14 bienal jornal final 28 8 web

7
A chef Morena Leite, que estudou na escola Le Cordon Bleu, na França, e hoje atua como chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas em seu livro “Mistura Morena”. Às 19h30. COZINHANDO COM PALAVRAS N500, ALAMEDA N O jornal da Bienal do Livro TUDO JUNTO E MISTURADO EVA FURNARI MARCA PRESENÇA HOJE NA BIENAL DO LIVRO PREMIADA ESCRITORA E ILUSTRADORA DE LIVROS INFANTIS PARTICIPA DE DEBATE NO SALÃO DE IDEIAS E CONVERSA COM O PÚBLICO NO ESPAÇO IMAGINÁRIO. AGENDA No dia do Cosplay Literário da Bienal do Livro, os autores Affonso Solano, Carolina Munhoz e Raphael Draccon se encontram para um bate-papo sobre o universo da literatura fantástica e suas sagas. Às 18h. ARENA CULTURAL H201, ALAMEDA H PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO DIA Ela nasceu em Roma, mas cresceu no Brasil, se esbaldando com os lápis de cor, criando mundos e histórias. Desenhou tanto que fez disso sua profissão. Com mais de 30 anos de carreira, Eva Furnari começou seu trabalho pela ilustração e só passou a escrever 15 anos depois. Formada em Arquitetura e Urbanismo, foi professora e colaborou como ilustradora para diversas publicações infantis e juvenis. Na década de 1980 trabalhou para a Folhinha, suplemento infantil da Folha de S.Paulo. Durante quatro anos, publicou tirinhas de histórias sem palavras. Foi quando nasceu Bruxinha, uma de suas personagens mais famosas. Eva Furnari publicou mais de 60 livros e recebeu três vezes o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração. No ano passado, lançou “Listas Fabulosas”, uma história das hilárias listas do Clube das Listas. Entre suas obras mais conhecidas, estão “Truks” e “A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos”. Ela participa de debate hoje no Salão de Ideias (L298, Alameda L), às 14h, e conversa com o público às 17h no Espaço Imaginário (F500, Alameda F). SALÃO DE IDEIAS L298, ALAMEDA L A violência na sociedade e na cultura brasileiras é o tema do encontro com os professores da USP Vladimir Safatle e Jaime Ginzburg e o ex- secretário nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares. A violência como herança no Brasil contemporâneo. Às 18h. *Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis. QUINTA, 28 DE AGOSTO DE 2014

Upload: bienal-do-livro-sp

Post on 02-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 14 bienal jornal final 28 8 web

A chef Morena Leite, que estudou na escola Le Cordon Bleu, na França, e hoje atua como chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas em seu livro “Mistura Morena”. Às 19h30.

Cozinhando Com Palavras

n500, alameda n

o jornal da Bienal do livro

tudo junto e misturado

eva Furnari marCa Presença hoje

na Bienal do livroPremiada esCritora e ilustradora

de livros inFantis PartiCiPa de deBate no salão de ideias e Conversa

Com o PúBliCo no esPaço imaginário.

agenda

No dia do Cosplay Literário da Bienal do Livro, os autores Affonso Solano, Carolina Munhoz e Raphael Draccon se encontram para um bate-papo sobre o universo da literatura fantástica e suas sagas. Às 18h.

arena Culturalh201, alameda h

PrinCiPais atrações

do dia

Ela nasceu em Roma, mas cresceu no Brasil, se esbaldando com os lápis de cor, criando mundos e histórias. Desenhou tanto que fez disso sua profissão. Com mais de 30 anos de carreira, Eva Furnari começou seu trabalho pela ilustração e só passou a escrever 15 anos depois. Formada em Arquitetura e Urbanismo, foi professora e colaborou como ilustradora para diversas publicações infantis e juvenis. Na década de 1980 trabalhou para a Folhinha, suplemento infantil da Folha de S.Paulo. Durante quatro anos, publicou tirinhas de

histórias sem palavras. Foi quando nasceu Bruxinha, uma de suas personagens mais famosas. Eva Furnari publicou mais de 60 livros e recebeu três vezes o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração. No ano passado, lançou “Listas Fabulosas”, uma história das hilárias listas do Clube das Listas. Entre suas obras mais conhecidas, estão “Truks” e “A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos”. Ela participa de debate hoje no Salão de Ideias (L298, Alameda L), às 14h, e conversa com o público às 17h no Espaço Imaginário (F500, Alameda F).

salão de ideiasl298, alameda l

A violência na sociedade e na cultura brasileiras é o tema do encontro com os professores da USP Vladimir Safatle e Jaime Ginzburg e o ex-secretário nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares. A violência como herança no Brasil contemporâneo. Às 18h.

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

quinta, 28 de agosto de 2014

Page 2: 14 bienal jornal final 28 8 web

2 • tudojuntoemisturado | 28 de agosto de 2014

#tudojuntoemisturadoCosPlay CeleBra a diversidade

28 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 3

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Nesta quinta-feira, fãs de cultura pop que vierem fantasiados de seus personagens preferidos têm entrada gratuita na Bienal do Livro e podem participar de debate à noite, com a presença de cosplayers profissionais.

Imagine-se na pele de Harry Porter ou de Will, um dos personagens de “As peças infernais”, de Cassandra Clare. Você vestiu a roupa, se maquiou e se penteou. De repente, está se sentindo como seu personagem preferido. Agora ainda falta interpretá-lo, fazer seus gestos, falar à maneira dele. Pronto. Aconteceu: você simplesmente se transformou nele. Tudo isso – e muito mais – é o que sente um cosplayer. Mas, afinal, o que é isso? Da contração em inglês das palavras “costume” (traje, fantasia) e “play” (brincadeira, interpretação), surgiu essa onda de fãs que se fantasiam de personagens dos quadrinhos, dos desenhos animados, de games, séries e livros. Apesar das muitas referências aos desenhos animados japoneses, o primeiro cosplay é americano e aconteceu em 1939, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman e sua amiga Myrtle R. apareceram fantasiados de pilotos espaciais – inspirados na obra de H. G. Wells – durante a 1ª World Science Fiction Convention, em Nova York.

De lá para cá, o cosplay, símbolo da cultura pop, ganhou o mundo. E o Brasil também. Festivais e concursos se multiplicam pelo país. Na Bienal do Livro não poderia ser diferente. Afinal, cosplay é sinônimo de diversidade. Em um evento no qual está tudo junto e misturado, não poderia faltar um dia dedicado a ele: justamente hoje. Nesta quinta-feira, os cosplayers que vierem a caráter não pagam entrada. E mais: Edi Carlos Rodrigues, Gabriel Niemietz e Jessica Campos, profissionais da área, conversam com o público sobre o mundo do cosplay. O encontro tem a mediação de Careimi Ludwig Assmann.Espaço Imaginário F500, Alameda F, às 19h.

diFusão da leitura entre Crianças é tema de deBate

travessa literária dá esPaço a autores indePendentes

e editoras menoresO que o engenheiro Itiro Nakakura e o fotógrafo José Tezza têm em comum? Ambos participam da Travessa Literária, um espaço destinado pela Bienal do Livro às editoras menores e aos escritores independentes. A área reúne 25 expositores de vários estados. Um deles é o fotógrafo José Tezza, que veio de Florianópolis para divulgar seu livro “Amazônia Andes – Da Foz à Nascente / Do Atlântico ao Pacífico”, publicado pela editora Base 7. “Estar aqui me permite trocar experiências com outros autores independentes”, afirma. Quem também está fazendo bom proveito da oportunidade é Itiro Nakakura, que lança seu livro “Atacama by Motorcycle – Ao superarmos conquistamos nossos sonhos”, pela Linear B, e lembra o quanto a Travessa Literária lhe permite interagir com o público. Já a fisioterapeuta Cecilia Faipó divulga o livro “Inspiração e Movimento” e está satisfeita. “Já fui procurada por uma editora de Portugal”, revela. A Travessa Literária fica entre as alamedas H e F, na altura do número 700.

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira conversam no Salão de Ideias sobre os dilemas enfrentados para introduzir os pequenos no mundo dos livros e manter seu interesse

“Um país se faz com homens e livros”, já dizia Monteiro Lobato. Sim, é verdade. Mas qual seria a melhor forma de introduzir as crianças no universo da leitura? Como despertar seu interesse pelos livros diante de tantos apelos de consumo, da TV, da internet, do celular? A fim de discutir essas questões, a Bienal do Livro promove hoje o debate Primeiras leituras para todas as idades, com a participação de três grandes autores do gênero: Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira. O professor João Luís Ceccantini, que leciona literatura na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, faz a mediação. Para o escritor Pedro Bandeira, a escola é o principal meio de difusão do hábito da leitura no Brasil. No entanto, em um país com tantas diferenças sociais, existem obstáculos dos mais diversos níveis. Além de dificuldades materiais, os professores se deparam com crianças bombardeadas por atrativos de consumo. Mantê-las atentas na sala de aula é um grande desafio. Com um ritmo mais humano que a internet, o livro pode ser um aliado. O encontro acontece no Salão de Ideias, L298, Alameda L, às 14h.

Page 3: 14 bienal jornal final 28 8 web

Programação

4 • tudojuntoemisturado

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

28 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 54 • tudojuntoemisturado | 28 de agosto de 2014

Cartão Bndeso ParCeiro Certo Para investir no seu negóCio

O Cartão BNDES é uma linha de crédito rotativo e pré-aprovada exclusiva para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e microempreendedores individuais (MEIs). Com ele, o empreendedor pode adquirir bens e serviços necessários aos seus negócios e pagar em até 48 prestações mensais, fixas e iguais, e a uma taxa de juros que é uma das menores do mercado (0,93% ao mês, em julho de 2014).

Mais de 246 mil itens estão disponíveis para compra por meio do Cartão. São bens e serviços produzidos total ou parcialmente no País, e cadastrados no site www.cartaobndes.gov.br por fornecedores credenciados. Para os empreendedores do mercado editorial, por exemplo, o Cartão BNDES financia a impressão de livros e a compra de papel e de máquinas e equipamentos utilizados na indústria gráfica.

Podem ser adquiridos, ainda, computadores, softwares, móveis para escritório e veículos utilitários, entre outros itens.

Hoje existem, em todo o Brasil, mais de 643 mil Cartões BNDES emitidos, somando quase R$ 50 bilhões em limites de crédito pré-aprovados para investimentos.

Para pedir o Cartão BNDES, basta o empreendedor acessar o site www.cartaobndes.gov.br, clicar em “Solicite seu Cartão BNDES”, preencher a proposta e encaminhá-la, junto com os documentos necessários, a um banco emissor (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Sicoob ou Sicredi), que é o responsável pela análise e concessão do crédito.

Mais informações estão disponíveis no tutorial e nos menus “Dúvidas” e “Manuais” do site www.cartaobndes.gov.br.

Quinta 28/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

10:00 Circo Circo de pulgas Cia. K Anfiteatro

10:00 Palavras para pequeninos e grandões

Conte a sua Cia. Ju Cata-Histórias Praça da Palavra

10:00 Histórias para grandes e pequenos

Fofoca de passarinho Cia. A Hora da História Praça de Histórias

10:00 às 11:00 Palestra Alpendre, o nascimento de uma editora 100% digital

Gabriela Erbetta e Gabriella Aguerre Escola do Livro

10:00 às 20:00 Palavras mediadas Mediação de leitura A Cor da Letra Praça da Palavra

10:00 às 20:00 Histórias mediadas Mediação de leitura Cia. Circo de Trapo Praça de Histórias

11:00 Bate-papo com o público Choque eletrônico - a interação entre os jovens e a tecnologia

Toni Brandão Arena Cultural

11:00 Aula-show Raízes da cultura gastrônomica brasileira

Raul Lódy Cozinhando com Palavras

12:00 Cinema “Uma História de Amor e Fúria” Direção de Luiz Bolognesi Anfiteatro

12:00 Ateliê Bolonha Lúcia Hiratsuka Lúcia Hiratsuka Espaço Imaginário

12:00 Palavras expandidas Polvos poéticos Grupo Sensus Praça da Palavra

12:00 Historíolas em diversos formatos

Villa-Lobos das crianças Villa-Lobos das crianças Praça de Histórias

12:00 às 13:30 Palestra Os desafios da profissão de editor Sandra Espilotro Escola do Livro

13:00 Quem faz, conta Daniel Munduruku Daniel Munduruku Espaço Imaginário

14:00 Criação ilustrada Lobo Borges Lobo Borges Espaço Imaginário

14:00 #F5 - autores Felipe Carriço Felipe Carriço Praça da Palavra

14:00 Música Emicida, o guerreiro Emicida Anfiteatro

14:00 Aula-show Ichef Zena Caffè e Per Paolo Cozinhando com Palavras

14:00 Mediações Mil e um Geraldos ONG Mais Diferenças Estande Edições Sesc

14:00 Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e comunidade Bel Santos Mayer, Eduardo Alencar e Elisa Campos Machado

Praça de Histórias

14:00 Mesa Primeiras leituras para todas as idades Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira. Mediação de João Luís Ceccantini

Salão de Ideias

14:00 às 15:30 Palestra Tecnologia móvel na educação Samir Vani Escola do Livro

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

Page 4: 14 bienal jornal final 28 8 web

Brazilian PublishersArena CulturalEspaço de Autógrafos

Espaço ImaginárioAnfiteatroCozinhando com Palavras

Salão de IdeiasPraça de HistóriasPraça da Palavra

Suporte

Escola do Livro

Guarda-volumes

realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação cultural

vale-cultura oficial patrocínio masterpatrocínio

captação apoio papel oficialcia aérea oficial

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãográfica oficial vermelho

branco

apoio cultural

Page 5: 14 bienal jornal final 28 8 web

Programação

tudojuntoemisturado • 5

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloReunimos todo o universo da Bienal em um blog, que conta com muita diversão, cultura e interatividade, tudo junto e misturado. Lá, você também pode conferir o que há de novo no evento, além das nossas indicações e da programação completa da Bienal.

Acesse e comece a viver essa experiência: blog.bienaldolivrosp.com.br

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural

o BLog da 23ª BienaL internaCional do livro

está no ar.

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

8 • tudojuntoemisturado | 28 de agosto de 2014

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Quinta 28/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

15:00 Bate-papo com o público Encontro de fãs do escritor Rick Riordan Victor Correia e Rafael Nery Arena Cultural

15:00 Quem faz, conta Giba Pedrosa Giba Pedrosa Espaço Imaginário

15:00 às 18:00 Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00 Intervenção Palhaçaria poética Ézio Magalhães Estande Edições Sesc

16:00 Mesa Território língua portuguesa Abdulai Sila, Inês Pedrosa e Luiz Ruffato. Mediação de Susana Ventura

Salão de Ideias

16:00 Criação ilustrada Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00 Construindo narrativas Construindo narrativas Coletivo Zebra 5 Praça da Palavra

16:30 às 18:00 Palestra Como apreciar um livro - a arte de ler as entrelinhas

Pedro Almeida Escola do Livro

17:00 Quem faz, conta Eva Furnari Eva Furnari Espaço Imaginário

17:00 Literatura Solidão no fundo da agulha Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo Anfiteatro

17:00 Aula-show Casa da Farinha - fábrica de sonhos Aldryne Leite Cozinhando com Palavras

18:00 Bate-papo com o público Literatura fantástica - a fantasia ganhando espaço

Affonso Solano, Carolina Munhóz e Raphael Draccon

Arena Cultural

18:00 Prêmio Sesc de Literatura O outro no extremo Mediação de Henrique Rodrigues Estande Edições Sesc

18:00 Poesia coletiva Cortejo literário Escritureiros (Aventureiros da Escrita de Parelheiros)

Praça de Histórias

18:00 Mesa Violência como herança no Brasil contemporâneo

Vladimir Safatle, Jaime Guinzburg e Luiz Eduardo Soares. Mediação de Paulo Markun

Salão de Ideias

18:00 Criação ilustrada Matze Doebele Matze Doebele Espaço Imaginário

19:00 Fala sério! #sqn O que é cosplay? Edi Carlos Rodrigues, Gabriel Niemietz, Jessica Campos. Mediaçao de Careimi Ludwig Assmann

Espaço Imaginário

19:00 Clássicos da periferia Marcello Gugu Marcello Gugu Praça da Palavra

19:00 às 20:30 Palestra Biblioteca cooperativa de e-books acadêmicos

Amanda Ramalho Escola do Livro

19:30 Aula-show Mistura morena Morena Leite Cozinhando com Palavras

20:00 Teatro O filho eterno Cia. Atores de Laura Anfiteatro

20:00 Encontros poéticos Marcelo Nova e Drake Nova Mediação de José Carlos Ferrigno Estande Edições Sesc

20:00 Mesa A copa fora de campo Andrew Jennings, Antônio Lassance e Juca Kfouri. Mediação de Paulo Vinícius Coelho

Salão de Ideias

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

Page 6: 14 bienal jornal final 28 8 web

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Gal

Opp

ido

#PanoramaCultural

a insPiração da leitura

São eles que nos inspiram e nos ensinam a paixão pela leitura, logo nas primeiras letras. Estão por toda a Bienal do Livro, à frente de seus alunos, guiando as visitas dos meninos e meninas. Chamam a atenção, dão assistência, esclarecem dúvidas, orientam. Eles são os professores, nossos heróis e homenageados do dia.

Praça de históriasElisa Campos Machado, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgão da Fundação Biblioteca Nacional, conversa com dois representantes de bibliotecas comunitárias: Bel Santos Meyer, do Polo Litera-Sampa, formado por cinco organizações sociais da Grande São Paulo, e Eduardo Alencar, do grupo Escritureiros, criado junto à Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, de Parelheiros. O debate sobre Biblioteca e Comunidade será na Praça de Histórias do BiblioSesc, C800, Alameda C, às 14h.

salão de ideias

anFiteatro

A recente Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 convidam a uma reflexão sobre o impacto político e social nos países que sediam eventos esportivos internacionais. O jornalista britânico Andrew Jennings, autor do polêmico livro “Um jogo cada vez mais sujo”, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Antonio Lassance e o jornalista esportivo Juca Kfouri debatem o tema. Com mediação do comentarista da ESPN Paulo Vinícius Coelho. A conversa A Copa fora de campo acontece no Salão de Ideias, L298, Alameda L, às 20h.

Considerado um dos principais expoentes da nova geração do hip-hop, o rapper Emicida começou sua carreira nas batalhas de freestyle (rimas de improviso) e trabalha a linguagem de forma direta e poética. Guerreiro da palavra e campeão das famosas “rinhas de MCs”, ele conquistou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o álbum “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, de 2013. O rapper apresenta seu show Emicida, o Guerreiro no Anfiteatro, L700, Alameda L, às 14h.

Div

ulga

ção

Fábi

o S

ilves

tre

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Enio

Ces

ar

Page 7: 14 bienal jornal final 28 8 web

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloSe você só pensou em livros, errou. O que começa com uma simples leitura é o começo de uma grande aventura. Literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, autores conhecidos, lançamentos, shows, brincadeiras e, claro, livros e mais livros. Visitar a Bienal do Livro é fazer parte de um dos maiores eventos culturais da cidade.Venha viver uma experiência que vai além das páginas de um livro.

diversão, Cultura e interatividade.

tudo junto e misturado.

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de agosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural