01-discursiva-produzindo texto - escrevendo redação

Upload: lu-moura

Post on 05-Jul-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    1/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 1/31

    Escrevendo Redação

    Escrevendo Redação

    HOME

    Anuncios

    Aula de Redação

    Aulas de LiteraturaGABARITO

    Produzindo Texto

    hist/geo Rondônia -questõesdiscursivasdiscursivas

    Mais exemplos deredações

    Produzindo texto2011/2012/2013

    Resultado 4º simulado

    Sitemap

    Leituras importantes

    Navegação

    Temas p/treinar redação Enem

    Bin Laden

    Xenofobia

    Midias sociais

    Código Florestal

    È certo  falar/escrever errado?

    Produzindo Texto

    O Brasil e o conflito: defesa do meio ambiente X desenvolvimento econômico

     As mudanças climáticas tornaram-se o bicho papão da atualidade. O cinema, por exemplo, já explorou os chamados temas apocalípticos em filmes como "O dia depois de amanhã",que trata do aquecimento global. Preocupados com as previsões catastróficas sobre ofuturo do planeta, muitos governos têm se envolvido em acordos internacionais, como oProtocolo de Kyoto, que influenciam nos rumos da economia e nas políticas públicas. Oproblema é que o IPCC, principal órgão mundial responsável pela avaliação (e divulgação)das pesquisas sobre o tema, teve sua credibilidade abalada por denúncias de manipulaçãode dados e de erros (o principal diz respeito ao derretimento das geleiras do Himalaia). Senão se tem uma dimensão real do problema, é o caso de se perguntar: o Brasil devecontinuar seguindo as orientações desses relatórios climáticos ou deve priorizar ocrescimento econômico?

    texto 1:

      Desenvolvimento Socioeconômico e Responsabilidade Ambiental Comum masDiferenciada

    Na ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano de 1972, foiclara e amplamente declarado que as responsabilidades dos problemas causados aoambiente por um desenvolvimento econômico não preocupado com os critérios ecológicossão diferentes para os países desenvolvidos e para os países em desenvolvimento e, quea miséria constitui-se na pior das poluições,sendo então cabível ao Brasil priorizar odesenvolvimento econômico visto tratar de um país ainda em desenvolvimento.

    De acordo com o Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimentode 1987, Relatório Brundtland, a pobreza é em grande parte causa e conseqüência dadeterioração ambiental. A riqueza, da mesma forma, compromete o equilíbrio danatureza.O sistema econômico internacional hodierno não passa da conseqüência – ou dainconseqüência ? – lógica de uma herança de dependências e injustiças, não suprimindode forma alguma a quota de responsabilidade individual de cada país, seja eledesenvolvido ou em desenvolvimento, na destruição ambiental.

     As políticas agrícolas que privilegiam as monoculturas extensivas com a utilização

    intensiva de pesticidas e fertilizantes químicos; a pecuária em grande escala em terrasaráveis e a prática de queimadas para os pastos subvencionados; a falta de reformaagrária provocando violências; o êxodo rural; o desmatamento; os processos dedesertificação; a devastação das florestas nativas provocada por escolhas econômicas delucro fácil; a corrida desenfreada para a exportação de matérias primas em troca de moedaestrangeira; o peso esmagador da dívida externa e a pobreza engendrada, aumentada eperpetuada por tais iniqüidades, são alguns dos elementos característicos das sociedadesditas em via de desenvolvimento.

    Numerosas dificuldades sanitárias e ambientais também acompanham a produçãoabundante nos países desenvolvidos. Apesar dos efeitos negativos criados pelasuperprodução de bens, de serviços e de capitais, continua-se a defender a idéia – caraaos defensores da modernidade abastada – que a riqueza não é problema, mas solução.

    Se os países desenvolvidos têm um ativo econômico invejável, eles carregam um passivoecológico pesado, estigmatizado pela produção sem limites e suas conseqüênciasnefastas: dejetos perigosos, tóxicos e radioativos acumulados em depósitos (quando comeles não se entope o terceiro mundo); o comprometimento das florestas, antigamentenaturais e ricas em espécies da flora e da fauna; as terras empobrecidas; os riosintoxicados;lençóis freáticos contaminados, os mares e os lagos envenenados; os solos

    Pesquisar o site

    http://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2015%20-%20EM%20-%20aluno.pdfhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/sitemap/hierarchyhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/resultado-4o-simuladohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/http://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2015%20-%20EM%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2014%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2011%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2010/Tema%2012%20-%20Aluno%20%283%C2%BA%20ano%20do%20PV%29.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2012%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/sitemap/hierarchyhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/resultado-4o-simuladohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto-2011https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/mais-exemplos-de-redacoeshttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/hist-geo-rondonia---questoes-discursivashttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/gabaritohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/aulas-de-literaturahttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/aula-de-redacaohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/anuncios-1https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/homehttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    2/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 2/31

    esgotados; a excessiva produção de gases nocivos, provocando na esfera local as chuvasácidas, e, contribuindo no âmbito global para a redução da camada de ozônio e oaquecimento do clima.

    Quais são então os valores para um mundo mais responsável e solidário baseado nointeresse de todos – das presentes e futuras gerações – a desfrutar de um meio ambiente,tanto local, regional quanto global, sadio? Primeiramente pensar-se em como a noção deresponsabilidade comum, mas diferenciada, pode ser esclarecida em termos práticos... .Essa responsabilidade tanto se aplica no interior das fronteiras nacionais quanto nasrelações internacionais.

    Dentro dos limites nacionais, resta-nos esperar que cada país decida sobre seu própriodestino desenvolvimentista firmado na noção de responsabilidade com o meio ambiente eseu interesse maior: o próprio homem; assim também estar-se-á cuidando dahumanidade... .

    Nas relações internacionais, apesar de a cooperação não ser a panacéia para todos osmales do planeta, a busca de um desenvolvimento socioeconômico comum cuidadoso dasquestões ambientais requer um amplo esforço de interatividade internacional. Os atuaismecanismos tradicionais de ajuda ao desenvolvimento deverão ser reconsiderados,reorientados e readaptados tanto no Brasil quanto em outros países.

    texto 2:

    Interesse Comum da Humanidade X Meio Ambiente

    "Os recursos naturais do globo, inclusive o ar, a água, a terra, a flora e afauna, e particularmente as amostras representativas dos ecossistemasnaturais, devem ser preservados no interesse das gerações presentes efuturas, segundo um planejamento ou gestão cuidadosa conforme asnecessidades".Este preceito é claro: é o interesse comum da humanidadeque determina toda ação com vistas à proteção da biosfera. Mas queinteresse é esse?

     Alexandre Kiss diz:"Com certeza, em primeiro lugar, a sobrevida dahumanidade, mas também a possibilidade para os indivíduos e para os povosque a compõem de levar uma vida material satisfatória, na dignidade e na

    liberdade. É necessário ressaltar que quando falamos em humanidade deve-se entendê-la não somente no presente mas também no futuro: as condiçõesde existência das gerações futuras – que serão cada vez mais numerosas,pelo menos durante algumas décadas – não devem ser mais desfavoráveisque aquelas que nós herdamos de nossos predecessores. Este direito dasgerações futuras é na realidade inscrito em tudo o que diz respeito à proteçãodo meio ambiente e à preservação dos recursos naturais: a conservação sótem sentido dentro de uma perspectiva temporal, caso contrário tudo poderiaser consumido e desperdiçado no presente".Não é somente a vida que estáem jogo, mas uma qualidade de vida duradoura no tempo, ou melhor,permanente, a qual está intrinsecamente relacionada à qualidade do meioambiente; a visão da natureza e dos recursos naturais como um "bem"pertencente ao homem ou uma "coisa" apropriável pelos sujeitos de direitoestá definitivamente comprometida.

     A consciência ambiental – que passa pela educação, informação e formaçãoem matéria de meio ambiente e desenvolvimento sustentável – é condiçãoessencial para que os esforços em matéria ambiental não sejam em vão,aliada a ela é necessário um bom conhecimento científico desdobrado emuma ampla aplicação técnica e tecnológica, o que requer vontade política, esobretudo, investimento financeiro.quem poderia investir-se da capacidade

     jurídica para defender, em nome das gerações presentes e futuras esseinteresse comum na proteção do meio ambiente?

     A procura sistemática de respostas comuns – tanto políticas quanto jurídicas – às questões suscitadas pelo desenvolvimento econômico deveria ser fortalecida e aperfeiçoada. A cooperação financeira é importante; não menos

    importantes são também as outras formas de cooperação: a científica, atécnica, a tecnológica,portanto o Brasil deve continuar investindo emcrescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável.

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    3/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 3/31

    texto 3:

    Defesa do meio ambiente em primeiro lugar 

    Preservar os recursos naturais, no Brasil, deve ser prioridade de qualquer ser humano,empresas privadas ou públicas,deve estar acima do desenvolvimento econômico.

    O cenário atual do meio ambiente é preocupante devido às mudanças climáticas. O PainelIntergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou, dentre outros dados, queo nordeste brasileiro poderia ter até 75% das fontes de água da região esgotadas até 2050.

    O fato é que os problemas ambientais realmente existem, porém, não se tem certeza daproporção da gravidade, pois o IPCC teve sua reputação comprometida: o climatologistaPhil Jones, integrante do quadro de cientistas do órgão, admitiu publicamente a existênciade manipulação nos relatórios do IPCC.

    No Brasil, uma possível medida para esses problemas é a execução de estudos quedevem ser feitos com cientistas focados em regiões que foram consideradas ameaçadaspelos dados mostrados pelo IPCC, com o intuito de averiguar a veracidade dos fatos edescobrir a real proporção para um posterior planejamento com indicação de possíveissoluções.

    Outra opção seria a conscientização da população. Nesse sentido, é interessante destacar 

    a pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA): Sustentabilidade aqui eagora?, realizada com as pessoas de 11 capitais brasileiras. Esse estudo mostra queexiste uma contradição entre a preocupação existente e o comportamento de fato daspessoas. Portanto, a educação da população deve acontecer no intuito de tentar reverter essa situação.

    O importante é que existam atitudes em prol do meio ambiente e que os recursos naturaissejam sempre levados em consideração para que o país não sofra consequênciascatastróficas no futuro.

    TEMA: Qualdade na educação

    Texto 1

      Educação - a premissa para o desenvolvimento

      Com a diversificação e ampliação do mercado,as empresas intensificam abusca por profissionais que tenham um bom senso estratégico e,principalmente um

    capital intelectual significante.Nesse âmbito,o papel da educação é fundamental paraa formação desses profissionais e,consequentemente torna-se imprescindível para odesenvolvimento de um país.  O tema Educação no Brasil tornou-se um clichê - repetido inúmeras vezesprincipalmente em épocas de eleição,onde a falácia e a visão panorâmica da maioriados candidatos se sobrepõe a um verdadeiro conhecimento da problemática e dagestão do assunto.Em termos quantitativos o Brasil apresenta uma melhoriarazoável,pois é possível encontrar um considerável número de escolas nascidades,se considerado ao passado.Porém,os maiores entraves da educaçãoencontram-se na questão qualitativa da mesma.  Ao se falar em qualidade da Educação,geralmente transfere-se o assunto paraos professores,mas é preciso saber que por trás dos professores existem asSecretarias e o Ministério da Educação.Se a parte do planejamento e elaboração dasnormas e prioridades educacionais não tem uma boa gestão,consequentemente aparte da execução (professores) não surtirá efeitos positivos.Enfim,se a gestão doplanejamento não atende as necessidades da Educação é porque os planejadoresnão tem capacidade suficiente para desempenhar seu papel,ou não sãocomprometidos com o assunto.  Portanto a escolha de bons profissionais é o primeiro passo para elevar a qualidade do ensino público,pois tendo um bom planejamento e seguindo critérios

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    4/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 4/31

    de escolha para bons profissionais em todas as áreas da educação,capacitandocontinuamente os professores com cursos,palestras,debates e conferências e,dandooportunidades aos mesmos para expressar suas ideias para melhorias,garantirá amanutenção e a prática de um bom planejamento.Observar exemplosexternos,políticas utilizadas em outros países que deram certo também seria válidopara enriquecer o saber prático da gestão educacional e,se realmente o Brasildesejar fazer parte do grupo de países desenvolvidos e ter bons índices de qualidadede vida,deve promover ações urgentes para sanar problemas de uma Educação queatualmente se encontra defasada.(Pâmela C. de Souza)Texto 2

      Livros,colaboração,cidadania,educação e progresso

      Ordem e progresso - palavras de grande importância no ambiente de qualquer sociedade e que estampam a bandeira brasileira.Entretanto é pouco provável queuma nação alcance um progresso que envolva a todos se não possuir uma boa baseeducacional.O Brasil apesar de despontar entre as dez maiores economias doplaneta,apresenta enormes desigualdades sociais e uma educação pública que nãose desenvolve.  Cristóvão Buarque em um dos seus textos,quando senador,relatou o pequenoinvestimento de cento e dezesseis reais que o governo brasileiro investe por mês acada aluno,em contraste com os mil reais investidos por mês na educação privada.Oque fazer então para melhorar a qualidade da educaçãopública?

      Primeiramente que a cada eleição o cidadão vote com real consciênciapolítica.que participe dos debates e estudem as propostas políticas procurando fazer valer sua cidadania.Com isso,muitos terão consciência de que o Estado é quetrabalha para o povo e não o inverso como vem ocorrendo.Com bons representantespúblicos será maior a chance de serem criadas leis que estimulem a melhora dosetor público.  Contudo é preciso também que pais e alunos cobrem aos governantes eórgãos responsáveis a construção,reforma e estruturação digna de escolas e crechesestaduais,municipais e/ou federais;que ofereçam ao corpo discente acesso à boasbibliotecas,salas devidamente iluminadas e refrigeradas bem como laboratórios deinformática além da possibilidade de educação integral com alimentaçãobalanceada,prática de esportes,acompanhamento psicológico e meios de transporteseficientes.  No que tange ao corpo docente que mais atenção lhes sejam dadas,quepassem anualmente por avaliações psicológicas,emocionais e intelectuais,para queseja confirmada a competência e preparo destes em sala de aula., poisfrequentemente são verificados casos em que o educador não se encontra preparadopara ministrar determinada aula e são impostos por um governo não responsável aficar ministrando conteúdos que não condizem com seu conhecimento.  Por fim, é necessário um maior envolvimento entre o centro de ensino e afamília do respectivo estudante,criando laços não somente profissionais,mas sociaisque colaborem para o progresso da educação,pois em escolas do sul do país estatécnica foi posta em prática e,tais alunos obtiveram as melhores médias no ENEM2009.Enfim,é preciso que a escola deixe de ser vista apenas como umestabelecimento de ensino mas passe a ser considerada realmente como umaextensão do lar.(Daniel Renan) 

    Texto 3:

      A educação de um país emergente

      O Brasil é um dos principais países emergentes no mundo,é também um dospoucos que pode chegar ao "status" de desenvolvido,entretanto é necessário que opaís melhore em diversos aspectos e um deles é o sistema educacional.  Com um PIB (Produto Interno Bruto) invejável a República brasileira temcondições de melhorar a educação,o que falta são políticas estratégicas para que sepossa fazer acontecer e também combater a corrupção.Segundo pesquisas recentesdo IDEB a educação sofreu melhoras significativas,porém,apontou que ainda faltamuito para se alcançar os índices de países de primeiro mundo.

      Recentemente o Sistema de seleção de alunos para a maioria das UniversidadesFederais do Brasil passou a ser unificado,ou seja,através do SISU e do ENEM,o quedemonstrou grandes avanços,pois a unificação trouxe benefícios eoportunidades,além de organizar parte do sistema educacional e contribuir parapesquisas no mesmo ramo. Contudo se faz necessário maiores investimentos nabase educacional pois além de incentivar e aperfeiçoar programas de inclusão como

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    5/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 5/31

    o PROUNI,deve-se atentar também para os problemas do dia a dia nas escolas comooferecer estratégias de inclusão a alunos que sofrem com o bullying,capacitação deprofissionais,acompanhamento escolar pelos familiares,inclusão digital e melhoressalários ao professor de escola pública.  Portanto,há diversas maneiras de começar a mudança para que se possa ver aeducação de um país emergente começar a alcançar os níveis de paísesdesenvolvidos.(Dêner Bruno) 

    Tema: O desgosto do brasileiro com os políticos tem gerado protestos inusitados, como aeleição de animais, em décadas passadas, e a candidatura de pessoas sem nenhumaligação com a política, que chegam a declarar publicamente não entenderem nada sobre ocargo que disputam. O slogan mais comentado deste ano foi "Vote Tiririca, pior que tá nãofica". O que você pensa disso? Esse tipo de voto de protesto ajuda o Brasil a melhorar?Passado o fervor da campanha eleitoral e concretizado o deboche por meio da eleiçãodesses personagens, como fica o país e qual a contribuição desses novos políticosdurante anos? Qual o prazo de validade da piada que se faz ao se votar em palhaços?

    Com base nos textos de apoio e em outras informações de que você disponha, elaboreuma dissertação defendendo um ponto de vista sobre a pergunta: Votar em palhaço é umaforma válida de protestar? (tema da uol.educação.com)

      Protestos inúteis - o rumo para a ditadura civil

      O século XX foi um período de grande instabilidade política nos países europeus eOcidentais.O Brasil conseguiu superar o regime de ditaduras militares onde a discordância

    com o governo era motivo de exílios,sequestros e assassinatos,estabelecendo assim umademocracia efetiva.A conquista do voto direto e livre foi um marco para a história dademocracia brasileira,porém mesmo não havendo a repressão e a violência explícita doEstado como em décadas anteriores,um grave problema começa a desencadear nademocracia brasileira: a apatia dos cidadãos e o cessar das vozes que deveriam clamar contra as irregularidades do Governo.  Estancado o problema da violência cometida pelo Estado,a corrupção se torna aprincipal inimiga da democracia,impulsionada pela burocracia estatal,pela impunidade emorbidez do povo brasileiro.Tendo a imprensa livre - mesmo sob ameaças - ondepraticamente todos os dias são veiculados casos de corrupção política,as pessoa nãomais se surpreendem,não protestam e muitas vezes sequer sabem.Nesse cenáriocontínuo a corrupção política tornou-se um clichê,um lugar comum na mente dosbrasileiros.A eleição de personagens que não possuem afinidades com a política,que

    sequer tem um conhecimento mínimo da administração pública é um efeito dessa visãodistorcida da corrupção.Votar nesses personagens não é uma forma válida deprotestar,pois não surtirá efeito algum,a não ser para o próprio candidato que terá umaremuneração exuberante e,para o partido que terá sua legenda valorizada.  O protesto implica em pressionar,exigir e organizar manifestações.A própria históriacomprova que isso surte efeitos positivos para a continuidade da democracia.Se essaespécie de protestos mórbido e ineficaz continuar,a corrupção não será mais umproblema,mas um "sistema subterrâneo" agregado à política brasileira e,assim, de ditaduramilitar à democracia,o Brasil dará seu próximo passo rumo a ditadura civil. (Pâmela C.deSouza/JBC)

    Tema: Educação Infantil

      Educação infantil - um ato de responsabilidade

    Atualmente, verifica-se a existência de diferentes tendências relativas ao nível inicial da educaçãoinfantil. Uma, defende a acolhida de crianças nas instituições desde muito cedo, ainda antes de ela

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    6/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 6/31

    completar um ano de idade, como conseqüência das exigências de realização pessoal das mães edos ganhos da educação coletiva. Essa atitude se intensifica cada vez mais nos últimos tempos apartir das conquistas obtidas pelos movimentos feministas. Outra tendência é a de prolongar alicença maternidade, mantendo em casa a mulher com vistas a proporcionar à criança umdesenvolvimento, que, na perspectiva psicanalítica tradicional, aumentaria as possibilidades deformar um adulto equilibrado e feliz. Processo muitas vezes estimulado pelo próprio governo, comoé o caso, por exemplo, do kinderbetreuungsgeld na Áustria. É preciso salientar que essa últimatendência acentua-se em países tecnologicamente mais desenvolvidos.

    No caso brasileiro prevalece a primeira em virtude de haver um número cada vez maior demulheres, de todos os estratos sociais, procurando instituições (oficiais ou não) que recebam seusfilhos, por razões diversas, destacando-se, principalmente, suas ocupações profissionais. Ao mesmo

    tempo, é importante ver a relação criança-ambiente como responsável pela integração da criança,além de se perceber a instituição de acolhimento infantil como um elemento integrador que devetrabalhar todas as relações, podendo desem penhar um papel positivo no desenvolvimento infantil.

    Ao considerarem a pré-escola, pesquisas apresentam inúmeros benefícios para as crianças queatendem a esta etapa da educação, como a redução da mortalidade nesta faixa etária, maior desenvolvimento cognitivo, maior tempo de permanência na escola, redução de repetências e deabandono da escola e até mesmo maior aquisição de vocabulário, devido à convivência desde cedoem diferentes ambientes .A criança que freqüenta a educação infantil tem, em média, um ano a maisde escolaridade do que aquela que ingressou na escola diretamente no ensino fundamental. E tem32% a mais de chances de concluir o ensino médio.

    No entanto, há outras concepções em voga na atualidade. Particularmente interessante é a visãodecorrente do desenvolvimento de uma nova «sociologia da infância». Esta visão está presente naconvenção de direitos da criança (2005) que concebe-a como um sujeito de direito, com voz própriae entende a educação infantil como uma etapa de desenvolvimento, uma etapa importante para omomento presente da criança e não um «investimento» em longo prazo como na tradicional visãocentrada na formação de capital humano,por isso deve ser encarada como um ato deresponsabilidade,pois a criança necessita de um trabalho que lhe traga o desenvolvimento como umtodo.

      Criança - um ser que merece respeito

    Falar da creche ou da educação infantil é muito mais do que falar de uma instituição, de suas qualidades edefeitos, da sua necessidade social ou da sua importância educacional. É falar da criança. De um serhumano,pequenino, mas exuberante de vida. (DIDONET) Do ponto de vista histórico, a educação da criança estevesob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outrascrianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura. Na sociedadecontemporânea, por sua vez, a criança tem a oportunidade de frequentar um ambiente de socialização,

    convivendo e aprendendo sobre sua cultura mediante diferentes interações com seus pares. Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, bem como a contribuição das ciências ao longo dos anos e oavanço significativo da legislação brasileira no que diz respeito ao direito da criança à educação de qualidadedesde onascimento, a realidade denuncia um grande descompasso entre o discurso da lei e o cotidiano de muitasescolas infantis.

    Diferentemente dos países europeus, no Brasil, as primeiras tentativas de organização de creches, asilos eorfanatos surgiram com um caráter assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavamfora de casa e as viúvas desamparadas. Outro elemento que contribuiu para o surgimento dessasinstituições foram as iniciativasde acolhimento aos órfãos abandonados que, apesar do apoio da alta sociedade, tinhamcomo finalidade esconder a vergonha da mãe solteira.Fatores como o alto índice de mortalidade infantil, adesnutrição generalizada e o número significativo de acidentes domésticos, fizeram com que alguns setoresdasociedade, dentre eles os religiosos, os empresários e educadores, começassem a pensar num espaço decuidados da criança fora do âmbito familiar. De maneira que foi com essa preocupação, ou com esse “[...]problema, que a criança começou a ser vista pela sociedade e com um sentimento filantrópico, caritativo,assistencial é que começou a ser atendida fora da família”

     Apesar do interesse e esforço isolados de educadores como Mário de Andrade, a Educação Infantil

    levou muito tempo para se desvencilhar do caráter que a pontuou desde o início: a assistência social.

    Essa demora foi de quase um século – o primeiro jardim da infância foi inaugurado em 1895, em São

    Paulo. Mudanças estruturais começaram somenaram a um aumento significativo na demanda por

     vagas em escolas para as crianças de 0 a 6 anos. Como não havi a políticas bem definidas para o

    segmento, a expansão de instituições de Educação Infantil nessa época foi desordenada e gerou

    precarização no atendimento, feito, em geral, por profissionais sem nenhuma formação pedagógica

    em instituições.

    Essas instituições eram divididas em: comunitárias, localizadas e mantidas por associações e

    agremiações de bairros; confessionais, mantidas por instituições religiosas; e filantrópicas,

    relacionadas a organizações beneficentes. A LBA foi extinta em 1995, mas o Governo Federal

    continuou a repassar recursos para as creches por meio da assistência social.

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    7/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 7/31

    Nesse mesmo período, se intensificou uma separação entre o atendimento nas creches, de 0 a 3 anos,

     visto como algo destinado às camadas p opulares, e a pré-escola, segmento voltado para as classes

    média e alta. “Essa é uma separação que funda a Educação Infantil no país. As creches, totalmente

    financiadas pela assistência social, eram vistas como uma alternativa de subsistência para crianças

    mais pobres e estavam orientadas para cuidados em relação à saúde, higiene e alimentação. Já a pré-

    escola passou a ser encarada como a porta de entrada das crianças ricas na Educação”, analisa a ex-

    coordenadora de Educação Infantil do MEC, Karina Rizek.

    O assistencialismo perdurou por quase um século e só perdeu força quando a Constituição de 1988

    tornou o segmento um dever do Estado e fortaleceu seu caráter educativo.

    Tema: Aborto - Crime ou opção da mulher?

       Aborto: uma questão de consciência

    No Brasil, todos os anos, o ministério da saúde estima que entre 729 mil e 1,25milhão de mulheres se submetam ao procedimento de aborto no País. Destas, pelomenos 250 morrem consideram organizações.Discussões à respeito do tema estãona mídia e podem influenciar até mesmo nas eleições do país,porém embora váriasreligiões se oponham a tal prática pergunta-se: Desse 1.25 milhão de mulheres quepraticam o aborto não há nenhuma que participe e/ou pratique determinada religiãoque traga por princípio a vida?

     

    Percebe-se que independentemente de qualquer religião a mulher acaba optando por realizá-lo ou não dependendo da situação em que se encontre,pois o tema emquestão é um caso de saúde pública pois pessoas da classe média alta ao optar pelo aborto o faz em clínicas preparadas,equipadas enquanto que a mulher que nãotem condições financeiras submete-se a clínicas de fundo de quintal que podemprovocar a morte. O obstetra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Osmar Ribeiro Colas explica que são cerca de 500 mortes diárias por causa de abortos.

    “Quando cai um avião ficamos chocados, mas há dois Boiengs de mulheres caindopor dia e ninguém fala nada”

    Mesmo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão já tendo declarado que aquestão é de saúde pública e não criminal, a discussão da prática no País, encontragrandes entraves nos aspectos morais e religiosos. A Igreja Católica condena osabortos inclusive nos casos previstos em lei, como estupro e risco de morte da mãe,e o classifica como “desculpa para matar ”.

     

    Portanto o aborto é uma questão social e política, de saúde pública. Mas é umadecisão individual, de consciência de cada mulher. Nem Papa, nem bispo, nempastor podem passar por cima da consciência individual”, ou seja,atualmente é umaopção da mulher.

    TEMA:

    Juventude e alcoolismo: um problema socialAs bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. Ocomportamento festivo do brasileiro sempre foi regado a muito álcool: caipirinha na praia, cerveja nofutebol, coquetel na balada. O problema é que os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo.Uma pesquisa da Unifesp sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de ensino médioreacendeu a discussão sobre o tema. Que razões levam o jovem ao consumo de álcool? Quais os

    problemas decorrentes disso? Por que a lei que proíbe a venda de bebidas a menores de idade não écumprida? Qual a responsabilidade da família, da sociedade e do governo diante desse problema?Reflita sobre essas questões e elabore uma dissertação argumentativa com o tema: Juventude ealcoolismo: um problema social.

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    8/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 8/31

    TEMA: A influência da televisão no cotidiano das pessoas

      Opinião formada ou opinião formatada?

      Segundo os escritores Allan e Bárbara Pease.a televisão se assemelha à fogueirautilizada na pré-história.Segundo eles,ao chegarem cansados das atividades de caça.oshomens acendiam uma fogueira e sentavam-se ao redor da mesma numa atividade dedistração,descanso.Porém nos dias atruais em que a globalização se afirma,a televisão é

    um meio de comunicação que não apenas distrai,mas que se torna uma das principaisformadoras de opinião pública.  Toma-se como exemplo a influência da televisão no período deeleições,especialmente no âmbito jornalístico - que muitas vezes trazendo abordagenssutis deixa de seguir o critério da imparcialidade.No âmbito do entretenimento a situaçãoé ainda mais perceptível,onde personagens de programas de reality show e programashumorísticos influenciam a linguagem das pessoas por meio de gírias e expressões líricasque viram moda.  A influência externa na formação de opinião pessoal é algo quase que inevitável,vistoo grande conteúdo de informações que circulam no mundo.Porém,a capacidade dediscernir,julgar e escolher só é possível na maioria das vezes quando a pessoa possui umrazoável grau de instrução e raciocínio,que desenvolva a compreensão de que a televisão éuma geradora de informação e,se emite opinião,cabe ao indivíduo julgá-la adequada ou

    não.  Portanto um dos principais indicadores do grau de influência da televisão é o nível equalidade da Educação gerada no país.Caso esse nível seja bom,seus cidadãos terão umaampla consciência crítica,se for mau, o país terá uma massa de indivíduos que permitemque suas opiniões sejam formatadas pelo que a mídia veicula. (Pâmela C.de Souza)

    TEMA : O Ministério Público e a Lei da Ficha Limpa

      Ficha limpa: mais uma utopia no Brasil

     

    Ao que tudo indica prática, a Lei da Ficha Limpa deverá ter curtaexistência. O Congresso Nacional dá com uma mão para tirar com a outra.Primeiro, aprova uma lei que cria severos efeitos concretos contra os políticoscondenados judicialmente para, logo depois, por outra lei, engessar a atuaçãodas autoridades que os poderiam processar ou julgar.É o se está vendo após aaprovação da referida Lei.

      Percebe-se que seria mesmo estranho que políticospotencialmente sujeitos aos impedimentos da Lei da Ficha Limpa (muitos jácondenados em primeira instância judicial) quisessem aprová-la. O Senadoacaba de aprovar a antilei da Ficha Limpa — a PEC 89/2003, amarrandodefinitivamente as mãos de juízes, procuradores e promotores de Justiça queficam sem saída para julgar tendo em vista que se aprovada a PEC 89 ,poderão ser demitidos por deliberação do órgão a que estão sujeitos (Tribunalou Conselho Superior, conforme o caso), em processo administrativo. E o pior,se antes se exigia, para a demissão, a prática de condutas tipificadas deforma expressa e precisa na CF ou na Lei Orgânica, pela PEC 89 bastará acaracterização de procedimento incompatível com o decoro de suas funções(conduta aberta a julgar-se ou não enquadrada conforme o critério subjetivode quem estiver no comando institucional). Como imaginar então que poderiao juiz ou o promotor perder o cargo pelo simples fato de fazer oposiçãopolítica à cúpula institucional do momento.  Juízes e promotores, por conta da natureza de seu trabalho, já vivempermanentemente na corda bamba. Há de se imaginar como ficarão inseguros

    se e quando aprovada a PEC 89. Coragem nenhuma será suficiente para fazerum promotor instaurar um inquérito contra um prefeito do mesmo partido dogovernador.A sociedade brasileira, em razão dos sucessivos governosautoritários que enfrentou, aprendeu infelizmente a se omitir. Disso decorre ofato de que, entre as autoridades públicas, quem quer fazer não tem alçada equem tem alçada não quer fazer.

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    9/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 9/31

      Só fortes e estáveis prerrogativas do cargo, especialmente aindependência funcional, a inamovibilidade e a certeza de que a demissão nãoocorrerá sem motivo inequivocamente sério e justo, podem assegurar quedeterminada autoridade não sofrerá represálias externas ou de sua própriacorporação se tiver que perseguir poderosos que estão com a ficha suja.  Em outras palavras, a PEC 89, para a glória exclusiva dos mauspolíticos, concentrará a decisão acerca da instauração de uma investigação oude seu resultado nas mãos dos órgãos superiores do Ministério Público ou doPoder Judiciário, conforme o caso. Funcionará certamente como um foro

    privilegiado. Que criminoso não gostaria de escolher o juiz de sua causa? Osmortais serão processados e julgados pelo promotor e juiz de primeiro grau.Os não iguais, os acima da lei, estes só se sujeitarão a outras instâncias.  Cem por cento das decisões de primeira instância, determinando,em Ação Civil Pública, a remoção de presos em excesso de cadeias públicas,tendo em vista o notório estado de calamidade em que se encontram, numverdadeiro atentado aos direitos humanos, têm os seus efeitos suspensos pordecisão da presidência e do pleno dos tribunais estaduais. Esse é apenas umexemplo de que a cúpula do poder cede mais a pressões políticas do que asinstâncias inferiores.Que governador não gostaria de poder remover de seu cargo o promotor ou o

     juiz que lhe vem incomodando ou perseguindo seus correligionários? Depoisde aprovada a referida PEC, é de pasmar, terá força até para fabricar sua

    demissão.A história recente do país bem demonstrou no que deram atos ditatoriaiscomo o que se pretende instituir,ou seja,a lei de ficha limpa mais uma vezserá uma utopia no Brasil.(adaptação texto de Airton Florentino de Barros) 

    20/08TEMA: Como parar o desmatamento?Analise as possibilidades abaixo,escolha uma ecomente sobre os pontos positivos e negativos da ação escolhida.1) suspender imediatamente o desmatamento;2) dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar;3) ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

      Meio ambiente x Economia: a desconstituição de um mito

      Segundo o professor da Universidade da Califórnia,Jared Diamond,a preservação domeio ambiente implica na preservação da própria economia.Um exemplo disso são asatividades agroindustriais e a geração de energia hidrelétrica desenvolvidas na

     Amazônia,onde a manutenção do ciclo hidrológico é imprescindível para a economia.Noentanto,a alteração da "máquina de chuvas" da Amazônia causaria um prejuízo imenso aeconomia.Desse modo é preciso encontrar uma medida que promova o desenvolvimentoeconômico com sustentabilidade.  A suspensão temporária do desmatamento na Amazônia é uma medida extremamenteradical,pois causaria um verdadeiro caos econômico aos paises que desenvolvematividades na região.Tentar anular a atividade através de pagamentos a proprietários deterras por meio de recursos financeiros internacionais é uma medida no mínimo

    inviável,pois a utilização da madeira da Amazônia favorece vários setores daeconomia,além de que esses recursos externos poderiam ser o patrocínio de umdesmatamento em maiores proporções.  A medida mais plausível e racional para equilibrar meio ambiente e economia na

     Amazônia é o aumento da fiscalização e a aplicação de multas aos proprietários quepromoverem desmatamentos não autorizados.No Brasil existem vários órgãos federais eestaduais responsáveis por essa fiscalização,porém, é preciso pensar essa fiscalizaçãonão só de forma quantitativa,mas também qualitativa,para que não aconteça novamente oque aconteceu no Pará,onde um órgão estadual responsável pela fiscalização dodesmatamento agia em parceria com os proprietários.  Portanto,seria preciso uma seleção rigorosa dos profissionais para assim não dar margem à corrupção numa atividade tão séria.Desse modo seriam suprimidos os debatesque põe em rivalidade meio ambiente e economia,trazendo uma nova visão,um novo

    prisma, a visão de que é possível crescer de forma sustentável. (Pâmela Maria C.deSouza)

    14/08TEMA: "Sou comunista e por isso sou tratado como inimigo da democracia.Pelo

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    10/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 10/31

    contrário,eu quero é salvar a democracia e para isso é preciso criticar ese simulacrode democracia em que vivemos."(José Saramago)Saramago foi uma das vozes mais críticas do sistema capitalista e apoiou regimescomunistas como o cubano.Comente em um texto dissertativo a relação deSaramago com o comunismo e as suas desavenças com a Igreja Católica. Texto 1:  Saramago: o prêmio nobel da literatura 

    O escritor português José Saramago foi considerado por muitos autores como

    "o segundo milagre do século XX",depois de Fernando Pessoa,na literaturaportuguesa.José Saramago imortalizou-se na Literatura,não somente por seus livrosinovadores no campo linguístico,mas também por ua polêmica postura política eideológica diante do conformismo da sociedade do século XXI.  Na esfera política,Saramago impõe sua voz contra o capitalismo,esfacela-o nolivro "As intermitências da morte","Ensaio sobre a cegueira" e "Ensaio contra alucidez".Tendo consciência dos impasses da democracia deste século afirma numasabatina que a democracia ocidental e européia é "uma santa que não fazmilagres",diz ainda que essa democracia se encontra "esfacelada,abusada esequestrada".  No entanto seu maior conflito foi com a Igreja Católica.Declarado marxistaortodoxo e ateu,Saramago foi vítima de diversos preconceitos veiculados pela Igrejaque chegou a proibir a circulação de seu principal livro, "O Evangelho segundo

    Jesus Cristo",em Portugal.Poucas pessoas entendem que Saramago era um críticoda sociedade e,atacar o cristianismo era uma forma de atacar os valores dasociedade judaico-cristã.  No seu último livro "Caim",que reconstitui a história do Antigo Testamentobíblico,Saramago reforça seu desprezo ao cristianismo trazendo o Deus presunçosode "O Evangelho segundo Jesus Cristo".Mais uma vez,o livro em que Saramagoretoma suas raízes anti-cristãs é objeto de preconceito por parte da Igreja Católica ede religiosos em pleno século XXI.  Apesar dos preconceitos que sofreu, o escritor José Saramago manteve suaposição religiosa e política.Foi um os poucos homens que criticou a organizaçãosocial e política do início do século XXI,deixando um legado que será como umespelho para a sociedade que tanto o criticara. (Pâmela Maria Costa de Souza/JBC) Texto 2:  José Saramago 

    Escritor de várias obras polêmicas,ganhador do Nobel de Literatura LínguaPortuguesa,Jos´´e Saramago foi uma das vozes mais críticas do sistemacapitalista,defensor do comunismo que é o regime intermediário entre capitalismo esocialismo.  Ateu e bastante crítico à Igraja Católica,Saramago chegou a ser oficialmentereconhecido após apublicação de sua obra mais polêmica,"O Evangelho segundoJesus Cristo",no ual questiona os dogmas católicos e refere-se à Bíblia como "ummanual de maus costumes,um catálogo de crueldades e de pior natureza humana".  Apoiava o comunismo por ser uma ideologia política que pretende prover oestabelecimento de uma sociedade igualitária sem classesm e baseada napropriedade comum,além dos controls de meios de produção.Era contra o atual

    regime capitalista que embora se diga "democrático" é oregime em que mais ocorrem contrastes sociais causados pela alta concentração depoder na mão de minorias.  Saramago morre no ano de 2010,por falência múltipla de órgãos,e conseguiureconhecimento mundial por sua visão crítica e polêmica,sendo homenageado atémesmo por Portugal durante a Copa do Mundo de junho/2010,de onde teve que ser exilado politricamente por criticar o governo português.Suas principais obras e maisconhecidas estão "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira".(Michele Carvalho/JBC) 

    TEMA: O Brasil deveria receber a copa de 2014? Neste mês está sendo realizada a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. Até chegar ao estágio final,o país-sede viveu seis anos de obras, e o governo e osorganizadores do evento sofreram com as críticas em relação à alta quantia de dinheiroinvestido. A África do Sul construiu estádios com recursos que poderiam ter sidoaplicados em educação e saúde, por exemplo. Algo parecido pode acontecer no Brasil, já

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    11/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 11/31

    que receberemos a Copa de 2014.De um lado, empresários e políticos defendem que oevento trará melhorias ao Brasil.

    O Mundial de Futebol envolve não só estádios, mas infraestrutura turística, detransporte, atrai investimentos e movimenta a economia da região. De outro lado,

     jornalistas criticam o alto preço das obras em estádios (alguns serão construídos comrecurso público), a politicagem na escolha das sedes, isenção de impostos para a FIFA e os

     bastidores das licitações.

      Na Copa de 2006, realizada na Alemanha, os estádios foram construídos pelospróprios times de futebol, em parceria com empresas privadas. O país teve retorno

    financeiro e social com o investimento feito na infraestrutura. Estima-se um lucro de 20milhões de euros. No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, várias coisas ficaram sóna promessa: despoluição da Baía de Guanabara; ampliação do metrô; aproveitamentodas instalações após o Pan.

    Faça um texto dissertativo no qual você exponha suas idéias e opiniões sobre “O Brasil deveria receber a Copa de 2014?" 

     A Taça não é nossa

      Vuvuzela, roupas e rostos coloridos com as tonalidades da bandeira patrióticadefendida são alguns dos adereços mais utilizados por torcedores na Copa do Mundo deFutebol. Seja na Alemanha, África ou, quem sabe, no Brasil, o mundial causa alvoroços eexpectativas. Contudo, em um país de terceiro mundo, como na terra da torcida canarinho,

    um evento de tão grande porte pode não significar legados positivos condizentes aoentusiasmo do povo brasileiro.

      Acreditar na extrema benevolência que uma copa pode trazer a um país é enganar-se cegamente. Enquanto comemora-se uma suposta vitória de uma nação sobre a outra,esquece-se das mazelas sociais existentes no planeta. Os governos, de forma astuta,valem-se desse desejo por vitória dos fanáticos e constroem discursos e propagandasemocionantes, com ênfase a um suposto, e famoso, orgulho nacionalista. Deplorável.

      Como num passe mágico, também surgem recursos públicos que, outrora alegadosescassos, financiam obras destinadas, exclusivamente aos dois meses de jogosfutebolísticos. Tome-se como exemplo a construção de um estádio em Pernambuco. Ora,se antes os montantes eram “inexistentes”, porque, em pleno processo de pré-hospedagem

    para tal evento esses recursos aparecem?  Deturpante, a Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA), nãoarcará com os impostos decorrentes da venda de ingressos e produtos oriundos daorganização futebolística. Esses tributos representam uma considerável perda para umanação que carece de investimentos em infra-estrutura, saúde, educação e tantos outros.  Destarte, é difíc il imaginar a Copa no Brasil sem a participação do estado de SãoPaulo que, diga-se de passagem, é o que mais gera riquezas à nação e, como se nãobastasse, detém o maior número populacional. Sua alienação ao torneio esportivo deve-se,dentre outros fatores, à sua recusa em fabricar, com orçamentos de seu povo, asdispendiosas construções.  Por mais lamentável que pudesse ser para muitos, se o Brasil se negasse asediar os jogos, daria provas de sua maturidade quanto à gestão de suas finanças frenteaos muitos investimentos que teria a fazer. Afinal, respeitar o bolso de seus contribuintesé, obrigatoriamente, o dever de toda nação que se preze.(Fonte:http://www.vestibular.brasilescola.com)

     

    Investimento: Na copa ou no povo?

     

    Em tempos de crise econômica mundial, é necessário avaliar muito bemonde o dinheiro dos cofres públicos são investidos, uma vez que o governo de cada naçãotem a obrigação de oferecer ao seu povo boas condições de saúde,alimentação eeducação . Considerando esses fatores, certamente o Brasil não deveria receber a copa de

    2014.  Indubitavelmente, melhorias seriam feitas no país, mas os investimentosseriam direcionados aos estádios de futebol, infraestrutura turística e transportes, ondepoderiam ser aplicados nos bens essenciais para a população, como na falta dehabitação,fome entre outros, onde é realmente necessário investir. Enfim, serão gastosexcessivos com o que não é primordial. Além do mais, as reformas dos estádios e a

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    12/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 12/31

    construção de outros seriam bancados em grande parte com o dinheiro público. Tem-secerteza de que a população prefere ter melhorias na qualidade de vida do queinvestimentos em obras que oferecerão apenas um lucro momentâneo.

      Pode-se ter como exemplo a copa desse ano, realizada na África do Sul.País com maior índice de desigualdade do mundo, sediou essa copa. O pouco dinheiro queainda se tem foi investido em infraestrutura de estádios e acomodações, num país ondemais de 40% da população vive abaixo da linha da pobreza. Uma em cada quatro pessoasestá desempregada. Com certeza, esse dinheiro poderia ser aplicado para gerar empregosduradouros, e não apenas temporários, que é o que a copa propicia.

      Aliás, o lucro que o país terá será certamente de uma minoria.A FIFA proíbe avenda de artigos não oficiais, onde por exemplo, quem usar a palavra “ copa do mundo ”sem permissão, poderá até ser preso. Infelizmente, a copa do mundo não está sendo paraintegrar as nações e as pessoas, pois somente os ricos estão se beneficiando dela.

      Diante de tudo isso, percebe-se a importância de nesse momento, se investir em bens essenciais para a população, como direcionando o dinheiro público para obenefício de uma grande maioria. Enfim, o Brasil pode esperar um pouco mais para sediar a copa, mas a população não pode esperar para ter seus benefícios de direito, sendoassim, deveríamos optar por um investimento consciente.(Fonte:http://www.vestibular.brasilescola.com)

     TEMA:

    Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo?

    Em ano de Copa do Mundo, o Brasil inteiro se pinta de verde e amarelo. Durante um mês,o país para suas atividades para torcer pela seleção e cantar o orgulho nacional. Todos osoutros assuntos, de saúde a política, perdem a importância diante do futebol. Essepatriotismo temporário gera muita polêmica: alguns acreditam ser um momento defortalecimento da identidade do povo; outros veem nesse campeonato a causa de umdelírio nacional, em que o brasileiro deixa de acompanhar os fatos relevantes para a nação.Mas afinal, o que significa ser patriota? O interesse pela Copa do Mundo pode ser vistorealmente como sinal de patriotismo? Qual é a importância desse sentimento para anação? O que seria necessário para o brasileiro agir com patriotismo em outras situaçõesdo cotidiano?

    Patriotismo em queda

      O Brasil vive, neste século, tristes contradições históricas. De um modo geral, osbrasileiros se empolgaram e demonstraram apoio para o Brasil sediar a copa de 2014, oque acabou ocorrendo, até por uma larga margem de votos. Mas parece que os brasileiros,agora, só se empolgam e lutam quando se trata de esportes, e silenciam em outrasquestões nacionais, o que comprova uma queda de patriotismo. Um outro aspectonegativo, que também retrata a falta de patriotismo, é o fato de uma autoridade desegurança, neste Brasil violento de hoje em dia, ter demitido delegados que permitiram quea Imprensa mostrasse a cara de bandidos presos. E informar as pessoas de bem não é umdever patriótico?

      O nosso patriotismo nasceu com o descobrimento e começou a crescer com aslutas dos nascidos no Brasil - brancos, índios e negros que defendiam o Brasil contra osataques estrangeiros. E aumentou com a audácia dos bandeirantes que expandiram asnossas fronteiras. E depois, nos surgiu um grande herói, “Tiradentes”, ícone da luta pelaIndependência. E esse patriotismo forte, com a participação de padres e políticos, efavorecido com a vinda do Rei D. João VI para o Brasil em 1808, conquistou aIndependência, no dia 7 de setembro de 1822. E continuou crescendo e pacificou o Brasil,venceu todas as guerras na América do Sul, libertou os escravos, proclamou a República ecom boa diplomacia, garantiu as nossas fronteiras. E cresceu até quando traidoresbrasileiros em 1835, com a Intentona Comunista quiseram subordinar o Brasil aoComunismo Internacional. E a partir daí, o patriotismo dos brasileiros começou a declinar devido, certamente, à ação do mesmo Comunismo Internacional que tinha como um dosseus chefes, Carlos Prestes, que após a II Guerra Mundial, chegou a declarar que, no

    caso de uma guerra entre a URSS e o Brasil, lutaria contra o Brasil. E continuou caindoapós as revoluções comunistas - Chinesa e Cubana.

    Mas o patriotismo voltou forte com a Revolução de 1964 quando os brasileiros, ospolíticos e os Governos Militares derrotaram o comunismo terrorista que queria umaDitadura Comunista no Brasil. Mas depois, em 1988, sob a influência dos comunistas, foivotada uma Constituição, a partir da qual o patriotismo voltou a cair no Brasil. E esta

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    13/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 13/31

    queda mais se acentuou no governo FHC, e os brasileiros começaram a perder osentimento patriótico que os seus pais e mestres lhes ensinavam a cultuar desde ainfância. Recentemente, soube-se que o Governo, sentindo a gravidade do problema,determinou a todas as escolas a obrigatoriedade de cantarem os respectivos alunos o HinoNacional, pelo menos uma vez por semana.

      A História mostra que a culpa da queda de patriotismo no Brasil é das Autoridades, dos Políticos e da Imprensa que não cumprem bem o seu Dever. Nivelam odireito dos bandidos com o direito dos homens de bem e renegam os nossos Heróis e anossa gloriosa História.O Patriotismo é uma garantia da Soberania Brasileira,manifestar o

    patriotismo somente em época de Copa de Mundo é um grande erro que precisa ser sanado por todos os brasileiros e principalmente pelas autoridades de nosso país.(CristinaM.Albuquerque)

    TEMA:  Alunos dão nota 7,1 para ensino médio

     Apesar das várias avaliações que mostram que o ensino médio está muito aquém do desejado,os alunos,ao analisarem a formação que receberam, têm outro diagnóstico. No questionáriosocioeconômico queresponderam no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado, eles derampara seus colégiosnota média 7,1. Essa boa avaliação varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre

    os que foram malno exame, a média é de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1. GOIS, Antonio.Folha de S.Paulo11 jun. 2008 (Fragmento).Entre os piores também em matemática e leituraO Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 países e territórios, no maior teste mundial de matemática, oPrograma Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas públicas eparticulares ficaram na 54.a posição, à frenteapenas de Tunísia, Qatar e Quirguistão. Na prova de leitura, que mede a compreensão de textos, o país foi ooitavo pior,56 nações. Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pelaOrganização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que reúne países adeptos da economiade mercado, a maioria do mundo desenvolvido.WEBER, Demétrio. Jornal O Globo, 5 dez. 2007, p. 14 (Fragmento)

    Ensino fundamental atingiu meta em 2009O aumento das médias dos alunos, especialmente em matemática, e a diminuição dareprovação fizeram que, de 2005 para 2007, o país melhorasse os indicadores de qualidade da educação. O avanço foimaisvisível no ensino fundamental. No ensino médio, praticamente não houve melhoria.Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira àquarta série) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta aoitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino médio, de 3,4 para 3,5. Embora tenhacomemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada “pior do que regular” peloministro da Educação, Fernando Haddad. GOIS,

     Antonio; PINHO, Angela. Folha de S.Paulo, 12 jun. 2008 (Fragmento).A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo(fundamentado em pelo menos dois argumentos), sobre o seguinte tema:

     A contradição entre os resultados de avaliações oficiais e a opinião emitidapelos professores, pais e alunos sobre a educação bra-sileira.No desenvolvimento do tema proposto, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.Observações• Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escritoem forma de poema, de narraçãoetc.).• Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos.• O texto deve ter entre 8 e 10 linhas.• O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa.• Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores. Texto:

      Tornou-se lugar comum a afirmação de que a Educação no Brasil está precária -fato comprovado pelo péssimo desempenho do país em competições internacionais.Emcontraponto,pesquisas,estatísticas mostram que a maioria dos alunos,pais e professoresestão satisfeitos com a educação tal como está.Essa contradição é causada pela ignorânciado verdadeiro quadro da Educação manchado pela despreocupação de educadores,peloslimites de reprovação de alunos e pela falta de participação dos pais.Com isso são

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    14/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 14/31

    produzidas inúmeras pessoas,que mesmo tendo um diploma do ensino médio,vivem emcondições socioeconômicas desagradáveis - consequência da inércia e comodismoconjunto de pais pouco participativos,alunos desinteressados e professores malpreparados.É preciso uma ação social que mobilize todas as partes da Educação,para quea ilusão atual de alunos,pais e professores seja compatível com a realidade. (PãmelaMaria Costa de Souza) 

    Tema: A fábula do Pintassilgo e as rãs -de Rubem Alves- e o Mito da Caverna de Platão

      Prisão ideológica - a cadeia da ignorância

      A fábula "As rãs e o pintassilgo" do autor brasileiro Rubem Alves é uma espécie deadaptação do "mito da caverna" de Platão.Nesta fábula as rãs habitam num espaçoisolado do mundo real,no caso, um poço fundo e escuro.Logo, surge o pintassilgo que vivefora do mundo cotidiano das rãs,relatando às mesmas as maravilhas do mundo em quehabita,cujos elementos são desconhecidos por elas, o que gera a divisão de opiniõesquanto à aceitação das descroções do pintassilgo.Em suma,o pintassilgo com boasintenções,acaba sendo preso e condenadoà morte.

      A mensagem central da fábula remete a uma espécie de qualidade essencial para umaconvivência harmoniosa - que é o senso de que não há uma verdade absoluta pelo menosao coletivo, visto que a verdade é relativa de um indivíduo a outro.A respeito disso, ofilósofo Gaarder relata que novas ideias e filosofias são comumente rejeitadas porqueoferecem às pessoas uma nova visão de mundo,muitas vezes antagônicas a que foramacostumadas.A consequência da falta desse senso está presente num pensamento dofilósofo alemão Nietzesche,para quem "as convicções são prisões" não significando quetodos que tenham convicções estejam presos,mas sim que a prisão sedá quando a visão de um indivíduo fecha-se sobre algo,não aceitando novas proposições.  É possível identificar essa prisão ideológica nos versos do escritor alemão Goethe quediz que "quam não se dá conta/vive às sombras da ignorância/ a mercê do tempo". A ignorância é o principal fator que veta no indivíduo o senso da verdade relativa,causandoassim a prisão que Nietzsche descreve.Portanto, é preciso uma educação que liberte as

    pessoas do senso de verdades dogmáticas,ainda mais na sociedade atual,em que osavanços da ci~encia,o alto fluxo de informações e o fácil acesso à obrasliterárias,filosóficas confrontam frequentemente a visão dos quese encontram presos na cadeia da ignorância. (Pâmela Maria)

    Texto2:

      Semelhante a anticorpos

      Existiam pessoas que habitavam uma caverna,presos,posicionados de costas para aentrada,de onde vinha a luz.Conseguiam ver apenas a sombra do que acontecia lá fora ecriam que aquilo era realidade.O Mito da Caverna,contado por Platão exemplifica o limiteda realidade em que algumas pessoas vivem,seja pela existênciade dogmas ou por simples acomodação.A incapacidade que muitos apresentam deultrapassar fronteiras.  A fábula de Rubem Alves sobre "as rãs e o pintassilgo" retrata bem a história de GalileiGalilei.Ele crou instrumentos que revolucionaram a astrologia chegando à conclusão deque a terra era redonda.Porém,assimcomo as rãs,o italiano também era "habitante do poço",vivia sob a imposição da igrejacatólica e,se quisesse sobreviver deveria desmentir tal heresia.Mas hoje é provado que seuestudo era verdade,mostrando que nada,com exceção da morte,pode ser considerada

     verdade absoluta.  Sócrates,em 399 a.C. foi levado à morte pelo governo de Atenas,por "perverter" amente dos jovens com seus ensinamentos filosóficos.Não estavam preparados para onovo.pois viam apenas o "mundo sensível",àquele que é visto apenas com os sentidos,semque haja reflexão,segundo Platão. Para este, o único modo de julgar corretamente asacoisas,de ver a natureza de algo,era alcançando o "mundo das ideias", através da filosofia.

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    15/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 15/31

      Na ciência não é diferente.Em 1804 o Rio de Janeiro viveu um clima de guerracivil,pois naquele ano foi estabelecido a obrigatoriedade da vacina contra a varíola.Empleno século XXI algo semelhante aconteceu nos EUA.No dia 29 de setembro de2009,trabalhadores da saúde organizaram um protesto contra a obrigatoriedade da

     vacina contra o vírus H1N1.Dias depois surgiram os "anti-vaxxer" ou anti- vacinadores,apelido dado a blogueirosque afirmavam que a vacina poderia causar diversas doenças neurológicas e até mesmoautisdmo.  Indivíduos não são anticorpos,que ao menor sinal de mudança se preparam paradestruir o "antígeno",no caso,as descobertas,as novidades,porém,por mais que pareça que

    esses "invasores" vieram para prejudicar,são eles que fortalecem o organismo(sociedade).Um sociologo dizia que dos sonhos grandiosos surgem as realidades benéficase,todos os exemplos citados confirmam isso.O modo como cada um consegue convivercom as novidades vai da capacidade de "seleção natural" individual. (Daniel Renan Lima) Tema: Escreva um texto dissertativo argumentativo falando a respeito do"Bullying" nas escolas e na internet,mostrando as causas econsequências,bem como o melhor caminho para solucionar esse problema. Texto 1:

      Bullying: um problema que requer providências

      Bullying é um termo que vem sendo utilizado ultimamente para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa (bully ou"valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro (ou grupo deindivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ouautores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são

     vítimas de bullying pela turma.  De um lado verifica-se o bullying direto que é a forma mais comum entre os agressores(bullies) masculinos.Por outro lado percebe-se o bullying indireto,também conhecido comoagressão social mais comum no sexo feminino e crianças pequenas e é caracterizada porforçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedadede técnicas, que incluem:espalhar comentários; recusa em se socializar com a

     vítima;intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima ;criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião,incapacidades entre outras).  O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweusdefine bullying em três termos essenciais:o comportamento dessas pessoas é agressivo enegativo;é executado repetidamente e ocorre num relacionamento onde há um desequilíbriode poder entre as partes envolvidas. Um exemplo divulgado recentemente na mídia foi o casoda princesinha Aiko de oito anos do Japão que deixou de frequentar a escola vido a atos deperseguição e/ou humilhação .Outro caso que ficou conhecido no final de 2007 foi o suicídiode Megan Meier, de 13 anos, após sofrer ofensas e humilhações continuadas através do sitede comunicação My Space.  Pesquisas recentes mostraram que 42% dos jovens americanos sofreram bullying nainternet. Vários estados americanos estão discutindo uma legislação que considere crime o

     bullying na Internet. Algumas cidades já aprovaram leis nesse sentido. Uma cidade do

    Missouri já aprovou uma lei que considera crime o bullying através de todos os meios decomunicação eletrônica, não só a Internet, mas também as mensagens e os textos atravésdos telefones portáteis, por exemplo.  Muitas crianças vítimas de  bullying desenvolvem medo, pânico, depressão,distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola quando esta nada faz emdefesa da vítima. A fobia escolar geralmente tem como causa algum tipo de violênciapsicológica. Segundo Aramis Lopes Neto, coordenador do programa de bullying da

     ABRAPIA (Associação Brasileira Pais, Infância e Adolescência,) a maioria dos casos debullying ocorre no interior das salas de aula, sem o conhecimento do professor.

    Portanto solucionar o problema do bullying nas escolas e na internet tornou-se umdever do Estado,dos pais e das escolas. Os pais devem apoiar o filho, abrindo espaço para elefalar sobre o sofrimento de estar sendo rejeitado pelos colegas e comunicar a escola. A escola, principalmente, deve ter uma atitude preventiva contra o bullying, começando pela

    conscientização e preparação de professores, funcionários, pais e alunos e o Estado criarmecanismos de punição mais rigorosa a quem os comete.(Marcelo Vieira)Texto 2:

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    16/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 16/31

       Agressividade entre jovens

      Um dos maiores problemas atuais, intrínseco ao âmbito juvenil, é o "bullying", isto é,comportamento violento assumido por algumas pessoas, que discriminam, humilham echegam a agredir fisicamente outras, causando-lhes perda de autoestima e diminuindo aprodutividade destas.  Nos diversos centros de ensino do Brasil, estabelece-se supostamente umahierarquia, em que estudantes de má conduta ficam num patamar superior a qualquer

    outro, por instigarem constantemente indivíduos ou grupos com pensamentos,aparências ou gostos análogos aos seus.  Segundo pediatras e psiquiatras, os agressores recebem influências principalmentede seus familiares. Em alguns casos é a falta de afeto, a comunicação falha e as discussõesdiárias que incitam os jovens a perpetuarem o "bullying", reproduzindo os acontecimentosde seus lares em novos lugares. No entanto, o excesso de atenção e a falta de correção pelospais também podem causar o mesmo mal, já que os jovens asseguram-se na proteçãoexacerbada que recebem e deixam de temer punições, geralmente frouxas.  Outro fator que ainda contribui para a continuação dessa tirania é a falta de desvelodas escolas com o problema. Essas, por sua vez, preferem omitir a existência dos conflitosentre alunos, em vez de deixar claro que não aceitarão tais práticas, incitando professorese coordenadores à supervisão ampla e constante de qualquer forma de intimidação.  Se houvesse um acompanhamento mais eficaz dos estudantes, por pais e

    educadores e também uma divulgação generalizada na mídia como a que ocorre paraprevenção do uso de álcool e de drogas, essa violência poderia cessar. Mas, na verdade , oque ocorre é a sua expansão para a internet, originando o "cyberbullying", em que ameaçasou xingamentos são lançados, podendo ser anônimos.  Não demorará e veremos outros ambientes se tornando suporte para a prática do"bullying". Portanto, é essencial que existam propagandas, campanhas e atividades queinformem os brasileiros, além de orientações e penas mais severas aos infratores, para que,dessa forma, a convivência entre os jovens seja mais saudável.(uol.com)

    TEMA: Importância da leitura (Tema e exemplos do Enem)

    Ler para compreender

      Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quempratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.  A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com asua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que nãopossuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.  Isso tudo é comprovado por meio de pesquisar as quais revelam que, na maioria doscasos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervoléxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.  Porém, conter um bom vocabulário não torna-se o único meio de “vencer na vida”. Épreciso ler e compreender.Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura podetransformar, enriquecer culturalmente e socialmenteo ser humano. Não podemos

    compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de formacorreta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

    Redação 2

    Quadro Negro

    Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantesdiferente não poderia ser.O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nosobservar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca,por tal motivo, a pré-história.  Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-seuma exceção e nãodeixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações.Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejampergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos aesses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindotamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.  A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: areflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma freqüente

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    17/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 17/31

    em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não semodifique com essa capacidade adquirida.  Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante,precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e geranovas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso,o qual nos integra e nunca terminamosde transformar e sermos transformados.  A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida,porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar.Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de MonteiroLobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, repleto de

    transformação e de vida.

    TEMA: Impunidade é um conceito que pode ter sentido objetivo(técnico) ou um sentidosubjetivoi (ligado a impressões individuais).Do ponto de vista técnico,a impunidadeconsiste no não cumprimento de uma pena por alguém formalmente condenado em

     vistude de um delito.

    "A impunidade estimula a delinquência". (Abertura das fábulas de Fedro)

    " O que mais me preocupa não é o grito dos violentos,nem dos corruptos,nem dos

    desonestos,nem dos sem ética... mas,o silêncio dos bons."(Martin Luther King)

     Após ler os textos acima como motivadores,faça uma redação em prosa,de caráterexpositivo-argumentativo sobre o tema proposto por eles.Para tanto,procure levar emconta seus conhecimentos de leituras de mundo.

      A impunidade leva ao crime

      As causas da impunidade são muitas e complexas: entre elas, podem-se citar amorosidade da Justiça e a legislação inadequada ou complacente com o tipo de crime. A 

    impunidade, com certeza, não é a única mas é uma das causas mais diretas dacriminalidade.Os marxistas certamente diriam que a verdadeira causa da criminalidade é a luta de

    classes já os freudianos diriam que é, sem a menor dúvida a repressão da libido e osnietzschianos .que não é nem uma coisa nem outra, porém a vontade de potência (der

     Wille zur Macht). Mas o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolf Giuliani, mostrou o que é aimpunidade. Seu bem sucedido programa de combate ao crime, denominado Broken

     window, foi uma eloqüente prova disso. ,pois consistia no princípio de que nenhuma violação da lei, por menor que seja – um marginal quebraro vidro de uma janela, porexemplo – deve ficar impune. Não só pelo caráter punitivo da pena, mas principalmentepor seu caráter exemplificativo e pedagógico, capaz de inibir outras possíveistransgressões da lei.  No caso do Brasil, no entanto, em que os delitos mais leves - como pequenos furtos,por exemplo – costumam ser punidos, porém os mais graves costumam ficar impunes, ascoisas não são bem assim... Os criminalistas brasileiros costumam dizer que só vão para aprisão os PPP (Pobres, Pretos e Pedintes). O pressuposto é que ricos, brancos e poderosos

     beneficiam-se de generalizada impunidade. Embora não se concorde com essemaniqueísmo racial, principalmente num país em que predomina a mestiçagem,reconhece-se que há aí um fumus de verdade.  Além disso, não se pode esquecer o corporativismo, isto é, o fato de uma categoriaprofissional proteger os membros dessa mesma categoria, caso eles sejam flagrados naprática de um crime. Em 1994, no escândalo conhecido como o dos anões do Orçamento,de 17 deputados acusados de corrupção, sete foram inocentados pela Câmara.  Contudo, no que se refere à corrupção política, o corporativismo tem tido sua atuaçãoatenuada, na medida em que surgiram organizações não-governamentais que fazemdenúncias e acompanham processos, como a Transparência Internacionale aTransparência Brasil.  Portanto,combater a impunidade mudando a legislação brasileira,não dando tantosrecursos aos advogados de defesa que vão postergando o cumprimento da pena seria umasaída, pois torna-se imprescindível para que seja logo expurgada da realidade dequalquer sociedade, para que assim haja o controle mais eficaz da criminalidade como umtodo. (Valdelice Andrade)

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    18/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 18/31

     

    TEMA: Olimpíadas de Vancouver (questão discursiva)

    No Canadá,em Vancouver, 5 500 atletas, representando 80 países em15 modalidades desete esportes estão participando das chamadas Olimpíadas de Inverno. Na medida emque os Jogos acontecem Estados Unidos lidera o ranking de medalhas,seguido da

     Alemanha e Noruega.O Brasil garantiu participação em trêsmodalidades,snowboard,esqui alpino e esqui cross com a participação de cinco atletasnão alcançando uma posição de destaque ,embora isso fosse previsto levando em conta onão incentivo do país nesse tipo de esporte mas esta é a sexta participação do Brasil nasOlimpíadas de Inverno, as outras foram em 1992, 1994, 1998, 2002 e 2006.

    Texto Tradicional c/ o tema Olimpíadas de Vancouver

      Olimpíadas de Vancouver

      Apesar de serem, em teoria, um evento para participação mundial, é inegável que as

    Olimpíadas possuam um caráter ainda centralizado no hemisfério norte onde surgiram, eonde se localiza a maior parte dos países desenvolvidos. A paz, a amizade e o bomrelacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.  O Comitê Olímpico Internacional (COI) cria, em 1947 os jogos olímpicos deinverno disputados sempre no hemisfério norte, anteriormente coincidindo com osquadriênios dos Jogos originais, e mais tarde (a partir de 1994) se alternando, comdiferença de dois anos entre cada evento e, também reconhece outros três eventos queestão vinculados aos seus ideais além das Paraolimpíadas: as Surdolimpíadas (paraatletas surdos), as Universíadas (para atletas universitários) e o único evento autorizado ausar o nome dos Jogos Olímpicos as Special Olympics para portadores de síndrome dedown e demais portadores de problemas mentais. Patinação artística (em 1908 e 1920) ehóquei no gelo (em 1920) foram apresentados como eventos olímpicos nos Jogos deInverno.O COI então quis ampliar essa lista de esportes para abranger outras atividades

    do inverno,as quais vêm sendo realizadas em Vancouver neste ano de 2010 com aparticipação , não muito expressiva, de cinco brasileiros nas modalidades desnowboard,esqui alpino e esqui cross.  Estados Unidos,Alemanha,Canadá e Noruega sempre estão na disputa dosprimeiros lugares e vêm liderando a Olimpíada de Inverno em Vancouver e provavelmenteserão os vencedores no quadro de medalhas final,pois além do incentivo ao esportenaqueles países,um espetáculo nos é oferecido em cada modalidade e, as Paraolimpíadasque virão em seguida deve contar com a participação de cerca de 400 atletas de 40 países.Esta será a segunda edição das Paraolimpíadas no Canadá e deverá ser mais umespetáculo de superação de todos os atletas que merecem ser prestigiados.(Patrícia

     Alencar)

    Tema: Convivendo com as diferenças (redação nota 10 enem) Texto 1:

      A Necessidade das Diferenças

      "De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação domundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleçãonatural se baseia na escolha das características mais úteis. Estas somente se originam apartir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar dotempo.

      Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não édiferente. Uma vez todos iguais, seriamos atingidos pelos mesmos problemas semperspectiva de resolução, já que todas as idéias seriam semelhantes.

      A maioria das pessoas está inserida em um contexto social. Contudo grandesinovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes.

     Assim é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes do sexo,raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente.

      Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    19/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 19/31

    classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la, necessitamos de umamelhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde paratodos.

      Devemos nos conscientizar que somos todos iguais em espécie mas conviver com asdiferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossosesforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ouperseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificamcomo seres humanos."

     Texto 2:

    O valor da diferença

      "O desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário.Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com freqüência no mundoglobalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.

      Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões eclasses sociais. Muitas vezes, nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivênciaenriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornandopessoas mais fraternas. Porém nem sempre essa relação acontecem facilmente fatosdivulgados pela mídia nos mostram que, para alguns ainda, a simples diferençafenotipica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundidocom um terrorista em Londres. Ele foi brutamente exterminado pela policia inglesa por terfeições diferentes da maioria dos britânicos.  Para o bom funcionamento das sociedades, a diferença precisa ser respeitada. Nasrelações econômicas internacionais, se lida com diferentes culturas ao menos tempo. Nãohá espaço para discriminação para quem quer ser competitivo no mercado.  É imprescindível que a convivência com a diferença aconteça de maneira saudável.O valor da vida humana independe dos nossos credos ou cor. Além de garantir o convívio

    entre as pessoas, tolerar as diferenças nos coloca no caminho da prosperidade,fortalecendo a esperança de viver num mundo melhor."

    Texto 3:

    Respeito a Vida

      "Durante bilhões de anos, segundo Darwin, a vida vem se diferenciando por meio deprocessos evolutivos, através das quais surgiu o homem, portanto somos fruto dadiferença. Embora pertençamos á mesma espécie, aspectos étnicos culturais nosdiferenciam uns dos outros. Dificilmente iremos concordar com todas as manifestaçõesculturais a que seremos expostos, porem temos de respeitar a todas, o que só acontecerá

    com a educação e com a civilização do individuo.  Para compreendermos um determinado povo ou costume e necessário entendê-lo.Para entendê-lo e preciso estudá-lo. A escola de qualidade proporciona um aprendizadodos motivos pelos quais uma determinada cultura age desta ou daquela maneira. Não dapara entender o bumba-meu-boi sem saber quais são as raízes históricas e a formação dapopulação do Amazonas. O ensino também ajuda a moldar a ética através de valoresmorais, como a da cidadania.   As várias liberdades, de religião, de imprensa, de opinião, estão estabelecidas naconstituição de nosso país e respeitá-las é de nosso dever e exercê-las é nosso direito. Noentanto, as nossas liberdades não devem ferir as liberdades alheias, temos, comocidadãos, de respeitar a opinião, o costume e os valores dos outros. A civilização da pessoaimplica, entre outras coisas, na aceitação, no respeito e na convivência com os outroscidadãos.

      Somos diferentes, mas somos todos oriundos de uma mesma diferença, a vida.Respeitar o outro, independente de sua cor, credo ou cultura, é alem de uma questão éticaé legal, é respeito a própria vida."

    Texto 4:

  • 8/15/2019 01-DISCURSIVA-Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    20/31

    03/06/2016 Produzindo Texto - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto 20/31

      Brasil,um país de todos!

      A necessidade de se conviver com as diversidades é extremamente importante,aindamais levando em consideração o fato de que desde o embrião já possuímos metade dascaracterísticas genéticas do pai,e a outra metade da mãe.Sendo assim já consideradosdiferentes.  O principal slogan do Brasil é "Brasil,um país de todos",pergunta-se então: de todosos tipos de preconceitos,seria? Ocorre que no Brasil,o prteconceito é bastante enfatizadoquando se fala em raça,religião e orientação sexual.Mas esse preconceito não tem origens

    atuais,vem desde o primeiro contato do colonizador com os índios que já habitavam aregião do Brasil.Os colonizadores exterminaram povos e culturas e tentaram impor acultura européia aos nativos.  É o que acontece no Brasil hoje,cada indivíduo tenta impor e submeter o outro a seutipo de gosto,crença e cultura,não respeitando as diferenças que são necessárias eimpossíveis de se combater.  Se até a biologia comprova que todos os seres humanos já nascem diferentes,econfirma também que a biodiversidade é sinônimo de riqueza,porque então os brasileirosinsistem em querer mudar uns aos outros e se julgam sempre melhores que os outros?Geralmente por causa da ignorância em entender que a diversidade é necessária para amanutenção da sociedade. (Michele Carvalho)

    Tema: Água,Cultura e civilização

    Cultura e sociedade

      A importância da água tem sido notória ao longo da história da humanidade,possibilitando desde a fixação do homem à terra, às margens de rios e lagos, até odesenvolvimento de grandes civilizações, através do aproveitamento do grande potencialdeste bem da natureza. A sociedade moderna, no entanto, tem se destacado pelo usoirracional