direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewqual das proposições abaixo nÃo constitui...

22
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ SÉRIE – 2011.2 DIREITO CIVIL - SUCESSÕES PROF: VANIA FURTADO QUESTÕES DE 1 a 16 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa INCORRETA. São herdeiros necessários: a) os descendentes e o cônjuge. b) os colaterais e os descendentes. c) os ascendentes e descendentes. d) o cônjuge, os ascendentes e os descendentes. [QUESTÃO – 02] Marque a afirmativa INCORRETA: a) Os herdeiros na sucessão recebem de imediato a posse e propriedade dos bens desde o momento da abertura da sucessão, a esse fenômeno dá-se o nome de “saisine”. b) A herança é uma universalidade indivisível até o momento da partilha. c) Os herdeiros que vivem em condomínio até o momento da partilha podem fazer cessão hereditária de seus quinhões sendo ineficaz à cessão feita sobre bem considerado singularmente. d) Antes de realizada a partilha, o herdeiro pode livremente dispor de sua quota hereditária não sendo obrigado a obedecer ao direito de preferência de nenhum outro herdeiro. [QUESTÃO – 03] Rogério no ano de 2006 tentou matar Viriato (seu pai) com o uso de arma de fogo. Felizmente Viriato não faleceu em decorrência do tiro, vindo a falecer só no ano de 2008, acometido de ataque cardíaco fulminante. Diante dos dados fáticos marque a opção INCORRETA. a) É verdade que para Rogério ser considerado indigno na sucessão do pai (Viriato), os demais herdeiros necessariamente terão que ingressar com ação judicial. b) Viriato não poderá perdoar Rogério, sendo impossível reabilitar o indigno (Rogério). c) Viriato vindo a fazer testamento no ano de 2007, sabedor que o filho tentou contra sua vida, deixou um veículo para Rogério, este só herdará esse veículo. d) É também causa ensejadora de indignidade o desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade. [QUESTÃO – 04] Levando em consideração o instituto da indignidade, marque a assertiva CORRETA: a) Somente os herdeiros legítimos podem ser excluídos da sucessão através da indignidade. Não podem ser indignos os herdeiros instituídos muito menos os necessários. b) Se o herdeiro tentou matar o “de cujus”, para que seja considerado indigno tem que necessariamente ter sido excluído EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Upload: hadang

Post on 21-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

DIREITO CIVIL - SUCESSÕESPROF: VANIA FURTADO

QUESTÕES DE 1 a 16

[QUESTÃO – 01]Marque a alternativa INCORRETA. São herdeiros necessários:a) os descendentes e o cônjuge.b) os colaterais e os descendentes.c) os ascendentes e descendentes.d) o cônjuge, os ascendentes e os descendentes.

[QUESTÃO – 02]Marque a afirmativa INCORRETA:a) Os herdeiros na sucessão recebem de imediato a posse e propriedade dos bens desde o momento da abertura da sucessão, a esse fenômeno dá-se o nome de “saisine”.b) A herança é uma universalidade indivisível até o momento da partilha.c) Os herdeiros que vivem em condomínio até o momento da partilha podem fazer cessão hereditária de seus quinhões sendo ineficaz à cessão feita sobre bem considerado singularmente.d) Antes de realizada a partilha, o herdeiro pode livremente dispor de sua quota hereditária não sendo obrigado a obedecer ao direito de preferência de nenhum outro herdeiro.

[QUESTÃO – 03]Rogério no ano de 2006 tentou matar Viriato (seu pai) com o uso de arma de fogo. Felizmente Viriato não faleceu em decorrência do tiro, vindo a falecer só no ano de 2008, acometido de ataque cardíaco fulminante. Diante dos dados fáticos marque a opção INCORRETA.a) É verdade que para Rogério ser considerado indigno na sucessão do pai (Viriato), os demais herdeiros necessariamente terão que ingressar com ação judicial.b) Viriato não poderá perdoar Rogério, sendo impossível reabilitar o indigno (Rogério).c) Viriato vindo a fazer testamento no ano de 2007, sabedor que o filho tentou contra sua vida, deixou um veículo para Rogério, este só herdará esse veículo.d) É também causa ensejadora de indignidade o desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

[QUESTÃO – 04]Levando em consideração o instituto da indignidade, marque a assertiva CORRETA:a) Somente os herdeiros legítimos podem ser excluídos da sucessão através da indignidade. Não podem ser indignos os herdeiros instituídos muito menos os necessários.b) Se o herdeiro tentou matar o “de cujus”, para que seja considerado indigno tem que necessariamente ter sido excluído pelo próprio testador em testamento.c) São pessoais os efeitos da indignidade, podendo os filhos do indigno herdar por direito de representação ou estirpe.d) É necessário o trânsito em julgado da ação penal de quem matou o autor da herança para que possa ser considerado indigno o homicida.

[QUESTÃO – 05]Assinale a CORRETA:a) O instituto da deserdação é típico da sucessão legítima, enquanto a indignidade só se concretiza na sucessão testamentária. b) A deserdação de herdeiro necessário só pode ocorrer com a declaração expressa do testador e a futura impetração da ação de deserdação pelos interessados.c) Todas as causas de deserdação são também causas de indignidade.d) A causa expressa declarada pelo testador não vincula os herdeiros que podem provar qualquer outra causa de deserdação e obter êxito na ação.

[QUESTÃO – 06]Marque a CORRETA:a) São nulas as disposições testamentárias deixadas às testemunhas do testamento ou a pessoa que escreveu a rogo o testamento.b) Considera-se nula a deixa testamentária a concubina do testador casado, e consequentemente nula é também a quota testamentária deixada a filho da concubina com o próprio testador.c) É requisito da capacidade sucessória que o herdeiro sobreviva ao “de cujus”, diante dessa exigência sucessória não se pode deixar herança a quem não tenha sido ainda concebido.d) A pessoa jurídica não tem capacidade passiva sucessória, como conseqüência não pode ser aquinhoada através de testamento.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 07]O herdeiro se diferencia do legatário porque:a) o legatário sucede a título universal, enquanto o herdeiro sucede a título singularb) o legatário sucede numa porção indeterminada da herança e o herdeiro sucede somente numa parte determinada da herança.c) o herdeiro não tem direito de acionar em juízo, para anular contratos e atos jurídicos feitos pelo autor da herança com terceiros, ao passo que esse direito é conferido ao legatário.d) Nenhuma das alternativas está correta.

[QUESTÃO – 08]Manoel Cadilac, filho de João da Cunha, após matar o pai, foi preso e condenado pelo referido homicídio. Aberto o inventário de João da Cunha indaga-se, o que acontecerá?a) Manoel Cadilac somente será excluído da sucessão através de sentença, em ação própria.b) Manoel Cadilac terá direito a usufruto e à administração dos bens, que a seus filhos couberem na herança, ou à sucessão eventual desses bens.c) Os descendentes de Manoel Cadilac também serão excluídos da herança, pois se trata de uma exceção prevista no CC, que no caso é a indignidade.d) Não haverá necessidade de declaração através de sentença para a exclusão de Manoel Cadilac da sucessão, já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de seu genitor na seara criminal.

[QUESTÃO – 09]Segundo o disposto no artigo 1.784 do CC, aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários. Até o momento da partilha, os bens do falecido são considerados imóveisa) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de fato, inalienáveis e em condomínio.b) divisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, inalienáveis e em condomínio.c) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, alienáveis e em condomínio.d) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, inalienáveis e em condomínio.

[QUESTÃO – 10]As espécies de sucessões, quanto às fontes, permitidas no Brasil, podem ser:a) Sucessão voluntária “causa mortis”, sucessão legal e sucessão pactícia. b) Sucessão voluntária “causa mortis” e sucessão legítima.c) Sucessão testamentária, legítima e contratual.d) Sucessão testamentária, legítima, anômala e pactícia.

[QUESTÃO – 11]O que é acervo hereditário?a) É o patrimônio do falecido, que é composto de seus bens, direitos e obrigações.b) é a denominação processual da herança.c) é a expressão utilizada para indicar o conjunto dos bens que compõem a herança, excluídas as obrigações.d) É tudo que o de cujus possui.

[QUESTÃO – 12]Bernardo faleceu, deixando uma soma de dinheiro depositada em banco, ações de uma companhia, 02 automóveis e os utensílios domésticos de sua residência, no valor total de R$ 300,00. Neste caso, pode-se afirmar quea) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular sendo a herança, bem móvel, embora indivisível, até a partilha.b) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feito por escritura pública, sendo a herança, imóvel, mas divisível, até a partilha.c) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular, sendo a herança, móvel e divisível, podendo ser antecipada a partilha.d) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pública, sendo a herança, imóvel e indivisível, até a partilha.

[QUESTÃO – 13]Tácio quebrou os dois braços em um acidente, diante do medo de morrer resolveu chamar seu melhor amigo Cristiano para escrever seu testamento por ele, chamou mais duas amigas (Cecília e Lara) para servirem de testemunha.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

Tácio ficou muito agradecido pela ajuda de Cristiano e deixou-lhe uma casa de praia, agraciou Cecília com um carro, o filho de Lara recebeu quota hereditária, o restante da parte disponível deixou para Viviane amiga querida que não compareceu ao momento da feitura do testamento. Marque a correta:a) Cecília poderá herdar normalmente já que recebeu um legado, é notória a vontade do testador de deixar bem certo e individualizado, por isso, deve ser respeitada a vontade de Tácio.b) O filho de Lara receberá sua quota já que é herdeiro testamentário instituído.c) Os bens deixados à Cristiano irão para os herdeiros legítimos dele (Cristiano) já que o mesmo não pode herdar pois foi a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento.d) Viviane poderá receber a herança que lhe cabe pela morte de Tácio, caso esteja viva no momento da abertura da sucessão do amigo.

[QUESTÃO – 14]No direito das sucessões, o princípio da "saisine" dispõe:a) que o valor a ser atribuído aos bens é o do momento da morte do de cujus.b) que além do domínio é atribuído ao herdeiro a qualidade de possuidor no momento da abertura da sucessão.c) que o valor a ser atribuído aos bens será o do momento da elaboração do laudo de avaliação, evitando assim prejuízo ao fisco.d) que sendo a posse uma situação de fato a mesma não é suscetível de ser transferida por determinação legal.

[QUESTÃO – 15]Estão legitimados a suceder, na sucessão legítima:a) os já nascidos, os concebidos e a prole eventual de pessoas já existentes.b) as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão.c) apenas as pessoas já nascidas com vida do tempo da abertura da sucessão.d) as pessoas físicas e jurídicas existentes ao tempo da abertura da sucessão.

[QUESTÃO – 16]Marque a alternativa CORRETA:a) Entre nós, os casos de indignidade são apenas os previstos nos incisos do art. 1.814 do Código Civil Brasileiro, vedada, de modo absoluto, a interpretação extensiva ou analógica.b) O homicídio doloso, em qualquer de suas modalidades, bem como sua tentativa, enseja a exclusão da sucessão, podendo-se incluir, no mesmo âmbito, a lesão corporal seguida de morte e o homicídio culposo.c) Em princípio, o indigno e seus descendentes são atingidos pelos efeitos da indignidade, sendo, irremediavelmente, afastado da sucessão, impossibilitado o percebimento de qualquer benefício patrimonial advindo dos chamados bens “erépticos”.d) O indigno, após o advento da declaração judicial definitiva, perde o direito ao usufruto legal e à administração dos bens que couberem a seus filhos menores na sucessão, mas poderá receber, no futuro, estes mesmos bens por direito hereditário.

DIREITO PROCESSUAL PENAL IIPROF(S): GILMAR FERNANDES /

PEDRO MARTINSQUESTÕES DE 17 a 32

[QUESTÃO – 17]Relativamente ao “interrogatório do réu”, assinale a opção CORRETA:a) O interrogatório constitui meio de defesa e as declarações oportunamente prestadas pelo acusado podem servir de fonte de prova;b) Trata-se exclusivamente de meio de prova;c) A defesa técnica não pode se manifestar na realização do interrogatório;d) Somente a autodefesa é exercida quando se presta declarações em interrogatório.

[QUESTÃO – 18]Nos termos do Código de Processo Penal, pode-se definir como “ilícitas”:a) as provas obtidas em violação a normas constitucionais ou legais;b) as provas obtidas sem expressa previsão legal do modo de obtenção;

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

c) as provas não constantes no Código de Processo Penal;d) as provas obtidas com a finalidade de negar as alegações acusatórias.

[QUESTÃO – 19]Assinale a opção CORRETA acerca da “confissão” e do “interrogatório” segundo o Código de Processo Penal e a Constituição Federal:a) Antes de iniciar o interrogatório, o juiz esclarecerá ao réu que o ele não está obrigado a responder as perguntas que lhe forem formuladas e que o seu silêncio não importa em confissão;b) O réu não pode se retratar da confissão feita perante o juiz, mas pode confessar a totalidade ou apenas uma parte do fato que lhe foi imputado;c) Se o acusado confessar o crime perante o juiz, na presença de seu advogado, é desnecessário confrontar a confissão com as demais provas do processo para a verificação de compatibilidade ou concordância;d) O silencio do acusado importa em confissão ficta ou presumida;

[QUESTÃO – 20]Assinale a opção CORRETA acerca da “prova” no processo penal:a) A prova, ainda que produzida por iniciativa de uma das partes, pertence ao processo e pode ser utilizada por todos os participantes da relação processual, destinando-se a apuração da verdade dos fatos alegados;b) O sistema da livre convicção motivada, adotado majoritariamente no processo penal brasileiro, com fundamento na Constituição Federal, significa permissão data ao juiz para decidir a causa de acordo com seu livre entendimento e sem necessidade de fundamentação nas provas constantes nos autos;c) O sistema do livre convencimento motivado é o que prevalece no tribunal do júri;d) O juiz fica adstrito ao laudo pericial, não podendo decidir, de acordo com sua convicção, a matéria que lhe é apresentada;

[QUESTÃO – 21]Acerca da “prova testemunhal”, assinale a opção CORRETA:a) Ao Juiz é vedado ouvir outras testemunhas, além das indicadas pelas partes;

b) Se o juiz ao pronunciar a sentença final, reconhecer que alguma testemunha fez afirmação falsa, calou ou negou a verdade, remeterá cópia do depoimento a autoridade policial para a instauração de inquérito;c) As testemunhas da acusação e da defesa serão inquiridas umas na presença das outras;d) A testemunha, como regra, deve prestar depoimento oralmente ou fazê-lo por escrito;

[QUESTÃO – 22]Acerca do “princípio da presunção de inocência”, assinale a opção CORRETA:a) Com a decisão de pronúncia, que reconhece a existência de crime e indícios de autoria, o nome do réu pode ser incluído no rol dos culpados;b) O juiz deve ter plena convicção de que o acusado é responsável pelo delito, bastando a dúvida a respeito de sua culpa para absolvê-lo;c) A restrição a liberdade do acusado antes da sentença definitiva deve ser admitida sempre que se verificar o fumus boni iuris, independentemente da existência de periculum in mora;d) O réu tem o dever de provar sua inocência e cabe ao acusador apresentar indícios de autoria e materialidade.

[QUESTÃO – 23]Pode ser testemunha, nos termos do Código de Processo Penal:a) a pessoa maior de 18 (dezoito) anos, somente;b) qualquer pessoa;c) qualquer pessoa, salvo o cônjuge, ascendente descendente e irmão;d) somente a pessoas que tiver pleno discernimento dos seus atos.

[QUESTÃO – 24]Quanto à prova no processo penal é CORRETO se afirmar que:I – O Código de Processo Penal não exaure as possibilidades probatórias, considerando-se meramente exemplificativo o elenco de meios de prova tratados em seu contexto.II – Provas inominadas, atípicas ou sem qualquer regulamentação legal, podem ser admitidas na formação do convencimento do juiz, desde que sejam lícitas.III – O Juiz não pode fazer uso na formação da sua convicção de elementos probatórios

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

estranhos ao processo, ou seja, não constantes nos autos do processo penal.a) I = V, II = F e III = V;b) I = V, II = V e III = V;c) I = V, II = V e III = F;d) I = V, II = F e III = F.

[QUESTÃO – 25]Quanto ao “exame de corpo de delito” é CORRETO se afirmar que:I - Pode ser suprido com a confissão do acusado;II - É indispensável ás infrações que deixam vestígios, podendo ser direito ou indireto;III – No caso de o crime haver deixado vestígio, a queixa ou a denúncia não será recebida se não for instruída com o exame pericial dos objetos que constituem o corpo de delito;a) I e II estão corretas;b) I e III estão corretas;c) Todas estão corretas.d) II e III estão corretas;

[QUESTÃO – 26]Quanto ao exame de corpo de delito e outras perícias é CORRETO afirmar:I – Por “exame de corpo de delito” compreende-se a perícia destinada à comprovação da materialidade das infrações que deixam vestígios.II - O exame de corpo de delito e outras perícias são realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.III - Na falta de perito oficial, o exame deve ser realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.a) Apenas os itens I e II estão corretos;b) Apenas os itens I e III estão corretos;c) Apenas os itens II e III estão corretos;d) Todos os itens estão corretos.

[QUESTÃO – 27]Quanto às “medidas cautelares”, é CORRETO se afirmar que:I – As medidas cautelares devem ser aplicadas observando-se a necessidade para a aplicação da lei penal.II - As medidas cautelares devem ser aplicadas observando-se a necessidade para a “investigação criminal” ou “para a instrução criminal”.III - As medidas cautelares devem ser aplicadas para evitar a prática de infrações penais nos casos expressamente previstos.a) I=V, II=V e III=F;b) I=V, II=F e III=F;c) I=F, II=F e III=F;d) I=V, II=V e III=V.

[QUESTÃO – 28]Escolha a alternativa CORRETA:a) as medidas cautelares somente podem ser aplicadas de forma isolada;b) as medidas cautelares somente podem ser aplicadas de forma cumulativa;c) as medidas cautelares podem ser aplicadas independentemente de previsão legal para sua aplicação no caso concreto;d) as medidas cautelares podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente.

[QUESTÃO – 29]Quanto às medidas cautelares, é CORRETO se afirmar que:I – No curso do processo penal, as medidas cautelares podem ser decretadas pelo juiz, de ofício, ou a requerimento das partes.II – Durante a investigação criminal (inquérito policial) as medidas cautelares podem ser decretadas pelo juiz mediante representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público.III – Durante a investigação criminal (inquérito policial) as medidas cautelares podem ser decretadas pelo representante do Ministério Público.a) I=V, II=V e III=F.b) I=V, II=V e III=V;c) I=V, II=F e III=V;d) I=F, II=V e III=F;

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 30]Qual, dentre as opções abaixo, não é “medida cautelar”?a) prisão preventiva;b) prisão em virtude de sentença penal condenatória com trânsito em julgado;c) prisão domiciliar;d) prisão em flagrante.

[QUESTÃO – 31]Escolha a alternativa INCORRETA:a) o juiz pode revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem;b) a prisão preventiva deve ser decretada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar;c) as medidas cautelares também se aplicam à infração a que não for isolada, cumulativa ou alternativamente cominada pena privativa de liberdade.d) no caso de descumprimento da medida cautelar imposta, o juiz pode substituir a medida ou impor outra em cumulação;

[QUESTÃO – 32]Quanto às medidas cautelares, é CORRETO se afirmar que:I – As medidas cautelares são sempre provisórias porque perduram até enquanto perdurar a situação de perigo que as justificaram.II – As medidas cautelares são instrumentais porque visam assegurar a efetividade do processo principal e os direitos que nele estão em jogo.III – As medidas cautelares são revogáveis porque somente deverão ser mantidas se forem necessárias à preservação de direitos.a) I=F, II=V e III=V;b) I=V, II=F e III=F;c) I=F, II=F e III=F.d) I=V, II=V e III=V;

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHOPROF: OSMAR FERNANDES

QUESTÕES DE 33 a 48

[QUESTÃO – 33] São requisitos do contrato do trabalho, EXCETO:a) Continuidade.b) Onerosidade.c) Alteridade.d) Exclusividade.

[QUESTÃO – 34] Sobre o contrato de trabalho por prazo determinado é CORRETO afirmar: a) Não se admite prorrogação.b) Pode ser estipulado por até 2 anos.c) Não pode ultrapassar 90 dias.d) Só tem eficácia em se tratando de contrato de experiência.

[QUESTÃO – 35] Sobre contrato de experiência é CORRETO afirmar:a) Pode ser estipulado por prazo máximo de 30 dias.b) Admite uma prorrogação desde que respeitado o prazo máximo de 90 dias.c) Não admite prorrogaçãod) NDA.

[QUESTÃO – 36] Com base nos princípios que regem o salário é CORRETO afirmar que:a) Dado o caráter alimentar o salário não pode sofrer qualquer desconto inclusive os de natureza fiscal.b) O salário é irrenunciável, exceto no caso de acordo avençado entre empregado e empregador.c) O salário é inalterável por ato unilateral do empregador.d) NDA.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 37] Sobre modalidades específicas de salários é INCORRETO afirmar:a) O salário descrito em instrumento normativo (convenção coletiva de trabalho) deve ser observado por todos aqueles inseridos na categoria profissional.b) O salário família deve ser pago na proporção do número de filhos ou equiparados de até 14 anos.c) O salário in natura pode ser composto por alimentação e habitação.d) O 13º salário deve ser pago (integralmente) até dada de 20 de novembro de cada ano.

[QUESTÃO – 38] Sobre aviso prévio é INCORRETO afirmar:a) O período não é computado no contrato de trabalho.b) O período do aviso prévio indenizado não é considerado tempo de serviço.c) No período o trabalhador pode optar em trabalhar 02 horas a menos por dia ou sair uma semana antes (sete dias) do término do contrato.d) Deve ser dado tão somente pelo empregador ficando o empregado liberado para rescindir o contrato a qualquer momento.

[QUESTÃO – 39] Sobre a estabilidade do representante da CIPA, de acordo com jurisprudência sumulada pelo TST, é CORRETO afirmar:a) Tem estabilidade todos os representantes desde a posse até um ano após o final do mandato.b) A estabilidade concedida aos cipeiros representantes dos empregados também é estendida a seus suplentes.c) Tem estabilidade os titulares de representação dos empregados desde a posse até um ano após o final do mandato.d) No período da estabilidade o representante dos empregados jamais pode ser demitido.

[QUESTÃO – 40] Sobre a estabilidade do dirigente sindical, de acordo com jurisprudência sumulada pelo TST, é CORRETO afirmar:a) É vedada sua dispensa a partir do registro de sua candidatura até um ano após o final do mandato.

b) É vedada sua dispensa a partir da posse até um ano após o final do mandato.c) É vedada sua dispensa a partir da posse até o último dia do mandato.d) É vedada sua dispensa a partir do registro de sua candidatura até o último dia do mandato.

QUESTÃO – 41] Sobre a estabilidade da gestante, de acordo com jurisprudência sumulada pelo TST, é CORRETO afirmar:a) É vedada sua dispensa desde a confirmação da gravidez até 05 meses após o parto, independentemente de o empregador ter conhecimento do fato. b) É vedada sua dispensa desde a data que o empregador tomar conhecimento até 05 meses após o parto.c) É vedada sua dispensa desde a confirmação da gravidez até 05 meses após o parto, desde que o empregador tenha tomado conhecimento do fato. d) NDA.

[QUESTÃO – 42] Sobre a estabilidade do empregado acometido de doença ocupacional (com afastamento das funções) é CORRETO afirmar:a) A estabilidade é de um ano contado da alta médica.b) A estabilidade é de 05 meses após a alta médica.c) A estabilidade é de um ano contado da data do descobrimento da doença ocupacional.d) A estabilidade é 06 meses após o retorno para o trabalho.

[QUESTÃO – 43] Estão excluídos da jornada de trabalho:a) Os trabalhadores rurais.b) Os médicos.c) Os jornalistas.d) Vendedores externos.

[QUESTÃO – 44] Sobre intervalos especiais de jornada de trabalho é INCORRETO afirmar:a) Telefonistas têm jornada diária de 06 horas e 36 horas semanais.b) O digitador (mecanógrafos) têm direito a um intervalo de 10 minutos a cada 90 minutos de

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

trabalho, sendo este intervalo computado como tempo efetivo de serviço.c) Os trabalhadores em câmara fria, após 1hora e 40 minutos têm direito a um intervalo de 20 minutos computados como tempo efetivo de trabalho.d) A mulher que tiver filho em fase de amamentação, até que este complete um ano de idade, terá direito a dois intervalos de meia hora cada um, computados como tempo efetivo de trabalho.

[QUESTÃO – 45] Sobre horas in itinere (tempo de trajeto), conforme jurisprudência sumulada pelo TST, é CORRETO afirmar:a) Será sempre computado como tempo efetivo de serviço.b) Será computado como tempo efetivo de serviço quando o empregado for conduzido em veículo fornecido pela empresa e o local for de difícil acesso ou não servido por transporte público regular.c) Será computada como tempo efetivo de serviço quando o empregado for conduzido em veículo fornecido pela empresa.d) A mera insuficiência do transporte público enseja o seu pagamento.

[QUESTÃO – 46] No que tange ao sobreaviso é CORRETO afirmar:a) A hora de sobreaviso deve ser paga na proporção de uma hora normal acrescida de 50%.b) A escala de sobreaviso deve ser, no máximo, de 48h.c) Considera-se de "sobreaviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa (ou de fácil localização), aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço.d) NDA.

[QUESTÃO – 47]Sobre jornada noturna em nosso ordenamento jurídico é CORRETO afirmar que:a) A jornada noturna para os trabalhadores urbanos está inserida entre às 22h de um dia às 6h do dia seguinte.b) A jornada noturna para os trabalhadores rurais está inserida entre às 22h de um dia às 5h do dia seguinte.

c) A jornada noturna para os trabalhadores rurais está inserida entre às 21h de um dia às 6h do dia seguinte.d) NDA.

[QUESTÃO – 48] De acordo com orientação jurisprudencial do TST, constitui-se em efeito suportado pelo empregador em face de ter suprimido intervalo intrajornada de empregado:a) A não concessão total ou parcial do intervalo mínimo, para repouso e alimentação, implica pagamento total do período correspondente com acréscimo de 50%.b) A não concessão total ou parcial do intervalo mínimo, para repouso e alimentação, implica pagamento total do período correspondente no valor da hora normal da jornada de trabalho.c) A não concessão total ou parcial do intervalo mínimo, para repouso e alimentação, implica pagamento do período abreviado acrescido de 50%.d) Sua não observância implica em mera sanção administrativa por conta do Ministério do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IVPROF.(S): EMMANOEL ANTAS / VÂNIA

DIÓGENESQUESTÕES DE 49 a 64

[QUESTÃO – 49]1. Muquirâncio Júnior e Jerdglêdson Sobrinho figuram como litisconsortes passivos em procedimento cautelar. Cada qual constituiu o seu advogado. Pessoal e regularmente citados, qual o prazo para produzir resposta?a) 5 diasb) 10 diasc) 15 diasd) 20 dias

[QUESTÃO – 50]O Processo Cautelar:a) Depende sempre de um outro processo de conhecimento.b) Depende sempre de um outro processo de conhecimento, prévio ou não.c) Possui finalidade provisória e instrumental.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

d) Deverá se esgotar em 30 dias, independente de medida definitiva que a substitua.

[QUESTÃO – 51]Sobre o Processo Cautelar é CORRETO afirmar que:a) Será sempre preventivo e satisfativo.b) Poderá ser preventivo ou incidental.c) Será incidental e independente.d) Nenhuma das anteriores.

[QUESTÃO – 52] (OAB/SC - 2007.2) Analise as afirmativas abaixo: I. A sentença que decide o processo cautelar tem apelação recebida no efeito devolutivo e suspensivo. II. Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o juiz medidas cautelares sem audiência das partes. III. A medida cautelar poderá ser substituída, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestação de caução ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a lesão ou repará-la integralmente. IV. Interposto o recurso, a medida cautelar será requerida ainda em primeiro grau de jurisdição. De acordo com as afirmativas, estão corretas:a) Apenas as afirmativas II, III e IV.b) Apenas as afirmativas II e III.c) Todas as afirmativas.d) Apenas as afirmativas I, II e IV.

[QUESTÃO – 53] (OAB/SC - 2007.2) Analise as afirmativas abaixo: I. A concessão de medida cautelar liminarmente, sem a prévia oitiva da parte requerida, é providência excepcional, adstrita às hipóteses em que houver autorização legal – em regra, quando o juiz verificar que o réu, sendo citado, poderá tornar ineficaz a medida. II. Estando em curso a ação principal e necessitando o autor de providência acautelatória em relação ao objeto da demanda, a medida cautelar será distribuída por dependência ao juiz da demanda principal, apesar da autonomia do processo cautelar. III. É admissível no processo cautelar a reconvenção. IV. Sendo indeferida medida cautelar, não poderá o autor promover a

demanda principal. De acordo com as afirmativas, estão CORRETA(S):a) Apenas as afirmativas III, IV e V.b) Apenas as afirmativas III e IV.c) Apenas a afirmativa I.d) Apenas as afirmativas I e II.

[QUESTÃO – 54]Sobre a tutela antecipada e a tutela cautelar, assinale a alternativa CORRETA:a) ambas têm em comum serem sempre decorrentes de atividade de cognição sumária.b) enquanto a tutela antecipada pode ser decretada de ofício a tutela cautelar depende de expresso requerimento da parte.c) ambas somente podem ser concedidas em caso de urgência.d) quando concedidas, ambas desafiam recurso que, em princípio, somente possuem efeito devolutivo.

[QUESTÃO – 55]A ação cautelar tem a finalidade própria de:a) satisfazer direito material.b) satisfazer direito já declarado.c) garantir a viabilidade da propositura e o desenvolvimento da ação principal.d) interromper a decadência.

[QUESTÃO – 56] (MEMES - 2007) Considere as seguintes afirmações sobre o Processo Cautelar: I – O Poder Cautelar Geral do Magistrado consiste na autorização ou vedação à prática de determinados atos, a fim de evitar dano. II – Os bens jurídicos sob proteção cautelar não podem sofrer antecipação de execução. III – A competência do juiz do Processo Cautelar preparatório é o mesmo da ação principal, inclusive no tocante à Vara competente. Está correto o que se afirma em:a) I.b) I e II.c) I e III.d) II e III.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 57] (OAB/MG - 2008.2) Sobre o PROCESSO CAUTELAR aponte a alternativa INCORRETA:a) Para o deferimento da medida liminar faz-se necessária a produção de prova inequívoca aliada à verossimilhança das alegações do requerente.b) O prazo para oferecimento de contestação é o de 05 (cinco) dias.c) O não ajuizamento da ação principal no prazo de 30 dias da efetivação da liminar impõe o término da eficácia da medida de urgência, deferida em ação cautelar preparatória.d) Poderá ser preparatório de uma ação de execução.

[QUESTÃO – 58] (OAB/SP - CESPE UnB - 136.º) De acordo com a legislação processual civil, a interposição de ação cautelar preparatória obriga o autor a propor a ação principal no prazo de 30 dias, contados da data:a) da efetivação da medida cautelar.b) da interposição da medida cautelar.c) em que o mandato de citação foi juntado aos autos.d) do deferimento da medida cautelar.

[QUESTÃO – 59] (Magistratura/AL- 2008) A respeito do procedimento comum das cautelares estabelecido no CPC, assinale a opção correta.a) A interposição de agravo por instrumento contra decisão interlocutória tomada no curso de um processo desloca a competência para julgamento da eventual cautelar incidental para o tribunal.b) Proferida sentença no processo cautelar, esta é, em geral, incapaz de alcançar a estabilidade da coisa julgada material, porque não declara a existência ou inexistência de um direito substancial, baseando-se em um juízo de probabilidade.c) A não-apresentação de defesa não importa revelia nas cautelares, porque estas se baseiam no exame de um juízo de probabilidade acerca do direito afirmado pelas partes, que será alvo, ainda, de investigação profunda no processo principal.d) NDA.

[QUESTÃO – 60] (Procurador do Estado/PI - 2008) A respeito do processo cautelar, assinale a opção correta.a) O indeferimento de medida cautelar não impede que o autor ajuíze a ação principal, mesmo quando tenha sido acolhida naquela a alegação de prescrição ou decadência nem influi em seu julgamento, pois, conquanto dependentes no plano da existência, guardam autonomia no que vier a ser decidido acerca do mérito de ambas as demandas.b) A tutela cautelar deve ser objeto de processo distinto, não sendo permitida a introdução de pedidos cautelares em processos que tenham outro objeto. Por isso, não se pode postular medidas cautelares nos próprios autos da execução ou de procedimentos ordinário ou sumário.c) O requerente da execução da medida cautelar, se a sentença lhe for desfavorável no processo principal, responde objetivamente pelos prejuízos que a medida causar ao réu. Nesse caso, a indenização será a mais ampla possível e será liquidada nos autos do procedimento cautelar.d) Concedida a liminar na ação cautelar preparatória, a parte deve propor a ação principal em até trinta dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido, sob pena de extinção do processo por perda da eficácia da liminar concedida.

[QUESTÃO – 61] (OAB/Unificados - CESPE 2009.1) Acerca do processo cautelar assinale a opção correta de acordo com a legislação processual civil.a) Não se admite, no procedimento cautelar, qualquer das espécies de intervenção de terceiros.b) No procedimento cautelar, exige-se a cognição exauriente do legado.c) Para a concessão de medida cautelar não se exige prova inequívoca do direito invocado.d) A medida cautelar não faz coisa julgada material, ainda que o juiz acolha alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor.

[QUESTÃO – 62] (Defensor Público/MG - 2009) Sobre o processo cautelar, assinale a alternativa INCORRETA:a) A citação do requerido para a audiência de justificação prévia não é obrigatória.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

b) Será requerida ao juiz da causa, quando em trâmite recurso contra sentença da ação principal.c) O indeferimento da medida cautelar por motivo de prescrição impede que a parte intente a ação principal.d) Não sendo contestado o pedido, o juiz proferirá decisão no prazo impróprio de 05 (cinco) dias.

[QUESTÃO – 63]Assinale a opção INCORRETA:a) O processo cautelar poderá ser antecedente ou incidental, mas sempre dependente do processo principal.b) A medida cautelar poderá ser requerida diretamente ao Tribunal, caso o processo encontre-se em fase de recurso.c) É lícito ao juiz conceder a medida cautelar inaudita altera parte, quando a inquirição do réu puder torná-la ineficaz, caso em que deverá determinar que o requerente preste caução.d) As medidas cautelares antecedentes, em regra, têm sua eficácia cessada, quando não executadas dentro de 30 (trinta) dias.

[QUESTÃO – 64] (OAB/Unificados - FGV 2010.2) As medidas cautelares estão expressamente previstas no CPC como forma de instrumentalizar a tutela, tendo natureza eminentemente acessória. Assinale a alternativa que apresente uma regra que disciplina a concessão de medidas cautelares.a) o Juiz, como regra, deve deferir medidas cautelares sem a prévia audiência do requerido.b) o direito brasileiro admite apenas medidas cautelares incidentais, sendo vedado o uso de medidas prévias.c) interposto recurso nos autos principais, fica vedado o requerimento de cautelares.d) salvo decisão em contrário, a cautelar conserva sua eficácia mesmo durante o período de suspensão do processo principal.

ÉTICA GERAL E PROFISSIONALPROF: ALDO FERNANDES

QUESTÕES DE 65 a 80

[QUESTÃO – 65] Constitui um direito do advogado, previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB:a) comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, exceto se considerados incomunicável;b) examinar em qualquer repartição policial, apenas com procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos;c) ingressar livremente nas salas de sessões dos tribunais, somente até os cancelos que separam a parte reservada dos juízes;d) dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente do horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.

[QUESTÃO – 66] Para o CORRETO exercício da advocacia, deve o advogado:a) assumir a defesa criminal, podendo, entretanto, considerar sua própria opinião sobre o acusado.b) aceitar a imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, ou aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.c) funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.d) ajustar antecipadamente seus honorários com o substabelecente, sempre que substabelecer com reservas os poderes conferidos pelo cliente.

[QUESTÃO – 67] Antônio Francisco, advogado regularmente inscrito na OAB/RN, se viu afrontado por sua cliente, que o acusava da prática de crime que ela cometeu. Em defesa própria, Antônio revelou segredo profissional, provando que não

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

era culpado. Nessa situação hipotética, a conduta de Antônio:a) não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, sem exceções.b) não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, salvo apenas na hipótese de grave ameaça ao direito à vida.c) foi lícita, pois não constitui obrigação do advogado observar o sigilo profissional.d) foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo.

[QUESTÃO – 68] Um advogado, por motivos pessoais, não mais deseja continuar patrocinando uma causa. Nesse caso, com relação ao procedimento correto perante o seu cliente, ele deve:a) renunciar ao mandato e continuar representando o autor até ele constituir um novo advogado.b) fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar tal fato ao cliente.c) comunicar ao cliente a desistência do mandato e funcionar no processo nos dez dias subseqüentes, se necessário.d) comunicar ao autor a desistência do mandato e indicar outro advogado para substituí-lo.

[QUESTÃO – 69] No curso de um processo o autor quer revogar o mandato de seu advogado e constituir outro para prosseguir com a demanda. Pergunta-se: Qual a atitude CORRETA daquele advogado que o autor quer substituir?a) Substabelecer ao outro advogado, sem reservas, todos os poderes que lhe foram outorgados pelo autor e, em seguida, cobrar judicialmente, via processo de execução, os honorários contratados, devidos e ainda não pagos;b) Só substabelecer ao outro advogado, sem reservas, depois que o autor pagar-lhe os honorários contratados e ainda não pagos;c) Não concordar com a revogação de seu mandato, porque o processo já tem sentença final e está em fase de execução de sentença;

d) Não concordar com a revogação de seu mandato, porque este lhe fora outorgado em caráter irrevogável e irretratável.

[QUESTÃO – 70] O Código de Ética e Disciplina da OAB permite ao Advogado:a) Descontar o valor dos honorários a receber da importância a ser entregue ao cliente ao término da causa, por não haver proibição contratual;b) Debater, num programa especializado de rádio, causa sob seu patrocínio;c) Substabelecer a um Colega, com reservas, o mandato judicial, sem comunicação prévia ao Cliente/outorgante;d) Contratar honorários com a cláusula quota litis para receber, em pagamento de seu trabalho profissional, dois dos dez lotes de terreno objetos da ação reivindicatória que patrocinará.

[QUESTÃO – 71] Qual é a natureza jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil?a) É uma autarquia federal;b) É uma associação de classe, sem fins lucrativos;c) É uma pessoa jurídica, de direito público;d) É uma instituição “sui generis”, com personalidade jurídica e forma federativa, constituindo um serviço público de âmbito nacional, gozando seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total.

[QUESTÃO – 72] Qual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB?a) Comunicar-se com seu cliente, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando este estiver preso e incomunicável;b) Examinar, em qualquer Delegacia Policial, sem procuração, autos de inquérito, findos ou em andamento;c) Após trinta minutos do horário designado para a audiência de instrução e julgamento sem que o respectivo Juiz tenha chegado, retirar-se do local mediante comunicação protocolada no Cartório;d) Contratar, previamente e por escrito, os seus honorários profissionais.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 73] Qual das seguintes proposições está CORRETA?a) Uma pessoa, que não é advogado e sem constituir um advogado, pode propor uma ação popular;b) Um advogado não pode, nunca, patrocinar uma causa cível sem a procuração do respectivo cliente;c) O advogado não pode retirar de Cartório, mediante carga, os autos de um processo em que não tenha procuração;d) O advogado não pode, em nenhuma hipótese, receber bens particulares do cliente em pagamento de seus honorários.

[QUESTÃO – 74] O Advogado Manuel Martins, sem justa causa, revelou um segredo que lhe foi confidenciado por um Cliente, prejudicando-o. Pergunta-se: O que pode acontecer a Manuel Martins?a) Ser punido apenas pela OAB, porque a violação de segredo profissional é uma infração disciplinar prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB;b) Ser punido apenas criminalmente, porque a violação de segredo profissional é também um crime e a pena maior absorve a menor;c) Ser punido criminal e disciplinarmente pelo mesmo ato de revelar o segredo e, ainda, ser condenado a pagar perdas e danos;d) Ser punido disciplinarmente (pela OAB) e ser condenado a pagar perdas e danos, não o sendo criminalmente, porque a violação de segredo profissional não é tipificada como crime.

[QUESTÃO – 75] O Código de Ética e Disciplina da OAB NÃO admite:a) Que o advogado recuse uma causa, só porque esta pode comprometer sua reputação profissional;b) Que o advogado recuse a nomeação de outro advogado para trabalhar com ele no processo, mesmo sem qualquer dedução de seus honorários;c) Que o advogado empregado se recuse a funcionar como preposto e advogado do empregador, numa reclamação trabalhista;d) Que o advogado divulgue um pequeno anúncio com seu nome completo e número de inscrição na OAB, na Tribuna do Advogado, na Rádio Tupi e no Jornal do Brasil.

[QUESTÃO – 76] No curso de um processo cível, o Advogado do autor, por motivos particulares, não pode continuar funcionando naquele processo. Como deve proceder o referido Advogado?a) Ele deve fazer um substabelecimento total, sem reservas, para um Colega e depois comunicar ao autor;b) Ele deve comunicar ao autor a desistência do mandato e funcionar no processo nos dez dias subseqüentes, se necessário;c) Ele deve comunicar ao autor a desistência do mandato e indicar um Colega para substituí-lo;d) Ele deve renunciar ao mandato e continuar representando o autor até ele constituir um novo Advogado.

[QUESTÃO – 77] Quanto às relações do advogado com seu cliente, assinale a assertiva incorreta segundo o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. a) O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão e das conseqüências que poderão advir da demanda. b) O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis.c) Caso o cliente entenda por desistir da causa, ao advogado não se obriga a devolução de documentos recebidos no exercício do mandato. d) O advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo os feitos, sem motivo justo e comprovada ciência do constituinte.

[QUESTÃO – 78] Em relação à publicidade, considere as assertivas abaixo.I - No anúncio dos serviços profissionais, o advogado pode referir títulos ou qualificações profissionais, mesmo que não se relacionem com a profissão de advogado. II - É proibido ao advogado vincular, direta ou indiretamente, qualquer espécie de cargo ou função pública ou relação de emprego ou patrocínio que tenha exercido, a fim de captar clientela. III - O uso da expressão .escritório de advocacia.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewQual das proposições abaixo NÃO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2011.2

Independe de outras indicações, não sendo contrário ao Código de Ética sua veiculação em placas ou anúncios publicitários desacompanhados do número de registro da sociedade de advogados ou do advogado responsável, conforme o caso.Quais são CORRETAS de acordo com o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil?a) Apenas I;b) Apenas II;c) Apenas III;d) I, II e III.

[QUESTÃO – 79] Em relação ao exercício da atividade de advocacia, assinale a assertiva INCORRETA segundo a Lei no 8.906/1994.a) No exercício de sua profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites da lei. b) O estagiário de advocacia regularmente inscrito na OAB não pode exercer atividades de consultoria e assessoria jurídicas, mesmo que em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste, posto que tais atividades são privativas do advogado.c) O advogado, afirmando urgência, pode atuar sem procuração desde que a apresente no prazo de 15 dias, prorrogável por igual período.d) O estatuto social de uma sociedade anônima só pode ser admitido a registro, nos órgãos competentes, se visado por advogado.

[QUESTÃO – 80] Considere as ASSERTIVAS abaixo. I - É direito do advogado exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional, mas aquele que postular com habitualidade em outros Conselhos Seccionais que não o da sua inscrição principal deverá promover, naqueles, as respectivas inscrições suplementares. II - Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos, mas o advogado não tem o direito de ingressar livremente nos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados nas salas e sessões dos Tribunais. III - O advogado tem o direito de dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário

previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.Quais são CORRETAS de acordo com a Lei no 8.906/1994? a) Apenas Ib) Apenas IIc) Apenas I e IIId) I, II e III

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14