14 bienal jornal final 26 8 web

7
O jornal da Bienal do Livro TUDO JUNTO E MISTURADO HOJE NA BIENAL DO LIVRO BIÓGRAFO E BIOGRAFADO PAULO CESAR DE ARAÚJO FALA, NA ARENA CULTURAL, SOBRE A POLÊMICA OBRA “ROBERTO CARLOS EM DETALHES” E DA NOVA “O RÉU E O REI” AGENDA O poeta Nicolas Behr faz a mediação do debate entre Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas sobre a essência da poesia, que mesmo com um mercado pouco aquecido, ainda desperta o interesse de leitores na criação de seu universo imaginário. Às 18h. SALÃO DE IDEIAS L298, ALAMEDA L Filho do fundador da mais conceituada marca de carnes do Brasil (Wessel Culinária & Carnes), István Wessel marca presença na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, aliando seu dom para a escrita a um senso de humor refinado em uma deliciosa e instrutiva apresentação. Às 17h. COZINHANDO COM PALAVRAS N500, ALAMEDA N PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO DIA Biografias – não existe meio termo: ou você ama, ou odeia. O biógrafo Paulo Cesar de Araújo sabe bem disso, afinal, há alguns anos ele foi acionado judicialmente, o que impediu a circulação do seu livro “Roberto Carlos em Detalhes”. A experiência foi relatada no seu último livro, “O Réu e o Rei”. A polêmica em torno das biografias não autorizadas e os direitos dos biografados é tema central do bate-papo que acontece hoje. Quem intermedia a conversa é Regina Echeverria, jornalista e escritora especializada em biografias. Participa também o deputado federal Newton Lima, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que fala sobre a importância das biografias, o papel do biografado e sobre as mudanças na lei que regulamenta esse importante segmento da literatura. O convidado principal é Paulo Cesar de Araújo! Apareça, mesmo que não seja apaixonado por biografias. Quem sabe você não muda de ideia? O bate-papo começa às 16h, na Arena Cultural, H201, Alameda H. PRAÇA DA PALAVRA G298, ALAMEDA G Um dos mais importantes rappers da cena brasileira, Luiz Junior (mais conhecido como Rappin Hood), faz uma releitura do clássico de Nicolau Maquiavel, “O Príncipe”, utilizando sua tão reconhecida linguagem do rap brasileiro. Às 19h *Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis. TERÇA, 26 DE AGOSTO DE 2014

Upload: bienal-do-livro-sp

Post on 02-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 14 bienal jornal final 26 8 web

O jornal da Bienal do Livro

tudO juntO E misturadO

HOjE na BiEnaL dO LiVrO BiÓGraFO E

BiOGraFadOPauLO CEsar dE araújO FaLa, na arEna

CuLturaL, sOBrE a POLêmiCa OBra “rOBErtO CarLOs Em dEtaLHEs” E da nOVa “O réu E O rEi”

aGEnda

O poeta Nicolas Behr faz a mediação do debate entre Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas sobre a essência da poesia, que mesmo com um mercado pouco aquecido, ainda desperta o interesse de leitores na criação de seu universo imaginário. Às 18h.

saLÃO dE idEiasL298, aLamEda L

Filho do fundador da mais conceituada marca de carnes do Brasil (Wessel Culinária & Carnes), István Wessel marca presença na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, aliando seu dom para a escrita a um senso de humor refinado em uma deliciosa e instrutiva apresentação. Às 17h.

COzinHandO COm PaLaVras

n500, aLamEda n

PrinCiPais atraçõEs

dO dia

Biografias – não existe meio termo: ou você ama, ou odeia. O biógrafo Paulo Cesar de Araújo sabe bem disso, afinal, há alguns anos ele foi acionado judicialmente, o que impediu a circulação do seu livro “Roberto Carlos em Detalhes”. A experiência foi relatada no seu último livro, “O Réu e o Rei”.A polêmica em torno das biografias não autorizadas e os direitos dos biografados é tema central do bate-papo que acontece hoje. Quem intermedia a conversa é Regina Echeverria, jornalista e escritora especializada em

biografias. Participa também o deputado federal Newton Lima, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que fala sobre a importância das biografias, o papel do biografado e sobre as mudanças na lei que regulamenta esse importante segmento da literatura. O convidado principal é Paulo Cesar de Araújo! Apareça, mesmo que não seja apaixonado por biografias. Quem sabe você não muda de ideia? O bate-papo começa às 16h, na Arena Cultural, H201, Alameda H.

Praça da PaLaVraG298, aLamEda G

Um dos mais importantes rappers da cena brasileira, Luiz Junior (mais conhecido como Rappin Hood), faz uma releitura do clássico de Nicolau Maquiavel, “O Príncipe”, utilizando sua tão reconhecida linguagem do rap brasileiro. Às 19h

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

terça, 26 de agosto de 2014

Page 2: 14 bienal jornal final 26 8 web

João

Ban

deira

Div

ulga

ção

And

ré T

ezza

Con

sent

ino

A arte do circo também estará presente, hoje, no Anfiteatro, com “O descotidiano”, da Companhia do Relativo. No espetáculo, o personagem central executa números de malabares.

Respeitável público! Hoje é dia de livro e de circo – tudo junto e misturado!

A Praça de Histórias do BiblioSesc receberá, a partir das 10h, contação de histórias muito especiais com a premiada Cia. Circo de Trapo, composta por atores, palhaços e mediadores. A diversão é garantida! E, se você ainda não conhece o espaço, vale conferir, pois, além do espetáculo, há diversos títulos literários no acervo BiblioSesc, em caminhões itinerantes que estacionaram por aqui especialmente para o evento.

E não para por aí. A Cia. do Relativo “provoca” o público transformando tarefas do dia a dia em “O Descotidiano”. O lírico e solitário personagem vive em um ambiente hostil e, por meio de malabares impressionantes e manipulação de objetos, transcende as banalidades que vivemos a todo instante. Às 17h, no Anfiteatro, L700, Alameda L.

2 • tudojuntoemisturado | 26 de agosto de 2014

#tudOjuntOEmisturadOLê-LOs Ou OuVi-LOs, Eis a QuEstÃO

26 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 3

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Autores nacionais falam sobre seu processo criativo e como conciliar seus papéis na sociedade. Ao que parece, os leitores brasileiros querem mais do que simplesmente ler seus autores favoritos, querem vê-los e ouvir suas opiniões sobre literatura e assuntos de domínio público. Com isso, fica evidente que a ligação dos leitores com as histórias e escritores ultrapassa as páginas dos livros e faz com que os escritores tenham que desempenhar um papel fundamental na sociedade brasileira. É então que surge um grande desafio para eles: como conciliar tantos eventos literários, tal qual a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a escrita de obras de ficção e o contato direto com o público?

Patrícia Melo, escritora brasileira especializada em obras policiais e conhecida por seus livros dedicados a analisar a mente de criminosos; Cristovão Tezza, autor de mais de dez romances, que tem como uma de suas marcas a multiplicidade de vozes narrativas, e Noemi Jaffe, crítica literária do jornal Folha de S.Paulo e autora de “O que os cegos estão sonhando?”, baseado nas experiências relatadas por sua mãe, sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz. Os três autores participam, hoje às 14h, no Salão de Ideias, de um debate sobre o papel do escritor brasileiro, mediado pela jornalista Raquel Cozer. Salão de Ideias, L298, Alameda L, às 14h.

Não se esqueça de retirar seu ingresso gratuitamente 30 minutos antes do debate, na bilheteria do espaço.

LiVrO E CirCO – tEm sim sEnHOr!

Jorg

e Et

eche

ber

Pau

lo B

MB

Ric

a

“COntaçÃO dE HistÓrias, maLaBarEs E LiVrOs”

Page 3: 14 bienal jornal final 26 8 web

PrOGramaçÃO

tErça 26/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

10:00 Para crianças - teatro A menina Lia Cia. do Fubá Anfiteatro

10:00 Palavras para pequeninos e grandões

Fantástico cotidiano Cia. Ju Cata-Histórias Praça da Palavra

10:00 Histórias para grandes e pequenos

Treme-osso Cia. A Hora da História Praça de Histórias

10:00 às 11:00 Palestra Biblioteca digital - Xeriph Carlos Eduardo Ernanny Escola do Livro

10:00 às 20:00 Palavras mediadas Mediação de leitura A Cor da Letra Praça da Palavra

10:00 às 20:00 Histórias mediadas Mediação de leitura Cia. Circo de Trapo Praça de Histórias

11:00 Aula-show Por uma vida mais doce Danielle Noce Cozinhando com Palavras

12:00 Cinema “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro” Direção de Carlos Nader Anfiteatro

12:00 Criação ilustrada Erica Awano Erica Awano Espaço Imaginário

12:00 Palavras expandidas Poesia ao vento Cia. Ato Praça da Palavra

12:00 Historíolas em diversos formatos

Faça algum barulho Rui Moreira Cia. de Danças Praça de Histórias

12:00 às 13:30 Palestra Contos de fadas no contexto pedagógico Paula Furtado Escola do Livro

13:00 Quem faz, conta Giba Pedrosa Giba Pedrosa Espaço Imaginário

14:00 Ateliê Bolonha Renato Moriconi Renato Moriconi Espaço Imaginário

14:00 #F5 - autores Plínio Camillo Plínio Camillo Praça da Palavra

14:00 Teatro Imago - uma lua n’água Grupo Matula Teatro Anfiteatro

14:00 Aula-show Cão chupando manga Joyce Cavalcante Cozinhando com Palavras

14:00 Intervenção Poesia ao pé do ouvido Cia. Alcina da Palavra Estande Edições Sesc

14:00 Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e contação de histórias Rosane Fagotti Voss, Tatiana Fraga e Giuliano Tierno

Praça de Histórias

14:00 Mesa O papel do escritor brasileiro hoje: ouvi-los ou lê-los?

Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Noemi Jaffe. Mediação de Raquel Cozer

Salão de Ideias

14:00 às 15:00 Palestra Empreendedorismo na era digital Bel Pesce Escola do Livro

15:00 Quem faz, conta Pedro Bandeira Pedro Bandeira Espaço Imaginário

15:00 às 18:00 Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

4 • tudojuntoemisturado

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

26 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 54 • tudojuntoemisturado | 26 de agosto de 2014

itaú uniBanCOO Itaú Unibanco, um dos maiores bancos do mundo, acredita que o acesso à cultura seja um complemento fundamental à educação, desenvolvendo o pensamento crítico e transformando as pessoas, a sociedade e o país.

Mantendo o compromisso de incentivo à cultura, o Itaú patrocina mais uma vez a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O Itaú Unibanco acredita que o acesso à cultura seja um complemento fundamental à educação, desenvolvendo o pensamento crítico e transformando as pessoas, a sociedade e o país. Com essa certeza, apoia o evento, que também se transforma a cada edição, recebendo mais pessoas e novas perspectivas. “O desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente só é possível com a preservação e o acesso à cultura. Por isso, o Itaú Unibanco incentiva a cultura brasileira através do Instituto Itaú Cultural, da preservação de acervos de obras de arte e do patrocínio de exposições e eventos com repercussão internacional, como a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Também mantemos parcerias em cultura e educação, museus e centros culturais”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do Itaú Unibanco. “É um compromisso do Itaú Unibanco o investimento contínuo na democratização da cultura, que no nosso entendimento deve ser um privilégio de muitos. E é um compromisso nosso com o Brasil”, completa o executivo. Sobre o Itaú Unibanco O Itaú Unibanco está entre os maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com cerca de 94 mil colaboradores em todo o mundo, tem uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. A instituição tem um dos maiores acervos corporativos do Brasil, com 12 mil obras. Ainda no âmbito cultural, o Espaço Itaú de Cinema traz salas de exibição em seis capitais brasileiras.

Page 4: 14 bienal jornal final 26 8 web

Brazilian PublishersArena CulturalEspaço de Autógrafos

Espaço ImaginárioAnfiteatroCozinhando com Palavras

Salão de IdeiasPraça de HistóriasPraça da Palavra

Suporte

Escola do Livro

Guarda-volumes

realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação cultural

vale-cultura oficial patrocínio masterpatrocínio

captação apoio papel oficialcia aérea oficial

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãográfica oficial vermelho

branco

apoio cultural

Page 5: 14 bienal jornal final 26 8 web

PrOGramaçÃO

tudojuntoemisturado • 5

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloReunimos todo o universo da Bienal em um blog, que conta com muita diversão, cultura e interatividade, tudo junto e misturado. Lá, você também pode conferir o que há de novo no evento, além das nossas indicações e da programação completa da Bienal.

Acesse e comece a viver essa experiência: blog.bienaldolivrosp.com.br

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural

o BLog da 23ª BienaL intErnaCiOnaL dO LiVrO

Está nO ar.

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

8 • tudojuntoemisturado | 26 de agosto de 2014

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

tErça 26/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

16:00 Bate-papo com o público Biografias e biografados Paulo César Araújo, Newton Lima e Regina Echeverria

Arena Cultural

16:00 Mediações O Brasil de Aldemir Martins ONG Mais Diferenças Estande Edições Sesc

16:00 Mesa Ironia fundamental Antônio Prata, Gregório Divivier e Xico Sá.Mediação de Ubiratan Brasil

Salão de Ideias

16:00 Criação ilustrada Mateus Rios Mateus Rios Espaço Imaginário

16:00 às 19:00 Construindo narrativas Construindo narrativas Coletivo Zebra 5 Praça da Palavra

16:30 às 18:00 Palestra Tecnologias educacionais a favor do aprendizado

Claudio Sassaki Escola do Livro

17:00 Quem faz, conta Paula Furtado Paula Furtado Espaço Imaginário

17:00 Circo O descotidiano Cia. do Relativo Anfiteatro

17:00 Aula-show Conversando com o Wessel István Wessel Cozinhando com Palavras

18:00 Bate-papo com o público Pioneirismo da literatura infantil brasi-leira - do livro ao tablet

Marisa Lajolo Arena Cultural

18:00 Ateliê Bolonha Manu Maltez Manu Maltez Espaço Imaginário

18:00 Encontros poéticos Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski Mediação de José Carlos Ferrigno Estande Edições Sesc

18:00 Poesia coletiva Slam da Guilhermina Slam da Guilhermina Praça de Histórias

18:00 Mesa O absoluto da poesia Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas. Mediação de Nicolas Behr

Salão de Ideias

19:00 Quem faz, conta Andrea Del Fuego, Índigo e Julián Fuks Andrea Del Fuego, Índigo e Julián Fuks Espaço Imaginário

19:00 Clássicos da periferia Rappin Hood Rappin Hood Praça da Palavra

19:00 às 20:30 Palestra Didático e digital Emerson Bento Pereira e Fernando Moraes Fonseca. Moderação de Susanna Florissi

Escola do Livro

19:30 Aula-show 1.000 receitas Palmirinha Onofre Cozinhando com Palavras

20:00 Cinema Cine-concerto de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Trupe Chá de Boldo Anfiteatro

20:00 Intervenções literárias Octávio Paz em verso e música Frederico Barbosa, Fernanda de Almeida Prado, Alexandre Mello e Gabriel de Almeida Prado

Estande Edições Sesc

20:00 Mesa Tertúlia latino-américa Elsa Osorio, José Eduardo Agualusa e Socorro Acioli. Mediação de Joca Reiners Terron

Salão de Ideias

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

Page 6: 14 bienal jornal final 26 8 web

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

arEna CuLturaLMarisa Lajolo, professora titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, curadora do Prêmio Jabuti, especialista em literatura infantil e em Monteiro Lobato, convida educadores, editores, e, claro, amantes da literatura infantil, para um bate-papo sobre o pioneirismo da literatura infantil brasileira nas versões impressa e digital. Marisa é uma convidada muito querida da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e já participou do 4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital. H201, Alameda H, às 18h.

#PanOramaCuLturaL

rOmanCE aLém dOs LiVrOs

Nem só de livros vive a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Além de muita troca de palavras e poesia, há também troca de olhares, beijos e abraços. Conheça alguns dos casais que passaram pelas travessas do evento e deixaram tudo muito mais romântico por aqui!

saLÃO dE idEias

saLÃO dE idEias

Se você é fã ou tem curiosidade de saber mais sobre a literatura latino-americana, não perca a homenagem a estes três importantes autores no debate “Tertúlia Latino-América”: os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luís Borges e o colombiano Gabriel García Márquez. Os convidados que fazem as honras são a argentina Elsa Osório, o angolano José Eduardo Agualusa e a brasileira Socorro Acioli. L298, Alameda L, às 20h.

Para você, ironia é fundamental? Venha conferir se Gregório Duvivier – também roteirista do fenômeno “Porta dos Fundos” –, Antonio Prata e Xico Sá concordam com você neste debate pra lá de bem-humorado. Os três cronistas comentam os impasses interpretativos e a recepção das crônicas no cotidiano. A mediação é do jornalista de O Estado de S. Paulo, Ubiratan Brasil.L298, Alameda L, às 16h.

Page 7: 14 bienal jornal final 26 8 web

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloSe você só pensou em livros, errou. O que começa com uma simples leitura é o começo de uma grande aventura. Literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, autores conhecidos, lançamentos, shows, brincadeiras e, claro, livros e mais livros. Visitar a Bienal do Livro é fazer parte de um dos maiores eventos culturais da cidade.Venha viver uma experiência que vai além das páginas de um livro.

diVErsÃO, CuLtura E intEratiVidadE.

tudO juntO E misturadO.

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural