
Norma Título: Melhoria da comunicação efetiva Código: DIR 016099 1ª versão: 08/05/2014 Atualização: 08/05/2014 Norma nº: 021 Página 1 de 1 Versão nº: 01 Aprovador unidade: Diretor Geral Responsável Técnico: n/a Proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio, eletrônico, mecânico, fotográfico e gravável, ou qualquer outro, sem a permissão expressa da Diretoria Geral do Hospital das Clínicas/UFMG (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998). Histórico da última revisão: Alterado tipo de documento de plano para norma. 1 OBJETIVOS Estabelecer diretrizes para melhorar a comunicação efetiva Estabelecer regras para melhorar a efetividade da comunicação entre membros do corpo assistencial. Estabelecer princípios para a comunicação efetiva, oportuna, completa, sem ambigüidade e compreendida pelo receptor (via telefônica). 2 DESCRIÇÂO Somente os resultados críticos de exames, conforme IT 007 Resultados Crítico - UFPML QUA 012799, serão repassados via telefone. O profissional que receber uma informação sobre resultado crítico de exame através de telefonema deverá anotar: nome completo do paciente, número do registro e o resultado do exame. Em seguida deverá ler de volta as informações anotadas para quem as transmitiu e este confirmar a precisão das mesmas. Após a confirmação, anotar no prontuário do paciente: data, hora, tipo de exame e o resultado, nome do profissional que passou a informação, assinar e carimbar. No Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) não é permitido prescrição por telefone. A prescrição verbal somente é permitida em situações de emergência. Nesse caso, o profissional de enfermagem deverá repetir para o médico a orientação verbal para que o mesmo possa confirmar a informação recebida antes da administração do medicamento. Assim que possível os profissionais envolvidos farão a prescrição médica e preencherão o prontuário do paciente. 2.1 Monitoramento A melhoria da comunicação efetiva será monitorada através do indicador que avalia o índice de conformidade do registro do resultado de exames críticos em prontuário, conforme ficha técnica registrada no Geplanes. 4 DEFINIÇÕES E ABREVIAÇÕES IT: Instrução de trabalho UFPML: Unidade Funcional de Patologia e Medicina Laboratorial. 5 REFERÊNCIAS Manual de Padrões de Acreditação da JCI – 4ª Ed – 2010.

Upload: alberto

Post on 12-Nov-2015

5 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Um trecho de Demencia Precoz – El Grupo de Las Esquizofrenias

TRANSCRIPT

  • Norma

    Ttulo: Melhoria da comunicao efetiva Cdigo: DIR 016099 1 verso: 08/05/2014 Atualizao: 08/05/2014 Norma n: 021 Pgina 1 de 1 Verso n: 01 Aprovador unidade: Diretor Geral Responsvel Tcnico: n/a

    Proibida a reproduo total ou parcial desta obra, por qualquer meio, eletrnico, mecnico, fotogrfico e gravvel, ou qualquer outro, sem a permisso expressa da Diretoria Geral do Hospital das Clnicas/UFMG (LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

    Histrico da ltima reviso: Alterado tipo de documento de plano para norma.

    1 OBJETIVOS

    Estabelecer diretrizes para melhorar a comunicao efetiva Estabelecer regras para melhorar a efetividade da comunicao entre membros do corpo assistencial. Estabelecer princpios para a comunicao efetiva, oportuna, completa, sem ambigidade e compreendida pelo receptor (via telefnica).

    2 DESCRIO

    Somente os resultados crticos de exames, conforme IT 007 Resultados Crtico - UFPML QUA 012799, sero repassados via telefone. O profissional que receber uma informao sobre resultado crtico de exame atravs de telefonema dever anotar: nome completo do paciente, nmero do registro e o resultado do exame. Em seguida dever ler de volta as informaes anotadas para quem as transmitiu e este confirmar a preciso das mesmas. Aps a confirmao, anotar no pronturio do paciente: data, hora, tipo de exame e o resultado, nome do profissional que passou a informao, assinar e carimbar.

    No Hospital das Clnicas da UFMG (HC-UFMG) no permitido prescrio por telefone. A prescrio verbal somente permitida em situaes de emergncia. Nesse caso, o profissional de enfermagem dever repetir para o mdico a orientao verbal para que o mesmo possa confirmar a informao recebida antes da administrao do medicamento. Assim que possvel os profissionais envolvidos faro a prescrio mdica e preenchero o pronturio do paciente.

    2.1 Monitoramento

    A melhoria da comunicao efetiva ser monitorada atravs do indicador que avalia o ndice de conformidade do registro do resultado de exames crticos em pronturio, conforme ficha tcnica registrada no Geplanes.

    4 DEFINIES E ABREVIAES IT: Instruo de trabalho UFPML: Unidade Funcional de Patologia e Medicina Laboratorial.

    5 REFERNCIAS Manual de Padres de Acreditao da JCI 4 Ed 2010.