1 8º simulado concurso tce/rj Área: controle externo pós edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º...

21
1 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020 8

Upload: others

Post on 26-Aug-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

1 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

8

Page 2: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

2 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

Simulado Especial Simulado TCE/RJ Área Controle Externo – Pós Edital

Nome: ___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este simulado conta com questões focadas no concurso do TCE/RJ;

2 – A prova contém 200 itens que abordam conhecimentos cobrados no edital do concurso;

3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil da banca organizadora CESPE, com assertivas para serem valoradas como “certo” ou “errado”.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:30 às 13:00 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico;

6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos. 8 – Esse simulado é uma auto avaliação! Você mesmo (a) vai corrigir, a partir do padrão de respostas disponível na área do aluno.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK - https://bit.ly/Simulado-TCE-RJ-14-06-20

Page 3: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

3 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

CONHECIMENTOS BÁSICOS

PORTUGUÊS Felipe Luccas

TEXTO I

Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro no ranking internacional de países com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade. O país é também o quarto com maior número de pessoas com depressão. E qual é o motivo desse alto número de pessoas com transtornos mentais? Os altos índices de violência são um motivo – de acordo com o Atlas da Violência 2018, o Brasil tem taxa de homicídio 30 vezes maior que a da Europa. Além disso, uma grande causa de sofrimento psíquico é a instabilidade financeira. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,5% no trimestre de fevereiro a abril, o que corresponde a mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Até mesmo o estilo de vida nas cidades, que é muito urbanizado – barulho demais, poluição demais, horas infindáveis no trânsito – tudo isso somado aumenta o risco de problemas de saúde mental.

Se a sociedade brasileira não começar a lidar seriamente com os problemas de saúde mental, vamos enxergar cada vez mais uma piora nos índices de transtornos e em tudo que a saúde mental acarreta: pioras na saúde física, aumento dos índices de suicídio, menor produtividade da força de trabalho.

(Michael Kapps. Folha de S.Paulo. Adaptado)

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos do

texto I, julgue os itens a seguir.

01. Infere-se do texto que, para o autor, a sociedade brasileira não lida seriamente com os problemas de saúde mental.

02. De acordo com o texto, o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com transtornos mentais.

03. Prejudicaria os sentidos originais a substituição de “pessoas desempregadas” (1º parágrafo) por “desempregados”.

04. De acordo com o primeiro parágrafo, violência e instabilidade financeira são concausas para a alta incidência de transtornos mentais no Brasil.

05. Dados do IBGE e da OMS indicam que o Brasil tem taxa de homicídio 30 vezes maior que a da Europa; esse quadro potencializa casos de transtornos mentais.

06. O estilo de vida excessivamente urbanizado, com fatores de estresse tais como trânsito, ruído e poluição, justifica o grande número de casos de depressão no Brasil.

07. Manteria a correção gramatical e os sentidos originais do texto a reescrita do segmento “tudo que a saúde mental acarreta” (2º parágrafo) da seguinte forma: tudo que a saúde mental implica

08. Os travessões usados no último período do primeiro parágrafo isolam segmento explicativo e poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo gramatical.

09. O segmento “Se a sociedade brasileira não começar a lidar seriamente com os problemas de saúde mental” (2º parágrafo) expressa uma hipótese.

10. A pergunta feita no primeiro parágrafo tem natureza retórica e estilística, servindo como forma de envolver o leitor no tema do texto.

TEXTO II

Para entender o movimento antifascista, que tem protagonizado tantos protestos antirracismo nos Estados Unidos, ou presença em qualquer parte do mundo, é preciso voltar à Alemanha de 1932, à época da ascensão de Hitler. O primeiro grupo a se denominar como tal, o Antifaschistische Aktion, surgiu especialmente por iniciativa do Partido Comunista Alemão com o objetivo mais amplo de formar uma aliança entre as “esquerdas” – especialmente com os social-democratas – chamada Frente Única, impedindo assim o avanço do nazismo, que as perseguia. Como bem sabemos, não lograram êxito.

Page 4: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

Foi somente na devastada Alemanha pós-guerra, em 1945, que o movimento antifascista deu sinais de que não estava morto, e sim estivera adormecido nos galpões de fábricas e conjuntos habitacionais. “Camadas mais largas de trabalhadores evitaram o perigo, mas foram capazes de manter os valores e memórias do movimento operário vivos em seus grupos de amigos, locais de trabalho e conjuntos habitacionais”, afirma o historiador Gareth Dale. Esses grupos de trabalhadores intitulavam-se Antifaschistische Ausschüsse (“comitês antifascistas”) ou Antifaschistische Aktion, que passou a ser comumente traduzido como simplesmente “Antifa”.

Embora os antifas tenham, desde sempre, a cultura do embate direto, como a “caça” aos nazistas, eles também lutavam para expulsar ideais fascistas da burocracia alemã. Por isso, o auge do movimento é considerado o período entre o fim da guerra, com a derrota dos nazistas, e 1951. Depois disso, com a influência crescente dos Aliados na reconstrução dos países no pós-guerra e o acirramento do cerco contra o comunismo, durante a Guerra Fria, os grupos antifas foram gradativamente perdendo espaço. Para completar, surgiram conflitos internos entre as diferentes frentes de esquerda que compunham o movimento, culminando na saída dos social-democratas. Em 1956, os antifas (ao menos no formato que existiam até então) desapareceram de vez, acompanhando o banimento do Partido Comunista na Alemanha Ocidental.

Loren Balhorn explica em A História Perdida dos Antifas: o Popular Movimento Antifascista que os antifas aos quais nos referimos hoje (e que Donald Trump classifica como “terroristas”) não estão diretamente conectados aos antigos grupos alemães. Segundo ele, os “novos antifas” são muito mais um resultado do movimento autonomista da década de 1980, uma corrente da esquerda europeia que surgiu em oposição à burocracia do Estado e pregava a autogestão e descentralização do poder. Desde então, as pautas centrais tornaram-se o combate a políticas de extrema-direita, ao neonazismo, à xenofobia e ao racismo.

https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-que-e-o-movimento-antifa/com adaptações

A respeito das estruturas e sentidos do texto II, julgue os itens a seguir.

11. Segundo as informações do texto, os antifas que atuam nos Estados Unidos, embora não sejam os mesmos do movimento surgido na Alemanha, com ele compartilham valores ideológicos.

12. De acordo com o primeiro parágrafo, a aliança entre as esquerdas fracassou no objetivo de conter o Nazismo.

13. O segmento “como tal” (1º parágrafo) faz referência ao nome “Movimento Antifascista”.

14. Infere-se do texto que “o perigo” (2º parágrafo) remete à perseguição por parte do Nazismo.

15. A forma verbal “estivera” (2º parágrafo) exprime a anterioridade de uma ação em relação a outra.

16. As duas ocorrências do sinal indicativo de crase no primeiro período do texto se justificam pela mesma regra gramatical.

17. Mantidos a correção gramatical e o sentido original, o segmento “Foi somente na devastada Alemanha pós-guerra, em 1945, que o movimento antifascista deu sinais de que não estava morto, e sim estivera adormecido nos galpões de fábricas e conjuntos habitacionais” poderia ser reescrito da seguinte maneira: Somente na devastada Alemanha pós-guerra, em 1945, o movimento antifascista deu sinais que não estava morto, mas sim estivera adormecido nos galpões de fábricas e conjuntos habitacionais.

18. A oração “Para entender o movimento antifascista” (1º parágrafo) é sintaticamente independente do restante do período em que ocorre e expressão noção de propósito.

19. Os vocábulos “época”, “fábrica” e “influência” são acentuados pela mesma razão.

20. Prejudicaria a correção gramatical a substituição de “aos quais” (4º parágrafo) por “à que”.

Page 5: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

5 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Heron Lemos

21. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Há três modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos originários em que a formação é inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da população e do país; os modos derivados, quando a formação se produz por influências externas e os modos secundários, quando vários Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro.

22. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

A nova administração pública brasileira foi instituída com base nas propostas de reforma e características de alguns países, dentre os quais estão Austrália e EUA.

23. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

A história do conceito de cidadania é a história dos processos que configuraram a dinâmica dos direitos e dos deveres dentro das comunidades politicamente organizadas. Nesse sentido, são responsabilidades exclusivas do Estado Brasileiro: Fiscalização, Fomento, Segurança Pública, Serviços de Educação e Serviços de Saúde.

24. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

No tocante à Administração Pública Gerencial, pode-se argumentar que, nas suas três dimensões, a reforma gerencial avançou de maneira adequada nos seguintes níveis: institucional e financeiro.

25. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Governança e governabilidade são constructos que regem a construção e a operação do estado contemporâneo, mas se diferenciam em aspectos fundamentais. Governança e governabilidade estão relacionadas, respectivamente a reforma do aparelho de Estado e Reforma do Estado.

26. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

O desenvolvimento da capacidade de governança aplicada às organizações públicas foca, principalmente, as questões ligadas ao formato político-institucional dos processos decisórios, a definição do mix apropriado do público/privado nas políticas, a participação e a descentralização, assim como o escopo global dos programas.

27. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Uma das etapas relevantes que pode ser apontada na evolução estrutural da Administração pública no Brasil foi a instituição da Comissão Amaral Peixoto, que identificou, entre as questões-chave a serem solucionadas, a centralização excessiva da Administração na Presidência da República e ausência de coordenação nas ações de governo. Referidos estudos serviram de inspiração ao Programa Nacional de Desburocratização, que visava aumento na eficiência e simplificação de processos.

28. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

O crescimento do Estado de Bem-Estar leva a um aumento da autonomia do Estado em relação às diversas forças políticas e atores sociais internos.

29. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Do ponto de vista histórico podemos verificar várias definições de Estado, com características específicas. Desta forma, o Estado estamental caracteriza-se por uma divisão de classes entre os detentores, ou não, dos meios de produção.

30. julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.

Page 6: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

6 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES

Thiago Cavalcante

Sobre dados, informação, conhecimento e inteligência, gestão do conhecimento, dados abertos e dados não estruturados avalie os itens abaixo.

31. O conhecimento tácito tem duas dimensões. A primeira, cognitiva, inclui o tipo de habilidade informal implícita no termo know how. A segunda, técnica, consiste em modelos mentais, crenças e percepções enraizadas de tal forma nas pessoas que elas muitas vezes não as percebem.

32. A gestão do conhecimento refere-se ao conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento. Aumenta a capacidade da organização de aprender com seu ambiente e incorporar conhecimento a seus processos de negócios e à tomada de decisão.

33. Os dados estruturados dependem da criação de um modelo de dados, ou seja, a descrição dos objetos juntamente com suas propriedades e relações. Uma das desvantagens dos dados estruturados é a dificuldade de armazenamento, acesso e análise.

34. Dados abertos são dados que podem ser usados livremente, compartilhados e integrados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para qualquer finalidade. Dois elementos são importantes para a abertura dos dados: abertura legal e abertura técnica.

Sobre tabelas, visões, chaves e relacionamentos jugue os itens a seguir:

35. Quando uma relação é considerada uma tabela de valores, cada coluna na tabela representa uma coleção de valores de dados relacionados.

36. As views também são chamadas de tabelas virtuais ou derivadas, pois apresentam ao usuário o que parecem ser tabelas; porém, a informação nessas tabelas é derivada de tabelas previamente definidas.

37. O valor de um atributo de chave pode ser usado para identificar exclusivamente cada tupla na relação. A restrição de integridade de entidade afirma que nenhum valor de chave primária e da chave estrangeira podem ser NULL.

38. A cardinalidade de um tipo de relacionamento é o número dos tipos de entidade participantes deste relacionamento.

Sobre o modelo multidimensional julgue os itens a seguir

39. Para evitar a criação de uma tabela de dimensão com somente o atributo chave, usa-se o conceito de dimensão degenerada, onde é criado um atributo de chave na tabela fato, porém este atributo não tem relação com nenhuma tabela, ele serve somente para agrupar os itens na tabela de fatos.

40. O modelo multiestrela possui pelo menos uma tabela dimensão que está associada a mais de uma tabela fato. Essa dimensão é conhecida como dimensão conforme.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL Guilherme Santana

41. Os papéis de trabalho devem ser, preferencialmente, escriturados em meio eletrônico.

Situação hipotética: determinado auditor enviou solicitação de confirmação a um terceiro de fora da entidade a fim de confirmar a exatidão de determinado saldo contábil.

42. Com base na situação hipotética acima, pode-se dizer que o auditor utilizou a técnica de revisão analítica.

43. Ainda com base na situação hipotética acima, o teste aplicado pode ser enquadrado como teste substantivo.

Page 7: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

7 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

44. Tanto a amostragem estatística quando a não estatística permitem que o auditor extrapole as conclusões obtidas com a amostra para toda a população.

45. É considerada atividade preliminar ao planejamento da auditoria a avaliação da conformidade com requisitos éticos, o que inclui a independência.

46. O risco de controle é aquele que deve ser avaliado antes da consideração de quaisquer controles relacionados.

47. Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.

48. O ambiente de controle fornece a base para condução do controle interno por toda organização.

49. Acompanhamento é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para acompanhar e verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos.

50. Políticas de Compliance no âmbito da Administração Pública visam prevenir e combater práticas ilícitas perpetradas contra a administração pública, fomentando a emergência de um ambiente em que a reputação de uma organização tenha valor econômico e no qual propina, suborno e congêneres constituam infrações previstas em lei, sujeitas à punição.

51. A Matriz de Responsabilização deve ser preenchida sempre que houver achados que se constituam em irregularidades ou impropriedades.

52. O monitoramento refere-se à análise feita pelo auditor das ações corretivas adotadas pela entidade auditada ou outra parte responsável, com base nos resultados da auditoria.

53. A auditoria de conformidade promove a transparência ao fornecer relatórios confiáveis sobre se os recursos foram administrados, a gestão exercida e os direitos dos cidadãos ao devido processo atendidos, conforme exigido pelas normas aplicáveis. Promove a accountability ao reportar desvios e violações a normas, de modo que ações corretivas possam ser tomadas e os responsáveis possam ser responsabilizados por suas ações.

54. Durante a execução dos trabalhos de auditoria, a equipe encarregada deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca de achados.

55. Segundo as Normas de Auditoria – NAT, um dos modos mais efetivos para assegurar que um relatório seja imparcial, objetivo e completo é submeter os achados de auditoria, preliminarmente à emissão do relatório, ao responsável pelo controle interno da entidade auditada, para que efetue as devidas correções.

CONTROLE EXTERNO Herbert Almeida

Considerando as disposições sobre o controle da administração pública, julgue os itens a seguir.

56. A fiscalização financeira diz respeito ao controle da legalidade da arrecadação da receita e da execução da receita, enquanto a fiscalização contábil tem o objetivo de averiguar os balanços e demonstrativos contábeis, em conformidade com os princípios da contabilidade pública.

57. A relação entre o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo trata de uma sistemática hierarquizada, em que cada um exerce as suas atribuições nos termos constitucionais.

Page 8: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

8 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

58. As decisões dos tribunais de contas possuem natureza judicante, na medida em que dizem coisa julgada, irreformável pelo Poder Judiciário.

59. No exercício da função sancionatória, o Tribunal de Contas poderá aplicar a multa proporcional ao débito, devendo obrigatoriamente observar a concessão de contraditório e ampla defesa.

60. Ainda que esteja ligado ao Poder Legislativo, os tribunais de contas não integram esse Poder e, portanto, não podem exercer função normativa ou regulamentar.

A Constituição Federal exige a instituição dos sistemas de controle externo e interno da administração pública. Sobre esse tema, julgue os itens seguintes.

61. Segundo o STF, um tribunal de contas municipal, quando admitido, deverá ser integrado por sete conselheiros.

62. Por ofender a autonomia e a independência asseguradas aos Tribunais de Contas, é inconstitucional norma que limite o padrão remuneratório dos auditores ao subsídio percebido por conselheiro, uma vez que não existe idêntica previsão no âmbito federal.

63. As cortes de contas seguem o exemplo dos tribunais judiciários no que concerne às garantias de independência, sendo também detentoras de autonomia funcional, administrativa e financeira, das quais decorre, essencialmente, a iniciativa reservada para instaurar processo legislativo que pretenda alterar sua organização e funcionamento.

64. Na apreciação da legalidade, para fins de registro, caberá ao TCE-RJ apreciar os provimentos realizados a qualquer título, inclusive os provimentos em comissão.

65. Compete ao TCU emitir parecer prévio, separadamente, sobre as contas do Presidente da República e demais chefes de Poder.

66. As contas de governo de território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

67. Por expressa vedação na Constituição Federal, o estado do Rio de Janeiro não poderia instituir um tribunal de contas dos municípios.

68. A derrubada de parecer prévio emitido pelo TCE-RJ sobre as contas do governador do estado dependerá de deliberação de dois terços dos membros da Assembleia Legislativa.

69. Ainda que possua caráter político, o julgamento das contas dos prefeitos municipais, realizado pelas câmaras municipais, deverá respeitar princípio constitucional do devido processo legal, sob pena de a resolução legislativa importar em transgressão ao sistema de garantias consagrado pela Constituição Federal.

70. Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

DIREITO ADMINISTRATIVO Fabiano Pereira

71. Julgue o item a seguir acerca da desconcentração e da descentralização administrativa.

A descentralização refere-se à repartição de funções entre órgãos de diferentes hierarquias da administração pública.

72. Analise o item a seguir sobre a organização da administração pública.

As pessoas jurídicas de direito privado que compõem a Administração Pública são criadas por atos de direito privado, mas a criação depende de autorização legislativa prévia.

Page 9: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

9 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

A respeito do ato administrativo, julgue os itens a seguir.

73. A revogação de ato administrativo não repristina ato já revogado, salvo se houver disposição expressa em contrário.

74. A revogação de ato administrativo pela Administração Pública prescinde observância ao contraditório e à ampla defesa, caso gere efeitos favoráveis ao administrado.

Julgue os itens a seguir acerca do entendimento dos tribunais superiores no que diz respeito aos agentes públicos.

75. O entendimento mais atual do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a banca examinadora de concurso público não pode exigir em questão de prova conhecimento de legislação superveniente à publicação do edital.

76. O Supremo Tribunal Federal possui entendimento consolidado no sentido de que o processo administrativo disciplinar é válido mesmo quando a defesa técnica da parte não é efetivada por advogado, desde que assegurados a ampla defesa e o contraditório.

Julgue os itens a seguir, no tocante aos poderes administrativos.

77. O poder de polícia administrativo limita, condiciona ou disciplina direitos, interesses ou liberdades individuais, regulando e fiscalizando atos civis ou penais.

78. O poder de polícia administrativo está amparado pela autoexecutoriedade, segundo a qual o ato emanado será obrigatório, independentemente da vontade do administrado.

79. Acerca dos princípios aplicáveis à administração pública, julgue o próximo item.

Os institutos do impedimento e da suspeição, no âmbito do Direito Administrativo, são importantes corolários do princípio da impessoalidade.

80. Analise a assertiva a seguir sobre serviços públicos

A permissão para a prestação de serviço público não depende da realização de licitação, levando-se em consideração que também pode beneficiar pessoas físicas.

81. No tocante ao controle da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.

Constitui espécie de controle da Administração Pública, prevista na organização administrativa brasileira, o poder de autotutela, que, observados os requisitos legais, permite à administração rever de ofício um ato ilegal, ainda que o respectivo recurso administrativo interposto não seja conhecido.

82. Julgue o item a seguir a respeito do processo administrativo

Procedimento administrativo em que figure como parte ou interessado pessoa com deficiência física tem prioridade na tramitação em qualquer órgão ou instância.

Avalie os itens a seguir a respeito das leis que regem as licitações e contratos.

83. Levando-se em consideração a legislação pertinente, pode-se afirmar que a licitação na modalidade pregão deverá ser conduzida por equipe de apoio integrada exclusivamente por servidores públicos.

84. Os bens imóveis da Administração Pública poderão ser alienados, por ato da autoridade competente, mediante adoção de procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou pregão eletrônico.

85. Nos termos da Lei 10.520/2002, a licitação na modalidade pregão deverá proporcionar prazo de, no mínimo, oito dias úteis para a apresentação de propostas.

Page 10: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

10 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

DIREITO CONSTITUCIONAL

Adriana Fauth

86. Quanto à organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

O juízo de admissibilidade da denúncia contra o Presidente da República nos crimes de responsabilidade é feito exclusivamente pela Câmara dos Deputados.

87. Quanto à organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

Em razão da garantia de autonomia financeira dada ao Poder Judiciário, caso as propostas orçamentárias encaminhadas estejam em desacordo com os limites estipulados na lei de diretrizes orçamentarias, caberá ao próprio Poder Judiciário proceder aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual.

88. Quanto à organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

As Comissões Parlamentares de Inquérito são comissões temporárias criadas no âmbito do Poder legislativo que possuem poderes próprios das autoridades judiciais, destinadas a investigar fato certo e determinado. Trata-se de exercício de função atípica de natureza jurisdicional do Poder Legislativo e consagra o sistema de freios e contrapesos.

89. Quanto aos direitos fundamentais julgue o item a seguir.

Da omissão legislativa relativa ao gozo de liberdades, ou de direitos garantidos constitucionalmente, através de normas constitucionais de eficácia limitada stricto sensu, caberá mandado de injunção.

90. Quanto aos direitos fundamentais julgue o item a seguir.

É competência do Presidente da República decretar estado de defesa e estado de sítio, desde que autorizado pelo Congresso Nacional.

91. Com relação à aplicabilidade das normas constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.

Em se tratando de norma constitucional contida, enquanto não sobrevier condição que reduza sua aplicabilidade, considera-se plena sua eficácia.

92. Com relação à aplicabilidade das normas constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.

As normas constitucionais programáticas caracterizam-se por fixar políticas públicas ou programas estatais destinados à concretização dos fins sociais do Estado, razão pela qual são de aplicação ou execução mediata.

93. Quanto a organização político-administrativa, a repartição constitucional de competências e a jurisprudência do STF, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: A lei municipal x aprovou o Plano Diretor do Município Beta que, dentre outras diretrizes, estabeleceu a impossibilidade de instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo a uma distância menor de 500 metros uns dos outros, nas zonas em que permitida a atividade comercial, sob pena de imposição de multa àqueles que infrinjam a regra.

Assertiva: de acordo com o STF tal lei é constitucional, uma vez que a propriedade deverá cumprir a sua função social, não ofendendo o princípio da livre concorrência.

94. A respeito da Organização político‐administrativa do Estado, julgue o item a seguir:

Situação hipotética: Certo Município do Estado do Rio de Janeiro editou a Lei nº 456/2020. A referida lei versa sobre o horário de funcionamento do comércio local. Insatisfeitos com a redação, os lojistas reuniram-se com o Sindicato dos Lojistas, a fim de questionar a Constitucionalidade da referida lei.

Assertiva: À luz da sistemática constitucional, informou o departamento jurídico do sindicato que a referida lei é inconstitucional, pois a medida terá reflexos nas relações trabalhistas, tratando-se de matéria de competência privativa da União;

Page 11: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

11 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

95. Quanto à organização e competência do Poder Judiciário, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Camila, servidora pública federal, residente e domiciliada no estado do Rio de Janeiro, impetrou mandado de segurança para tutelar seu direito líquido e certo violado por ato ilícito praticado pelo Tribunal de Contas da União.

Assertiva: Nessa situação, a competência originária para julgamento do mandado de segurança será do STJ.

96. A respeito da Organização político‐administrativa do Estado, julgue o item a seguir:

Situação hipotética: Agnaldo, deputado estadual, almejava apresentar projeto de lei para disciplinar o exercício de determinado direito, de grande importância para a população do Estado Beta. Ao consultar sua Assessoria Jurídica, foi informado que a competência legislativa para legislar sobre a matéria era concorrente com a União, bem como que esse ente ainda não tinha editado nenhuma lei sobre a temática.

Assertiva: Agnaldo poderá elaborar projeto de lei, legislando de forma plena, sendo que a lei resultante pode vir a ter a eficácia suspensa no caso de sobrevir lei federal sobre normas gerais que dele destoe.

97. No que concerne aos órgãos do Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça, julgue o seguinte item.

O Superior Tribunal de Justiça é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É a última instância da Justiça brasileira para as causas infraconstitucionais, não relacionadas diretamente à Constituição, entre outras atribuições.

98. No que concerne aos órgãos do Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça, julgue o seguinte item.

É lícito aos magistrados a realização pessoal de atividades investigatórias, por inexistir monopólio da polícia judiciária nas investigações.

99. Conforme seu conhecimento a respeito do que dispõe a Constituição Federal sobre Finanças Pública, julgue o item a seguir:

Determinada Constituição Estadual dispôs que certo percentual da receita pública deveria ser aplicado, pelo Estado e pelos Municípios, na pavimentação das vias públicas, observada a esfera de competências de cada qual, com intuito de assegurar a urbanização do respectivo território.

Conforme estabelece a Constituição Federal, é correto afirmar que o comando dessa natureza é inconstitucional, pois a matéria é afeta à lei orçamentária, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, estadual ou municipal.

100. A respeito da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, julgue:

Segundo disciplina a Constituição do Estado do Rio de Janeiro, o controle dos atos administrativos do Estado e dos Municípios será exercido pelo Poder Legislativo, pelo Ministério Público, pela sociedade, pela própria administração e, no que couber, pelo Tribunal de Contas do Estado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AFO Luciana Marinho

101. Em relação às receitas públicas, julgue o item que se segue:

Não são exemplos de receita de capital a receita patrimonial, inscrição de dívida ativa do ente público, receita industrial, aluguéis de imóveis públicos e receita de alienação de bens.

102. Em relação às despesas públicas, julgue o item que se segue:

Para fins de aplicação dos recursos públicos, não são exemplos de despesas correntes aquisição de imóveis, juros da dívida pública, inversões financeiras e amortização de empréstimos recebidos.

Page 12: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

12 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

103. Sobre despesas públicas, julgue o item que se segue:

Se durante o exercício financeiro, um determinado órgão empenhar uma despesa orçamentária e não pagar até o último dia do ano financeiro, tal despesa será denominada despesas de exercícios anteriores.

104. No tocante à LRF, julgue o item que se segue:

Se o Estado do Rio de Janeiro vier a celebrar operação de crédito para obtenção de ativos para construção de uma escola, fixando entre as cláusulas contratuais o prazo para amortização da transação em 36 meses, os valores relativos à operação de crédito serão considerados como dívida pública consolidada.

105. No tocante à LRF, julgue o item que se segue:

A dívida pública mobiliária consiste em dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios e autarquias.

106. No tocante à LRF, julgue o item que se segue:

Podemos dizer que integra a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses que tenham receitas prevista na Lei Orçamentária Anual.

107. No tocante à LRF, julgue o item que se segue:

Para fins de tratamento dos limites da dívida pública, os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada.

108. No tocante à LRF, julgue o item que se segue:

Se a dívida consolidada do Estado do Rio de Janeiro ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro quadrimestre.

109. Julgue o item que se segue:

Na hipótese em que a ALERJ, além prever receita e fixar despesa na LOA, tenha autorizado recebimento antecipado de valores provenientes de venda a termo de edifícios pertencentes ao Estado do Rio de Janeiro, tal permissão seria inconstitucional por ofensa ao princípio orçamentário da exclusividade.

110. Julgue o item que se segue:

Se o Estado do Rio de Janeiro apresentar como garantia ao pagamento de dívida para com a União um percentual do ITCMD, tal vinculação da receita não viola o princípio da não-vinculação de receitas tributárias.

111. Julgue o item que se segue:

Se determinado órgão público abrir créditos adicionais que não foram previstos no projeto de LOA, mas houve a necessidade de sua autorização e abertura durante a execução do orçamento, podemos dizer que o órgão estará autorizado a abrir créditos extraordinários.

112. Julgue o item que se segue:

Não constará da Lei Orçamentária Anual o Anexo de Riscos Fiscais, crédito com finalidade imprecisa ou dotação ilimitada, Anexo de Metas Fiscais, também não cabe a LOA estabelecer a Política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

113. Julgue o item que se segue:

O projeto de lei orçamentária anual deverá ser encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo até 31 de agosto do exercício financeiro corrente. Entretanto, o prazo de envio dos poderes para fins de consolidação pelo poder executivo é 15 de agosto, segundo a LDO 2020.

114. Sobre ciclo orçamentário, julgue o item que se segue:

Os parlamentares poderão apresentar emendas ao projeto de lei orçamentária anual, desde que sejam compatíveis com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias e deve sempre indicar como fonte de recurso anulação de despesa.

Page 13: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

13 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

115. Julgue o item que se segue:

Uma das características dos mecanismos de elaboração orçamentária da espécie orçamentária base zero consiste na dissociação dos processos de planejamento e programação.

116. Julgue o item que se segue:

No ciclo do processo orçamentário e financeiro, os termos destaque e repasse dizem respeito, respectivamente, à autorização orçamentária e à transferência de recursos financeiros.

117. Julgue o item que se segue:

Integram a dívida flutuante do ente público os depósitos recebidos do setor privado a título de cauções e garantias.

118. Julgue o item que se segue:

Considera-se suprimento de fundos a entrega de numerário a servidor para realização de despesa que, por sua natureza ou urgência, não possa subordinar-se ao processo normal da execução orçamentária e financeira.

119. Julgue o item que se segue:

Os juros e encargos da dívida interna e externa do ente público são um exemplo de despesa corrente.

120. Julgue o item que se segue:

A política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento é estabelecida na Lei Orçamentária Anual, desde que compatíveis com a Lei do Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES

Thiago Cavalcanti

Sobre mineração de dados, CRISP-DM e técnicas para pré-processamento de dados avalie os itens a seguir:

121. Segundo Berry & Linoff, a etapa de Mineração de Dados pode ser abordada na forma Top-Down e Bottom-Up. Na abordagem Bottom-Up é feita uma análise do comportamento da Base de Dados com o passar dos tempos para verificar ou refutar noções, ideias ou relacionamentos pré-concebidos entre os dados, ou seja, teste de hipóteses.

122. A metodologia CRISP-DM é descrita em termos de um modelo de processo hierárquico, consistindo em conjuntos de tarefas descritas em quatro níveis de abstração (do geral ao específico): instância do processo, tarefa genérica, tarefa especializada e fase.

123. Em aplicações reais, é comum que os dados sobre os quais se deseja extrair algum conhecimento estejam incompletos, ruidosos ou inconsistentes. Os incompletos são os dados sem sentido que não podem ser interpretados por máquinas. Eles podem ser gerados devido a falhas na coleta de dados, erros de entrada de dados, entre outras situações difíceis de prever.

124. Os métodos hierárquicos de agrupamento criam uma decomposição hierárquica dos dados. Esses métodos podem ser aglomerativos ou divisivos, baseados em como o processo de decomposição é efetuado.

Sobre modelagem preditiva, aprendizado de máquina e mineração de texto, julgue os itens a seguir.

125. Uma árvore de decisão (decision tree) é uma estrutura em forma de árvore na qual cada nó interno corresponde a um teste de um atributo, cada ramo representa um resultado do teste e os nós folhas representam classes ou distribuições de classes. O nó mais elevado da árvore é conhecido como nó raiz, e cada caminho da raiz até um nó folha corresponde a uma regra de classificação.

Page 14: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

14 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

126. Na aprendizagem por reforço, uma máquina tenta aprender qual é a melhor ação a ser tomada, dependendo das circunstâncias na qual essa ação será executada. Neste contexto existe uma recompensa para tomar decisões corretas, mas não existe nenhum tipo de punição.

127. Em um conjunto de documentos criado usados para a mineração minerar textos, devemos utilizar na atividade de pré-processamento, uma técnica conhecida na literatura como remoção de stopwords. A técnica se resumo na manipulação de uma base textual para encontrar tokens que não possuem valor para o contexto e removê-los.

Sobre big data avalie o item abaixo.

128. Os bancos de dados NoSQL relaxam as propriedades do ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade), no seu lugar o foco das soluções estão não propriedades do BASE (Basically Available, Soft state e Eventually consistente).

Considerando que o comando de criação de tabela abaixo, julgue a afirmações subsequentes.

CREATE TABLE FUNCIONARIO (

Pnome VARCHAR(15) NOT NULL,

Minicial CHAR,

Unome VARCHAR(15) NOT NULL,

Cpf CHAR(11) NOT NULL,

Datanasc DATE,

Endereço VARCHAR(30),

Sexo CHAR,

Salario DECIMAL(10,2),

Cpf_supervisor CHAR(11) NOT NULL,

Dnr INT,

PRIMARY KEY(Cpf),

FOREIGN KEY (Cpf_supervisor) REFERENCES FUNCIONARIO(Cpf),

FOREIGN KEY (Dnr) REFERENCES DEPARTAMENTO(Dnumero)) ON DELETE SET NULL ON UPDATE CASCADE;

129. É possível definir um valor padrão para um atributo anexando a cláusula DEFAULT <valor> a uma definição de atributo. Essa cláusula, se associada a um atributo numérico, vai usar o <valor> para preencher um atributo de uma tupla quando, no momento da inserção de uma nova linha o valor inserido for zero ou nulo.

130. Na questão apresentamos uma chave estrangeira com duas ações referenciais engatilhadas: ON DELETE SET NULL e ON UPDATE CASCADE. Isso significa que, se a tupla para um departamento é excluída, o valor de Dnr será automaticamente definido como NULL para todas as tuplas de funcionários que estavam referenciando a tupla do departamento excluído. Por sua vez, se o valor de Departamento (Dnr) é atualizado, o novo valor será propagado em cascata de Departamento para todas as tuplas de funcionário que referenciam a tupla de departamento atualizada.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL Guilherme Sant'Anna

131. Em uma democracia, é indispensável que os Tribunais de Contas tenham independência garantida por lei e. Embora se reconheça que as instituições do Estado não possam ser totalmente independentes, os Tribunais de Contas devem exercer sua independência funcional e organizacional no cumprimento de suas competências constitucionais

132. Os Tribunais de Contas, no exercício de suas competências constitucionais, legais e regimentais, não devem sofrer limitações quanto ao acesso a pessoas, propriedades e informações necessárias à execução dos seus trabalhos.

133. Em função de sua responsabilidade, os Tribunais de Contas não podem cooperar com instituições acadêmicas, públicas ou privadas, e nem manter relações com associações profissionais.

Page 15: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

15 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

134. Nas atividades de auditoria pública, segundo as NBASP, é esperado que o comportamento ético se baseie pelos menos nos cinco princípios enunciados a seguir: integridade, objetividade, impessoalidade, confidencialidade e zelo profissional.

135. Segundo as NBASP, são elementos do sistema de controle de qualidade: responsabilidade da liderança pela qualidade nos tribunais de contas; exigências éticas relevantes; condições para realização e continuidade dos trabalhos; recursos humanos; compromisso com o desempenho; e monitoramento.

136. A auditoria do setor público ajuda a criar condições apropriadas e a fortalecer a expectativa de que as entidades do setor público e os servidores públicos desempenharão suas atribuições de modo efetivo, eficiente, ético e em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis.

137. De acordo com as NBASP, as auditorias operacional e de conformidade compõem os principais tipos de auditorias no setor público.

138. Um objeto de auditoria apropriado é identificável e passível de avaliação ou mensuração consistente baseada em critérios, de modo que possa ser submetido a procedimentos para obtenção de evidência de auditoria suficiente e apropriada para fundamentar a opinião ou conclusão de auditoria.

139. Nos trabalhos de relatório direto, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.

140. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. Já as auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade, por sua vez, podem ser

trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.

141. O objetivo da auditoria de demonstrações financeiras é obter segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro

142. O atributo da relevância ligado à estrutura de relatório financeiro prevê que nenhuma transação, evento, saldo de conta ou divulgação que possa afetar conclusões baseadas nas demonstrações financeiras foi omitida.

143. A materialidade determinada no planejamento da auditoria não necessariamente estabelece um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes.

144. A responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes é da administração da entidade e dos auditores.

145. Nos termos da ISSAI 300 – Auditoria Operacional, o princípio da eficácia diz respeito a atingir os objetivos estabelecidos e alcançar os resultados pretendidos.

146. O principal objetivo da auditoria operacional é promover, construtivamente, a governança econômica, efetiva e eficaz

147. O desenvolvimento dos achados é o processo mais importante de uma auditoria, pois são eles que fundamentam as conclusões e as propostas de encaminhamento que serão submetidas ao Tribunal e, posteriormente, comunicadas aos responsáveis e demais interessados.

Page 16: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

16 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

148. Relatório adverso é aquele emitido quando o profissional de auditoria governamental conclui que os eventos, as transações e demais atos de gestão pública examinados não estão em conformidade com a legislação e as normas específicas no que for pertinente, que registros ou demonstrações contábeis não representam adequadamente a posição orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do ente auditado, ou que o desempenho da gestão ou os resultados produzidos pelas ações governamentais não estão compatíveis com as metas e indicadores planejados, ou, ainda, quando julgar que as informações colhidas estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilitem a emissão do parecer com ressalva.

Situação hipotética: determinado ente público contratou empresa para prestação de serviço por meio de licitação que estabeleceu condição que violou o inc. I do § 1º do art. 3º da Lei nº 8.666/93 (distinção injustificada das licitantes em função de sua localização geográfica).

149. Na situação hipotética acima, a contratação irregular seria exemplo de evidência.

150. Na situação hipotética acima, o edital de licitação e o contrato celebrado seriam exemplos de achado.

CONTABILIDADE PÚBLICA

Gilmar Possati Acerca do Campo de Aplicação da Contabilidade

Pública, julgue o item a seguir:

151. As empresas estatais independentes, em princípio, não estão no alcance das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP).

Acerca dos Procedimentos Contábeis Orçamentários, julgue os itens a seguir:

152. A finalidade do Princípio da Exclusividade é impedir que a Lei Orçamentária Anual (LOA), em função da natural celeridade de sua tramitação no Legislativo, seja utilizada como meio de aprovação de matérias outras que nada tem a ver com questões

financeiras. No entanto, algumas exceções são previstas a esse princípio, a exemplo da possibilidade da autorização para abertura de créditos adicionais especiais e suplementares.

153. Os ingressos extraorçamentários em geral têm reflexos no patrimônio líquido da entidade, ou seja, impactam o patrimônio líquido, a exemplo das operações de créditos por antecipação da receita orçamentária.

154. A classificação funcional da despesa é uma classificação independente dos programas e possui aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

155. A amortização da dívida é classificada como uma das origens das receitas de capital. Já a amortização de empréstimos é classificada como despesa de capital.

156. As despesas de capital contribuem para a formação do Produto interno Bruto (PIB).

Acerca dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, julgue os itens a seguir:

157. A depreciação de ativos imobilizados é um exemplo de fato que resulta em diminuição do patrimônio líquido, independentemente da execução orçamentária.

158. Um requisito para que uma determinada obrigação seja enquadrada como um passivo é que ela resulte de evento passado. Nesse sentido, quando a transação tem forma jurídica e é vinculada, tal como um contrato, o evento passado pode ser identificado de forma inequívoca.

Page 17: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

17 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

Julgue os itens a seguir acerca dos aspectos patrimoniais aplicáveis à Contabilidade Pública.

159. Depósitos caracterizados como entradas compensatórias no ativo e no passivo financeiro são reconhecidos no passivo, pois se caracterizam como obrigações para com terceiros.

160. No lançamento de um tributo há uma variação patrimonial qualitativa enquanto na sua arrecadação há uma variação patrimonial quantitativa aumentativa.

161. Caso os estoques estiverem danificados, tornarem-se obsoletos, seus preços de venda tiverem diminuído ou os custos estimados para realizar a venda tiverem aumentado, há que se ajustar o valor de custo dos estoques para o seu valor realizável líquido, oportunidade em que haverá o reconhecimento de uma variação patrimonial diminutiva.

162. A agregação de itens individualmente insignificantes não é uma prática adequada, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público.

163. A reavaliação de ativos imobilizados é uma política contábil de mensuração alternativa em relação ao método do custo, útil para assegurar que o valor contábil de determinados ativos não difira materialmente daquele que seria determinado, usando-se seu valor justo na data das demonstrações contábeis.

Acerca do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), julgue os itens a seguir:

164. Entre as formas que um auditor pode se utilizar para verificar a integridade dos lançamentos contábeis estão a conferência de saldos das contas de natureza patrimonial e das contas de passivo financeiro e de execução orçamentária.

165. No pagamento por serviços executados previamente contratados, há lançamentos nas três naturezas de informação: orçamentária, patrimonial e de controle, movimentando-se contas das classes 1, 2, 5, 6, 7 e 8 do PCASP.

Acerca das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), julgue os itens a seguir:

166. O balanço orçamentário, segundo a estrutura disposta no Manual de Contabilidade Aplicada a Setor Público, é composto por dois quadros: um quadro principal e um quadro auxiliar no qual é evidenciada a execução dos restos a pagar não processados e processados.

167. Segundo a estrutura do Manual de Contabilidade Aplicada a Setor Público, o Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando, entre outras informações, a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas.

168. Segundo a estrutura do Manual de Contabilidade Aplicada a Setor Público, o Balanço Patrimonial possui um quadro principal, elaborado com base nas contas das classes 1 e 2 do PCASP, sendo que os ativos e passivos devem ser apresentados em níveis sintéticos.

169. No cancelamento de uma dívida temos a configuração de uma insubsistência do passivo, também denominada de insubsistência passiva, a qual impacta o resultado patrimonial evidenciado na demonstração das variações patrimoniais.

170. A Demonstração dos Fluxos de Caixa é composta por um Quadro Principal, um Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas, um Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Natureza e um Quadro de Juros e Encargos da Dívida.

Page 18: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

18 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

CONTROLE EXTERNO

Herbert Almeida Julgue os itens seguintes, considerando as disposições

da Lei Orgânica e do Regimento Interno do TCE-RJ.

171. O Plenário é o órgão máximo do TCE-RJ, encarregando-se da emissão do parecer prévio sobre as contas do governador e dos prefeitos municipais sujeitos à jurisdição da Corte.

172. Os conselheiros do TCE-RJ são nomeados pelo governador do estado, cabendo ao presidente do TCE dar-lhes posse.

173. O conselheiro-substituto, enquanto no exercício regular das atribuições do cargo, terá as mesmas garantias e impedimentos de juiz de direito de entrância especial substituto de segundo grau.

174. A decisão preliminar, nos processos de contas, tem o objetivo de sanear o processo, preparando-o para a realização do julgamento.

175. Por meio da decisão provisória, o Tribunal ordena o trancamento das contas que forem consideradas iliquidáveis, ou seja, ordena o trancamento das contas que não podem ser julgadas em razão da omissão no dever de prestar contas.

176. Ainda que não possa executar diretamente as suas decisões, cabe ao TCE-RJ determinar que a entidade responsável adote as medidas para realizar a cobrança judicial.

177. Os recursos extraorçamentários não pertencem ao órgão ou entidade e, portanto, não podem custear a despesa pública, motivo pelo qual não serão incluídos nos processos de prestação de contas.

178. Se as contas somente contiverem impropriedades ou falhas de natureza formal, o Tribunal julgará as contas regulares com ressalvas, mas a quitação somente poderá ser dada após a adoção das medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas.

179. O Tribunal poderá julgar irregulares as contas no caso de reincidência no descumprimento de determinação de que o responsável tenha tido ciência, feita em processo de prestação ou tomada de contas anterior.

180. Em respeito ao princípio da publicidade, a denúncia apresentada ao Tribunal terá caráter sigiloso somente enquanto não houver a apreciação dos requisitos de admissibilidade. Após essa fase, a denúncia terá caráter público.

181. A auditoria operacional tem o objetivo de avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade dos atos praticados.

182. Se o Tribunal desejar avaliar a viabilidade da realização de futuras auditorias governamentais, será possível adotar o levantamento para obter as informações necessárias.

183. O TCE-RJ não possui capacidade para determinar o afastamento temporário de responsável, cabendo ao Ministério Público de Contas pleitear a concessão dessa medida junto ao Poder Judiciário.

184. A apreciação de embargos de declaração exige a designação de novo relator, que será conselheiro ou auditor diferente daquele que proferiu o voto condutor da decisão recorrida.

Considerando as disposições da Lei nº 4.787/2006, que dispõe sobre o quadro de pessoal e o plano de carreiras do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE-RJ, julgue o item seguinte.

185. Os cargos comissionados integrantes da estrutura da Secretaria-Geral de Controle Externo serão preenchidos de forma preferencial por servidores efetivos do quadro de pessoal do TCE-RJ.

Page 19: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

19 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

LICITAÇÕES, CONTROLE E CONVÊNIOS

Antonio Daud

Tomando por base os preceitos doutrinários e as disposições contidas na Lei 8.666/1993, julgue os itens a seguir.

186. É defesa a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade no mercado, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, previsto e discriminado no ato convocatório.

187. O regime de empreitada por preço global permite a execução direta de obra pública por preço certo e total.

188. Todos os atos do procedimento licitatório, a qualquer tempo, são acessíveis ao público em geral.

189. Não apenas os licitantes, mas qualquer cidadão tem o direito de acompanhar o desenvolvimento da licitação, desde que não perturbe ou impeça os trabalhos da comissão de licitação.

190. Situação hipotética: Três empresas participavam de tomada de preços, sob o tipo menor preço, conduzida por órgão público do Estado do Rio de Janeiro, tendo apresentado propostas de igual valor. Ao examinar a documentação das empresas, cujas propostas encontravam-se em igualdade de condições, a comissão de licitação concluiu que a empresa X iria fornecer equipamentos produzidos por empresa brasileira; a empresa Y investe em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no país; e a empresa Z cumpre reserva de cargo para reabilitado da Previdência Social e atende regras de acessibilidade previstas na legislação, e irá fornecer bens que são produzidos no país. Assertiva: A empresa Z terá assegurada preferência em razão do critério de desempate legalmente previsto.

Assim, como a empresa Z produz os bens no país, terá preferência sobre as demais empresas.

191. A duração dos contratos administrativos, como regra, fica adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, ou seja, possui prazo máximo de um ano, como é o caso de contratação para fornecimento de bens e serviços, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, na forma da lei.

192. Uma vez concluído o procedimento licitatório, a Administração terá um prazo de convocação do licitante vencedor para assinatura do contrato, o qual pode ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Considerando a disciplina da Lei 10.520/2002, bem como o regramento geral de licitações e contratos, julgue os dois itens a seguir.

193. Situação hipotética: Determinado edital de pregão eletrônico para aquisição de computadores estabeleceu, como exigências: (i) a aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; (ii) o oferecimento de garantia de execução contratual, tão-somente pela empresa que vier a celebrar o contrato; (iii) o pagamento de emolumentos relacionados ao fornecimento do edital, limitados ao custo de sua reprodução gráfica ou de utilização de recursos de tecnologia da informação. Assertiva: Referido instrumento convocatório apresenta apenas uma irregularidade.

194. O prazo de validade das propostas apresentadas no bojo de um pregão será de sessenta e cinco dias, se outro não estiver fixado no edital.

Page 20: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

20 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

No que se refere à prestação indireta de serviços públicos e ao regramento contido nas Leis 8.987/1995 e 11.079/2004, julgue os itens que se seguem.

195. Havendo autorização do poder público para participação de consórcios na concorrência destinada à delegação de serviço público mediante concessão, deverá ser exigida a indicação da empresa líder do consórcio, a qual será responsável perante o poder concedente pelo cumprimento do contrato de concessão, sem prejuízo da responsabilidade solidária das demais consorciadas.

196. É obrigação da concessionária prestar contas da gestão do serviço público concedido ao poder concedente e aos usuários.

197. Uma das características da concessão especial consiste na pluralidade remuneratória, permitindo-se que o pagamento do parceiro público em favor do privado se dê, entre outros meios, por meio da cessão de créditos não tributários.

Tomando por base apenas o regramento contido na Lei 12.462/2011, julgue os itens que se seguem.

198. É cabível a adoção do Regime Diferenciado de Contratações para construção de quaisquer obras públicas federais.

199. É de 10 dias úteis o prazo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data para apresentação das propostas para licitações em que se adote o critério de julgamento pela maior oferta.

200. No julgamento pela maior oferta de preço, poderá ser exigida garantia de proposta, como requisito de habilitação, de até 5% do valor ofertado.

Page 21: 1 8º Simulado Concurso TCE/RJ Área: Controle Externo Pós Edital … · 2020. 6. 13. · 4 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

17 8º Simulado – Concurso TCE/RJ – Área: Controle Externo–Pós Edital – 14/06/2020

Preencha o Gabarito!

https://bit.ly/Simulado-TCE-RJ-14-06-20

Conheça nosso sistema de questões!

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no banner e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Não é assinante?

Confira nossos planos, tenha acesso a milhares de cursos e participe gratuitamente dos projetos exclusivos. Clique no banner!