02/12/2012 história - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/uerj...

39
Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de História. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova. 2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você. 4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta. Não serão consideradas as questões respondidas fora desses espaços. Informações gerais O tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo. Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal. Nas salas de prova, não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio digital ou boné de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortográficos líquidos ou similares. Será eliminado do Vestibular Estadual 2013 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de cálculo e/ou qualquer meio de obtenção de informações, eletrônicos ou não, tais como calculadoras, agendas, computadores, rádios, telefones, receptores, livros e anotações. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova. BOA PROVA! História 02/12/2012

Upload: duongminh

Post on 17-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de História.Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal.3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal.5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta. Não serão consideradas as questões respondidas fora desses espaços.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.Nas salas de prova, não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio digital ou boné de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortográficos líquidos ou similares.Será eliminado do Vestibular Estadual 2013 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de cálculo e/ou qualquer meio de obtenção de informações, eletrônicos ou não, tais como calculadoras, agendas, computadores, rádios, telefones, receptores, livros e anotações.Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

História02/12/2012

Page 2: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO 3

Nos mapas, estão indicadas as principais rotas comerciais europeias, respectivamente, na Baixa Idade Média e na Idade Moderna. Comparando-os, percebem-se alterações significativas nesses caminhos a partir do século XVI, provocadas pela chamada Revolução Comercial iniciada no século XV.

Indique a mudança provocada pela Revolução Comercial e duas de suas consequências econômicas, uma para a Europa e outra para os demais continentes conhecidos à epoca.

Questão 01

Rotas comerciais europeias

Adaptado de olhonahistoria.blogspot.com.br

Após o século XVI

Adaptado de ced31c.blogspot.com.br.

EspanhaPortugal

ÁSIAAMÉRICADO NORTE

AMÉRICADO SUL

ÁFRICA

OCEANIA

EUROPA

Brasil

Calicute,1498

Ceuta, 1415Cabo Bojador, 1435

Porto Seguro, 1500

Cabo da Boa Esperança, 1488

Moçambique

ÍndiaSão Salvador, 1492

Açores, 1427Madeira, 1420

Cabo Verde

OCEANOÍNDICO

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOPACÍFICO

ÁSIA

ÁFRICA

OCEANIA

EUROPA

Calicute

OCEANOÍNDICO

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOPACÍFICO

Cantão

SmolenskKievOdessa

Pequim

BagdáAlexandria

BremenAmsterdã Lubeck

GênovaVeneza

Constantinopla

CeutaTrípoli

Antuérpia

EspanhaPortugal

Séculos XIII e XIV

Page 3: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO4

Os fazendeiros, donos de loja, proprietários de estâncias e compradores de gado costumam vender seus trabalhadores juntamente com as propriedades. – O quê? Esses trabalhadores indígenas e empregados são livres ou escravos? – Não importa. Pertencem à fazenda e devem continuar nela a servir. Este indígena é propriedade do meu senhor.

Questão 02

Adaptado de PINSKY, Jaime (coord.). História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1989.

A servidão como forma de trabalho compulsório foi empregada nas experiências colonizadoras espanhola e inglesa na América.

Com base nos textos, apresente a principal diferença na utilização dessa forma de trabalho nas colônias espanholas e inglesas.

JeRôNImo de meNdIetAHistória eclesiástica indiana, 1596.

Os esforços realizados, principalmente na Inglaterra, para recrutar mão de obra no regime prevalecente de servidão, intensificaram-se com a prosperidade de negócios. Por todos os meios procurava-se induzir as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo contravenção a vender-se para trabalhar na América em vez de ir para o cárcere. Contudo, o suprimento de mão de obra deveria ser insuficiente, pois a prática do rapto de adultos e crianças tendeu a transformar-se em calamidade pública nesse país.

Adaptado de FURtAdo, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1987.

Page 4: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO 5

Questão 03

No Antigo Regime, a tradição era um dos elementos fundamentais na definição da mobilidade na sociedade estamental.

Identifique a forma de mobilidade, vertical ou horizontal, que mais caracterizou a sociedade estamental e explique como ela funcionava no Antigo Regime.

ialexandria.sites.uol.com.br

Nos gráficos abaixo, as setas sugerem um conceito fundamental na organização de uma pirâmide social: o da mobilidade, ou seja, do deslocamento de indivíduos ou grupos dentro da pirâmide.

Page 5: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO6

Questão 04

Na história brasileira, a representação de Tiradentes, um dos protagonistas da Inconfidência Mineira (1788-1789), exemplifica um processo de transformação de alguns de seus personagens em heróis nacionais.

Apresente duas propostas políticas da Inconfidência Mineira e justifique a transformação de Tiradentes em herói nacional, com a implantação da República no Brasil.

museuhistoriconacional.com.br

tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e melo (1893).

martírio de tiradentes

Page 6: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO 7

Questão 05

Ainda permanece a imagem de Pedro I como um dos responsáveis pela autonomia política do Brasil. Contudo, nove anos após proclamar o 7 de setembro de 1822, o imperador abdicava de seu trono e retornava à Europa. A instabilidade política e econômica foi a marca de seu breve reinado.

Cite um setor da sociedade brasileira da época que se opunha à manutenção do governo de Pedro I e uma razão para essa oposição. Em seguida, aponte um motivo para a instabilidade econômica que caracterizou esse governo.

Meu querido filho e imperador... Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua educação, e conte que o mundo o há de admirar... Eu me retiro para a Europa: assim é necessário para que o Brasil sossegue, e que Deus permita, e possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz.Adeus, meu amado filho, receba a bênção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver.

d. PedRo de AlCâNtARA

12 de abril de 1831

revistadehistoria.com.br

trecho da carta de despedida de d. Pedro I a seu filho Pedro II

Page 7: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO8

Questão 06

Os cartazes acima foram produzidos para atrair apoio popular para um movimento de oposição ao governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934). Esse movimento colocou do mesmo lado o Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático, tradicionais adversários políticos no estado de São Paulo.

Nomeie esse movimento e indique uma justificativa apresentada pelos paulistas para considerar o governo provisório de Vargas “uma ditadura”.

cpdoc.fgv.br

Page 8: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO 9

Questão 07

O cartaz acima, divulgado pelo Comitê de Coordenação e Produção de Guerra norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tornou-se um dos símbolos dos esforços patrióticos frente ao conflito armado. Nele, retratava-se também um novo ideal para a condição feminina.

Explicite duas repercussões da Segunda Guerra Mundial para o mundo do trabalho na sociedade norte-americana.

wdl.org

Cartaz de propaganda da Westinghouse (e.U.A., 1942-1943), em que uma operária diz: “Nós podemos fazer isso!”.

Page 9: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO10

Questão 08

O filme O ovo da serpente retrata o contexto de crise alemã após a Primeira Guerra Mundial, que favoreceu a subida ao poder de Hitler, principal figura do Partido Nazista.

Retire do texto dois problemas da sociedade alemã que contribuíram para a ascensão do nazismo ao poder em 1933. Indique, também, a ação tomada pelo Partido Nazista em relação a cada um desses problemas.

Adaptado de revistadehistoria.com.br.

O filme O Ovo da Serpente tem como cenário a cidade de Berlim, no ano de 1923. Trata-se, sobretudo, de uma fábula de advertência. Dez anos antes da subida dos nazistas ao poder, já se podia ver um fantasma rondando as vielas da Alemanha e pressupor que, em meio à desordem, à crise econômica e ao vácuo político, uma semente de radicalismo e violência estava para brotar. Como afirma um dos personagens, a vitória só chegaria em alguns anos, quando os jovens do país se tornassem adultos e se vissem cansados de viver em uma terra amargurada. Ao cabo da trama, sentencia-se que o fascismo era uma ameaça perceptível: “É como o ovo de uma serpente. Através das finas membranas, você pode claramente discernir o réptil já perfeito”.

Page 10: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO 11

Questão 09

A imagem e o texto apresentados refletem momentos de grave crise social em duas épocas distintas. Na década de 1930, a solução encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas últimas décadas em função das decisões do Consenso de Washington, assinado por alguns países em 1989.

Apresente uma proposta do Consenso de Washington para a crise das sociedades capitalistas. Em seguida, aponte a prática do Estado de Bem-estar Social que contraria a proposta apresentada.

Adaptado de dirleydossantos.blogspot.com.br.

Operários da siderúrgica ArcelorMittal protestam, em Marselha, contra plano do governo de Nicolas Sarkozy de aumentar a idade mínima de aposentadoria para 62 anos. Desde que a degradação da economia grega chamou atenção para os déficits explosivos europeus, os governos do continente se sucedem em anúncios de medidas de austeridade. Na Grécia, cortam-se salários e aposentadorias, aumentam-se impostos, e o resultado é uma economia de 30 bilhões de euros. A Espanha adiantou-se ao perigo e decidiu fazer cortes de 65 bilhões. Principal economia do continente, a Alemanha de Angela Merkel promete cortar 80 bilhões de euros até 2014.

Cartaz divulgando os benefícios concedidos pelo estado inglês. Nele lê-se: “Saudações do estado do Bem-estar Social”.

Page 11: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2013 2ª fase exame disCursiVO12

Questão 10

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade que estão empenhados na construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.

O Fórum Social Mundial se realizou pela primeira vez em janeiro de 2001, na cidade de Porto Alegre. Desde então, tem acontecido anualmente em diversos países do mundo onde grupos variados apoiam suas ações.

Cite duas propostas do Fórum Social Mundial que se opõem à globalização capitalista.

Adaptado de forumsocialmundial.org.br.Cartaz do Fórum Social mundial realizado na cidade de Belém do Pará, em 2009.

skyscrapercity.com

Carta de Princípios

Page 12: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

02/12/2012 HISTÓRIA

PADRÃO DE RESPOSTAS (VALOR POR QUESTÃO = 2,00 PONTOS)

Questão Resposta

1

A Revolução Comercial deslocou o eixo comercial europeu das rotas que privilegiavam o Mar Mediterrâneo para as que utilizavam a navegação do Oceano Atlântico.

Uma das consequências para a economia europeia: • acumulação de capitais • crescimento do tráfico de escravos • fortalecimento econômico da burguesia • acesso a novas fontes de metais preciosos • consolidação de práticas econômicas mercantilistas • aumento do consumo de produtos extraeuropeus, como as especiarias • processo inflacionário derivado do afluxo de metais preciosos americanos

Uma das consequências para a economia dos outros continentes: • submissão aos interesses mercantilistas dos Estados europeus • incorporação de práticas econômicas ditadas pelos interesses europeus • perda da posse da terra e de outros bens materiais por populações nativas • desorganização, eliminação ou retração de práticas econômicas autossuficientes • utilização do tráfico interno ou externo de trabalhadores como estratégia de ação econômica

2

Nas colônias espanholas os trabalhos forçados se estabeleceram como servidão definitiva (mita, encomienda).

Nas colônias inglesas a servidão foi prioritariamente provisória.

3

Mobilidade horizontal (dentro da mesma camada)

A mobilidade social no Antigo Regime era determinada, preferencialmente, pelo nascimento ou por hereditariedade, linhagem. Assim, os privilégios e a desigualdade entre as pessoas eram considerados algo natural, o que, de forma geral, fixava os indivíduos em seu estrato social de nascimento.

4

Duas das propostas: • defesa do ideal de República • defesa da liberdade dos colonos • crítica à opressão fiscal da metrópole portuguesa • defesa de ideais liberais iluministas, restrita aos interesses dos grandes proprietários • defesa do rompimento político com Portugal, restrita ao âmbito das capitanias das Minas Gerais e do

Rio de Janeiro

Legitimar o novo regime como aquele que estava construindo de fato a autonomia e a soberania da nação.

5

Um dos setores e uma das respectivas razões: • traficantes de escravos / discordância em relação ao acordo assinado com a Inglaterra pelo fim do

tráfico de escravos • comerciantes nativos / insatisfação com as vantagens e privilégios dispensados pelo imperador aos

comerciantes portugueses e ingleses • grandes proprietários de escravos e terras / insatisfação com os altos impostos, com a centralização

política imposta por Pedro I e com o acordo relativo ao final do tráfico • grupos médios urbanos liberais / defesa do federalismo, reivindicação de reformas à Constituição de

1824, crítica ao endividamento do Estado, aos rumos da Guerra da Cisplatina e ao envolvimento do Imperador na sucessão portuguesa

Um dos motivos: • crise da economia açucareira • gastos com a estruturação do Estado Imperial • dívidas geradas pelas Guerras de Independência e da Cisplatina • acordos comerciais desfavoráveis assinados, principalmente, com Portugal e Inglaterra

Page 13: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

02/12/2012 HISTÓRIA

6

Revolução Constitucionalista de 1932

Uma das justificativas: • governar por meio de decretos-leis • adiar a convocação da Assembleia Constituinte • nomear interventores para os governos estaduais • dissolver o Congresso Nacional e os legislativos estaduais e municipais

7

Duas das repercussões: • ampliação dos turnos de trabalho em face das necessidades de guerra • maior emprego da mão de obra feminina na indústria fabril e na indústria bélica • necessidade de ampliar o emprego da mão de obra feminina como parte do esforço de guerra • diminuição do contingente de mão de obra masculina disponível em função do recrutamento militar

8

Dois dos problemas e respectiva ação: • desordem social / instauração do Estado corporativo e centralizador para enfrentar a crise das

propostas liberais • crise econômica / intervencionismo estatal para controlar os conflitos entre capital e trabalho • vácuo político / fim do sistema político representativo liberal, com o estabelecimento do partido único

e fortalecimento de Hitler como liderança nacional

9

Uma das propostas e respectiva prática contrária: • retorno ao Estado mínimo / maior intervenção estatal

• processo de privatizações / criação ou ampliação de empresas estatais

• desregulamentação da economia / atuação do Estado no financiamento da economia

• diminuição dos investimentos públicos em programas sociais / produção de uma legislação social como obrigação do Estado e direito da população

10

Duas das propostas: • defesa dos direitos de minorias étnicas

• defesa dos movimentos ambientalistas

• defesa de uma globalização solidária e humanizada

• combate aos princípios neoliberais na regulação da economia mundial

• combate às práticas de exclusão e reprodução das desigualdades sociais

• defesa do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e promoção da justiça social

Page 14: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de História.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta de corpo transparente.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses espaços.

Informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Nas salas de prova, não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio digital ou boné de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortográficos líquidos ou similares.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2014 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de cálculo e/ou qualquer meio de obtenção de informações, eletrônicos ou não, tais como calculadoras, agendas, computadores, rádios, telefones, receptores, livros e anotações.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

História

2A fase EXAME Discursivo01/12/2013

Page 15: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo 3Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo

História

Os séculos XVI e XVII marcaram a afirmação do absolutismo político na Europa, embora com particularidades em cada reino. Dois exemplos de reis absolutistas são Felipe II, cujos domínios eram tão vastos que se dizia que neles “o sol nunca se punha”, e Luís XIV, conhecido como “rei sol”.

Indique duas medidas estabelecidas pelo poder real que tenham auxiliado a afirmação do absolutismo político e dois fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização política.

Questão

01

www.consciencia.org

Felipe II, Espanha Luís XIV, França

Page 16: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo4

veja1.abrilm.com.br, 22/07/2013

A visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mobilizou milhares de fiéis, representando valores e práticas do projeto missionário da Igreja Católica para a América Latina. No texto, a menção a José de Anchieta aponta para outra época da ação da Igreja: a colonização da América portuguesa no século XVI.

Explicite o principal objetivo do projeto missionário da Igreja Católica no século XVI. Em seguida, cite uma proposta atual da Igreja Católica associada ao projeto missionário para a América Latina.

Questão

02

De forma especial, queria que esse mandato ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês.

PAPA FRANCISCO Adaptado de estadao.com.br, 28/07/2013.

Page 17: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo

História

5

Questão

03

O texto e o mapa remetem a vestígios deixados pelas relações escravistas na área central da cidade do Rio de Janeiro.

Explicite o principal motivo para a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras na área central do Rio de Janeiro em meados do século XVIII. Em seguida, aponte um dos objetivos para a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.

Mais de 10 milhões de cativos foram retirados do continente africano entre 1500 e 1850, e quase metade deles desembarcou no Brasil. Ao chegarem da África, os negros eram amontoados em galpões e depois expostos para venda. Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XVIII, a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras nas regiões do Morro da Conceição e do Morro do Livramento contribuiu para o estabelecimento do mercado de escravos em um local menos incômodo, com hortas e chácaras. Foi escolhida então a região do Valongo, que compreendia Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Isso estimulou, na época, o crescimento urbano com a criação de armazéns, loteamento de áreas, abertura de ruas e aterramento de pântanos.

Adaptado de pretosnovos.com.br.

portomaravilha.com.br

Cais do Valongo eCais da Imperatriz

Pedra do Sal

Jardim Suspenso do Valongo

Largo do Depósito

Cemitério dos Pretos Novos

Centro Cultural José Bonifácio

1

2

3

4

5

6

R. CONSELHEIRO ZACARIAS

R. DO PROPÓSITO R. A

NTÔ

NIO

LA

GE

AV. VENEZUELA

R. S

OU

SA E

SIL

VA

R. PEDRO ERNESTO

R. DO LIVRAMENTO

LADEIRA DO BARROSO

LADEIRA DO FARIA

R. BENTO

RIBEIRO

R. BARÃO D

E SÃO FÉLIX

R. SENADOR POMPEU

R. ALEXANDRE MACKENZIE

R. SENADOR POMPEU

AV. MARECHAL FLORIANO

AV

. RIO

BRA

NC

O

AV. PRESIDENTE VARGAS

R. CAMERINO

R. B

ARÃ

O D

E TE

FÉR. SACADURA CABRAL

LD. DO LIVRAMENTO

R. DO JOGO DA BOLA

1

23

4

56

MORRO DA SAÚDE

MORRO DA CONCEIÇÃO

PRAÇA DA

HARMONIA

O mapa abaixo apresenta os pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana na antiga região do Valongo, localizado na atual Zona Portuária da cidade.

Page 18: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo6

Questão

05

Na pintura O século das luzes, observam-se elementos representativos do movimento intelectual denominado Iluminismo. Em 1784, o filósofo alemão Immanuel Kant definiu esse movimento como um processo de esclarecimento que permitiu ao homem chegar à sua maioridade.

Identifique na imagem dois elementos representativos do pensamento iluminista. Associe, também, um desses elementos a uma característica do Iluminismo.

Questão

04

RAYMOND DUMOUXVAINFAS, Ronaldo e outros. História. Volume 2. São Paulo: Saraiva, 2011.

O século das luzes

Page 19: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo

História

7

Questão

05

De acordo com a Constituição norte-americana, de 1787, cada estado da federação poderia decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. A permanência da escravidão no Sul, no entanto, ampliou os conflitos com o Norte do país, levando à Guerra de Secessão.

Indique uma oposição de ordem política, econômica ou social entre os estados do Norte e os do Sul que tenha contribuído para deflagrar a guerra civil. Apresente, também, a principal consequência político-econômica da vitória dos estados do Norte para o país.

Os líderes dos estados do Norte dos Estados Unidos, durante o movimento contra o Sul escravista na Guerra de Secessão (1861-1865), tinham ideias a respeito da escravidão que podem ser resumidas com a seguinte frase: a escravidão era, para eles, “remanescente de um mundo agonizante de barão e servo, nobre e escravo”.

Adaptado de MOORE Jr., Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

Page 20: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo8

Os trechos apresentam aspectos do pensamento político em duas épocas distintas: o liberalismo proposto por Montesquieu no século XVIII e a crise do liberalismo na crítica de um jornal alemão na recém-estabelecida República de Weimar.

Identifique um dos princípios liberais expresso no texto de Montesquieu e a opinião no texto do jornal alemão que contradiz esse princípio. Apresente, também, um fator que explique a crise do liberalismo no período entre as duas grandes guerras.

Questão

06

O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo.

Jornal KölnisHe Zeitung, 04/08/1919.Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002.

A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo.

MONtESqUIEU O espírito das leis, 1748.

Page 21: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo

História

9

As imagens reproduzem ilustrações de cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda − DIP.

Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente. Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a proposta política do Estado Novo.

Questão

07

“Crianças! Aprendendo, no lar e nas escolas, o culto da Pátria, trareis para a vida prática todas as probabilidades de êxito. Só o amor constrói e, amando o Brasil, forçosamente o conduzireis aos mais altos destinos entre as Nações, realizando os desejos de engrandecimento aninhados em cada coração brasileiro.” discuthistoria.blogspot.com.br

Adaptado de diarioweb.com.br.

Page 22: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo10

Questão

09

O personagem Capitão América, criado em 1941, é um cidadão norte-americano, voluntário na experiência para criar supersoldados que defendam o mundo de ameaças.

Identifique o conflito internacional em curso na época da criação do personagem. Em seguida, aponte duas medidas adotadas, nos anos de 1941 e 1942, pelo governo dos E.U.A. com relação ao conflito.

Questão

08

guiadosquadrinhos.com

Page 23: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo

História

11

Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atômica.

Apresente um aspecto da conjuntura internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade.

Questão

09 A Europa foi, durante séculos, uma ideia, uma esperança de paz e de entendimento. Enfrentamos, na atualidade, grandes desafios que não conhecem fronteiras nacionais, e a União Europeia é a resposta que temos para lhes dar. Neste modelo europeu, conjugam-se sucesso econômico e responsabilidade social. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as gerações vindouras. Por isso nos une, cinquenta anos passados da assinatura dos Tratados de Roma, o objetivo de dotar a União Europeia de uma base comum e renovada.

HANS-GERt PÖttERING, ANGELA MERKEL e JOSÉ M. BARROSOAdaptado de europa.eu, 25/03/2007.

Tratados de Roma: 50º aniversário

Page 24: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História

Vestibular estadual 2014 2ª fase exame discursiVo12

Ex-membros da guarda presidencial de Salvador Allende com fotos de colegas mortos durante o golpe, em frente ao Palácio de Governo La Moneda (setembro de 2011)

g1.globo.com

Ataque ao Palácio de Governo La Moneda (setembro de 1973)theclinic.cl

Cite duas características comuns aos governos ditatoriais latino-americanos. Em seguida, identifique uma das principais reivindicações da sociedade chilena com relação às heranças do golpe de 1973.

Questão

10A história latino-americana na década de 1970 foi marcada pela vigência de governos ditatoriais. As fotografias abaixo remetem ao golpe militar ocorrido no Chile em setembro de 1973.

Page 25: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Questão Resposta

1

Duas das medidas:• unificação da moeda• unificação de pesos e medidas• criação de uma burocracia real• uniformização da língua nacional• unificação da cobrança de impostos• apoio à colonização de novos territórios• formação de exércitos regulares nacionais• estabelecimento de práticas mercantilistas• aplicação da justiça real sobre todo o reino• estabelecimento de relações de controle e convivência com a nobrezaDois dos fatores: • manutenção dos poderes locais• existência de leis gerais do reino• fortalecimento gradativo do individualismo burguês• resistência de setores nobres à perda de seu poder político• manutenção dos poderes tradicionais ligados à nobreza e à Igreja

2

Catequese das populações ameríndias, objetivando sua conversão para a fé católica e a conquista e ocupação de territórios pela Coroa portuguesa.

Uma das respostas:• apoio à catequese dos jovens• divulgação da fé católica nos meios de comunicação de massa• realização de eventos mobilizadores de grandes contingentes de fiéis• aproximação da Igreja dos pobres, dos marginalizados, das periferias• inclusão de jovens na difusão de práticas catequistas e em ações sociais

3

A transformação do porto do Rio de Janeiro na principal entrada e saída de mercadorias e de mão de obra escrava para a região das Minas.

Uma das respostas:• reconhecimento da cultura afro-americana como patrimônio carioca e brasileiro• valorização histórica e cultural de africanos e afrodescendentes para a formação da sociedade brasileira• difusão do conhecimento sobre a escravidão e sobre as relações entre a história do Brasil e a história da África

4

Dois dos elementos e respectiva característica: • uso da biblioteca − desenvolvimento da razão como elemento fundamental para o esclarecimento do homem• venda de panfletos − liberdade de pensamento e busca pela divulgação das ideias pela imprensa• vida ao ar livre − valorização de uma vida mais ligada à natureza e menos presa aos preceitos religiosos• homens em torno do globo terrestre − desenvolvimento de diversas invenções, ampliando os horizontes europeus

5

Uma das respostas contendo as oposições:• sociedades mais urbanas / sociedades rurais• defesa de uma política cambial protecionista / defesa do livre-cambismo• desenvolvimento das indústrias / valorização de grandes latifúndios agrícolas• economia voltada para o mercado interno / economia baseada na exportação de gêneros primários• crescimento das camadas médias urbanas / sociedade fundamentada na dicotomia senhor e escravo• valorização dos ideais liberais burgueses / existência de uma sociedade mais tradicional e conservadora

Consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento político e econômico.

01/12/2013

HISTÓRIAPADRÃO DE RESPOSTAS

(VALOR POR QUESTÃO = 2,00 PONTOS)

Page 26: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

6

O princípio liberal, expresso por Montesquieu, defende a separação e o equilíbrio entre os poderes políticos e a liberdade do indivíduo.

O jornal alemão, ao contrário, defende o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos poderes legislativo e judiciário e dos direitos do indivíduo.

Uma das respostas:• grande depressão• falência econômica das potências europeias• não intervenção econômica do Estado liberal• interdependência econômica do mundo capitalista• aumento das pressões sociais pela maior presença do Estado

7

Uma das características do governo Vargas:• nacionalismo• culto ao líder• culto ao modelo tradicional de família• valorização da escola como espaço para construção da cidadaniaUma das características do governo peronista:• nacionalismo• culto ao líder• valorização da escola como espaço para construção da cidadaniaDuas das medidas:• censura à imprensa • controle dos meios de comunicação • valorização da radiodifusão e do cinema como instrumentos de propaganda estatal• regulamentação de manifestações culturais populares na defesa de ideias nacionalistas do governo Vargas

8

Conflito: Segunda Guerra Mundial

Duas das respostas:• controle do expansionismo japonês no Pacífico• ampliação dos investimentos na indústria bélica• ampliação do apoio econômico e financeiro à Inglaterra e à França• ampliação das alianças diplomáticas e da colaboração dos E.U.A. com outros países americanos• mobilização da sociedade civil norte-americana nos esforços para a Segunda Grande Guerra

9

Um dos aspectos:• contexto da Guerra Fria• perda da proeminência econômica europeia no mercado mundial após o fim da Segunda Guerra Mundial • enfraquecimento do controle das metrópoles europeias em função das lutas de descolonização na Ásia e na África

Dois dos desafios:• ameaças terroristas• desvalorização do euro• elevação do desemprego• aumento da imigração ilegal• desaceleração do crescimento econômico• pressões de ambientalistas pelo fim do uso da energia nuclear• diversidade de níveis de desenvolvimento econômico entre países-membros da União Europeia

10

Duas das características:• institucionalização da tortura• apoio norte-americano aos regimes ditatoriais implantados• censura e restrição à liberdade de imprensa e de manifestação• participação de grupos militares na deflagração dos golpes políticos• fortalecimento do poder executivo em detrimento das prerrogativas do poder legislativo• supressão dos direitos políticos de muitos dos grupos de oposição aos governos ditatoriais

Uma das reivindicações:• instalação de Comissão da Verdade• apuração dos crimes políticos então cometidos• denúncia de torturas, prisões e exílios realizados pelo governo Pinochet

Page 27: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

História30/11/2014

EXAME DISCURSIVO 2ª fase

Caderno de provaEste caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de História.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

instruções1. Verifique se você recebeu mais dois cadernos de prova.

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta de corpo transparente.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses espaços.

informações geraisO tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.

Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Nas salas de prova, não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio, óculos escuros ou boné, chapéu, viseira ou gorro de qualquer tipo, bem como utilizar lápis, canetas de material não transparente, corretores ortográficos líquidos ou similares.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2015 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de cálculo e/ou qualquer meio de obtenção de informações, eletrônicos ou não, tais como calculadoras, agendas, computadores, rádios, telefones, receptores, livros e anotações.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Page 28: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo 3

história

01

Nos séculos XVI e XVII, o surgimento e a expansão de diversas religiões cristãs, genericamente chamadas de protestantes, alteraram as condições políticas e sociais do Ocidente europeu.

Identifique dois efeitos políticos da expansão das Igrejas protestantes para as sociedades europeias. Apresente, ainda, uma das reações da Igreja Católica a essa expansão.

Adaptado de PAZZINATO, A. L. ; SENISE, M. H. V. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 1992.

Centro de irradiaçãodo luteranismo

Centro de irradiaçãodo calvinismo

Centro de irradiaçãodo anglicanismo

Universidades e academias protestantes

Centros de reforma católica

Sacro ImpérioRomano-germânico

OCEANO ATLÂNTICO

MAR DO NORTEMAR BÁLTICO

MAR MEDITERRÂNEOMAR

ADRIÁTICORoma

Trento

Leyden

Le Cateau-Cambrésis

Estrasburgo

Frankfurt

Florença

Genebra

Viena

CALVINO

reforma protestante

Page 29: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo4

história

02

As imagens remetem a dois marcos históricos do processo de conquista e ocupação da região amazônica pela Coroa de Portugal: a construção do Real Forte do Príncipe da Beira na margem direita do Rio Guaporé, entre 1776 e 1783, e a expedição à região do Amazonas comandada por Pedro Teixeira, ocorrida entre 1637 e 1639.

Identifique duas estratégias da colonização portuguesa na Amazônia ao longo dos séculos XVII e XVIII. Em seguida, aponte duas caracteríscas físicas ou demográficas dessa região que tenham interferido nas estratégias de colonização.

dezenovevinte.netfunceb.org.br

tela “Conquista do amazonas” (1907), de antonio parreirasfotografia das ruínas do real forte do príncipe da Beira

Page 30: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo 5

história

03 No Brasil, em finais do século XVIII, o descontentamento com o poder metropolitano deu origem a rebeliões que questionavam o domínio político português. Dentre essas rebeliões, destacam-se a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798).

Aponte duas diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Cite, também, dois movimentos políticos ou filosóficos que influenciaram essas insurreições.

lema da InConfIdênCIa mIneIra

historiabrasileira.com

avIso ao povo BahIense

Ó vós, Povo, que nascestes para ser livres e para gozar dos bons efeitos da Liberdade, ó vós, Povos, que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei que vós criastes; esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos vexar, para vos roubar e para vos maltratar. Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição, sim, para vós ressuscitardes do abismo da escravidão, para levantardes a sagrada Bandeira da Liberdade. As nações do mundo todas têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos. O dia da nossa revolução, da nossa Liberdade e da nossa felicidade está para chegar. Animai-vos que sereis felizes.

Trecho do panfleto revolucionário afixado nas ruas de Salvador na manhã de 12 de agosto de 1798. Adaptado de PRIORE, M. del e outros. Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997.

Page 31: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo6

história

04

A convocação dos Estados Gerais deu início à Revolução Francesa, ocasionando um conjunto de mudanças que abalaram não só a França, mas também o mundo ocidental em finais do século XVIII.

Cite um motivo para a convocação dos Estados Gerais na França, em 1789, e apresente duas consequências da Revolução Francesa para as sociedades europeias e americanas.

Carta de ConvoCação dos estados GeraIs

Por ordem do Rei.

Temos necessidade de nossos fiéis súditos para nos ajudarem a superar todas as dificuldades em que nos achamos e para estabelecer uma ordem constante e invariável em todas as partes do governo que interessam à felicidade dos nossos súditos e à prosperidade de nosso reino. Esses grandes motivos nos determinaram convocar a assembleia dos Estados de todas as províncias sob nossa obediência, para que seja achado, o mais rapidamente possível, um remédio eficaz para os males do Estado e para que os abusos de toda espécie sejam reformados e prevenidos.

Versalhes, 24 de janeiro de 1789.

Adaptado de MATTOSO, K. de Q.. Textos e documentos para o estudo de história contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976.

Page 32: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo 7

história

Observe as obras de pintores brasileiros reproduzidas abaixo. A primeira se insere no contexto do Romantismo, no século XIX, e a segunda no do Modernismo, no século XX, movimentos culturais que difundiram características e símbolos distintos para a identidade nacional.

05

A partir de elementos presentes nas pinturas, indique uma proposta do Romantismo e uma do Modernismo que explicitem a forma de cada um representar a composição étnica do povo brasileiro.

portinari.org.br

historiaporimagem.blogspot.com.br“primeira missa no Brasil” (1860), de victor meirelles

“Café” (1935), de Candido portinari

Page 33: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo8

história

06

Os motivos que justificaram a Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, continuam gerando controvérsias cento e cinquenta anos depois.

Apresente dois motivos que expliquem essa guerra, tendo em vista as disputas na região do rio da Prata durante a segunda metade do século XIX.

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi o conflito externo de maior repercussão para os países envolvidos − Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai −, quer quanto à mobilização e perda de homens, quer quanto aos aspectos políticos e financeiros. Essa guerra foi, na verdade, resultado do processo de construção dos Estados nacionais no rio da Prata e, ao mesmo tempo, marco nas suas consolidações.

Adaptado de DORATIOTO, F. F. M. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Page 34: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo 9

história

Av. Rio Branco, Rio de Janeiro, década de 1920Avenue des Champs Élysés, Paris, 1900

A partir de meados do século XIX, a expansão urbana passou a ser guiada por um modelo de modernização cujas reformas modificaram profundamente as grandes cidades e a vida de seus habitantes. No início do século XX, o Brasil, apesar de encontrar-se em um contexto diverso do europeu, inspirou-se na reforma efetuada em Paris pelo Barão Haussman. A Reforma Pereira Passos (1902-1906) deu início a um processo de transformação do Rio de Janeiro na “Paris dos Trópicos”.

Cite dois objetivos da reforma urbana de Pereira Passos e um efeito dessa reforma para o processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

07

espacomorgenlicht.wordpress.com

Page 35: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo10

história

08

Os movimentos de contestação política ocorridos na década de 1960 tiveram motivações variadas. No Brasil, a Passeata dos Cem Mil foi o episódio mais marcante nesse contexto.

Aponte dois elementos do contexto político brasileiro da época associados diretamente à ocorrência dessa passeata. Em seguida, apresente um motivo que, em 1968, contribuiu para a eclosão de revoltas em um dos outros países citados no texto.

Adaptado de ARAUJO, M. P. Memórias estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007.

O ano de 1968 tornou-se sinônimo de uma rebelião estudantil mundial. Mas 1968 não existiu de uma forma isolada, ele foi o ponto culminante de uma década de movimentos que se espalharam por quase todo o planeta. No Brasil, na França, no México, nos Estados Unidos, na Espanha, no Canadá, na Argentina, na Venezuela, na Polônia, na Tchecoslováquia, países com diferentes realidades políticas e diversas condições econômicas se viram enfrentando um mesmo fenômeno político: rebeliões de jovens estudantes universitários e secundaristas.

passeata dos Cem mil, rio de Janeiro, 26/06/1968alerj.rj.gov.br

Page 36: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo 11

história

09

O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias.

Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.

Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. O novo memorial − “Mauthausen,

lugar de um crime” − inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções.

Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013.

ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de mauthausen

Page 37: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Vestibular estadual 2015 2ª fase exame discursiVo12

história

10

O Estado Islâmico criado em regiões do Oriente Médio alterou as relações entre os governos locais e muitas nações ocidentais, gerando novas ameaças e conflitos, como se observa por meio do mapa e da reportagem.

Identifique uma característica da ação política do grupo que criou o Estado Islâmico. Em seguida, aponte um motivo para a oposição norte-americana à sua existência.

mapa dos terrItórIos oCupados pelo estado IslâmICo

O grupo que criou o atual Estado Islâmico foi formado no Iraque, em 2006, por iniciativa da Al-Qaeda. Seu principal líder, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou, em junho de 2014, um “califado” abrangendo cerca de 25% da Síria e 40% do Iraque. A maioria dos territórios controlados pelo Estado Islâmico, principalmente no Iraque, são desérticos. Para Romain Caillet, especialista em movimentos islâmicos, o grupo sobrevive essencialmente de autofinanciamento. Seus métodos são uma mistura de terror e prestação de serviços sociais para as populações que estão sob seu controle.

Adaptado de diariodepernambuco.com.br, 21/08/2014.

Adaptado de img.rtp.pt, 04/07/2014.

Damasco Bagdá

ARÁBIA SAUDITA

TURQUIA

SÍRIA

IRAQUE

Dyiala IRÃ

Aleppo Rakka

DeirAl-zor

MossulArbil

NiniveKirkuk

SaladinTikrit

Bassorá

Al-Anbar

Estado Islâmico

Centro administrativo do Estado Islâmico

Page 38: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

Questão Resposta

1

Dois dos efeitos políticos:• divisão da cristandade ocidental• forte apoio de grupos burgueses ao calvinismo• rompimento entre dinastias reinantes e o papado• ocorrência de guerras de religião em diversas regiões europeias• apoio de setores da nobreza a religiões protestantes, principalmente ao luteranismo • fortalecimento político de monarcas e nobres beneficiados pelo confisco de terras da Igreja Católica

Uma das reações:• instituição do Índex• reafirmação do poder do Papa• convocação do Concílio de Trento• condenação da venda de indulgências• reformulação do Tribunal da Santa Inquisição• criação de seminários para a formação do clero secular• estímulo à ação de ordens religiosas missionárias, como a Companhia de Jesus

2

Duas das estratégias:• construção de fortes destinados à defesa de terras conquistadas• utilização da numerosa população indígena local como mão de obra• realização de expedições de exploração e reconhecimento do território• controle e uso da navegação de rios para assegurar a posse do território• estímulo à presença de missões religiosas dedicadas à catequese dos indígenas• exploração dos recursos naturais da floresta (coleta e extração das drogas do sertão, como canela e cacau)

Duas das características:• extensa floresta equatorial• grandes vazios demográficos• bacias hidrográficas navegáveis• dispersão dos recursos naturais pela floresta• existência de numerosa e diversificada população indígena

3

Diferenças:• A Inconfidência Mineira foi um movimento de composição predominantemente elitista, já a Conjuração Baiana teve um caráter mais popular.• Algumas lideranças da Conjuração Baiana propunham a abolição da escravidão, o que não era cogitado pelos inconfidentes de Minas Gerais.

Dois dos movimentos:• Iluminismo • Liberalismo• Republicanismo• Revolução Francesa• Independência dos Estados Unidos

4

Um dos motivos:• crise financeira• proposta de equidade fiscal• endividamento do Estado francês• encaminhamento de uma reforma tributária por parte do EstadoDuas das consequências:• divisão do poder político• defesa da ideia de liberdade• crise do absolutismo monárquico• defesa da ideia de igualdade jurídica• substituição da ideia de súdito pela ideia de cidadão• fim da sociedade estamental (fim dos privilégios de nascimento ou de origem)• estabelecimento da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão

30/11/2014

HISTÓRIAPADRÃO DE RESPOSTAS(VALOR POR QUESTÃO: 2,00 PONTOS)

Page 39: 02/12/2012 História - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620302/UERJ história 2013... · as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo

5

Uma das propostas do Romantismo:• idealização do indígena como símbolo nacional• ênfase da presença portuguesa na ação colonizadora

Uma das propostas do Modernismo:• afirmação do caráter miscigenado do povo• valorização da presença de negros e mulatos entre os trabalhadores

6

Dois dos motivos:• disputa pela hegemonia regional entre o Brasil e a Argentina• controle da navegação pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai• criação de entraves à formação de Estados nacionais fortes que unificassem a região• necessidade do Paraguai de controlar o estuário do Prata para acessar o oceano Atlântico• garantia da proeminência brasileira ou argentina em relação aos demais Estados do Prata• consolidação das fronteiras de províncias brasileiras, como Mato Grosso e Rio Grande do Sul

7

Dois dos objetivos:• construir grandes avenidas, símbolos de modernidade• resolver problemas de insalubridade das áreas urbanas• sanar deficiências de infraestrutura tendo em vista o aumento da população• derrubar os cortiços e outros tipos de moradias populares existentes no Centro• remodelar ruas e prédios identificados com o cenário colonial do Rio de JaneiroUm dos efeitos:• facilitação da mobilidade urbana• deflagração do processo de favelização• controle da população mais pobre, considerada perigosa• facilitação do escoamento das importações/exportações• deslocamento das moradias populares para áreas periféricas ao centro da cidade

8

Dois dos elementos:• restruturação do movimento estudantil• ampliação da oposição à ditadura militar• morte do estudante secundarista Edson Luís• ampliação dos protestos contra a violência da repressão política• cerceamento das liberdades políticas a partir do Golpe Militar de 1964Um dos motivos:• Primavera de Praga• críticas à Guerra do Vietnã• expansão da contracultura e da revolução sexual• apropriação das ideias da Revolução Cultural Chinesa• desdobramentos das lutas de descolonização na Ásia e na África• insatisfação estudantil quanto à burocracia do sistema universitário

9

Duas das repercussões:• criminalização internacional do nazismo• apoio à criação do Estado de Israel na Palestina• criminalização de ações discriminatórias de raças, povos e etnias• denúncia e condenação internacional, no contexto do Tribunal de Nuremberg, dos crimes contra a humanidade cometidos pelo Estado Nazista

Uma das possibilidades:• promover a valorização das memórias e o reconhecimento dos crimes cometidos para as novas gerações• estimular a condenação de ações de perseguição e de extermínio, em especial os genocídios

10

Uma das características:• defesa do fundamentalismo religioso de forma extremista• crítica ostensiva ao Estado laico e aos princípios democráticos ocidentais• utilização de práticas terroristas, como sequestros, assassinatos, saques• defesa do militarismo para expansão do islamismo fundamentalista (Jihadismo)Um dos motivos:• interesse na exploração e comércio do petróleo da região• aliança com o Estado de Israel no contexto dos conflitos com os países árabes• defesa da posição hegemônica norte-americana na difusão internacional dos ideais liberal-democráticos e dos direitos humanos• combate à Al-Qaeda e ao fundamentalismo islâmico, no contexto das repercussões do atentado às Torres Gêmeas, no Onze de Setembro