101 agente comunitário de saúde - nc.ufpr.br · aplicador de prova. 7. ... para evitar choque...

15
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Concurso Público Edital n° 04/2015 Prova Objetiva 13/12/2015 101 Agente Comunitário de Saúde INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões, confira a numeração de todas as páginas. 3. A prova é composta de 40 questões objetivas. 4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação. 8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato. 9. São vedados o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios com calculadoras, relógios digitais, telefones celulares, tablets, microcomputadores portáteis ou similares, devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. São vedados também o porte e/ou uso de armas, óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como boné, chapéu, gorro ou protetores auriculares. Caso essas exigências sejam descumpridas, o candidato será excluído do concurso. 10. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a transcrição das respostas para o cartão-resposta. 11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo. DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas Língua Portuguesa Conhecimentos Específicos NÚMERO DE INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO .............................................................................................................................................................................................................. . RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 -

Upload: hatuyen

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Concurso Público – Edital n° 04/2015

Prova Objetiva – 13/12/2015

101 – Agente Comunitário de Saúde

INSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões, confira a numeração de todas as páginas.

3. A prova é composta de 40 questões objetivas.

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

9. São vedados o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de

registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios com calculadoras, relógios digitais, telefones celulares, tablets, microcomputadores portáteis ou similares, devendo ser desligados

e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. São vedados também o porte e/ou uso de armas, óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como boné, chapéu, gorro ou protetores auriculares. Caso essas exigências sejam descumpridas, o candidato será

excluído do concurso.

10. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a transcrição das respostas para o cartão-resposta.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

NÚMERO DE INSCRIÇÃO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................

RESPOSTAS

01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 -

02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 -

03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 -

04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 -

05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 -

2

3

LÍNGUA PORTUGUESA Observe a charge ao lado: 01 - Sobre o conteúdo tratado nessa charge, é correto

afirmar:

a) Trata-se de uma reflexão sobre os problemas causados pela poluição nos rios.

b) Coloca em discussão diferentes técnicas de exploração do solo.

c) Envolve a relação entre os eventos climáticos excessivos e os decorrentes problemas para a agricultura.

►d) Insinua que as alterações climáticas são decorrentes mais da ação dos homens sobre o planeta do que do fenômeno “El Niño”.

e) Apresenta os problemas que há com os rios e solos em decorrência de fenômenos naturais.

O texto abaixo é referência para as questões 02 e 03.

Guia Alimentar para a População Brasileira

Introdução

O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que visam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades, hoje e no futuro. Ele substitui a versão anterior, publicada em 2006.

Este guia é para todos os brasileiros. Alguns destes serão trabalhadores cujo ofício envolve a promoção da saúde da população, incluindo profissionais da saúde, agentes comunitários, educadores, formadores de recursos humanos e outros. Esses trabalhadores serão fundamentais para a ampla divulgação deste material e para que o conteúdo seja compreendido por todos, incluídas as pessoas que tenham alguma dificuldade de leitura.

Pretende-se que este guia seja utilizado nas casas das pessoas, nas unidades de saúde, nas escolas e em todo e qualquer espaço onde atividades de promoção da saúde tenham lugar, como centros comunitários, centros de referência de assistência social, sindicatos, centros de formação de trabalhadores e sedes de movimentos sociais.

Embora o foco deste material seja a promoção da saúde e a prevenção de enfermidades, suas recomendações poderão ser úteis a todos aqueles que padeçam de doenças específicas.

Neste caso, é imprescindível que nutricionistas adaptem as recomendações às condições específicas de cada pessoa, apoiando profissionais de saúde na organização da atenção nutricional.

Orientações específicas sobre a alimentação de crianças menores de dois anos, consistentes com a recomendação geral deste guia, são encontradas em outras publicações do Ministério da Saúde.

(Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p.: il. Adaptado.) 02 - Sobre as informações do texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O primeiro parágrafo faz uma apresentação do Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. No segundo parágrafo, há a intenção de se explicar para quem a obra foi elaborada. 3. No conteúdo do terceiro parágrafo, apresenta-se o que se objetiva com o uso da obra. 4. No quarto parágrafo, afirma-se que a obra também serve para pessoas que padeçam de doenças específicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

03 - Sobre a organização das informações nos parágrafos e entre os parágrafos, com a devida escolha de palavras e

estruturas, é INCORRETO afirmar:

a) Somente no primeiro parágrafo houve a opção de se usar o título completo da obra para apresentá-la. b) No segundo parágrafo, iniciou-se com a expressão “este guia” por já haver informações sobre a obra. ►c) No quarto parágrafo, usou-se a palavra “embora” por haver a apresentação de dados negativos sobre a obra. d) A expressão “neste caso” foi usada para recuperar a informação pessoas “que padeçam de doenças específicas”. e) Informações sobre a alimentação de crianças menores de dois anos não fazem parte da obra.

Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/ultimas-noticias/tag/charge-do-iotti/?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite>.

4

Para as questões 04 e 05, considere o texto a seguir:

Trecho de um manual de instruções de uso de um climatizador:

Para o Usuário/Instalador

Este aparelho deve ser reparado apenas por técnicos especializados. Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas,

ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

Para evitar choque elétrico, desligue o Climatizador da tomada sempre que fizer limpeza ou manutenção. Nunca desligue o Climatizador da tomada puxando pelo cabo de alimentação. Desligue-o puxando pelo plugue. Não prenda, torça ou

amarre o cabo de alimentação e não tente consertá-lo. [...] Para evitar choque elétrico, não opere o aparelho com as mãos molhadas. [...] Retire o cabo de alimentação da tomada se não for utilizar o Climatizador por um longo período. Conecte o seu Climatizador a uma tomada exclusiva e não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim). Para evitar ferimentos ou danos materiais, não coloque objetos estranhos nas entradas ou saídas de ar. Não instale o Climatizador em locais que contenham gases inflamáveis ou explosivos e não o deixe exposto sob a incidência direta dos

raios solares por muito tempo. Para evitar a queda do aparelho, instale-o em um local plano. Este aparelho foi desenvolvido apenas para uso interno. Não exponha o Climatizador às intempéries e não o guarde em locais com

muita umidade, pois ele possui componentes eletrônicos e seu funcionamento pode ser prejudicado. Nunca coloque objetos sobre o Climatizador e não cubra as saídas de ar. Depois de encher o tanque de água, não balance ou incline o aparelho, pois o excesso de água na gaveta ou derramamentos de água

podem modificar o acabamento do seu piso/assoalho, ficando o usuário responsável pelas despesas decorrentes da falta de habilidade no uso deste aparelho. [...]

Para evitar acidentes, não deite o aparelho. Se o aparelho for inclinado com água dentro, retire o cabo de alimentação da tomada e aguarde 24 horas para religá-lo.

Não deixe o aparelho encostado na parede ou cortinas e outros objetos, pois isso pode bloquear o fluxo de ar e prejudicar o rendimento. Durante o uso, não bata no corpo do aparelho, pois poderá causar o desligamento automático. Neste caso, reinicie-o. Nunca use o Climatizador em um ambiente úmido. Não o utilize no banheiro ou em locais que tenham água [...]

(Disponível em <http://www.electrolux.com.br/Apoio-ao-consumidor/Manuals/?product=946+521+161>.)

04 - Com base no texto, assinale a alternativa correta.

►a) Há uma seleção de verbos que expressam ordens e o uso de palavras como “não” e “nunca”, para serem demarcadas

regras rígidas. b) No início do texto, a expressão “pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas”, é usada para mostrar

que o aparelho é seguro e pode ser utilizado por essas pessoas. c) Na frase “Desligue-o puxando pelo plugue” (linha 06), a palavra sublinhada se refere ao plugue. d) A expressão “não tente consertá-lo” (linha 07) indica que o Climatizador deve ser substituído por outro quando houver

algum problema. e) Em “Este aparelho foi desenvolvido apenas para uso interno” (linha 15), a palavra sublinhada aconselha o uso do

Climatizador somente em residências.

05 - A palavra “Climatizador” aparece muitas vezes no texto. A partir de sua leitura, é correto afirmar que Climatizador é um aparelho:

a) indicado para lugares úmidos. b) conhecido também como ar-condicionado. c) cujo funcionamento é feito com bateria. d) usado para a limpeza de ambientes fechados. ►e) capaz de reduzir a temperatura de ambientes.

06 - Estamos observando constantemente diversas notícias que nos

apresentam informações sobre a atuação de nossos representantes políticos. Esse tema é discutido na charge ao lado:

Considerando o que se apresenta sobre a “Democracia Brasileira – um esquema”, assinale a alternativa correta.

►a) A democracia brasileira se dá por meio de “troca de favores”, em que o apoio dos partidos ocorre mediante o recebimento de um cargo no governo.

b) No esquema da democracia brasileira, os cargos só são criados se houver apoio dos partidos.

c) A democracia brasileira, em seu esquema, envolve pessoas de vários cargos, cuja remuneração varia de acordo com seu nível de escolaridade.

d) A definição de cargos, no esquema da democracia, depende da vontade popular, que se dá por meio do voto.

e) Os partidos políticos definem, no Congresso, por meio de manifestações de apoio, a quem será destinado cada cargo no governo.

Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/ultimas-noticias/tag/charge-do-iotti/?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite>.

5

O texto a seguir é referência para a questão 07.

“Legado da Copa” ainda depende de emenda parlamentar para sair do papel

Construção do Centro de Especialidades Médicas, atrás da Arena da Baixada, é incerta

Texto publicado na edição impressa de 28 de outubro de 2015

Um dos legados da Copa do Mundo para Curitiba, propagado por gestores municipais e estaduais antes do evento futebolístico, era a construção do Centro de Especialidades Médicas, que seria levantado em um terreno na Rua Madre Maria dos Anjos, atrás da Arena da Baixada. Um benefício que era certo, mas que agora só sairá do papel se a bancada de deputados paranaenses em Brasília direcionar suas emendas para a construção da unidade. A dependência do recurso foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin.

Obras que não geram custeio nem gasto com pessoal são prioridade

A maior parte dos investimentos em Curitiba em 2016 deve ser direcionada ao setor de mobilidade. O objetivo é tentar investir em áreas que gerem menos custeio e gasto com pessoal. A afirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin. “Temos uma prioridade grande na área de mobilidade, incluindo o projeto do metrô, em que continuamos acreditando”, diz. O projeto ainda depende das discussões sobre o orçamento de 2016 e da autorização do Ministério das Cidades, segundo o secretário.

Scatolin também espera fechar o próximo ano com o trecho norte da Linha Verde concluído. O recurso tem origem em um combinado de agências internacionais e o governo federal. O problema, no entanto, é que os recursos da União estão cada vez mais escassos, já que, como o ajuste fiscal segue a passos lentos, a boca do caixa dos ministérios fica cada vez mais apertada.

A área, que foi desapropriada por R$ 6,5 milhões, tem quase 5 mil metros quadrados. O local abrigou o centro de transmissão de TV durante a Copa do Mundo.

Outro legado da Copa, a revitalização da Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético), está em execução. Mesmo assim, Scatolin não deu certeza sobre os recursos para concluir a obra. De acordo com ele, por causa da crise, alguns ministérios estão com dificuldades para liberar verba.

(Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/legado-da-copa-ainda-depende-de-emenda-parlamentar-para-sair-do-papel-bkrfyy7vqfb

hn0c8clanipiw0>. Adaptado.)

07 - De acordo com o texto, o benefício que antes da Copa era certo, mas que até agora não saiu do papel, é:

a) a construção de linhas de metrô. b) a conclusão do trecho Norte da Linha Verde. c) a revitalização da Praça Afonso Botelho. ►d) a construção do Centro de Especialidades Médicas. e) a desapropriação de uma área de 5.000 m2.

08 - Assinale a alternativa que se apresenta de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

►a) Há muitos investimentos públicos mal feitos no Brasil. b) O mau é que falta fiscalização na obras públicas no País. c) A muito tempo que se fala da corrupção no Brasil. d) Ainda a muito a se fazer em obras públicas no País. e) Há obras mau planejadas ou superfaturadas no Brasil.

Considere o trecho de texto abaixo para a questão 09.

Chuvitiba Segundo Simepar, chuvas continuam até a próxima quinta-feira em Curitiba

Tempo chuvoso está relacionado com o fenômeno El Niño

Curitiba terá mais uma semana de chuvas neste final de novembro e início de dezembro. Segundo o Simepar, deve chover todos os dias na capital paranaense deste domingo até quinta-feira. O excesso de chuvas está relacionado com o fenômeno El Niño, aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno deve durar até abril do próximo ano. 2015 teve os meses de outubro e novembro mais chuvosos desde 1997.

Neste domingo (29), o Simepar prevê pancadas de chuvas ao longo da tarde e chuva forte durante a noite. O tempo segue nublado com pancadas de chuva, na segunda-feira (30), e com chuviscos na terça-feira (1). O sol deve voltar a aparecer na quarta-feira (2), mas está previsto pancadas de chuva durante a tarde. Na quinta-feira (3), o cenário se repete, com possibilidade de chuva forte e trovoadas à tarde. A temperatura segue amena, entre 15 ºC e 23 ºC.

(Disponível em: <http://www.Gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/segundo-simepar-chuvas-continuam-ate-a-proxima-quinta-feira-emcuritiba-790u0m6xraq18bkv1feoaf7lz>. Acesso em 30/11/20. Adaptado).

09 - Apesar de se tratar de um texto publicado em um jornal, houve um equívoco de revisão em relação à norma padrão. Assinale a alternativa que apresenta o trecho com problema e a sua correção.

a) “o Simepar prevê pancadas de chuvas”, deveria ser: “o Simepar preveem pancadas de chuva”. ►b) “mas está previsto pancadas de chuva”, deveria ser: “mas estão previstas pancadas de chuva”. c) “deve chover todos os dias na capital paranaense”, deveria ser: “deve chover o dia todo na capital paranaense”. d) “o cenário se repete, com possibilidade de chuva forte”, deveria ser: “o cenário se repetem com possibilidades de chuvas

fortes”. e) “A temperatura segue amena”, deveria ser “A temperatura segue ameno”.

6

O texto abaixo é referência para a questão 10.

Em textos como esse, de característica essencialmente regulamentadora sobre procedimentos, é importante a organização das informações, de tal modo que não causem questionamentos de nenhuma ordem.

PORTARIA 3.214, DE 8 DE JUNHO DE 1978

NORMA REGULAMENTADORA NÚMERO 1 (NR 1) - DISPOSIÇÕES GERAIS

1.7. CABE AO EMPREGADOR:

a) Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; b) Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos:

● prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho; ● divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir; ● dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço

expedidas; ● determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenças profissionais ou do

trabalho; ● adotar medidas determinadas pelo MTB; ● adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.

c) Informar aos trabalhadores: ● os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho; ● os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa; ● os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem

submetidos; ● os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

d) Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.

1.8. CABE AO EMPREGADO:

a) Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;

b) Usar o EPI fornecido pelo empregador; c) Submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras (NR); d) Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras (NR).

1.8.1. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior.

Declaro que recebi da xxxxxxxxx as orientações que fazem parte deste documento, bem como cópia do mesmo,

comprometendo-me a seguir as orientações nele contidas e reconhecendo serem elas indispensáveis à minha segurança e à de meus colegas de trabalho. Também afirmo ter recebido os EPI’s de utilização obrigatória na minha função e comprometo-

me a utilizá-los durante toda a minha jornada de trabalho, solicitando sua substituição sempre que necessário.

10 - Com relação ao conteúdo dessa Norma Regulamentadora, numere a coluna da direita de acordo com sua

correspondência com a coluna da esquerda.

1 Cabe ao empregador. 2. Cabe ao empregado. 3. Constitui “ato faltoso”.

( ) Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho. ( ) Não cumprir o disposto no item 1.8. ( ) Realizar os exames médicos previstos na NR.

Assinale alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3. b) 2 – 1 – 3. ►c) 1 – 3 – 2. d) 2 – 3 – 1. e) 3 – 1 – 2.

11 - Assinale a alternativa em que os recursos de pontuação foram usados de acordo com a norma padrão.

a) Todos os direitos, dos trabalhadores inclusive sobre pagamento férias 13º e aviso prévio estão definidos em leis. ►b) Apesar das leis, há muitas situações de exploração de trabalhadores no Brasil, às vezes semelhantes à escravidão. c) Além de trabalhos em situação quase de escravidão muitos trabalhadores são extremamente mal remunerados. d) Há casos de trabalhadores que sofrem, perseguições e assédio físico e moral desenvolvendo doenças por isso. e) Mesmo em pleno século XXI é assustador, o número de trabalhadores sem os mínimos direitos assegurados.

7

Para as questões 12 e 13, observe o trecho de texto abaixo:

Comida de Verdade – Guia da Alimentação Saudável

Pesquisa e reportagem: Caroline Olinda Esqueça o que você aprendeu na escola sobre pirâmide alimentar e pare de ficar pensando na quantidade de calorias dos

alimentos quando vai escolher o que vai comer. Para ter refeições mais saudáveis, o segredo é seguir uma regra simples: mais comida de verdade e menos processados e ultraprocessados. É isso que preconiza o Guia Alimentar da População Brasileira. Será esse o tema da próxima Conferência Nacional de Nutrição e Segurança Alimentar e é também isso que recomenda o jornalista norte-americano Michael Pollan, no livro Regras da Comida – um manual da sabedoria alimentar.

Qualidade

No Brasil, a qualidade de muitos desses alimentos é ainda pior que a dos produzidos na Europa. Uma avaliação da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – mostra que maionese, iogurte e sorvete vendidos aqui têm maior quantidade de açúcar, corantes com potencial alergênico e aditivos que os mesmos produtos das mesmas marcas comercializados na Europa. A associação promove um abaixo-assinado on-line para pedir que a Anvisa acabe com essa diferença nutricional e proíba o uso de aditivos potencialmente prejudiciais à saúde no país.

Seguir essa regra já é um bom começo para afastar do seu corpo as quantidades nocivas de açúcar, gordura, sal e diversos aditivos químicos – estabilizantes, corantes, espessantes e tantos outros – que têm tornado a sociedade ocidental gorda e também doente. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que 13% da população do mundial está acima do peso. No Brasil, esse porcentual é de 52,5%, de acordo com a última pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.

Junto com os quilos a mais, normalmente, vêm uma série de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças foram responsáveis por 72% das mortes registradas no país em 2011. Só no Paraná, a diabete e os problemas cardiovasculares – doenças normalmente relacionadas ao excesso de peso – foram a causa de 23,8 mil mortes em 2013. [...]

(Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/comida-de-verdade/index.jpp>.)

12 - Utilizando adequadamente as informações do texto, assinale a alternativa correta.

a) No Brasil, é grande o percentual da população acima do peso e 13% desenvolvem doenças crônicas. b) As doenças transmissíveis foram responsáveis por 72% das mortes registradas no País em 2011. ►c) A próxima Conferência Nacional de Nutrição e Segurança Alimentar será sobre a qualidade das refeições. d) As doenças crônicas foram a causa de 23,8 mil mortes no Brasil, em 2013. e) A principal causa da morte de pessoas no Estado do Paraná foram os problemas cardiovasculares.

13 - O que se discute sobre a alimentação saudável, no texto, envolve todo um repensar acerca do que sabíamos. Sobre esse novo conceito, assinale a alternativa correta.

a) O consumo de maionese, iogurte e sorvete feitos aqui no Brasil têm características de uma alimentação saudável. ►b) Refeições mais saudáveis envolvem uma regra simples: mais comida de verdade e menos processados e

ultraprocessados. c) Além de considerar a pirâmide alimentar, é preciso contar as calorias. d) É importante observar a pirâmide alimentar associada às Regras da Comida Saudável. e) O uso de estabilizantes, corantes, espessantes e tantos outros são recomendados pelo jornalista Michael Pollan.

14 - O texto abaixo traz instruções sobre como deve ser realizada uma determinada ação. Leia-o e identifique a ordem

cronológica em que devem ser realizados os primeiros quatro passos:

Limpeza da Caixa D’água

Passo-a-Passo

( ) Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.

( ) Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.

( ) Feche o registro da água e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas. ( ) Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa. ( 5 ) A limpeza do local deverá seguir os seguintes procedimentos: dilua 2 xícaras de chá (400 ml) de água sanitária

(2,0% ou 2,5%) em 20 litros de água. ( 6 ) Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório. [...]

(Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/21/folder-cuidados-basicos-2014-3.pdf.)

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 3 – 1 – 2 – 4. c) 4 – 2 – 1 – 3. d) 2 – 3 – 4 – 1. ►e) 3 – 2 – 1 – 4.

8

**15 - Observe a tira ao lado:

Sobre as informações da tira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Há uma relação entre a 1ª fala do personagem sobre o tempo de atenção dele e a pergunta final. ( ) O uso da palavra “mas” nos indica uma informação que será de oposição à anterior. ( ) Na terceira fala temos uma discordância em relação ao que o personagem afirmou anteriormente. ( ) Na última fala temos evidências do quanto o personagem aprendeu com o livro adquirido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – F – V – V. b) V – F – V – V. c) F – V – V – F. d) V – V – F – F. ►e) V – V – F – V.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 - O Sistema Único de Saúde (SUS) deve disponibilizar serviços que promovam a justiça social, que canalizem maior

atenção aos que mais necessitam, diferenciando as necessidades de cada um. Isso aponta para qual princípio do SUS?

a) Integralidade. ►b) Equidade. c) Descentralização. d) Universalidade. e) Regionalização.

17 - Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), considere as seguintes afirmativas:

1. É um sistema de serviços de saúde em construção, com problemas a serem resolvidos e desafios a serem enfrentados para a concretização dos seus princípios e diretrizes.

2. Faz parte do processo de organização e reorganização do modelo de atenção à saúde, isto é, a forma de organizar a prestação de serviços e as ações de saúde para atender às necessidades e demandas da população, contribuindo, assim, para a solução dos seus problemas de saúde.

3. Ao SUS cabe a tarefa de promover e proteger a saúde, como direito de todos e dever do Estado, garantindo atenção contínua e com qualidade aos indivíduos e às coletividades, de acordo com as diferentes necessidades.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

18 - Sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), é correto afirmar:

a) A ESF é uma forma de substituição do SUS, com o objetivo de reorganização da atenção básica à saúde no Brasil. ►b) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de

enfermagem e agentes comunitários de saúde, sendo que a equipe pode ser ampliada com a incorporação de cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e/ou técnico em saúde bucal.

c) Por meio dessa estratégia, a atenção à saúde é feita por uma equipe composta por profissionais de diferentes categorias (multidisciplinar), com foco na assistência individual, que aguarda que as pessoas busquem os serviços de saúde quando estão doentes.

d) Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 6.000 pessoas, sendo a média recomendada de 5.000, respeitando critérios de equidade para essa definição.

e) Há a necessidade de cadastramento de cada profissional de saúde em pelo menos duas equipes de saúde da família, sendo obrigatório que todos os profissionais de saúde cumpram carga horária total de 40 horas semanais.

** – Questão com resposta alterada.

(Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/salmonelas/curso-de-tiras-em-quadrinhos/>.)

9

10

19 - Com relação aos princípios organizativos do SUS, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Descentralização. 2. Regionalização. 3. Hierarquização.

( ) Orienta a organização das ações e serviços de saúde, além de favorecer a pactuação entre os gestores, considerando suas responsabilidades. Tem como objetivo garantir o direito à saúde da população, reduzindo desigualdades sociais e territoriais.

( ) Define que o sistema de saúde se organize tendo uma única direção, com um único gestor em cada esfera de governo (Federal, Estadual e Municipal).

( ) É uma forma de organizar os serviços e ações para atender às diferentes necessidades de saúde da população. Dessa forma, têm-se serviços voltados para o atendimento das necessidades mais comuns e frequentes desenvolvidas nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Algumas situações, porém, necessitam de serviços com equipamentos e profissionais com outro potencial de resolução.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

►a) 2 – 1 – 3. b) 1 – 2 – 3. c) 2 – 3 – 1. d) 1 – 3 – 2. e) 3 – 1 – 2.

20 - Sobre o Controle Social no SUS, considere as seguintes afirmativas:

1. A participação da comunidade é o princípio que prevê a atuação dos usuários no acompanhamento e na gestão do SUS.

2. O Conselho de Saúde é um colegiado permanente e deve estar representado de forma paritária, ou seja, com uma maioria dos trabalhadores da saúde (50%), mas também com os representantes dos usuários (25%), gestores e prestadores de serviços (25%).

3. O Conselho de Saúde tem como finalidade formular estratégias para o enfrentamento dos problemas de saúde, controlar a execução das políticas de saúde e observar os aspectos financeiros e econômicos do setor, possuindo, portanto, caráter deliberativo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

21 - Em relação aos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS), numere a coluna da direita de acordo com sua

correspondência com a coluna da esquerda.

1. Vínculo. 2. Humanização. 3. Acolhimento.

( ) As ações e serviços de saúde devem respeitar as questões de gênero (feminino e masculino), assim como crença, cultura, preferência política, etnia, raça, orientação sexual e populações específicas (índios, quilombolas, ribeirinhos etc.) precisam ser respeitadas e consideradas na organização das práticas de saúde. Significa dizer que essas práticas devem estar relacionadas ao compromisso com os direitos do cidadão.

( ) Caracteriza-se como um modo de agir que dá atenção a todos que procuram os serviços, não só ouvindo suas necessidades, mas percebendo aquilo que muitas vezes não é dito. Não pressupõe hora ou um profissional específico para fazê-lo, implicando compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angústias ou formas alternativas para o enfrentamento dos problemas.

( ) É o compromisso do profissional com a saúde daqueles que o procuram. Para o usuário, existirá esse princípio quando ele perceber que a equipe contribui para a melhoria da sua saúde e da sua qualidade de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 3. b) 3 – 2 – 1. ►c) 2 – 3 – 1. d) 1 – 3 – 2. e) 3 – 1 – 2.

11

22 - Sobre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Estratégia Saúde da Família (ESF), é correto afirmar:

a) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 120 famílias por ACS e de 8 ACS por equipe de Saúde da Família.

b) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 1200 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família.

►c) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família.

d) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 90% da população cadastrada, com um máximo de 120 famílias por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família.

e) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 90% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 8 ACS por equipe de Saúde da Família.

23 - Sobre a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS),

assinale a alternativa INCORRETA.

a) A estratégia de ACS tem sido vista como uma possibilidade de mudança na atenção básica, com vistas à implantação gradual da Estratégia Saúde da Família.

b) É necessária a inscrição da Unidade Básica de Saúde (UBS) no sistema de cadastro nacional vigente, que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.

►c) A estratégia de ACS pode ser implantada em qualquer serviço de saúde pública no município. d) Deve haver um enfermeiro supervisor para até, no máximo, doze ACS e, no mínimo, quatro, constituindo, assim, uma

equipe de agentes comunitários de saúde. e) O ACS e o enfermeiro supervisor devem cumprir carga horária integral de 40 horas semanais.

24 - Em relação às atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Atenção Básica, considere as seguintes

afirmativas:

1. O ACS deve trabalhar com o cadastramento de famílias em base geográfica definida, identificando todas as pessoas de sua microárea e mantendo os cadastros atualizados.

2. O ACS deve desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade.

3. O ACS deve estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

25 - Sobre o processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa INCORRETA.

a) É necessário que exista entre a comunidade e os profissionais de saúde relação de confiança, atenção e respeito. Essa relação é uma das principais características da reorganização do processo de trabalho por meio da Saúde da Família e se dá na medida em que os usuários têm suas necessidades de saúde atendidas.

b) A população sob responsabilidade da equipe deve ser cadastrada e acompanhada, entendendo-se suas necessidades de saúde como resultado das condições sociais, ambientais e econômicas em que vive.

c) Equipe e famílias devem compartilhar responsabilidades pela saúde. Isso é particularmente importante na adequação das ações de saúde às necessidades da população e é uma forma de controle social e participação popular.

►d) As UBS devem ser organizadas de modo que garantam prioritariamente a demanda (espontânea) de busca de atendimento (espontânea) do dia.

e) A rotina de trabalho das equipes inclui o conhecimento do território e da população, da dinâmica familiar e social, que são ferramentas valiosas para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas.

26 - Em relação à Visita Domiciliar (VD), considere as seguintes afirmativas:

1. É definida como uma ferramenta de intervenção na Saúde da Família, utilizada pelos integrantes da equipe para conhecer as condições de vida e de saúde das famílias sob sua responsabilidade.

2. É a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Ao entrar na casa de uma família, você entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa.

3. Toda visita deve ser realizada tendo como base o planejamento da equipe, pautado na identificação das necessidades de cada família. Pode ser que seja identificada uma situação de risco e isso demandará a realização de outras visitas com maior frequência.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

12

27 - Para o desenvolvimento de atividades educativas, recomendam-se alguns princípios, EXCETO:

a) realizar dinâmicas que possibilitem a apresentação dos participantes e integração do grupo, quebrando a formalidade inicial.

b) apresentar o tema que será discutido, permitindo a exposição das necessidades e expectativas de todos. A pauta da discussão deve ser flexível, podendo ser adaptada às necessidades do momento.

c) estimular a participação de todos. ►d) identificar o valor secundário que as crenças, tabus e preconceitos têm nas atividades educativas. e) discutir a importância do autoconhecimento e autocuidado, que contribuirão para uma melhor qualidade de vida.

28 - Sobre o planejamento das ações e atividades em saúde, assinale a alternativa correta.

►a) Durante o desenvolvimento das atividades em saúde, sempre que possível envolver os participantes do grupo no planejamento, execução e avaliação das ações. Isso estimula a participação e o interesse das pessoas na medida em que se sentem capazes, envolvidos e responsáveis pelo sucesso do trabalho.

b) A ação ou atividade educativa deve ser realizada por qualquer profissional de ensino superior da equipe de saúde. Para isso é necessário, além dos conhecimentos técnicos, habilidade de comunicação e conhecimento das características do grupo ou da população.

c) No acompanhamento da execução das ações, as atividades a serem avaliadas devem ser imprevisíveis, já que trabalhar com saúde é um processo dinâmico e cheio de incertezas.

d) Os ACS devem participar das reuniões de equipe e nas consultas compartilhadas de planejamento. e) O planejar é a fase mais importante de todo o processo, ficando as etapas de executar, acompanhar/monitorar e avaliar

como secundárias em todo o processo.

29 - O diagnóstico da comunidade é a primeira etapa do planejamento para quem busca conhecer as características socioeconômicas, culturais e epidemiológicas, entre outras. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As fontes de dados podem ser fichas, bem como anotações próprias, relatórios, livros de atas, aplicação de questionário, entrevistas, dramatização e outras fontes à disposição.

2. O diagnóstico se compõe de quatro momentos específicos: levantamento, análise e reflexão dos dados, priorização das necessidades e definição de metas e estratégias.

3. O diagnóstico da comunidade é uma leitura da realidade local. É o momento da identificação dos problemas, suas causas e consequências e principais características da comunidade. É o momento em que também se buscam explicações para os problemas identificados.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

30 - Atualmente, as pessoas têm adoecido por causa de doenças crônicas. Essas doenças demoram meses ou até anos

para se manifestarem. Sobre essas doenças, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Hipertensão arterial. 2. Diabetes mellitus. 3. Tuberculose. 4. Hanseníase.

( ) É facilmente transmitida de pessoa para pessoa. Quando uma pessoa doente tosse ou espirra, a bactéria causadora dessa doença é expelida no ar, podendo assim contaminar outras pessoas.

( ) É doença transmissível que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também compromete articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

( ) É uma doença crônica que, se não controlada, pode ser causa de várias doenças, principalmente o acidente vascular cerebral (derrame) e o infarto. Pode também afetar os rins, a visão, o cérebro, os membros inferiores, ter complicações graves e até levar à morte.

( ) É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), fazendo com que o corpo inteiro adoeça.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 3 – 1 – 4 – 2. ►b) 3 – 4 – 1 – 2. c) 1 – 4 – 2 – 3. d) 1 – 3 – 2 – 4. e) 2 – 3 – 1 – 4.

13

31 - Em relação à abordagem familiar, considere as seguintes afirmativas:

1. É na família que adquirimos os valores, os usos e os costumes que irão formar nossa personalidade e bagagem emocional.

2. Hoje existem várias formas de organização familiar, como: famílias com uniões estáveis, reconstituídas, de casais do mesmo sexo, de casais que moram em casas separadas etc.

3. Podemos chamar de família um grupo de pessoas com vínculos afetivos, de consanguinidade e de convivência. 4. O Agente Comunitário de Saúde deve identificar a função de cada membro na família: na divisão do trabalho

doméstico, na divisão das despesas, na identificação daquele que é o alicerce emocional e espiritual.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

32 - A respeito do cadastramento e identificação dos usuários do SUS, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as

seguintes afirmativas:

( ) Sem o Registro Civil de Nascimento, uma pessoa, para todos os efeitos legais, não possui nome, sobrenome, nacionalidade, não existe para o Estado e não pode ter outros documentos.

( ) Mesmo sem o Registro Civil de Nascimento, uma pessoa pode participar de programas sociais como Bolsa-Família e Luz para Todos, entre outros.

( ) É comum encontrar grupos de população específicos sem documentação, como povos indígenas, ciganos, quilombolas, trabalhadores rurais, catadores de papel, pessoas em situação de rua, pessoas de baixa renda e aqueles que moram afastados dos cartórios.

( ) A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento que é emitido pelo estabelecimento de saúde onde a criança nasceu. Esse documento deve ser levado ao cartório para ser feito o Registro Civil de Nascimento (RCN) e emitida a Certidão de Nascimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – F – V – V. b) F – V – F – F. ►c) V – F – V – V. d) V – F – V – F. e) F – V – F – V.

*33 - Sobre saúde materno-infantil, considere as seguintes afirmativas:

1. Entre as ações de prevenção das doenças e promoção da saúde, estão o incentivo ao cumprimento do calendário vacinal, a busca ativa dos faltosos às vacinas e consultas, a prevenção de acidentes na infância e o incentivo ao aleitamento materno, que é uma das estratégias mais eficazes para redução da morbimortalidade infantil.

2. A criança, desde o nascimento até completar 28 dias de vida, é chamada de recém-nascida, sendo totalmente dependente dos cuidados dos pais.

3. A criança pode nascer com dentes, que geralmente não tem o formato de um dente normal. Não se deve tentar tirá-los, e sim encaminhar o bebê para o dentista na Unidade Básica de Saúde.

4. As crianças recém-nascidas amamentadas no seio necessitam de água, chás, sucos ou outros leites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

34 - Sobre a atenção à saúde das pessoas com deficiência, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As necessidades básicas das pessoas com deficiência são comuns, como vacinação, consultas, pré-natal, planejamento familiar, puericultura e saúde bucal.

b) Quando não for possível o atendimento na unidade, o Agente Comunitário de Saúde deve facilitar a visita da equipe de saúde à casa da pessoa e da família.

►c) As Unidades Básicas de Saúde não podem atender a muitas das necessidades de assistência à saúde das pessoas com deficiência, sendo aconselhado aos familiares procurarem diretamente os serviços especializados de reabilitação.

d) Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que ao se depararem com diversas barreiras, podem ter dificuldades de participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

e) Os espaços públicos e privados devem – por lei – ser acessíveis a todas as pessoas, portanto, todos, sociedade, comunidade e gestores públicos, são responsáveis por tornar acessíveis os ambientes para as pessoas com deficiência.

* Questão anulada, seu valor será distribuído dentre as questões válidas.

14

35 - Desde os primeiros dias de vida, a adoção de cuidados com a saúde bucal deve ser estimulada e motivada pelos profissionais da equipe de saúde. A prática de hábitos de vida saudáveis irá prevenir o aparecimento de doenças bucais na primeira infância, repercutindo na promoção da saúde para toda a vida. Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Candidíase bucal. 2. Língua geográfica. 3. Gengivite de erupção. 4. Hematoma de erupção.

( ) É uma lesão de coloração azulada na região do dente que está nascendo. ( ) Conhecida como “sapinho”, é uma doença infecciosa causada por fungos.

Apresenta-se como uma placa esbranquiçada e mole que recobre a língua, bochecha ou palato mole (céu da boca mais posterior).

( ) São áreas lisas com margens limitadas e bem definidas que imitam o formato de um mapa.

( ) É uma inflamação devida ao surgimento dos primeiros dentes de leite.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 4 – 3. b) 1 – 3 – 2 – 4. c) 4 – 2 – 3 – 1. ►d) 4 – 1 – 2 – 3. e) 2 – 1 – 3 – 4.

36 - A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo

de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. O Agente Comunitário de Saúde deve identificar os adolescentes de sua área e planejar suas atividades considerando que é necessário orientá-los sobre:

1. esquema vacinal e sexualidade. 2. uso de álcool e outras drogas. 3. violência, acidentes e riscos no trânsito. 4. atividade física e saúde bucal.

São orientações que o Agente Comunitário de Saúde deve considerar com relação aos adolescentes de sua área:

a) 1 e 2 apenas. b) 2 e 3 apenas. c) 1, 2 e 4 apenas. d) 1, 3 e 4 apenas. ►e) 1, 2, 3 e 4.

37 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual os indivíduos

podem desenvolver o seu potencial de forma plena, podem trabalhar e viver produtivamente e são capazes de contribuir para a comunidade onde vivem”. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A ansiedade é uma experiência vivenciada por todos os seres humanos, constituindo-se em uma resposta quanto a situações de perigo ou ameaças reais, como ao estresse e desafios do dia a dia – adoecer, hospitalizar-se, ter de se submeter a uma cirurgia ou ir ao dentista.

( ) A definição da depressão (doença) leva em consideração a presença de alguns sintomas e sua duração. Como se trata de condição complexa, ao apresentar sinais ou sintomas que indiquem depressão, a pessoa necessitará de avaliação feita por profissional.

( ) O Agente Comunitário de Saúde não deve envolver-se na identificação e orientação dos usuários de drogas ilícitas, pois mora na comunidade e pode sofrer represália por isso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

►a) V – V – F. b) V – F – F. c) F – V – V. d) V – F – V. e) F – V – F.

38 - A violência familiar é um problema social de grandes dimensões que afeta todas as classes sociais e todas as pessoas,

independentemente da cultura, do grau de escolaridade, da religião, da profissão e da posição política. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

a) O papel do Agente Comunitário de Saúde é o de solucionar os problemas de violência familiar, sem necessitar conversar anteriormente com a sua equipe.

b) O Agente Comunitário de Saúde precisa ficar em silêncio e não se envolver com a violência familiar. ►c) A maior parte das agressões contra a mulher acontece dentro de casa e, na grande maioria das vezes, o agressor é uma

pessoa que convive com a vítima. d) A mulher vítima de violência familiar costuma contar para os profissionais de saúde sobre os episódios de maus-tratos

sofridos. e) O trabalho infantil, aquele realizado por crianças e adolescentes, previne a violência familiar, pois ajuda a estimular a

responsabilidade e a maturidade, tendo como principal motivo o aumento na renda da família.

15

39 - Para diminuir o desconforto e a vergonha que as pessoas acamadas muitas vezes sentem, o Agente Comunitário de Saúde pode orientar a família sobre alguns cuidados em relação a posicionamentos, à alimentação, à higiene e à saúde, para que o acamado possa sentir-se sempre confortável e seguro. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) É importante que a cama esteja sempre limpa e confortável. As roupas de cama devem ser trocadas com frequência e mantidas bem esticadas, sem migalhas de comida. A pessoa acamada, quando possível, deve sair da cama para que esta possa ser mudada, o que permite também realizar algum exercício e distrair-se.

( ) Não se deve falar com a pessoa acamada, pois isso a deixa nervosa e faz com que ela não colabore. Deve-se procurar ser rápido nos movimentos, para não incomodá-la.

( ) Para a pessoa acamada poder comer, ver televisão, ler ou receber visitas, será necessário sentá-la na cama, o que pode ser feito por uma ou duas pessoas. Se o fizer sozinho, peça, quando possível, à pessoa para dobrar as pernas, agarrando-a com um braço por baixo delas e outro por baixo das axilas.

( ) Não é necessário realizar higiene da boca e lavar o cabelo diariamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – V. ►b) V – F – V – F. c) F – V – F – V. d) F – V – V – F. e) V – F – F – V.

40 - É importante conhecer algumas instituições públicas essenciais para garantir os direitos fundamentais da população.

Com relação a essas instituições, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Ministério Público. 2. Defensoria Pública. 3. Delegacia.

( ) Órgão responsável pela assistência jurídica gratuita aos que necessitarem. ( ) Instituição destinada à preservação dos direitos fundamentais da população. É a

defesa da ordem jurídica. ( ) Executa atividades de proteção, prevenção e vigilância às vítimas de qualquer tipo

de violência e de responsabilização dos agressores. A investigação dos casos de violência familiar é também a sua função.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3. b) 3 – 2 – 1. c) 2 – 3 – 1. ►d) 2 – 1 – 3. e) 3 – 1 – 2.