1 as organizacoes

18
ÁRBARA GUIMARÃES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1 AS ORGANIZAÇÕES

Upload: barbara-guimaraes

Post on 10-Jul-2015

762 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Slides para disciplina Comportamento Organizacional.

TRANSCRIPT

Page 1: 1 As Organizacoes

BÁRBARA GUIMARÃES

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1

AS ORGANIZAÇÕES

Page 2: 1 As Organizacoes

O elefante organizacional: a metáfora

Page 3: 1 As Organizacoes

A ORGANIZAÇÃO

Para Chiavenato (2006, p.26) as organizaçõessão:

“[…] unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos.”

Page 4: 1 As Organizacoes

O que contém e faz uma organização?

O que são

Um grupo de pessoas

São organizadasOu estruturadas

Pessoas queDesempenhandoAlguma atividade

O que têm

ComportamentoHumano

EstruturaOrganizacional

ProcessosOrganizacionais

O que fazemSatisfazem necessidadesDesenvolvem gruposCriam ação organizadaMotivam pessoasDesenvolvem atitudesFornecem contribuições

Nascem, Crescem,Alteram-se, Combinam-se,Dividem-se, Permanecem ouMorrem

Produzem bens ou serviçosContribuem para a sociedadeComunicamTomam decisões

Nota: Baseado em Chiavenato, 2006, p.27.

Page 5: 1 As Organizacoes

A organização como um sistema aberto

Sistema é um conjunto de elementosdinamicamente relacionados quedesenvolvem uma atividade para atingirdeterminado objetivo ou propósito.Todo sistema opera sobre matéria, energiaou informação obtidas do ambiente […] osinsumos ou entradas de recursos […]Esses recursos são processados pelasdiversas partes do sistema (subsistemas) e transformados em saídas ou resultados[…]

(CHIAVENATO, 2006, p.27)

Page 6: 1 As Organizacoes

Teoria Geral dos SistemasLudwig von Bertalanffy, austríaco, biologista, 1901-1972.Teoria geral dos sistemas: bases, desenvolvimentos e aplicações. Publicada em 1968.Inspirada nos organismos vivos, reproduz conceitos para explicarvários fenômenos.Uma metáfora biológica.

MORGAN,1996, p.43-79).

Page 7: 1 As Organizacoes

O SISTEMA

AMBIENTE

PROCESSAMENTOOU OPERAÇÃO(Conversão ouTransformação)

AMBIENTE

RETROAÇÃO

ENTRADASOU INSUMOS

SAÍDASOURESULTADOS

Todo sistema existe e opera num ambiente. E ambiente é tudo o queenvolve o sistema.O ambiente é fonte recursos e de ameaças

Page 8: 1 As Organizacoes

A ORGANIZAÇÃO: conjunto de subsistemas

(JUNIOR, FREIRAS E LUCIANO, 2005)

Page 9: 1 As Organizacoes

A organização constitui um modelo genérico de sistema aberto. O sistema aberto está emcontínua interação com seu ambiente […] Assim, o sistema social ou biológico é basicamente um contínuo processo de reciclagem de material, energia ou informação. (CHIAVENATO, 2006, p. 28-29).

A organização como um sistema aberto

Page 10: 1 As Organizacoes

Princípios dos sistemas abertos& Abordagem de Katz e Kahn

1.Importação-transformação-exportação de energia.2.Os sistemas são ciclos de eventos. Toda troca de energia é

cíclica. Os ciclos se repetem e se combinam.

3.Entropia negativa ou negentropia. Processo no qual todos ossistemas tendem à exaustão e desintegração. Para detê-lo, os sistemasabertos se movem para reabastecer-se de energia e manter a estruturaorganizacional.

4.Informação como insumo: retroinformação negativa e codificação.Permite ao sistema corrigir desvios. Codificação é um sub-sistema de seleção de entradas.

Page 11: 1 As Organizacoes

Princípios dos sistemas abertos& Abordagem de Katz e Kahn

5. Estado firme ou homeostase dinâmica. Observadoquando as condições externas variam e o corpomantém a temperatura.

6.Diferenciação. Multiplicação de papéis e diferenciaçãointerna.

7.Equifinalidade. Existe mais de uma forma do sistemaproduzir um mesmo resultado.

8.Limites e fronteiras. Definem a esfera de ação e grau de abertura em relação ao ambiente.

Page 12: 1 As Organizacoes

Parceiros da organização ou stakeholders

Acionistas, proprietários ou investidores.Clientes, usuários, consumidores ou contribuintes.Gerentes e empregados.Fornecedores (de matérias-primas, tecnologia, serviços, créditos, financiamentos, etc.).Governo.Comunidade e sociedade.

Chiavenato define stakehoders como pessoas e grupos capazesde influenciar ou serem influenciados pelos resultados e quepossam reivindicar o desempenho da empresa.

Page 13: 1 As Organizacoes

Abordagem de Tavistock: sistema sociotécnico

SISTEMATECNOLÓGICO

SISTEMA SOCIAL

Tarefas, instalações físicas, equipamentos,instrumentos, tecnologia, métodos e processosde trabalho. Responsável pela eficiência potencial.

Pessoas, relações sociais.Responsável pela conversão da eficiênciapotencial em real.

“O sistema gerencial é responsável pela administração e desenvolvimento e deseus processos de tomada de decisão. Procura otimizar as relações entre ossistemas social e técnico, na medida em que trabalham orientados para metase objetivios organizacionais.” (CHIAVENATO, 2006, p. 33).

Page 14: 1 As Organizacoes

Objetivos organizacionaisx

Objetivos individuais

A integração entre o indivíduo e a organização não é um problema recente.As primeiras preocupações surgiram com os antigos filósofos gregos.Max Weber levantou a hipótese de que a organização pudesse destruir a personalidade individual com a imposição de regras e procedimentos capazes de despersonalizar o relacionamento das pessoas. Mayo e Roethlisberger analisaram o impacto causado pela organização industrial e pelo sistema de autoridade unilateral sobre o indivíduo. Criticaram sobretudo a “abordagem molecular” e desumana imposta pela Administração Científica de Taylor e seguidores. Aos poucos, a abordagem clássica –centrada na tarefa e no método – foi cedendo lugar à Abordagem Humanística – centrada no homem e no grupo social. A ênfase dada à tecnologia cedeu lugar à ênfase dada às relações humanas. Essa tentativa de mudança radical deu-se por volta da década de 1930. De lá para cá, percebeu-se a existência do conflito industrial, ou seja, a existência de interesses antagônicos entre o trabalhador e a organização e a necessidade de buscar harmonia baseada em uma mentalidade voltada para as relações humanas. E muita coisa foi escrita e quase nada foi feito.

Page 15: 1 As Organizacoes

Salários, benefícios, condições saudáveis de trabalho, segurança, reconhecimento, crescimento profissional, estabilidade de emprego, etc.

OBJETIVOS

INDIVIDUAIS

ORGANIZACIONAIS Lucro, produtividade, qualidade, redução de custos, participação no mercado, etc.

Objetivos organizacionaisx

Objetivos individuais

Page 16: 1 As Organizacoes

Como equacionar ?

Objetivos

ORGANIZACIONAIS

INDIVIDUAIS

O grande segredo em termos de objetivos individuais e objetivos organizacionais é a empresa procurar manterambos objetivos paralelos um ou outro.

Page 17: 1 As Organizacoes

• Melhores Salários• Melhores Benefícios• Estabilidade no Emprego• Segurança no Trabalho• Qualidade de Vida no Trabalho• Satisfação no Trabalho• Consideração e Respeito• Oportunidades de Crescimento• Liberdade para Trabalhar• Liderança Liberal• Orgulho da Organização

• Sobrevivência• Crescimento Sustentado• Lucratividade• Produtividade• Qualidade nos Produtos /

Serviços• Redução de Custos• Participação no Mercado• Novos Mercados• Novos Clientes• Competitividade• Imagem no Mercado

OBJETIVOS INDIVIDUAISOBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Objetivos organizacionaisx

Objetivos individuais

Page 18: 1 As Organizacoes

Referências

BERTALANFFY, http://www.pensament.com/filoxarxa/filoxarxa/Bertalanffy.htm.CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.FACULDADES INTEGRADAS DE ITACARÉ. As pessoas e a organização. Disponível emhttp://www.aie.edu.br/curso/apoio/apoio130220085819_673.doc.JUNIOR,Sílvio Santos. FREITAS, Henrique, LUCIANO, EdmaraMezzomo. Dificuldades para uso da tecnologia da informação. Revista de Administração Eletrônica,v.4, n.2, São Paulo, julho/dezembro 2005. Disponível emhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-56482005000200005&script=sci_arttext.MORGAN, Garreth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.