14 bienal jornal final 30 8 alta

7
O jornal da Bienal do Livro TUDO JUNTO E MISTURADO VOCÊ TEM UM ENCONTRO MARCADO COM O ESCRITOR BRITÂNICO KEN FOLLETT O AUTOR DE SUCESSOS COMO “OS PILARES DA TERRA” E A TRILOGIA “O SÉCULO” CONVERSA COM O PÚBLICO HOJE NA ARENA CULTURAL. AGENDA Paula Pimenta, autora da série “Fazendo meu Filme”, Raphael Montes, revelação da literatura policial, e Toni Brandão, autor de livros de temática infantil e adolescente, debatem como os blogs e as novas tecnologias ajudam a desenvolver o hábito da leitura entre os jovens. Às 16h30. ESCOLA DO LIVRO N298, ALAMEDA N Cátia Farias é uma doceira de mão cheia. Com o apoio da família, ela fundou o Bendito Quindim – a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmet. Nesse encontro, ela fala sobre suas 15 versões de quindins produzidos artesanalmente. Às 14h. COZINHANDO COM PALAVRAS N500, ALAMEDA N PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO DIA Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos, o escritor britânico Ken Follett estará hoje na Bienal do Livro. Ele é o autor do romance histórico “Os Pilares da Terra” (1989), que narra a construção de uma catedral na Idade Média, e também de livros de suspense como “O Voo da Águia”, “A chave de Rebeca” e “O Buraco da Agulha”. Suas obras têm como temas principais a espionagem e a guerra, com ritmo rápido e abundância de situações de clímax. Seus personagens são ricos em emoção. A trilogia “O Século” é o mais recente sucesso do autor. Começa no despertar do século XX e conta a vida de cinco famílias de cinco países (Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Escócia) ao longo do século XX. Os dois primeiros volumes, “Queda de Gigantes” e “Inverno do Mundo”, já estão publicados no Brasil, e o próximo será lançado em setembro, com o título “Eternidade por um Fio”. Ken Follett conversa com o público na Arena Cultural, H201, Alameda H, às 10h30. ARENA CULTURAL H201, ALAMEDA H Mauricio de Sousa, o mestre dos quadrinhos brasileiros, presta uma homenagem à Mônica, que completou 50 anos em 2013. Ela é a principal personagem do cartunista e deu origem à Turma da Mônica, cujas histórias até hoje são responsáveis por iniciar muitas crianças brasileiras no mundo das letras. Às 18h. *Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis. SÁBADO, 30 DE AGOSTO DE 2014 14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 1 29/08/14 16:05

Upload: bienal-do-livro-sp

Post on 03-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 14 bienal jornal final 30 8 alta

O jornal da Bienal do Livro

tudO juntO E misturadO

VOcê tEm um EncOntrO marcadO

cOm O EscritOr BritânicO KEn FOLLEtt

O autOr dE sucEssOs cOmO “Os PiLarEs da tErra”

E a triLOgia “O sécuLO” cOnVErsa cOm O PúBLicO hOjE na arEna cuLturaL.

agEnda

Paula Pimenta, autora da série “Fazendo meu Filme”, Raphael Montes, revelação da literatura policial, e Toni Brandão, autor de livros de temática infantil e adolescente, debatem como os blogs e as novas tecnologias ajudam a desenvolver o hábito da leitura entre os jovens. Às 16h30.

EscOLa dO LiVrOn298, aLamEda n

Cátia Farias é uma doceira de mão cheia. Com o apoio da família, ela fundou o Bendito Quindim – a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmet. Nesse encontro, ela fala sobre suas 15 versões de quindins produzidos artesanalmente. Às 14h.

cOzinhandO cOm PaLaVras

n500, aLamEda n

PrinciPais atraçõEs

dO dia

Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos, o escritor britânico Ken Follett estará hoje na Bienal do Livro. Ele é o autor

do romance histórico “Os Pilares da Terra” (1989), que narra a construção de uma catedral na Idade Média, e também de livros de suspense como “O Voo da Águia”, “A chave de Rebeca” e “O Buraco da Agulha”. Suas obras têm como temas principais a espionagem e a guerra, com ritmo rápido e abundância de situações de clímax. Seus personagens são ricos em emoção.

A trilogia “O Século” é o mais recente sucesso do autor. Começa no despertar do século XX e conta a vida de cinco famílias de cinco países (Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Escócia) ao longo do século XX. Os dois primeiros volumes, “Queda de Gigantes” e “Inverno do Mundo”, já estão publicados no Brasil, e o próximo será lançado em setembro, com o título “Eternidade por um Fio”. Ken Follett conversa com o público na Arena Cultural, H201, Alameda H, às 10h30.

arEna cuLturaLh201, aLamEda h

Mauricio de Sousa, o mestre dos quadrinhos brasileiros, presta uma homenagem à Mônica, que completou 50 anos em 2013. Ela é a principal personagem do cartunista e deu origem à Turma da Mônica, cujas histórias até hoje são responsáveis por iniciar muitas crianças brasileiras no mundo das letras. Às 18h.

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Sábado, 30 de agoSto de 2014

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 1 29/08/14 16:05

Page 2: 14 bienal jornal final 30 8 alta

Sucesso entre crianças e adolescentes, escritora britânica só aprendeu a ler aos 14 anos, porque tinha dificuldades de aprendizagem.

Com cinco títulos que já venderam mais de 2 milhões de exemplares apenas no Reino Unido, a escritora britânica Sally Gardner é um dos destaques de hoje na Bienal do Livro. Autora de obras de sucesso junto ao público infantil e juvenil, com livros traduzidos para 22 idiomas, Gardner passou por muitos problemas na escola e foi motivo de gozação dos colegas – prática hoje conhecida como bullying. “Eu era diferente das outras crianças e tinha dificuldade para amarrar os sapatos e me vestir”, conta ela em seu site. Depois de muito sofrimento, aos 12 anos descobriu que tinha dislexia, um distúrbio que provoca dificuldades de aprendizagem e na percepção do espaço, com reflexos na distinção entre direita e esquerda, por exemplo.

Sally Gardner só aprendeu a ler aos 14 anos, mas quando isso aconteceu foi como se estivesse descobrindo a América! Ficou tão maravilhada que nunca mais parou. Formou-se na Escola de Arte Saint Martin, na Inglaterra, e trabalhou na área teatral durante mais de 15 anos. Até que – para a sorte de seus leitores – mergulhou na arte de escrever. Já publicou vários livros no Brasil, entre eles “Coriandra” (Companhia das Letras) e “Menino dos números mágicos” (Rocco).

As situações que a autora viveu na infância e na adolescência são refletidas em “Lua de Larvas”, seu último livro lançado no Brasil. A personagem principal, o garoto Standish Treadwell, de 15 anos, sofre de dislexia. A obra é dedicada a todos os que não brilharam na escola, mas que no futuro vão se destacar por conta própria, assim como a própria autora. O bate-papo acontece hoje na Arena Cultural, H201, Alameda H. Às 15h.

2 • tudojuntoemisturado | 30 de agosto de 2014

#tudOjuntOEmisturadOatriz E trOVadOr

BriLham nO anFitEatrO

de 2014 | tudojuntoemisturado • 3

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Denise Stoklos interpreta a peça “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, e Lirinha, o Trovador, apresenta suas músicas cheias de poesia, inspiradas na riqueza dos cantadores e violeiros pernambucanos. A multipremiada atriz Denise Stoklos brilha hoje no palco do Anfiteatro com o espetáculo “Carta ao Pai”, baseado na obra homônima do escritor tcheco Franz Kafka, uma carta escrita em 1919, mas que nunca foi entregue. A obra trata de um filho que foi espancado moralmente pelo pai e o denuncia por meio de uma carta cheia de palavras ríspidas. Nascida no Paraná, Denise Stoklos é sinônimo de sucesso. Sua carreira de autora, diretora e atriz teve início em 1968. Especializou-se na arte da mímica em Londres, em 1979, e quase dez anos depois estreou a peça “Mary Stuart” no teatro La Mama, de Nova York. O êxito foi tão grande que desde então ela passou a apresentar anualmente seu trabalho naquele teatro.

Denise Stoklos já foi contemplada com inúmeros prêmios. Um dos mais importantes é a medalha de honra da Ordem do Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores a personalidades que contribuem para engrandecer o nome do Brasil no mundo. Atriz verdadeiramente internacional, já levou seu trabalho para 31 países, representando as peças de sua autoria em sete idiomas. Anfiteatro, L700, Alameda L. Às 13h.

Hoje, o Anfiteatro também recebe Lirinha, o Trovador. Músico, compositor, escritor e poeta, ele aprendeu poesia frequentando desde cedo as rodas de recitais e “pelejas” de cantadores e violeiros de Pernambuco, seu estado natal. Passou pelo grupo Cordel do Fogo Encantado e, mais tarde, decidiu seguir carreira solo com o CD “Lira”. Lirinha sempre dá destaque à palavra poética falada e funde várias linguagens em sua obra – desde a performance teatral até a música eletrônica. Anfiteatro, L700, Alameda L. Às 20h.

a magia E O rEaLismO dE saLLy gardnEr

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 2-3 29/08/14 16:06

Page 3: 14 bienal jornal final 30 8 alta

PrOgramaçãO

saBado 30/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

10:00 às 11:00 Palestra Experiência lumis de educação em tempos digitais

André Matos Escola do Livro

10:00 às 20:00 Palavras mediadas Mediação de leitura A Cor da Letra Praça da Palavra

10:00 às 20:00 Histórias mediadas Mediação de leitura Cia. Circo de Trapo Praça de Histórias

10:30 Bate-papo com o público Fatos e pontos de vista Ken Follett Arena Cultural

11:00 Para crianças - música Bravississíssimo! Cia. Sinfônica de Bolso e Cia. Mevitevendo Anfiteatro

11:00 Aula-show Jaboteco Autores premiados no Jabuti Gastronômico

Cozinhando com Palavras

11:00 Palavras para pequeninos e grandões

Palavras Andantes Os Tapetes Contadores de História Praça da Palavra

11:00 Histórias para grandes e pequenos

Para viver o tempo como um presente Kiara Terra Praça de Histórias

12:00 Criação ilustrada Bianca Pinheiro Bianca Pinheiro Espaço Imaginário

12:00 Autores com a palavra Heloísa Prieto Heloísa Prieto Praça da Palavra

12:00 Historíolas em diversos formatos

O prólogo Teko Porã Praça de Histórias

12:00 Mesa Habitação social: impasses de uma cidade possível

Nabil Bonduki, Hector Vigliecca e convidados. Mediação: Leão Serva.

Salão de Ideias

12:00 às 13:30 Palestra Escrita de blogs Andrea Kogan e Fal Azevedo Escola do Livro

13:00 Teatro “Carta ao Pai” Denise Stoklos Anfiteatro

13:00 Quem faz, conta Selma Maria Selma Maria Espaço Imaginário

14:00 Criação ilustrada João Montanaro João Montanaro Espaço Imaginário

14:00 #F5 - autores Marcelo Maluf Marcelo Maluf Praça da Palavra

14:00 Aula-show Quindim Cátias Farias Cozinhando com Palavras

14:00 Intervenção Palhaçaria poética Ézio Magalhães Estande Edições Sesc

14:00 Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Ler, escrever e narrar para pertencer ao mundo

Kiara Terra Praça de Histórias

14:00 Mesa Releituras estéticas nos quadrinhos: ro-teiro e personagem em transformação

Mauricio de Sousa, Danilo Beyruth, Luiz Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno. Mediação de Sidney Gusman

Salão de Ideias

14:30 Cinema “O Menino e o Mundo” Direção de Alê Abreu Anfiteatro

15:00 Bate-papo com o público Bate papo com Sally Gardner Sally Gardner Arena Cultural

15:00 Quem faz, conta Kiusam de Oliveira Kiusam de Oliveira Espaço Imaginário

15:00 às 18:00 Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

4 • tudojuntoemisturado

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

30 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 54 • tudojuntoemisturado | 30 de agosto de 2014

sEBastiãO saLgadO marca PrEsEnça hOjE nO saLãO dE idEias

O FOtógraFO BrasiLEirO dE Fama intErnaciOnaL, cOnhEcidO POr sEu traBaLhO humanista,

FaLa sOBrE a FOtOgraFia E Outras narratiVas

Considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, o mineiro Sebastião Salgado também está na Bienal do Livro. Hoje, ele conversa com o público do Salão de Ideias sobre cultura, literatura e sua trajetória no universo das narrativas fotográficas, que já lhe rendeu prêmios internacionais como o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, do International Center of Photography, de Nova York, em 1990.

Nascido em Minas Gerais, Sebastião Salgado mora em Paris desde o final dos anos 1960. Sua trajetória profissional é curiosa: antes de se dedicar de corpo e alma à fotografia, formou-se em Economia na USP, em 1968, e concluiu mestrado e doutorado. Chegou a atuar na área, trabalhando para a Organização Mundial do Café, em Londres, no começo da década de 1970. Mas a paixão pela fotografia falou mais alto

e, em 1974, começou a atuar profissionalmente na área. Seu primeiro livro, “Outras Américas”, que faz um retrato dos pobres da América Latina, foi lançado em 1986. Depois de passar por várias agências, criou a sua própria, a Amazonas Imagens, em 1994. Sebastião Salgado, cuja obra é marcada pelo senso de humanidade, é conhecido por retratar o drama dos refugiados do mundo todo. Seu trabalho sobre essa temática resultou nos livros “Êxodos” e “Retratos de Crianças do Êxodo”, lançados em 2000, além de exposições em vários países. No ano passado, ele lançou o Projeto Gênesis, no qual registra locais intocados pelo homem, um trabalho de oito anos que resultou em livro e exposições. O encontro com o fotógrafo tem a mediação do escritor português José Luiz Peixoto. Salão de Ideias, L298, Alameda L, às 20h. Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 4-5 29/08/14 16:06

Page 4: 14 bienal jornal final 30 8 alta

Brazilian PublishersArena CulturalEspaço de Autógrafos

Espaço ImaginárioAnfiteatroCozinhando com Palavras

Salão de IdeiasPraça de HistóriasPraça da Palavra

Suporte

Escola do Livro

Guarda-volumes

realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação cultural

vale-cultura oficial patrocínio masterpatrocínio

captação apoio papel oficialcia aérea oficial

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãográfica oficial vermelho

branco

apoio cultural

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 6-7 29/08/14 16:07

Page 5: 14 bienal jornal final 30 8 alta

PrOgramaçãO

tudojuntoemisturado • 5

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloReunimos todo o universo da Bienal em um blog, que conta com muita diversão, cultura e interatividade, tudo junto e misturado. Lá, você também pode conferir o que há de novo no evento, além das nossas indicações e da programação completa da Bienal.

Acesse e comece a viver essa experiência: blog.bienaldolivrosp.com.br

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural

o BLog da 23ª BienaL intErnaciOnaL dO LiVrO

Está nO ar.

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

8 • tudojuntoemisturado | 30 de agosto de 2014

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

saBado 30/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

16:00 Intervenções literárias Universo feminino: histórias de mulher Joana e Jean Garfunkel Estande Edições Sesc

16:00 Mesa Cinema militante: crítica visual do mundo

Evaldo Mocarzel, Paulo Sacramento e Tata Amaral. Mediação de José Geraldo Couto

Salão de Ideias

16:00 Criação ilustrada Fernanda “Nia” Ferreira Fernanda “Nia” Ferreira Espaço Imaginário

16:00 às 19:00 Construindo narrativas Construindo narrativas Coletivo Zebra 5 Praça da Palavra

16:30 às 18:00 Palestra O jovem gosta de ler? Como blogs e no-vas tecnologias ajudam a desenvolver o hábito de leitura entre a juventude

Paula Pimenta, Raphael Montes e Toni Brandão

Escola do Livro

16:30 às 21:30 Palestra Blog das Letras na Bienal Sergio Pavarini e Cassia Carrenho Escola do Livro

17:00 Quem faz, conta Mary França e Eliardo França Mary França e Eliardo França Espaço Imaginário

17:00 Para crianças - teatro Felpo Filva Com Marat Descartes. Direção de Claudia Missura

Anfiteatro

17:00 Aula-show Loucuras de chocolate Simone Izumi Cozinhando com Palavras

18:00 Bate-papo com o público Os quadrinhos na formação de leitores - 50 anos da Turma da Mônica

Mauricio de Sousa Arena Cultural

18:00 Criação ilustrada Gabriel Bá Gabriel Bá Espaço Imaginário

18:00 Intervenção Correio do tempo, cartas de Gabriel García Márquez

Grupo Theatro do Tempo Estande Edições Sesc

18:00 Griô e mestre Raquel Trindade Raquel Trindade Praça de Histórias

18:00 Mesa Das páginas para a tela: a adaptação literária para roteiros de cinema e TV

Marçal Aquino, Maria Adelaide Amaral e George Moura. Mediação de Cassiano Elek Machado

Salão de Ideias

18:15 às 19h45 Palestra Blogs literários e editoras. Hora de discutir a relação

Fabio Mourão, Pedro Almeida, Alba Milena e Karen Alvares

Escola do Livro

19:00 Fala sério! #sqn Mitos, monstros e fantasia Fábio Yabu e Regina Drummond Espaço Imaginário

19:00 Clássicos da periferia Nega Gizza Nega Gizza Praça da Palavra

19:30 Aula-show A presença do vinho da ópera Sérgio Casoy e Aguinaldo Zacchia Cozinhando com Palavras

20:00 Música Lirinha, o trovador Lirinha Anfiteatro

20:00 Bate-papo com o público Narrativas ficcionais Eduardo Spohr Arena Cultural

20:00 Intervenções sonoras Pixinguinha - sopros, notas e composições Carlos Malta e Beatriz Paes Leme Estande Edições Sesc

20:00 Mesa Diálogos sobre fotografia e outras narrativas

Sebastião Salgado Salão de Ideias

20:00 às 21:30 Palestra Startups editoriais - o que os blogs podem aprender com iniciativas empreendedoras

Vitor Arteiro, Felipe Brandão, Sérgio Pavarini e Rosana Hermann

Escola do Livro

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 8-9 29/08/14 16:08

Page 6: 14 bienal jornal final 30 8 alta

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

#PanOramacuLturaL

O amOr PELa LEitura

A ansiedade toma conta dos visitantes da Bienal do Livro. Ávidos, eles se sentam onde encontram um banquinho, se esparramam pelo chão, se acomodam nas cadeiras. Todo espaço encontrado é bem-vindo, desde que possam desfrutar de seus livros. E saciar a gostosa vontade de ler.

Alin

e Ve

rgue

iro

Ann

a Lu

iza

Mül

ler

Ren

ato

Par

ada

Vani

a To

ledo

Fábi

o S

anta

na

saLãO dE idEias

Praça dE histórias

Os escritores e roteiristas Marçal Aquino e Maria Adelaide Amaral, autores de romances e minisséries de sucesso, e George Moura, que escreveu minisséries como “Amores Roubados”, conversam sobre a arte do roteiro e da adaptação de obras literárias para as telas de cinema e televisão. Eles também abordam o campo de trabalho para o escritor e sua relação com outras mídias narrativas. O debate conta com a mediação do jornalista Cassiano Elek Machado. Salão de Ideias, L298, Alameda L, às 18h.

anFitEatrO

Baseada em uma obra da escritora Eva Furnari, a peça “Felpo Silva” conta a história de Felpo, um coelho poeta que escreve coisas bonitas, mas muito tristes. Um dia, ele se surpreende com um envelope lilás que transforma sua vida. Com música ao vivo, o espetáculo explora várias formas de expressão pela palavra. Com o ator paulista Marat Descartes e a direção de Claudia Missura. Anfiteatro, L700, Alameda L, às 17h.

Formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e pelo Célia Helena Teatro-Escola, a atriz e escritora Kiara Terra adora contar uma história. É justamente isso o que ela faz hoje no evento “Para viver o tempo como um presente”. Os participantes também podem – e devem – contar suas histórias. Um convite para que, por meio da narração de histórias brasileiras, façam do encontro um conjunto rico de narrativas colaborativas. Praça de Histórias, C800, Alameda C, às 11h.

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 10-11 29/08/14 16:09

Page 7: 14 bienal jornal final 30 8 alta

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloSe você só pensou em livros, errou. O que começa com uma simples leitura é o começo de uma grande aventura. Literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, autores conhecidos, lançamentos, shows, brincadeiras e, claro, livros e mais livros. Visitar a Bienal do Livro é fazer parte de um dos maiores eventos culturais da cidade.Venha viver uma experiência que vai além das páginas de um livro.

diVErsãO, cuLtura E intEratiVidadE.

tudO juntO E misturadO.

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural

14_BIENAL_Jornal_Final_30-8.indd 12 29/08/14 16:11