1. 2.e profundamente - hospitalsantacruz.com · outros problemas de saúde, como propensão à...

9

Upload: duongxuyen

Post on 12-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

alim

enta

ção

Seja bem-vindo(a)! Nesta edição da Revista Vida Plena, apresentamos o novo posicionamento de marca do Hospital Santa Cruz: Especialista em Você.

Acreditamos que especialidade não é delimitar atuação. Especialidade é atender ao que você precisa. Por isso, com nossos 52 anos de história e experiência, somos preparados para atendê-lo, com a qualidade e o respeito que você merece, para qualquer que seja a sua necessidade.

Ainda falando de excelência e atendimento, mostramos como você pode opinar sobre os nossos serviços, respondendo à nossa pesquisa de satisfação, e ainda, de quebra, ajudar o Hospital Erasto Gaertner. Lembramos também da segurança do paciente, alertando sobre a importância de higienizar corretamente as mãos e ensinando a forma ideal de fazer isso.

Trazemos ainda assuntos de interesse para o seu bem-estar, com uma matéria sobre alimentação adequada para o combate da hipertensão, e outra sobre os benefícios de respirar corretamente, tanto para o seu corpo, quanto para a sua mente.

As mamães não poderiam ficar de fora desta edição, por isso, temos uma matéria super interessante sobre amamentação. Trazemos dicas para que a atividade não cause dor para a mãe e seja um momento proveitoso e calmo para ela e para o bebê.

A revista fala ainda sobre pedra nos rins, dor ciática e o uso medicinal da toxina botulínica, o botox.

Por fim, você acompanhar as principais novidades do Hospital, na editoria “Curtas”.

Aproveite a leitura!

Conselho Editorial:Claudio LubascherDaniele LourençoFelipe CapelliJuliane PoitevinLarissa TadraMaria Inês Ramina

Conteúdo Editorial:Grupo Excom(41) 3343-7574www.excom.com.br

Jornalista responsável:Cecile Moreschi Freire Krueger (DRT-PR 1111)

Redação:Camila Candal NevesMarina Fam Petri

Diagramação:Lilian Coelho

Revisão:Adriana Martins

Tiragem: 10.000

www.hospitalsantacruz.com

Avenida Batel, 1889, Batel. Curitiba - PR+55 41 3312.3000

02 03

Alguns alimentos são importantes na ajuda do controle da doença

Combate à hipertensão

Existem alimentos indispensáveis no controle e na prevenção da elevação da pressão arterial. “A orientação é consumir fontes de magnésio, cálcio e potássio”, explica a nutricionista.

Confira a lista de alimentos que ajudam na prevenção da hipertensão:

Folhosos de coloração verde-escura, castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e sementes (como de abóbora e girassol) são ricos em magnésio;

Banana, goiaba, feijão, melão, abacate, laranja, batata-doce assada e damasco são fontes naturais de potássio.

Lanches na rua: pizza, cachorro-quente, esfiha, salgados, x-saladas e outros;

Produtos enlatados;

Bolachas salgadas e doces recheadas;

Refrigerante, água com gás e suco (de pacotinho);

Gergelim, aveia em flocos, folhas de couve e beterraba são ótimas fontes de cálcio;

Temperos industrializados, catchup, mostarda, maionese, embutidos, molho de soja (shoyu), molho inglês;

Carnes processadas, presunto, mortadela, bacon ou toucinho, salsicha, linguiça, hambúrguer, carne de sol, feijoada;

No tratamento e prevenção da hipertensão, deve-se diminuir ao máximo os alimentos ricos em sal e sódio. Conheça os maiores inimigos da hipertensão:

AMIGOS VILÕES

Você sabia que uma das formas de prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial é por meio de uma alimentação adequada? “Alguns alimentos são aliados no controle da hipertensão,

enquanto outros agravam o quadro” explica a nutricionista do programa de qualidade de vida do Hospital Santa Cruz, Ligia de Oliveira Carlos.

De acordo com as novas orientações da Sociedade Americana de Cardiologia, a hipertensão - a famosa e temida pressão alta - ocorre quando a pressão arterial é igual ou superior a 13 por 8, sistematicamente. A doença acontece devido à contração dos vasos nos quais o sangue circula e pode ser causada por vários motivos. É preciso ficar atento – os sintomas geralmente só aparecem quando o quadro já está em fase mais crítica, como dores de cabeça e no peito, por exemplo. “A recomendação é consultar regularmente um médico. Na maioria dos casos a hipertensão não ocasiona sintomas”, explica a gerente médica do Hospital Santa Cruz, Dra. Maria Inês Ramina. Se não for tratada, a hipertensão pode aumentar o risco de AVC e infarto, além de doenças renais.

Dieta DASH

A dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada uma ferramenta eficiente no combate à hipertensão e ainda apresenta bons resultados na melhora de outros problemas de saúde, como propensão à diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e doenças neurodegenarativas. O princípio da dieta é a redução do consumo de sódio, gordura saturada, açúcar refinado e industrializados.

0304 05

bem

-est

ar

mat

erni

dad

e

A respiração é uma atividade natural, inerente a todo ser humano, e por isso, nem sempre nos damos conta de sua importância. Porém,

respirar corretamente pode fazer toda a diferença para o bem-estar físico, e até, mental. Segundo o livro “Respire: O Poder Curativo da Respiração”, dos autores Dr. Richard P. Brown e Dra. Patricia L. Gerbarg, antes do surgimento de medicamentos sintéticos, as técnicas de respiração foram, duran-te muito tempo, uma alternativa natural para pre-venção de doenças.

Não à toa, muitas vezes quando estamos submeti-dos a situações de estresse, usamos expressões como “respirar fundo” ou “parar para respirar”. “Respirar lentamente pode ajudar a acalmar e a relaxar o organismo, diminuindo a frequência dos batimentos cardíacos, trazendo uma sensação de relaxamento”, explica o médico pneumologista do Hospital Santa Cruz, Dr. João Daniel França.

Benefícios

O processo da respiração se baseia na utilização do oxigênio como fonte de energia para o funciona-mento das células, e por isso, é tão importante.

Quando se respira adequadamente, o oxigênio entra no organismo de forma completa e ajuda a preservar as funções cognitivas. Desta forma, a respiração correta aumenta a irrigação dos vasos, mantendo o cérebro em seu funcionamento normal.

Este processo gera inúmeros benefícios para o or-ganismo. “Ajuda a melhorar a digestão, eliminar as toxinas que se formam no corpo, equilibrar as funções orgânicas, fortalecer organismos debilita-dos e combater até mesmo a ansiedade e a obesi-dade”, explica o pneumologista.

Ainda, a respiração realizada de forma incorreta pode trazer problemas de saúde a curto e longo prazo. “Pode resultar, por exemplo, em dificuldade para dormir, perda de paladar, desalinhamento dos dentes e problemas na face”, alerta.

O poder da respiração corretaForma de respirar traz valiosos benefícios para a saúde física e mental

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO

Para aproveitar todos os benefícios que a respiração pode trazer, o médico traz duas dicas preciosas para realizar a atividade de respirar corretamente.

Fique atento à sua respiração. O ideal é que, no momento de inspirar, o ar entre completa-mente nos pulmões, ou seja, que você sinta que ele chegue até a região abdominal, na barriga. Se a parte que mais se move duran-te a respiração for o seu tronco e ombros, algo está errado.

Respire pelo nariz, e não pela boca

Respire ritmicamente e profundamente1. 2.

Muitas mamães de primeira viagem temem o momento de amamentar. Isso acontece porque grande parte das mulheres relata

dor e estresse durante a prática, o que acaba fazen-do com que muitas desistam.

Segundo a enfermeira e Gerente Assistencial do Hospi-tal Santa Cruz, Mariane Cavalheiro, a dor não precisa fazer parte do processo. “A dor não é uma prerrogativa da amamentação. Pelo contrário, esse momento deve ser prazeroso para o bebê e para a mãe”, explica.

Amamentação tranquilaPega correta do bebê na mama garante prática sem dor

Acolhimento

O Hospital Santa Cruz conta com uma equipe assis-tencial capacitada no manejo clínico da amamen-tação, acolhimento e habilidade em atender a mãe de forma adequada. “O tema é tratado como priori-dade pela instituição, que reconhece o valor funda-mental da prática e incentiva mães e familiares a in-vestirem no aleitamento materno. A maternidade do hospital é uma referência e é nosso papel orientar e

Pega correta:• Os lábios do bebê ficam voltados para fora, e a boca aberta como “boquinha de peixe”;

• O queixo do bebê fica encostado no seio da mãe;

• A barriga e o tronco do bebê ficam voltados para a mãe;

• A bochecha do bebê enche quando suga o leite;

• O bebê deve pegar todo o mamilo e a parte inferior da aréola;

• O nariz do bebê não encosta no seio da mãe, e ele respira livremente.

Uma dica é fazer uma massagem no seio antes de colocar o bebê para mamar pela primeira vez. “Mas-sageie ao redor do seio e depois ao redor da aréola. Por fim, faça uma pequena ordenha, puxando o seio para trás e para frente. Isso faz com que os ductos se abram e o colostro saia”, ensina.

A pega correta do bebê na mama é um fator es-sencial para que a amamentação seja tranquila. Por isso, reunimos algumas dicas para fazer da amamen-tação um momento calmo e proveitoso. Confira!

preparar as mães para a amamentação, com infor-mação e acolhimento”, afirma a Gerente Médica do Hospital, Dra. Maria Inês Ramina.

Todo mês, o Hospital Santa Cruz promove o Gestar Bem, curso para gestante que tem como objetivo tirar as principais dúvidas das mamães e papais de primeira viagem e que tem a amamentação como um dos temas.

É fundamental que se respire pelo nariz, pois o ar que passa por ele é aquecido, filtrado e

umedecido e, como consequência, diminui a chance de os

pulmões receberem substâncias tóxicas e agentes infecciosos.

Méd

ico

Resp

onsá

vel:

Dr.

Will

iam

s Za

natta

- C

RM 7

580-

PR

06 07

cam

panh

a

pron

to-a

tend

imen

to

A dor aparece de repente. É aguda, intensa, oscila e chega a ser insuportável. As pedras nos rins são um dos principais motivos que

levam as pessoas a procurarem pelo pronto-atendi-mento do Hospital Santa Cruz.

O urologista do Hospital, Dr. Eduardo Chin, con-ta que a doença é uma das mais frequentes no pronto-atendimento porque é uma das enfermi-dades mais comuns nas pessoas. “A sua prevalência ao longo da vida é de, aproximadamente, 10% a 15%. Fatores como idade, sexo, raça e localização geográfica interferem diretamente na sua ocorrên-cia”, explica Chin.

O nome, na verdade, é litíase urinária. As pedras são formadas pelo acúmulo de pequenos cristais nos rins. Se os cálculos ficarem nos rins, o paciente pode não sentir nada e acabar descobrindo durante um exame de imagem abdominal, como ultrassom ou tomografia. “Pedras muito pequenas, menores que três milímetros, podem percorrer todo o sistema urinário e serem eliminadas na urina sem provocar sintomas. O problema fica evidente quando surge uma pedra maior, a partir de quatro milímetros, porque aí ela pode causar obstrução e dilatação do sistema urinário ”, comenta o urologista.

Neste momento, o paciente sente muita dor que, para muitas pessoas, pode ser considerada pior do que a dor do parto. “Quem está com a doença chega ao pronto-atendimento inquieto. Procura, em vão, uma posição que traga alívio. É uma dor lom-bar, mas que, diferentemente das dores da coluna, não melhora com repouso e pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. Não é fácil”, conta o médico.

Cálculo renalDor causada pela obstrução das vias urinárias é uma das mais fortes que se pode sentir

Pensando na melhoria contínua e excelência no atendimento, o Hospital Santa Cruz desen-volveu uma pesquisa de satisfação, na qual os

pacientes opinam sobre os serviços prestados pela instituição. “Queremos entender, pela perspectiva do paciente, como é a sua experiência no Hospital e identificar oportunidades de melhoria”, afirma a Gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Blanco.

O paciente pode dar um retorno quanto aos serviços oferecidos pelo Hospital, classificando-os por grau de satisfação. A pesquisa pode ser respon-dida por qualquer paciente, pelo site, clicando no

Sua opinião pode salvar vidasA cada pesquisa de satisfação respondida pelos pacientes, o Hospital Santa Cruz faz uma doação para o Hospital Erasto Gaertner

ícone da Ouvidoria, ou pelo questionário físico, disponível em todos os pontos de contato com o cliente: internação, pronto-atendimento, con-sultórios médicos e acomodações.

Esta ação é uma iniciativa do Setor de Qualidade do Hospital Santa Cruz, que tem como finalidade a excelência no atendimento e no gerencia-mento de processos da instituição, a promoção de boas práticas assistenciais e a garantia da segurança do paciente. “O paciente é a razão pela qual o Hospital existe e, por isso, estamos sempre abertos a ouvi-los e entendermos suas necessidades”, finaliza.

Tratamento

Ao ser diagnosticado com o problema, o pa-ciente é encaminhado para tratamento no Hospital. A maioria das pedras é eliminada es-pontaneamente, mas se precisar de interferên-cia médica, o médico urologista esclarece que há dois tratamentos mais eficazes: “Nós destacamos a litotripsia extracorpórea por on-das de choque, a LECO. Nesta, não há cortes ou incisões. O paciente recebe ondas de cho-que que se difundem através do corpo e con-centram sobre o cálculo, fragmentando-o. E também é possível pelas cirurgias endoscópi-cas, nas quais utilizamos aparelhos com uma câmera que permite visualizar o interior da bexiga, do ureter e também do rim, sem neces-sidade de cortes ou incisões. O aparelho frag-menta os cálculos com fibras de laser”.

Mas, o melhor remédio ainda é prevenir, como já diria o ditado. E, para isto, recomenda-se tomar muita água, bebidas cítricas e diminuir a ingestão de proteínas e de sódio.

Solidariedade

A cada pesquisa respondida, é realizada uma doação, no valor de R$ 0,50 centavos, ao Hospital Erasto Gaertner. “Ao responder a pesquisa, o paciente nos ajuda a melhorar continuamente, e ainda contribui com quem mais precisa”, explica a Dra. Adriana Blanco.

Confiança e credibilidade. Essas são as duas definições que movem o Hospital Santa Cruz no desenvolvimento do seu corpo clínico, assistencial e administrativo. Recentemente, foi realizada uma

ampla e completa pesquisa com médicos e pacientes que frequentam ou já frequentaram o Hospital, para entender como a companhia está posicionada para estes públicos. O resultado você pode conferir nesta matéria especial, que mostra todo o caminho para a atualização do conceito de marca do Hospital Santa Cruz: Especialista em Você.

Durante a pesquisa, o Hospital foi lembrado pelos entrevistados como confiável, tradicional e, ao mesmo tempo, moderno. Com 52 anos de história, a instituição marca época em Curitiba e se tornou um ícone na área da saúde. Hoje, com a evolução natural da cidade e do perfil dos seus moradores, o Hospital Santa Cruz entende que precisa estar preparado para atender ao que o novo paciente precisa, seja qual for sua necessidade. Com o conceito “Especialista em Você”, apresenta-se ao mercado como um local preparado e que evidencia o que o Hospital tem de mais importante: seus pacientes.

Especialista em VocêHospital Santa Cruz é preparado para atender ao que você precisa, em qualquer especialidade

08 09

capa

capa

O que move o Hospital são as pessoas e ouvir o que elas têm a

dizer é uma forma de reconhecer a sua importância, entender os nossos pontos fortes e identificar

oportunidades de evolução.Claudio Lubascher, diretor geral do Hospital Santa Cruz

qual

idad

e

10 1110 11

Considerando que o negócio do Hospital Santa Cruz é o atendimento especializado e humanizado, a instituição se reafirma como especialista em cuidado, carinho, confiança, atenção e bem-estar. Com uma sólida trajetória com mais de cinco décadas de atuação, o Hospital Santa Cruz comemora o reconhecimento por parte da população de Curitiba, que continua escolhendo a instituição para cuidar da sua família. “A nossa experiência de mais de cinco décadas no mercado, aliada à tradição e ao olhar e tratamento humanizados, fazem com que os nossos pacientes tenham conosco uma relação de confiança, pautada pelo respeito e credibilidade”, exalta Claudio Lubascher.

Higienização das mãos Prática ajuda a prevenir infecções e a garantir a segurança do paciente durante a permanência no hospital

As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante o processo de cuida-do dos pacientes. Por isso, uma medida simples

é absolutamente eficiente no controle das taxas de infecção hospitalar: higienizar as mãos. É ainda uma das ações mais importantes para garantir a segurança do paciente durante o período de atendimento.

Essa e outras dicas estão na Cartilha de Segurança do Paciente, disponível no Hospital Santa Cruz, no pronto-atendimento, portarias e quartos, gratuita-mente. O material foi desenvolvido pelo Hospital Santa Cruz, em parceria com a Anahp – Asso-ciação Nacional de Hospitais Privados.

Quer garantir a higienização adequada das mãos? Confira o passo-a-passo:

• Utilizar água e sabão ou álcool gel;

• Primeiro, esfregue as palmas das mãos, posteriormente o dorso das mãos, polegares, articulações e pontas dos de-dos. A efetividade da higieni-zação não está relacionada à quantidade de produto uti-lizada, mas sim à fricção ade-quada e intensa das mãos nos movimentos.

“Higienizar as mãos é uma responsabilidade de to-dos e que não deve nunca cair na rotina. É uma atitude simples e que pode salvar vidas”, comenta a Gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Blanco. A prática deve ser realiza-da tanto pelos profissionais de saúde em contato com paciente, quanto pelos familiares e visitantes.

Desenvolvimento da pesquisa

Para chegar ao conceito final da campanha, “Especialista em Você”, foram entrevistados pacientes e corpo clínico e, com isso, identificadas as suas demandas e expectativas. Os pacientes foram divididos em grupos, de acordo com a faixa etária, para permitir uma visão bem completa da imagem do Hospital, abrangendo a opinião dos diferentes públicos que interagem com a instituição.

Os médicos também participaram das entrevistas para a construção do novo posicionamento. “Eles foram essenciais para o reposicionamento, já que conhecem o Hospital nos seus bastidores e são parte fundamental desta imagem construída ao longo de todos os anos”, explica a Gerente Médica do Hospital Santa Cruz, Dra. Maria Inês Ramina.

“Valorizamos o corpo clínico do Hospital Santa Cruz, pois reconhecemos que são essenciais no relacionamento com o paciente. De nada adianta uma estrutura impecável se não podemos contar com os melhores profissionais no atendimento individualizado, humanizado e personalizado”, completa.

Atendimento ao paciente

Para poder receber os pacientes com acolhimento, respeito e qualidade, toda a equipe do Hospital Santa Cruz passou por um treinamento e está alinhada nesta nova etapa. “Da entrada até o momento da alta, o paciente vai perceber este sentimento de acolhimento e saber que o foco do Hospital é o cuidado com ele, com sua necessidade, de forma respeitosa e profissional”, finaliza Lubascher.

capa

dor

12 13

Botox além da estéticaToxina tem ajudado em tratamentos na área da Neurologia

trata

men

to

Uma dor que irradia pelo trajeto do nervo ciático: vai do início da região glútea, passando pela parte posterior da coxa, ultrapassando o

joelho, podendo chegar ao tornozelo e ao pé. Com certeza você já sentiu ou conhece alguém que já passou por essa situação. Mas por que essa dor acontece?

Conhecida como ciatalgia, ou dor ciática, ela tem origem na irritação ou compressão do nervo ciático. As causas mais comuns são as doenças degenerativas, como a artrose e as hérnias de disco nos níveis baixos da coluna lombar, que atingem principalmente pessoas acima dos quarenta anos. “Outra possibilidade, especialmente em pessoas jovens, é a compressão do nervo ciático na região glútea pelo músculo Piramidal ou Piriforme (Síndrome do Piramidal)”, explica o Dr. Emerson Grecca, médico ortopedista do Hospital Santa Cruz e membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Outras causas são as doenças tumorais, infecciosas, traumáticas (pós-acidente ou esforço agudo), doenças metabólicas e neuropatias periféricas – caso do diabetes, por exemplo.

OO botox® ficou famoso quando passou a ser utilizado para dar um fim nas indesejadas rugas que aparecem com o passar dos

anos. Botox® é o nome popular da toxina botulínica, que é uma substância produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum, e é purificada em laboratório. Basicamente, ela age bloqueando a passagem do impulso nervoso para o músculo e causa relaxamento muscular na área onde foi aplicada.

Mas, a toxina botulínica não age apenas na parte estética. Ela também pode ser usada medicinalmente. Na Neurologia, é indicada quando os pacientes apresentam quadros crônicos. Algumas doenças podem provocar lesões no sistema nervoso central e resultar na perda do controle e da força do músculo.

A neurologista especialista em distúrbios do movimento e espasticidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Moro, conta que a toxina botulínica age relaxando a musculatura, o que melhora a amplitude dos movimentos e proporciona alívio da dor e melhora na qualidade de vida desses pacientes. “O tratamento com a toxina é uma terapia eficiente e que proporciona grandes melhorias”, diz.

Confira algumas das doenças que podem ser tratadas com o uso da toxina botulínica do botox:• Espasticidade (pós-AVC e paralisia cerebral infantil, por exemplo);

• Distonias (contrações involuntárias que causam

movimentos repetitivos);

• Blefaroespasmo (contração involuntária das

pálpebras, associada a irritação ocular);

• Espasmo hemifacial (contrações involuntárias

de músculos do rosto, que podem começar na

pálpebra e se estender até a boca e pescoço);

• Enxaqueca crônica;

• Hiperidrose (suor excessivo)

• Salivação excessiva;

• Bexiga hiperativa.

Dor ciáticaEntenda porquê ela acontece, como se prevenir e tratar

Alerta aos sintomas

Além da irradiação ao longo do nervo ciático, esse tipo de dor também pode vir acompanhada de alterações na sensibilidade, como dormência e formigamento. A intensidade da dor depende de quantas e quais raízes nervosas estão sofrendo compressão em sua origem na coluna.

“A automedicação pode aliviar momentaneamente o sintoma, mas não atua na causa”, recomenda o ortopedista. O tratamento pode se dar por meio de medicamentos, repouso ou exercícios, fisioterapia, acupuntura, osteopatia, massagens, infiltrações e, às vezes, cirurgias, que também podem ser paliativas ou curativas, de acordo com o caso.

Como fugir da dor ciática

• Faça atividades físicas que valorizam os alongamentos, como Pilates e natação;• Ajuste a ergonomia no seu local de trabalho: o tipo de cadeira, altura da mesa e da tela do computador e apoio dos pés fazem toda a diferença;• Escolha um colchão adequado à curvatura do seu corpo;• Tenha cuidado ao praticar atividades que agridem os discos (cartilagens que ficam entre as vértebras) como: erguer e/ou carregar peso; • Evite exercícios de musculação com carga axial pelo eixo da coluna;• Esteja atento a atividades que causem impacto, como corrida e “jump”;• Evite abuso de movimentos repetitivos, principalmente rotação e flexão, além de extensão do tronco.

Dores crônicas

Pacientes com dor crônica também têm bons resultados com o uso da toxina botulíni-ca. Além da enxaqueca, outras síndromes dolorosas apresentam respostas positivas ao tratamento, como dor lombar crônica, sín-drome do piriforme, dor miofascial e dores neuropáticas - como é o caso de pacientes que sofreram lesão medular ou que apresen-tam neuralgia do trigêmeo (o nervo trigêmeo é responsável por transmitir as sensações da face para o cérebro).

MAS, ATENÇÃO! No uso medicinal, apenas um médico devidamente especializado e experiente pode fazer as aplicações nos pacientes.

O procedimento requer perícia e amplo conhecimento médico,

assim como uma análise individual do quadro clínico do paciente. Só assim se poderá alcançar os objetivos do tratamento com

segurança e eficácia.

Dra. Adriana Moro, neurologista do Hospital Santa Cruz

rela

cion

amen

to

14 15

Equipe de enfermagem recebe prêmio do COREN-PR

Hospital Santa Cruz é a instituição reconhecida em excelência por mais tempo no Paraná

Hospital Santa Cruz é finalista no prêmio Referências da Saúde

A equipe de enfermagem do Hospital Santa Cruz recebeu o prêmio COREN Premia 2017, na categoria “Reconhecimento”. O case

premiado foi o projeto “Modelo de Gerenciamento para a Equipe de Enfermagem”, que teve como objetivo sistematizar o cuidado por meio da padronização e gerenciamento da assistência

O Hospital Santa Cruz foi um dos vencedores na categoria Desenvolvimento, no prêmio

Ser Humano, promovido pela ABRH-PR (Associação Brasileira de RH – Paraná). O projeto selecionado foi o SER ASSIM - Programa de Engajamento e Retenção dos Colaboradores do Hospital Santa Cruz. “Estar entre os vencedores é uma honra, pois indica que estamos no caminho certo, valorizando o que temos de mais importante: as pessoas”, afirma a Gerente de Recursos Humanos do Hospital Santa Cruz, Cristina Ruoso.

Hospital Santa Cruz é um dos vencedores em premiação da ABRH-PR 2017

curta

s

Cristina Ruoso, Gerente de Recursos Humanos do Hospital Santa Cruz e Luciana Gazzoni, diretora de Melhores Práticas de Gestão de Pessoas da ABRH-PR

Cré

dito

: Miri

ane

Fig

ueira

Paula Vallecilla, gerente de suprimentos, Claudio Lubascher, diretor geral e Dra. Maria Inês Ramina, gerente médica do Hospital Santa Cruz, com a placa comemorativa da ONA.

O Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, recebeu uma placa comemorativa da ONA (Organização Nacional de Acreditação),

como instituição reconhecida em excelência por mais tempo no Paraná. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por

O Hospital Santa Cruz foi um dos finalistas do Prêmio Referências da Saúde, na categoria “Gestão da Tecnologia da Informação”.

As instituições de saúde com os cases selecionados foram homenageadas no palco principal do Healthcare Innovation Show (HIS), em São Paulo-SP.

O case inscrito pelo Hospital Santa Cruz foi o “Quick Actions”, projeto da área de TI que tem como objetivo

prestada aos pacientes, aumentando a qualidade e segurança. “Foi feito um trabalho de mapeamento, gerenciamento e readequação do modelo de cuidado, valorizando o trabalho da equipe de enfermagem em todas as etapas do processo”, explica a Gerente Assistencial do Hospital Santa Cruz, Mariane Cavalheiro.

agir de forma proativa, levando os colaboradores da TI a visitar outros setores da empresa, em busca de oportunidades de otimização do trabalho em cada setor. “Acreditamos no alinhamento da nossa área com o corebusiness da empresa e a indicação ao prêmio mostra que estamos no caminho certo”, comemora o Gerente de TI do Hospital Santa Cruz, Marcelo Silva.

certificar a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. “Trabalhamos para oferecer excelência ao paciente e é uma vitória podermos contar com o reconhecimento da ONA, pois sabemos o quão importante é a acreditação”, afirma o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Claudio Lubascher.

Trabalhamos para oferecer excelência ao paciente e é uma vitória podermos contar com o reconhecimento da ONA, pois sabemos o

quão importante é a acreditação.

Claudio Lubascher, diretor geral do Hospital Santa Cruz